You are on page 1of 3

1.

MATERIAL E MTODO Para a coleta dos fungos anemfilos foi exposta placas de Petri contendo gar enriquecido com macro e micro nutrientes necessrios para o crescimento adequado dos mesmo. A coleta foi realizada no quarto de um dos integrantes do grupo prximo a sua cama sendo exposta por um perodo de 10 minutos e logo aps selada com plstico filme, conservada longe da luz solar direta durante 7 dias para posterior observao e utilizao do material em laboratrio. 1.1 Material: Aps apresentado o crescimento fngico na placa de Petri, no laboratrio foram utilizados os seguintes materiais para a preparao das lminas para a observao microscpica de tais fungos: 1- Placa de Petri; 2- Lmina para microscopia; 3- Lamnula; 4- Agulha microbiolgica; 5- Lamparina a lcool. Para o meio de montagem utilizou-se lactoglicerol acrescido do corante azul de Amann. 1.2 Mtodo: Os materiais acimas descritos foram utilizados no seguinte mtodo: Deposita-se, aproximadamente, no local da lmina uma pequena gota de corante azul de Amann; Aps a preparao prvia da lmina, com a agulha microbiolgica j flambada retira-se uma pequena amostra da colnia que se desenvolveu na placa de Petri; Insere-se a amostra coletada na lmina e, com auxilio da agulha microbiolgica, faz-se o espalhamento do material depositado na lmina, a fim de torna-lo mais uniformizado possvel; Em seguida, pem-se lamnula em cima dessa preparao; Para a finalizao do processo, efetua-se o ato de flambar a lmina nas chamas da lamparina, ao a qual tem por finalidade a retirada das bolhas de ar, a facilitao da penetrao do lquido no interior do fungo, e, consequentemente, a morte do fungo.

2. RESULTADOS 2.1 Do Crescimento de Fungos Anemfilos na Placa de Petri: Aps a exposio da placa de Petri por 10 minutos observou-se as etapas do crescimento dos fungos na placa durante os 7 dias, periodicamente, as 9 horas da manh. Primeiro dia: foi exposta a placa; Segundo dia: no era visvel nenhum ponto de crescimento; Terceiro dia: ainda no era visvel pontos de crescimento. Levando-nos a ter concluses de que o experimento havia ocorrido de modo incorreto, por tanto invlido. Porm, persistimos a observao. Quarto dia: pontos esbranquiados foram observados e um outro diminuti ponto escuro na dobra da placa; Quinto dia: a partir desse dia o crescimento se deu de forma muito mais acelerada, observando-se 3 colnias esbranquiadas com crescimento circular e outra menor esverdeada e elevada; Sexto dia: as colnias estavam maiores e outros pontinhos brancos surgiram; Stimo dia: Levada a placa para o labortrio para o reconhecimento dos fungos. 2.2 Da Observao das Caractersticas das Colnias: Dada a observao, pde-se notar 3 diferentes colnias na placa. Foi possvel a identificao das colnias, as quais macroscopicamente possuam as seguintes caractristicas: A mais diferente das colnias observada apresentava forma circular, textura aveludada com sua superfcie elevada, bordas lisas, colorao superficial verde claro e no reverso da placa se mostrava com um verde bem escuro e com caractersticas de crescimeto lento, ou seja, durante os sete dias cresceu apenas 5mm. Outra colnia caracterizou-se por possuir forma circular, textura algodonosa, superfcie lisa, bordas inteiras/lisas, com colorao esbranquiada na superfcie e no verso da placa e ausncia de gotculas de exsudato. Com

crescimento final, aproximadamente, 22mm caracterizando um crescimento rpido. Por terceira e ltima, havia uma colnia a qual apresentava a forma circular, textura algodonosa com superfcie lisa, bordas irregulares, colorao superficial branca e no verso da placa amarelado, com caractersticas de crescimento rpido, pois media 15 mm, aps os sete dias . 2.3 Da Identificao dos Fungos Microscopicamente: Aps a preparao da lmina pelo processo descrito no item 1.2 de Materiais e Mtodos, parte-se para a observao microscpica. O fungo que na placa apresentava cor esverdeada caracteriza-se pelo gnero Dactylaria, um fungo ascomiceto que possui esporos alongados e hifas septadas. A colnia que apresentava o maior dimetro, continha fungos caracterizados por hifas septadas hialinas e estreis, ou seja, que no apresentavam esporos. Por fim, a colnia qual tinha a cor branca possua hifas hialinas pseudoseptadas.

You might also like