You are on page 1of 2

A placa me a parte do computador responsvel por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com

m memria RAM, disco rgido, entre outros. nela que so conectados todos estes componentes. Existem alguns padres de placas me, cada qual com seu tamanho especfico e quantidade de barramentos e conectores.

Funcionamento
A placa-me realiza a interconexo das peas componentes dos microcomputadores. Assim, processador, memria, placa de vdeo, HD, teclado, mouse, etc. esto ligados diretamente placa-me. Ela possui diversos componentes eletrnicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possvel conectar os vrios dispositivos.

Componentes
Arquitetura de uma placa-me tpica.

Vamos destacar os mais importantes componentes de uma placa me:


Processador (conectado ao soquete) Memria RAM Bios (memria ROM) Bateria Chipset (norte e sul) Slots de expanso (PCI, ISA, AGP...) Conector IDE Conector SATA Conector Mouse(br)/Rato(pt) Conector Teclado Conector Impressora (porta paralela)

Conectores

Conector USB Processador

O processador fica encaixado no soquete devendo observar que uma placa-me no aceita qualquer tipo de processador, pois desenvolvida para soquetes especficos. Cada tipo de processador tem caractersticas que o diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos, por exemplo, ou o barramento da ponte norte. Assim sendo, a placa-me deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores.
Memria RAM

As placas-me mais antigas trabalhavam com tecnologia conhecida com SDR SDRAM e a DDR, atualmente o padro mais usado o DDR2, mas em breve se tornaro obsoletas, dando lugar as memrias DDR3. Com relao capacidade de instalao de memria RAM nas placas-me mais antigas chegavam a 32 MiB ou 64 MiB, entretanto hoje no dificil achar micros com mdulos de memria com 1 GiB ou 2 GiB, podendo chegar em algumas placas para servidor a 128 GiB (embora essas placas sejam muito raras, a possibilidade existe).
BIOS

BIOS (Basic Input Output System) um tipo de chip (Flash-ROM) que contm um pequeno software responsvel por controlar o uso dos dispositivos e mantm informaes de data e hora. O BIOS trabalha junto com o POST (Power On Self Test), um software que testa os componentes do micro em busca de eventuais erros. Podemos alterar as configuraes de hardware atravs do Setup, uma interface tambm presente na Flash-ROM.
Bateria

A bateria interna do tipo Ltio(bateria de ltio) CR2032 tem a funo de manter as informaes da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador est desligado (somente em placas-

me antigas, nas atuais sua principal funo manter o relgio interno funcionando). A bateria de ltio dotada de trs volts de potncia para que mantenha funcionando sem atrasar o relgio e outros componentes como as informaes gravadas na BIOS.
Chipset

Chipset um chip (ou conjunto de chips) responsvel pelo controle de diversos dispositivos de entrada e sada como o barramento de comunicao do processador, o acesso memria, o acesso ao HD, perifricos on-board e off-board, comunicao do processador com a memria RAM e entre outros componentes da placa-me. Geralmente, dividido em southbridge e northbridge.
O northbridge faz a comunicao do processador com as memrias, atravs do barramento de comunicao externa do processador, e com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Como ele faz o trabalho mais pesado, geralmente requer um dissipador de calor devido ao seu aquecimento elevado. O southbridge geralmente responsvel pelo controle de dispositivos de entrada ou sada (I/O) como as interfaces IDE que ligam os HDs, os drives de CD-ROM, drives de DVD-ROM ao processador. Controlam tambm as interfaces Serial ATA. Geralmente cuidam tambm do controle de dispositivos on-board como o som. Slots de expanso

Algumas tecnologias foram desenvolvidas para dar maior flexibilidade aos computadores pessoais uma vez que cada cliente pretende utiliza-lo para um fim especfico. O barramento PCI ou (Peripheral Component Interconnect) uma tecnologia para conectar diferentes perifricos na Placa-me. Veja maiores detalhes no artigo Peripheral Component Interconnect. As placas-me mais antigas dispunham de outras tecnologias leia os artigos para saber mais: barramento ISA, barramento EISA, barramento VESA. O barramento AGP ou (Accelerated Graphics Port) uma tecnologia de barramento usada principalmente por placas de vdeo. As placas AGP excedem um pouco em tamanho as placas PCI. A tecnologia AGP j est sendo substituda pelo barramento PCI Express. A tecnologia PCI Express conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexes seriais. Veja mais no artigo PCI Express.

Controladores
On-board: como o prprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa me, funcionando em sincronia e usando capacidade do processador e memria RAM quando se trata de vdeo, som, modem e rede. Tem como maior objetivo diminuir o preo das placas ou componentes mas, em caso de defeito o dispositivo no ser recupervel, no caso de modem AMR, basta trocar a "placa" do modem AMR com defeito por outra funcionando, pois, este colocado em um slot AMR na placa-me. So exemplos de circuitos on-board: vdeo, modem, som e rede. Off-board: so os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa me e por isso, so separados, tendo sua prpria forma de trabalhar e no usando o processador, geralmente, quando vdeo, som, modem ou rede, o dipositivo "ligado" a placa-me usando os slots de expanso para isso, tm um preo mais elevado que os dispositivos on-board, sendo quase que totalmente o contrrio em todos os aspectos do tipo on-board, ou seja, praticamente todo o processamento realizado pelo prprio chipset encontrado na placa do dispositivo.

Componentes
A placa-me pode variar conforme o modelo e fabricante, mas h componentes que se mantm:

Slots Conectores Portas Bios Chipset

You might also like