You are on page 1of 22

Alessandro de Melo

EDUCAO BSICA E FORMAO PROFISSIONAL NA VISO DOS EMPRESRIOS BRASILEIROS


ALESSANDRO DE MELO*

RESUMO: Este artigo pretende contribuir com a rea Trabalho e Educao, atravs da anlise descritiva e crtica de um importante documento produzido pela Confederao Nacional da Indstria (CNI ) para a Reunio de Presidentes de Organizaes Empresariais Ibero-Americanas, realizada no perodo de 12 a 16 de julho de 1993, em Salvador ( BA ). Esta anlise tem como principal foco o levantamento de questes acerca da relao dos empresrios brasileiros com as demandas para a educao bsica, em relao formao de um trabalhador adaptado s demandas do processo de trabalho caracterizado pela revoluo microeletrnica, com habilidades e competncias especficas, as quais, a partir dos anos de 1990, passam a ser a bandeira hegemnica do campo pedaggico brasileiro. Nesse sentido, o documento em pauta ganha em relevncia pelo seu vanguardismo, adiantando tendncias que foram incorporadas poltica educacional contempornea. Palavras-chave: Trabalho e educao. Empresrios e educao. Educao bsica. BASIC
AND PROFESSIONAL EDUCATION IN THE

BRAZILIAN

BUSINESSMAN VIEW

ABSTRACT: This paper contributes to the Work and Education area through the descriptive analysis and criticism of an important document produced by the CNI (National Confederation of Industry) for the Meeting of the Ibero-American Business Presidents, held between July 12 and 16, 1993, in Salvador

Mestre em Educao Escolar e professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paran (UNICENTRO). E-mail: alessandrodemelo2006@hotmail.com

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

893

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

(Bahia, Brazil). Such analysis focuses on the questions raised about the relationship of Brazilian entrepreneurs with the demands for basic education in order to form workers adapted to the needs of the work process characterized by the microelectronics revolution, and endowed with skills and expertise, which, from the early 90s on, have become the hegemonic banner of the Brazilian educational field. In this sense, such document becomes more relevant because of its vanguardism, since it put forward trends that have been incorporated into the contemporary educational policies. Key words: Work and education. Businessman and education. Basic education.

Introduo
documento Educao Bsica e Formao Profissional (EBFP), produzido a partir da 6 Reunio de Presidentes de Organizaes Empresariais Ibero-Americanas, realizada pela Confederao Nacional da Indstria (CNI), no perodo de 12 a 16 de julho de 1993, em Salvador, o objeto deste artigo, que pretende discutir detalhadamente os princpios e as proposies educacionais da burguesia industrial brasileira para a educao bsica e para a educao profissional. Este documento aqui entendido como um dos mais importantes manifestos pblicos da burguesia industrial brasileira sobre a educao bsica e formao profissional publicado nos anos de 1990. As ideias nele impressas esto presentes at hoje nos documentos da CNI, o que evidencia seu poder de sntese do pensamento desta classe, que desde a dcada de 1930, tendo a CNI como vanguarda, vem se organizando para conseguir a hegemonia poltica na sociedade. Deluiz (1996) percorre as ideias dos empresrios e trabalhadores desde os anos de 1980 e meados da dcada de 1990 e afirma a antecipao dos empresrios na consolidao de uma proposta educacional orgnica aos novos tempos do capitalismo, caracterizado pela implementao de uma base microeletrnica na produo e de uma gesto e produo flexvel do trabalho (Harvey, 2002). Estas mudanas, j evidenciadas pela CNI em documento de 1988, marcam a entrada do pensamento burgus industrial na corrida pela competitividade em nvel mundial da indstria brasileira (CNI, 1988).
894
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

Estas mudanas nos marcos da produo exigem como contrapartida alteraes no perfil formativo da classe trabalhadora, que, em poucas palavras, centram-se na flexibilizao desta formao, no seu esvaziamento de contedos cientficos e tcnicos mais avanados para a classe trabalhadora, em geral, e, para uma pequena classe, uma alta qualificao para poucos postos de trabalho (Harvey, 2002). O documento EBFP aparece como norteador desta nova orientao formativa, em especial pela adoo de marcos como a empregabilidade e as trs habilidades bsica, especfica e de gesto que completam o perfil do trabalhador adaptado aos tempos de competitividade e de um mercado de trabalho em crise, devido ao desemprego generalizado. No se pode esquecer que no incio da dcada de 1990, aps Jontiem, que se iniciou no Brasil e Amrica Latina um movimento de centralizao na educao bsica e no esvaziamento dos contedos formativos, em nome de uma formao genrica, de base psicolgica, individualista, encontradas em documentos como os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Relatrio Jacques Delors e o Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador (PLANFOR), que ser aqui especialmente analisado (Duarte, 2000; Silva, 2007; Oliveira, 2003a, 2003b; Ramos, 2001). Num primeiro momento, ser realizada uma abordagem de contextualizao do documento EBFP , aproveitando-se do movimento empreendido por Deluiz (1993) e Rodrigues (1998). Em seguida, sero realizadas as anlises do documento, parte por parte, mantendo o dilogo com os autores que j o analisaram. A questo do PLANFOR ser abordada na penltima parte, quando sero abordadas as trs habilidades constitutivas do perfil profissional requerido pelos empresrios. Para terminar a anlise do documento EBFP, sero abordadas, com o auxlio de Oliveira (2003b), as proposies da burguesia industrial sobre a participao dos empresrios no gerenciamento da educao e dos recursos a ela direcionados.

O fator trabalho
Para os empresrios, os recursos humanos das empresas, como um fator essencial para a competitividade destas, e, portanto, o trabalhador no podem mais ser tratados como uma pea de fcil reposio, que pode ser submetida a um tratamento precrio ou simplesmente
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

895

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

vista como gasto necessrio, aos moldes do taylorismo/fordismo. Esta, portanto, uma relao que se pode resumir em uma equao simples: qualidade dos recursos humanos e valorizao do trabalhador igual maior competitividade. Rodrigues (1998) acentua que, no discurso empresarial, a produtividade, pela via da melhoria dos recursos humanos, acabar por resolver problemas sociais. Mais uma caracterstica apresentada no documento EBFP que esta relao entre capital e trabalho possui uma conotao ideolgica centrada na diluio das contradies de classe derivadas do modo de produo capitalista. Isso porque, para o capital, j no vale mais a velha relao de explorao pura e simples dos trabalhadores.
O clssico embate capital/trabalho, base sobre a qual se assentou grande parte das teses educacionais, v-se agora desafiado por novas e contestadoras posturas, motivadas pelos ventos das atuais condies de desenvolvimento das foras produtivas que, em nossa realidade, embora ocorram de maneira desigual, no podem ser ignoradas. (CNI , 1993, p. 8)

Para os empresrios, portanto, as relaes entre capital e trabalho, mediadas por uma nova exigncia de qualificao e de mudanas gerenciais, que aproximam trabalhadores e gestores, j no podem ser mais entendidas como relaes contraditrias, de disputa de duas classes opostas, que lutam por ideais e uma sociedade diferente. Os motivos que levam a burguesia industrial a afirmar a superao da contradio essencial entre capital e trabalho assentam-se sobre os seguintes pilares: a ascenso das subjetividades, o novo modelo de gesto do trabalho e a consequente qualificao e diminuio da distncia entre o fazer e o pensar. Quanto ao primeiro, afirma Rodrigues (1998, p. 108):
(...) para a burguesia industrial, a atual produo cientfica no campo das cincias humano-sociais, fortemente marcada pelos conceitos de subjetividade, gnero, e etnia, acabou por conformar uma compreenso da realidade social radicalmente distinta daquela estabelecida pela economia poltica marxista. As desigualdades sociais no so expresso da ciso societria produzida, em ltima instncia, pela explorao de uma classe fundamental (a burguesia) sobre a outra (o proletariado). As desigualdades sociais so, sim, produto da subjetividade, das relaes de gnero e etnia.

896

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

A anlise do projeto educacional da burguesia industrial brasileira no pode ser apartada da sua viso de sociedade, apontada acima. A nfase na educao bsica, na formao de habilidades genricas para os trabalhadores e a sua insero como elemento para a competitividade, aos moldes da teoria do capital humano revisada, so partes desta concepo funcionalista de sociedade, em que a desigualdade se transforma em diferenas, em que classes sociais so substitudas pelo acento nas subjetividades. Por este caminho, percebe-se o perfil do trabalhador que se quer formar para os interesses da burguesia industrial: um trabalhador que no se compromete como elemento de classe, mas apenas consigo mesmo e com a empresa. Por outro lado, h o pilar dos modelos de gesto da produo. Neste caso, o que ocorre que as mudanas tendem a reduzir os nveis hierrquicos das empresas, entre os que fazem e os que projetam a produo, fazendo o conflito entre capital e trabalho perder o sentido. No se trata mais de contradies, mas de diferentes funes que tendem a se harmonizar para a conquista do grande objetivo: a competitividade da indstria, que fortalece a economia e, por conseguinte, gera empregos e desenvolvimento para a sociedade. Assim, o projeto de uma classe se transforma em projeto de toda a sociedade. Em resumo, afirma Rodrigues (idem, p. 109):
(...) para a burguesia industrial, as novas tecnologias e os novos paradigmas tericos acabam por destruir as demarcaes tico-terico-polticas postas pelo pensamento marxista, e, consequentemente, socavam todo o pensamento pedaggico que do materialismo histrico-dialtico se reivindica.

O projeto educacional da burguesia industrial, de base funcionalista, contrrio, portanto, s teorias marxistas, que reivindicam uma educao transformadora e revolucionria, que supere uma formao meramente instrumental para o mercado de trabalho. Os empresrios criticam tambm o modelo de Welfare State, que utilizava a educao profissional como poltica de amenizao da pobreza nos anos de 1960 e 1970 e, mais ainda, com a crise dos anos de 1980. Estes valores, como o pleno emprego e ajuste de treinamento para postos de trabalho predeterminados, so questionados como nopassveis de serem sada para a atual forma de competitividade que permeia a relao entre educao e mercado de trabalho.
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

897

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

Os empresrios pedem, na reforma educacional, a universalizao da educao bsica, at os dezoito anos de idade, com doze de estudos. Exigem tambm medidas de educao permanente e recorrente.
J no possvel que o indivduo invista um grande perodo de tempo na educao e na formao profissional, com a inteno de adquirir um fundo de conhecimento ou de qualificao que seja suficiente para toda a sua carreira. A educao recebida pelos jovens deve ter uma base slida, que facilite constantes aquisies e atualizao de conhecimento para o resto de sua vida produtiva. ( CNI , 1993, p. 10; itlico do original)

Em primeiro lugar, necessrio apontar a positividade do contedo do discurso da burguesia industrial brasileira descrito acima. De fato, como analisou Rodrigues (1998), nem sempre a CNI defendeu a universalizao da educao bsica no pas. As mudanas no mundo do trabalho exigem que trabalhador se qualifique constantemente e que sua formao bsica seja direcionada para esta flexibilidade, que dever incorporar para alavancar sua carreira. Logo, a proposta dos empresrios vincula-se muito mais aquisio de mtodos de aprender do que a contedos a serem aprendidos. Segundo Rodrigues (1998, p. 110): Em outras palavras, nesse documento, os empresrios industriais esto propondo uma educao capaz de produzir conhecimentos transitivos e generalizveis, ou seja, passveis de continuar a produzir-se, mesmo depois da sada do indivduo do sistema formal de educao. No entanto, frente a uma demanda como esta, os empresrios verificam que os sistemas educacionais da Amrica Latina nem de longe cumprem este papel de oferecer uma educao bsica slida e, portanto, no esto formando (...) um trabalhador que seja economicamente produtivo e pleno cidado (CNI, 1993, p. 10; destaque do original).

As novas tecnologias e as demandas de formao


Nesta parte do documento, os empresrios demonstram clareza ao assinalarem as caractersticas do novo cenrio do mundo do trabalho flexibilizado e de como estas mudanas passam a exigir um novo tipo de formao a ser tomada como paradigma para a escola, sobretudo a escola pblica brasileira, haja vista a capacidade limitada do
898
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

sistema produtivo de generalizar oferta de educao bsica e profissional. Para os empresrios:


O novo paradigma da produo industrial tem seu fulcro em uma produo flexvel e diversificada, na versatilidade, na modificao de produtos em funo das necessidades e interesses do consumidor, bem como em uma organizao do trabalho tambm flexvel e descentralizada, com ampla capacidade de reao e adaptao a novas mudanas. Isso significa que a integrao com a contemporaneidade do mundo implica em maior desenvolvimento e apropriao da cincia e tecnologia enquanto principais instrumentos da dinmica do sistema produtivo moderno. (Idem, ibid., p. 13)

H, portanto, nesta nova demanda uma dupla flexibilizao: por um lado, a necessidade de se adaptar internamente produo, na prpria fbrica, que lhe exige cada vez mais habilidades genricas, como a comunicao e a capacidade de trabalhar em grupos e liderar (Ferretti, 2003); por outro lado, pelo fato de que, de olho no cenrio social, em especial o mercado de trabalho, o trabalhador percebe que a sua segurana depende da iniciativa em gerenciar a sua prpria carreira. Visando competitividade, os empresrios percebem que o diferencial so os recursos humanos de que dispem e, portanto, passam a valorizar os trabalhadores como capital humano. No mais tpico vocabulrio da teoria do capital humano, os empresrios vem os trabalhadores como (...) bens a serem incrementados para que se lhes possa adicionar valor, em oposio a custos que devem ser reduzidos (CNI, 1993, p. 13). Rodrigues (1998), por meio desta colocao, afirma que a valorizao dos trabalhadores, de fato, se refere sua capacidade de produo da mais-valia. E mais, como afirma Oliveira (2003b), a teoria do capital humano, subsdio das propostas educacionais da burguesia industrial, aquela teoria orgnica aos verdadeiros interesses desta classe, cujo objetivo no mudar o real. Assim, (...) s teria sentido apoiar-se em uma teoria que em nada contribui para pensar a educao sobre outras bases que no seja a de reproduo do modelo capitalista de produo (p. 52). Para a burguesia industrial, pensando estrategicamente na mode-obra como capital humano nesta nova fase de acumulao, no se pode mais ignorar as deficincias no sistema de ensino, como era possvel no taylorismo/fordismo. A m educao influencia a produtividade, hoje, de forma direta.
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

899

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

A atual revoluo tecnolgica, diferena da primeira revoluo industrial, que teve o mrito de substituir a fora fsica do homem pela energia mecnica, caracteriza-se por ampliar a capacidade intelectual humana na produo industrial e nos servios. (CNI, 1993, p. 14)

Por meio desta declarao, resulta que a explorao do trabalho j no se d somente pela retirada das foras psicofsicas dos trabalhadores, mas tambm pela explorao da capacidade intelectual destes na produo, como o caso da fbrica Toyota, descrita e analisada por Eunice de Oliveira (2004). Os empresrios, no documento EBFP, aparecem na vanguarda com relao s competncias necessrias educao neste perodo histrico.
Alm da modernizao quantitativa, necessrio que a escola desempenhe o papel pedaggico de aguar no estudante a elaborao crtica, a independncia e a capacidade de organizao do prprio trabalho. Seriam estas, em sntese, as competncias bsicas a serem priorizadas nos currculos de educao geral e formao profissional. (CNI , 1993, p. 14-15)

Encontram-se nestas trs caractersticas as bases fundamentais do que se entende por trabalhador flexvel e adaptado s demandas da chamada nova economia, ou seja, em primeiro lugar, exigida a crtica, no sentido de que os trabalhadores precisam se apropriar de processos tericos, abstratos, que esto no cerne das mquinas microeletrnicas. Em segundo lugar, o trabalhador deve ser independente e procurar se colocar, frente ao mercado de trabalho excludente, de forma ativa, dinmica, enfim, de maneira que possa gerir independentemente a sua prpria carreira. Em ltimo lugar, a competncia de que o trabalhador deve organizar seu prprio trabalho tende, no sentido mais atual, ao empreendedorismo. Frente s trs competncias bsicas, os empresrios falam de um novo homem a ser gerado neste processo. Este novo homem que a necessidade aponta deve ser o criador de sua prpria histria, capaz de agir e escolher livremente frente a diversificadas situaes e alternativas no mundo do trabalho. Ocorre, neste sentido, uma inverso ontolgica, ou seja, o homem, nesta concepo, deixa de ser social por natureza, devido ao fato de que lhe so exigidas capacidades de ao individual, independente dos demais homens, e, neste sentido, tornase individualista.
900
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

A polivalncia
Uma importante categoria que est expressa no documento EBFP a polivalncia, que refora a crtica formao fragmentada tpica do modelo fordista/taylorista (Kuenzer, 1985, 2002, 2003). O posto de trabalho fordista, unificado e parcelado, foi substitudo pela flexibilidade, pelas famlias de ocupao, pelas ilhas de produo, em que os trabalhadores so chamados a efetuar diversos tipos de trabalho, a operar diversas mquinas ao mesmo tempo, de gerenciar e se responsabilizar pelo andamento daquela seo de trabalho, sozinho ou em grupo (Kuenzer, 2003; Oliveira, 2004). Dada a importncia da polivalncia para o projeto educacional dos empresrios, vejamos como estes tratam o conceito:
necessrio, portanto, assegurar, por um lado, a universalizao e a adequao qualitativa da Educao Geral, e tambm o carter cientfico e educativo da Formao Profissional, atravs de uma qualificao polivalente, isto , de uma educao de carter geral e abrangente que garanta a unidade da teoria com a prtica e do concreto com o abstrato. O conceito de polivalncia implica uma formao que qualifique as pessoas para diferentes postos de trabalho dentro de uma famlia ocupacional e, sobretudo, para complementar as bases gerais, cientfico-tcnicas e socioeconmicas da produo em seu conjunto. Uma formao que articule a aquisio de habilidades e destrezas genricas e especficas com o desenvolvimento de capacidades intelectuais e estticas. Implica, portanto, no s a aquisio de possibilidades de pensamento terico, abstrato, capaz de analisar, de pensar estrategicamente, de planejar e de responder criativamente s situaes novas, mas tambm de capacidades scio-comunicativas, de modo a poder desenvolver trabalho em equipe e conhecimentos ampliados que possibilitem a independncia profissional. ( CNI, 1993, p. 16)

No se pode negar a positividade desta proposio como poltica de formao dos trabalhadores, pois, contraditoriamente, se os empresrios querem esta formao para uma melhor qualificao para a produtividade e competitividade, para os trabalhadores esta formao mais densa de teoria e prtica pode vir a ser um mecanismo de luta transformadora. No entanto, como criticou Oliveira (2003a), o conceito de polivalncia usado ideologicamente pelos empresrios, visando
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

901

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

conquista da hegemonia poltica, criando a falsa impresso de que o trabalho contemporneo exigiria do trabalhador maior qualificao. Na verdade, afirma o autor, os empresrios demandam um trabalhador multifuncional. As caractersticas do trabalhador polivalente reiteram o anteriormente afirmado de que, sob a gide da reestruturao produtiva do trabalho e da gesto flexvel do trabalho, a explorao do trabalhador d um salto de qualidade, no sentido de que esta passa a ocorrer pelo vis de uma pretensa totalidade do ser humano, que exige do trabalhador o mximo desempenho na atribuio de suas funes, no somente no mbito das disposies psicofsicas, mas tambm espirituais e intelectuais. A valorizao dos recursos humanos nas empresas exige uma urgente reforma curricular, baseada em trs eixos: (a) flexibilidade no saber; (b) interdisciplinaridade do conhecimento; (c) construo, pelo indivduo, de uma viso globalizante dos processos tecnolgicos, com nfase na abstrao, na apropriao de mecanismos lgicos e na transformao da maneira de pensar e construir conceitos (CNI, 1993, p. 17). Pelas trs bases da reforma curricular pretendida pelos empresrios, fica evidenciado que a nfase no se d nos contedos escolares, tidos como vinculados formao taylorista/fordista. O currculo flexibilizado, como o prprio mundo do trabalho, deve enfatizar as subjetividades e a interdisciplinaridade, alm de uma aproximao das propostas transdisciplinares, de renovao da construo de conceitos e transformao nas maneiras de pensar (Nicolescu, 1999).

Novos perfis de qualificao


A primeira caracterstica marcante do novo perfil do trabalhador a necessidade de que este seja o gerenciador de seu prprio trabalho. A nova gerncia flexibilizada prope relaes hierrquicas menos rgidas e verticalizadas, o que os empresrios denominam de baixo grau de hierarquizao. Outra caracterstica o desenvolvimento das competncias scio-comunicativas. O trabalhador deve ser comunicativo, expressar os problemas ocorridos, liderar equipes, relacionar-se com a gerncia e
902

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

com outros setores da produo, resolver problemas tcnicos e administrativos etc., o que lhe exige capacidade de articulao comunicativa para realizar a contento estas multitarefas na empresa. Alm disso, as mquinas eletroeletrnicas exigem menos manipulao e mais interao abstrata, cognitiva, para, inclusive, prever e sanar erros de operao do sistema, o que tambm exige experincia, conhecimento tcito (Kuenzer, 2003). Do trabalhador, enfim, exigese o conhecimento profundo do processo de produo, com vistas a prever os possveis erros da operao:
A exigncia dessas novas competncias seguramente implicar em que as instituies formadoras busquem alternativas tcnico-pedaggicas para que as habilidades necessrias sejam adquiridas pelo operrio durante o processo de formao. Dentro dessa lgica, tornam-se importantes o desenvolvimento da capacidade de adquirir e operar intelectualmente novas informaes e a competncia de superar hbitos tradicionais adquiridos numa forma ultrapassada de relaes sociais, baseada na oposio linear entre capital e trabalho. ( CNI , 1993, p. 18)

Este modelo de formao orgnico aos novos tempos de crise do capitalismo, em que o desemprego estrutural avassala as possibilidades de que os trabalhadores formados consigam seu lugar ao sol no mercado de trabalho. Ideologicamente, este movimento ocorre pela responsabilizao individual do trabalhador, de seus anseios e expectativas. A formao profissional no pode mais estar focada na estrita formao para um cargo ou funo, mas, ao contrrio, esta deve ser mais ampla, voltada para o ensinar a pensar, cabendo ao professor (ou instrutor) ajudar o educando-trabalhador a aprender, no mais como o velho professor que ensina, mas o educador que instrumento de repassagem e aquisio do conhecimento (idem, ibid., p. 19). O professor concebido como o facilitador da aprendizagem (idem).

As trs habilidades e o PLANFOR


O documento EBFP considera que so trs os conjuntos de habilidades demandadas aos trabalhadores, segundo o perfil de eficincia para a produtividade da indstria brasileira e a consequente competitividade no mercado nacional e internacional: habilidades bsicas,
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

903

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

habilidades especficas e habilidades de gesto. Estas passaram a ser o norte a ser seguido na poltica de formao profissional no pas, no governo de FHC: o Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador (PLANFOR). Este projeto, que vigorou de 1996 a 2003, teve como objetivo explcito a democratizao ao acesso formao profissional para os trabalhadores (Brasil, 1999). Sua base formativa so as trs habilidades propostas no documento EBFP , reproduzidas ipsis literis em seu documento orientador, denominado Educao profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado (Brasil, 1995). H, na adoo das habilidades no PLANFOR, uma relao de esvaziamento e precarizao da formao para a classe trabalhadora, no sentido de negar a esta o acesso aos conhecimentos cientficos e tcnicos mais avanados. Bulhes (2004, p. 41) aponta como isso ocorreu nos cursos ministrados no mbito do Plano, no Rio Grande do Sul: A qualificao profissional que a maioria dos trabalhadores consegue obter, em sua busca por recursos que facilitem a insero no mercado de trabalho, caracteriza-se como cursos bsicos, de durao varivel, sem regulamentao curricular e sem pr-requisito de escolaridade, em geral pagos. Este tipo de formao de curta durao no suficiente para a insero de trabalhadores no mercado de trabalho com as caractersticas flexveis e tecnolgicas hoje existentes. Kuenzer (2006) afirma que, no perodo de 1995 a 2001, o investimento no PLANFOR subiu de R$28 milhes para R$493 milhes, ao mesmo tempo em que a carga horria mdia dos cursos caiu de 150 horas/aula para 60 horas/aula, restringindo a possibilidade da qualidade dos cursos ofertados. Da se pode verificar uma distoro desta poltica pblica de formao e qualificao profissional. Na verdade, tais cursos representam uma forma subordinada de acesso a uma formao profissional para a maioria da classe trabalhadora. Segundo Bulhes (idem, p. 42):
O acesso e a qualidade do ensino profissional so, portanto, diferenciados. A frmula tradicional, no pas, constitui-se na oferta de cursos de qualificao de durao varivel, centrados exclusivamente no treinamento especfico, que no contribuem para a elevao do nvel de escolaridade dos trabalhadores (Salm; Fogaa, 1998, p. 6). Essa formao, alm de defasada em relao s novas exigncias referidas, fornecida majoritariamente por instituies privadas, como foi visto.

904

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

Um dos objetivos do PLANFOR foi, atravs de uma qualificao macia da mo-de-obra, garantir para a populao mais carente condies de empregabilidade (tambm exposta no documento EBFP ). No entanto, apenas ao se apontar que foi justamente no governo de FHC que se colocou em marcha uma reforma trabalhista, que visou restringir direitos trabalhistas e implementar formas de trabalho precarizadas, como a terceirizao, o trabalho por tempo determinado etc., percebe-se que contraditria a ao governamental. Como assinala Ca (2006), o PLANFOR no pode ser desvinculado da ao neoliberal do Estado brasileiro sob o governo de FHC. O Plano, utilizando-se de um fundo pblico, o FAT, beneficiou um enorme mercado privado de formao profissional. Da mesma forma, estes recursos, na ordem de 2,7 bilhes no perodo de 1995 a 2001, foram investidos em cursos na maioria sem a qualidade necessria para a verdadeira insero dos trabalhadores, revelando a faceta de excluso do neoliberalismo, travestida, neste caso, de um esforo pblico de qualificao dos mesmos. Kuenzer (2006, p. 887) ainda lembra que o Decreto n. 2.208/ 97, que forneceu o suporte jurdico ao PLANFOR , derivado de um acordo entre o MEC e o Banco Mundial e visou separao entre o ensino mdio e a educao profissional, num retrocesso que lembrou a histrica dualidade estrutural na educao brasileira. Para alm dos interesses analticos da aproximao do PLANFOR com a implementao do neoliberalismo no Brasil, o que se considera aqui como um fato, pretende-se articular esta poltica de formao neoliberal com as trs habilidades presentes no documento Educao Bsica e Formao Profissional (CNI, 1993). Esta articulao pode ser feita, segundo defende-se aqui, por meio do esvaziamento, na prtica, da formao profissional, que, ao invs de se basear em contedos cientficos densos aliados prtica laboral, passa a se basear em habilidades genricas, muito mais centradas em comportamentos flexibilizados dos trabalhadores do que em conhecimentos. Esta discusso, no mbito da educao bsica, foi feita por Duarte (2000) a respeito dos valores do aprender a aprender, que fundamental na composio da noo de empregabilidade polivalente e a longo prazo (CNI, 1993, p. 21), proposta no documento aqui analisado. Silva (2007), ao discutir as competncias e o currculo na reforma
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

905

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

dos anos de 1990, afirma a aproximao das polticas com estes pilares do aprender a aprender derivados da Conferncia Mundial de Educao para Todos, de Jontiem, em 1990, e tambm afirmados no Relatrio Jacques Delors, de 1996. Para a autora:
A finalidade de uma educao que se volta para o aprender a fazer possui como referncia a noo de competncias e vincula a educao diretamente s razes do mercado de trabalho. Assim, toda a educao bsica deveria ter como um de seus pilares o aprender a fazer, que, mesmo sendo indissocivel do aprender a conhecer, est mais estreitamente ligada questo da formao profissional: como ensinar o aluno a pr em prtica os seus conhecimentos e, tambm, como adaptar a educao ao trabalho futuro quando no se pode prever qual ser a sua evoluo (Delors, 2000, p 93). (Silva, 2007, p. 114)

justamente sobre a incerteza do mundo do trabalho futuro (e presente) que se assenta a formao proposta no PLANFOR e derivada das proposies dos empresrios. A estas incertezas soma-se a individualizao das qualidades requeridas dos trabalhadores (qualidades subjetivas, definidas pelo saber-ser). A seguir, ser analisada cada uma das trs habilidades acima mencionadas. Habilidades bsicas O objetivo das habilidades bsicas ensinar a pensar: Aprender a pensar significa, entre outras coisas, aprender a identificar e superar alguns erros tpicos do pensamento, aparentemente universais (...) ( CNI , 1993, p. 20). So estes os erros de pensamento: viso estreita, parcialismo, egocentrismo, arrogncia, polarizao e apego ao juzo inicial. O trabalhador, portanto, deve ser aberto ao novo, flexvel para se adequar s diversas situaes; deve, portanto, ter uma viso ampla da produo e do mundo, ser imparcial, ou seja, no entender o mundo e a sociedade por um vis antigo, por exemplo, da constituio da sociedade como polarizao entre capital e trabalho. Tambm o trabalhador deve sair de si e lidar com os outros; no ser egocntrico, no caso, significa a necessidade de olhar o outro, reconhecer o outro como sujeito e, em uma atitude de flexibilidade relacional, trabalhar com equipes, se relacionar, ouvir o outro e agir de forma competente, como um verdadeiro lder. Eis o perfil a ser formado desde a educao bsica.
906

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

No mbito do PLANFOR, as habilidades bsicas foram assim consideradas: competncias e conhecimentos gerais, como comunicao verbal e escrita, leitura e compreenso de textos, raciocnio, sade e segurana no trabalho, preservao ambiental, direitos humanos, informao e orientao profissional, entre outras (Bulhes, 2004). Habilidades especficas Nestas, o principal conceito o de empregabilidade polivalente e a longo prazo ( CNI, 1993, p. 21), que significa a necessidade de que sejam disponibilizados cursos de qualificao profissional e de requalificao, para atualizao e para os que ficaram sem emprego. O objetivo que todos os trabalhadores da PEA possam estar disponveis e qualificados para serem, a qualquer momento, chamados ao mercado de trabalho. Para os que esto empregados, necessrio que se qualifiquem constantemente, para que possam acompanhar as mudanas e as necessidades da empresa de constante melhora nos sistemas produtivos (Ferretti, 2003). No PLANFOR, foram consideradas habilidades especficas: competncias e conhecimentos relativos a processos, mtodos, tcnicas, normas, regulamentaes, materiais, equipamentos e outros contedos especficos das ocupaes (Bulhes, 2004). Habilidades de gesto Uma nova viso advinda do sistema de produo ps-fordista/ taylorista exige do trabalhador capacidade de gerir seu prprio trabalho, o tempo e relacionamentos dentro da empresa. Neste cenrio flexibilizado, afirmam os empresrios: O prprio conceito de gerenciar tambm muda, pois se desloca do espao privilegiado do posto de mando e passa a ser requisito de todos os nveis da produo e da prestao de servios (CNI, 1993, p. 21). As habilidades de gesto encontram-se no mbito do que insistentemente os empresrios tentam denominar como o fim da luta de classes, da rivalidade entre capital e trabalho. Na empresa moderna, o trabalhador, mais que obedecer a ordens, deve ele mesmo se gerenciar, gerenciar seu trabalho, seu comportamento, enfim, deve por si tomar decises pertinentes empresa, de modo que seu envolvimento seja
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

907

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

mais denso e comprometido com os rumos desta. Da o aprender a ser presente nos quatro pilares da educao e subordinado ao aprender a ser um trabalhador autnomo tanto na empresa, como j foi citado, quanto fora dela, ao aprender a gerenciar a prpria carreira e as condies da prpria empregabilidade. No PLANFOR, foram definidas como habilidades de gesto: competncias e conhecimentos relativos a atividades de gesto, autogesto, melhoria da qualidade e da produtividade de micro e pequenos estabelecimentos, do trabalho autnomo ou do prprio trabalhador individual, no processo produtivo (Bulhes, 2004). A nfase nas trs habilidades, como horizonte formativo do PLANFOR, no contrria aos interesses dos empresrios na formao da mo-de-obra para uma indstria competitiva. Desse modo, estas habilidades, que so necessidades de uma determinada classe social a burguesia industrial , foram generalizadas como sendo o objetivo de formao de toda a classe trabalhadora. Tanto assim que o discurso da empregabilidade e do empreendedorismo, gestado no documento Educao Bsica e Formao Profissional, adotado no PLANFOR e presente nas polticas da educao bsica nos anos de 1990, encontra-se ainda no senso comum, nas polticas educacionais calcadas no aprender a aprender (Duarte, 2000; Silva, 2007) e reproduzidas nos documentos mais atuais dos empresrios reunidos na Confederao Nacional da Indstria (CNI, 2007). A seguir, ser analisado o ltimo tpico do documento Educao Bsica e Formao Profissional (CNI, 1993), relativo participao dos empresrios nos rumos da educao brasileira.

Participao dos empresrios


O tpico final do documento EBFP trata da participao dos empresrios no sistema educacional e, em resumo, o que se pretende que haja uma articulao entre estes e os entes pblicos na oferta e gerenciamento da educao brasileira. Na verdade, os empresrios peticionam a participao ativa nas decises referentes aos destinos da educao brasileira, incluindo a participao nas esferas de deciso do Ministrio da Educao e at mesmo no cogerenciamento das escolas.
908
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

importante retomar, para melhor compreenso, que os empresrios insistem na crise do sistema educacional brasileiro, dando como soluo a mudana gerencial do mesmo, corrompido pela m qualidade e pelo descompasso entre a formao realizada e as demandas sociais (entenda-se as demandas dos empresrios para a formao de mode-obra). Esta mudana gerencial, portanto, aproximaria a gesto do sistema pblico de educao gesto das empresas privadas, garantindo, assim, a eficincia e a eficcia necessrias para uma educao voltada para as exigncias da competitividade. Oliveira (2003b) faz uma crtica da participao dos empresrios na educao como sintoma da privatizao do ensino no pas.
Essa preocupao do empresariado em participar diretamente na administrao escolar pode tambm ser vista como mais uma das formas de se buscar a privatizao do sistema educacional. Como destacou Gentili (1998), a privatizao da educao no tem que seguir a mesma lgica que ocorreu com o conjunto de empresas estatais, quando o Estado passou para a mo da iniciativa privada a oferta de certos servios como gua, telefonia, energia eltrica, transporte etc. No processo educacional, a privatizao pode ocorrer de vrias formas, desde a iniciativa privada ofertar diretamente o servio, como buscar que os prprios indivduos financiem os seus estudos. De qualquer forma, qualquer uma dessas modalidades de privatizao deixa explcita uma diminuio da interveno estatal no provimento integral desses servios. Entenda-se bem: provimento integral, o que no implica dizer que o Estado deixe de intervir, visando assegurar ao capital privado maior apropriao de riqueza. (p. 52-53)

No entanto, como j foi afirmado sobre o governo FHC, a atuao dos empresrios, na sua prtica de presso sobre o governo federal, em nada justifica pensar que esta classe se vincula, de fato, a um projeto de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e, consequentemente, da melhoria da educao. Claro est que o projeto de interveno dos empresrios tende a ser uma forma mais direta de intervir no projeto de educao do pas, deslocando os seus objetivos de formao para os objetivos da classe burguesa, em especial atravs da participao nos fundos pblicos. No caso do PLANFOR, por exemplo, a gesto dos recursos do FAT foi feita de forma tripartite, entre governo, empresrios e trabalhadores, de certo
909

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

modo atendendo a esta reivindicao da burguesia industrial. Esta participao, assim como a nfase no financiamento de instituies privadas no mbito do PLANFOR, demonstra que interesses pblicos e privados so articulados no pas, mediados pela gerncia estatal.

Consideraes finais
A partir das reflexes aqui empreendidas, procurou-se demonstrar a relevncia da anlise dos documentos e aes sobre a educao produzidos no mbito das organizaes da classe burguesa no Brasil. Foi neste sentido que se pretendeu realizar a anlise aprofundada do documento Educao Bsica e Formao Profissional, produzido pela CNI , em 1993. Considera-se este documento como um dos mais importantes tratados da burguesia industrial brasileira sobre a educao, que demonstra como esta classe se refere poltica de formao para a classe trabalhadora, relacionando este projeto ao seu propsito de competitividade no interior do cenrio do capitalismo contemporneo. Em 1993, com o documento EBFP, a CNI mostra para a sociedade e, em especial, para o governo brasileiro o seu projeto educacional tanto para a educao bsica, quanto para a educao profissional, sendo, neste campo, protagonista das proposies que, a partir de ento, seriam fato comum nas polticas educacionais, tais como a nfase nas habilidades e competncias genricas e flexveis. As aes empresariais derivadas das suas proposies para a educao estiveram presentes no principal projeto de educao profissional do governo FHC, o PLANFOR. Conceitos como a empregabilidade, hoje presente no senso comum educacional e social, j se encontravam no texto da CNI, em 1993. Este conceito, em consonncia com a nfase nas habilidades genricas a serem exigidas dos trabalhadores, torna-se orgnico ao projeto de sociabilidade neoliberal, baseado em relaes individualistas e competitivas, tpicas do momento de crise do capitalismo. Esta, por sua vez, no pode aparecer socialmente como uma crise generalizada do sistema capitalista, mas sim como uma situao de responsabilizao individual pelo sucesso ou fracasso no trabalho. Esta ideologia de responsabilizao individual, fortemente publicizada por diversos meios durante os anos de 1990 e 2000, tem na educao seu corolrio desde a chamada pedagogia das
910
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

competncias (Silva, 2007; Ramos, 2001) ou, mais genericamente, pelas pedagogias do aprender a aprender (Duarte, 2000). Esta relao entre as pedagogias que esvaziam a educao dos contedos cientficos densos e a formao bsica e profissional encontra-se, no documento EBFP, na nfase nas trs habilidades: bsicas, especficas e de gesto. No entanto, no se pode deixar de lembrar que, ideologicamente, esta proposio da burguesia industrial para a educao vem revestida de um discurso sobre uma educao integral, que une teoria e prtica, aproximando-se das proposies mais avanadas da esquerda marxista na educao. Todavia, esta aproximao apenas aparente, pois as proposies da burguesia industrial para a formao do trabalhador nada mais so que propostas para que os trabalhadores desempenhem, da melhor maneira possvel, diversas tarefas na produo. Algo muito diferente o projeto de educao politcnica proposta pela tradio marxista na educao. Outro objeto a ser explorado a partir deste a retomada da teoria do capital humano, presente ainda hoje nos documentos da CNI (2007), mostrando a densidade das proposies efetivadas no incio da dcada de 1990. Tambm as discusses sobre a privatizao da educao podem ser adensadas pela anlise das proposies dos empresrios na participao do gerenciamento da educao. Para finalizar, a anlise do documento EBFP mostrou-se importante para alicerar as reflexes sobre a educao brasileira nos anos de 1990, a qual, aps 1993, passou por um perodo de muitas mudanas, em especial aps a aprovao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em 1996, e das leis e decretos posteriores que regulamentaram os vrios mbitos da educao. Este cenrio pode ser mais bem entendido a partir da anlise das proposies da burguesia industrial para a educao e a sua luta pela hegemonia na sociedade, por meio das propostas e aes desta classe sobre a sociedade e o governo. Recebido em janeiro de 2009 e aprovado em setembro de 2009.

Referncias
BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Educao profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Braslia, DF: SEFOR, 1995.
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

911

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Reconstituindo a institucionalidade da educao profissional no Brasil. Braslia, DF, 1999. BULHES, M.G.P. Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador PLANFOR: acertos, limites e desafios vistos do extremo sul. So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 18, n. 4, p. 39-49, 2004. CA, G.S.S. PLANFOR: reforma do Estado e acumulao flexvel: tecendo fios invisveis. Educere et Educare, Cascavel, v. 1, n. 2, p. 229244, jul./dez. 2006. CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA. Competitividade industrial: uma estratgia para o Brasil. Rio de Janeiro: CNI, 1988. CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA. Educao bsica e formao profissional: uma viso dos empresrios. In: REUNIO DE PRESIDENTES DE ORGANIZAES EMPRESARIAIS IBEROAMERICANAS, 6., 1993, Salvador, BA. Educao bsica e formao profissional. Rio de Janeiro: CNI, 1993. CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA. Educao para a nova indstria: uma ao para o desenvolvimento sustentvel do Brasil. Braslia, DF: CNI; SESI; SENAI, 2007. DELUIZ, N. O modelo das competncias profissionais no mundo do trabalho e na educao: implicaes para o currculo. Disponvel em: <http:// www.uepg.br/formped/disciplinas/Estagio%20Comp.Profissionais.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2008. DELUIZ, N. Formao profissional no Brasil: enfoques e perspectivas. Boletim Tcnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 34-44, 1993. DUARTE, N. Vigotski e o aprender a aprender: crtica as apropriaes neoliberais e ps-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000. FERRETTI, C. et al. Escola e fbrica: vozes de trabalhadores em uma indstria de ponta. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n. 118, p. 155188, mar. 2003. HARVEY, D. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Loyola, 2002.
912
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alessandro de Melo

KUENZER, A.Z. A pedagogia da fbrica. So Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1985. KUENZER, A.Z. A reforma do ensino tcnico no Brasil e suas consequncias. In: FERRETTI , C.; SILVA J UNIOR , J.R.; OLIVEIRA , M.R.N.S. (Org.). Trabalho, formao e currculo: para onde vai a escola? So Paulo: Xam, 1999. p. 121-140. KUENZER, A.Z. Excluso includente e incluso excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relaes entre educao e trabalho. In: LOMBARDI, C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L. (Org.). Capitalismo, trabalho e educao. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, 2002. p. 77-96. KUENZER, A.Z. As relaes entre conhecimento tcito e conhecimento cientfico a partir da base microeletrnica: primeiras aproximaes. Educar em Revista, Curitiba, n. especial, p. 43-69, 2003. KUENZER, A.Z. A educao profissional nos anos 2000: a dimenso subordinada das polticas de incluso. Educao & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 877-910, out. 2006. LODI, L.H. Avaliao do PLANFOR: uma poltica pblica de educao profissional em debate. So Paulo: UNITRABALHO, 1999. OLIVEIRA, E. Toyotismo no Brasil: desencantamento da fbrica, envolvimento e resistncia. So Paulo: Expresso Popular, 2004. OLIVEIRA, R. Empresariado industrial e a educao profissional brasileira. Educao & Pesquisa, So Paulo, v. 29, n. 2, p 249-263, jul./dez. 2003a. OLIVEIRA, R. O empresariado industrial e a educao brasileira. Revista Brasileira de Educao, Rio de Janeiro, n. 22, p. 47-60, jan./abr. 2003b. RAMOS, M.N. Pedagogia das competncias: autonomia ou adaptao. So Paulo: Cortez, 2001. RODRIGUES, J. O moderno prncipe industrial: o pensamento pedaggico da Confederao Nacional da Indstria. Campinas: Autores Associados, 1998.
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

913

Educao bsica e formao profissional na viso dos empresrios brasileiros

SAVIANI, D. A nova lei da educao: LDB, trajetria, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997. SILVA, M.R. Currculo e competncias: a formao administrada. So Paulo: Cortez, 2007.

914

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

You might also like