You are on page 1of 8

Preconceito Lingstico um livro que defende com eficcia a lngua genuinamente falada no Brasil.

. O livro composto por 183 paginas nas quais esto dividas quatro partes e um anexo: I A mitologia do preconceito lingstico; II O crculo vicioso do preconceito lingstico; III A desconstruo do preconceito lingstico; e IV O preconceito contra a lingstica e os lingistas. O anexo fala sobre a carta que fora enviada pelo autor revista Veja. O preconceito lingstico, mais difundido pelos meios de comunicao, estes tem a finalidade de pretendem doutrinar o que "certo" e o que "errado", sem falar, claro nos instrumentos tradicionais de ensino da lngua, ou seja a gramtica normativa e os livros didticos. A lngua portuguesa, mesmo que ainda no aceita por muitos, possui uma variedade imensa. O maior erro no reconhecer que o portugus que falamos diversificado, onde tal erro principia da escola ao impor a maneira correta de falar atravs da norma culta, como se realmente o povo brasileiro a seguisse ao p da letra. "Brasileiro no sabe portugus / S em Portugal se fala bem portugus"segundo o autor, essas ideias contribuem para o complexo de inferioridade de sermos at hoje uma colnia dependente de uma pas mais antigo e mais "civilizado". Sem dvida que a populao brasileira sabe falar o portugus. O fato que o portugus falado aqui difere do portugus de Portugal. A ortografia praticamente igual, porm a lngua falada por vezes existem dificuldades na compreenso. Conclu-se que nenhum dos dois mais certo ou mais errado, mais bonito ou mais feio: so apenas diferentes um do outro e atendem s necessidades lingsticas das comunidades que os usam, necessidades lingsticas que tambm so diferentes. Por vezes a necessidade de termos de decorar conceitos e fixar regras que no significam nada para ns influenciam no conceito que o autor cita no texto, sobre achar o portugus difcil. Ao contrrio de concentrarmos-nos na lngua culta, deveria haver uma ateno maior para a linguagem que realmente utilizada, ou seja, a lngua falada. Certamente, esse fato resultado de uma exigncia indevida do antigo ensino que existia nas escolas e que infelizmente traz marcas at hoje.

O erro cometido por pessoas sem instruo se deve simplesmente por uma questo atpica a questo lingustica, sendo caracterstico preponderante do ambiente ao qual a pessoa est sujeita. Isso visto na troca realizada no momento de se expressar oralmente, com palavras como: pranta, barrer, (xxx),etc. Tal condio mais comum nas classes sociais de menor poder aquisitivo, sendo as mesmas desprestigiada, marginalizada e descriminadas, e ainda, no contam com o acesso regular ao sistema de ensino e aos bens culturais, fato que contribui para certo isolamento e continua disseminao dos costumes lingusticos, ditos feios, pobres, entre outros, sendo que apenas uma das diversas formas de dialetos das mais diversas regies. Assim, o preconceito derivado desta questo, meramente social, visto que derivado da forma como as pessoas veem as diferenas na sociedade. necessrio que se crie uma normatizao da linguagem escrita, porm um erro tentar ensinar uma linguagem falada de forma unificada, pois as diferenas existentes so derivadas de foras internas que vigoram em cada parte da sociedade. Conclui-se assim, que o preconceito lingustico pouco discutido, porm um assunto bastante presente no cotidiano de todos, principalmente aqueles que sofrem com a discriminao ou por serem desrespeitados pelo fato de falarem diferente do tido como padro. O livro abre nossos olhos para uma viso mais completa da lngua brasileira, da diversidade da nossa linguagem, do respeito que devemos ter para com aqueles de todas as regies que diferem a forma e o significado de algumas palavras. A mudana de viso sobre a questo lingustica do nosso portugus tem de ser transformada, e a transformao de que necessita deve partir dos prprios professores, de dentro da escola. Haver uma maior aceitao dos sotaques, das diferentes maneiras de nomear uma determinada coisa e etc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU UFPI CENTRO E CINCIAS DA EDUCAO CCE DISC.: METODOLOGIA DA LNGUA PORTUGUESA PROF.: RICA

PRECONCEITO LINGUSTICO

Aluna: Clamira Barbosa

TERESINA, ABRIL DE 2012

"As pessoas sem instruo falam tudo errado" Isso se deve simplesmente a um questo que no lingustica, mas social e poltica as pessoas que dizem Crudia, Praca, Pranta pertencem a uma classe social desprestigiada, marginalizada, que no tem acesso educao forma e aos bens culturais da elite, e por isso a lingua que elas falam sobre o mesmo preconceito que pesa sobre elas mesmas, ou seja, sua lngua considerada "feia", "pobre", "carente", quando na verdade apenas diferente da lngua ensinada na escola. Assim, o problema no est naquilo que se fala, mas em quem fala o qu. Neste caso, o preconceito lingstico decorrncia de um preconceito social. "O lugar onde melhor se fala portugus no Brasil o Maranho" O que acontece com o portugus do Maranho em relao ao portugus do resto do pas o mesmo que acontece com o portugus de Portugal em relao ao portugus do Brasil: no existe nenhuma variedade nacional, regional ou local que seja intrinsecamente "melhor", "mais pura", "mais bonita", "mais correta" que outra. Toda variedade lingstica atende s necessidades da comunidade de seres humanos que a empregam. Quando deixar de atender, a ela inevitavelmente sofrer transformaes para se adequar novas necessidades. "O certo falar assim porque se escreve assim" o que acontece que em toda lngua mundo existe um fenmeno chamado variao, isto , nenhuma lngua falada do mesmo jeito em todos os lugares, assim como nem todas as pessoas falam a prpria lngua de modo idntico. A ortografia oficial necessria, mas no se pode ensin-la tentando criar uma lngua falada "artificial" e reprovando como "erradas" as pronncias que so resultado natual das foras internas que governam o idiomas. " preciso saber gramtica para falar e escrever bem" Segundo Mrio Perini em Sofrendo a gramtica (p.50), "no existe um gro de evidncia em favor disso; toda a evidncia disponvel em contrrio". Afinal, se fosse assim, todos os gramticos seriam grandes escritores, e os bons escritores seriam especialistas em gramtica. A gramtica normativa decorrncia da lngua, subordinada a ela, dependente dela. Como a gramtica, porm, passou a ser um instrumento de poder e de controle. A lngua passou a ser subordinada e dependente da gramtica. "O domnio da norma culta um instrumento de ascenso social" esse mito como o primeiro so aparentados porque ambos tocam em srias questes

sociais. A transformao da sociedade como um todo est em jogo, pois enquanto vivermos numa estrutura social cuja existncia mesma exigedesigualdades sociais profundas, toda tentativa de promover a "ascenso" social dos marginalizados , seno hipcrita e cnica pelo menos de uma boa inteno paternalista e ingnua. O autor do livro descreve a existncia de um crculo vicioso de preconceito lingstico composto de trs elementos: o ensino tradicional, a gramtica tradicional e os livros didticos. Na viso de Bagno, isso no funciona assim, "a gramtica tradicional inspira a prtica de ensino, que por sua vez provoca o surgimento da indstria do livro didtico, cujos autores, fechando o crculo, recorrem gramtica tradicional como de fonte de concepes e teorias sobre a lngua". A maneira como o ensino administrado tem sido estudada pelo Ministrio da Educao e nos Parmetros curriculares nacionais" reconhece que h "muito preconceito decorrente do valor atribudo s variedades padro e ao estigma associado s variedades no-padro, consideradas inferiores ou erradas pela gramtica. Essas diferenas no so imediatamente reconhecidas e, quando so, so objeto de avaliao negativa. Bagno cita o quarto elemento como sendo os comandos paragramaticais, ou seja todo esse arsenal de livros, manuais de redao de empresas jornalsticas, programadas de rdio e de televiso, colunas de jornal e de revista, CD-ROMS, "consultrios gramaticais" por telefone e por a afora, que a "saudvel epidemia" citada por Arnaldo Niskier. De acordo com Bagno, o formidvel poder de influncia dos meios de comunicao e dos recursos da informtica poderia ser de grande utilidade se fosse usado precisamente na direo oposta: na destruio dos velhos mitos, na elevao da auto-estima lingstica dos brasileiros, na divulgao do que h de realmente fascinante no estudo da lngua. Bagno cita o professor Napoleo Mendes de Almeida Falecido em 1998, como o mais respeitado e renomado propagador do preconceito lingstico por meio de comandos paragramaticais no Brasil durante muito tempo. Ele nunca escondeu sua intolerncia e seu autoritarismo em suas colunas de jornal, como tambm o seu profundo preconceito social registrado no seu Dicionrio de questes vernculas. Para Napoleo, a literatura brasileira morreu com Machado de Assis, tudo que veio com o Modernismo e a modernidade desprezvel. Carlos Drummond de Andrade, nem pensar. Napoleo o condenou aos infernos s porque trocou o verbo haver pelo ter no verso " No meio do caminho tinha uma pedra". Alm de Napoleo, Marcos Bagno cita tambm Luiz Antnio Sacconi que escreveu o livro No erre mais! Um festival de besteiras que consumido com todo o tipo de expresses preconceituosas.

Mas segundo Bagno, o problema se estende imprensa. Ele destacou uma coluna da Professora Dad Squarisi, que escreve no Correio Brasiliense as Dicas de Portugus, e analisou. preciso reconhecer a capacidade da Professora Dad e a utilidade dela no resultado. Bagno faz uma avaliao rigorosa a uma coluna publicada no Correio Brasiliense em 26.06.1996 e republicada no Dirio de Pernambuco no dia 15.11.1998, com o ttulo Portugus ou Caipirs?, a que se referia viagem do presidente Fernando Henrique Cardoso Portugal, quando acusou os brasileiros de serem todos caipiras. O texto de Bagno aponta todos os preconceitos praticados pela autora da coluna contra o povo brasileiro, sem esquecer da questo gramatical. Dad afirma que o brasileiro, caipira, jeca-tatu, capial, matuto, "sem nenhum compromisso com a gramtica portuguesa, no faz concordncia em frases como vende-se carros". Segundo Bagno "a questo da partcula se em enunciados do tipo acima vem sendo investigada h muito tempo nos estudos gramaticais e lingsticos brasileiros. O que todos os estudiosos concluem que, na lngua falada no Brasil, no portugus brasileiro, ocorreu uma reanlise sinttica nesse tipo de enunciado, isto , o falante brasileiro no considera mais esses enunciados como oraes passivas sintticas. O que a gramtica normativa insiste em classificar como sujeito a gramtica intuitiva do brasileiro interpreta como objeto direto. Mas Bagno informa ainda que os lingistas Manoel Said Ali, Antenor Nascentes e Joaquim Mattoso Cmara Jr., reconhecem o fenmeno e que em todas as classes sociais o brasileiro escreve o verbo no singular e pe o substantivo no plural. Ele mostra tambm que em Portugal expe este mesmo "defeito" gramatical. Bagno quer dizer com esse exemplo que as normas cultas so vrias e mudam de acordo com o uso da lngua. A Rigidez na defesa de certos dogmas pode no apenas reforar preconceitos como expor os especialista a uma situao indesejvel. No podemos deixar de reconhecer a existncia de uma crise no ensino da Lngua Portuguesa, nascida na recusa dos defensores da gramtica tradicional em acompanhar os avanos da cincia da linguagem. Para se mudar esse quadro necessrio uma mudana de atitude, perder essa idia de "certo" e "errado" e refletir a respeito dessas dez cises propostas por Bagno para um ensino mais consciente e menos preconceituoso: 1) Conscientizar-se de que todo falante nativo de uma lngua um usurio competente dessa lngua, por isso ele SABE essa lngua. Com mais ou menos quatro anos de idade, uma criana j domina integralmente a gramtica de sua lngua. Sendo assim,

2) No existe erro de portugus. Existem diferentes gramticas para as diferentes variedades de portugus, gramticas que do conta dos usos que diferem da alternativa nica proposta pela Gramtica Normativa. 3) No confundir erro de portugus (que, afinal, no existe) com simples erro de ortografia. A ortografia artificial, ao contrrio da lngua, que natural. A ortografia uma deciso poltica, por isso ela pode mudar de uma poca para outra. Lnguas que no tm sistema escrito nem por isso deixam de ter sua gramtica. 4) Tudo o que os gramticos conservadores chamam de erro na verdade um fenmeno que tem uma explicao cientfica perfeitamente demonstrvel. Nada por acaso. 5) Toda lngua muda e varia. O que hoje visto como certo j foi erro no passado. O que hoje visto como erro pode vir a ser perfeitamente aceito como certo no futuro da lngua. 6) A lngua portuguesa no vai nem bem, nem mal. Ela simplesmente VAI, isto , segue seu caminho, transformando-se segundo suas prprias tendncias internas. 7) Respeitar a variedade lingstica de uma pessoa respeitar a integridade fsica e espiritual dessa pessoa como ser humano digno de todo respeito, porque 8) A lngua permeia tudo, ela nos constitui enquanto seres humanos. Ns somos a lngua que falamos. Enxergamos o mundo atravs da lngua. Assim, 9) O professor de portugus professor de TUDO. Por isso talvez devesse ter um salrio igual soma dos salrios de todos os demais professores. 10) Ensinar bem ensinar para o bem. valorizar o saber intuitivo do aluno e no querer suprimir autoritariamente sua lngua materna, acusando-a de ser "feia" e "corrompida". O ensino da norma culta tem de ser feito como um acrscimo bagagem lingstica da pessoa e no como uma substituio de uma lngua "errada" por uma "certa". Na quarta parte do livro o autor trata do preconceito contra a lingstica e os lingistas. De acordo com Bagno, os termos e conceitos da Gramtica Tradicional estabelecidos h mais de 2.300 anos, continuam a ser repassados praticamente intactos de uma gerao de alunos para outra, como se desde aquela poca remota no tivesse acontecido nada na cincia da Linguagem. Com referncia a lingstica ele diz que como toda a cincia, o lugar das surpresas, das descobertas, do novo, da substituio de paradigmas, da reformulao crtica das teorias. Mesmo com todas essas inovaes , a gramatical tradicional ainda encontra apoio e defesa quase que irracional.

A atividade dos lingistas brasileiros, segundo Marcos Bagno, vem sofrendo ataques contra qualquer tentativa de democratizao do saber e da sociedade. Os atuais detratores da cincia lingstica acusam os estudiosos da linguagem de defenderem o no-ensino das formas padronizadas do portugus, numa tentativa detalhada e sofisticada em duas ou trs afirmaes toscas e propositadamente deturpadas. Bagno cita em seu livro um caso de preconceito contra os lingistas, por absolutas desconsiderao e omisso. Refere-se ao projeto de lei (de 1999) do deputado Aldo Rebelo (PcdoB/SP) sobre "a promoo, a proteo, a defesa e o uso da lngua portuguesa, que embora tratando de assuntos que dizem respeito ao campo de investigao da lingstica terica e aplicada, em nenhum momento faz referncia aos cientistas da linguagem, s pessoas que se dedicam profissionalmente ao estudo da lngua. Alm de Aldo Rebelo, Bagno cita nomes como Napoleo que lanava seu ataques contra o lingista e as concepes obscurantistas sobre a cincia da linguagem de Pasquale Cipro Neto. Por fim o Professor Marcos Bagno em uma carta enviada Revista Veja, diz que nossos meios de comunicao de massa se encontram na contramo da Histria quando o assunto lngua. Pois a mdia continua a dar as costas investigao cientfica da linguagem, preferindo consagrar-se a divulgao dos "mitos" em nossa lngua, deixando espao para alguns oportunistas com atitudes anticientficas dogmticas e at obscurantistas a respeito da lngua e seu ensino. E solicita ento que seja concedido um espao aos verdadeiros especialistas, s pessoas que dedicam toda a sua energia, vida e inteligncia ao estudo dos fenmenos da linguagem humana e proposio de novos mtodos de ensino, capazes de dar voz aos que, por fora de tantas estruturas sociais injustas, sempre foram mantidos em silncio.

You might also like