You are on page 1of 4

CITOLOGIA Estudo das clulas Clula = Unidade bsica morfofisiolgica de todos os seres vivos.

os. A clula foi originada da evoluo molecular em condies peculiares.

COMPOSIO QUMICA DA CLULA Cada clula constituda de pelo menos 10 mil tipos de molculas, que so utilizados para transformar matria em energia, responder aos seus ambientes e reproduzir. Componentes bsicos: Inorgnicos - e Sais Minerais. Orgnicos - Carboidratos, Lipdios, Protenas, cidos Nucleicos e Vitaminas.

TEORIA CELULAR Sabe-se que todos os seres vivos so formados de minsculas partculas chamadas clulas, onde algumas podem ser vistas a olho nu, e outras, que so a maioria absoluta, s podem ser vistas atravs de um microscpio. Robert Hooke observando cuidadosamente um pedao de cortia, em 1665, notou uma membrana dura que foi descrita com a semelhana a um favo de mel, com vrios pequenos compartimentos, que ele batizou de clulas. O microscpio utilizado por Hooke fora criado por ele mesmo, sendo rudimentar para aprofundar a descoberta. Na mesma poca da descoberta de Hooke, o microscopista, Nehemias Grew, observou tecidos vegetais, e os reconheceu como de natureza "esponjosa". Em 1676, usando outro microscpio, Anthony Van Leeuwenhoek, na Holanda, observou pela primeira vez uma srie de clulas vivas: bactrias, glbulos vermelhos do sangue, espermatozoides e protozorios. A teoria celular s foi formulada em 1839, por Schleiden e Schwann, onde atravs de suas observaes concluram que todo ser vido constitudo por unidades fundamentais: as clulas.

CLASSIFICAO CELULAR Quanto Ao Tempo De Vida REPRODUO ALTA EXEMPLO EPIDERME

CLASSIFICAO TEMPO DE VIDA LBEIS CURTO

ESTVEIS PERENES

MDIO ALTO

MDIA BAIXA

HEPATCITO NEURNIO

Quanto Ao Grau de Organizao CLULAS PROCARITICAS - No apresenta ncleo ou estrutura interna formada. Seu material gentico encontra-se imerso no citoplasma (sem carioteca/envoltrio nuclear), onde possui apenas UMA molcula de DNA. No possuem citoesqueleto, e, normalmente, realizam cissiparidade (binria). CLULAS EUCARITICAS - So clulas compartimentalizadas, que possuem um sistema de endomembranas e citoesqueleto, com ncleo definido, envolvido por carioteca que envolve vrias molculas de DNA. Estas clulas realizam diviso direta ou indireta.

Quanto Diferenciao Celular DIFERENCIADAS - So clulas especializadas, tal como os neurnios, hepatcitos e clulas epiteliais. INDIFERENCIADAS - So clulas que ainda no se especializaram, como o zigoto e a clula-tronco. DESDIFERENCIADAS - So clulas que perderam sua especializao, assim como as clulas neoplsicas (cncer).

MEMBRANA PLASMTICA uma membrana seletiva que delimita a clula, proporcionando uma composio prpria e um compartimento segregado (mas no isolado). FUNES Proporciona individualidade clula, definindo os meios intra e extracelular. Compartimenta o citoplasma. Forma ambientes nicos e especializados devido sua permeabilidade seletiva. Participa da interao clula-clula e clula-matriz extracelular COMPOSIO BIOQUMICA E ESTRUTURA

As membranas biolgicas apresentam uma dupla camada contnua de lipdeos, com a qual protenas e carboidratos interagem das mais diversas maneiras. a bicamada lipdica que confere estabilidade e flexibilidade membrana. A fluidez da membrana controlada por diversos fatores fsicos e qumicos, como a temperatura. A concentrao de colesterol tambm influencia na fluidez da membrana plasmtica. O modelo do mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson, em 1972, ocorreu atravs da anlise da semipermeabilidade da membrana plasmtica pela microscopia eletrnica.

TIPOS DE TRANSPORTES

PASSIVO ATIVO Sem gasto de ATP e a favor do gradiente Com gasto de ATP e contra o gradiente de concentrao. de concentrao. Difuso simples, difuso facilitada, Bomba de ons, endocitose. osmose.

DIFUSO SIMPLES Consiste na passagem das molculas do soluto do local de maior para o de menor concentrao, at estabelecer um equilbrio. Isto ocorre com a entrada de e a sada de da clula

DIFUSO FACILITADA Proporciona o transporte de substncias como aminocidos, acares, vitaminas e ons atravs de protenas transmembrnicas. Essas protenas facilitam o transporte de substncias para o interior da clula. Estas protenas formam canais que so revestidos por aminocidos polares e gua, para se ligar a substncias polares ou carregadas, e assim permitir sua entrada. Os canais inicos com portes se abrem em resposta a um estmulo. As protenas da membrana mudam sua estrutura quando se unem ao estmulo. Ex.: Entrada de na clula e sada de da clula.

OSMOSE o processo de transporte de gua de um meio hipotnico para um meio hipertnico via membrana plasmtica. um tipo de transporte passivo, em que pode ocorrer tanto do meio hipotnico para o hipertnico, quanto no sentido inverso. Esse tipo de transporte no apresenta gasto de ATP.

Numa clula animal, a entrada excessiva de proporcionar a sua ruptura (plasmoptise), e a sada excessiva (plasmlise), por estar em uma soluo hipotnica a tornar murcha. A entrada e sada de em clulas animais proporcionalhes alteraes morfofisiolgicas.

You might also like