You are on page 1of 1

RelatrioReservado

Assinaturas - www.relatorioreservado.com.br. E-mail: atendimento@relatorioreservado.com.br. Tel: (0xx21) 2549-1173 / r: 30 Disponvel para os assinantes na internet.

Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2013 N 4.543

NEGCIOS & FINANAS

EDITADO POR INSIGHT ENGENHARIA DE COMUNICAO Editores: Claudio Fernandez . Alexandre Falco Redao: (0xx21) 2509-5399 / Fax (0xx21) 2516-1956 Assinaturas: www.relatorioreservado.com.br / (21) 2549-1173 / atendimento@relatorioreservado.com.br.

Metropolis Capital roda seus negcios em cmera lenta


Procura-se um diretor para o remake de Metropolis. No a eterna obra-prima de Fritz Lang, mestre do expressionismo alemo. A pelcula em questo tem como protagonista o fundo germnico Metropolis Capital Markets. O private equity desembarcou no Brasil em 2008 com um oramento bilionrio e a promessa de se tornar um blockbuster, notadamente na rea de minerao e no mercado imobilirio. No entanto, cinco anos depois, tudo indica que as principais cenas deste roteiro sero refilmadas. O Metropolis estaria revendo seus investimentos no pas, a comear pelo aporte de mais de US$ 6 bilhes anunciado para o setor de minerao. O p no freio ainda mais preocupante, uma vez que, at o momento, os negcios do fundo no Brasil no emplacaram, seja de um lado, seja de outro. A All Ore, brao do Me O Credit Suisse, adviser na venda da Amil para a United Health, quer vestir um tropolis Capital para o setor mineral, encontra-se hoje em um estgio aqum daquele idealizado pelos alemes, segundo fontes prximas empresa. Mesmo em um perodo de notria depreciao dos ativos, a companhia no conseguiu montar uma grande operao de minrio de ferro. Aquela que seria a sua maior investida, a compra de 70% da potiguar Mhag, no apenas ficou pelo caminho como ainda resultou em uma disputa judicial com os controladores da empresa ver RR edio n 4.475. At agora, as atividades da All Ore esto restritas a duas minas de ouro, uma no Par e outra na Paraba, ambas ainda em fase pr-operacional. V l que investimentos no setor de minerao exijam ciclos mais longos de maturao e cinco anos seja um perodo relativamente curto para julgar a performance da All Ore. Mas o que novo figurino. Por meio de um fundo de investimento, costura com os norte-americadizer, ento, da Metropolis Empreendimentos Imobilirios, outra controlada do fundo alemo no Brasil? Fundada tambm em 2008, a empresa uma casca de ovo. Nos documentos enviados ao longo de 2012 para a CVM, mesmo aps mais de quatro anos de vida, a prpria Metropolis se define como uma companhia ainda em estgio inicial de desenvolvimento e sem atividades de negcios. Com a deciso dos alemes de reavaliar seus investimentos, executivos ligados ao fundo no Brasil consideram pouco provvel que algum projeto imobilirio saia da prancheta neste semestre. Procurada pelo RR, a All Ore negou cortes de investimento e atrasos em seu cronograma. Confirmou o interesse na rea de minrio de ferro, mas garantiu que a produo de ouro prioridade no momento. J a Metropolis Empreendimentos Imobilirios no retornou. nos a compra de uma participao minoritria na operadora de planos de sade.

Check-out
Segundo fontes ligadas Funcef, o fundo de penso estaria insatisfeito com os resultados de seus hotis em Angra dos Reis (RJ) e em Cabo de Santo Agostinho (PE). M notcia para a portuguesa Vila Gal, gestora de ambos. A tradio mostra que, neste caso, a Funcef costuma ser inclemente. Que o diga Chieko Aoki, da Blue Tree, antiga operadora dos dois hotis. Procurada, a Funcef garantiu que "no tem reclamaes sobre a atuao do Vila Gal."

Check-in
O Grupo Alfa, de Aloysio Faria, procura um scio para os hotis Transamrica em So Paulo e na Bahia. Consultado pelo RR, o Alfa no se manifestou sobre o assunto.

Pouco lcool
O cervejeiro Walter Faria, dono da Petrpolis, vai tirar o excesso de espuma em sua inusitada operao no setor de energia. A Electra, na qual Faria tem uma participao, estaria revendo seu portflio de projetos, que prev a construo de mais de 80 usinas, a maioria PCHs. Procurada pelo RR, a empresa negou o corte de investimentos. Quem ser o candidato de Delfim Netto para o cargo de Guido Mantega? Cartas para a redao.

Otaviano Pivetta enfrenta oposio na Vanguarda


Ao que parece, o empresrio Otaviano Pivetta teve uma vitria de pirro na Vanguarda Agro. Pivetta conseguiu quase tudo que queria: forou a sada do investidor espanhol Enrique Bauelos, emplacou o novo presidente da empresa, Arlindo Moura, e articulou um aumento de capital de R$ 350 milhes. Tudo perfeito, no fosse por um detalhe. Dificilmente o empresrio conseguir alcanar o grand finale que idealizou: tornar-se o principal acionista da Vanguarda. Os irmos Hlio e Salo Seibel, a Bonsucex e a EWZ Invest criaram uma espcie de blindagem contra as pretenses de Pivetta. O quarteto, que detm 30% da Vanguarda, j teria rejeitado uma proposta do empresrio por suas aes. Segundo informaes filtradas junto prpria companhia, os irmos Seibel, a Bonsucex e a EWZ tambm teriam se unido para exigir maior espao na gesto da Vanguarda. Os scios da Vanguarda temem ter o mesmo destino de Enrique Bauelos, que foi praticamente ejetado do negcio aps bater de frente com Pivetta. Juntos, somam uma participao pouco superior do empresrio (27%). o suficiente para levantar a voz e acirrar as divergncias societrias. No momento, por exemplo, Pivetta defende uma poltica mais agressiva na compra de terras. J os irmos Seibel e seus fiis escudeiros pregam cautela e reviso de alguns negcios, incluindo a venda das trs usinas de biodiesel. Procurada, a Vanguarda informou que "no vislumbra divergncias entre seus scios" e tambm "no comenta movimentaes de seus acionistas."

Trem-bala
A Constran tem espalhado a torto e a direito que vai participar da licitao do trem-bala entre Rio e So Paulo ao lado de uma grande empreiteira. Conta no apenas o milagre, como tambm o nome do santo: a Andrade Gutierrez.

Copyright Relatrio Reservado - Negcios & Finanas. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo deste jornal em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita. As informaes publicadas neste veculo no exprimem declaraes oficiais das empresas e personagens citados, exceo de circunstanciais afirmaes de carter formal, identificadas pela divulgao entre aspas.

You might also like