You are on page 1of 50

Modulo II

Mdulo II - Geodatabase e ArcSDE

Descrio: Este mdulo focaliza os conceitos e ferramentas que permitiro ao usurio trabalhar com um Banco de Dados Relacional e como o Banco de Dados interaje com a informao geogrfica, alm de conhecer quais produtos ESRI so destinados para este tipo de soluo. Objetivos: Permitir que o colaborador IMAGEM se capacite nos itens: Geodatabase e ArcSDE atravs de uma linguagem simplificada e prxima realidade vivenciada com o cliente. Metodologia: Questionrio de aplicaes e curiosidades focado no dia a dia com o cliente, contemplando vdeos de demonstraes e documentao detalhada de como executar cada procedimento. Escopo das Aplicaes: 11 (onze) temas sobre como Construir o Geodatabase e, 06 (seis) temas sobre Geodatabase Multiusurio. Total de 30 (trinta) aplicaes distribudas entre os temas mencionados acima. Utilize o Material de Apoio de cada Mdulo para esclarecer suas dvidas ou consulte o Help da ESRI atravs do link http://webhelp.esri.com/arcgisdesktop/9.3/index.cfm?TopicName=welcome , em Ingls. Construindo Geodatabase Geodatabase Multiusurio Gerenciamento de dados Geodatabase Multiusurio Gerenciamento do Processo de Edio Geodatabase Multiusurio

Legenda

Orientaes de controle do vdeo utilizado na Demonstrao Interativa. Download do material de apoio ao contedo apresentado

Geodatabase - Resposta pergunta 01


ArcSDE

Produto ArcSDE
O ArcSDE uma tecnologia desenvolvida pela ESRI que significa ArcSpatial Database Engine (ArcSDE). Esta tecnologia permite acessar e gerenciar dados espaciais armazenados dentro de um Banco de Dados Relacional (SGDB) como SQL Server, Oracle ou Postgre. Dentre as principais funcionalidades esto: Definir como o dado espacial ser armazenado e gerenciado pelo SGDB. Suporte para versionamento e arquivamento. Sustentar tipos espaciais para os SGDBs Oracle e SQL Server com padro ISO e OGC. Esta tecnologia destinada para usurios que necessitem editar dados simultaneamente, ou quando h necessidade de fluxo de trabalho versionado, backup, restaurao e/ou arquivamento, ou ainda alta performance, alm de Banco de Dados com muitos dados.

Figura 1 - Composio do ArcSDE Geodatabase.

Geodatabase - Resposta pergunta 02


ArcSDE

Elementos de Geodatabase
Pode-se criar dentro do Geodatabase os seguintes elementos (alguns elementos requerem licena do ArcGIS Desktop ArcEditor e ArcInfo): Feature Class tabela que armazena feies geogrficas e atributos restringe-se apenas um tipo de geometria (ponto, linha ou polgono), permite coordenadas XY e medidas ZY e possui associao com referncia espacial.

Figura 1 Um registro na tabela de atributos representa uma feio no mapa.

Feature Dataset armazenam relaes espaciais com as feature class, permite compartilhar a mesma referncia espacial. Como restrio tabelas no pode ser armazenadas em Feature Datasete este elemento obrigatrio para trabalhar com topologia, Geometric Network e Network Dataset.

Figura 2 Estrutura de armazenamento da feature dataset.

Relationship class (Classe de Relacionamento, disponvel apenas no ArcEditor ou ArcInfo) os registros so ligados da classe de origem para a classe de destino, os campos comuns estabelecem o relacionamento. Com este elemento, mantida a integridade referencial, acesso leitura/escrita, regras de relacionamento e benefcios de edio.

Figura 3 Exemplificao de relacionamento entre as feature class.

Geometric Network (disponvel apenas no ArcEditor ou ArcInfo) determina o relacionamento espacial entre junes (pontos) e arestas (linhas), a conectividade armazenada no Geodatabase. Este elemento somente deve ser utilizado em rede unidirecional (utilites e ruas, por exemplo), podendo incluir comportamentos.

Figura 4 Empregabilidade do geometric network.

Topologia (disponvel apenas no ArcEditor ou ArcInfo) elemento destinado a criao de regras de validao para feies, provido de ferramentas para a integridade espacial. Deve-se criar feature class em um mesmo feature dataset, a validao

ocorre entre uma ou duas feature class.

Figura 5 Legenda da simbologia aplicada pelas regras topolgicas.

Tabelas trata-se de uma coleo de linhas e colunas e armazena elementos no espaciais. Os dados armazenados so: endereos, localizao XY, etc. Possibilita a participao de relacionamentos entre feature class.

Figura 6 Representao da tabela de atributos.

importante ressaltar que dados como Shapefile no um elemento de Geodatabase, portanto no pode ser criado no Geodatabase, contudo possvel convert-lo para arquivo Feature Class.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 03


ArcSDE

Tipos de Geodatabase
Basicamente o Geodabatase se divide em dois grupos. O primeiro grupo constitudo pelos tipos de Geodatabase licenciados pelo ArcGIS Desktop, j o segundo grupo formado pelos Geodatabases licenciados atravs do ArcSDE. A escolha do tipo de Geodatabase deve ser realizada tomando por base o escopo do projeto que est sendo desenvolvido e a metodologia de trabalho. Quando obtiver as respostas para os questionamentos abaixo, ficar mais fcil decidir qual Geodatabase ser utilizado: A base de dados (arquivos vetoriais e raster) muito grande? Aproximadamente ocupa quantos Gb? Mais de um usurio ir editar simultaneamente o dado? H necessidade de backup da Base de Dados? Ser necessrio trabalhar com replicao dos dados? Deseja trabalhar com controle de usurios e acesso aos dados? Com base nas respostas obtidas, visualize os quadros comparativos para identificar qual o tipo de Geodatabase atender sua necessidade. Quadro comparativo entre os tipos de Geodatabase pertencentes ao primeiro grupo:

Na sequncia uma comparao do segundo grupo:

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 04


ArcSDE

Impacto do uso do Geodatabase


Independente do tipo de Geodatabase que se est utilizando, os principais impactos so: Reduo do armazenamento fsico dos dados geogrficos, Segurana na utilizao de componentes COM para acessar os dados e Fortalecimento da integridade referencial dos dados. Quando se utiliza o Geodatabase Enterprise SDE h ainda outras melhorias, como a restrio de acesso aos dados baseado no perfil de acesso de cada usurio e outras tarefas administrativa do Banco de Dados, como backup, restore, attach, detach, jobs, entre outros. Dentre as principais vantagens do uso de Geodatabase esto centralizao dos dados (features e atributos), escalabilidade, vrios usurios editando o dado ao mesmo tempo, permanncia de relacionamento entre feies, criao de comportamento (subtipos e domnios, por exemplo) e armazenamento da conectividade entre linhas e polgonos.

Geodatabase - Resposta pergunta 05


ArcSDE

Migrao de Shapefile
No ArcToolbox existe a ferramenta Feature Class to Feature Class disponvel em todas as verses do ArcGIS Desktop que permite migrar os shapefiles para feature class sem que ocorram perda de dados. No processo de migrao podem ser utilizados outros tipos de arquivos como tabelas, arquivos CAD, coverage, XML e outros como demonstra a figura abaixo.

Figura 1 Ilustrao dos formatos de arquivos que podem ser migrados para Geodatabase.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como migrar shapefile para feature class. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Se preferir, acesse o link http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=178 para obter o procedimento detalhado de como realizar a converso dos dados.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 06


ArcSDE

Comportamentos: Domnio e Subtipo


Uma das vantagens de utilizar o Geodatabase a possibilidade de padronizar as informaes inseridas no Banco de Dados, atravs de dois comportamentos: domnio e subtipo. Domnio permite validar os valores dos campos, definido nas propriedades do Geodatabase. Atualmente os tipos existentes so: Range localiza erros no dado do atributo, a validao manual e as feies com problemas so selecionadas. Valores de cdigo lista de valores vlidos por campo e a validao ocorre automaticamente.

Figura 1 Interface de atributos no ArcMap onde as configuraes do domnio so apresentadas para que o usurio apenas selecione a informao que desejar. Subtipo - requer um campo inteiro e s pode existir dentro de uma tabela ou feature class. Para a correta utilizao trivial ter conhecimento dos dados. Dentre as vantagens a principal automatizao dos dados, pode-se definir um atributo padro ao adicionar uma nova feio, permite gerenciar grupos de feies separadamente, ocasionando deste modo, maior eficincia na edio.

Figura 2 - Subtipo da classe de elevao empregado em uma feature class, atravs de um campo inteiro.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como criar um domnio e subtipo. Neste exemplo utilizaremos uma feature class de pontos denominada Estabelecimento, nosso objetivo pr-definir o nome dos estabelecimentos como Restaurante, Parque, etc.; para que no processo de edio, o usurio apenas selecione a informao, sem haver a necessidade de digitar qual o tipo de estabelecimento foi vetorizado. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira, acesse os links abaixo para obter o procedimento: Adicionar subtipo http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=134 Adicionar domnio http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=179

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 07


ArcSDE

Caractersticas do Relationship Class


Para se criar uma Classe de Relacionamento (relationship class) importante observar os seguintes aspectos: Cardinalidade este especifica o nmero de objetos na classe de origem que pode fazer referncia a um nmero de objetos na classe destino e determina o mtodo de associao entre as tabelas. Um relacionamento pode ter um dos trs tipos de cardinalidade: Um-para-um um objeto origem pode referir-se apenas um objeto destino. Por exemplo, um lote s pode ter uma descrio jurdica.

Um-para-muitos um objeto origem pode estar relacionado a vrios objetos no destino. Por exemplo, uma encomenda pode ter muitos edifcios.

Muitos-para-muitos muitos objetos da origem esto relacionados a vrios objetos no destino e vice-versa. Por exemplo, um determinado imvel pode ter muitos donos, e de um determinado proprietrio pode prprios muitas propriedades.

Tipos de Relacionamento existem dois tipos de relacionamentos: Simples registros da origem e destinos so independentes. Se o registro na tabela de origem for deletados, todos os registros relacionados na tabela de sada permaneceram. Composto o registro na tabela de destino no existe se no houver na tabela de origem. Caso o registro na tabela de sada seja excludo, todos os registros correspondentes na tabela de destino tambm sero removidos.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 08


ArcSDE

Relationship Class
Antes de criar a Relationship Class importante que o dado de origem e destino esteja no mesmo Geodatabase, que exista ao menos um campo comum entre as tabelas (mesmo tipo de dado e mesma informao) e utilize a licena ArcEditor ou ArcInfo.

Figura 1 Ilustrao do processo de relacionamento entre dados.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como criar a Relationship Class. Neste exemplo, realizaremos um relacionamento entre uma feature class e uma tabela com informaes sobre cana-de-acar. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira, acesse o link http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=180 para obter o procedimento de criao da Relationship Class.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 09


ArcSDE

Annotation
A annotation ou simplesmente anotao uma feature class (obrigatoriamente armazenada em um Geodatabase) que possuem feies especializadas de texto, disponvel apenas nas licenas do ArcEditor ou ArcInfo. Em suas propriedades constam informaes como referncia para a escala e simbologia. Diferentemente do label, o usurio pode editar/modificar as anotaes individualmente, alm de possibilitar mltiplas classes de anotaes (subtipos). Atualmente existem dois tipos de annotation: Standard - textos autnomos. Feature-linked - texto de atributo relacionado. Entre as principais vantagens da annotation esto: os rtulos so armazenados com os dados e no gerenciados pelo projeto do ArcMAP (arquivo *.mxd) e pode ser utilizado em qualquer mapa. A seguir, uma tabela comparativa entre os recursos label e annotation.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como converter o label em annotation. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso queira, acesse o link http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=181 para obter o processo detalhado.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 10


ArcSDE

Label para Annotation CAD


Embora o dado CAD no possua tabela de atributos, possvel converter o label para o layer de Annotation CAD. Para realizar este procedimento, o usurio dever ter adquirido a extenso Data Interoperability do ArcGIS.
Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como realizar o procedimento de exportao dos dados. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira, acesse o link http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=182 para obter os detalhes de como executar o procedimento.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 11


ArcSDE

Integridade espacial
Para validar a integridade espacial a ESRI desenvolveu o recurso de Topologia, que se refere a um elemento criado no interior da feature dataset no Geodatabase, utilizando a licena do ArcEditor ou ArcInfo. Com a Topologia, possvel determinar os erros de integridade espacial e corrigi-los, contudo cada feature class pode participar de apenas uma topologia. Uma das propriedades da Topologia est tolerncia cluster, que retrata a distncia em que realizada toda a geometria coincidente, sendo utilizada para garantir a integridade dos dados topolgicos e as linhas coincidentes compartilham geometria coincidente.

Figura 1- As reas em vermelho no mapa representam a identificao dos erros de integridade espacial.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como trabalhar com Topologia. Neste exemplo, temos uma feature class que determina o limite e uma segunda feature class que possui as subdivises, contudo o limite da segunda feature class no est correto. Nosso objetivo identificar os pontos em que o limite est diferente e corrigi-los. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira, acesse o link http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=183 para obter o procedimento de como criar a Topologia.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 12


ArcSDE

Regras Topolgicas
A regra topolgica define qual aspecto da integridade entre os dados ser analisada. Os tipos de regras dependem unicamente do tipo de geometria das feies envolvidas. Abaixo apresentamos um quadro com os tipos de regras que podem ser adicionadas: Regras para Polgono

Regras para Linhas

Regras para Pontos

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 13


ArcSDE

Geometric Network
Geometric networks oferece um modelo de rede comum e infraestrutura encontradas no mundo real. Distribuio de gua, linhas de energia eltrica, servios de telefonia e fluxo de gua so exemplos de recursos que podem ser modelados e analisados utilizando Geometric Network. Para construir a Geometric Network, o usurio dever possuir ArcEditor ou ArcInfo e atentar-se para os seguintes pontos: As feature classes que forem utilizadas para criar a rede devem estar em uma nica Feature Dataset. Cada feature class pode participar apenas de uma rede por vez; Se a feature class estiver participando de topologia, ento no poder ser utilizada para a construo da Geometric Network; Apenas feies de linhas e pontos so aceitas.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como criar a Geometric Network. Neste exemplo, ser construda uma rede entre os transformadores e as linhas de distribuio de energia. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira, acesse o link http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=184 para obter o procedimento de criao da Geometric Network.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 14


ArcSDE

Elementos da Geometric Network


Dentre os tipos de geometria utilizados na Geometric Network so pontos e linhas, a geometria polgono no aceita. Para trabalhar com este tipo de rede, necessrio ter a licena do ArcEditor ou ArcInfo. Os principais elementos desta rede so: Simple Junction conectado atravs dos segmentos e representa um elemento do logical network.

Orphan Junction um segmento deve ter uma juno em cada extremidade, como uma regra topolgica aplicada pelo ArcGIS. Pode-se utilizar as junes rfs na regras de conectividade.

Simple Edge conecta a feio e divide a geometria. Cada segmento representa um elemento de segmento dentro do logical network.

Complex Edge conecta feio de segmento sem dividir a geometria da feio. Pode representar mltiplos elementos dentro do logical network.

Geodatabase - Resposta pergunta 15


ArcSDE

Carga de Dados
O ArcGIS disponibiliza atravs do ArcCatalog a ferramenta Load Data que realiza a carga de dados para um dado contido no Geodatabase. Se o dado que receber a carga de dados j tiver alguma informao, estas sero mantidas, no havendo sobreposio ou remoo de registros.

Figura 1 - Opo via ArcCatalog para realizar a carga de dados.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como realizar o processo de carga de dados atravs do Load Data. Neste exemplo, realizaremos a carga de dados em uma feature class de arruamento de So Jos dos Campos/SP sem dados atravs de um shapefile desta mesma regio, com dados atualizados. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira, acesse o link http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=185 para obter o procedimento de carga com o Load Data.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 16


ArcSDE

Fundamentos para armazenamento do Raster


No Geodatabase podem ser armazenados tanto dados vetoriais quando raster. Os principais fundamentos para que o raster seja armazenado so: O raster proveniente de imagem de satlite e fotos areas. Cada pixel possui um valor numrico e armazenado no encontro de coluna e linha. Pode haver uma ou mais bandas. Cada raster possui um tipo especifico, que pode ser discrete (indica a qualidade da varivel) ou continuos (indica a quantidade de uma varivel). O valor da banda determina a resoluo dos valores que pode ser banda simples (apenas uma varivel armazenada) ou *mltiplas bandas (*mltiplas variveis so armazenadas, cada banda cobre a mesma rea geogrfica. Na combinao de bandas, podem ser utilizado no mximo trs bandas).

Figura 1 esquerda representao de uma banda simples e direita uma imagem de satlite combinando trs bandas.

Geodatabase - Resposta pergunta 17


ArcSDE

Armazenamento de Raster
Existem duas caractersticas que acompanham o raster: Raster atributos na tabela de atributos poder ser inserido apenas um campo do tipo Raster; ao clicar sobre este campo o raster armazenado ser apresentado. Se houver necessidade de mltiplos rasters, pode ser suportado atravs do relacionamento entre tabelas.

Figura 1 - Com o campo Raster pode-se referenciar uma imagem para ser utilizada com este campo.

Raster pirmide trata-se de uma cpia da resoluo reduzida do raster original. De modo geral, o dobro do tamanho do pixel em cada nvel. Sua funo aumentar a performance com relao a consulta. Cada nvel recortado para armazenar blocos de raster. H o mesmo nmero de pixel em cada bloco.

Figura 2 Disposio entre os nveis de pirmide.

Entre as opes de armazenamento do raster no Geodatabase, h:

Raster Dataset elemento do Geodatabase para armazenar raster individuais. Permite visualizao rpida em qualquer escala. Possibilita a criao de mosaicos e tem mltiplas opes para identificar sobreposio de pixel.

Figura 3 - Mosaico resultante entre as imagens.

Raster Catalog constitudo por uma coleo de raster dataset que podem estar em formato varivel. O raster dataset armazenado em formato de tabela, onde cada registro da tabela representa um raster dataset, sendo preservadas as propriedades de cada raster dataset. Cobertura de dados existente para cada raster dataset. Esta caracterstica utilizada para pesquisa espacial. Permite ainda executar consulta (query) sobre a tabela de atributos de cada raster dataset.

Figura 4 - Associao entre o registro da tabela do raster catalog com a feio do raster dataset.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de uma demonstrao interativa de como importar um raster dataset e raster catalog. Neste exemplo, temos raster fora do Geodatabase, que sero importados para o Banco como Raster Dataset e Raster Catalog. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira, acesse os links abaixo para obter o procedimento: Criar um raster dataset http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=187 Criar um raster catalog http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=186

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 18


ArcSDE

Conexo com Geodatabase SDE


Basicamente existem trs formas de realizar a conexo com o Geodatabase SDE, conforme ilustrao abaixo:

Figura 1 Tipos de conexes com o Geodatabase SDE.

Application Server a conexo requer um servio do ArcSDE em execuo. Ento o processo giomgr atua como monitor do ArcSDE. Para cada servio haver um processo com este nome. Sua funo ouvir a solicitao da aplicao do usurio conectado, depois dissolve a solicitao no processo gsrvr, por fim, limpa e desconecta o processo do usurio. Por sua vez, o processo gsrvr gerado para cada solicitao ao servio do ArcSDE. Cada processo serve apenas um nico usurio/aplicao, comunicando-se com o Banco de Dados em nome da aplicao, o gsrvrresponde as solicitaes e edita os questionamentos da aplicao antes de enviar para a Base de Dados. A caracterstica principal que diminui a carga no cliente e aumenta a carga no servidor.

Figura 2 Comunicao realizada entre os processos da conexo pela rede.

Conexo direta no requer servio do ArcSDE e os drivers so instalados no cliente. Requer instalao separada no cliente e a caracterstica principal que aumenta a carga no cliente e diminui a carga no servidor.

Figura 3 Modelo de comunicao com uma conexo direta.

OLE DB o nico tipo que no utiliza a tecnologia SDE, pois uma interface para dados Microsoft Access, sendo considerada como a prxima gerao ODBC. Vrios drivers permitidos para DBMS e so instalado com Software Cliente. Permitido somente para dado no-espacial, tipicamente apenas leitura.

Figura 4 Interface de seleo do provider OLE DB a ser utilizado.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de uma demonstrao interativa de como criar a conexo espacial utilizando o ArcCatalog. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Se quiser, acesse http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=98 para obter o procedimento de como criar uma conexo direta com o Oracle via ArcMap.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 19


ArcSDE

Dicas ESRI - Performance cliente-servidor


Quando falamos em performance de cliente-servidor, alguns dos elementos a serem avaliados so: Hardware do servidor garantir o armazenamento, processamento e memria suficiente para atender a demanda dos usurios. Rede pode facilmente engarrafar o trfego. SGDB deve ser adequadamente configurado para o Geodatabase (manuteno essencial). Design do Geodatabase e iterao com o usurio.

Figura 1 Representao do comportamento entre iterao com o usurio e o processamento no servidor.

Com relao usabilidade das aplicaes, a ESRI destacada ainda os seguintes itens: Thumbnails no ArcCatalog visa minimizar o tempo para preview da imagem no ArcCatalog; trata-se de uma pequena imagem em JPEG do dado. Pode ser gerado de documentos do ArcMAP ou arquivo do tipo layer (armazenado em arquivo XML). O thumbnail de Feature class e feature datasets podero ser criados se houver permisso de edio. Escala dependente por layer permitem controlar a visibilidade baseada na exibio do mapa, as caractersticas so reveladas ao aplicar zoom. Filtros espaciais so aplicados rapidamente.

Map Cache no ArcMap as feies so armazenadas na memria RAM em cache na mquina cliente, visando minimizar o nmero de consultas espaciais ao servidor. Gerenciado por sesso ArcMap. Deve ser utilizado para pequenas extenses, informando a escala mnima para o auto-cache e para o uso de dados no versionados. Manuteno as aes praticadas afetam diretamente a performance do banco. Funes crticas destinadas para DBA ou Gerenciadores do SDE: Gerenciamento de verses. Compresso e anlise. Manuteno dos ndices. Plano de armazenamento. Recursos de monitoramento do servidor.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 20


ArcSDE

Edio simultnea dos dados


Pensando na realidade de edio simultnea dos dados, a ESRI oferece a possibilidade de trabalhar com versionamento que necessita de ArcEditor ou ArcInfo e Geodatabase SDE (licena de ArcSDE Workgroup ou Enterprise). O versionamento um snapshot (fotografia, cpia) do Geodatabase, onde persiste a mudana dos registros, sendo considerada tambm como uma unidade de trabalho desenvolvida para base de mltiplos usurios (Geodatabase Multiusurio) editando o mesmo dado em uma verso pblica, denominada verso DEFAULT.

Figura 1 O usurio conectado na verso Edit realizou alteraes na feature class, enquanto que a verso DEFAULT refere-se ao dado original. O termo DBO o esquema do Banco de Dados. importante destacar que existem trs nveis de permisso para cada verso: Private somente o usurio owner (proprietrio dos dados) possui permisso de leitura/escrita. Protected (padro) usurio owner possui permisso de leitura/escrita e demais usurios tem acesso de somente leitura. Public todos os usurios possuem permisso de leitura/escrita.

Geodatabase - Resposta pergunta 21


ArcSDE

Ambiente versionado versus no-versionado


O versionamento determina se poder trabalhar com edio simultnea dos dados. Existem dois tipos de ambientes: No-versionado toda edio ocorre diretamente na Base de Dados. Internamente no Banco so criadas trs tabelas auxiliares ao processo de edio: * B (bussiness table) - refere-se prpria feio editada. * F - so armazenas a geometria da feio e o ObjectID. * S - Reservado para armazenamento dos ndices espaciais. No se pode editar topologia ou geometric network e as funes desfazer/refazer ficam desabilitadas. Como pr-requisito: possuir permisso para editar o dado. Ocorre lock (bloqueio) em toda a Base de Dados para manter a integridade dos dados, por este motivo podem surgir problemas de travamento.

Figura 1 Dois usurios editando a mesma rea da feature class. O usurio2 ficar com a interface travada at que o usurio1 finalize a edio.

Figura 2 Representao das tabelas criadas no Banco de Dados.

Versionado as alteraes realizadas em ArcSDE so armazenadas em tabelas multiversionadas, o que possibilita desfazer/refazer a edies. Cada feio alterada permanece com ID (state_ID) diferenciado. Todas as alteraes so armazenadas em tabelas auxiliadas, denominadas delta table: * A (add table) - armazena os registros inseridos e linhas atualizadas. * D(delete table) - registros excludos e atualizao de linhas.

Figura 3 - Comportamento do processo de edio quando utiliza ambiente versionado.

Figura 4 Representao das tabelas criadas no Banco de Dados. Abaixo um quadro comparativo entre os ambientes no-versionado e versionado:

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao entre os tipos de ambientes. Nesta demonstrao, iremos simular dois usurios: Usurio 1 e Usurio 2. Estes usurios iro editar a mesma feature class de lotes denominada PARCELS. No primeiro momento, a edio ocorrer em ambiente no-versionado e posteriormente no ambiente versionado para visualizarmos as diferenas em cada cenrio. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira acesse http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=188 para visualizar o procedimento de como registrar a Feature Class como versionado.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 22


ArcSDE

Processo de mesclagem entre verses


Ao utilizar vrias verses importante gerenciar cada verso e o usurio que trabalha em cada verso. O gerenciamento pode ser realizado atravs do ArcCatalog ou ArcMAP, uilizado para permitir tarefas administrativas como: criar verso, inserir permisso, visualizar/modificar propriedades e deletar verses. Apenas o proprietrio da verso poder renomear, alterar ou excluir.

Figura 1 Interface de gerenciamento das verses. O processo de mesclagem dos dados consiste que a edio da verso child reconciliada com a verso target (parent). Neste processo so detectadas as diferenas e descobrem-se os conflitos. Ao trmino, todos os elementos so incorporados ao Geodatabase.

Figura 2 Etapas para o processo de mesclagem dos dados.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao sobre o gerenciamento e o processo de mesclagem das verses. Nesta demonstrao, iremos criar uma verso, em seguida realizar edio, reconciliar e por fim postar as edies com a verso DEFAULT. Aps o processo de POST, a edio realizada na verso criada ser propagada para a verso DEFAULT. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 23


ArcSDE

Deteco de Conflitos
Ao utilizar ambiente versionado para editar os dados pode ocorrer de dois ou mais usurio editarem a mesma feio ou atributo com informaes diferentes. Quando ocorre esta situao, o administrador pode utilizar a deteco de conflitos para identificar e resolver qual edio ser mantido na Base de Dados. importante destacar que o processo de salvar os dados no ser concludo enquanto todos os conflitos no forem resolvidos. Para a deteco de conflitos o usurio possui as seguintes opes: Por objeto (padro) edies ocorrem na mesma feio. O conflito ocorre quando atributos diferentes so editados. Por atributo identifica o conflito que o mesmo atributo foi editado.

Figura 1 Situaes em que ocorrem conflitos.

A deteco de conflitos ocorre aps reconciliar as verses e o ArcGIS oferece trs opes para a apresentao dos conflitos: No salvar automaticamente reviso das outras edies e salva automaticamente. Salva automaticamente se no houver conflitos quando no h conflitos o processo de salvamento executado automaticamente. Salva as mudanas automaticamente em todos os casos salva automaticamente em favor do Geodatabase ou da sesso de edio. Uma vez que os conflitos so localizados, pode-se determinar a resoluo baseado no nvel do conflito:

Figura 2 Interface de visualizao dos conflitos e como resolv-los.

Root -- resolve todos os conflitos em todas as classes com o mesmo mtodo.

Feature Class resolve todos os conflitos em feature class com o mesmo mtodo.

Feature resolve conflitos de atributos da feature class com mesmo mtodo.

Atributo Escolhe o mtodo de resoluo por atributo (coluna).

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como detectar e resolver os conflitos. Nesta demonstrao, dois usurios iro editar a mesma feio e seus atributos. Ao salvar as edies realizadas, o ArcGIS apresentar os conflitos detectados e como podemos resolv-los. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira acesse o link http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=190 para obter o procedimento de como configurar as opes para a deteco de conflitos.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 24


ArcSDE

Processo interno do Banco de Dados ao utilizar versionamento


Para permitir que as aes possam ser desfeitas/refeitas e ainda possa detectar-se os conflitos ocasionados entre as edies, o ArcSDE utiliza de uma arquitetura especial em parceria com o SGDB utilizado, como apresentado abaixo: Delta table A mantm informao de cada linha inserida ou atualizada. Constituda pelos campos: sde_state_id (estado no qual a linha inserida), objectide sde_state_id (compem a chave primria da tabela) e shape (armazenado em ArcSDE Binrio). Delta table D mantm informao de cada linha deletada ou atualizada. Enquanto o registro ainda est na tabela D, o usurio de outra verso ainda poder visualizar a feio na tabela original. Constituda pelos campos: sde_state_id (estado no qual a linha excluda), sde_deletes_row_id(identifica feio editada, equivalente a objecId) e delete_at (indica o status em que a mudana ocorre). Tabela table_registry acompanha tabelas do SGBD que participam no Geodatabase. Propriedades das tabelas so registradas na tabela repositrio table_registry. Esta tabela guarda um nico ID inteiro para cada tabela.

Figura 1 - Nome destas tabelas deriva de table_registry. Tabela layer atua como entrada para a feature class para os componentes no-grficos, aplicando um ID para cada registro. A tabela F armazena a feio e a tabela S o ndice espacial.

Figura 2 Nome destas tabelas deriva de layer. Abaixo uma viso geral do que ocorre internamente no Banco de Dados quando realizada uma as operaes de excluso, insero e atualizao.

Figura 3 Quadro de operaes realizadas e o que ocorre internamente no Banco de Dados.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 25


ArcSDE

Distribuio do dados
Basicamente a distribuio dos dados ocorre atravs da Replicao, onde uma cpia dos dados criada e distribuda entre Geodatabases, permitindo que usurios de diferentes localidades possam editar os mesmos dados e as mudanas possam ser sincronizadas atravs Geodatabases. A cpia criada pode ser utilizada em outro Geodatabase ou dispositivo porttil, sendo integrado como parte do fluxo de trabalho. As replicaes podem ser executadas em ambientes conectados (todas as rplicas possuem acesso a rede e podem ocorrer atravs de assistente no ArcCatalog) ou desconectados (onde as rplicas no esto na mesma rede; utilizado para exportar, transferir e importar arquivo, pode gerar um arquivo XML ou enviar via e-mail).

Figura 1 - Ilustrao da distribuio de dados. Os tipos existentes so: Check-out / Check-in utilizado para ambiente de edio desconectada. Edies da rplica child so sincronizadas com a replicao parent. A sincronizao pode ocorrer apenas uma vez. Suporta Geodatabase Personal, File ou ArcSDE.

Figura 2 - Mecanismos de como ocorre a replicao Check-out/Check-in. One-way as mudanas ocorrem da replicao parent para a rplica child. Apenas as alteraes so enviadas. No h deteco de conflito. As edies da replicao parent sobrescrevem os dados contidos na replicao child. Podem ocorrer vrias vezes o envio das mudanas.

Figura 3 - Mecanismos de como ocorre a replicao One-way. Two-way as mudanas podem ocorrer em ambos os sentidos, ou seja, da replicao parent para a rplica child ou da replicao child para a parent. As mudanas realizadas podem ser realizadas vrias vezes. A base de destino obrigatoriamente deve ser um Geodatabase SDE. Deteco de conflito pode ocorrer manualmente ou automaticamente.

Figura 4 - Mecanismos de como ocorre a replicao Two-way.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 26


ArcSDE

Criando Rplicas
Para trabalhar com replicaes deve-se possuir a licena do ArcEditor ou ArcInfo, basicamente o fluxograma a ser seguido para a criao da Replicao :

Figura 1 - Roteiro para criao de replicao.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 27


ArcSDE

Replicao One Way


Quando o Geodatabase de destino da replicao no ser SDE e ser utilizado para somente leitura dos dados , a ESRI atravs do ArcGIS oferece o tipo de replicao One Way (sentido nico) onde a Base de Dados utilizada pela Matriz poder ser replicada para a filial. Este tipo de replicao no requer que o Geodatabase de destino seja SDE, assim, na filial podemos utilizar um File Geodatabase para armazenar os dados.

Demonstrao Interativa

Abaixo uma demonstrao de como criar e configurar a replicao. Nesta demonstrao, utilizaremos um Geodatabase SDE armazenado em SQL SERVER com a base de entrada e um File Geodatabase para receber os dados. Para facilitar, fazemos a replicao de uma feature class do arruamento de So Jos dos Campos/SP. Para controlar a exibio do vdeo, clique com o boto direito do mouse sobre o vdeo. Para iniciar a execuo do vdeo, escolha a opo Reproduzir. Caso prefira, acesse http://www.img.com.br/suporte_artigos_tecnicos.aspx?id=191 para obter o procedimento de como criar a replicao.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 28


ArcSDE

Backup/Restore e Attach/Detach
Todas so tarefas administrativas realizadas com Geodatabase SDE e consistem em: Backup backup de todo o Geodatabase para um arquivo de backup. O usurio deve especificar o nome do backup. A localizao do arquivo pode ser alterada ou manter a padro. Realizado pelo administrador do servidor ou do Geodatabase. Restore permite recuperar o Banco de Dados atravs do backup realizado. Esta tarefa realizada apenas pelo administrador do servidor. Detach - utilizado para mover o Geodatabase para outro servidor (seguido pelo attach). Geodatabase desconectado de um servidor de Banco de Dados. O arquivo de dados (*.mdf) no excludo. Importante anotar a localizao do Geodatabase. Realizado somente pelo administrador do servidor ou aplicao Attach - anexa um arquivo de Banco de Dados existente para um servidor de Banco de Dados diferente. O nome do Geodatabase deve ser o mesmo e nico para o servidor. Anexe apenas o arquivo de Banco de Dados (.mdf). O arquivo de log transacional ( .ldf) ser criado automaticamente. Realizado pelo administrador do servidor.

Geodatabase - Resposta pergunta 29


ArcSDE

Gerenciamento de Permisses
Os logins so adicionados no prprio Banco de Dados, apenas o administrador do servidor pode adicionar logins. Assim, cada login automaticamente adicionado para cada Geodatabase. O Administrador do Windows pode administrar todo servidor de Banco de Dados em cada mquina. O ArcSDE oferece dois tipos de nveis de acesso: Nvel SGDB (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados)-- todos os usurios devem ser capazes de acessar o Banco de Dados. As permisses so concedidas por um DBA (profissional capacitado em Banco de Dados) atravs de ferramentas do SGDB.

Nvel de Dados refere-se ao elemento de Banco de Dados, como: tabela, feature class, feature dataset ou catlogos. Incluem permisso para comandos SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. As permisses so concedidas pelo proprietrio dos dados, tanto para adicionar ou remover os privilgios.

No ArcSDE Workgroup as permisso podem ser concedidas em:

Figura 1 Estes menus so apresentados ao clicar com o boto direito do mouse sobre cada elemento.

No ArcSDE Enterprise deve-se utilizar a ferramenta do SGDB para as permisses, contudo o usurio pode definir a permisso sobre cada dado.

Figura 2 Permisso concedida sobre cada elemento do Geodatabase.

ArcSDE

Geodatabase - Resposta pergunta 30


ArcSDE

Comandos SDE
Atravs dos comandos SDE possvel administrar as funcionalidades do SDE. Quando o ArcSDE instalado, no menu Iniciar -> Programas -> ArcGIS -> ArSDE criado um atalho para o Command References. Este documento um guia que permite visualizar quais so os comandos, sintaxes argumentos e a respectiva finalidade de cada comando. Todos os comandos so executados via MS-DOS (para abrir o MS-DOS clique em Iniciar -> Executar e digite cmd) e em sua maioria faz-se necessrio informar o usurio e senha para que o comando seja executado. De modo geral, a sintaxe de execuo dos comandos :

O comando abaixo tem por finalidade remover toda a geometria da feature class, mas mantm os registros armazenados na tabela de atributos Sintaxe:

sdelayer -o truncate -i <nome_Servico_SDE> -s <servidor_SDE> -D <nome_Banco_de_Dados> -u <usurio> -p <senha_usuario_SDE> -l <nome_feature_class>,<coluna>

Argumentos alterados na sintaxe:

sdelayer -o truncate -i esri_sql -s img-suporte02 -D wilson -u gisadmin -p xxx -l Bairros_SJC,Shape

A seguir, uma tabela dos principais comandos SDE: Comandos para Gerenciamento de Dados

Comandos para Administrao do Servidor

ArcSDE

You might also like