You are on page 1of 10

Educao Unisinos 15(2):105-114, maio/agosto 2011 2011 by Unisinos - doi: 10.4013/edu.2011.152.

02

Prometeu acorrentado: uma proposta esquiliana de formao para o homem clssico


Prometheus Bound: An aeschylean formative proposal to the classic man
Paulo Rogrio de Souza
paulo.de.souza@pop.com.br

Jos Joaquim Pereira Melo


jjpmelo@hotmail.com

Resumo: O artigo tem por objetivo propor uma reflexo sobre como se deu o processo educativo do cidado grego no perodo clssico, ampliando o conhecimento histrico-educativo e, a partir disso, promovendo uma anlise, para a Educao, na contemporaneidade. A reflexo est orientada, inicialmente, pela discusso da tragdia grega, entendida como uma arte da cidade, utilizada pelos setores dominantes da cidade-Estado como um instrumento de grande fora didtica para formar e educar o homem-cidado. Evidencia-se o papel fundamental do poeta trgico nesse processo educativo, pela habilidade tcnica em desenvolver sua arte, utilizando-se do seu carter didtico e se analisa a fora educativa da obra de squilo, um dos poetas trgicos do perodo Clssico, cuja obra serviu como instrumento formativo. Em especial, mostra-se como o conflito social daquele contexto foi ilustrado na pea Prometeu acorrentado, e o modo com que o poeta representou suas personagens de maneira a tornar o mito de Prometeu pano de fundo para dar visibilidade ao processo de formao de um novo homem, que exigia uma sociedade democrtica. Palavras-chave: transformao social, tragdia grega, squilo, educao, homem-cidado. Abstract: The aim of this work is to present a discussion on how the educational process evolved in the Classic context, broadening historical-educational knowledge. Based on that, we also aim to promote an analysis on Education in contemporaneity. Initially, there is a discussion on Greek tragedy (conceived as a city art) which was used by City-state dominant sectors as a way to form and educate the Citizen-Man. Thus the role of the poet arises within this educational process, given his technical ability to create his art as well as the use he makes of arts didactic aspect. Furthermore, we analyze the educational strength of Aeschylus, one of the poets of the Classic era, whose works served as a formative instrument. In this sense, special attention is given to the social conflict depicted in Prometheus Bound and the way the poet represented his characters to make Prometheus myth the background to highlight a new Man formation requiring a democratic society. Key words: social transformation, Greek tragedy, Aeschylus, education, man-citizen.

Paulo Rogrio de Souza e Jos Joaquim Pereira Melo

Introduo
No campo da historiografia da educao, o entendimento de fonte histrica inclui toda e qualquer pea que possibilite notcias e informaes sobre o passado histrico-educativo. Assim, a seleo e/ou opo por incorporar ou deixar disponvel esse ou aquele documento em uma investigao educacional significa conferir-lhe a condio de documento histrico-pedaggico. No debate a respeito das diferentes formas de se fazer Historia da Educao, a qual dinamizada e at mesmo fomentada por essa mesma gama de fontes disposio do pesquisador, ocorre a tendncia a classificar os documentos segundo sua natureza. Nesta perspectiva de procurar fazer Histria da Educao nesse trabalho, utilizaremos para tal a pea trgica de squilo, Prometeu acorrentado, com a finalidade de mostrar sua relevncia no processo formativo do homem-cidado do perodo Clssico grego, e desta maneira fazer uma retomada desta forma de educao propiciada pelo gnero trgico, propondo ao leitor uma reflexo da importncia do seu arcabouo histrico sobre a educao em diferentes contextos, para que assim possa ampliar o seu entendimento da educao que ultrapasse as esferas de um horizonte escolar atual e institucionalizado. Nesse vis, precisa-se deixar claro que, segundo uma anlise que considere as bases materiais, qualquer mudana histrica na forma de organizao de uma sociedade geradora de conflitos que precisam ser superados, geralmente com o suporte de alguma forma de instruo coletiva para a manuteno da ordem social. Essa afirmao pode ser fundamentada ao analisar o processo de transformao caracterizado pela transio do gnos arcaico, que pautava suas bases na conscincia

mtica e na coletividade familiar aristocrtica, para a plis regida pela racionalidade e pela administrao poltica, ocorrido na sociedade grega nos sculos VIII e VII a.C.

O processo formativo da estrutura social na Grcia Clssica


Nesse perodo de transio, a sociedade grega passou por processos de transformaes nos mbitos econmico, poltico, social. Essas transformaes foram geradoras de novas formas de estruturas organizacionais que mudaram a maneira com que o grego passou a conduzir sua vida em comunidade. As mudanas ocorridas nesse perodo, com a estruturao da cidade, alteraram a forma de ser, de agir e de pensar do homem. A forma de organizao social que se articulou com a plis causou um desmembramento das relaes fundamentadas nos laos de sangue do gnos. Comeou a degenerao da amlgama que mantivera a comunidade gentlica unida: o grau de parentesco que havia dado sustentao antiga comunidade. Assim fez-se necessria a formao de um novo homem, educandoo para organizar e administrar essa nova forma de estrutura social, bem como de instrumentos didticos para educ-lo. Nesse contexto, surgiu a tragdia clssica tendo como criador o poeta squilo, que se utilizou desse expediente pedaggico para auxiliar nesse processo de formao do cidado democrtico. Na nova realidade citadina da plis, o grego abandonou velhos preceitos da religio gentlica. Os ensinamentos e as imposies que, segundo a tradio, eram observados pela religio domstica deixaram de ser aplicados pelo homem da cidade e perderam a funo de guias da comunidade em contnuo crescimento populacional e espacial.

106

O poder monopolizador do chefe patriarcal no conseguia mais manter os integrantes da comunidade sob o seu domnio. E a antiga forma de produo da vida que tinha seu alicerce na agricultura familiar j no podia sustentar todas as exigncias da nova ordem social, o que fez com que se buscassem outras relaes de troca de produtos com outras comunidades, em substituio s trocas simples entre integrantes tribais. Essa nova relao de troca deu base ao surgimento do comrcio e de novos setores sociais. A aristocracia gentlica remanescente da antiga ordem passou a sofrer perseguies por parte dos integrantes dos setores que se formaram com a expanso do comrcio e com o enriquecimento daqueles que se empenharam em explorar essa nova forma de relao social: pelos comerciantes, pelos arteses, pequenos proprietrios de terra que at ento tinham sido oprimidos e explorados pela aristocracia composta pelos grandes proprietrios de terra. As crescentes tenses entre esses dois setores sociais a aristocracia familiar e os comerciantes enriquecidos fizeram surgir um estado de crise na sociedade, que j no tinha condies de conservar e manter os costumes e as tradies do antigo sistema no quotidiano da realidade da plis. Essas tenses provocaram na sociedade uma reao poltica que levou ao surgimento da tirania, a qual viria a influir na criao da plis clssica: [...] a crise desembocou num fenmeno que parece ter desempenhado um papel importante na evoluo das cidades gregas, embora tenha sido relativamente circunscrito no tempo e no espao a tirania (Moss, 1993, p. 21). A tirania aproveitou-se desse processo conflituoso para tomar o poder. Para isso fez uso de um discurso que tinha como proposta solucionar os problemas provocados

Educao Unisinos

Prometeu acorrentado: uma proposta esquiliana de formao para o homem clssico

pelas crescentes desigualdades sociais. Desigualdades proporcionadas pelo crescimento desordenado das cidades e pelo empobrecimento da aristocracia proprietria de terra que acabara tendo suas colheitas destrudas pelas guerras e suas propriedades tomadas por invases ou divididas pelos tiranos e distribudas aos mais pobres. O regime tirnico tentou regular o conflito vivido pelo grego nesse perodo de transio. Os tiranos procuraram alternativas para resolver o conflito social e elaboraram medidas destinadas a solucionar os problemas enfrentados por este homem. Estas medidas provocaram mudanas no cenrio helnico, tanto na estrutura social, que terminou dividida em classes1, como na estrutura poltica, que passou a ser organizada pelos governos dos tiranos. Os principais tiranos desse perodo foram Drcon (624 a.C.), Slon (638-558 a.C.), Pisstrato (605-527 a.C.) e Clstenes (565-490 a.C.). Entre as medidas reformadoras por eles adotadas, como mostra Michel Rostovtzeff (1983), estavam as reformas sociais e econmicas. Criaram para isso um sistema uniforme de pesos e medidas2 em toda a Grcia, padronizao que facilitou a comercializao das mercadorias. Outra medida adotada foi a abolio da servido e da escravatura motivadas por dvidas, considerando-se inadmissvel o adiantamento de dinheiro a um proprietrio mediante a garantia deste de tornar-se escravo do seu credor caso no pagasse a pendncia. Foi tambm alterado o sistema de separao dos cidados, de modo que as antigas divises aristocracia gen-

tlica, servos e escravos perderam espao e a relevncia poltica, abrindo caminho para os novos setores da cidade constitudos pelos comerciantes, artfices, pequenos proprietrios rurais, servos e escravos e para as novas instituies democrticas:
O poder das famlias aristocrticas foi enfraquecendo em parte porque a maioria delas foi banida e a sua terra distribuda entre os cidados pobres e, em parte, porque perderam totalmente a sua influncia e comearam a fenecer, preparando assim, o solo para novas instituies democrticas no futuro. Quando a Tirania caiu e foi preciso reconstruir a vida pblica, esta no foi baseada numa aristocracia enfraquecida e desacreditada, mas numa democracia forte e ciente da sua fora (Rostovtzeff, 1983, p. 107).

A criao dos tribunais para aplicao das leis elaboradas tambm foi uma grande inovao, pois todos os cidados podiam ser juzes ou magistrados. Todos podiam propor as leis e discutir essas leis elaboradas por seus concidados. Com essas medidas reformadoras, a tirania pretendia anular o poder da aristocracia, j que seu poder era apoiado pelos setores mais pobres, que recebiam benefcios dos tiranos. E, a partir delas, mudou-se a estrutura da cidade e esta comeou a tomar a forma do que viria ser a plis. nesta esteira que o ideal democrtico se fortaleceu at que seus adeptos tomaram o poder e o comando da cidade, destituindo do poder os prprios tiranos. Para o homem do perodo Clssico, o poder poltico no podia estar centrado nas mos de nenhum gover-

nante rei, basileu, tirano , nem ser concedido a ningum que no ao cidado da plis. Era aos cidados que cabia o poder de governarem livres de submisso, fosse ao poder paterno do gnos, ou ao rei do perodo Arcaico, ou ainda ao tirano do perodo de transio, procurando contribuir para a estruturao desta cidade, buscando o bem comum para todos. O princpio democrtico da plis era propiciar pelo menos teoricamente a igualdade de condies nas quais todos os cidados pudessem ser iguais3 perante a lei, tendo os mesmo direitos de participar de todos os aspectos da vida pblica, [...] independentemente da fortuna ou da virtude (Vernant, 2002, p. 103). A democracia foi a forma de governar que o grego desenvolveu e tomou para si como a maneira de administrao ideal para a conduo da plis. Foi com a democracia que esse homem da cidade, no perodo Clssico, tirou do poder o governo nico dos tiranos e acreditou tomar para o povo o poder de administrar a cidade-Estado com os princpios democrticos de liberdade e igualdade. Com essas transformaes, o homem do perodo Clssico teve que organizar uma nova forma de viver na sociedade. Teve de assumir a responsabilidade de criar as condies propcias para regular sua existncia e de manter as relaes sociais com seus iguais. E foi pela democracia que o grego buscou mediar essas relaes na sua comunidade, e com ela tentou superar o conflito pelo qual a sociedade estava passando no processo de transio. Todas as alteraes na estrutura social na Grcia acabaram ajudando na formao de novas concepes de

Segundo Claude Moss, Slon dividiu os cidados em quatro classes censitrias. s duas primeiras classes, as dos pentacossiomedimnos e dos hippeis, estavam reservadas as magistraturas. Os zeugitas compreendiam os camponeses de condies mdia, capazes de se equiparem e de se transformarem em hoplitas. A ltima classe, a dos tetes, englobava todos os outros atenienses, a massa dos camponeses pobres e a dos arteses (Moss, 1997, p. 15). 2 O sistema de pesos e medidas foi criado por Slon no sculo VI a.C. para padronizar as relaes do comrcio em toda a Grcia. 3 Os cidados de pleno direito eram todos os homens adultos livres. As mulheres, as crianas e os escravos no eram considerados cidados. A cidade era sua ptria, mas no faziam parte do domnio pblico.

107

volume 15, nmero 2, maio agosto 2011

Paulo Rogrio de Souza e Jos Joaquim Pereira Melo

mundo, de homem e de sociedade para o grego. O iderio de homem-cidado que surgiu com a estruturao da plis exigiu uma mentalidade voltada para a vida na cidade-Estado e uma organizao poltica, em oposio antiga ordem centrada na vida campesina e chefiada pelo poder paterno 4. As mudanas na economia, no cenrio organizacional e na estrutura administrativa da sociedade no perodo Clssico fizeram o grego refletir sobre o seu papel neste contexto no qual estava inserido. Consequentemente, este mesmo homem passou a expressar-se pelas mais diversas formas de pensamento para explicar ou tentar entender o seu novo posicionamento social: pela poltica, pela filosofia ou ainda pela literatura, que ganhou outros contornos no sculo V a.C, com nfase em sua funo didtica, que foi utilizada com mais vigor, pelos governantes da plis.

A obra trgica foi usada para descrever o processo de transformao ocorrido na Grcia Clssica. Desta forma, o estudo da tragdia mostra a literatura enquanto produo social, bem como a influncia que ela exerceu na formao do povo, com destaque para a produo literria de Atenas:
O segredo da surpreendente proeza literria de Atenas est no lugar central que ocupa no s na educao, como tambm na vida da comunidade adulta a qual considera que a literatura exerce influncia sobre a sociedade e algo com que a sociedade deve preocupar-se (Baldry, 1968, p. 60).

tragdia num drama poltico na mais estrita acepo do termo: [...] semelhana do que haviam feitos os tiranos, a democracia utilizou tambm largamente a religio com o fim de atrair as massas ao novo Estado (Hauser, 1990, p. 128). Por isso, o que se verifica que a tragdia, com sua dupla ambientao poltica e religiosa , no era uma forma de representao artstica com a funo exclusiva de entreter e divertir. Ela foi, antes de tudo, um artifcio usado, inicialmente, por um governante Pisstrato ou posteriormente por um grupo os magistrados e legisladores da plis para auxiliar na organizao e na administrao da comunidade:
A relao que existe entre a poltica e a religiosidade no funcionamento da instituio teatral obriga-nos a no considerar esse espetculo como um divertimento, e sim como um dos meios que um grupo humano criou para expressar a si mesmo frente aos outros. Assim como as instituies polticas, esta a forma como o grupo tentou, num dado momento, traduzir em prticas, em fatos, a noo que tinha sobre o poder no interior do prprio grupo (Vernant, 2002, p. 361).

A funo didtica da tragdia e a inuncia educativa de squilo


No sculo V a.C., a literatura passou a ocupar lugar de destaque na sociedade, com o apogeu do teatro trgico e a importncia atribuda s obras desse gnero, que teve papel social significativo na vida do povo devido influncia exercida na formao do pensamento:
Sem sombra de dvida, o desenvolvimento cultural e/ou educacional passa pela poesia, pela tragdia, pela comdia. [...] O poder de formao dos homens por meio dessa arte s pode ser dimensionado pela importncia dada ao teatro, pelo fato do poeta ser conhecido como herdeiro das musas que tinham como funo [...] presidir ao pensamento sob todas as formas possveis (Nagel, 2006, p. 80).

108
4

Por isso, a tragdia, enquanto reflexo da vida do grego, representando o cotidiano dessa sociedade, sua forma de administrar a cidade, de conduzir a nova ordem social e seus conflitos, foi utilizada como um instrumento de formao de uma nova mentalidade do povo, servindo como instrumento didtico e educativo. Apesar de ter surgido no sculo VI a.C., ainda sob o governo da tirania, a tragdia atingiu o apogeu e a forma definida no sculo V a.C., sob o regime democrtico de Atenas, o que acabou por torn-la a expresso da democracia desse perodo: A tragdia a criao de arte mais caracterstica da democracia ateniense, e em nenhuma outra forma de arte se discernem, to direta e to claramente como nela, os conflitos internos de sua estrutura social (Hauser, 1990, p. 124). Essa interferncia no teatro, tanto por parte dos tiranos como dos cidados simpatizantes do regime da democracia, utilizando para isso a influncia religiosa presente neste gnero, acabou por transformar a

Por representar a sua sociedade, e por vezes tambm apresentar como essa sociedade deveria ser para sua manuteno e como deveria agir para sua continuao, que o teatro revela o carter didtico que a tragdia passou a adquirir no perodo Clssico. Se a tragdia era um gnero didtico com uma grande fora educativa, o poeta grego era um educador do seu povo (Bonnard, 1980), mesmo porque j sabido que os gregos educavam e alfabetizavam suas crianas usando para tal fim os versos cantados por seus poetas, tendo como principais os versos

O pai era o chefe da famlia gentlica e sacerdote da religio domstica.

Educao Unisinos

Prometeu acorrentado: uma proposta esquiliana de formao para o homem clssico

homricos da Ilada e da Odisseia. Isso acabou por conceber ao poeta Homero o ttulo de educador do povo grego na sua manifestao mais clssica:
[...] A concepo do poeta como educador do seu povo no sentido mais amplo e profundo da palavra foi familiar aos gregos desde a sua origem e manteve sempre a sua importncia. Homero foi apenas o exemplo mais notvel desta concepo geral e, por assim dizer, a sua manifestao clssica (Jaeger, 1979, p. 56).

trgico e no objetivo que ele se deve propor. Em que deve ser admirado um poeta?... No fato de tornarmos melhores os homens nas cidades. (E a palavra melhores significa mais fortes, mais adaptados ao combate da vida) (Bonnard, 1980, p. 160).

No sculo V a.C., o poeta trgico tinha uma caracterstica especfica que o distinguia como educador. Ele no era um alfabetizador, e seus textos no eram decorados pelas crianas para serem recitados como instrumento pedaggico. O poeta trgico era um educador de homens: [...] ele educa os homens do seu tempo pela exigncia de complexidade da vida, pelas situaes contraditrias enfrentadas (Nagel, 2006, p. 96). A funo do poeta trgico passou a ser de interpretar os mitos, no de acordo com a uma viso simplesmente religiosa, mas de maneira a encontrar neles caractersticas e virtudes humanas que aproximassem esses mitos aos homens das cidades, educando os cidados da plis de maneira a tornarem-se homens melhores que servissem ao interesse desta forma de organizao:
Estes mitos, e outros, muito anteriores ao nascimento da tragdia, dever do poeta interpret-los e fazlo em termos de moral humana. Esta a funo social do poeta quando fala, nas Dionsias, ao seu povo de Atenas. Aristfanes, sua maneira, confirma-o pela voz de dois grandes poetas trgicos, Eurpides e squilo, a quem pe em cena, e que, adversrios na sua comdia, se entendem pelo menos na definio do poeta

Mas a obra do poeta grego no estava voltada para educar e formar qualquer homem. A sua poesia tinha um direcionamento e o seu pblico era constitudo pelos cidados da plis, ou seja, os homens livres, que, segundo Bonnard (1980), eram os espectadores desses espetculos. O poeta trgico passou a ter influncia na formao da comunidade devido sua habilidade de trabalhar as palavras. Apesar de ser considerada de ordem mstica, sua arte era algo sistematizado e organizado. O que para os antigos poetas fora algo de subjetivo, inconsciente e de inspirao divina das Musas, adquiriu com a tragdia um carter didaticamente racional:
[...] o poeta no mais se pe como testemunho do inslito ou do aparente extraordinrio; ele passa a verbalizar a nova forma de homem e de sociedade que, no caso, desenvolvese na Becia sob o signo da racionalidade. O conhecedor do dom das Musas passa a ensinar coisas teis para as gentes, passa a aconselhar os homens para que se tornem melhores, fornecendo-lhes as primeiras reflexes sobre a natureza humana (Nagel, 2006, p. 49).

se profissionalizam e se racionalizam, em finais do sculo VI e incio do sculo V (Segal, 1994, p. 186). Esse domnio tcnico que o poeta tinha sobre a arte trgica foi o que possibilitou a ele sedimentar sua importncia no processo de organizao da sociedade democrtica no perodo Clssico como um educador.
[...] o poeta, nesse momento, consolida-se e consolida sua misso didtica, civilizadora, posto que uma global aprendizagem, induzida pela tragdia, expressa e direciona uma nova prtica interessada na melhor realizao das possibilidades de vida coletiva (Nagel, 2006, p. 88).

Com sua habilidade de convencimento e de atrair a simpatia do espectador, o poeta passou a ser um guia da sociedade. Por inmeras vezes, os vencedores dos concursos trgicos realizados nas Dionisacas urbanas acabavam tendo tanto influncia na sua comunidade que eram eleitos ou escolhidos pelos cidados para ocupar cargos de destaque e de poder na administrao da cidade-Estado. Dos trs grandes poetas trgicos squilo, Sfocles e Eurpides , squilo o mais antigo e o que vivenciou o perodo de transio conflituoso supracitado, da queda da tirania e ascenso da democracia:
Quando veio ao mundo (squilo), ainda no haviam desaparecido para Atenas os graves abalos causados pela dissoluo e transformao do antigo Estado aristocrtico. J chegavam ao fim seus anos de adolescncia quando, em 510, se encerrou a poca da tirania, poca que, apesar dos longos anos de calma e florescimento da cidade, no logrou proporcionar a soluo definitiva dos conflitos (Lesky, 1996, p. 94).

A habilidade tcnica foi fundamental para o poeta executar o seu trabalho. O domnio da linguagem e da escrita era essencial para influenciar o espectador e para possibilitar que o poeta atingisse o seu objetivo, fosse ele artstico ou poltico: Aquilo que para os antigos era uma frmula mgica converte-se em habilidade tcnica quando as artes da linguagem

squilo nasceu na cidade de Eleusis, em 525 a.C., mas passou praticamente toda vida na cidade de

109

volume 15, nmero 2, maio agosto 2011

Paulo Rogrio de Souza e Jos Joaquim Pereira Melo

Atenas. Era filho do nobre proprietrio de terras Eufrion, portanto pertencia aristocracia gentlica que tivera a influncia social reduzida com a tomada do poder pela tirania. Na juventude, combateu nas batalhas de Maratona e Salamina contra os invasores persas que procuravam invadir sua ptria e alcanou a vitria em ambas as batalhas. Na fase adulta, tornou-se poeta trgico e escreveu aproximadamente 90 peas e em muitas delas logrou xito, vencendo os concursos trgicos nas festividades dionisacas urbanas5: aproximadamente doze vezes. Morreu em 456 a.C. na Siclia. O poeta eleusiano foi o primeiro a transpor a narrao lrica do ditirambo (primeira manifestao trgica) para uma representao encenada. Coube tambm a squilo a introduo de um ator, no que at ento era apenas uma narrativa coral, o que possibilitou o dilogo e consequentemente a dramatizao dos fatos narrados nas peas. Por essas transformaes ele considerado o pai da tragdia em sua forma definitiva, com a qual ficou imortalizada no perodo Clssico: [...] a tragdia chegou completude quando coincidiram o gnio de squilo e a grande poca de Atenas (Lesky, 1996, p. 96). No entanto, squilo no manteve o seu trabalho artstico apenas no mbito da arte. Apesar da qualidade esttica e da evoluo de sua poesia, nela est presente tambm o esprito do homem grego do perodo Clssico. O mito grego foi retomado e recriado por ele para descrever a sua sociedade e, tambm, para instruir e educar esse homem diante das novas relaes sociais. Os conflitos dos heris e dos deuses em suas peas no representam s um conflito

religioso, mas so representao do conflito do homem da cidade diante das transformaes na sua forma de comportamento social e moral:
Infelizmente no temos qualquer ideia precisa das mais antigas formas da tragdia, e portanto s podemos ajuizar das formas superiores das sua evoluo. Na forma acabada que lhe vemos em squilo, aparece como o renascimento do mito na nova concepo do mundo e do homem tico a partir de Slon, cujos problemas morais e religiosos atingem em squilo o seu mais alto grau de desenvolvimento (Jaeger, 1979, p. 271).

O mito nas obras desse poeta no est num plano metafsico, mas narrado de forma atual para o perodo Clssico. Suas personagens mitolgicas so atradas para a realidade da plis, e as aes, funes e obrigaes deles perdem o carter puramente religioso e assumem uma postura poltica e social. Os deuses e heris, antes seres ideais e autores de atos invejados pelos seres humanos, em squilo passam pelas mesmas dificuldades e temores que os homens da cidade-Estado. Pode-se verificar isso nas personagens da pea Prometeu acorrentado, na qual squilo procurou mostrar toda a fora educativa da tragdia ao apresentar a relao do homem grego com a sociedade no momento de transio da cidade governada pelos tiranos para uma plis democrtica.

A fora educativa do mito de Prometeu na formao do homemcidado da plis


Apesar de quase todas as personagens esquilianas da tragdia Prometeu acorrentado fazerem parte do

mundo mtico, ou seja, serem deuses ou semideuses, pode-se verificar que o foco principal da discusso do autor era o homem, mesmo havendo uma nica personagem humana na pea: a jovem Io. Ao descrever a trajetria da condenao de Prometeu, a preocupao do poeta foi enfatizar a desobedincia do condenado autoridade at ento inquestionvel do deus supremo do Olimpo: Zeus. Roubando o fogo que pertencia a Zeus, Prometeu rompeu a hierarquia que at ento regia a ordem do universo divino, provocando, assim a ira dos outros deuses por fragilizar um direito at ento considerado exclusivamente divino: Deus descuidoso do rancor dos outros deuses,/ quisestes transgredir um direito sagrado/ dando aos mortais as prerrogativas divinas (squilo, 1993, p. 16, Prometeu acorrentado, vv. 44-46). O crime do tit fora prontamente respondido com castigo e condenao, pois o seu ato rompera com toda uma estrutura organizacional que at ento estivera sustentada no comando do soberano do Olimpo e que estava em risco de sucumbir devido rebeldia de Prometeu: hora de pagar aos deuses por seu crime/ e de aprender a resignar-se humildemente/ ao mando soberano de Zeus poderoso (squilo, 1993, p. 15, Prometeu acorrentado, vv. 11-13). Em sua defesa, Prometeu procurou destacar inicialmente o sentimento de pena pela fragilidade do homem diante da ignorncia da natureza humana: Em seus primrdios tinham olhos mas no viam,/ tinham os seus ouvidos mas no escutavam [...] (squilo, 1993, p. 35, Prometeu acorrentado, vv. 576-577). Originalmente, segundo a mitologia, o ser humano era totalmente desprovido de qualquer

110
5 Festividades em honra ao deus Dioniso onde se realizavam os concursos trgicos, nos quais cada poeta concorria apresentando trs peas cada um, e no nal um vencedor era escolhido.

Educao Unisinos

Prometeu acorrentado: uma proposta esquiliana de formao para o homem clssico

racionalidade. A humanidade era formada por seres que viviam num mundo letrgico e confuso, e se aglomeravam em bandos sem nenhuma ordenao ou estruturao organizacional:
PROMETEU [...] e como imagens dessas que vemos em sonhos viviam ao acaso em plena confuso. Eles desconheciam as casas bemfeitas com tijolos endurecidos pelo sol, e no tinham noo do uso da madeira (squilo, 1993, p. 35, Prometeu acorrentado, vv. 578-582).

Segundo a narrativa de Prometeu, antes do seu ato, os sofridos mortais eram igualados a seres irracionais que viviam distante da luz, pois esses: [...] como formigas geis levavam a vida/ no fundo de cavernas onde a luz do sol/ jamais chegava [...] (squilo, 1993, p. 35, Prometeu acorrentado, vv. 583-585). A falta de razo era to danosa para os seres humanos que esses nem ao menos conseguiam distinguir as diferentes estaes do ano para que pudessem dela se proteger como no frio inverno. Nem faziam diferena para esses mortais sem razo as belezas da natureza na primavera ou a sua fora produtiva, que poderia proporcionar melhorias na alimentao e na forma de viver. [...] no faziam distino/ entre o inverno frtil; no usavam a razo/ em circunstncia alguma (squilo, 1993, p. 35, Prometeu acorrentado, vv. 585-587). Considerados como seres fragilizados pela sua essncia primitiva que gerava uma total falta de cultura e cincia para viver e se proteger, os efmeros mortais despertaram a comoo e a audcia do tit, que ento teve a ideia de roubar o fogo dos deuses do Olimpo fonte do conhecimento para d-lo aos homens e, consequentemente, salvar a raa humana de quem se tornou benfeitor: Ele roubou teu privilgio,

o fogo rubro/ de onde nasceram todas as artes humanas,/ para presente-lo aos mortais indefesos (squilo, 1993, p. 15, Prometeu acorrentado, vv. 8-10). No mito prometeico narrado por squilo, o fogo carregava o sentido de cincia, de engenhosidade, de sabedoria, de cultura. O fogo era o que tinha o poder de iluminar o que antes estava nas trevas e no se podia enxergar, ajudando a eliminar o medo do desconhecido. E s pela posse e uso desse fogo que a humanidade teve revelado o dom das artes: Para ser breve, digo-vos em concluso:/ os homens devem-me todas as suas artes (squilo, 1993, p. 37, Prometeu acorrentado, vv. 652-653). Somente pelo fogo do rei dos deuses foi que essa raa conseguiu atingir a conscincia da sua existncia e das suas possibilidades: [...] a fim de servirlhe de mestre/ das artes numerosas, dos meios capazes/ de faz-la chegar a elevados fins (squilo, 1993, p. 21, Prometeu acorrentado, vv. 144-146). Ao dominar o fogo roubado de Zeus pelo tit, a raa humana conseguiu atingir elevados fins. A partir deste momento, o homem dotado de razo iluminado fogo presenteado por Prometeu tornou-se capacitado a dar os primeiros passos na direo de uma nova forma de conduzir a vida e a sua existncia de maneira madura e consistente, deixando de ser como criana irracional:
PROMETEU Falar-vos-ei agora das misrias todas dos sofridos mortais e em que circunstncias fiz das crianas que eles eram seres lcidos, dotados de razo, capazes de pensar (squilo, 1993, p. 35, Prometeu acorrentado, vv. 568-571).

terferncia transformadora na forma de guiar a existncia humana o tit tornou-se o esprito criador e porque no dizer formador e educador da cultura desse homem:
Prometeu o que traz a luz humanidade sofredora. O fogo torna-se o smbolo sensvel da cultura. Prometeu o esprito criador da cultura, que penetra e conhece o mundo, que o pe ao servio da sua vontade por meio da organizao das foras dele de acordo com os seus fins pessoais, que lhe confere os tesouros e assenta em bases seguras a vida dbil e oscilante do Homem (Jaeger, 1979, p. 287).

O amadurecimento propiciado pelo poder e pela luz do fogo possibilitou a capacitao e a libertao da vida oscilante, rdua, sofredora na qual estava inserido. Por essa in-

Pode-se verificar como o poeta explorou o mito proporcionando algo mais do que apenas uma narrativa religiosa. O que ele buscava era apresentar ao expectador o processo de transio no qual ele, espectador, estava inserido. A histria mtica serviu como pano de fundo para que squilo pudesse encenar esse homem que passava por um processo de transformao na sua forma de viver em sociedade, que comeava a se desgarrar de uma religio controladora, dependente da crena nos deuses e num destino predeterminado, e que precisava ser educado para se integrar adequadamente s exigncias da nova ordem posta. O objetivo do poeta era utilizar-se da fora educativa da tragdia para mostrar ao homem, ao seu espectador, que essa religio mtica, que por muito tempo organizou e conduziu a vida desse povo e regeu sua existncia, fora substituda por uma outra forma de pensar do homem, e de pensar o homem. No se pode esquecer que squilo era um poeta da plis clssica e sua preocupao, como de todo poeta desse momento histrico, era falar de uma maneira acessvel e didtica, para que sua mensagem chegasse aos cidados dos diferentes setores sociais que assistiam sua apresen-

111

volume 15, nmero 2, maio agosto 2011

Paulo Rogrio de Souza e Jos Joaquim Pereira Melo

tao: [...] os poetas se exprimiam como cidados e falavam aos cidados (Romilly, 1984, p. 74). por isso que o mito de Prometeu serviu to bem ao propsito educativo do poeta. Sua histria fazia parte da religio grega e estava inserida na cultura do povo. E tambm por ser o mito de Prometeu [...] o germe dum imortal smbolo humano (Jeager, 1979, p. 287) e carregar em sim o smbolo de uma humanidade em busca de respostas para sua existncia conflituosa. Mas o homem contemporneo de squilo, no centro do processo de transio, no havia se desprendido completamente da influncia da religio gentlica e da crena nos deuses. No entanto, a nova estrutura da cidade, sua organizao poltica e as novas descobertas proporcionadas pela filosofia e suas cincias j faziam com que o grego vislumbrasse e utilizasse diferentes maneiras para conduzir a vida em sociedade e educar o cidado. Foi nesse momento que se acelerou o processo de transio de uma comunidade guiada por preceitos divinos para uma sociedade ento organizada sobre a tcnica, a engenhosidade, a racionalidade. Na sua pea, squilo procurou apresentar essa transio ao mostrar que a submisso dos homens aos deuses no tinha mais sentido. Zeus, o senhor todo poderoso do Olimpo, j estava com o imprio ameaado, e, segundo a personagem de Prometeu, o fim do seu reinado estava se aproximando: Fica sabendo: sua queda ocorrer (squilo, 1993, p. 48, Prometeu acorrentado, vv. 993). A previso de Prometeu no era apenas a ameaa de um prisioneiro rancoroso e vingativo. O rei dos deuses j no se sustentava no trono,

e esse comandante que at ento era servido, respeitado e temido por todos principalmente pela raa humana estava prestes a se tornar servidor:
PROMETEU No dia em que afinal for atingido o alvo e tiver fim a minha longa provao, Zeus ficar sabendo qual a distncia imensurvel entre reinar e servir! (squilo, 1993, p. 58, Prometeu acorrentado, vv. 1227-1230).

Isso foi confirmado quando a personagem de Prometeu revelou que seria um homem aquele que, segundo a profecia, nasceria do ventre de uma mortal: a jovem Io a nica personagem humana da pea de squilo , que iria livr-lo das suas correntes, desafiando assim o poder do tirano do Olimpo:
PROMETEU Da nobre estirpe oriunda do teu leito um dia nascer o heri (Heracles) que vergar seu arco glorioso para me livrar, com o passar do tempo, destes sofrimentos (squilo, 1993, p. 54, Prometeu acorrentado, vv. 1443-1446).

Para squilo, esse ser humano educado pela razo e dotado de coragem para desafiar os antigos preceitos da religio gentlica era o prprio homem da plis que buscava novas explicaes e solues para os seus conflitos. O homem que, segundo a personagem de Oceano na pea, deveria primeiro conhecer a si mesmo para somente ento poder elaborar a estratgia para superar as mudanas que estavam ocorrendo no seu espao social: [...] conhece-te a ti mesmo, amigo, e adaptando-te/ a duros fotos, lana mo de novos modos (squilo, 1993, p. 29, Prometeu acorrentado,

vv. 409-410). Desta forma, ele seria capaz de romper as correntes da antiga tradio que o prendia crena nos deuses e, consequentemente, crena no destino que no mais regia ou norteava sua vida. Para ilustrar seu discurso, squilo utilizou-se da voz do Coro da pea para buscar na prpria mitologia outra personagem que pudesse dar sustentao ao seu intento. Para isso, trouxe memria dos espectadores a figura mtica do guerreiro Odisseu6. Esse homem engenhoso desafiou os deuses e reclamou para si as glrias dos seus feitos e de suas aes. O que squilo pretendia ao rememorar a personagem heroica de Odisseu era reforar a mensagem ao espectador ao cidado da plis de que, iluminado pelo fogo que Prometeu roubou de Zeus e entregou a humanidade, esse no deveria mais se consorciar com os deuses e divindades ou se prender a preceitos e crenas que no mais faziam parte do cotidiano. Assim como Odisseu, seria um verdadeiro sbio aquele que conseguisse enxergar a sua condio de ser racional e tivesse na razo o verdadeiro bem para conduzir sua vida:
CORO Sim, era um sbio, um verdadeiro sbio, o primeiro dos homens cujo esprito pensou e sua lngua enunciou que se consorciar estritamente de acordo com a sua condio realmente o bem maior de todo, que jamais se deve ter vontade, quando se apenas um artfice, de unir-se a um parceiro presunoso por causa de sua riqueza e inebriado por sua linguagem (squilo, 1993, p. 55, Prometeu acorrentado, vv. 1167-1177).

112

Odisseu era, na mitologia, um dos heris da guerra de Troia e uma personagem da Ilada e da Odisseia, de Homero. Na Ilada, ele quem tem a ideia de se fazer um cavalo de madeira em que coubesse parte do exrcito grego e entreg-lo aos troianos como presente, conseguindo, assim, atravessar os muros da fortaleza inimiga, sendo esse um dos elementos principais da vitria dos gregos sobre os troianos. Esse evento refora a ideia de ser ele o mais sbio e astuto dos guerreiros gregos, o que fez com que exigisse para si as glrias da vitria grega em oposio interferncia dos deuses. tambm o protagonista da Odisseia, que narra a dramtica e longa jornada de volta de Odisseu para o seu reino, taca, aps a guerra de Troia.

Educao Unisinos

Prometeu acorrentado: uma proposta esquiliana de formao para o homem clssico

O poeta utilizou-se da personagem de Odisseu por ser esse heri o smbolo do homem que se levantou contra o temor e a dependncia divina e tomou para si as rdeas do seu destino: por seu ato ardiloso e racional, e no pela ajuda dos deuses, os gregos venceram os troianos na Guerra de Troia, e tambm pela sua engenhosidade ele conseguiu voltar sua terra natal depois de uma longa e tortuosa viagem pelo mundo: Musa, fala-me do solerte varo, que, depois de ter destrudo a cidade sagrada de Troia, andou errante por muitas terras (Homero, 1956, p. 1). A grande astcia do rei de taca levou o prprio Zeus, segundo a narrativa homrica da Odisseia, a consider-lo: [...] em inteligncia o primeiro dos homens (Homero, 1956, p. 3). Assim, a retomada proposital do mito do heri grego da Odisseia foi providencial para mostrar que o verdadeiro homem sbio era o cidado que tomava para si as suas responsabilidades na comunidade da qual fazia parte. Novamente o poeta trgico no teve como inteno usar o mito para enaltecer o heri, mas exaltar as virtudes do homem, utilizando-se do expediente didtico do gnero trgico para mostrar a necessidade de formao de um cidado sbio. No entanto, o processo de enfraquecimento da influncia da crena religiosa e exaltao do homem em squilo foi alm da retomada do mito de Odisseu. O poeta procurou reforar a ideia de que o tempo de submisso aos deuses j no mais se sustentava ao enfatizar a discusso da sua pea no sistema de desarticulao da figura divina e onipotente de Zeus. No Prometeu acorrentado, apesar de Zeus ainda ser descrito como todo-poderoso do Olimpo que desprezava a humanidade que pretendia destruir por consider-la insignifi-

cante, no decorrer da apresentao o mesmo comeava a se revelar uma divindade que vai perdendo suas caractersticas superiores. Descendo do seu espao sagrado para se submeter paixo, entregando-se aos desejos celerados por uma insignificante mortal, a jovem Io, ele se igualara ao seres que despreza:
IO As Flechas gneas dos anseios por ti feriram Zeus; ele deseja ardentemente gozar contigo os prazeres oferecidos pela sagrada Cpris [...] (squilo, 1993, p. 44, Prometeu acorrentado, vv. 841-844).

Ao deixar-se seduzir por Io, Zeus perdeu o prestgio de senhor onipotente do Olimpo e passou a ser considerado um apaixonado impulsivo, uma divindade seduzvel, corrompida e conduzida pelas emoes como qualquer mortal. O trono do rei dos deuses estava sendo ameaado, pois o seu ocupante demonstrava fraqueza ao sujeitarse aos caprichos de uma mulher, um ser menor de uma raa at ento inferiorizada e odiada pelo deus dos deuses: a raa humana: Como no ouviria eu, pobre mulher [...]/ Que h pouco tempo acalentavas com amor/ O corao de Zeus [...] (squilo, 1993, p. 40, Prometeu acorrentado, vv. 760/ 763-764). O amor de Zeus pela mortal Io afetara as estruturas do Olimpo e interferira na conduta das outras divindades. Os deuses j no eram to supremos e inatingveis. Como exemplo squilo apresentou a deusa Hera, esposa de Zeus, que tambm passou a demonstrar sentimentos semelhantes aos expressados pelos humanos. Ao saber da paixo de Zeus pela jovem Io e da tentativa de traio por parte do marido, Hera tambm desceu ao prtico do mundo humano e

revelou o seu cime, vingando-se cruelmente de uma inferior mortal: [...] e agora, atormentada/ Pelo rancor de Hera, s sempre constrangida/ a percorrer assim estes longos caminhos (squilo, 1993, p. 40, Prometeu acorrentado, vv. 764-765). Por esse processo de desestruturao do universo divino, a personagem de Prometeu, por vrias vezes, prediz que o rei dos deuses perderia o trono. Segundo Lzia Helena Nagel (2006, p. 100), nessas circunstncias que [...] squilo transforma Zeus em um ser perplexo e interrogante, inseguro quanto sua prpria fora e destino. O enfraquecimento de Zeus desarticula o Olimpo, e os deuses perdem a condio de senhores da humanidade. E o tit conclui sua previso da queda definitiva de Zeus conclamando:
PROMETEU A minha resposta essa: h de chegar o dia em que, malgrado a pertinncia de sua alma, Zeus passar a ser extremamente humilde, pois os festejos nupciais j programados custar-lhe-o o fim do trono e do poder com seu inevitvel aniquilamento (squilo, 1993, p. 56, Prometeu acorrentado, vv. 1200-1205).

Para squilo, a queda de Zeus e a libertao de Prometeu eram tambm a libertao da humanidade: Todos os sculos viram nele a imagem da humanidade (Jaeger, 1979, p. 288). As correntes que prendiam o tit eram representaes dos preceitos divinos que mantinham os seres humanos, os homens da sociedade gentlica, acorrentados religio e aos deuses, vivendo sob a sombra da crena mtica. E a razo filosfica, a iluminao e o verdadeiro conhecimento pelo qual o homem da plis deveria ser educado simbolizado pelo fogo divino ento ajudariam o homem a libertar-se dos grilhes da ignorncia e da submisso da mesma

113

volume 15, nmero 2, maio agosto 2011

Paulo Rogrio de Souza e Jos Joaquim Pereira Melo

forma que Prometeu se livraria das correntes de Zeus. O que se verifica que a proposta educativa de squilo, ao apresentar no teatro o conflito existente entre as suas personagens, tinha como objetivo educar o espectador, encenando, de forma didtica, como o novo homem-cidado da cidade-Estado do qual esse espectador presente na plateia era representante deveria se comportar diante dos embates polticos e das novas exigncias da sociedade frente s transformaes que estavam acontecendo. Dessa forma, a pea esquiliana no deixou de expressar e de auxiliar no processo de (re)estruturao da plis, demonstrando a sua caracterstica educadora e a importncia formativa que a tragdia teve na vida do grego no perodo Clssico; alm disso, o poeta trgico no s no perdeu a sua funo de educador do seu povo, mas ficou consagrado em toda a literatura da antiguidade.

Consideraes nais
A proposta deste artigo de analisar, a partir das bases materiais, o papel da tragdia clssica no contexto grego do sculo V a.C, buscando destacar a funo didtica desse gnero e utilizando para isso a pea Prometeu acorrentado de squilo, teve como premissa inserir o leitor num processo reflexivo sobre a questo educativa e formativa do ser humano na histria, mostrando como essa pode ser ampliada para outros mbitos sociais, deixando de centralizar-se no contexto escolar institucionalizado atual, como privilegiado por algumas anlises contemporneas. Ao apresentar para o leitor como a tragdia foi usada como um instrumento educativo pelos governantes (os tiranos) e/ou por uma forma de governar (a democracia), buscou-se ampliar seu horizonte de anlise, possibilitando que o mesmo possa ter um subsdio acadmico-histrico para entender como esse processo

educativo acontece tambm no contexto no qual est inserido, em sua sociedade. Da mesma forma que a tragdia foi utilizada como instrumento formativo do povo no sculo V a.C, atualmente outros cenrios sociais teatro, cinema, televiso, msica, religio, moda, entre outros tambm so usados pelos setores dominantes e administrativos em diversos mbitos da sociedade para manter a ordem, orientar o consumo, direcionar o pensamento poltico, propor uma moral coletiva, impor um comportamento social, enfim, para formar desta maneira o homem-cidado contemporneo, de acordo com os interesses dos setores dominantes. Assim, pode-se entender que, da mesma forma como o objetivo de squilo ao representar o embate entre Prometeu e Zeus na pea Prometeu acorrentado foi mostrar utilizando-se da funo pedaggica da tragdia nesse processo de transformao social que as mudanas sociais na Grcia do perodo Clssico j estavam se solidificando e o processo formativo e educativo de um novo homem estava em andamento acelerado, ele tambm deve suscitar no leitor atento, no estudioso do assunto e/ ou no pesquisador da Histria da Educao uma reflexo sobre quais mudanas esto acontecendo na sociedade atual, e quais so os autores, os argumentos, o cenrio e os instrumentos usados e apresentados no processo de formao e de educao do homem-cidado diante das mudanas nessa sociedade na qual est inserido.

JAEGER, W. 1979. Paidia: a formao do homem grego. So Paulo, Herder, 1343 p. LESKY, A. 1996. A tragdia grega. So Paulo, Editora Perspectiva, 307 p. MOSS, C. 1997. Atenas: a histria de uma democracia. Braslia, Editora da Universidade de Braslia, 142 p. MOSS, C. 1993. O cidado na Grcia antiga. Lisboa, Edies 70, 136 p. NAGEL, L. H. 2006. Danando com os textos gregos: a intimidade da literatura com a educao. Maring, Eduem, 134 p. HOMERO. 1956. Odisseia. Lisboa, S da Costa, 262 p. ROMILLY, J. 1984. Fundamentos de literatura grega. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 311 p. ROSTOVTZEFF, M. 1983. Histria da Grcia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 314 p. SEGAL, C. 1994. O ouvinte e o espectador. In: J.-P. VERNANT (ed.), O homem grego. Lisboa, Editorial Presena, p. 173-198. VERNANT, J-P. 2002. As origens do pensamento grego. So Paulo, Edusp, 143 p. Submetido em: 14/04/2010 Aceito em: 03/12/2010

Referncias
BALDRY, H.C. 1968. A Grcia antiga cultura e vida. So Paulo, Verbo, 138 p. BONNARD, A. 1980. A civilizao grega. So Paulo, Martins Fontes, 760 p. SQUILO. 1993. O Prometeu acorrentado. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 219 p. HAUSER, A. 1990. Histria da arte e da literatura. So Paulo, Mestrejou, 632 p.

Paulo Rogrio de Souza Universidade Estadual de Maring Doutorando Bolsista CAPES/PPE Avenida Colombo, 5790, Jardim Universitrio 87020-900, Maring, PR, Brasil Jos Joaquim Pereira Melo Universidade Estadual de Maring Avenida Colombo, 5790, Jardim Universitrio 87020-900, Maring, PR, Brasil

114

Educao Unisinos

You might also like