You are on page 1of 2

CONTRATOS SUBMETIDOS DISCIPLINA DO CPC / Forum 1 - Aulas 1 e 2

Criado pelo(a) Professor (a) COORDENAO - RESPONS. CIVIL E DIR. DO CONSUMIDOR

Faa uma anlise crtica da presso feita pelas instituies financeiras e seguradoras acerca da no incidncia do Cdigo de Defesa do Consumidor em suas relaes. Inicio: 12 de janeiro Trmino: 20 de janeiro

Primeiramente, importante destacar que o Cdigo de Defesa do Consumidor expressamente incluiu a atividade securitria para fins de submisso as suas normas no pargrafo 2 do artigo 3. Com relao matria securitria enquanto h os que entendam que o contrato de seguro sempre deve ser analisado sob a tica consumerista, h a corrente que prefere analisar cada situao ftica em apartado para emitir um posicionamento acerca de qual norma vai ser utilizada na soluo de um litgio. Este Cdigo, de acordo com Queiroz, ao tratar das prticas contratuais, d a entender que os dispositivos protetores se aplicariam a todas as relaes contratuais. Ainda segundo o mesmo autor, o critrio adotado pelo CDC para trazer obrigaes face ao consumidor no so as relaes necessariamente contratuais. Basta to somente a colocao de produtos ou servios no mercado. E para um contrato de seguro se caracterizar como relao de consumo ou melhor, para uma determinada situao advinda do contrato de seguro ser observada sob a tica do CDC - deve necessariamente ser constatado uma das duas formas de dano causado ao segurado/consumidor: ou pelo vcio do produto (do servio). Ou seja, pelo no funcionamento adequado ou pelo fato, que se caracteriza quando causar dano exterior ou simples no funcionamento. Quando uma dessas situaes ocorrerem, aplica-se as regras do CDC. Um exemplo desse tipo de situao o contrato de seguro que no fornece ao segurado qualquer garantia. Um contrato de seguro que seja desprovido de garantias naturalmente um contrato com vcio de servio. Ocorrendo isso, todas as implicaes do CDC vo incidir, tais como prazos de prescrio, declarao de nulidade de clusulas, dentre outras. Complementando o autor acima, Sanseverino leciona que enquanto os defeitos so falhas do produto ou do servio que afetam a segurana legitimamente esperada pelo consumidor, causando-lhe danos pessoais ou patrimoniais, os vcios so falhas, ocultas ou aparentes, que afetam, via de regra, apenas o prprio produto ou servio. Tornando-os inadequados ao uso a que se destinam por no apresentarem a qualidade ou quantidade esperada pelo consumidor, inclusive por deficincia de informao.

De se ressaltar que a todos os contratos de seguro so aplicadas as regras do Cdigo de Defesa do Consumidor. o que se depreende da anlise do caput do artigo 2 e do artigo 3, pargrafo 2 deste diploma legal:

Artigo 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. (...) Artigo 3... pargrafo 2 Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista.

You might also like