You are on page 1of 3

Em Busca do cio

Domenico de Masi Inventamos e progredimos, mas continuamos espelhando um mundo atrasado em relao aos avanos da tecnologia. Professor de Sociologia na Universidade de Roma, o autor prev que o prximo salto do homem ps-industrial a conquista de um novo bem-estar

No entender do escritor argentino Jorge Luis Borges, todos os poemas e romances


escritos ao longo dos tempos no fizeram outra coisa a no ser repetir, em verses infinitas, sempre e apenas quatro histrias: a de uma cidade sitiada, a de uma viagem, a de uma busca, a do sacrifcio de um deus. Creio que, nessa lista, pode-se somar uma quinta histria perene: a de um homem que inventa ferramentas sempre mais sofisticadas para se livrar da escravido do cansao e reconquistar o den do cio prazeroso. Para entrever o futuro preciso no perder de vista o passado, repercorrendo a marcha do progresso tecnolgico, longa, acidentada, interrompida em vrios pontos porque, como observava o filsofo ingls Francis Bacon no sculo XIV, o tempo, como o espao, tem os seus desertos e as suas solides. Milhares de anos foram necessrios para domesticar o co que puxa o tren e para dominar o fogo necessrio para cozinha os alimentos e se defender do frio. Outros milnios foram necessrios para lanar a flecha com um arco, concentrando o mximo de empuxo num s ponto e num s momento. H 10 000 anos a mulher pela primeira vez trabalhou na agricultura e o homem experimentou o pastoreio. Na Mesopotmia de 5 000 anos atrs, nasceram o eixo da roda, a astronomia, a matemtica e a escritura.

O Homem inventa ferramentas para se livrar da escravido do cansao

Esses progressos pareciam to desconcertantes que Aristteles, no primeiro livro da metafsica, sentenciou que tudo o
que se podia imaginar para tornar mais cmoda a vida cotidiana do homem e satisfazer as suas necessidades prticas j tinha sido descoberto. Portanto, nada restava seno se dedicar de corpo e alma elevao do esprito. Com essa convico e dotados de uma enorme quantidade de escravos, os gregos e os romanos, durante os oito sculos da sua histria, no fizeram progressos substanciais na cincia e na tecnologia. Na Atenas de Pricles, 50 000 cidados livres eram servidos por 300 000 escravos. Quando Roma estava no pice do seu fulgor imperial, a Itlia contava com 10 milhes de escravos numa populao de 50 milhes. A cada ano, o aprovisionamento de gado humano, como o definiu o historiador Marc Bloch, atingia 500 000 unidades. S na Glia, Jlio Csar conseguiu fazer 1 milho de prisioneiros. Mas, quando na Idade Mdia os escravos comearam a rarear, os nossos antepassados se lembraram das oportunidades oferecidas pela tecnologia e desfrutaram rapidamente das inovaes. O moinho de gua e de vento, o estribo e os arreios dos cavalos, a roca de fiar, a rotao das culturas agrcolas, os culos, a plvora, o relgio mecnico, a bssola e a imprensa permitiram substituir a fora humana pela inorgnica e anteciparam a grande arrancada do pensamento que levaria ao iluminismo e revoluo industrial. Foi no final do sculo XIV que Bacon, prevendo o salto tecnolgico que a humanidade estava para efetuar, inverteu o pensamento de Aristteles e no seu tratado Instauratio Magna afirma que tudo o que se podia fazer pela elevao do esprito j tinha sido feito pelos gregos e pelos romanos: nada restava seno se dedicar filosofia das obras, aplicao do intelecto s coisas concretas, ao progresso da indstria para melhorar finalmente a vida prtica do dia-a-dia.

Ainda no sculo passado, o grande programa inovador tardava

Na Atenas de Pricles, 50 mil cidados livres eram servidos por 300 mil escravos

Esse grande programa inovador, ainda no incio do sculo passado, demorava em se concretizar. Se Jlio Csar e
Napoleo, com dezoito sculos de distncia, desejassem percorrer a estrada entre Roma e Paris, teriam ambos gasto

muitas semanas. Se hoje quisssemos percorrer o mesmo trajeto, mesmo sem gozar dos privilgios dos imperadores, empregaramos um tempo infinitamente mais curto. O que determinou tanto progresso? Entre Napoleo e ns realizou-se a revoluo industrial ou seja, aquele conjunto de inovaes tecnolgicas que, substituindo a habilidade humana com mquinas e o esforo de homens e animais com energia inanimada, torna possvel a passagem do artesanato manufatura, dando vida, assim, a uma economia moderna. Os dois maiores artfices espirituais e materiais dessa revoluo o engenheiroeconomista Frederick Taylor na Filadlfia e o industrial Henry Ford em Detroit definiram seus princpios fundamentais: a especializao dos trabalhadores exasperada at a repetio exaustiva de poucos movimentos elementares; a padronizao dos produtos e dos processos de modo a chegar produo em srie, sincronizao; e a coordenao das tarefas at reduzir a fbrica a um imenso relgio no qual os homens e as mquinas desempenham o papel de engrenagens programadas.

A sociedade industrial distribuiu progresso capilar em todos os campos

A sociedade industrial que da nasceu utilizou a tecnologia mecnica, a vapor e eltrica,


distribuindo progresso capilar em todos os campos do saber terico e prtico, artstico e cientfico. Entre o fim dos sculos XIX e o incio do sculo XX, Einstein revolucionou a fsica, Freud revolucionou a psicologia, Picasso revolucionou a pintura, Schoenberg revolucionou a msica, Joyce revolucionou a literatura, Le Corbusier revolucionou a arquitetura. Esse vagalho de novidades produziu outro vagalho de novidades. Enquanto a sociedade rural, centrada na produo de novidades. Enquanto a sociedade rural, centrada na produo de bens agrcolas, havia consumido 10 000 anos para gerar do seu seio a sociedade industrial, centrada na produo de bens materiais em srie, esta muito mais dinmica empregou s dois sculos para gerar um terceiro tipo de sistema, a sociedade ps-indstria, centrada na produo de bens imateriais, ou seja, de smbolos, esttica e de valores. Para compreender que novas etapas nos esperam, convm observar que a sociedade ps-industrial tende no apenas a aperfeioar o acervo de descobertas anteriores da histria humana, mas a abrir novos campos, cada um com um leque prprio de possibilidades de desenvolvimento. Assim, a biologia molecular, por exemplo, abriu caminho engenharia gentica e produo farmacolgica de molculas. A informtica se desmembrou em telemtica, em trabalho por via digital, em uma aventura da conquista do tempo e do espao.

O impulso to forte que em quatro dcadas fizemos mais progresso que nos 40 000

anos precedentes. E, diante de uma produo tecnolgica to rica e tumultuada (computadores, fax, laser, satlites, robs, fibras ticas, novos remdios, mquinas interativas), de novo, como no tempo de Aristteles, h os que esperam que esse ritmo permanea uniformemente acelerado e os que, ao contrrio, comeam a sentir a sensao de que j foi descoberto tudo o que havia a descobrir, e, portanto, s nos resta misso de difundir as vantagens da nova era e nos dedicar novamente, como no tempo dos gregos e dos romanos, ao progresso intelectual. Hoje a populao mundial doze vezes maior que na poca de Isaac Newton. A nossa vida mdia (700 000 horas) seis vezes mais longa que a do homem de Neandertal e mais que o dobro da dos nossos avs (300 000 horas). Estes trabalhavam 120 000 horas nos curs de suas vidas, enquanto ns trabalhamos 80 000. Os nossos filhos por sua vez, vivero em mdia 900 000 horas e trabalharo no mais que 50 000 horas.

Em quatro dcadas fizemos mais progresso do que em 40 mil anos

Continuar a crescer o nvel de escolarizao (que tende a cobrir pelo menos os vinte primeiros anos de vida de cada cidado), se consolidar a difuso dos meios de comunicao de massa e da informao em geral, graas miniaturizao dos processadores eletrnicos e ao barateamento da tecnologia digital. A qualidade fsica da nossa existncia tender a melhorar, prolongando no s as horas de vida, mas tambm as de lucidez menta, destreza do corpo e capacidade profissional. Para isso j contribuem dede j os novos remdios que deram incio ao processo de adiamento da morte e de parcial derrota da dor: o ter, a cortisona, a penicilina, a aspirina, a cloropromazina, a vacina antiplio, a morfina, a plula anticoncepcional e a mecloretamina. Se, nos prximos anos, o progresso tecnolgico continuar no ritmo atual, dever aumentar a possibilidade de recolher, elaborar e difundir informaes atravs de processadores de quinta e sexta gerao, atravs de sistemas complexos de satlite e de avenidas de fibras

Nossos filhos vivero em mdia 900 mil horas e vo trabalhar s 50 mil

Algumas previses para as prximas dcadas esto, sendo confirmadas pelos fatos.
A sociedade psindustrial gerenciada com critrios rurais

ticas. Na mesma velocidade, a engenharia gentica permitir uma melhor seleo das espcies vivas e a biogentica criar molculas capazes de prover a medicina de remdios bem mais eficazes que os atuais. A qumica e a fsicoqumica produziro novos materiais, capazes de superar os limites existentes nos que se encontram atualmente nossa disposio. A cirurgia, valendo-se do conjunto desses aportes cientficos, conseguir multiplicar a capacidade de transplantar rgos e usar prteses. E ainda que a tendncia crescente do progresso dos ltimos decnios fizesse uma pausa, mesmo assim as novas conquistas, j estocadas na bagagem da humanidade, exigiro uma reestruturao dos sistemas polticos, sociais e psicolgicos. A estrutura de nossas personalidades, assim como a de nossas comunidades nacionais e internacionais, expresso de um mundo tecnologicamente primitivo em relao ao atual e espelha o seu atraso. A sociedade ps-industrial gerenciada com critrios industriais ou at rurais. Talvez seja mais fcil inventar progresso do que administr-lo, o que exige adequadamento nas leis, na poltica, na estrutura social.

Em contraponto aos valores da arrancada industrial, todos centrados no empirismo, no

Ao homem restar s o monoplio das atividades criativas

racionalismo, no consumismo traduzido no imaginrio da posse, do poder e da riqueza -, emergem valores novos, voltados mais para a criatividade, esttica, confiana, subjetividade, feminilizao, afetividade, desestruturao do tempo e do espao, qualidade de vida. O que, por sua vez, exige um novo tipo de bem-estar, a ser reinventado. A consequncia mais imediata e visvel dessa trajetria, que servir de teste para a administrao do nosso futuro, o desemprego crescente. John Maynard Keynes j ensinava no sculo passado que o ndice tolervel de desemprego numa economia saudvel de 2%. Hoje os Estados Unidos tem 8% de desempregados e os pases industrializados da Comunidade Europeia superam os 10%. Tudo leva a crer que o processo tecnolgico eliminar cada vez mais trabalho humano, que todo o esforo fsico e parte do esforo intelectual podero ser delegados a mquinas e que ao homem restar s o monoplio das atividades criativas. Mas, a ser necessrio apenas o trabalho de uns poucos para alimentar o grosso da populao, o que far a massa? Como desejaro serem gratificados os trabalhadores que restaro nas fbricas? Como ser possvel passar do controle dos trabalhadores institucionalizado pela organizao do trabalho industrial sua motivao necessria na organizao ps-industrial?

A humanidade espera com volpia novas descobertas: substncias para debelar


definitivamente a dor, sistemas para acabarem com o lixo radiativo transformando em matrias incuas, novas fontes de energia, tcnicas adequadas para eliminar o barulho e a fome e reabsorver a poluio. Paralelamente, nunca tivemos tantas ferramentas para eliminar as quatro escravides da escassez, da tradio, do autoritarismo e do cansao fsico. Aristteles, citado vrias vezes porque o pai da cultura ocidental, sonhava: se cada ferramenta pudesse, a partir de uma ordem dada, trabalhar por conta prpria, se os teares tecessem sozinhos, se o arco tocasse sozinho nas cordas da ctara, ento os empreendedores poderiam privar-se dos operrios e os proprietrios, dos escravos. Nunca, como hoje, estivemos to perto da realizao desse sonho: fbricas inteiramente automatizadas j esto em operao em trs dos cinco continentes. O mito de Ssifo pode finalmente ser reescrito.

Nunca estivemos to perto de realizar o sonho de Aristteles

Como se sabe, o heri grego foi punido pelos deuses por excesso de engenhosidade. Segundo a explicao clssica,
tendo ele cometido um pecado intelectual, foi punido em compensao com uma pena material: transportar por toda a eternidade uma rocha at o topo de um monte e, quando ela precipitava de novo at a base, tornar a peg-la e lev-la outra vez at o alto do monte. Em plena sociedade industrial, o escritor francs Albert Camus reinterpretou esse mito: sendo Ssifo um intelectual, o seu verdadeiro sofrimento no se consumava na subida, quando a sua mente estava toda ocupada pelo esforo sobre-humano de transportar a rocha at o topo. O seu verdadeiro sofrimento era quando, com a pedra mais uma vez no alto do monte, Ssifo tinha que descer a escarpada e, sem nenhum esforo, tinha toda a trgica conscincia de ter sido condenado pela crueldade dos deuses a um trabalho intil e sem esperana. Para ns, homens ps-industriais, h uma terceira alternativa. Ssifo vai construir um mecanismo eletrnico ao qual delegar a canseira do transporte intil e banal e se sentar no alto do morro para contemplar o rob em funo, saboreando enfim a felicidade do cio prazeroso.

You might also like