You are on page 1of 4

MACETES CONSTITUCIONAL PRINCPO DA LEGALIDADE X PRINCPIO DA RESERVA LEGAL: O princpio da legalidade estrita veicula uma ordem genrica, segundo

a qual a criao ou a modificao de direitos ou obrigaes depende de espcie jurdica regularmente produzida, na conformidade com o processo legislativo constitucional. J o princpio da reserva legal ocorre sempre que a Constituio Federal referir-se a determinado tema e atribui a sua regulamentao aos termos da lei ou forma da lei.

organizarem por meio de suas respectivas constituies estaduais, sempre respeitando as regras limitativas estabelecidas pela Constituio Federal, classificado por

a) ilimitado. b) derivado reformador. c) originrio. d) derivado decorrente. e) inicial.

COMPOSIO DOS TRIBUNAIS MASSETE STF composto por 11 ministros Somos Time de Futebol - Um time de futebol possui 11 titulares. STJ composto por 33 ministros. 33 a idade que Jesus Cristo morreu. TST composto por 27 ministros. Trinta Sem Trs (30-3) = 27 TSE composto por 7 ministros. Leia as slabas ao contrrio: SET = 7 STM composto por 15 ministros Somos Todos Mocinhas - as mulheres viram mocinhas aos 15 anos de idade.

2 - ( Prova: VUNESP - 2010 CEAGESP - Advogado / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) Assinale a alternativa correta a respeito do poder constituinte.

a) O poder constituinte reformador no est sujeito a limites de forma ou de contedo. b) As clusulas de imutabilidade so vedaes materiais ao exerccio do poder constituinte originrio. c) O STF j decidiu ser cabvel mandado de segurana, impetrado por parlamentar, contra proposta de emenda constitucional, que desrespeite clusula ptrea. d) A emenda constitucional que desconsidera o princpio da imunidade tributria recproca entre os entes da Federao no ofende as clusulas ptreas da Constituio. e) O poder constituinte decorrente manifesta-se, no direito brasileiro, pela

Poder Constituinte - Provas Anteriores - Projeto MPE/2011 1 - ( Prova: FCC - 2010 - METR-SP Advogado / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) O Poder Constituinte, que consiste na possibilidade que os Estados-membros tm, em virtude de sua autonomia poltico-administrativa, de se auto-

possibilidade de aprovao de emendas constitucionais pelo voto de trs quintos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional e em dois turnos de votao em cada uma delas.

3 - ( Prova: CESPE - 2009 - DPE-PI Defensor Pblico / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) Quanto aos limites de atuao do poder de reforma constitucional e ao alcance de proteo das clusulas ptreas, assinale a opo correta.

e) A jurisprudncia do STF considera que os limites materiais ao poder constituinte de reforma no significam a intangibilidade literal da disciplina dada ao tema pela Constituio originria, mas sim a proteo do ncleo essencial dos princpios e institutos protegidos pelas clusulas ptreas.

a) Sendo um poder institudo, o poder de reforma constitucional sofre limitaes de contedo, mas no de forma. Assim, uma proposta de emenda CF que seja rejeitada poder ser reapresentada na mesma sesso legislativa. b) O STF entende que os direitos e garantias individuais considerados clusulas ptreas pela CF restringem-se queles expressos no elenco do art. 5., no admitindo interpretao extensiva. c) Consideram-se limitaes temporais as situaes que impedem que a CF seja emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. d) No exerccio do poder de reforma constitucional, o Congresso Nacional dispe da faculdade de modificar a Lei Magna, no se admitindo que essa competncia seja restringida por limitaes outras que no aquelas constantes de forma explcita do texto constitucional.

4 - ( Prova: CESPE - 2009 - DETRANDF - Analista - Advocacia / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) Acerca do direito constitucional brasileiro, julgue os itens seguintes. O poder de modificar o texto originrio da Constituio advm do exerccio do poder constituinte reformador e do revisor, os quais podem ser manifestados a qualquer tempo, mediante o voto de trs quintos de cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos de votao.

( ) Certo

( ) Errado

5 - ( Prova: MS CONCURSOS - 2009 TRT - 9 REGIO (PR) - Juiz - 1 Prova - 2 Etapa / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; Poder Legislativo; ) Analise as proposies a seguir: I. Decorre do princpio constitucional da independncia dos Poderes a impossibilidade da Cmara dos Deputados convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica para prestarem, pessoalmente, informaes sobre assuntos previamente determinados. II. Compete privativamente ao Senado

Federal processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade. III. O poder constituinte originrio pode estabelecer limitaes materiais ao poder de reforma da Constituio. IV. O controle externo exercido para a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio fica a cargo do Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, sendo este ltimo integrado por nove ministros. V. As medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a partir de sua publicao, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas delas decorrentes.

I. O poder que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil vigente atribui aos estados-membros para se auto organizarem, por meio da elaborao de suas prprias Constituies. II. O poder que tem como caracterstica, dentre outras, a de ser ilimitado, autnomo e incondicionado. Esses poderes dizem respeito, respectivamente, s espcies de poder constituinte

a) decorrente e originrio. b) derivado e reformador. c) reformador e revisor. d) originrio e revisor. e) decorrente e derivado.

a) somente as proposies II, III e IV so corretas b) somente as proposies I, III e V so corretas c) somente as proposies III, IV e V so corretas d) somente as proposies II e IV so corretas

7 - ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RO Promotor de Justia / Direito Constitucional / Aplicabilidade e Interpretao das Normas Constitucionais; Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) A respeito do poder constituinte e da interpretao e aplicabilidade da norma constitucional, assinale a opo correta.

e) todas as proposies so corretas

6 - ( Prova: FCC - 2010 - TRE-RS Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) Em matria de Poder Constituinte analise:

a) A Teoria do Poder Constituinte foi desenvolvida por Jean Bodin, na obra Os Seis Livros da Repblica, em que discorreu acerca do poder perptuo e absoluto do soberano, o qual no seria fruto de uma delegao, mas sim originrio de uma divindade. b) Uma lei estadual editada com base na sua competncia prevista em Constituio pretrita recepcionada como

lei federal, quando a nova Constituio atribui essa mesma competncia Unio.

c) Utilizando-se da chamada interpretao tpica, as normas constitucionais devem ser vistas no como normas isoladas, mas como preceitos integrados em um sistema unitrio de regras e princpios, que institudo na prpria Constituio. d) Conforme entendimento do STF, a perda, pela prtica de falta grave, dos dias remidos pelo trabalho do condenado criminalmente viola o princpio do direito adquirido. e) As mutaes constitucionais decorrem da conjugao da peculiaridade da linguagem constitucional, polissmica e indeterminada, com fatores externos, de ordem econmica, social e cultural, que a CF intenta regular, produzindo leituras sempre renovadas das mensagens enviadas pelo constituinte.

Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) Um fazendeiro que detenha a propriedade de nascente de gua desde setembro de 1988 pode invocar direito adquirido contra a norma constitucional, oriunda do poder constituinte originrio, que estabeleceu a dominialidade pblica dos recursos hdricos.

( ) Certo

( ) Errado

10 - ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Promotor de Justia / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) A CF de 1988 prev expressamente o poder de reforma, o qual materializa o poder constituinte derivado.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 1-D 2-C 3-E 6-A 7-E 8-E 8 - ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR Promotor de Justia / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituio; ) A respeito do poder constituinte, da organizao do Estado e dos Poderes no Brasil, julgue os itens a seguir. Por meio do poder constituinte reformador pode-se mudar a forma federativa do Estado estabelecida pelo poder constituinte originrio.

4-E 9-E

5-A 10 - C

( ) Certo

( ) Errado

9 - ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR Promotor de Justia / Direito

You might also like