You are on page 1of 7

DIETA DO PEIXE ORNAMENTAL PRETINHO DE UNHA (Ancistrus sp.

L100) DAS CORREDEIRAS DO MDIO RIO XINGU


Viviane Freitas MORAES (1); Mauricio CAMARGO (2); Thalita Antunes OLIVEIRA (3); Maria Sintia Monteiro da COSTA (4)
(1) Instituto Federal de Cincia e tecnologia do Par, (IFPA), Av.alm. Barroso, 1155,3255-0909
viviane20_Freitas@hotmail.com (2) Instituto Federal de Cincia e tecnologia do Par, (IFPA), camargo_zorro@yahoo.com.br (3) Instituto Federal de Cincia e tecnologia do Par, (IFPA), thalitaantuneso@hotmail.com (4) Instituto Federal de Cincia e tecnologia do Par, (IFPA), cyntya.monteiro@hotmail.com

RESUMO
78 exemplares de Ancistrus sp pretinho de unha da famlia Loricariidae nas corredeiras do mdio rio Xingu, foram medidos e pesados no seu comprimento total, e 20 foram analisados em seu contedo estomacal. Por meio de anlises dos contedos estomacais foram registradas espculas de porfera e 50 espcies de algas distribudas em seis divises taxonmicas, com destaque de Bacillariophyta e Chlorophyta. Dentre as algas destacaram-se Aulacoseira sp, Melosira sp e Pleurotaenium minutum. Atravs do ndice alimentar calculado, observou-se que as espculas foram as que representaram a maior importncia na dieta do pretinho de unha. Palavras-chave: rio Xingu, Loricariidae, peixes ornamtais, Ancistrus sp.

1.

INTRODUO

A intensificao antrpica pode influenciar o ecossistema aqutico, no que se refere a ictiofauna. O Mdio rio Xingu-PA um ambiente favorvel, para o estudo dos peixes ornamentais, pois possui uma grande diversidade dessas espcies. Uma forma evitar a extino destes recursos, consiste no estudo de sua histria natural, como subsdios para o manejo sustentvel das espcies. Por sua vez, estes estudos tornan-se importantes para efeito de possveis alternativas de manejo destes em condies controladas de cativeiro.Este trabalho mostra estudo sobre a dieta de um peixe Ancistrus sp com importncia ornamental da bacia do Mdio rio Xingu.

2.

REVISO BIBLIOGRFICA

A Bacia Amaznica a maior fornecedora mundial da pesca de peixes ornamentais encontrados principalmente em igaps e igaraps das plancies e florestas inundveis da regio. As perturbaes de origem antrpica tm conduzido as massivas alteraes de habitat e as mudanas biolgicas que ameaam a existncia de muitas espcies e os processos bsicos dos ecossistemas. (CAMARGO, 2004). Sendo, que uma delas o projeto previsto da hidreltrica de Belo Monte, Altamira-PA, onde se encontra vrias espcies de peixes ornamentais. Para que a pesca seja realizada de forma sustentvel, evitando seu esgotamento, necessrio realizar estudos sobre a biologia e a dinmica das populaes das espcies exploradas. Para evitar a extino comercial, o manejo sustentvel de peixes ornamentais exige a conservao de seu habitat e o conhecimento integrado do ecossistema, da biodiversidade aqutica e da questo socioeconmica da atividade. O Par, atualmente, o principal centro produtor de peixes ornamentais da famlia Loricariidae (acaris). Para a bacia do rio Xingu j foram registradas 55 espcies de Loricariidae, das quais 42 ocorrem no trecho do mdio rio Xingu (CAMARGO et al. 2004). O mercado de peixes ornamentais vem apresentando uma demanda crescente no comrcio internacional e as espcies amaznicas possuem uma exoticidade que atrai os aquaristas (CHAO, 1993, PRANG, 2007). De acordo com dados do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, o Brasil exportou 30 milhes de peixes ornamentais de 2005 a 2008. A venda gera cerca de US$ 5 milhes anuais. J segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama), estima-se que US$ 15 bilhes tenham sido movimentados em 2005 no mercado global de aquaristas (http: //www. pickupau.com.br/panorama/2008/2008.11.22/peixes_ornamentais.htm). E com esse grande mercado hoje no se sabe ao certo a quantidade de peixes ornamentais, que so comercializados anualmente devido ao intenso comrcio ilegal (PRANG, 2007). O primeiro passo do trabalho identificar as caractersticas das espcies, que ainda no so conhecidas e fazer um estudo sobre elas. Este estudo de fundamental importncia para podermos construir um plano de manejo das espcies com potencial ornamental e garantirmos a manuteno dessas populaes de peixes em cativeiro. Dos exemplares coletadas do Mdio rio Xingu, foi selecionada a espcie Ancistrus sp da ordem dos siluriformes, de Loricariidae para fazer o estudo sobre sua dieta alimentar. O gnero habita rios e lagos da Amrica central e do Sul ele se caracteriza por possuir corpo delgado, revestido de placas sseas, cabea grande, boca localizada na face ventral odontdeos hipertrofiados do interorprculo (cerdas) se alimenta de lodo, vegetais e restos orgnicos em geral. Os machos so mais robustos, e as fmeas magras (http: //www. geocities.com/aquabrasilis/cascudos.html).

3. 3.1

MATERIAL E MTODOS rea de Estudo

O setor do mdio rio Xingu estudado, abrange aproximadamente 275 quilmetros do rio, entre as coordenadas 35726S; 492443We 24111S; 500051W. Compreende desde a confluncia do rio Iriri com o rio Xingu, at o povoado de Belo Monte (Figura 1). Os locais amostrados incluram ambientes lticos no canal principal do rio, e reas de inundao sazonal.

Figura 1: Locais de estudo da coleta de campo de Ancistrus sp

3.2

Metodologia

Os exemplares coletados foram identificados no seu nome comum, etiquetados e congelados at as anlises laboratoriais no Instituto Federal de Cincia e Tecnologia do Par-IFPA, para serem estudados em seu comprimento (mm) e peso (g). Retiramos o contedo estomacal chegando em 20 exemplares, diluindo em lcool 10%, ocorrendo homogeneizao da amostra, logo aps a observao no microscpio tendo trs replicas por contedo estomacal.

4.

ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS

Para Ancistrus sp o tamanho corporal dos exemplares variou de 24 a 82mm de comprimento total e uma moda com exemplares de 60mm. A relao peso-comprimento mostrou um ajuste de tipo alomtrico positivo (Figura. 2).

20 18 16 14 12
Peso

y = 5E-06x3,3736 R2 = 0,8783 n=78

10 8 6 4 2 0 0 20 40 60
Comprimento

80

100

Figura 2. Relao peso-comprimento para Ancistrus sp pretinho de unha do mdio rio Xingu.

Esta espcie de hbitos bentfagos com uma dieta fundamentalmente composta de periliton. Dentro das principais categorias alimentares destacaram-se as algas das divises, Bacillariophyta e Chlorophyta. (Fig.3).

Diversidade taxonmica

Crysophyta 2% Cyanophyta 4%

Poriferos 2%

Charophyta 20%

Bacillariophyta 37%

Chlorophyta 35%

Figura 3. Diversidade taxonmica das categorias alimentares de Ancistrus sp (pretinho de unha) mdio rio Xingu.

Ancistrus sp, se alimenta basicamente de Aulocoseira sp (Bacillariophyta), Pleurotaenium minutum (Chlopophyta), Espculas (Porfero) e Melosira sp (Bacillariophyta). O seu ndice alimentar apontou que as espculas (Porfera) foram as mais importantes tanto na freqncia de ocorrncia na dieta, como na abundancia relativa (Fig. 4).

0,30 0,25
ndice alimentar

0,20 0,15 0,10 0,05 0,00


Espculas Pleurotaenium minuntum Aulacoseira sp Outros Melosira sp

Fig. 4 ndice alimentar calculado para o pretinho de unha no setor do mdio rio Xingu.

5.

CONCLUSO

De acordo com os resultados conclui-se, que a dieta desta espcie constituda por algas principalmente da diviso Bacillariophyta, e espculas de porfera. importante ressaltar que devido s guas do Xingu apresentar alta transparncia, facilitam a proliferao deste tipo de organismos que crescem nos substratos rochosos. Desta forma seria interessante para futuras alternativas de manejo deste peixe, adaptar as condies ao ambiente artificial para o cultivo, que permita a produo deste tipo de algas, como fonte de alimento.

6.

REFERNCIAS

CAMARGO, M. 2004.A comunidade ictca e suas inte-rrelaes trficas como indicadores de integridade biolgica na rea de influncia do projeto Belo Monte,Rio Xingu.Tese (doutorado em Zoologia). Universidade Federal do Par/Museu Paraense Emlio Goeldi, Belm. 184.p CHAO,N.L 1993.Conservation of Rio Negro ornamental fishes. T.F.H.Publications Inc, 1(5): 99-114. PRANG, G. 2007. An industry analysis of the freshwater ornamental fishery with particular Reference to the supllly of Brazilion freshwater ornamentals to the UK market. Revista Uakari, 3(1): 7-51. Conhecendo um pouco mais sobre cascudos. Disponvel em: http://www.geocities.com/aquabrasilis/cascudos.html [acesso em 15/07/2009] Peixes do Maranho. Disponvel em: http://peixesdomaranhao.blogspot.com/2007/07/conhea-espcie-ancistrus-sp.html [acesso em 15/07/2009] Panorama ambiental. Disponvel em: http://www.pick-upau.com.br/panorama/2008/2008.11.22/peixes_ornamentais.htm[acesso em 15/07/2009]

You might also like