You are on page 1of 2

As cinco teorias que sustentam Darwin at os dias atuais?

Exceo feita Bblia, nenhum livro influenciou mais a filosofia do homem moderno quant o "A Origem das Espcies", de Charles Darwin.

At sua publicao, em 1859, o pensamento cientfico no oferecia alternativa viso religio a; ao contrrio, era inseparvel dela: o Criador havia estabelecido as leis que rege m o Universo e criado todas as formas de vida na Terra num nico dia. Numa poca em que a cultura ocidental entendia ser o homem criado imagem e semelha na de Deus, possvel imaginar a agitao intelectual causada pela idia de que a vida na Terra seguia um fluxo contnuo de evoluo, resultado da competio pela sobrevivncia que, gerao aps gerao, encarrega-se de eliminar os menos adaptados? E, pior, esquecer o sop ro divino e admitir que a espcie humana pertence ordem de primatas como chimpanzs, micos ou gorilas! Darwin era um observador to criterioso e as concluses que tirou foram to primorosas que os avanos cientficos dos ltimos 150 anos s fizeram comprovar o acerto de suas i dias. Da anatomia dos dinossauros ao capricho microscpico das protenas que se dobra m dentro de nossas clulas, todos os fenmenos biolgicos obedecem lei da seleo natural. Na verdade, Charles Darwin e Alfred Wallace, trabalhando independentemente, desc obriram um mecanismo universal, uma lei que rege no apenas a vida entre ns, mas a que porventura exista ou venha a existir em qualquer canto do Universo. Por qual razo as pessoas aceitam com naturalidade o fato de a Terra girar ao redo r do Sol e ainda hoje rejeitam os ensinamentos de Darwin? Ernst Mayr, considerado "o Darwin do sculo XX", atribui essa dificuldade ao desco nhecimento de que a teoria de Darwin no nica, mas pode ser decomposta em pelo meno s cinco outras: 1) Teoria do ascendente comum Na viagem s ilhas Galpagos, Darwin verificou que o formato do bico de trs espcies de pssaros locais sugeria serem eles descendentes de um ancestral que habitava o co ntinente. Ciente de que a evoluo no cria mecanismos particulares para qualquer espci e, entendeu que esse ancestral devia descender de outro: "Todas as nossas planta s e animais descendem de algum ser no qual a vida surgiu antes". Nenhuma das teo rias de Darwin foi aceita com tanto entusiasmo como esta, porque dava sentido se melhana entre os seres vivos, distribuio geogrfica de certas espcies e anatomia comp rada. Um sculo mais tarde, ao demonstrar que os genes das bactrias so quimicamente iguais aos das plantas, dos fungos ou dos vertebrados, a biologia molecular ofer eceu a prova definitiva de que todos os organismos complexos descendem de seres unicelulares.

2) Teoria da evoluo como tal Segundo ela, o mundo no se encontra em equilbrio esttico, as espcies se transformam no decorrer do tempo. A existncia dos fsseis e as diferenas entre o organismo dos d inossauros e o das aves, nicos dinossauros sobreviventes extino, ilustram com clare za o que chamamos de evoluo das espcies. 3) Gradualismo As transformaes evolucionistas ocorrem gradualmente, nunca aos saltos. Para explic ar como as espcies em nossa volta esto muito bem adaptadas s condies atuais, Darwin e ncontrou apenas duas alternativas: teriam sido obra da onipotncia de um Criador o u evoludo gradualmente segundo um processo lento de adaptao: "Como a seleo natural ag e somente atravs do acmulo de sucessivas variaes favorveis sobrevivncia, no pode pro ir grandes nem sbitas modificaes: ela deve exercer sua ao em passos lentos e vagaroso s". 4) Teoria da multiplicao das espcies Calcula-se que existam de 5 a 10 milhes de espcies de animais e de 1 a 2 milhes de espcies de plantas. Darwin passou a vida atrs de uma explicao para tamanha biodivers idade e props, pela primeira vez, o conceito de que a localizao geogrfica seria resp onsvel pelo surgimento das espcies. Embora merea esse crdito, Darwin no foi capaz de

perceber com clareza a importncia do isolamento geogrfico no aparecimento de espcie s novas. Hoje, sabemos que indivduos isolados por tempo suficiente da populao que l hes deu origem podem acumular tantas mutaes que passam a constituir uma espcie nova incapaz de acasalar-se com os ascendentes. 5) Teoria da seleo natural Foi o conceito filosfico mais revolucionrio desde a Grcia antiga. Segundo Darwin, a seleo natural resultado da existncia da variabilidade gentica, que assegura no exist irem dois indivduos exatamente idnticos, em qualquer espcie. Como conseqncia da vida num planeta com recursos limitados, a competio pela sobrevivncia se encarregar de el iminar os mais fracos. A seleo natural varreu o determinismo que dominou a biologia desde a Antigidade, se gundo o qual cada espcie existiria para atender a determinada necessidade. S ento f oi possvel abandonar interpretaes sobrenaturais para explicar o mundo orgnico. A seleo natural um mecanismo universal inexorvel, alheio a qualquer finalidade, imp revisvel como a prpria vida.

You might also like