You are on page 1of 17

1

Py L, Pacheco JL, Oliveira JF. Morte na velhice. In: Santos FS (org.) Cuidados paliativos: discutindo a vida, a morte e o morrer. So Paulo: Atheneu, 2009, p. 179-191. Captulo 12 Morte na Velhice

Ligia Py Jaime Lisandro Pacheco Jos Francisco P. Oliveira


Uma coisa dentro de mim, contagiosa e mortal, perigosssima, chamada vida, lateja como um desafio. Herbert Daniel

1. Introduo

Ao longo do tempo, o desenvolvimento do ser humano, como um ciclo de vida que se inicia com o nascimento e termina com a morte, tem sido base de estudos em diversas reas do conhecimento, na tentativa de se compreender como o biolgico, o psquico e o social interagem durante o processo da formao e da existncia do sujeito. A ltima etapa desse processo, a velhice, cada vez mais longa pelo aumento considervel da longevidade, conduz o sujeito plataforma de embarque da viagem derradeira a outra dimenso da vida a morte que antevemos e negamos, mas no nos dada a conhecer. De acordo com Torres (1999), na velhice que a morte se apresenta em estado bruto, como uma ameaa objetiva da morte pessoal, radicalizando a conscincia da finitude que coroou os tempos da maturidade. O entendimento da dinmica da vida como um ciclo, no que pese a crtica sobre as cargas ideolgicas que carregam essas construes tericas, permite-nos uma leitura do desenvolvimento humano integrado ao conjunto da sociedade.

Cabe destacar que Mannheim (1962), entre outros autores, acredita que o conceito de ciclo de vida como gerao no est somente ligado questo etria. Entende o autor, esse espao de gerao durante as diversas fases do ciclo de vida como a fonte de troca social. Os indivduos podem ser membros de diversas geraes, por terem vivido diferentes experincias, em vrios momentos do seu processo de socializao, desde a infncia at a velhice. A velhice seria, assim, uma etapa natural do desenvolvimento do homem, pautada geneticamente para a espcie e para cada indivduo, ganhando significados particulares em contextos histricos, sociais e culturais distintos (DEBERT, 1998, p. 50). Muitas teorias buscam explicar como se d o desenvolvimento do ser humano ao longo da vida. A primeira teoria relevante sobre o ciclo de vida, que ainda mantm grande influncia no estudo do desenvolvimento do homem a teoria dos estgios psicossexuais, de Freud, do incio do sculo 20 (1905). Mais tarde, Erikson (1976), ampliando a leitura de Freud, desenvolveu sua teoria, descrevendo o desenvolvimento humano em um ciclo de oito idades ou estgios. Esta teoria foi posteriormente revisada, quando o autor j nonagenrio e com sua mulher Joan, juntou uma nova etapa, ou nono estgio. Para o autor, a vida do homem move-se ao redor de uma srie de idades vistas como unidades temporais da vida humana, desde a infncia at a velhice. Em cada um desses estgios ou fases, duas foras antagnicas se contrapem e, para assegurar o crescimento do indivduo, o elemento sintnico mais adaptativo deve absorver o distnico, gerando uma virtude bsica que o acompanha por todo o percurso das fases da sua vida. Esta virtude permite ao ser humano trabalhar, de forma mais segura, o desenvolvimento da sua personalidade, numa busca persistente da integridade do ego, quando, ao final da velhice, fecha o seu ciclo vital. Os trs primeiros estgios so inteiramente baseados na teoria freudiana. Os outros ampliam a interpretao do desenvolvimento individual, entendendo-o como um contnuo e permanente processo de relao do indivduo com as instituies sociais e com a cultura, considerando a dinmica e os conflitos prprios de cada estgio (ERIKSON, 1976; 1989; 1998).

O foco do nosso interesse neste captulo a velhice e a morte, como fechamento de um ciclo de vida. Sem perder a perspectiva de que o envelhecimento um processo, estaremos trabalhando o oitavo e o nono estdios na perspectiva de Erikson a velhice e as foras antagnicas que se fazem neles presentes. Seguiremos pensando a condio de desamparo no adoecimento que marca o percurso dos idosos at a morte; o medo, a tristeza e a necessidade da presena do outro. Encerraremos estas reflexes, abordando a condio humana confrontada com o sofrimento e a dor, na doena, na velhice e na morte. No como fatalidade, mas como um estado a ser ultrapassado em um movimento de transcendncia, em direo ao alcance da totalidade humana. Totalidade que significa o desafio maior de o homem reencontrar as razes de si mesmo e assumir o mximo de humanidade possvel, condio essencial de sua dignidade e liberdade.

2. Velhice e Morte no Ciclo Vital

A velhice traz a angstia do encontro com o nada, com o no ser, sentimento antecipatrio da ausncia do prprio ser, do vazio da existncia que se apaga. A pergunta de Wilma Torres (1999, p. 61), ento, : como esta fase pode ser, ainda assim, uma oportunidade de crescimento e de desenvolvimento? Erikson (1998, p. 96) observa que sem um ideal culturalmente vivel de velhice, a nossa civilizao realmente no possui um conceito de totalidade da vida. Na perspectiva do autor, o ser humano se desenvolve medida que, a partir da sua fora interior, consegue absorver e contrapor o que o meio lhe fornece, numa relao dialtica entre o fixar-se e o avanar, no transcurso de uma srie de idades discernveis e cruciais. Cada uma delas carrega possibilidades prprias de crescimento e realizao, embora a infncia, por sua longa durao, deixe marcas profundas no desenvolvimento de cada indivduo. A grande contribuio da teoria de Erikson a de nos fazer entender que o processo de tornar-se sujeito que se d na relao com o outro acontece ao longo de toda sua existncia de uma forma integrada e contnua,

com virtudes bsicas geradas nas primeiras fases de desenvolvimento do sujeito e que o acompanham ao longo da vida. Em nossa cultura, a velhice se apresenta com maior fragilidade social e solido, alm da acelerada transformao fsica, redundante em perdas ou diminuio das capacidades funcionais. Tambm, nesta etapa que o sujeito percebe e toma a conscincia de que h pouco tempo para se refazer e resgatar o que ficou perdido ao longo da caminhada. O ciclo de vida integrado e dinmico e, para os princpios psicanalticos em que se apoia a teoria de Erikson, a infncia tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento do sujeito. Infncia e velhice so as pontas deste processo: alfa e mega. Nos primeiros dias de vida, o primeiro estgio de desenvolvimento, felizes so os bebs com pais e avs amorosos que prontamente se relacionam e estabelecem com este ser uma relao de ateno. Neste estgio, as duas foras antagnicas, desconfiana e confiana bsica, se fazem presente. Espera-se, para o bom desenvolvimento, que a confiana seja a tnica da construo deste momento pelo beb, que pode sentir-se atendido pelos seus provedores e confiar que seus anseios tero respostas satisfatrias, gerando, assim, a virtude da esperana que funciona como consistente proteo contra todas as provas e atribulaes da vida. A desconfiana bsica, numa dose mnima, apesar de ser importante para a sobrevivncia do sujeito, pode contaminar todos os aspectos da vida social e priv-lo do amor e companheirismo, fundamentais na relao humana. A fase inicial do processo de desenvolvimento tem uma influncia marcante na fase final. Os velhos so focados a desconfiar de suas prprias capacidades, pois o tempo cobra um preo at mesmo daqueles que foram fortes e sadios, porque o corpo inevitavelmente enfraquece. Contudo, o maior perigo no a desconfiana, mas o fato de que a esperana pode dar lugar ao desespero diante da contnua e crescente desintegrao fsica e social e a presena prxima da morte. Neste momento, a questo fundamental que se interpe : como a perspectiva de no ser trabalhada pelo sujeito na fase da velhice cada vez mais alargada em nmero de anos?

Na velhice, muitas atividades simples da vida cotidiana podem apresentar-se difceis e conflitivas, levando os velhos a se sentirem cansados e deprimidos. Mas, a presena da esperana lhes possibilita aceitar o sol que se pe e se alegrar com o dia que amanhece. A velhice poder ser, nessa perspectiva, o topo de um processo de desenvolvimento, que possibilita ao sujeito perceber-se o produto das suas vivncias nas etapas anteriores, habilitando-o a avaliar sua vida como um todo. A esta capacidade gerada ao longo da vida, Erikson chama de sabedoria. J nonagenrio, revisando sua teoria, o autor acrescenta a ltima fase, uma nova etapa, a nona. As foras antagnicas, integridade versus desespero, presentes nesta fase e a virtude esperada, ou seja, a sabedoria, so as mesmas. O que diferencia a oitava e da nona etapa a forma como o idoso lida com a realidade frente ao lapso de tempo, cada vez menor, diante da aproximao da sua morte. A sabedoria a capacidade de o ser humano olhar em retrospectiva e entender a sua vida como processo. A sabedoria depende da sua capacidade de ver, olhar, escutar, ouvir e lembrar. A integridade exige aptides que demandam pacincia e habilidade e isto pode cansar e desencorajar o idoso. Aos 90 anos, o simples fato de procurar os culos um desafio; as habilidades de escuta e de viso j no so to boas. Aos 90 e tantos anos, o desespero pode refletir uma experincia diferente dos 80 anos. O oitavo estgio, na oitava dcada de existncia, inclui uma reviso de vida como tendo sido bem vivida, numa oposio ao lamento das oportunidades perdidas. O desespero expressa o sentimento de que o tempo agora curto, curto demais para a tentativa de iniciar uma outra vida e experimentar caminhos alternativos (ERIKSON, 1989, p.269). Aos 90 anos, muda o referencial, pela proximidade percebida da morte. As perdas sociais e a desintegrao fsica podem exigir toda a ateno: o importante chegar intacto ao final do dia. Neste momento, ao lidar com todos os obstculos e perdas inerentes idade fsica e ao processo social, o velho tem um firme apoio: a confiana bsica. Aquela fora positiva desenvolvida na primeira infncia, e que gerou a

esperana. Ela, mesmo desafiada pela morte prxima e pelo medo do no ser, no abandona o sujeito, pois a vida sem esta impensvel.

3. Velhice, Doena e Medo da Morte

Doena e morte so condies prprias dos seres humanos, em qualquer idade. Entretanto, existem evidncias de que o envelhecimento celular humano torna o organismo mais suscetvel a doenas (JECKEL-NETO; CUNHA, 2006). A epidemiologia atual mostra que a maioria dos idosos sofre de doenas crnico-degenerativas, percorrendo um processo de adoecimento e mal-estar expresso numa condio crescente de fragilidade, descrevendo um longo caminho para a morte (BURL; PY, 2004). O reconhecimento da fase final da vida das pessoas idosas essencial para a realizao de um atendimento pertinente e digno. Sabemos, desde Mauksch (1975) que, na cena da morte, h uma singularidade reafirmada pela ideia de que, no morrer, o rgo comprometido o que menos importa, dadas a amplitude, profundidade e delicadeza do momento. E, na verdade, a vida se sobrepe incapacidade: nas situaes mais adversas, precisamos e devemos ser cuidados uns pelos outros. A doena uma habitante misteriosa do corpo que nele se integra e o transforma persistentemente. A relao de dependncia passa a ser uma constante nos cuidados com os velhos doentes (PY; OLIVEIRA, 2004). Nesta relao, o paciente idoso pode sustentar-se, amparado no sentimento de confiana bsica (ERIKSON, 1989) que o manter numa perspectiva de esperana: no do prolongamento da sua vida, mas na certeza de ser cuidado, amado e protegido at o final. No entanto, o medo da morte e o pavor da aniquilao nos so intrnsecos, como seres humanos, nicos da natureza com a conscincia da prpria mortalidade. A capacidade de representao da mente humana no alcana qualquer possibilidade de representar o no existente, que s pode surgir atravs do terror, da impotncia e do desespero (CASSORLA, 2007).

Curiosamente, os resultados da pesquisa Idosos no Brasil: vivncias, desafios e expectativas na terceira idade, realizada pela Fundao Perseu Abramo em parceria com o Sesc Nacional e Sesc So Paulo (2006), mostram que a maioria dos idosos entrevistados (81%) no teme a morte. Dentre as principais razes apontadas, destacam-se a inevitabilidade da morte e a falta de domnio sobre ela. Houve tambm respostas centradas na determinao divina e no fato de a morte ser uma passagem para uma outra vida. Mas, o medo da morte referiu-se, principalmente, dependncia do outro (80%) e ao medo da dor e do sofrimento (87%). Destacamos, ainda, dentre os dados da pesquisa, o percentual de 75% dos idosos que associaram o medo da morte ao medo de estarem sozinhos na hora de morrer. Pensando sobre esses resultados, recorremos ao trabalho de Goldfarb (2006, p. 36), que ensinamento e convite nossa reflexo: no desamparo e na dependncia
que o humano sente em relao s outras pessoas (...). A maior ameaa ento ser a fragilidade dos vnculos e a possvel perda do amor do outro que o deixar no maior desamparo e sem proteo ante uma srie de perigos e sofrimentos.

Diz-nos a autora que Freud (1930 [1929]), alm de atribuir, s indomveis foras da natureza, uma grande ameaa precariedade humana, revela, ainda, as vicissitudes do corpo singular, individual, inapelavelmente destinado decadncia e finitude. Assim, cremos que, na aproximao da morte, se radicaliza um grande desafio para o paciente idoso. No raro, abalam-se as suas crenas, vulnerase o sentido da sua vida. Algo parece ruir no seu mundo interno, j revelando fragilidades para suportar a entrega morte. Para lidar com o que parece tornar-se insuportvel, o paciente idoso revela a verdade que ilumina a existncia de todos os seres humanos: precisamos uns dos outros, assegurados pela afeio que nos une nos laos familiares, comunitrios e sociais. No pensar de Rodrigues (2007, p. 131), a ruptura dos laos afetivos a mais verossmil metfora do nada.

De acordo com Breitbart (2008), uma abordagem profissional voltada para os aspectos existenciais do paciente idoso ao fim da vida deve centrar-se em prover suporte e assegurar a presena junto a ele. O suporte o apoio incondicional que inclui a ateno constante do profissional, que deve aliar as defesas do paciente, a uma possvel negao da chegada da morte que venha a acontecer. Por presena, entende-se a criao de uma fonte de permanente companhia, caracterizando o no abandono ao paciente no seu processo de morrer. Para o autor, uma das questes mais interessantes da finalidade do atendimento s questes emocionais dos idosos ao fim da vida, a interpelao que devemos nos fazer, se possvel realizarmos algo mais ambicioso: a aceitao da vida que foi vivida, ajudando o paciente a alcanar um sentido coerente de acabamento e significao. Como no dizer de Oliveira (1999, p. 46), vidas
acabadas, sim, mas como uma obra de mo, em absoluta depurao, toda uma fora voltando a ser origem, os seres repletos de suas prprias substncias, como poetou Pablo Neruda.

Breitbart (2008) nos lembra os quatro domnios existenciais bsicos descritos por Irvin Yalom: morte, liberdade, isolamento e ausncia de sentido da vida. A morte carrega o sentido trgico da inexorabilidade. A liberdade envolve a necessidade de respondermos ao fato de que estamos vivos e temos que buscar a satisfao dos nossos desejos, num mundo onde as estruturas esto para sempre inacabadas, espera da nossa persistente criao. O isolamento se refere solido ltima do ser humano: o ato radicalmente pessoal e intransfervel de nascer e morrer. E a ausncia de sentido refere-se a uma condio bsica do ser humano, condenado a buscar insistentemente uma significao para a sua vida, como nos ensina Viktor Frankl (1985), busca empreendida nas incertezas do mundo externo, exmio em apresentar-se sem sentido. Uma boa morte pressupe uma vida que se ps ao trabalho do acabamento possvel. Seguindo os ensinamentos de Breitbart (2008), observase que os pacientes idosos ao fim da vida querem: tomar suas prprias

decises; estar sem dor, podendo respirar sem esforo; manterem-se limpos e confortveis; saber quais so as expectativas acerca da sua condio fsica e se os familiares esto cientes e tranquilos sobre sua morte; profissionais que os vejam como seres humanos por inteiro, com quem possam partilhar seus medos obscuros, dvidas, estranhezas, perplexidades e inquietaes; a presena de pessoas importantes na sua vida; e querem finalizar suas pendncias. Ento, dedicados a um atendimento que se faa entrega aos pacientes idosos ao fim da vida, encontramos a orientao de Breitbart (2008) a partir da proposta de Ira Byock, que aponta as manifestaes de profunda tristeza, expresses de perdo e revelaes de gratido como antecedentes facilitadores do adeus final. Na sntese que oferecida pelo autor, o paciente idoso deve estar aberto a cumprir o fechamento do seu ciclo de vida, tendo sido possvel um nvel de elaborao psquica e uma resoluo de pendncias que lhe permitam, agora, a abertura nas suas relaes para a expresso da sua despedida, sofrida, sim, mas, elegante e em paz, como nos lembra Pessini (2006) seguindo a orientao de Byock (1997):

Eu te perdoo. Perdoe-me. Eu te amo. Obrigado por me amar. Adeus!

4. A Dor de Adoecer e Morrer na Velhice

A dor, o adoecimento e a morte no acontecem no vazio. A velhice sua confluncia. ela que integra tempo e conscincia; desigualdades e desafios; sucessos e fracassos; desenvolvimento e decadncia; tudo em um estatuto maior, a prpria condio humana. Assim, o sentido dessa dor, que se faz sofrimento, vai muito alm do mbito das sensaes. Os argumentos que podem explic-la vm cheios de pontos cegos que a razo no consegue desvendar.

10 Quando a gente percorre as enfermarias ou visita a intimidade do doente sofredor ou quando a gente consegue ouvir a voz lamento menos superficial e mais funda do doente sofredor, a gente descobre a importncia essencial do mistrio. Na verdade, assumir os desalentos da aventura humana em sua curva descendente, tais como a dor que no passa, o sofrimento que se mantm meio sorrateiro no cotidiano, o cansao que reaparece em cada empreitada, a doena que no quer curar, o envelhecimento que vai provocando privaes e aumentando as insuficincias experimentar uma espcie de desconfiana nos grandes ncleos de onipotncia que sustentam o desenvolvimento, sobretudo as conquistas sem dvida inegveis da cincia e da tecnologia. Assumir isso tudo, correndo os riscos a implicados, deixar aberta a porta para uma nova dimenso; a esfera do mistrio. A gente passa a descobrir, ento, que o mistrio no o denunciador de uma obscuridade desconhecida. , sim, uma grande metfora da esperana humana, como ser tambm uma grande metfora de outros segmentos da vivncia nossa de cada dia. que o mistrio no um tnel escuro, mas, sendo a grande metfora da esperana humana , extensivamente, a metfora da luz no final do longo tnel escuro. A gente no sabe como e quando vai chegar l, o que est por l, ou quais surpresas pode encontrar. Mas a gente vislumbra aquela luzinha que nossos olhos, pernas, coraes, enfim, todo o nosso ser busca alcanar. A experimentao da precariedade humana, da fragilidade de nosso corpo nos dirige a outra vivncia; vivncia da finitude humana. E a, de alguma forma, reencontramos o mundo que a cincia encantou, desencantado em nossa prpria decadncia fsica. E, neste desencanto, tambm mora o mistrio. Nesse sentido, o mistrio se liga ao comportamento mstico. que o comportamento mstico indica uma transcendncia. No uma transcendncia que pressupe uma oposio filosfica ontolgica entre Absoluto (com letra maiscula, Ser Supremo, Infinito) e relativo (finito e contingente). Trata-se, ao contrrio, de uma viso de transcendncia como insatisfao de base algo semelhante ao corao inquieto do filsofo Agostinho de Hipona, sculo IV

11 depois de Cristo que busca um para-mais, capaz de superar a fugacidade do tempo. Algo que se possa esperar e esperando, saciar, ao menos mais duradouramente, a sede originria de nossa incompletude. Continuamos, ento, ousando considerar que, ao vivenciar os

desalentos da aventura humana, estampados nos mais sutis sinais da fragilidade e decadncia do corpo, a gente reinaugura o tempo de retorno aos subterrneos do esprito. Japiassu (1996) descreve o que o grande Newton sensibilizou-se por uma sabedoria primordial revelada aos antigos por intuio. Assim, tambm, o metdico Descartes, impregnado de um misticismo mais operativo que especulativo fala de uma cincia acessvel intuio. Mesmo Leibniz, defendendo uma espcie de filosofia eterna, procurava a cincia oculta dos antigos. Mais prximo de ns, Einstein cr que a certeza da existncia das leis matemticas na natureza s pode fundar-se numa outra certeza: a da existncia de um Deus racional. de forma to incisiva quanto tocante que Japiassu (1996, p. 107-108) encerra o captulo O mundo re-encantado:
so as razes mitolgicas, mticas, religiosas que os cientistas, principalmente os fsicos, no conseguiram exumar de sua cincia. E, agora, elas esto sendo desocultadas. Porque a cincia se faz tambm com sonhos. nas profundezas do inconsciente que se encontram as fontes da cincia, da religio, da filosofia.

Reinaugurar, pois, um tempo de retorno aos subterrneos do esprito quer dizer tambm que a vida humana no pretende se ver ameaada por aquilo que deveria proteg-la. Para que ns nos sintamos em casa ao lado dos laboratrios de pesquisa e submetido a monitores e tubos, preciso que nos sintamos em casa na cama da enfermaria. Cremos que ningum, em sadia conscincia, h de querer simplesmente dispensar, sem alguma razo preponderante, as mquinas, os exames, os tubos, as agulhas, os estetoscpios e demais providncias curativas mdico cientficas. Isso tudo faz parte de uma dolorosa realidade que no oferece muita alternativa. Mesmo gerando uma submisso meio incondicional. Como quer que seja, tudo isso tambm instrumento de esperana.

12

H, entretanto, outra instncia pela qual o corpo implora: a presena solidria; o olhar desvelado; a mo estendida; o toque reconfortante; o ouvido perscrutador; a palavra amiga e o silncio profundamente eloquente. nesse quadro de dor e de espera que se faz presente a abertura ao mistrio da vida, da finitude; da frgil esperana da luz bem sumida l no final do tnel. com essa frgil esperana, misturada com vestgios de f, moradores no fundo do espao do mistrio, que possvel encher o oco de vida, que, na solido da cama, passa a ser como que vivida lentamente ao avesso. No bojo do mistrio, acontece, ento, uma surpreendente aproximao entre o visvel e o invisvel. Quase fuso. Um visvel (que) est prenhe de invisibilidade. que visvel e invisvel j no so momentos da vida. No se negam, nem se afirmam mutuamente.
So dois lados do (mesmo) ser, direito e avesso. (...) Coextensivo ao visvel, o invisvel no constitui uma outra ordem de realidade, mas o forro que atapeta o visvel. (CHAU, op.cit. p. 256-257).

Na dor de adoecer e morrer, espera-se o milagre dos novos tempos: o de o homo tecnicus et producens (homem tcnico e produtor) transformar-se em o homo solidarius et vere humanus (homem solidrio e verdadeiramente humano); a eficincia desumana tornar-se bondade acolhedora e solidariedade amorosa e o egosmo desenfreado tornar-se entrega abnegada.

5. Consideraes Finais

Ao fim deste captulo, encontra-se o homem reduzido sua condio mais original. Como queriam os existencialistas, o homem largado a si mesmo, convivendo com suas limitaes e divisando, l na frente, a morte como deciso e definio. E nesse contexto, o acometimento por uma doena incapacitante um severo agravo condio de velho, quando o sentimento das perdas se expande e se aprofunda, confrontando a crua aproximao da morte. E, se o envelhecimento se traduz no contexto sociocultural como negatividade, agrava

13

o que sentido como perda e torna vulnerveis os recursos internos do indivduo, construdos no percurso da vida inteira. Funde-se, ento, o medo da velhice no medo da morte. Nessa fase, a presena das outras virtudes geradas ao longo da vida, em especial a esperana, resultado da confiana bsica desenvolvida na primeira infncia, compe o cenrio do desenvolvimento individual e a garantia de entender a velhice e a morte apesar de no desejada e esperada como parte do processo de quem parte: vela que some no horizonte quando se esta, partindo, a mesma que reaparece quando se est chegando. O senso de integridade decorre da capacidade do indivduo de apreciar, em retrospectiva, toda a sua vida e entender que as falhas, as faltas e o que no foi realizado so partes do seu processo de desenvolvimento, como ser inacabado. Erikson (1976) nos diz que, quando o idoso, por essa interao e compreenso de sua caminhada, encara a morte como a etapa derradeira, permite-se por interao que crianas sadias e idosos, amanh, no temam a vida, pois seus antepassados tiveram a integridade bastante para no temerem a morte. Concluindo, cremos que muito oportuno lembrar a forma singela como Henri e Walter (2000) citados por Oliveira (2004) propem o processo de envelhecimento com tudo o que nele est inserido, comparando-o ao girar de uma roda de carroa: Nenhum dos seus raios mais importante do que os outros, mas, juntos, eles completam o crculo e revelam o cubo da roda como o ncleo de sua fora. E, continuando com o mesmo vigor lrico-filosfico, afirmam que:

A roda da carroa nos lembra que as dores do envelhecer valem a pena. A roda gira da terra para a terra, mas sem deixar de mover-se para a frente [...]. De fato vamos de p a p, subimos e descemos, mas o primeiro p no precisa ser o mesmo que o segundo, a descida pode se transformar na subida. (Henri e Walter, 2000, p. 14).

Pois, a est o homem! Em sua condio mais original de homem: largado a si mesmo, exposto ao fluxo do tempo, que tambm fluxo de

14

conscincia. Vivendo-se como totalidade que, apesar de toda a precariedade que o limita, faz-se impulso de liberdade. E, assim sendo, impulso de dignidade: tanto ser para a morte, como ser para mais. Simultaneamente, imanncia e transcendncia. Sujeito e objeto de seu prprio projeto de vida, liberdade. Segundo Heidegger, a morte o sinal da finitude e da individualidade humana, que o homem precisa assumir para escapar da alienao de si e da banalidade do cotidiano. Talvez por isso, Plato tenha proclamado que filosofar aprender a morrer, mas que a imortalidade da alma um belo risco a ser corrido (JAPIASSU; MARCONDES, 1996, p.188).

Referncias Bibliogrficas

BREITBART, W. Palliative care for the psycho oncologist. Disponvel em: <http://www.ipos-society.org/professionals/meetings-ed/corecurriculum/palliative/en/player.html>. Acesso em 8 set. 2008.

BURL, C.; PY, L. Humanizando o final da vida em pacientes idosos: manejo clnico e terminalidade. In: PESSINI, L; BERTACHINI, L (Org.). Humanizao e cuidados paliativos. So Paulo: Loyola, 2004. p. 125-134.

BYOCK, I. Dying well: the prospect for growth at the end of life. New York: Putnan/Riverhead, 1997.

CASSORLA, R. A negao da morte. In: INCONTRI, D; SANTOS, F. S. (Org). A arte de morrer: vises plurais. Bragana Paulista: Comenius, 2007. p. 271279.

CHAU, M. S. Da realidade sem mistrios ao mistrio do mundo. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1983.

15

DEBERT, G. G. Antropologia e o estudo dos grupos e das categorias de idade. In: BARROS, M. L. (Org.). Velhice ou terceira idade? Rio de Janeiro: FGV, 1998. p. 49-67.

ERIKSON, E. H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

______. Vital involvement in old age: the experience of old age in our time. New York: Norton, 1989.

______. Infncia e sociedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. FRANKL, V. Mans search for meaning. New York: Simon & Schuster, 1985.

FREUD, S. O mal-estar na civilizao (1930[1929]). In: Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Edio Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1980. p. 81-171.

______. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). In: Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Edio Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1980. p. 159-162.

FUNDAO PERSEU ABRAMO. Idosos no Brasil: vivncias, desafios e expectativas na 3 idade. (Pesquisa de opinio realizada em parceria com o SESC Nacional e SESC So Paulo), 2006. Disponvel em:

<www.fpabramo.org.br>. Acesso em 5 out. 2008.

GOLDFARB, D. C. Demncias: clnica psicanaltica. 2. ed. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2006.

HENRI, J.M.N.; WALTER, J.G. Envelhecer: a plenitude da vida. So Paulo: Paulinas, 2000.

16

JAPIASSU, H. A crise da razo e do saber objetivo. So Paulo: Letras & Letras, 1996.

JAPIASSU, H; MARCONDES, D. Dicionrio bsico de filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

JECKEL-NETO, E. A.; CUNHA, G. L. Teorias biolgicas do envelhecimento. In: FREITAS, E. V.; NERI, A.L. Tratado de geriatria e gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 13-22.

MANNHEIM, K. O homem e a sociedade: estudos sobre a estrutura social moderna. Rio de Janeiro: Zahaar, 1962. MAUKSCH, H. O contexto organizacional do morrer. In: KBLER-ROSS, E. (Org.). Morte: estgio final da evoluo. Rio de Janeiro: Record, 1975. p. 33-52.

OLIVEIRA, J. F. P. O mistrio e a f nos caminhos do cotidiano. No prelo: In: PY, L. (org.). Finitude: uma proposta de reflexo e prtica em gerontologia.2 ed. Holambra/SP:Setembro, previsto para 2010.

______. Marcas do tempo - envelhecimento: a famlia e sua trajetria entre valores e geraes. Documenta. UFRJ - Programa de Ps-Graduao em Psicossologia de Comunidades e Ecologia Social, v. 9, n.14-15, 2003/2004, p.19-35.

______. Finitude na experincia religiosa. In: PY, L. (Org.) Finitude: uma proposta de reflexo e prtica em gerontologia. Rio de Janeiro: Nau, 1999. p. 45-54.

PESSINI, L. Biotica, envelhecimento humano e dignidade no adeus vida. In: FREITAS, E. V.; NERI, A.L. Tratado de geriatria e gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 154-163.

17

PY, L; OLIVEIRA, A.C. Humanizando o adeus vida. In: PESSINI, L.; BERTACHINI, L. (Org.). Humanizao e cuidados paliativos. So Paulo: Loyola, 2004. p. 135-147.

RODRIGUES, J.C. A morte numa perspectiva antropolgica. In: INCONTRI, D.; SANTOS, F. S. (Org.). A arte de morrer: vises plurais. Bragana Paulista: Comenius, 2007. p. 129-136.

TORRES, W. C. Morte e desenvolvimento humano. In: PY, L. (Org.) Finitude: uma proposta de reflexo e prtica em gerontologia. Rio de Janeiro: Nau, 1999. p. 55-63.

You might also like