You are on page 1of 6

Teste Anpad Raciocnio Lgico

Edio: JUNHO de 2005


01. Cinco pessoas, Flvio, Mricles, Armnio, Clodoaldo e Igor, utilizam um mesmo programa de computador, o qual facilita a comunicao online pela Internet, permitindo que mais de duas pessoas estejam conectadas em uma mesma conversao ao mesmo tempo e possibilitando que uma pessoa se conecte a outra eventualmente ou permanea sempre conectado a ela. Essas pessoas tm hbitos rgidos, que so os seguintes: I. II. III. Mricles nunca se conecta a mais de duas pessoas ao mesmo tempo. Flvio permanece sempre conectado a Igor e a Clodaldo. Quando Armnio se conecta, ele o faz somente a uma pessoa por vez.

Nesse sistema de comunicao, para quaisquer duas pessoas, X e Y, se houver uma terceira pessoa conectada a ambos, ento X e Y esto conectados. Considerando-se que as afirmaes feitas anteriormente so as nicas a representarem restries ao uso do referido programa, qual das seguintes alternativas apresenta uma situao possvel de acontecer? a) b) c) d) e) Clodoaldo, Mricles e Flvio esto conectados entre si. Igor e Mricles esto conectados um ao outro. Igor e Armnio esto conectados um ao outro. Igor no est conectado a ningum. Mricles est conectado a Armnio.

02. Considere as seguintes proposies:

p : Todo soldado forte. q : Alguns pedreiros no so fortes.


Supondo que p e a) b) c) d) e)

q so verdadeiras, qual das seguintes alternativas est correta?

Os indivduos que so pedreiros so fortes. Alguns soldados que so pedreiros no so fortes. Todos os soldados que so pedreiros so fortes. Nenhum soldado pedreiro. Todo pedreiro soldado.

03. Considere a seguinte seqncia de pares de nmeros (0,2), (5,3) e (12 e 4). Dentre as alternativas abaixo, o prximo, o prximo par que obedece regra de formao at ento seguida a) (15, 5) b) (18,5) c) (20 , 5) d) (21, 5) e) (24, 5)

04. Paulo professor de Matemtica e adora propor aos seus alunos desafios matemticos. Um dia, ele props o seguinte desafio: Joozinho tem um saco de balas. Ele deu a metade das balas e mais uma bala para Pedro. Em seguida, deu para Ari a metade do que restou e mais uma bala. Restou-lhe ainda uma bala. Quantas balas havia no saco? Um dos alunos, rapidamente, deu a seguinte resposta: A metade do nmero de alunos desta turma menos um. O nmero de alunos naquela turma era a) 30. b) 28. c) 23. d) 22. e) 20.

05. O nmero 888888...88 possui 100 dgitos, todos iguais a 8. Dividindo-se este nmero por 6, obtm-se como resto o nmero a) 0. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

06. Considere as seguintes proposies:

P : Maria no administradora ou Vincius engenheiro. Q : Existem indivduos que so administradores. R : Todos os professores so estudiosos. S : Se Slvia advogada, ento ela tem curso superior. T : Mrcio toma ch se, e somente se, est doente.
Com base nas proposies acima, qual das seguintes alternativas est correta? a) A negao de P : Maria administradora ou Vincius no engenheiro. b) A negao de Q : Existem indivduos que no so administradores. c) A negao de R : Existem professores que so estudiosos. d) A negao de S : Silvia advogada ou ela no tem curso superior. e) A negao de T : Mrcio toma ch e no est doente ou Mrcio no toma ch e est doente.

07. Se nos dia 2 de fevereiro for uma segunda-feira, ento, aps 234 dias, ser uma a) b) c) d) e) segunda-feira. tera-feira. quarta-feira. quinta-feira. sexta-feira.

08. Considere as proposies abaixo onde I. II. III. IV.

x , y so reais:

Existe ao menos um x tal que x < 2. Qualquer que seja x , x < 2. No existe x tal que x < 2. Existe y tal que para qualquer x , y <

x.

Sobre a veracidade das proposies acima, pode-se afirmar que esto corretas a) I e IV. b) II e IV. c) I, II e IV. d) I, II e III. e) I e II

09. Considerando que a proposio Nenhum homem bom pratica o mal falsa, qual das seguintes alternativas apresenta uma proposio verdadeira? a) b) c) d) e) Todo homem bom pratica o mal. Todo homem bom no pratica o mal. Alguns homens bons no praticam o mal. Pelo menos um homem bom pratica o mal. No h homem bom que pratique o mal.

10. Considere as seguintes proposies condicionais: Seu Jorge maior do que Jardel, ento Thiago e Caio tm o mesmo tamanho. Se Thiago e Caio tm o mesmo tamanho, ento Pedro maior do que Jardel. Se Pedro maior do que Jardel, ento Jorge maior do que Thiago. Sabendo-se que Jorge no maior do que Thiago, qual das seguintes alternativas apresenta uma proposio verdadeira de acordo com as apresentadas acima? a) b) c) d) e) Jorge no maior do que Thiago e Pedro menor do que Jardel. Jorge maior do que Jardel e Thiago e Caio tm o mesmo tamanho. Jorge no maior do que Jardel e Thiago e Caio no tm o mesmo tamanho. Jorge maior do que Jardel e Pedro menor do que Jardel. Jorge e Pedro so menores do que Jardel.

11. Se a laranja est azeda, ento a manga no est doce. Ou a manga est doce ou Andr no gosta de manga. Ora, Andr gosta de manga. Logo, a) b) c) d) e) a laranja est azeda e a manga est doce. a laranja est azeda e a manga no est doce. a laranja no est azeda e a manga est doce. a laranja no est azeda e a manga no est doce. se a laranja no est azeda, ento a manga est doce.

12. Sabe-se que a bandeira da Alemanha tem as cores preta, vermelha e amarela; a da Litunia, amarela, verde e vermelha; e a da Frana, azul, branca e vermelha. Representando as cores da bandeira com as letras do alfabeto, no necessariamente na seqncia colocada, tem-se que a bandeira da Alemanha BEF; a da Litunia, ABE; e a da Frana, BCD. Ento, a seqncia de letras que representa a bandeira do Brasil a) ABCD. b) ABDE. c) ACDE. d) ACDF. e) BCDE.

13. Sejam as proposies:

P : Maria est na Itlia. Q : Jorge espanhol. R : Luza no est na Itlia.


A proposio composta representada por a) b) c) d) e)

( P Q

) R ] pode ser descrita por:

Luza est na Itlia e ou Maria est na Itlia ou Jorge espanhol. Luiza est na Itlia e ou Maria est na Itlia ou Jorge no espanhol. Maria e Luza esto na Itlia ou Jorge no espanhol. Maria e Luza no esto na Itlia e Jorge espanhol. Maria est na Itlia e Luza no est na Itlia e Jorge espanhol.

14. Sobre uma mesa esto trs caixas uma azul, uma vermelha e uma branca - e trs objetos um colar, um anel e uma pulseira. Cada um dos objetos est em uma caixa diferente. Sabe-se que a caixa azul est direita da caixa vermelha, o colar est esquerda da pulseira e a caixa vermelha est direita do anel. Ento, pode se afirmar que a) b) c) d) e) o anel est na caixa branca. o colar est na caixa azul. a pulseira est na caixa vermelha. o anel est na caixa azul. o colar est na caixa branca.

15. Em uma empresa de agronegcios, o cargo de Diretor de Investimentos s pode ser preenchido por um administrador com ps-graduao em Administrao de Empresas. Alex ocupa o cargo de Diretor de Investimentos, mas Bruno no. Fernanda j ocupou o cargo de Diretora de Investimentos. Qual das seguintes alternativas pode ser considerada uma afirmao correta com relao formao acadmica dessas trs pessoas: a) Fernanda e Alex so ps-graduados em Administrao de Empresas e Bruno pode slo. b) Alex pode ser ps-graduado em Administrao de Empresas, mas Bruno e Fernanda no. c) Alex ps-graduado em Administrao de Empresas e Bruno e Fernanda podem s-lo. d) Alex e Fernanda tm ps-graduao em Administrao de Empresas, mas Bruno no. e) Alex e Bruno no so ps-graduados em Administrao de Empresas, mas Fernanda .

16. Sobre trs funcionrios de uma empresa, Alceu, Beto e Carlos, sabe-se que cada um tem somente uma das seguintes qualidades: um honesto, outro pontual e o outro competente mas essa no necessariamente a ordem de atribuio respectiva dessas qualidades. Sabe-se, ainda, que apenas uma das afirmaes abaixo verdadeira: Alceu honesto. Beto no honesto. Carlos no pontual. Qual das seguintes alternativas apresenta uma afirmao correta de acordo com as premissas apresentadas acima? a) b) c) d) e) Alceu pontual, Beto honesto e Carlos competente. Alceu pontual, Beto competente e Carlos honesto. Alceu honesto, Beto competente e Carlos pontual. Alceu competente, Beto pontual e Carlos honesto. Alceu competente, Beto honesto e Carlos pontual.

17. Duas irms receberam uma herana em moedas de ouro. A irm mais velha recebeu um tero da herana mais meia moeda. A irm mais nova recebeu cinco moedas e meia. Logo, a mais velha recebeu a) 3 moedas. b) 3 moedas e meia. c) 5 moedas d) 5 moedas e meia. e) 9 moedas.

18. Joo Paulo foi at a empresa X, que estava oferecendo uma vaga para emprego. O gerente disse-lhe que todo trabalho na empresa realizado em duplas de funcionrios e que para conseguir o emprego ele deveria acertar quais seriam as duplas. Alm disso, deu-lhe as seguintes informaes:

(i) os constituintes das duplas seriam as pessoas cujos nomes consta na tabela a seguir: Csar Gerente Luiz Flvia Lcia Recm- contratado

(ii) nenhuma dupla poderia ser constituda de pessoas de uma mesma coluna ou de uma mesma linha na tabela; (iii) o gerente no trabalha em dupla com funcionrios recm-contratados. Sabendo-se que Joo Paulo foi contratado, qual foi a resposta que ele deu ao gerente? a) b) c) d) e) Lcia trabalhar com Luiz; o gerente com Flvia e Csar comigo. Luiz trabalhar comigo; o gerente com Lcia e Csar com Flvia. Luiz trabalhar comigo; o gerente com Flvia e Csar com Lcia. Flavia trabalhar com Luiz; o gerente comigo e Csar com Lcia. Flvia trabalhar com Luiz; o gerente com Lcia e Csar comigo.

19. Lcia tem trs tipos de calados: uma bota, um sapato e uma sandlia. Um dos calados branco, o outro preto e outro vermelho. Sabe-se que I. II. III. ou a bota preta ou o sapato preto. ou a bota branca ou a sandlia vermelha. ou a sandlia branca ou o sapato branco.

Ento, as cores da bota, do sapato e da sandlia so, respectivamente, a) b) c) d) e) branca, preta e vermelha. branca, vermelha e preta. vermelha, preta e branca. preta, vermelha e branca. preta, branca e vermelha.

20. No momento da recreao em uma empresa, o chefe colocou o seguinte problema: Pedro, Joo, Jos, Tio e Csar estavam na cozinha quando um deles quebrou uma das xcaras. A cozinheira chegou no momento em que eles juntavam os cacos e perguntou quem havia quebrado a xcara. Ela obteve as seguintes respostas: Foi Jos, disse Pedro. Fui eu, disse Joo. Fui eu, disse Jos. Foi o Joo ou o Jos, disse Tio. Foi o Tio, disse Csar. Sabe-se que todos os cinco homens sabiam exatamente quem era o culpado, mas que somente um deles disse a verdade. Qual das seguintes alternativas apresenta o nome de quem quebrou a xcara? a) b) c) d) e) Csar. Joo. Jos. Pedro. Tio.

Gabarito: 1 E 2 C 3 D 4 D 5 B 6 E 7 D 8 A 9 D 10 C 11 C 12 C 13 B 14 A 15 A 16 A 17 B 18 A 19 E 20 E

You might also like