You are on page 1of 8

Fisiologia Respiratria

1. Como as narinas dos equinos so adaptadas necessidade de uma grande entrada de ar? R: As narinas so mais flexveis e dilatveis nos eqinos e mais rgidas nos sunos. A dilatao das narinas vantajosa quando mais ar requerido, como em corridas e em situaes nas quais a respirao no feita pela boca. O eqino um corredor e a respirao de boca aberta no caracterstica, de forma que parece que as narinas dilatadas so uma adaptao.

2. Qual a funo da faringe e siringe? R: O rgo da fonao em pssaros chamada de siringe; este est localizado onde a traquia se divide para formar os brnquios.

3. Qual a funo dos anis traqueais? Por que so incompletos dorsalmente? R: A parede traqueal contm anis cartilaginosos que evitam o colapso da via area . Cada anel traqueal incompleto (no unido dorsalmente), o que permite as variaes em dimetro que so reguladas pelo msculo liso traqueal. Este dimetro aumenta durante momentos de maior necessidade ventilatria.

4. Quais so as subdivises da traquia (em ordem da maior para menor)? R: As subdivises da traquia para os alvolos, do maior para o menor, so: 1) brnquios, 2) bronquolos, 3) bronquolos terminais, 4) bronquolos respiratrios, 5) ductos alveolares, 6) saco alveolar, e 7) alvolos.

5. Onde ocorre a maior parte da difuso de gs entre o ar e o sangue? R: Os alvolos pulmonares so os principais pontos de difuso de gases entre o ar e os pulmes. A separao do ar e sangue, e assim a distncia de difuso, mnima ao nvel alveolar. O epitlio alveolar e o endotlio capilar esto intimamente associados. 6. Descreva a pleura e o espao mediastnico. R: Os pulmes tm movimentos quase livres de frico dentro do trax por causa da pleura, uma membrana serosa lisa. A pleura consiste de um nica camada de clulas fundidas na superfcie de uma camada de tecido conjuntivo. Ela envolve ambos os pulmes (pleura visceral). A pleura dos pulmes direito e esquerdo encontram-se prximo da linha mdia e aqui so refletidas para cima (dorsalmente), retornam pela parede torcica interna e provm seus limites (pleura parietal). O espao entre as respectivas camadas de pleura visceral conforme ascendem para a parede dorsal conhecido como espao mediastnico. Dentro do espao mediastnico esto as veias cavas, ducto linftico torcico, esfago, aorta e traquia.

7. Quais so alguns dos fatores que afetam a frequncia respiratria? R: Frequncia respiratria (fr. frquence respiratoire; ing. respiration frequency). Nmero de ciclos respiratrios (inspirao e expirao) por minuto. Alm das variaes observadas entre as espcies, a freqncia respiratria pode ser afetada por outros fatores, tais como: 1) tamanho corpreo, 2) idade, 3) exerccio, 4) excitao, 5) temperatura ambiente, 6) gestao, 7) grau de preenchimento do trato digestrio, e 8) estado de sade. 8. Defina presso parcial. R: Presso parcial definido como a presso exercida por um gs em particular numa mistura de gases. A soma das presses parciais dos gases dentro de uma mistura se iguala a presso

total. A anotao fisiolgica para a presso parcial P.

9. Quais so os gases da atmosfera e qual a composio percentual aproximada de cada um? R: A presso total de uma atmosfera (1 atm) do ar sob condies de temperatura padro e presso de 760 mm Hg. A composio apropriada do ar atmosfrico seco (e presses parciais correspondentes) conforme a seguir: 21,0 % de O2 (PO2; cerca de 159 mm Hg); 0,03% de CO2 (PCO2; cerca de 0,23 mm Hg); 79,0% de N2 (PN2; cerca de 600 mm Hg).

10. Como as presses intrapulmonar e intrapleural se modificam durante o ciclo respiratrio? R: A presso dentro dos pulmes referida como presso intrapulmonar e a presso fora dos pulmes, mas dentro da cavidade torcica (entre as pleuras visceral e parietal) referida como presso intrapleural. O ar flui para dentro dos pulmes durante a inspirao porque a presso dentro dos pulmes, a presso intrapulmonar, se torna menor do que a presso atmosfrica. Semelhantemente, o ar flui para fora dos pulmes durante a expirao porque a presso intrapulmonar excede a presso atmosfrica neste momento. A presso intrapulmonar diminui durante a inspirao porque o volume dos pulmes aumenta. Os pulmes podem aumentar em volume porque so estruturas elsticas que podem esticar. Tambm, a presso ao redor dos mesmos, a presso intrapleural, vai sendo reduzida porque o volume do espao intrapleural aumenta em resposta a contrao do diafragma e msculos intercostais. Quando a contrao dos msculos respiratrios cessa, a expirao comea. Para permitir que o ar flua para fora dos pulmes durante a expirao, a presso intrapulmonar precisa se tornar positiva. A presso positiva principalmente gerada pela tendncia de retrao dos pulmes, que foram previamente esticados durante a inspirao. A tendncia de retrao produzida no somente pelas fibras elsticas dentro do pulmo, mas tambm pela tenso de superfcie do lquido que delimita os alvolos. A retrao dos pulmes pode tambm ser auxiliada pelos msculos expiratrios. O diafragma um msculo inspiratrio e sua contrao ajuda somente a inspirao; inversamente, seu relaxamento permite a expirao. Durante a eupnia, a presso intrapulmonar pode ser de cerca de -1 mm Hg (abaixo da atmosfrica) durante inspirao, e pode ser de +1 mm Hg durante a expirao. Durante este momento, a presso intrapleural se modifica de -2 mm Hg ao final da expirao para -6 mm Hg ao final da inspirao. Assim, a presso intrapleural se modifica ligeiramente mais do que as alteraes da presso intrapulmonar. A presso intrapleural (presso num espao fechado) normalmente menor do que a presso atmosfrica, mesmo ao final da expirao e antes da inspirao. Isto resultado da tendncia constante de retrao dos pulmes e da absoro de gases dos espaos fechados causado pela existncia de um gradiente de difuso entre o espao fechado e o sangue venoso. A presso total no espao intrapleural est em equilbrio com o sangue venoso. menor do que a presso atmosfrica por causa da reduo de PO2 causada pela absoro de oxignio ser maior do que o aumento de PCO2. A presso total reduzida do espao intrapleural comparvel com a existente num ligeiro vcuo.

11. Como uma condio de pneumotrax pode ser corrigida? R: O pneumotrax o acmulo de ar na cavidade pleural, podendo ser de origem traumtica ou espontnea. O ar pode penetrar nessa cavidade atravs de ferimentos penetrantes na parede torcica ou pela extenso de um enfizema pulmonar. H um impedimento da expanso dos pulmes que leva a asfixia. Se o espao intrapleural for aberto para a atmosfera (p.ex., durante certos procedimentos cirrgicos), no possvel a contrao do diafragma gerar maior vcuo no espao intrapleural, e os pulmes no inflam. Um respirador pode ser necessrio para ventilar os pulmes ou o animal morrer. A correo do pneumotrax envolve o fechamento final eficiente da abertura

no natural simultaneamente com a completa inflao pulmonar. A retrao pulmonar normal poderia, ento, restabelecer a presso intrapleural negativa normal. A inspirao seguinte gera a presso negativa no espao intrapleural e os pulmes se expandem porque a traquia passa a ser a nica passagem disponvel para a entrada de ar.

12. Qual dos gases respiratrios, O2 ou CO2, se difunde mais prontamente atravs das membranas celulares? R: Os gases respiratrios se difundem prontamente atravs dos tecidos corpreos. Devido a sua grande solubilidade lipdica, o dixido de carbono (CO2) se difunde cerca de 20 vezes mais prontamente do que o oxignio atravs das membranas.

13. Quais so os trs fatores humorais que influenciam a ventilao? R: Suas concentraes no sangue afetam a ventilao alveolar de vrias formas: 1. O aumento do dixido de carbono faz com que a ventilao alveolar tambm aumente; sua reduo leva a diminuio da ventilao alveolar. 2. O aumento do on hidrognio leva tambm ao aumento da ventilao alveolar; sua reduo leva a diminuio da ventilao alveolar. 3. A reduo de oxignio promove o aumento da ventilao alveolar; seu aumento causa a reduo na ventilao alveolar.

14. Onde esto localizados os receptores para a deteco da falta de O2? R: Os corpos carotdeo e artico so considerados os mais influentes para a regulao do oxignio. Estes corpos so estruturas distintas com um abundante suprimento sangneo localizado imediatamente fora do arco artico, na diviso das artrias cartidas. Eles respondem as alteraes na PaO2 do sangue.

15. Por que no existe aumento na ventilao quando existe falta de O2 causada pelo envenenamento por monxido de carbono? R: O sangue com reduzida quantidade de hemoglobina, e consequentemente menos oxignio, tem a mesma PaO2 como o sangue com hemoglobina e oxignio normais, e assim nenhuma resposta ventilatria seria estimulada por no ter alterao de PaO2. Tambm, o sangue no qual o oxignio foi deslocado da hemoglobina pelo monxido de carbono tem a mesma PaO2 que o sangue normal. A PaO2 dever permanecer a mesma porque uma expresso da PO2 alveolar (a qual no se altera) e representa a PO2 de oxignio na soluo.

16. Defina clearance respiratrio. R: A remoo de partculas que foram inaladas para dentro dos pulmes chamada de clearance respiratria. Existem dois tipos, clearance respiratria anterior e clearance alveolar, e cada uma depende da profundidade nas quais as partculas chegaram. As partculas inaladas que assentaram dentro da membrana do trato respiratrio so ditas como depositadas.

17. Quais so os fatores fsicos que afetam a deposio de partculas? R: Gravidade, inrcia e movimentos brownianos.

18. O que a cobertura mucosa em movimento e qual a velocidade de movimentao do muco e das partculas contidas? R: A remoo das partculas depositadas cranial aos ductos alveolares realizada pela

cobertura mucosa em movimento. Esta cobertura de lquido mucinide est localizada na superfcie das clulas epiteliais que repousam nas vias areas e derivada do lquido alveolar e clulas secretoras de muco ao longo das vias areas. A cobertura mucosa contm as partculas depositadas e se movimenta na direo da faringe numa velocidade de cerca de 15 mm/min pelos clios das clulas epiteliais. Os mamferos deglutem o lquido mucinide e as partculas aps os mesmos alcanarem a faringe.

19. Quais so os mecanismos de clearance alveolar? R: Os mecanismos de Clearance alveolar destas partculas podem ser resumidas como: (1) aps sua deposio nos alvolos, eles podem ser fagocitados por um macrfago ou pode continuar como partculas livres. O macrfago carregado com poeira ou as partculas livres podem ser direcionadas pela cobertura mucosa em movimento junto com o filme de lquido alveolar; (2) As partculas podem entrar no espao intersticial dos alvolos e serem transportados para os linfonodos em sries com os pulmes; (3) as partculas podem ser dissolvidas e transferidas em soluo, tanto para dentro da linfa ou para o sangue; (4) algumas partculas podem no ser fagocitadas ou podem ser insolveis. Ao invs disto, elas poderia estimular uma reao local do tecido conjuntivo e serem seqestradas (isoladas) dentro do pulmo. Exemplo disto inclui as condies conhecidas como asbestose e silicose. Ces e gatos vivendo em reas ricamente industrializadas podem mostrar sinais de antracose causada pela inalao de poeira carvo.

20. Qual a funo do ato de arfar? R: O centro respiratrio do co responde no somente aos estmulos usuais, mas tambm a temperatura central corprea. Quando estes estmulos de entrada esto integrados, o corpo do co responde s necessidades metablicas atravs da regulao da ventilao alveolar e dissipao do calor atravs da regulao da ventilao do espao morto. A ventilao do espao morto aumentada pelo ato de arfar, o que permite o resfriamento corpreo atravs da evaporao da gua das membranas mucosas dos tecidos envolvidos.

21. A ventilao pulmonar est aumentada durante o arfar? R: A ventilao do espao morto aumentada pelo ato de arfar

22. Visualize os trs padres de arfar em ces. R: 1) inalao e exalao atravs das narinas, 2) inalao atravs das narinas e exalao atravs das narinas e da boca e 3) inalao atravs das narinas e da boca e exalao atravs das narinas e da boca.

23. Como o gato ronrona? R: ronronar resulta de uma ativao altamente regular e alternada do diafragma e dos msculos larngeos intrnsicos (aqueles dentro da laringe) numa freqncia de 25 vezes / segundo durante tanto inspirao quanto expirao. A contrao dos msculos larngeos fecha as cordas vocais. Os msculos larngeos ento relaxam enquanto o diafragma contrai. A contrao do diafragma realiza a entrada do fluxo de ar, o que vibra as cordas vocais e resulta no som de ronronar enquanto esto abertas (no mais fechadas pela contrao larngea) e tambm contribui para uma frao da fase inspiratria do ciclo respiratrio. O diafragma, ento, relaxa e os msculos larngeos contraem; isto novamente seguido pelo seu relaxamento e contrao diafragmtica. Todo o processo repetido 25 vezes / segundo at se completar a inspirao. O acmulo de pequenos sons produzidos com cada abertura das cordas vocais faz o som de ronronar. A mesma seqncia ocorre durante a expirao, exceto que o diafragma

no contrai e o fluxo de ar para fora, e assim a vibrao das cordas vocais, realizada pela retrao pulmonar.

24. Qual possvel funo seria suprida pelo ronronar? R: O ronronar pode prover uma ventilao mais eficiente por causa da inspirao e expirao intermitentes. 25. Ronronar significa bem-estar? R: A razo para o ronronar em gatos no conhecida. Gatos ronronam quando esto satisfeitos, doentes e dormindo.

Fisiologia Cardiovascular

1. Descreva corretamente a orientao do corao dentro do trax com relao a sua base e seu pice. R: O corao uma estrutura muscular, em formato de cone, localizado no trax. As grandes artrias e veias so contnuas com o corao em sua base. Sua base est direcionada para cima (dorsal) e para frente (cranial). A extremidade oposta do cone conhecida como pice. Durante o desenvolvimento embrionrio precoce, o corao empurrado para um saco seroso conhecido como pericrdio.

2. Responda corretamente o que o saco pericrdico, onde ele est inserido no corao e qual a sua funo?R: Durante o desenvolvimento embrionrio precoce, o corao empurrado para um saco seroso conhecido como pericrdio. A parte do saco prxima do corao torna-se fundida com o msculo cardaco e conhecida como pericrdio visceral ou epicrdio. A parte mais externa do saco contnua com o epicrdio e se estende para fora de sua fuso com a base para envolver completamente o corao. O pice do corao livre (no inserido) dentro do pericrdio. Sua camada mais externa conhecida como pericrdio parietal. O saco pericrdico um espao potencial e contm uma pequena quantidade de lquido para prover lubrificao para a superfcie mais externa do mesmo durante seu movimento quase que contnuo. referida como um espao potencial porque pode aumentar o volume de lquido durante episdios de inflamao.

3. Quantas so e qual o nome de cada uma das cmaras do corao? Qual cmara normalmente tem a maior espessura? R: A parte muscular do corao conhecida como miocrdio, o qual forma as paredes dos compartimentos (cmaras) do corao. As fibras musculares so dispostas de forma que, quando se contraem, o sangue ejetado das cmaras. As cmaras cardacas so divididas naquelas no lado direito e as do lado esquerdo; cada lado tem um trio e um ventrculo. Para conservar espao, cada trio tem uma extenso conhecida como uma aurcula, com uma forma que se adapta a das partes adjacentes. Os trios recebem sangue das veias e os ventrculos recebem sangue dos trios. Os ventrculos direito e esquerdo bombeiam sangue do corao, respectivamente, atravs das artrias pulmonar e aorta. O ventrculo esquerdo tem a maior massa muscular das cmaras cardacas por causa de seu maior trabalho necessrio para bombear o sangue atravs de todo corpo.

4. Descreva corretamente a localizao das valvas atrioventriculares e semilunares. O que evita a everso das valvas atrioventriculares quando os ventrculos se contraem? R: As valvas localizadas entre os trios e ventrculos so conhecidas como valvas

atrioventriculares (A-V). A valva no lado direito tem trs folhetos (cspides) e chamada de valva tricspide; a valva A-V esquerda tem dois folhetos e chamada de bicspide ou algumas vezes de valva mitral. As valvas A-V evitam a expulso do sangue ventricular dentro dos trios quando os ventrculos se contraem. Por causa da presso associada com a expulso do sangue dos ventrculos, as valvas A-V poderiam se everter para os trios. Isto evitado pelas cordas (cordas tendneas) inseridas na margem livre dos folhetos em uma extremidade e a pequenos msculos (msculos papilares) na outra extremidade que se estendem do miocrdio. A contrao do msculo papilar sincronizada com a contrao miocrdica de forma que a tenso s cordas tendneas apropriadamente temporizada. O fluxo de volta de sangue que acabou de ser ejetado dos ventrculos evitado pelas valvas localizadas nas sadas das artrias dos ventrculos. As valvas em ambos os lados direito e esquerdo tm trs cspides e so conhecidas como valvas semilunares. A valva no lado direito conhecida como valva semilunar pulmonar por causa de sua localizao relativa ao tronco pulmonar e a valva do lado esquerdo conhecida como valva semilunar artica por causa de sua localizao relativa aorta. 5. Descreva corretamente o caminho de uma gota de sangue de sua entrada no corao pela veia cava at sua ejeo do corao na aorta. R: O sangue que originalmente entra no corao e finalmente ejetado segue uma rota especfica. O sangue que circula para os tecidos retorna ao corao atravs da veia cava cranial (sangue das partes craniais do corpo) e veia cava caudal (sangue das partes posteriores do corpo). Isto o sangue venoso. Ele perdeu oxignio para os tecidos, ganhou dixido de carbono e precisa agora ser direcionado aos pulmes, onde se tornar sangue arterial ao adquiri oxignio e perder o dixido de carbono. O sangue venoso entra no trio direito durante a fase de relaxamento atrial do ciclo cardaco. Num tempo apropriado no ciclo cardaco, o sangue direcionado atravs da valva A-V direita para dentro do ventrculo direito. Os ventrculos se contraem e o sangue segue atravs das valvas semilunares pulmonares para os pulmes atravs das artrias pulmonares. Estas so chamadas artrias, mesmo que por elas passe sangue venoso, porque elas transportam sangue para fora do corao. Aps o sangue circular pelos pulmes, ele retorna ao corao atravs das veias pulmonares (contendo sangue arterial). Ele entra no trio esquerdo; da o sangue direcionado para o ventrculo esquerdo, do qual bombeado para a circulao sistmica (corpo inteiro) atravs da aorta. O ventrculo esquerdo tem a maior massa muscular das cmaras cardacas por causa de seu maior trabalho necessrio para bombear o sangue atravs de todo corpo.

6.Qual a seqncia dos vasos sangneos dos ventrculos de volta aos trios? Qual dos vasos permite a troca com o lquido intersticial? R: Os vasos sangneos provm uma rota contnua para o sangue deixar o corao e retornar ao mesmo. Dos ventrculos de volta aos trios, eles so, em ordem, artrias, arterolas, capilares, vnulas e veias.

7. Qual a funo das fibras elsticas nas artrias? R: As grandes artrias tm uma maior proporo de sua massa composta por tecido elstico do que as pequenas artrias. Este tecido elstico permite a expanso conforme o sangue bombeado para dentro das mesmas e as fibras expandidas servem como uma fonte de energia para a continuidade da circulao do sangue quando os ventrculos relaxam. As artrias pequenas tm alguma poro de suas fibras elsticas substitudas por msculo liso. A contrao da musculatura lisa promove a constrio destes vasos e permite o fluxo reduzido de sangue para uma parte em particular e a diverso do fluxo para outras partes. As arterolas so musculares imediatamente antes do esvaziamento para os capilares. Alteraes em seu tnus muscular (grau de contrao) regula o fluxo de sangue para o leito capilar. As grandes artrias contm um maior nmero de fibras de tecido conjuntivo elstico do que

fibras musculares. Estas fibras elsticas permitem a expanso quando o sangue avana para dentro das mesmas vindo do ventrculo esquerdo e as fibras elsticas tem uma tendncia de ressaltar a presso no sangue nos grandes vasos aps o corao cessar de exercer presso. A presso contnua nas artrias permite um fluxo contnuo ao invs de intermitente de sangue atravs do corpo.

8. O que compe um capilar? Eles tm fibras musculares e fibras elsticas em suas paredes? R: As grandes artrias tm uma maior proporo de sua massa composta por tecido elstico do que as pequenas artrias. Este tecido elstico permite a expanso conforme o sangue bombeado para dentro das mesmas e as fibras expandidas servem como uma fonte de energia para a continuidade da circulao do sangue quando os ventrculos relaxam. As artrias pequenas tm alguma poro de suas fibras elsticas substitudas por msculo liso. A contrao da musculatura lisa promove a constrio destes vasos e permite o fluxo reduzido de sangue para uma parte em particular e a diverso do fluxo para outras partes. As arterolas so musculares imediatamente antes do esvaziamento para os capilares. Alteraes em seu tnus muscular (grau de contrao) regula o fluxo de sangue para o leito capilar. O volume do leito capilar pequeno (4% do volume total de sangue), mas o nmero vasto de capilares abastece uma rea grande transversal que leva a uma lenta velocidade de fluxo em favor da troca transcapilar. Os capilares so tubos endoteliais com um dimetro oscilando de 5 a 10 mm. As paredes so formadas de clulas endoteliais, associadas lmina basal (membrana basal) e percitos. A lmina basal envolve tanto as clulas endoteliais como os pericitos. Os pericitos so clulas mesenquimais indiferenciadas com potencial para se transformarem e outros tipos celulares (p.ex., fibroblastos, clulas musculares lisas). Tambm, atravs disto, os capilares podem se transformar em outros tipos de tubos vasculares (isto , artrias, veias) se mudarem as caractersticas do fluxo interno. Os pericitos capilares sintetizam e liberam constituintes da membrana basal. Onde as clulas endoteliais fazem margem com outras, uma delgada fenda (poro) ou fenda intercelular existe e permite a difuso das substncias dissolvidas no plasma. O tamanho limitado dos poros inibe a passagem de grandes molculas (p.ex., molculas proticas). As vesculas pinocitticas tambm esto presentes nas clulas endoteliais. Estas so formadas em uma superfcie da clula e migram para a superfcie oposta, onde descarregam seu contedo. Vrias das molculas proticas so provavelmente transportadas atravs das clulas endoteliais desta forma. Os capilares se unem um com os outros formando vasos maiores conhecidos como vnulas e as vnulas se unem com outras para formar as veias. As maiores veias so as cavas, as quais retornam o sangue para o trio direito no corao.

9. O fluxo de volta do sangue possvel nas veias? As veias tm fibras musculares em suas paredes? R:As veias so tubos de parede delgada reforada por tecido conjuntivo e elas tambm contm fibras musculares lisas. A contrao das fibras musculares aumentam a resistncia ao fluxo sangneo e ajuda a regular a circulao. A constrio venosa aumenta a presso do sangue em todos os vasos que precedem as veias. As vlvulas esto presentes nas veias em intervalos regulares sendo direcionadas (ou abertas) na direo do corao. A presso externa nas veias faz com que o sangue avance somente numa direo cranial porque o fluxo de retorno evitado pelo fechamento das vlvulas. Semelhantemente, o fluxo de retorno no ocorre quando a presso externa liberada. 10. Cite quatro fatores fisiolgicos que influenciam a freqncia cardaca. O que uma generalizao sobre a relao entre a freqncia cardaca e o tamanho do animal? R: A frequncia cardaca se refere frequncia de ciclos cardacos e usualmente mensurada pelo nmero de batimentos por minuto (bpm). Os fatores fisiolgicos influenciando a freqncia cardaca so excitao, temperatura ambiental alta, digesto e descanso. As alteraes nos

batimentos cardacos so observadas numa variedade de condies patolgicas. Velocidade metablica: Em geral, pequenos animais tm maiores freqncias cardacas do que animais maiores. Isto uma conseqncia da maior taxa metablica (e consumo de oxignio) necessrios pela sua maior rea de superfcie por unidade de massa corprea. A relao inversa entre a freqncia cardaca e o tamanho corpreo aplicado tanto dentro de uma espcie como entre diferentes espcies. Por exemplo, um pequeno co pode ter uma freqncia cardaca no repouso de 120 bpm, enquanto que um co maior pode mostrar uma freqncia cardaca no repouso de somente 80 bpm ou menos. A freqncia cardaca no repouso de camundongos de cerca de 600 bpm; ratos, 400 bpm; porco da ndia, 280 bpm; elefante, 30 bpm. O condicionamento fsico e a hipertrofia cardaca que ocorrem como resultado do condicionamento fsico reduz a freqncia cardaca no repouso de todos os animais. Animais jovens tm uma maior freqncia cardaca do que animais adultos, explicada em parte pelo seu menor tamanho. Outro fator que a inibio vagal tnica menos desenvolvida em animais jovens.

You might also like