You are on page 1of 2

Na constituicao a saude esta do artigo 196 ao 200 ART.196-quando fala dever do estado significa:GOVERNO FEDERAL,ESTADUAL,MUNICIPAL.

Atraves de promocao,protecao,prevencao e recuperacao da populacao. ART.197-a regulamentacao,fiscalizacao e dever do poder publico,atuacao dos conselhos municipais de saude"populacao,funcionarios,gestores,conveniados do sus".(50% populacao,25% funcionarios,25%gestores) ART198-descentralizacao,aproximacao do povo ao sus.aproximacaodo atendimento em saude,para a populacao local.Foi estabelecida pela lei 8080/1990 ela vem concretizar o artigo 196. O

ARTIGO DA

CONSTITUICAO QUE FALA DA CONTRATACAO DO A.C.S. e do A.C.E. ESTA NO ARTIGO 198(PROCESSO SELETIVO).
ARTIGO 198 INCISO IV(PROCESSO SELETIVO)ACRESCENTADO DO 2006,foi aceito o cargo a nivel de processo seletivo ou profissao. ART.199-O atendimento em saude,primeiro e no servico publico,depois vai para o privado; a)Os planos e seguridade de saude serao fiscalizados pelos gestores publicos. b)Orgaos humanos e seus fluidos"sangue",poderao ser doados,porem e proibido a sua venda. ART.200-Controle e fiscalizacao e participacao na producao de medicamentos,equipamentos imunobiologicos"vacina" ,hemoderivados(produtos do sangue) entre outros. LEI 8.142/1990-fala da participacao da comunidade no sus e da transferencia de recursos financeiros.antes da constituicao de 1988, a visao de saude era curativa.

DIRETRIZES DO SUS OU PRINCIPIOS


Universalidade=atendimento para todos. Integralidade=resolver o problema de saude totalmente. Equidade=atendimento igual para todos. A participacao da comunidade esta na lei 8.142,denominada tambem controle social.

LEIS ORGANICAS DA SAUDE


A lei 8080 e 8,142 sao conhecidas como leis organicas de saude. 1)autonomia do usuario ou seja procurar o sistema de saude para atender suas necessidades. 2)direito a informacao de saude; 3)as acoes de saude devem ser voltadas p/os reais necessidades de saude.obs:investir em idosos sendo que na regiao nao tem. 4)a questao do saneamento basico. 5)resolucao dos problemas de saude em todos os niveis de assistencia. 6)o artigo que refere sobre a formacao e capacitacao do a.c.s. e a.c.e. e o artigo 200.

TERMOS TECNICOS DE SAUDE


Impericia=fazer algum procedimento sem total seguranca. Negligencia=saber o que tem que fazer e nao fazer. Imprudencia=e saber que nao pode fazer e fazer. Omissao=saber a necessidade e nao realizar ou socorrer.

QUAL PAPEL DO A.C.E.


1) SABER das necessidades de saude da sua populacao; 2)visitar todas as familias e vistoriar os quintais ou lotes baldio; 3)cumprir a carga horario de 8 horas diarias. a.c.s.=agente comunitario de saude; a.c.e.=agente combate a dengue; epidemia=casos novos ou antigos de uma doenca.

You might also like