You are on page 1of 40

A Maquete do Grande Templo de Salomo em Jerusalm

O Templo de Jerusalm

Um outro ngulo do modelo de Jerusalm em Patterson.

Outro angulo do templo de Jerusalm nos dias de Jesus.

Templo de Herodes no modelo de Jerusalm da poca do Segundo Templo, Museu de Israel

Alguns Monumentos da Palestina do Tempo de Jesus Visita guiada:

JERUSALM o Templo Planta geral Alado oriental Corte dos prticos exteriores Prtico Rgio Alado meridional Corte transversal Perbolo interior Planta Alado longitudinal Aspecto das nove portas Alado das xedras e dos prticos Corte das salas do Tesouro e alado da Porta Corntia Alado do altar dos holocaustos Templo propriamente dito (Nas) Planta Alado da fachada Alado meridional Corte longitudinal O E Grande porta Torre Antnia (Alado meridional)

(Apndice: Templo de Salomo) Palcio de Herodes (Pretrio de Pilatos) Planta Alado parcial oriental As trs maiores torres Torre Fasael Torre Hppicos Torre Mariamme

Muralhas da cidade

Planta do Templo herodiano de Jerusalm, segundo Flvio Josefo e os dados arqueolgicos

(Plataforma do Templo: N: 310 m; S: 281 m; O: 491 m; E: 462 m.)

1- Torre Antnia; 2- Porta das Ovelhas; 3- piscina de Israel; 4- Porta Dourada; 5- Pastofrios; 6- porta tripla; 7- porta dupla; 8- arco de Robinson; 9- porta de Barclay; 10- arco de Wilson; 11- porta de Warren; 12- piscina Struthion; 13- Prtico Rgio (baslica) (462 colunas em 4 filas, 1 delas de meias-colunas ou pilastras);

14- Prtico de Salomo; 15- perbolo exterior (trio dos Gentios) (N: 310 m, S: 281 m, O: 491 m, E: 462 m); 16- muro de separao legal (a: 3 CV), com 13? aberturas; 17- portas e xedras do perbolo interior; 18- trio das mulheres; 19- Porta Corntia; 20- trio dos homens; 21- trio dos sacerdotes e altar; 22- Templo (nas): vestbulo, Santo e Santo dos Santos.

Alado oriental do Templo herodiano de Jerusalm

O Templo visto do Monte das Oliveiras. 1- Pastofrios e Prtico Rgio (baslica); | 2- Prtico de Salomo (c: 462 m); | 3- perbolo interior e fachada do Templo (nas); | 4- Porta Dourada. (Cf.: E Jesus, tendo sado do Templo, ia. E aproximaram-se os seus discpulos, para lhe mostrarem os edifcios do Templo. E dizendo alguns acerca do Templo, que estava ornado de belas pedras e de ofertas, saindo ele do Templo, diz-lhe um dos seus discpulos: Mestre, olha que pedras e que estruturas! E Jesus, porm, respondendo, disse-lhe: Vs estes grandes edifcios? Disse-lhes: No vedes tudo isto? Amm, digo-vos: Isto que vedes, viro dias em que no se deixar aqui pedra sobre pedra que no seja destruda! E sentando-se, porm, ele sobre o Monte das Oliveiras, diante do Templo, aproximaram-se dele os discpulos em particular; [e] interrogaram (interrogavam)-no, porm, em particular Pedro e Tiago e Joo e Andr, dizendo: Mestre, diz-nos: Quando sero, pois, estas coisas; e qual o sinal, quando estas coisas estiverem para acontecer, para se consumarem todas? E qual o sinal da tua vinda e da consumao do sculo? | Mt 24, 1-3 | Mc 13, 1-4 | Lc 21, 5-7 |)

Corte dos prticos exteriores do Templo - Prticos (l: 30 CV, a: 50 P?) de 2 naves; - colunas dricas (ou toscanas) monolticas lisas (a: 25 CV = 37,5 P); - tectos de cedro; - parapeitos triangulares (generalizando, a partir dum fragmento com a indicao do toque da trombeta). 3 dos prticos exteriores eram da ordem toscana (ou drica-romana). O Prtico Rgio era da ordem corntia. F. Josefo diz que as colunas mediam 25 CV (= 37,5 P) de altura e que a altura das naves laterais do Prtico Rgio (situado a sul) era de mais de 50 ps. lgico aceitar que os prticos circundantes tivessem todos a mesma altura. Ora, a diferena exacta entre 50 P e 37,5 P de 1/4 da altura. Essa diferena poderia ser ocupada por um entablamento arcaizante, compreensvel na ordem drica; todavia, na ordem corntia, espera-se que o entablamento ocupe 1/5 da altura, para o que necessrio atribuir 40 P de altura s colunas (= 37,5 P + 2,5 P). inverosmil que as bases ou os capitis fizessem parte do mesmo bloco que o fuste das colunas, portanto os 2,5 P de diferena facilmente se encontrariam numa base quadrada das colunas ou nos capitis dricos (ou toscanos). Aos 30 CV (13,32 m) de largura dos prticos, necessrio somar a espessura do muro exterior, a qual no mediria menos de 6 CV.

Alado meridional do Prtico Rgio (baslica)

(4 filas de 40 colunas corntias cada uma. Comprimento total: 281 m.)

1- Arco de Robinson (l: 12 m, espes.: 15, 5 m); | 2- Pastofrios; | 3- porta dupla e 30 degraus (c: 64 m); | 4- balnerio ritual; | 5- porta tripla; | 6- corte da 1. mur

F. Josefo refere as colunas (ou pilastras) do piso superior do Prtico Rgio, mas no refere janelas entre elas. No entanto, eram lgicas e normais, neste tipo de co dimenso das janelas do piso superior so, portanto, especulativos. << Entrada ocidental do Prtico Rgio, sobre o Arco de Robinson.

Esta reconstituio tem em conta um vestgio da ombreira da porta e outro do parapeito tr encontrados nas escavaes.

<< Aspecto das portas abertas na plataforma

Generalizando a partir dos vestgios encontrados, as portas abertas na plataforma do perb rematados por arcos de descarga abatidos.

Desde as portas inferiores da plataforma at ao interior da esplanada, a passagem era feita

Corte N S do Prtico Rgio (baslica) - Nave central (a: 100 P, l: 45 P); - naves laterais (a: 50 P, l: 30 P); - capitis corntios; - paredes com meiascolunas (ou pilastras); - tectos planos, de cedro, em caixotes; - parapeitos triangulares (generalizando, a partir dum fragmento com a indicao do toque da trombeta) e / ou telhados inclinados. O nmero, a forma e a dimenso das janelas do piso superior so especulativos.

Planta do perbolo interior

(l. inter: 200 CV?, c. inter: 400 CV?) (Duas vezes o anterior) 1- 14 degraus at ao patamar; 2- patamar (l: 10 CV); 3- 9 portas (4+4+1), cada uma com 5 degraus e xedra interior; 4- porta oriental com uma xedra e uma cmara alta; 5- xedras de entrada (c: 30 CV, l: 30 CV, a: 40 CV); com 2 colunas;

6- trio das mulheres (c: 200 CV?, l: 135 CV?); 7- Porta Corntia, com 15 degraus (semicirculares?); 8- muralha entre as mulheres e os homens; 9- trio dos homens, em torno do trio dos sacerdotes (l: 200 CV?); 10- muro de separao do trio dos sacerdotes (a: 1 CV); 11- trio dos sacerdotes (l. N S: 135 CV?); 12- altar dos holocaustos (c: 50 CV, l: 50 CV, a: 15 CV), com a rampa a sul; 13- fachada do Templo (c: 100 CV, l: 32 CV?) e vestbulo com 12 degraus; 14- escadas interiores; 15- Santo; 16- Santo dos Santos; 17- parte posterior (l: 60 CV) com celas; 18- 12? salas do Tesouro com prticos, entre as xedras das portas; 19- muralha ocidental interior, sem degraus nem portas. F. Josefo diz que Herodes restaurou o Templo (nas), e elevou em volta uma esplanada 2 vezes maior que a anteriormente existente. Como o trio interior que existia anteriormente media 100 CV de largura, ento o novo passou a medir 200 CV de largura e, provavelmente, 400 CV de comprimento: o dobro da largura e do comprimento do anterior e o qudruplo da largura e do comprimento do trio do Templo porttil de Moiss. O trio das mulheres e o trio dos sacerdotes provavelmente mediriam 135 CV de largura, como diz a Misnhh, mas sem generalizaes.

Alado meridional do perbolo interior do Templo

1- Muro de separao legal (a: 3 CV ), com avisos a intervalos regulares, em grego e em latim, e escadas de 19 degraus (14+5) | 2- muralha (a: 40 CV) e portas (a: 30 CV; l: 15 CV); | 3- cmara alta sobre a xedra da porta oriental; | 4- Porta Corntia; | 5- Templo (nas). Em relao forma e decorao da muralha do perbolo interior, os elementos que possumos so a referncia que F. Josefo faz s portas, com os lintis e as pilastras, e um fragmento de uma ombreira, recentemente encontrado.

Alado de uma das 9 portas do perbolo interior

5- ameias e merles. 4- muralha (a: 40 CV); 3- 2 batentes (a: 30 CV, l: 15 CV) das portas, pilastras e lintis, tudo com revestimento de ouro ou de prata; 2- 5 degraus at s portas; 1- 14 degraus at ao patamar. Hiptese adoptada: O muro teria um entablamento de 8 CV de altura (1/5 X 40 CV), tal como as xedras do interior. Os lintis das portas seriam troos salientes do entablamento do muro, suportados por 2 pilastras por cada porta. Essas pilastras talvez tivessem capitis corntios. Por cima e dos lados dos batentes das portas, haveria ombreiras e montantes, que no ultrapassariam os 2 CV de largura (em cima e dos lados). Um vestgio de uma ombreira ou de um montante, descoberto entre as runas do Templo, encaixa nessa medida, j que mede cerca de 50 cm de largura, embora no tenha a largura completa. Tanto na descrio das portas do perbolo interior, como da porta do nas (o Templo propriamente dito), F. Josefo usa a palavra huprthuros [=sobre porta] (lintel). Em relao s portas do nas, refere konas d'enuphasmnois (colunas tecidas), evidentemente suportando um troo de entablamento. Em antigas representaes da entrada do nas, normal haver 2 colunas, uma de cada lado do vu da porta de entrada. Na descrio das portas do perbolo interior, F. Josefo no usa a palavra kn (coluna), mas parasts (pilastra). Esta ltima palavra pode referir-se a ombreiras das portas, mas ao dizer que a Porta Corntia tinha 50 CV de altura e batentes de 40 CV de altura, bvio interpretar que os 10 CV de diferena (1/5 da altura) eram a altura de um entablamento suportado por pilastras. A dvida colocada em relao diferena entre os 40 CV de altura do perbolo interior e os respectivos batentes de 30 CV. Em todo o caso, habitual monumentos da Palestina da poca greco-romana no obedecerem a

grande rigor clssico, nomeadamente nas propores, sendo habituais entablamentos que ocupam muito mais do que 1/5 da altura. Outra hiptese: O muro seria rematado apenas por uma cornija de 2,5 CV de altura, e as portas teriam lintis de 7,5 CV de altura, com ombreiras salientes lateralmente no topo, em forma de T. Em antigas sinagogas e em antigos tmulos judaicos, so vulgares essas portas. Junto ao ngulo sudoeste do Templo, foi encontrado um fragmento de uma ombreira como essas, de uma porta do perbolo exterior, mas nada nos garante que as portas do perbolo interior eram assim, at porque o outro fragmento, anteriormente citado, demasiadamente estreito, mesmo no incluindo a largura total. Admitindo esta hiptese, o muro teria um aspecto demasiadamente macio para fazer parte da obra mais importante dos Judeus.

Alado parcial das xedras das portas e dos prticos interiores

xedras (c: 30 CV, l: 30 CV, a: 40 CV) das portas, com 2 colunas; | prticos (a: 25 CV) diante das salas do Tesouro. (Cf.: [Jesus] disse estas palavras no Tesouro, ensinando no Templo. | Jo 8, 20 | E sentando-se diante do Tesouro, olhando, porm, observava como a multido lanava moedas no Tesouro. Viu os ricos que deitavam as suas ofertas no Tesouro, e muitos ricos lanavam muito. E, tendo vindo, uma viva pobre lanou dois leptes, que um quadrante. [Jesus] viu, porm, certa viva indigente lanando ali dois leptes; e chamando os seus discpulos, disse-lhes: Amm (verdadeiramente), digo-vos que esta viva pobre deitou mais do que todos os que deitaram no Tesouro; porque todos estes lanaram nas ofertas daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua penria (indigncia), deitou todas as coisas que tinha (todo o sustento que tinha), todo o seu sustento! | Mc 12, 41-44 | Lc 21, 1-4 |)

Corte das salas do Tesouro e alado vertical da Porta Corntia

1- Muro de separao legal (a: 3 CV); | 2- 14 degraus at ao patamar; | 3- patamar (l: 10 CV); | 4- muralha (a: 40 CV); | 5- salas do Tesouro; | 6prticos, frente s salas do Tesouro (a: 25 CV); | 7- muralha ocidental do trio das mulheres, possivelmente decorada com pilastras; | 8- Porta Corntia (a: 50 CV), com batentes de bronze dourado (a: 40 CV) e 15 degraus (semicirculares?) (a: 1/6 X CV, cada um?). A diferena de altura entre os 40 CV da muralha e os 25 CV dos prticos seria preenchida por um telhado (de telhas ou de chapas metlicas). Pelo menos, o que se espera de um edifcio greco-romano. No entanto, no est excluda a hiptese da existncia de terraos, por cima das colunatas interiores e das salas do Tesouro. Se a diferena de altura fosse preenchida pelos 14 degraus, estes teriam de ser demasiadamente altos para serem usados por seres humanos: 40 CV - 25 CV = 15 CV; 15 CV / 14 = 1,07CV. (Mais de 0,47 m por cada degrau!) Mesmo preenchendo a altura com os 19 degraus (14 + 5), a altura de cada degrau seria muito elevada. A Misnhh diz que esses degraus mediam 0,5 cvado de altura e de largura (0,222 m).

Alado oriental do altar dos holocaustos

(c: 50 CV, l: 50 CV, a: 15 CV) - Rampa a sul; - 4 chifres nos ngulos; - pedras no trabalhadas e no picadas por ferro. Admitimos que o altar se encolhia em degraus, desde os 50 CV de lado da base at ao topo, mas a descrio da Mishnh visivelmente fantasista e desfasada no tempo e no pode ser conciliada com a de F. Josefo.

Alados meridional e oriental do Templo propriamente dito (nas)

12 degraus (a: 0,5 CV cada um?); | planta em forma de T (c: 100 CV na parte superior, l: 100 CV frente); | fachada dourada (a: 100, l: 100 CV) com 4 pilastras e uma abertura em arco (a: 70 CV, l: 25 CV) ; | atrs (l: 60 CV, a: 60 CV), 3 andares de 30 celas cada um; | andar superior (a: 40 CV). Fachada do Templo de Jerusalm, segundo uma moeda do ano 135 d. C. >>

Corte longitudinal O E do Templo (nas) e a grande porta do Templo

1- 12 degraus (a: 0,5 CV cada um?); 2- abertura em arco, sem batentes (a: 70 CV, l: 25 CV);

1- Entrada das celas inferiores; 2- vu de 4 cores, representando o Universo

3- vestbulo dourado (a: 90 CV, l: 20 CV, c: 50 CV); 4- grande porta, com batentes dourados (l: 16 CV), vu e 2 colunas; 5- Santo (c: 40 CV, l: 20 CV, a: 60 CV); 6- grande vu interior (cujas medidas no so fornecidas); 7- Santo dos Santos (c: 20 CV, l: 20 CV, a: 60 CV); 8- celas (l: 5 CV, a: 20 CV + 20 CV + 20 CV); 9- andar superior (a: 40 CV). A decorao especulativa.

(a: 55 CV, l: 16 CV) e 2 colunas; 3- guia de ouro, destruda ainda durante a vida de Herodes; 4- vinha de ouro, entre a porta e as arquitraves interiores do vestbulo.

Alado meridional da Torre Antnia

- Prticos (l: 30 CV, a: 50 P?) de 2 naves, com colunas dricas (ou toscanas) monolticas lisas (a: 25 CV); - base lisa do castelo (a: 50 CV), em forma de L (O E: 115 m; O: 35 m; E: 42 m); - castelo palcio (a: 40 CV); - 3 torres (a: 50 CV) + 1 torre (a: 70 CV); - degraus exteriores para os prticos do Templo. O aspecto das paredes, o nmero e a forma das janelas e outros pormenores, so meramente especulativos. Templo de Salomo, segundo o Antigo Testamento e a arte da poca (Apndice)

(a: 30 CV, c: 100 CV?, l: 60 CV?) 1- Altar de bronze (c: 20 CV, l: 20 CV, a: 10 CV); | 2- 2 colunas de bronze (a: 18 CV) com capitis (proto-jnicos??) (a: 5 CV) e 10 degraus?; | 3- abertura sem batentes (l: 14 CV?, a: 20 CV??); | 4- vestbulo (c: 20 CV, l: 10 CV); | 5- porta do Templo (l: 10 CV?, a: 20 CV??) ; | 6- Santo, revestido de ouro e com janelas (c: 40 CV, l: 20 CV); | 7- porta, de 5 ngulos, do Santo dos Santos (l: 6 CV?); | 8- Santo dos Santos, revestido de ouro (c: 20 CV, l: 20 CV, a: 20 CV); | 9- celas laterais (a: 5 CV cada uma, l: 5 CV, 6 CV e 7 CV); | 10- elevao em torno (a: 6 CV?, l: 5 CV?) | 11- balaustradas de madeira de sndalo.

O Templo propriamente dito ocuparia um espao de 100 CV de comprimento por 60 CV de largura (Ez 40, 48-49; 41, 1-15; Esd 6, 3), embora, interiormente, o Santo e o Santo dos Santos em conjunto s medissem 60 CV de comprimento por 20 CV de largura. A altura exterior de 30 CV e a altura interior de 20 CV para o Santo dos Santos talvez indiquem que o Templo tivesse um entablamento arcaico de 1/3 de altura, em estilo egpcio. (Note-se que o Templo provisrio de Moiss media 30 CV de comprimento por 10 CV de largura e de altura, sem entablamento). Ao Santo e ao Santo dos Santos foi adicionado um vestbulo de 10 CV de largura por 20 CV de comprimento. Ladeando estes 2 compartimentos, havia uma construo formada de 3 andares de 5 CV de altura cada um, sendo a largura interna de 5 CV, 6 CV e 7 CV, de baixo para cima. As paredes mediriam 5 CV de espessura, excepto as do Santo e do Santo dos Santos, que mediriam 6 CV. 2Cr 3, 4 diz que o vestbulo tinha 120 CV de altura (antigo erro de cpia?) e fala em salas superiores (2Cr 3, 9). Ladeando a entrada do Templo, havia 2 colunas de bronze de 18 CV de altura por 12 CV de circunferncia, sobre as quais assentavam capitis (proto-jnicos?) de 5 CV de altura. O trio interior, o trio dos Sacerdotes, teria 100 CV de largura e, de comprimento, 2 quadrados de 100 CV de lado (+ 20 CV? atrs do Templo). O trio exterior mediria 500 CV de cada um dos lados (Ez 42, 15-20; Mid 2, 1). Estes 2 trios seriam cercados apenas por muros de 6 CV de largura e de altura (Ez 40, 5), construdos com 3 fileiras de pedra talhada e uma fileira de traves de cedro (1Rs 6, 36. 7, 12; Esd 6, 4 ). Talvez estas traves medissem 15 CV de altura (= metade da altura do Templo) ou 9 CV (=15 CV - 6 CV), por paralelismo com o trio do Templo porttil de Moiss (Ex 27, 9-19; 38, 9-20). Havia portas revestidas de bronze (2 Cr 4, 9) para oriente, norte e sul. O altar de bronze, medindo 20 CV de largura e de comprimento por 10 CV de altura, teria a rampa para oriente (Ez 43, 17).

Palcio de Herodes, em Jerusalm (Pretrio de Pilatos)

Reconstituio hipottica, segundo os dados de Flvio Josefo, os escassos dados arqueolgicos, o desenrolar da paixo de Jesus, os clculos das medidas e o confronto com outras construes. Na planta desta reconstituio, os vestgios arqueolgicos de poca herodiana ou asmonneia esto marcados a castanho.

1- Alado parcial oriental (muralha do castelo: a: 30 CV). 2- Lugar do estrado do tribunal, diante do castelo. (Cf.: Estando, porm, ele sentado no tribunal, a sua mulher enviou [algum] at ele, dizendo: [No haja] nada entre ti e esse justo, porque muito padeci hoje em sonho por causa dele. | Mt 27, 19 || Pilatos, pois, ouvindo estas palavras, trouxe Jesus para fora e sentou [-se] no tribunal, no lugar chamado Lithstrotos [= Pavimento], em hebraico, porm, Gabbath. | Jo 18, 13 |) 3- gora de cima (praa do mercado e do tribunal). 4- Castelo palcio (cerca de 300 m X 60 m).

5- trio da flagelao e da coroao de espinhos (?) (Cf.: Ento, pois, Pilatos tomou Jesus e flagelou-o. E ento os soldados do governador, porm, tomando Jesus, levaram-no para dentro, para o trio que o Pretrio; e, no Pretrio, convocam (reuniram) contra ele toda a escolta. E despindo-o, vestem-no de prpura: envolveramno com um manto prpura envolveram-no com uma capa escarlate. E tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na sobre a cabea dele (pem-lhe, tendo tecido, uma coroa de espinhos) e uma cana na [mo] direita dele. E vinham at ele e comearam a saudlo: ajoelhando-se diante dele, escarneciam-no e diziam, dizendo: Ave [= Alegra-te], rei dos Judeus! E cuspindo nele, tomaram a cana e batiam na cabea dele com a cana, e davam-lhe bofetadas; e cuspiam-no e, dobrando os joelhos, adoravam-no. | Mt 27, 27-30 | Mc 15, 16-19 | Jo 19, 1-3 |) 6- 2 grandes triclnios (Agripeion e Cesareion). 7- Muitos peristilos (ajardinados) em circuito, com colunas diferentes para cada um. 8- Torre Fasael. 9- Torre Hppicos. 10- Torre Mariamme. 11- Torres ornamentais a intervalos regulares. 12- Sada para o Calvrio (?). Como o Herdion, tambm este palcio de Herodes, em Jerusalm, seria um castelo de muralhas duplas paralelas, ligadas por muitos compartimentos e providas de torres salientes para o exterior. Ocupava uma extenso de cerca de 300 m por 60 m, formando um rectngulo no sentido N - S. A parte NO, onde se encontravam as 3 torres que Josefo descreve, no era angular, mas arredondada. No centro desta cinta de muralhas com compartimentos, situar-se-iam vrios peristilos ajardinados, ligados uns aos outros e aos compartimentos das muralhas. Nesse espao interior situar-se-iam, talvez um de cada lado da entrada virada a oriente, os dois triclnios, Agripeion e Cesareion, de que Josefo fala, que seriam, certamente, duas grandes salas com tectos suportados por colunas, como a do palcio de Inverno em Jeric ou como a do Herdion. Tendo em conta a altura de 30 CV da muralha do castelo, os compartimentos em torno, entre as muralhas duplas, estariam divididos em 3 pisos (de 10 CV de altura cada um) ou 2 pisos (o piso inferior podia ser mais alto). Os tectos eram planos, de madeira de cedro, e trabalhados. As paredes estariam revestidas com mrmores de diversas cores, ou pintadas em diversas formas geomtricas, como noutras construes herodianas. Os peristilos teriam altura equivalente do piso inferior (de 10 a 15 CV). Os dois triclnios seriam mais altos que os peristilos, sobre os quais teriam as janelas dos lados. A porta oriental daria para o centro da gora da Cidade Alta, a praa empedrada conhecida como Gabbath ou Lithstrotos. Esta porta seria em arco, com torres de um lado e do outro, ao longo da muralha. No interior do palcio, essa mesma porta daria acesso imediato a um trio, no qual devem ser localizados os dilogos entre Jesus e Pilatos, a flagelao (numa das colunas) e a coroao de espinhos. Imediatamente frente do palcio de Herodes, ficaria, pois, a gora (o frum) da Cidade Alta, uma praa de mercado com colunatas em torno (menos, neste caso, do

lado do palcio). Os prticos dos mercados consistiam em lojas sucessivas com colunatas ligadas frente, em torno de uma praa. Era, pois, frente do palcio, certamente tendo uma porta entre torres voltada para a praa, que se realizavam os julgamentos, com a multido reunida nessa praa.

As trs torres mais altas do palcio de Herodes (Pretrio de Pilatos) Torre Fasael (a: 90 CV) 4- Ameias e merles; 3- andares ornados (c: 20 CV, l: 20 CV); 2- prtico (a: 10 CV) com parapeitos; 1- base macia (c: 40 CV, l: 40 CV, a: 40 CV).

Torre Hppicos (a: 80 CV) 4- Ameias e merles (a: 3 CV + 2 CV); 3- 2 andares ornados (a: 25 CV); 2- cisterna macia (a: 20 CV); 1- base macia (c: 25 CV, l: 25 CV, a: 30 CV).

Torre Mariamme (a: 55 CV) 2- 3? andares sumptuosos; 1- base macia (c: 20 CV, l: 20 CV, a: 20 CV).

Na reconstituio destas 3 torres, o nmero e a forma das janelas e outros pormenores decorativos, so meramente especulativos. Chegou at ns uma parte da base da Torre Fasael (situada no ngulo NE), cujas medidas se aproximam das que Josefo indica. As suas paredes so reconhecveis pelas tpicas bossagens das pedras, como acontece nas construes herodianas. A base ligeiramente rectangular.

Muralhas e torres de Jerusalm, no sc. I, segundo Flvio Josefo

1- Muralhas (a: 20 CV, l: 10 CV), com bossagens (cada pedra: c: 20 CV, l: 10 CV); 2- parapeitos (a: 3 CV) e merles (a: 2 CV); 3- base macia das torres (a: 20 CV, l: 20 CV, c: 20 CV); 4- andares das torres (a: 20 CV, l: 20 CV, c: 20 CV); 5- cisternas para recolher a gua da chuva. O nmero e a forma das janelas e outros pormenores decorativos, so meramente especulativos.

BELM

Castelo Herdion

O castelo Herdion, perto de Belm, segundo as escavaes e Flvio Josefo 1- Alado meridional; 2- corte longitudinal O E do castelo (4 ou 5 andares de 10 CV cada um?); 3- 3 andares incorporados na montanha; 4- 3 torres semicirculares; 5- alta torre circular oriental (3 ou 4 andares de 10 CV cada um?), sobre uma base macia; 6- peristilo (c: 27 m = 60 CV), com 2 xedras de 2 colunas; 7- triclnio com 4 colunas (posteriormente transformado em sinagoga) e outras dependncias, incluindo balnerios romanos. A planta est de acordo com as escavaes realizadas no local. O aspecto superior das paredes, o nmero e a forma das janelas e outros pormenores, so meramente especulativos.

CESAREIA

Corte dos diques do porto Corte do dique do porto de Cesareia, segundo F. Josefo 1- Dique (profundidade: 120 P, l: 200 P), (maior parte das pedras: c: 50 P); 2- quebra-mar (l: 100 P); 3- muralhas e torres; 4- abrigos abobadados; 5- passeio com parapeito. O aspecto superior das torres, o nmero e a forma das janelas e outros pormenores, so meramente especulativos.

MASSADA (MASADA)

Esquema das muralhas e das torres

Muralhas e torres de Massada (Masada), segundo F. Josefo 1- Muralhas (a: 12 CV, l: 8 CV) com casamatas; 2- torres (a: 50 CV); 3- corte das muralhas e das casamatas. O aspecto superior das paredes, o nmero e a forma das janelas e outros pormenores, so meramente especulativos.

Estas gravuras foram feitas escala: 1 cvado (CV) = 0,444 m; 1 p (P) = 0,296 m. Nos vestgios das construes herodianas, predominam as paredes lisas, com a decorao esculpida reduzida ao mnimo ou simplificada, sendo frequentes as paredes de grandes pedras com bossagens. Nestas gravuras, aplicmos a lgica da arte greco-romana, onde faltam elementos mais explcitos. Muitos dos detalhes decorativos so hipotticos, embora enquadrados na arte da poca.

You might also like