You are on page 1of 13

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE POLCIA FEDERAL Redao Profa.

. Jnia Andrade Sejam bem-vindos, prezados alunos, ao curso on-line de redao, oferecido pelo Ponto dos Concursos. Sado a todos e desejo que desfrutem de uma boa temporada de estudos. Meu nome Jnia Andrade, trabalho com redao e portugus para concursos h mais de dez anos. Aqui no Ponto dos Concursos, produzi materiais de redao para os concursos da Abin, do Senado Federal, da Polcia Federal e tambm lecionei portugus para os concursos do ICMS RJ e ICMS SP. Com o edital para provimento de vagas na Polcia Federal, reformulamos nosso curso de redao, este que j vem nos trazendo bons retornos e histrias felizes desde sua primeira publicao. A reformulao do curso inclui mais duas aulas para aprimorar os conhecimentos j adquiridos. Porm, diferentemente de outros cursos que fizemos, nossas aulas desta vez ocuparam todos os dias de uma nica semana, pois precisaremos de tempo para efetuar as correes dos textos desenvolvidos pelos alunos. Ento, ateno s datas das aulas, dispostas no quadro a seguir:
DATA DAS AULAS CONTEDO DAS AULAS Tipos textuais, macroestrutura do texto e anlise de espelhos de Aula 01: 24/08 correo.

Estudo da coerncia, recursos anafricos de coeso. Aula 02: 25/08

Conciso frasal, paralelismo e ambigidade e topicalizao. Aula 03: 26/08

Anlise de redaes correo modelo Cespe Aula 04: 27/08

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE


Modalidades textuais atualmente mais solicitadas em concursos. Aula 05: 28/08

Aula 06: 01/09

Elementos gramaticais de grande valia para o texto: concordncia verbal e nominal, regncias, colocao pronominal, emprego da vrgula e emprego de conectores e nexos textuais.

O conjunto de 06 encontros tem a finalidade de apresentar mais duas aulas para ajustar os textos s exigncias recentes do Cespe e propor temas e discusses para evitar o efeito surpresa nas redaes. Alm das aulas de estruturao textual, haver tambm propostas dissertativas para que o concursando possa desenvolver seus textos e pr em prtica os conhecimentos adquiridos. Tambm haver um anexo dedicado reforma ortogrfica, embora o Cespe no tenha exigido o assunto, mas adaptaremos o texto o quanto pudermos s regras novas, afinal muitos de vocs faro o concurso da PRF, e este exige redao em consonncia com as novas regras. Para envio de textos, peo a todos, gentilmente, que leiam com ateno os pontos a seguir: 1 - O curso tem o limite de 100 alunos matriculados. Cada aluno poder desenvolver at 3 redaes a partir de um conjunto de temas atuais ou extrados de provas da banca. 2 - Apesar de haver data para entrega das redaes, poder haver atrasos em especial na primeira entrega. Isso ocorre por vrios fatores, mas destaco o principal: nosso contato no pessoal, por isso correes on-line trazem dificuldades quanto ao primeiro reconhecimento que ns, professores, fazemos do texto de nossos alunos. Na primeira correo, a escrita muito heterognea e os erros so diversos, por isso pode haver demora de dois ou trs dias na entrega.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE 3 - Quero deixar bem claro que as correes so rigorosas a fim de que possamos espelhar a banca neste processo. Por isso, no nos atenhamos ao tempo de retorno das redaes, mas sim ao propsito da correo. 4 - Como as redaes so digitadas, haver um padro para a entrega das mesmas. Todos devero seguir esta formatao, pois, se algum entregar seu texto sem formato, receber sua redao de volta para format-la. A inteno dar agilidade ao processo e proporcionar certa isonomia na contagem de linhas. 5 - A cada bloco de correo feita uma avaliao diferente que corresponder ao amadurecimento textual do aluno. Por isso, h redaes avaliadas com notas e outras com conceito. A ideia do curso produzirmos, com objetividade, textos de excelncia. 6 - Quem tiver dvida quanto a qualquer aspecto da correo poder entrar em contato com a professora por meio de e-mail a ser fornecido para os inscritos no curso ou por meio do frum de dvidas do Ponto dos Concursos. Instrues para envio de Redao 1. Fonte: Times New Roman tamanho 12. 2. Sem espaos entre linhas. 3. Margens: 3 cm esquerda/ 1.5 cm direita. 4. Mximo de 30 linhas por redao. 5. Haver trs correes de redao por aluno inscrito. O envio dos textos obedecer s seguintes datas: Envio dos temas para os alunos 26/08/2009 Envio de redaes de 28/08/2009 a 02/09/2009 Devoluo das redaes entre os dias 05/09 e 08/09

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE Lembro a todos que pode haver alterao de tais datas em funo da qualidade das correes.

Nesta aula demonstrativa, apresentarei a vocs duas redaes corrigidas pelo Cespe. Farei comentrios sobre as falhas e sobre os pontos positivos dos textos. Mas, antes de dar incio a tais comentrios, passemos a algumas sugestes importantes para a confeco de provas dissertativas.

Sugestes para redigir 1. Seja estrategista: ao ler a proposta temtica, procure organizar seu posicionamento sobre o assunto. Tambm organize os argumentos dos quais voc se valer para fazer a defesa do seu ponto de vista. Isso feito no rascunho antes de se pensar em comear qualquer texto. 2. Introduo: seja objetivo na introduo. Jamais faa uma introduo geral sobre o fato a ser analisado. Um dos quesitos mais avaliados em qualquer redao para concursos a objetividade; portanto, ser objetivo essencial, principalmente quando se trata da abertura do texto. 3. Argumentos: os argumentos so exposies verbais que usamos para dar fora ao caminho que escolhemos. Se somos contra ou a favor de algum fato ou de algum, isso no importa. Importar banca o modo como empregamos nossa estratgia de defesa. Para isso, bom que organizemos nossa defesa, colocando em primeiro plano as mais importantes. Os argumentos podem consumir em provas do Cespe at 90% da pontuao vlida. Por isso devem ser bem organizados por ordem de importncia e por exposio clara. 4. Concluso: preciso ter ateno a dois fatores comuns na concluso, porm incorretos: a apario de assunto novo, no mencionado no texto; a construo de frases subjetivas e continentes de solues para o caso apresentado. Na concluso, no preciso inventar mais nada. o
4

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE momento de finalizao do texto, em que se deve apenas confirmar posies j exploradas. 5. Legibilidade: depois de organizar suas idias no rascunho, preocupe-se com sua letra. No importa se cursiva ou de forma; se com diferenciao de maisculas ou minsculas; o que importa tornar o texto legvel. Esse critrio pode consumir 10% do valor da redao, nos seus menores males. Mas devemos sempre estar atentos ao leitor e nos preocuparmos com o trabalho que ele ter para ler nosso texto. O capricho com a letra entendido como sinal de empatia e preocupao, por isso escrevamos nossas letras com cuidado para manifestarmos clareza. 6. Ttulo: este um ponto polmico em vrios cursos de redao. Mas asseguro aos senhores que podem, se quiserem, dar ttulo ao texto num concurso vontade, salvo nos casos em que a banca expressamente diz em edital ou na prova para no dar ttulo. O ttulo conhecido como elemento topicalizador do assunto a ser tratado no texto. Em outras palavras, o ttulo que adianta parte do contedo a ser tratado no texto para que o avaliador possa receber antecipadamente parte da idia a ser desenvolvida ao longo do texto. 7. Tabulao: procure dar um espao bem visvel a seus pargrafos. Alguns se esquecem de fazer isso e comeam seus pargrafos muito prximos margem esquerda. 8. Pargrafos: o tamanho dos pargrafos pode ser calculado pelo total de linhas empreendidas no texto. No uma rigidez, mas faz bem para a aparncia do texto a manuteno de pargrafos mais ou menos do mesmo tamanho. Pargrafos com quatro, cinco ou seis linhas no so extensos e costumam comportar boa diviso quanto formao de perodos curtos ou quanto ao aspecto de coerncia de idias. Tamanho mediano de pargrafos evita tambm a construo de ideias vagas, estas que podem se originar quer seja pelo seu excessivo encurtamento, quer seja pela sua excessiva extenso.
5

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE 9. Coloquialismos, jarges e clichs: qualquer expresso desgastada pelo uso popular ou pelo uso constante em dissertaes deve ser evitada. Infelizmente, excelentes candidatos ainda teimam em usar clichs ou jarges, principalmente aqueles que no saem das redaes de concursos, tais como atualmente, a cada dia que passa, Carta Magna, diante do exposto, coisa, Carta maior, morosidade, bojo, alicerce, etc. Evitemos tais expresses! 10. Vocabulrio: sejamos simples no trato com as palavras. No h necessidade de causar boa impresso, explorando vocabulrio raro. Para respeitar o princpio da clareza, prefervel empregar palavras comuns que possam transmitir, sem muito esforo, as informaes veiculadas no texto.

Com essas dez dicas, fica mais fcil comear um texto ou ajustar um j existente. Lembrando que no concurso no precisamos redigir

preciosidades nem primores textuais, temos apenas que cumprir o que a banca nos propuser, de modo claro e bastante objetivo. Agora vejamos um exemplo de como o Cespe costuma trabalhar seus temas e como desenvolv-los. Redao para o Cespe/espelho comentado COMO SE AVALIAVAM AS REDAES? Para que tenhamos uma noo da avaliao proposta pela banca, demonstrarei a vocs a correo de duas redaes feitas pelo Cespe no concurso para provimento de vagas no TRT/RJ em 2008. O espelho tabela de contagem de pontos - das duas correes reflete fielmente o proposto no edital n 1 TRT da 1 Regio, de 3 de abril de 2008. Apesar de haver autorizao expressa por parte dos autores das redaes para post-las aqui, manterei o nome e o n de inscrio dos mesmos em sigilo. Usarei nomes e nmeros fictcios.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE As demonstraes sero comentadas para que voc possa entender o processo avaliativo e traar uma boa estratgia a fim de aumentar suas chances de conseguir mais pontos na prova discursiva. Observemos, ento, o Espelho do desempenho de MGM, nosso primeiro candidato:

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1. REGIO TRT 1. Regio 2008 Concurso Pblico para provimento de cargos de Analista Judicirio e de Tcnico Judicirio

ESPELHO DA AVALIAO DA PROVA DISCURSIVA Nome: M G M Cargo: Analista Judicirio rea: Judiciria Inscrio: 1000000

ASPECTOS MACROESTRUTURAIS - Discursiva - Analista Judicirio rea: Judiciria Quesitos avaliados Faixa de valor Nota

1 Apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens, paragrafao) e capacidade de 0,00 a 1,00 interpretao e exposio 2. Desenvolvimento do tema 2.1 O narcotrfico na economia global 2.2 As drogas ilcitas e a violncia 0,00 a 3,00 0,00 a 3,00

1,00

1,80 1,80

2.3 Possveis medidas e atitudes para enfrentar o 0,00 a 3,00 problema das drogas ilcitas

1,80

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE

Comentrio A tabela acima j nos traz uma prvia da totalidade dos pontos conseguidos pelo candidato MGM. Veja que a tabela se distribui em dois critrios avaliativos: o primeiro, de valor 1,00, tem como quesito a anlise da estrutura. J o segundo, correspondente a 9,00 pontos, analisa a abordagem temtica feita pelo candidato. Para que compreendamos melhor o segundo critrio, vejamos um trecho do tema proposto naquela ocasio para se concorrer ao cargo de Analista Judicirio rea judiciria:

...redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: DROGAS ILCITAS NA SOCIEDADE CONTEMPORNEA Ao redigir o texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: - motivos para a opo pelo trabalho com drogas ilcitas em detrimento da opo pelo trabalho lcito; - possveis medidas e atitudes para enfrentamento do problema das drogas ilcitas; - o narcotrfico na economia global. (Cespe/UNB)

Comentrio O quesito 2, obviamente, o que exige maior cuidado por parte do candidato. Ele diz respeito abordagem temtica e necessidade de que o candidato agregasse ao tema trs aspectos solicitados pela banca. Como podemos ver na tabela anterior, MGM fez uma boa estruturao de sua redao, o que lhe valeu o total da nota atribuda a este quesito: 1,00 ponto. No entanto, o referido candidato pecou um pouco em no abordar com firmeza os itens do quesito 2, o que lhe valeu, em 10,00 pontos, a seguinte nota de contedo: NC = 6.40
8

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE No entanto, esta nota no a final. Dela decrescero alguns dcimos, originados por dois fatores: quantidade de erros gramaticais (NE) e baixo nmero de linhas escritas (TL). Infraes gramtica normativa so avaliadas no quesito Aspectos Microestruturais. Na redao de MGM, houve dois erros morfossintticos, ocorridos nas linhas 5 e 24 da redao, como nos apresenta o Espelho: ASPECTOS MICROESTRUTURAIS Tipo de erro 000000000111111111122222222223 123456789012345678901234567890

linha -->

Grafia/Acentuao (Lngua Portuguesa) Morfossintaxe

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . 1. . . . . .

Propriedade vocabular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Para o clculo da nota final de MGM, a banca usou a seguinte frmula: Nota final = NC - 2 x NE/TL, ou seja, os dois erros gramaticais de MGM sero divididos por 25 (o nmero mximo de linhas que MGM efetivamente escreveu). O resultado dessa diviso ser multiplicado por dois, e a nota final corresponder subtrao desse novo valor em relao nota do contedo:

6.4 0.16 = 6.24 (nota total)

Agora comparemos rapidamente o aproveitamento de MGM com o de DSS. Este candidato concorreu, no mesmo concurso, para um cargo diferente:
9

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE tcnico administrativo. O tema dado a DSS era tambm diferente, mas no com responsabilidade menor que o de MGM. Tambm no podemos imaginar que os corretores da banca foram exigentes com DSS por este concorrer a um cargo de nvel mdio, pois sabemos que geralmente, para tal cargo, a concorrncia maior se comparada dos cargos de Analista. Os critrios da prova dissertativa foram os mesmos: tema nico adicionado a trs aspectos para serem obrigatoriamente analisados. Proposta: TRT1R/2008/CESPE ...redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. O ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO E A IGUALDADE DE TODOS PERANTE A LEI. Ao redigir seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: - a Constituio de 1988 e a defesa do ideal de cidadania; - a igualdade como fundamento da democracia; - o nepotismo como negao do esprito da cidadania. A partir dessa proposta, vejamos como se saiu DSS por meio da avaliao mostrada no seguinte Espelho: TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1. REGIO TRT 1. Regio 2008 Concurso Pblico para provimento de cargos de Analista Judicirio e de Tcnico Judicirio ESPELHO DA AVALIAO DA PROVA DISCURSIVA Nome: DSS Inscrio: 100000

Cargo: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

ASPECTOS MACROESTRUTURAIS - Discursiva - Tcnico Judicirio rea: Administrativa Quesitos avaliados Faixa de Nota
10

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE valor 1 Apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens, paragrafao) e capacidade de 0,00 a 1,00 interpretao e exposio 2 Desenvolvimento do tema 2.1 a Constituio de 1988 e a defesa do ideal de 0,00 a 2,00 cidadania 2.2 a igualdade como fundamento da democracia 0,00 a 3,50

1,00

1,20

2,10

2.3 o nepotismo como negao do esprito da 0,00 a 3,50 cidadania

3,50

ASPECTOS MICROESTRUTURAIS Tipo de erro linha --> 000000000111111111122222222223 123456789012345678901234567890

Grafia/Acentuao (Lngua Portuguesa) Morfossintaxe

. 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Propriedade vocabular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . RESULTADO Nota no contedo (NC = soma das notas obtidas em cada quesito) Nmero total de linhas efetivamente escritas (TL) Nmero de erros (NE) 7,80 21 1

11

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE NOTA NA DISCURSIVA - TCNICO JUDICIRIO REA: ADMINISTRATIVA 7,70

Na tabela de DSS, a nota atribuda estrutura se mantm se comparada de MGM: 1,00 ponto. Mas o quesito abordagem temtica revela que DSS soube explorar melhor o assunto proposto; conseguindo, por isso, mais pontos que MGM. Como vimos nos Espelhos, o bom desenvolvimento dos trs aspetos solicitados proporcionar ao candidato um acmulo maior de pontos. Este modelo composto por uma proposta geral seguida de trs ou quatro assertivas obrigatrias vem predominando nas propostas de redao feitas pelo Cespe. Quase no aparecem mais aquelas propostas cujo tema se compe de uma frase nica. Recentemente, no concurso para provimento de vagas para policial rodovirio federal, que a banca apresentou como proposta dissertativa uma frase nica. Mas falarei com mais detalhes, na aula 1, sobre cada modelo que o Cespe j props e, conseqentemente, abordarei sugestes para trabalhar os modelos temticos da banca. Normalmente, no Cespe, as redaes se enquadram num padro de nmero de linhas que prope o mnimo de 20 e o mximo de 30 linhas efetivamente escritas. Nesse quesito, como vimos, MGM manteve vantagem sobre DSS. Mesmo que escrevesse o total de linhas, MGM conseguiria no mximo atingir 6,26 pontos. Faltou-lhe o principal: a abordagem segura dos contedos. Sabemos que no dominar o assunto um grave problema para muitos candidatos. Se der branco, muito do texto ficar comprometido, nesse caso melhor apelar para outros aspectos na tentativa de salvar a redao. E isso que parece ser o fim do caminho para muitos, na verdade ser o incio do nosso propsito: vamos comear dos pequenos ajustes para atingirmos um grande resultado. Esse assunto o que veremos nas prximas aulas.

12

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REDAO PARA POLCIA FEDERAL PROFESSORA: JNIA ANDRADE Espero que tenham gostado da aula e compreendido o texto. Nas prximas aulas, alm do programa terico, iremos explorar mais correes feitas pelos Cespe. Convido a todos a participarem do frum. Mas sempre alerto: o frum um espao de aprendizado, por isso aproveitemos sempre este espao para somarmos conhecimento, ou seja, no percamos nosso tempo com assuntos que no sejam restritos ao curso; faamos dele espao para um debate rico e proveitoso. No mais... Sejam todos bem-vindos ao curso de redao! Grande Abrao, Jnia Andrade

13

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like