You are on page 1of 12

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

Consideraes sobre a filosofia de Nietzsche

Roberto Veras Universidade Federal de Campina Grande

RESUMO: Este artigo intenta analisar o prlogo Assim falou Zaratustra de 1885, no obstante, apresentar seus mais variados temas de maneira fundamental, que, de certa forma, proporcionam uma coeso conceitual para a compreenso do sistema filosfico nietzschiano. Palavras-chave: alm-do-homem. morte de Deus. niilismo. ltimo-homem.

ABSTRACT: This article attempts to analyze the prologue of 1885 Thus Spake Zarathustra, however, presenting its wide range of subjects in a fundamental way, that somehow provides a conceptual cohesion to the understanding of Nietzschean philosophical system. Keywords: beyond-man. death of God. nihilism. last-man.

A filosofia proposta por Nietzsche (1844-1900) tem como principal objetivo a desconstruo do pensamento metafsico clssico ocidental, cujos conceitos e valores so estabelecidos de maneira universal, que no suportam modificaes. Assim, o filsofo alemo vai perceber que se faz necessria uma genealogia para sabermos onde foi o ponto de partida desse problema.
1

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

Segundo Nietzsche, o homem do mundo antigo, ou seja, o grego, foi o primeiro a estabelecer essa dicotomia de perspectivas de compreenso da realidade, isto , sua diviso e oposio entre a exaltao da razo e a negao dos sentidos. Em outras palavras, a figura mais emblemtica Plato, que apresenta o mundo sob duas perspectivas distintas: sensvel e inteligvel. Segundo Nietzsche, essa desvalorizao do mundo emprico causa uma negao da vida porque os pensadores do mundo grego clssico tinham como principal objetivo o enquadramento da realidade como pressuposto para o verdadeiro conhecimento de maneira racional; isto , apenas no campo ideal e imaterial. Dessa forma, o filsofo alemo admite uma impossibilidade da razo como condio de aceitao da realidade de maneira plena e concreta. Dessa maneira, o pensamento nietzschiano vai se caracterizando por ser uma forma de stira e de ironia em relao s figuras mais importantes da histria da humanidade como, por exemplo, a figura de Scrates e Jesus Cristo. Para Nietzsche, eles foram modelos de homens covardes, fracos e decadentes. Os filsofos so isso sim, os decadentes da helenidade, o movimento de oposio o gosto antigo, ao gosto nobre [...]. (NIETZSCHE, 1987, p. 124 grifo do autor) Isso porque esses homens viveram de maneira racional; ou melhor, enquadraram a realidade do mundo em elementos puramente racionais, deixando para trs as experincias vividas que so fundamentais no pensamento nietzschiano. Para o filsofo alemo, a maneira de fazer filosofia no buscando a verdade, encontrando um fim absoluto para cada pergunta; antes de qualquer coisa conhecer as experincias naturais, conhecer atravs do corpo sendo assim, proporcionando uma verdadeira reflexo no pela verdade, mas pelos valores. O modelo de filosofia proposta por Nietzsche mostra-se ante os mltiplos aspectos da natureza. As propriedade exclusivas da sensibilidade apresentam-se como elemento fundante para uma filosofia direcionada ao campo emprico; assim, o homem tende a criticar a ideia de razo e de verdade imposta pela metafsica clssica, como a ideia de Deus que se torna elemento norteador na vida humana.

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

Ao longo desse seu confronto com o conjunto da herana cultural de nossa tradio, Nietzsche forjou conceitos e figuras do pensamento que at hoje impregnam nosso vocabulrio e povoam nosso imaginrio poltico e artstico. Por exemplo, as noes de Apoio e Dionsio, transformadas em categorias estticas; os conceitos de vontade de poder, de alm-do-homem (bermensch), de eterno retomo, de niilismo e da figura da morte de Deus. (GIACOIA, 2000, p.07) Os conceitos produzidos pelo elemento da racionalidade substituiro o mundo puramente verdadeiro. Dessa maneira, Nietzsche critica a razo e o produto dela: a verdade. Assim, o homem torna-se o nico possuidor do elemento da razo, no qual ele mesmo consegue convencionar o mundo por meio dos seus conceitos e da linguagem. A maneira de filosofia proposta por Nietzsche tem como grande diferencial as imagens produzidas por meio de metforas e figuras de linguagem. Essa caracterstica foi marcante no desenvolvimento de seu pensamento, uma vez que vai de contraposio aos argumentos obtidos apenas pelos critrios da razo. Todo conhecimento tem interesse: na medida em que eu pratico alguma ao objetiva, ela se torna interessada pelo meu corpo, isso porque conhecer interpretar. Para a conservao do homem, surge a linguagem, instrumento tal que promove certo grau de segurana diante das adversidades da vida. O intelecto, como um meio para a conservao do indivduo, desdobra suas foras mestras no disfarce; pois este o meio pelo qual os indivduos fracos, menos robustos, se conservam [...] (NIETZSCHE, 1983, p. 45) Com isso, percebemos que o exerccio da linguagem tem grandes influncias sobre o ser humano, na medida em que ele se comporta como um ser mais fragilizado. O homem, por conseguinte, consegue proporcionar e manipular certas verdades para conservar-se. Para que isso seja possvel, o elemento da linguagem estabelece relao direta com a verdade que fixada de maneira obrigatria e universal. Sendo assim, aqueles que no obedecem a essa certa conveno que a metafsica da linguagem prope como sendo verdadeira podero sofrer consequncias sobre sua conservao em determinada situao. Essas pessoas
3

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

sero discriminadas e passaro e existir como um rebanho, no qual, os manejos de certas verdades ocasionam um adestramento de intelectos. Ento, podemos afirmar que a linguagem produto de criao humana, cuja principal finalidade dar segurana as suas descobertas, porque o homem conhece aquilo que produz; assim, os conceitos so frutos do trabalho humano que proporcionam uma verdade, na qual ele poder ter garantia em suas afirmaes denominadas de verdade. Da, o homem consegue estabelecer as primeiras leis sobre verdade e mentira. A linguagem torna-se o grande mecanismo no desenvolvimento das atividades do homem, causando, assim, uma necessidade de relaes pacficas e de acordos propostos pelo intelecto. II Dessa maneira, a linguagem torna-se produto da razo; por conseguinte, ela apresenta-se como uma metafsica da certeza, isto , dos impulsos voltados para a verdade. Esse movimento desde Plato pode ser percebido como resultado de uma duplicao das coisas, ou seja, os mundos so divididos causando assim uma valorizao do mundo ideal e uma desvalorizao do mundo material. Para Nietzsche, esse movimento pode ser caracterizado como niilismo. O que podemos denominar de niilismo? Em poucas palavras, o niilismo pode ser compreendido como uma desvalorizao de valores que so estabelecidos por certos paradigmas ou por certas convenes. Tambm chama-se niilismo todo o consolo metafsico retirado do sujeito, cuja raiz fundante para a conduta da vida. A corroso, a desvalorizao, a morte do Sentido. [...] Os valores tradicionais depreciam-se; princpios e critrios absolutos dissolvem-se. [...] A superfcie, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais est despedaada e torna-se difcil prosseguir o caminho [...]. (PECORARO, 2007, p.07) Para o filsofo alemo, o niilismo tem grandes dimenses principalmente em sua poca, mas esse problema havia sido detectado por ele no mundo antigo.
4

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

Segundo Nietzsche, o conceito de niilismo possui algumas subdivises que permitem uma maior compreenso de seu aspecto filosfico. O niilismo pode ser ativo, passivo ou radical. O primeiro tipo de niilismo tem uma perspectiva positiva, uma vez que, com a negao de valores, tem-se a possibilidade de uma nova abertura de caminho para novos elementos fundantes, no qual sero reerguidos para uma nova dimenso da realidade. Esse tipo de niilismo pode ser caracterizado como algo positivo, isto , por meio da desconstruo de todos os valores que norteavam o campo das aes de determinada cultura, pode-se agora construir novos preceitos que possibilitam uma nova concepo de vida. Por outro lado, o niilismo na sua forma passiva de maneira fraca e esgotada. Esse tipo de niilismo mostra-se como um modo conformado de entender os valores propostos e estabelecidos, sobretudo, no campo metafsico, cuja importncia est nos preceitos morais que esto vinculados cultura ocidental. Na sua forma mais complexa, surge o niilismo radical, no qual a base totalmente negativa. Sua posio em relao ao mundo no compreensvel, porque sua posio no oferece movimentos satisfatrios para o desenvolvimento de valores, muito menos de aes que venham a melhorar a vida do sujeito. O niilismo ativo aparece em circunstncias relativamente bem mais favorveis. O simples fato de que a moral seja sentida como superada pressupe um grau aprecivel de cultura intelectual; esta, por sua vez, um relativo bem-estar. [...] o niilismo passivo: enquanto sinal de fraqueza: a fora do esprito pode estar cansada, esgotada, de maneira que os objetos e os valores e dos fins [sobre o qual repousa o poder de uma cultura] se dissolve, ainda que os diferentes valores estejam em guerra: decomposio na medida em que tudo o que reconforta, cura, tranquiliza, atordoa, passa para o primeiro plano, sob diversos disfarces: religioso, morais, polticos, estticos etc. [...] O niilismo radical a convico do carter absolutamente insustentvel da existncia [...]. (NIETZSCHE, 2003, p. 11-15 grifo do autor)

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

Para Nietzsche, o niilismo tem uma possibilidade de abertura para novas formas de valorizao da cultura ocidental. Segundo ele, a negao da vida e do corpo, como havia sido apresentada antes, estabelece critrios que podem ser seguidos. Os preceitos morais do Cristianismo, que norteavam a conduta de vida do homem ocidental, com o advento do niilismo, esto despedaados. O homem nega todos os valores cristalizados como sendo universais e finalizados. Para o sujeito, abrem-se novos caminhos e novas dimenses para o melhoramento da vida e da cultura em geral. O Deus do Cristianismo, com a proposta do niilismo, vai perdendo foras e ficando desestabilizado em relao a sua tbula de regras morais que serviam como modelo de conduta para o homem. Com a morte de Deus, todas essas normas metafsicas vo sendo substitudas pelos novos valores pautados no sujeito. O prprio povo responsvel pela morte de Deus, na medida em que seus valores metafsicos vo sendo substitudos por outros preceitos apenas com nomenclaturas diferentes. Contudo, [...] Deus intil, j que ele nada quer. [...] Todo juzo de valor emitido sobre o mundo leva finalmente a uma calnia da vida. Julga-se apenas aquilo que , em relao ao que deveria ser reino do cu, ideias eternas ou imperativo moral (CAMUS, 2010, p. 88-89). Assim, o homem pode-se dizer criador de sua prpria conduta moral, porque o Deus que era ponto de referncia em relao ao que poderia ser feito ou no, este Deus, no existe mais. Todas as possibilidades de inovao esto em aberto. Com isso, o filsofo alemo prope uma filosofia da revolta. O Cristianismo, com seu modelo moral, estabelece promessas metafsicas que nunca podero ser comprovadas como, por exemplo, reino do cu ou a vida eterna. Para Nietzsche, tudo no passa de consolos metafsicos que no possuem condies de sustentarem uma moral para o sujeito. O reino dos cus est imediatamente a nosso alcance. Ele nada mais do que uma disposio interior que nos permite colocar os nossos atos em contato com esses princpios o que nos pode dar a beatitude imediata. [...] A partir do
6

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

momento em que o homem no acredita mais em Deus, nem na vida imortal, ele torna-se responsvel por tudo aquilo que vive, por tudo que, nascido da dor, est fadado a sofrer na vida. a si prprio, e somente a si prprio, que cabe encontrar a ordem e a lei. (CAMUS, 2010, p. 89) Portanto, assim como Camus, podemos perceber a proposta que Nietzsche estabelece com o niilismo de maneira ativa; isto , abrindo novos valores estabelecidos pelo homem moderno de sua poca. O Deus cristo no possui influncia moral na conduta de vida da cultura da sociedade ocidental, cabe ao homem mostrar sua nova construo de valores, institudos por si mesmo. III No Assim falou Zaratustra - 1885, o filsofo alemo mostra vrios temas filosficos que j estavam em curso anteriormente em suas obras. Na primeira parte, a inverso pardica ocorrida entre o Zaratustra de Nietzsche, que sobe a montanha aos trinta anos e vai morar na solido, torna-se mais evidente, uma vez que o filsofo alemo tenta exibir uma relao crtica ante o Cristianismo e o Platonismo. Assim, o foco principal nessa obra tentar estabelecer novas perspectivas culturais, nas quais o homem consiga prosperar, atuando, principalmente, no aspecto tico e moral. Por que, entretanto, Nietzsche usa o nome do profeta Zaratustra em sua obra? [...] o que Nietzsche observa que Zaratustra foi o primeiro a pregar um dualismo e um moralismo que, recebidos depois, como herana, da Bblia e da Grcia, impregnaro toda a nossa cultura. (SUFFRIN, 2003, p.33) Dessa forma, a noo entre bem e mal foi estabelecida pelo Zaratustra profeta, cujo dualismo e cuja valorizao de preceitos morais, ficaram sendo resgatados pela cultura ocidental, que, por conseguinte, utilizou-se para o fortalecimento de suas doutrinas.

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

No Zaratustra de Nietzsche, o carter de inverso pardica encontra-se em vrias situaes, como, por exemplo: So dez anos que sobes minha caverna: e j se te haveriam tornado enfadonhos a tua luz e este caminho, sem mim, a minha guia e a minha serpente. (NIETZSCHE, 2000, p. 33) A primeira figura que percebemos a imagem da caverna, a qual Plato apresenta no livro VII da Repblica, como sendo um lugar de escurido e de sombras, que no proporciona a verdade, apenas iluses. Em termos mais especficos, podemos compreender a crtica que o filsofo alemo direciona para o Cristianismo e, antes disso, contra os filsofos antigos. A figura de linguagem proporcionada no Zaratustra apenas uma maneira de compreenso da realidade, na qual o homem, de maneira experimental, consegue apenas conhecer as coisas apenas no mbito sensvel. As realidades oriundas do campo ideal, que, segundo Nietzsche, no proporciona o conhecimento verdadeiro, apenas so reflexos de nossa razo que descaracterizada em seu estilo filosfico. Essa maneira de pensamento Nietzsche vai criticar: o mundo dos verdadeiros conhecimentos aquele no qual vivemos, isto , o mundo da sensibilidade. A negao do mundo real deixa o homem no estado de niilismo. Para o filsofo alemo, deve-se primeiramente valorizar os critrios impostos pelo corpo, no podemos estabelecer uma duplicidade dos mundos sem conseguimos conhec-los. Segundo Plato, existe um outro mundo, mundo das Ideias, das coisas em si, em relao ao qual este mundo sensvel no tem mais consistncia que uma sombra; e o conhecimento, o verdadeiro saber, ultrapassa a simples opinio, justamente porque no se refere ao mundo sensvel, mas se relaciona com o mundo inteligvel, no qual o sensvel apenas um vago reflexo. Ora, o pensamento de Zaratustra situa-se alm e tem seu ponto de partida aqum dessas oposies sensvel/ inteligvel, opinio/saber. Ele recusa a oposio entre alm e aqum, inteligvel e sensvel, ele os reconcilia. (SUFFRIN, 2003, p. 42) Assim, a maneira filosfica de Nietzsche mostra-se como uma maneira harmoniosa cujo seu principal objetivo a inverso pardica entre os conceitos
8

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

elaborados durante a histria da filosofia ocidental, a qual se tornou base para a constituio de valores. O processo metodolgico do filsofo alemo continua com a exposio da morte de Deus, isto , o prprio processo de niilismo que j estava em curso durante suas obras se apresenta como sendo uma finalizao da ideia de Deus perante o homem que cultuava na floresta uma figura j destruda. [...] Zaratustra falou assim ao seu prprio corao: Ser possvel? Esse velho santo, em sua floresta, ainda no soube que Deus est morto! (NIETZSCHE, 2000, p. 35). Para Nietzsche, o niilismo poderia abrir novas perspectivas e oportunidades para o desenvolvimento de novos valores e para uma possvel renovao na cultura do homem ocidental na sua maneira de ser, pensar e agir. Com isso, o filsofo alemo prope mostrar a figura do homem moderno que poder ser superado pelo alm-do-homem, mas como podemos entender esse novo homem? A partir da explicao do homem moderno. O homem moderno o sujeito de sua poca, este, por sua vez, encontra-se no estado de iluminismo; sendo assim, o homem moderno est entregue s outras formas que compem o pensamento metafsico, ou seja, para ele, as ideias absolutas de liberdade, fraternidade e igualdade substituem os valores estabelecidos anteriormente pelos homens. Apenas acontece uma modificao de termos, cujo objetivo sempre ser de valores estabelecidos fixamente como modelo a serem seguidos. O ltimo-homem a caricatura que Nietzsche faz do homem moderno, o homem do presente, o ltimo representante da humanidade decadente que no quer ir mais alm e gaba-se de uma coisa que lhe traz felicidade: a cultura (Bildung). Nietzsche descreve o ltimo homem, no Zaratustra, como aquele homem do presente que, de posse da tcnica, convence-se da possibilidade da conquista da felicidade por meio de uma planificao humana (JULIO, 2007, p. 88-89). O ltimo-homem tende a conservar-se. Ele busca em sua estagnao de hbitos algumas utilidades que proporcionam um ciclo de conservao de sua

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

integridade, como, por exemplo, dialtica, conceitos e linguagem, pois esses elementos favorecem o homem moderno diante das adversidades da vida. Por outro lado, o alm-do-homem mostra-se como sendo o homem que no se conforma com seu estado de conservao da espcie: para ele, nunca se chega a uma finalidade. A busca por novas superaes sempre constante. Fantasma cuja sombra espectral oblitera a fulgurao solar do Alm-doHomem, ele faz sua apario, no prlogo de Zaratustra, sob a gura sinistra do ltimo Homem, a derrisria duplicao invertida da auto-superao humana. No entanto, essa tenebrosa ameaa no constitui seno o resultado adventcio do pensar e do agir daqueles mesmos representantes da moderna Aufklrung que o homem louco encontrara reunidos, em sacrlega confraria, na praa do mercado: os arautos da crena no progresso innito do conhecimento, que deveria conduzir ao domnio do homem sobre a natureza e humanizao das relaes entre os homens. (GIACOIA, 2001, p. 14) O alm-do-homem nietzschiano apresenta-se como forma de superao do ltimo homem, ele mostra-se como uma oposio em todos os aspectos que envolvem o modelo de homem moderno da poca de Nietzsche. Assim, o objetivo do alm-do-homem (bermensch) de superar uma cultura estagnada em seus valores cristalizados e, para tanto, torna-se aquilo que por meio de de uma superao de si mesmo, e de todos que estabelecem uma cultura baseada no enfraquecimento da vida. IV Conseguimos compreender nesse trabalho que a filosofia proposta por Nietzsche pressupe toda uma reflexo crtica em torno da filosofia proposta pelos gregos, isto , o homem antigo passou a enquadrar o mundo no seu modelo racional, no proporcionando, assim, uma compreenso emprica da realidade. Seus aspectos culturais e morais cristalizaram-se, passando, assim, a impor certos

10

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

limites para a conduta da vida do homem, algo que Nietzsche no aceitava como subterfgio moral. A figura do alm-do-homem faz a filosofia nietzschiana mostrar-se como sendo mal compreendida na cidade em que Zaratustra o anunciava. O ltimohomem no compreendeu a mensagem que o anunciador do alm-do-homem estava a mostrar. So inteligentes e sabem de tudo o que aconteceu: assim, sua chacota no tem fim. [...] E olha para mim rindo e, rindo ainda me odeiam. H gelo no seu riso. (NIETZSCHE, 2000, p. 41-42) Dessa forma, o fracasso pedaggico de Zaratustra fica evidente, na medida em que ele tenta estabelecer uma nova perspectiva cultural na sua poca. Na tentativa de apresentar o alm-do-homem, os homens modernos no querem saber dessa novidade, deixando o Zaratustra desmotivado para sua revelao. Em sntese, podemos afirmar que o projeto filosfico executado no Assim falou Zaratustra de 1885 tem como principal foco sua ironia diante das promessas da tradio, bem como seu acesso inovador s questes do corpo como fonte de acesso a uma verdadeira forma de filosofar. REFERNCIAS CAMUS, A. A afirmao absoluta. In: ______. O homem revoltado. Traduo de Valerie Rumjanek. 8. ed. Rio de Janeiro/ So Paulo: Record, 2010. GIACOIA, O. Nietzsche. So Paulo: Publifolha, 2000. (Folha Explica) _____. O caos e a estrela. Impulso. vol. 12. n 28. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2001. JULIO, J. Sobre o prlogo do Zaratustra. Cadernos Nietzsche. n 23. So Paulo: GEN, 2007.

11

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 5, 2012.

NIETZSCHE, F. Sobre a verdade e Mentira no sentido extra-moral. In: ______. Obras incompletas. Traduo de Rubens Rodrigues Torres. 3. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleo Os Pensadores). ______. Crepsculos dos dolos. In: ______. Obras incompletas. Traduo de Rubens Rodrigues Torres. 4. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1987. (Coleo Os Pensadores). ______. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ningum. Traduo de Mrio da Silva. 11. Ed. Rio de Janeiro: civilizao brasileira, 2000. ______. O niilismo europeu. Traduo de Noli Correia de Melo Sobrinho. Comum. Rio de Janeiro: v.8. n 21. p. 5-23, Jul/Dez 2003. PECORARO, R. Niilismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. (Coleo Passo-a-passo; 77). SUFFRIN, P. O Zaratustra de Nietzsche. Traduo de Lucy Magalhes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

12

You might also like