You are on page 1of 3

1 ANDRAGOGIA Mrcio Zaniboni1 Adaptado por Ilma Mendes de Almeida2 A infncia caracterizada pela dependncia que a criana tem

m dos adultos, seja em casa ou na escola. Os mtodos de ensino requerem uma postura protetora e ao mesmo tempo autoritria, tanto de pais quanto de professores. Na adolescncia, essa proteo e autoridade comeam a ser questionadas, ocasionando muitas vezes atos de rebeldia; mas os mtodos de ensino empregados geralmente continuam sendo os mesmos. Na idade adulta, a independncia faz com que o indivduo realize aprendizagens no mais a partir de meras transmisses de informaes e conhecimentos impostas por algum, e sim a partir do que j sabe e da necessidade que tem de aprender o que lhe faz falta. Porm, em muitos ambientes de educao para adultos, os mtodos de ensino ainda continuam sendo os mesmos empregados para crianas e adolescentes. Apesar de os sistemas tradicionais de ensino ignorarem essa evoluo etria do ser humano, muitos profissionais que atuam na rea de educao no-formal vm desenvolvendo e aprimorando tcnicas e novas metodologias visando especificamente o ensino e aprendizagem de adultos. Graas ao setor empresarial, muito mais gil do que o de ensino formal, esses novos conceitos vm sendo difundidos e utilizados com eficcia em ambientes no formais de ensino e aprendizagem. Em 1926, E. C. Linderman realizou uma pesquisa para a American Association for Adult Education, com o intuito de encontrar melhores formas para educar adultos. Segundo esse pesquisador, o nosso sistema acadmico se desenvolveu numa ordem inversa: assuntos e professores so os pontos de partida, e os alunos so secundrios. Isto se evidencia at hoje na maioria das instituies de ensino. O aluno ainda solicitado a se ajustar a um currculo pr-estabelecido, e com relao ao aprendizado, o mesmo ainda consiste na transferncia passiva para o estudante da experincia e conhecimento de outrem. Com suas pesquisas, Linderman lanou as bases para o aprendizado centrado no estudante, percepo esta que permaneceu esquecida at 1970, quando Malcom Knowles publicou vrias obras introduzindo e definindo o termo Andragogia, que ficou conhecido como a arte e cincia de orientar adultos a aprender. A partir de ento, muitos educadores passaram a estudar o tema, fazendo surgir ampla literatura sobre o assunto.

1 2

Professor Especialista em EaD (SENAC RIO) Psicopedagoga das Faculdades Santo Agostinho, Professora na Faculdade Prisma e Coordenadora Pedaggica da UNICEAD

2 Comparando-se o aprendizado de crianas (pedagogia) e o de adultos (andragogia), notam-se as seguintes diferenas:

Modelo Pedaggico Experincia aprende de quem A experincia do aluno ignorada ou considerada de pouca utilidade, pois o ensino padronizado. O que conta a experincia do professor.

Modelo Andraggico O que distingue os adultos de crianas e jovens a experincia de vida que trazem consigo. Essa experincia constitui excelente recurso a ser utilizado para se promoverem novas aprendizagens. No se trata simplesmente de desenvolver o que j se sabe, mas acrescentar e trabalhar devidamente o novo (desconhecido) em consonncia com o que j se conhece.

Forma de ensino

Tradicional. Cadeiras ou carteiras dispostas em fila, uma atrs da outra. Somente o professor detm o dom da palavra e segue um currculo padronizado e inflexvel

Informal. Cadeiras ou carteiras podem ser dispostas em crculos ou formando conjuntos, com o intuito de favorecer discusses e solues de problemas em grupos, mas nada impede que esse mtodo seja tambm trabalhado numa sala de aula tradicional com alunos dispostos em fila, um atrs do outro. H inclusive contextos, temas e pblicos que requerem ambientes de sala de aula tradicional, cabendo ao professor conduzir devidamente as participaes. H um currculo a ser seguido, obviamente; mas este planejado visando de modo especial o carter de flexibilidade.

Relao Professor/Aluno

O professor o centro das aes, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem.

Tambm o professor quem decide e coordena o desenvolvimento do tema a ser trabalhado. Porm, o foco do processo dirigido aprendizagem, e no apenas ao contedo a ser ensinado. O aluno estimulado a desenvolver a capacidade de autoavaliao processual (isto , no decorrer do processo, e no somente no final).

Razes Aprendizagem Vontade de Aprender

da

Crianas e adultos devem se limitar a aprender apenas o que a sociedade espera que saibam. A disposio para aprender o que o professor ensina visa obteno de notas para passar de ano ou outros objetivos meramente inerentes ao ambiente escolar.

Alunos adultos aprendem o que realmente precisam saber para aplicao prtica no dia-a-dia. Alunos adultos se comprometem a aprender, desde que compreendam a utilidade da vida do que pessoal est ou o aprendendo, principalmente em relao a melhorar determinados profissional. Alunos aspectos

Orientao Aprendizagem

da

O aluno tem que aprender assimilando o contedo de determinado tema que lhe est sendo transmitido pelo professor, com a finalidade de estudar posteriormente para uma prova. Obs.: H casos em que alm da assimilao ocorre tambm compreenso e at mesmo desenvolvimento do assunto. Mas quando isto no acontece, somente a assimilao suficiente para o aluno estudar, obter uma boa nota e passar de ano.

adultos

aprendem

desenvolvendo

contedo de determinado tema que lhe est sendo transmitido pelo professor. Esse desenvolvimento feito sobretudo com vistas s tarefas e resoluo de problemas em seu dia a dia (contextualizao).

3
Motivao para Aprendizagem a Aes dos alunos so decorrentes de estmulos externos, como: obter boas notas, ser elogiado pelo professor, evitar punies dos pais etc. Alunos adultos tambm gostam de obedecer a estmulos externos (boas notas, elogios etc.). Porm, os fatores que mais os motivam so os de ordem interna (aprendizagem visando satisfao, melhor qualidade de vida, elevao da auto estima etc.).

Facilidades do professor

dificuldades no trabalho

O trabalho do professor consiste em seguir o roteiro curricular, ministrar sua aula e aplicar provas peridicas para avaliar a assimilao de contedos (ou da aprendizagem?).

D trabalho. O professor tambm segue algo preparado com antecedncia, ministra sua aula e aplica a todo instante a tal avaliao processual. Isso requer ateno contnua a cada um dos alunos, a fim de orientar a devida compreenso do assunto trabalhado, para que depois o indivduo o possa aplicar na prtica e constatar a esperada aprendizagem. O aluno s aprende fazendo, mas para isto precisa ser devidamente orientado.

Referncias: CAVALCANTI, Roberto de Albuquerque. Andragogia: a aprendizagem nos adultos. Texto publicado na Revista de Clnica Cirrgica da Paraba N 6, Ano 4, Jul. 1999. Disponvel em: http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead . Acesso em: 23 mai. 2007. GOECKS, Rodrigo. Educao de adultos: uma abordagem andraggica. Disponvel em: http://www.andragogia.com.br . Acesso em: 22 mai. 2007.

You might also like