You are on page 1of 5

PB tem 2 rebelio em menos de 12h; no total foram 24 feridos e duas mortes

Durante as rebelies 15 detentos foram socorridos para o Hospital de Emergncia e Trauma Senador Humberto Lucena, sendo que dois morreram. Portal Correio
Aguinaldo Mota

123Resgate dos presos Dois presdios da Paraba foram alvos de rebelio nesta segunda-feira (29) deixando um morto e 17 feridos em Joo Pessoa. J no municpio de Guarabira (a 85 km da Capital e localizada na regio do Brejo) um preso morreu e sete ficaram feridos. Durante as rebelies 15 detentos foram socorridos para o Hospital de Emergncia e Trauma Senador Humberto Lucena, sendo que dois morreram.

De acordo com assessoria do Trauma o preso Aricleny Silva da Costa, 25 anos, morreu vtima de arma de fogo. Ele veio da Penitenciria Flsculo da Nbrega, conhecido como Roger. E em Guarabira Alexandre Dantas Soares, de idade no informada, natural de Solnea, no resistiu aos ferimentos e veio a bito, ainda dentro da unidade prisional.

Mesmo com o boletim do hospital, o secretrio de Administrao Penitenciria da Paraba, Wallber Virgulino, diverge informando que o preso morto foi ferido por um espeto e no por arma de fogo. Ainda trs feridos continuam internados em estado regular. Os outros oito detentos foram atendidos e j receberam alta mdica. No total, 12 detentos foram levados para o Trauma. Pelo menos outros seis tiveram ferimentos leves e foram atendidos ainda no presdio. J em Guarabira trs detentos passaram por procedimentos cirrgicos e permanecem internados em estado regular. Rebelio em Guarabira Na noite desta segunda-feira (28) os apenados do Presdio Joo Bosco Carneiro conhecido como Presdio Regional de Guarabira localizado no Brejo paraibano se rebelaram queimando colches deixando pelo menos trs feridos. O motivo da rebelio foi que eles queriam voltar s suas comarcas de origem. De acordo com a reprter Jaceline Marques da TV Correio, um dos presos durante contato telefnico com a equipe de reportagem, teria informado que o tumultuo comeou aps a suspenso da transmisso de um filme que estava sendo veiculado por volta das 16h. Ainda segundo o apenado, identificado apenas como Teta, sete celas pertencentes a um dos pavilhes esto completamente destrudas. Ele teria informado que alguns presos foram amarrados no local. Os detentos mantidos como refm, seriam estupradores e x-9, linguagem utilizada na cadeia para delator de informaes.Colches foram queimados e a intensa nuvem de fumaa que se formou em torno do presdio assustou os populares na localidade. Policiais integrantes do 4 Batalho da Polcia Militar estiveram no local. Os rebeliados garantiram que caso as autoridades entrassem no presdio, os refns iriam ser assassinados. Mesmo diante da ameaa dos apenados, os policiais entraram na casa de deteno, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiro para controlar as chamas.

A polcia informou que um dos presos, identificado como Wando de Mocinha, ficou ferido e foi encaminhado para atendimento mdico. Ele foi amarrado a um colcho e atingido com golpes de espeto. Os rebelados ainda atearam fogo em seu corpo, no entanto, com a interveno da polcia, ele conseguiu escapar sem ser queimado. Rebelio no Rger Ainda nesta segunda-feira (28), outra rebelio foi registrada no Estado. Os apenados da Penitenciria Flsculo da Nbrega, conhecido como Roger, deixou 17 detentos feridos no final da manh. Segundo testemunhas, tiros foram ouvidos e colches foram queimados. Antes do tumulto, um preso que estava no isolado conseguiu fugir no incio da manh pela porta da frente. O gerente executivo do Sistema Penitencirio da Paraba, coronel Arnaldo Sobrinho, informou que so situaes diferentes. "A fuga no tem conexo com a rebelio. Quanto a fuga do detento pela porta da frente, uma sindicncia ser aberta para investigar as causas", disse. A confuso teria comeado aps um desentendimento de presos de faces criminosas rivais durante o banho de sol. Cerca de 150 homens do Peloto de Choque invadiram a unidade prisional para controlar a situao catica. O Presdio do Roger tem capacidade para abrigar 500 presos. Atualmente, a unidade prisional abriga cerca de 1.050 apenados. Na ltima sexta-feira (25) uma rebelio j havia sido anunciada quando um preso ligou para o programa Correio da Manh, apresentado por Samuka Duarte e Emerson Machado, exigindo a troca de comando do atual diretor, David Efraim Nigri, pelo antigo, Josenildo Porto, exonerado na semana passada.Se no mudar o comando, a casa vai virar no Roger, disse um detento. Feridos e mortos Roger Aricleny Silva da Costa,25 anos, vtima de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia, mas no resitiu aos ferimentos vindo a bito s 17h10. Alcides Santos de Melo, 20 anos, ferimento por arma de fogo, procedente do presdio do Roger. O paciente veio conduzido pela ambulncia do resgatebombeiros. Passou pelos procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta hospitalar por volta de 18h10.

Nilton Vesar dos Santos Costa, 32 anos, vtima de arma de arma branca, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passa por procedimentos mdicos de emergncia e segue interno. Seu estado de sade considerado regular. Pedro Luiz Garcia Jnior, 33 anos, vtima de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia e segue interno. Seu estado de sade considerado regular. Cristiano Renato da Cruz, 24 anos, vtima de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia e segue interno. Seu estado de sade considerado regular. Francisco de Assis Lima Duarte, 27 anos, vtima de arma de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta mdica s 16h30. Carlos Antnio da Silva, 24 anos, vtima de arma de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta mdica s 13h52. Luciano Santos de Oliveira, 28 anos, vtima de arma de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta mdica s 14h56. Derivaldo Dionizio da Silva, 28 anos, vtima de arma de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta mdica s 13h51. Everton Luiz Souza Eufrzio, 20 anos, vtima de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta mdica s 13h49. Cristovo Laurentino do Nascimento, 27 anos, vtima de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta mdica s 13h59. Fabiano Silva Lima, 24 anos, vtima de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por

procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta mdica s 13h56. Igor Henrique Vasconcelos de Medeiros, 22 anos, vtima de arma de fogo, procedente do Presdio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passa por procedimentos mdicos de emergncia e aps perodo de observao recebeu alta mdica s 16h30. Guarabira Flaviano Jos de Andrade Santana, 35 anos, ferimento por arma branca, procedente do municpio de Guarabira. O paciente veio conduzido pela ambulncia do SAMU. Passou pelos procedimentos mdicos de emergncia e segue em observao. Seu estado de sade considerado regular. Valdir Rodrigues da Silva, 29 anos, ferimento por arma branca, procedente do municpio de Guarabira. O paciente veio conduzido pela ambulncia do municpio. Passou pelos procedimentos mdicos de emergncia e segue internado. Seu estado de sade considerado regular. Bruno Bezerra Pinheiro, 24 anos, ferimento por arma branca, procedente municpio de Guarabira. O paciente veio conduzido pela ambulncia do municpio. Passou pelos procedimentos mdicos de emergncia e segue em observao. Seu estado de sade considerado regular. Joo Medeiros da Silva, de 52 anos. Danilo da Silva Mousinho, de 22 anos. Genival Gomes da Silva. Andr Mendes.

You might also like