You are on page 1of 5

PRETEXTOS 5

L o texto com ateno.

ONDE EST O MEDO?


O dia acaba to depressa, av O dia ainda no acabou. Mas j no h sol E eu no gosto nada do escuro. Ele costumava rir quando ouvia isso Ele quem, av? Aquele de quem me estou agora mesmo a lembrar. Ai, av, tu e as tuas histrias Aposto que vem a uma delas? No sei se histria ou se aconteceu mesmo. Estas coisas confundem-se s vezes Mas estou a v-lo, como se ele estivesse agora aqui ao p de ns, rindo, rindo, porque o irmo mais velho tinha medo do escuro, e ele exclamava ..... Ainda gostava de saber o que isso ! O irmo tremia quando o pai o mandava vila j depois de o Sol se pr. Ou quando noite passava pelo cemitrio. Ou quando as velhas da aldeia contavam histrias de fantasmas. Tremia e murmurava: At fico com pele de galinha! Toda a gente dizia que o irmo, muito mais velho, era muito esperto, mas que ele, muito mais novo, no passava de um tolo. Mas ele ria e dizia que, por mais escura que fosse a noite e por mais almas do outro mundo que a habitassem, a tudo responderia com uma gargalhada. Mas tinha pena de ser assim: Muito eu gostava de saber o que o medo! Muito eu gostava de saber como que se fica com pele de galinha! Um dia o pai disse-lhe: Ests quase um homem, precisas de ganhar a vida e no sabes fazer nada. Tem razo, meu pai, mas antes quero aprender o que o medo. Quero saber o que se sente quando ficamos com pele de galinha. s mesmo tolo murmurou o pai. Nesse momento, passou l por casa o sacristo da aldeia, que ouviu a conversa. Se queres saber o que o medo, vem comigo. Foram os dois at igreja e, minutos antes da meia-noite, o sacristo disse-lhe: Estou velho para subir as escadas do campanrio. Mas meia-noite preciso tocar o sino. Vai l tu.

10

15

20

25

30

AREAL EDITORES

Testes de avaliao

35

Enquanto o rapaz subia, tranquilamente, os degraus de pedra, o sacristo cobriu-se com um lenol branco e, aproveitando-se de uma passagem secreta que s ele conhecia, atravessou-se-lhe no caminho.

40

45

Quem s tu? perguntou o rapaz, olhando para aquele vulto branco que esbracejava na sua frente. Mas o vulto no dizia nem uma palavra, parecia s que voava, na sua brancura de gelo. S me faltava agora um fantasma para me impedir de fazer o trabalho murmurou o rapaz, que, mais uma vez, perguntou: Quem s tu? E mais uma vez o vulto no falou. Ou falas e te afastas, ou eu deito-te da torre abaixo! Como o vulto branco continuasse mudo e a barrar-lhe o caminho, o rapaz empurrou-o com tanta fora que ele foi a rebolar pelas escadas de pedra.
Alice Vieira, Contos de Grimm para Meninos Valentes, Oficina do Livro

AREAL EDITORES

PRETEXTOS 5

NVEL 1
AREAL EDITORES

1.

As frases a seguir apresentadas contam-te resumidamente a histria que a av narrou ao neto na segunda parte do texto. Segue o exemplo e ordena-as de acordo com a ordem dos acontecimentos narrados. O rapaz que no conhecia o medo subiu torre, para tocar o sino. Um dia, este disse ao pai que queria descobrir o que era o medo. Este rapaz tinha um irmo que no sabia o que era o medo. O sacristo, que ouviu a conversa, teve uma ideia e os dois foram igreja.
1

Era uma vez um rapaz muito medroso. Um fantasma apareceu-lhe no caminho e ele no se assustou.

2.

Indica como era constituda a famlia do rapaz que no sabia o que era o medo. Assinala a opo correta. O pai, o sacristo e dois rapazes. O pai e dois filhos deste. O pai, a me e dois filhos. A av, o filho desta e dois netos.

3.

Assinala com a opo que permite completar a frase, de acordo com o sentido do texto. A av no sabe se a histria aconteceu mesmo, porque ela estava velha e cansada. as personagens eram fruto da imaginao. ela sabia muitas histrias. j tinha passado muito tempo.

4.

Transcreve do texto a frase que demonstra que, depois da experincia por que passou, o rapaz nem assim descobriu o que era o medo.

5.

Dos ttulos abaixo indicados, trs so contos que fazem parte do livro donde foi retirado o texto que acabas de ler. Adivinha quais, assinalando com as opes corretas. So Jos e as trs irms Teatro s trs pancadas Os trs irmos Trs livros de poesia Onde esto os tolos deste mundo?

Testes de avaliao

II 1. Segue o exemplo e completa o quadro. Escreve o verbo que pertence famlia de palavras de cada um dos nomes.
Nomes
susto riso conto caminho conversa trabalho

Verbos
assustar

2.

Forma frases completas, escolhendo o grupo nominal adequado.


O dia e a noite O dia Eu Eu e tu Os sacristes O sacristo
acaba muito depressa.

estou mesmo velho.

passou l por casa.

3.

L as frases seguintes. A. O sacristo ouviu aquela conversa. B. O rapaz subiu os degraus de pedra.

3.1. Transcreve o sujeito, o predicado e o complemento direto de cada uma das frases para os respetivos espaos.
Sujeito
A. B.

Predicado

Complemento direto

AREAL EDITORES

PRETEXTOS 5

Bolas! Tanta coisa para nada! Preposio: Interjeio: 5. Estabelece a concordncia do verbo com o sujeito, escrevendo os verbos entre parnteses no presente do indicativo. a. O rapaz b. O velho c. O rapaz e o velho d. Os fantasmas no (ser) corajoso. (levar) o rapaz igreja. (entrar) na igreja. (amedrontar) o rapaz.

III Escreve um texto narrativo sobre o tema A coragem (doze linhas). Atribui um ttulo sugestivo ao teu texto.

AREAL EDITORES

4.

Transcreve a preposio e a interjeio da frase.

You might also like