You are on page 1of 19

COMPONENTES DO GRUPO Odeas Cndido Rodrigues

TURMA: LOG1A

Resumo Introduo Histrico Conceito Concluso Referncia bibliogrfica

RESUMO
A liderana um fenmeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em organizaes. grupos sociais e nas organizaes. Podemos definir liderana como influncia interpessoal exercida numa dada situao e dirigida atravs do processo de comunicao humana para consecuo de especficos. um ou mais objetivos especficos. Diante disso podemos considerar que os elementos que mais se destacam para a caracterizao da liderana so, portanto quatro: quatro: a influncia, a situao, o processo alcanar. de comunicao, e os objetivos a alcanar.

Introduo
O lder tem como desafio demonstrar entusiasmo naquilo que ele faz e nas conquistas da equipe, o lder desanimado ou que no reconhece o progresso de sua equipe, no inspira os outros e nem comemora os resultados, logo deixar de liderados. ser exemplo para seus liderados. importante ele entender que liderar no mandar as pessoas fazerem as coisas, mas sair na frente servindo de exemplo e de equipe. norte para sua equipe.

Introduo
O desenvolvimento de relaes de confiana o fator principal nas Melhores Empresas para Trabalhar. Trabalhar. O papel da liderana chave nas organizaes, uma vez que, para o funcionrio, o empresa. seu lder referncia importante da empresa. A liderana tambm responsvel por desenvolver e incentivar relaes de confiana na organizao pela postura, pelo exemplo e pela adoo de prticas que interferem diretamente no ambiente trabalho. de trabalho. Liderana no significa apenas envolver as pessoas chefia. que ocupam cargos de chefia. Pode e deve abranger um contingente maior de funcionrios, inclusive aqueles que esto sendo preparados para futuro. gerir pessoas no futuro.

Histrico

A preocupao com a liderana to antiga como escrita. a histria escrita. A Republica de Plato constitui um bom exemplo dessas preocupaes inicias ao falar da adequada educao e treinamentos dos polticos. lderes polticos. Onde existia aristocracia hereditria, cada homem potencialmente um lder e a sociedade tem que conseguir ainda identificar e treinar adequadamente aquele homem que ser capaz de conduzir suas instituies (FEIDLER, 1967, 1967, p. 3).

Histrico
Problemas centrais da liderana como motivao, comunicao e sensibilidade nos ltimos 3000 anos mudaram pouco. pouco. Tais problemas foram enfrentados por Alexandre quando construiu seu imprio, por Napoleo que almejava terras. conquistar novas terras.

mais necessrio estudar homens do que livros, disse um clebre escritor francs h cerca de 300 anos. Sendo assim anos. foi sempre evidente como cientistas e pesquisadores se intrigam sobre tudo que diz respeito ao comportamento humano. humano. Logicamente no fica de fora da lista destes liderana. pesquisadores o fenmeno chamado liderana. John k. Clemens e Douglas f. Mayer afirma logo na introduo de seu livro: livro: Liderana um toque de classe que no surpreendente que livros que falam da vida de grandes lideres sejam to bem vendidos em todo o mundo, afinal perspectivas. oferecem ricas perspectivas.

Conceito
Liderana um conceito escorregadio e ilusrio argumentos. que deixa os cientistas sociais sem argumentos. E embora o termo liderana venha sendo usado h aproximadamente duzentos anos, na lngua 1974) inglesa, Stogdill, (1974) acredita que ele tenha crist. aparecido por volta do ano 1.300 da era crist. Feidler. Como afirma Feidler Como inmeras interpretaes surgem a cada dia vlido lembrar que as diferenas entre interpretaes no so necessariamente discrdias entre autores ou simplesmente divergncia de opinies, mas so, de certa forma, enfoques outros. complementares uns aos outros. o conjunto de todos eles, que oferece uma viso mais completa assunto. sobre o assunto.

LIDERANA INFLUNCIA
Liderana a habilidade de inspirar as pessoas a conquistinteiro. agir, significa conquist-las por inteiro. Considerando que liderana influncia, todos podem ser lderes, pois possuem capacidade de pessoas. influenciar pessoas. Sem sombra de dvidas Jesus tambm foi um grande lder, o que diz os estudiosos sobre o assunto, h quem diga que ningum exerceu tanta influncia sobre as pessoas como ele, pois exercia a liderana por meio de influncia e no de poder, ou seja, as pessoas seguiam Jesus por livre vontade. espontnea vontade. No um ponto de vista religioso. fato. religioso. um fato.

LIDERANA INFLUNCIA
Quando se usa o poder voc obriga as pessoas a fazerem sua vontade, mas quando se usa a autoridade, as pessoas fazem o que quer de boa pessoal. vontade, por sua influncia pessoal. Outro princpio bblico aprender a servir, que requer do lder humildade de encarar as mesmas subordinados. tarefas feitas por seus subordinados. James C. Hunter, o autor do livro mais comentado no momento O Monge e o Executivo traz propostas que chamada de liderana servidora, que tem como teoria: liderar significa servir. Na prtica, ao teoria: servir. serem incorporadas essas atitudes como liderana servidora, partilhar poder e valorizar o desempenho das pessoas na equipe tudo isso leva desafiantes. as pessoas a ter sucesso em tarefas desafiantes. diferena. Isso faz toda a diferena.

A ARTE DE LIDERAR
Em entrevista a revista Mbile, o escritor Mario Persona ressalta que a liderana apenas uma das funes de uma pessoa no lder. qual exerce a funo de lder. As outras so planejar as aes ou faza direo a ser tomada, organizar ou criar os processos e fazlos funcionar e controlar para assegurar os resultados pretendidos. pretendidos. Nesse quadro todo, liderar ajudar sua equipe a enxergar a direo a seguir, motivar e entusiasmar seus colaboradores e estimular o empenho e o comprometimento de um. cada um. Neste aspecto o lder tem muito de um treinador esportivo na hora do jogo, e nos outros aspectos ele mais um resultados. estrategista e contabilista de resultados. As caractersticas de um lder so sua energia e tenacidade em enfrentar desafios, confiana em suas habilidades, criatividade, conhecimento do negcio onde atua, facilidade em identificar comportamentos e interpretar as informaes que recebe continuamente, flexibilidade para mudar com facilidade e honestidade. principalmente tica, integridade e honestidade. Se no passado alguns at consideravam aceitvel que um lder usasse de todos os meios possveis, lcitos ou ilcitos, para atingir seus fins, hoje j ficou provado que um comportamento assim leva ao equipe. deterioramento de toda a equipe. As empresas que buscam lderes que sejam leais organizao, porm desonestos para com o mercado, acabam descobrindo que os desonestos tendem direes. a ser assim em todas as direes.

A ARTE DE LIDERAR
Um bom administrador deve ser necessariamente um 1999) bom lder, j dizia Chiavenato (1999). Entretanto no se deve confundir liderana com direo nem com gerncia. gerncia. Se um bom administrador deve ser necessariamente um bom lder, ao contrrio do que todos pensam nem sempre um lder um administrador. administrador. Toda organizao por menor que seja, com fins lucrativos, ou no, tem sempre algum que ela. responde por ela. O prprio chefe, ou algum encarregado, ou gerente, e as vezes sem o conhecimento do dono da empresa, um funcionrio como os outros,porm, funcionrio esse que tem iniciativa e sabe como poucos motivar as pessoas que lado. trabalham ao seu lado. Em outras palavras so lderes trabalham. do ambiente onde trabalham. No significa que so bons lderes, mas so lderes porque so responsveis por funes e pessoas da empresa, ou algum dela. departamento dela. Afinal todas as organizaes precisam de lderes em todos os seus nveis e em todas atuao. as suas reas de atuao.

ESTILOS DE LIDERANA
Na liderana autocrtica o lder centraliza totalmente a decises. autoridade e as decises. Os subordinados no tm escolha. nenhuma liberdade de escolha. O lder autocrtico dominador, emite ordens e espera obedincia cega dos subordinados. subordinados. Os grupos submetidos liderana autocrtica apresentam maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tenso, frustrao e agressividade. agressividade. O lder temido pelo grupo, que s presente. trabalha quando ele est presente. A liderana lder. autocrtica enfatiza somente o lder. J em uma liderana liberal, o lder permite total liberdade para a tomada de decises individuais ou em grupos, participando delas apenas quando solicitado grupo. pelo grupo. O comportamento do lder evasivo e sem firmeza. firmeza. Os grupos submetidos liderana liberal no se saram bem, nem quanto qualidade do trabalho, com fortes sinais de individualismo, desagregao do grupo, insatisfao, agressividade e pouco respeito ao lder. grupo. lder. O lder ignorado pelo grupo. A liderana liberal grupo. enfatiza somente o grupo.

ESTILOS DE LIDERANA
Na Liderana democrtica, o lder extremamente comunicativo, encoraja a participao das pessoas e se grupo. preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo. O lder atua como um facilitador para orientar o grupo, ajudando nas definies dos problemas e nas solues, idias. coordenando as atividades e sugerindo idias. Os grupo submetidos liderana democrtica apresentam boa quantidade de trabalho e qualidade surpreendentemente melhor, acompanhadas de um clima de satisfao, integrao grupal, responsabilidade pessoas. e comprometimento das pessoas. Na prtica, administrador poder utilizar os trs estilos de liderana, de acordo com a tarefa a ser executada, as pessoas e a situao. O administrador tanto poder mandar cumprir as ordens como sugerir aos colaboradores a realizao de certas tarefas, ou ainda consultar antes de tomar deciso. O desafio est em saber como aplicar cada estilo, com quem e em que circunstncia e tarefas a serem desenvolvidas.

LIDERANA ORIENTADA PARA RESULTADOS


Liderana est diretamente ligada com resultados, pois a marca da liderana descreve os resultados distintos empresa. que os lderes proporcionam empresa. Devem eles saber qual a estratgia empresarial a ser usada e o grau resultados. de prontido e a capacidade para gerar os resultados. Os lderes orientados para o resultado precisam pergunta: continuamente responder a seguinte pergunta: o que necessrio? , antes de decidirem sobre como produzir os trabalhos almejados isso nos leva a entender que alguns lderes atuam sem o menor conhecimento dos resultados necessrios, ou seja, trabalham muito e nada. conseguem pouco ou quase nada. Os lderes que querem obter resultados precisam definir os resultados pela compreenso das necessidades de um pblico especfico ou dos clientes em geral de modo a atender a essas demandas, definindo assim seu papel em termos de aes prticas, mediante a mensurao das realizaes em comparao com suas metas avaliando eficcia. sua eficcia.

LIDERANA ORIENTADA PARA RESULTADOS


Entretanto, as organizaes tm procurado desesperadamente lderes com viso de crescimento para redirecionar suas operaes em uma poca de declnio do apoio governamental e florescimento das necessidades sociais, admitindo administradores (lderes) com um propsito nico de alavancar as vendas da empresa, atuais. conquistar novos clientes e manter os atuais. No entanto esses lderes tm se precipitado devido presso que lhe imposta, acabam agindo de forma irracional para com os seus colaboradores, perdendo assim totalmente a essncia da liderana, que se concentra em incentivar, orientar e ensinar, seguindo da colaborao dos subordinados que implica em participar. cooperar ajudar sugerir e participar. Liderana orientada para resultados similar liderana visionria, ambas tem o propsito de proporcionar um futuro empresa. empresa. No caso da liderana visionria o futuro mais importante que o passado, salientando que no h maquina mais poderosa para direcionar uma organizao para excelncia e o sucesso duradouro do que uma viso atraente, compensadora e realizvel do futuro, amplamente compartilhada. compartilhada.

CONSIDERAES FINAIS
Esse trabalho tem como ponto relevante abordar a respeito do estilo, das qualidades e dos elementos que caracterizam a liderana associada ao sucesso e orientada para resultados. A teoria garante que para gerir pessoas, no basta apenas dar instrues e ordens, motivar e comunicar, ms sim preciso liderar, e ai que est o desafio, pois liderar a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas para obter resultados e alcanar o sucesso. O lder tem como objetivo principal motivar com entusiasmo para que seus colaboradores retribuam com os resultados desejados na obteno do sucesso profissional e pessoal. A essncia da liderana faz com que os colaboradores gerem os resultados com satisfao, liderana e o ato de liderar, influenciar a equipe e estimular o comprometimento de cada um na gerao dos resultados.

CONSIDERAES FINAIS
Um lder no apenas possui seguidores, exibe tambm uma srie de caractersticas que as pessoas procuram, admiram e procuram imitar. Verifica-se que a preocupao em formar lderes capazes de liderar suas instituies perdeu-se ao longo do tempo e muitos questionam se estamos perdendo grandes lideres como o Papa Joo Paulo II, porm, na verdade no estamos, pois o que acontece que estamos caminhando para um novo formato de Liderana onde no haver um grande lder ms sim vrios lderes nas mais diversas reas de atuao.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos novos tempos. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. HUNTER, James C. Como se tornar um lder servidor. 6. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. HUNTER, James C. O Monge e o Executivo. (traduo Maria da Conceio Fornos Magalhes) 6. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. REVISTA CIENTFICA ELETNICA DE ADMINISTRAO 1676 ISSN: 1676-6822
Ano VIII Nmero 14 Junho de 2008 Peridicos Semestral

You might also like