You are on page 1of 6

1. TCP Viso Geral 2. Funcionamento do TCP 3. Conceito de Portas TCP 4. Protocolo UDP - 5. Conceito de Portas UDP 6.

P 6. Comparao TCP x UDP 7. Concluso

1. TCP Transmission Control Protocol


O protocolo TCP(Transmission Control Protocol) um protocolo da camada de transporte cujo principal objetivo prover um servio de conexo confivel entre um par de processos que desejam se comunicar. Ele um padro definido na RFC 793, que fornece um servio de entrega de pacotes confivel e orientado por conexo. Ser orientado por conexo, significa que todos os aplicativos baseados em TCP como protocolo de transporte, antes de iniciar a troca de dados, precisam estabelecer uma conexo. Na conexo so fornecidas, normalmente, informaes de logon, as quais identificam o usurio que est tentando estabelecer a conexo. Um exemplo tpico so os aplicativos de FTP (Cute FTP, ESFTP e assim por diante). Para que voc acesse um servidor de FTP, voc deve fornecer um nome de usurio e senha. Estes dados so utilizados para identificar e autenticar o usurio. Aps a identificao e autenticao, ser estabelecida uma sesso entre o cliente de FTP e o servidor de FTP.

Protocolos TCP e UDP atuam na camada de TRANSPORTE.

Algumas caractersticas do TCP: Garante a entrega de datagramas IP; Verifica a integridade dos dados transmitidos usando clculos de soma de verificao; Envia mensagens positivas dependendo do recebimento bem-sucedido dos dados. Ao usar confirmaes seletivas, tambm so enviadas confirmaes negativas para os dados que no foram recebidos; Oferece um mtodo preferencial de transporte de programas que devem usar transmisso confivel de dados baseada em sesses, como bancos de dados cliente/servidor e programas de correio eletrnico.

2. Funcionamento do TCP
O TCP baseia-se na comunicao ponto a ponto entre dois hosts de rede. O TCP recebe os dados de programas e processa esses dados como um fluxo de bytes. Os bytes so agrupados em segmentos que o TCP numera e seqncia para entrega. Estes segmentos so mais conhecidos como Pacotes. Antes que dois hosts TCP possam trocar dados, devem primeiro estabelecer uma sesso entre si. Uma sesso TCP inicializada atravs de um processo conhecido como um tree-way handshake (algo como Um Aperto de Mo Triplo). Esse processo sincroniza os nmeros de seqncia e oferece informaes de controle necessrias para estabelecer uma conexo virtual entre os dois hosts. De uma maneira simplificada, o processo de tree-way handshake, pode ser descrito atravs dos seguintes passos:
Estabelecimento da conexo com o protocolo TCP (Three-Way Handshake)

1)O computador de origem solicita o estabelecimento de uma sesso com o computador de destino, com pedido SYN (syncronizer); 2)O computador de destino recebe a requisio e envia de volta para o cliente, informaes que sero utilizadas pelo cliente, para estabelecer efetivamente a sesso, enviando para o solicitante o SYN/ACK. As informaes enviadas nesta etapa so importantes, pois atravs destas informaes que o servidor ir identificar o cliente e liberar ou no o acesso 3) O computador de origem recebe as informaes de confirmao enviadas pelo servidor e envia estas confirmaes de volta ao servidor. O servidor recebe as informaes, verifica que elas esto corretas e estabelece a sesso. A partir deste momento, origem e destino esto autenticados e aptos a trocar informaes usando o protocolo TCP. Se por algum motivo, as informaes enviadas pela origem no estiverem corretas, a sesso no ser estabelecida e uma mensagem de erro ser enviada de volta ao computador de origem; 4) Depois de concludo o tree-way handshake inicial, os segmentos so enviados e confirmados de forma seqencial entre os hosts remetente e destinatrio. Um processo de handshake semelhante usado pelo TCP antes de fechar a conexo para verificar se os dois hosts acabaram de enviar e receber todos os dados.

Os segmentos TCP so encapsulados e enviados em datagramas IP:

Os programas TCP usam nmeros de porta reservados ou conhecidos, conforme apresentado na seguinte ilustrao:

3. Conceito de portas TCP


Permitem que vrios programas estejam em funcionamento, ao mesmo tempo, no mesmo computador, trocando informaes com um ou mais servios/servidores. O lado do servidor de cada programa que usa portas TCP escuta as mensagens que chegam no seu nmero de porta conhecido. Todos os nmeros de porta de servidor TCP menores que 1.024 (e alguns nmeros mais altos) so reservados e registrados pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA, autoridade de nmeros atribudos da Internet). Por exemplo, o servio HTTP (servidor Web), instalado em um servidor, fica sempre escutando os pacotes que chegam ao servidor. Os pacotes destinados a porta 80, sero encaminhados pelo sistema operacional para processamento do servidor Web. A tabela a seguir uma lista parcial de algumas portas de servidor TCP conhecidas usadas por programas baseados em TCP padro:

4. Protocolo UDP
O User Datagram Protocol (UDP) um padro TCP/IP e est definido pela RFC 768 como User Datagram Protocol. O UDP usado por alguns programas em vez de TCP para o transporte rpido de dados entre hosts TCP/IP. um dos principais protocolos da Intetrnet. destinado ao envio de mensagens curtas. Por isso se diz que ele um protocolo orientado mensagens e tambm stateless, isto , sem conexo. No proporciona nenhuma garantia de entrega, nem ordenao. No entanto, muito mais leve e eficiente do que o TCP. Esse um dos pelos quais o UDP muito utilizado em aplicaes sensveis ao tempo. Entre as inmeras aplicaes do protocolo UDP, esto os servios de RIP, SNMP, DHCP, DNS e VoIP, jogos online, aplicaes multimdia, entre outras. Em um servio de transmisso de voz, a retransmisso do dado no til devido ao atraso, assim como em uma transmisso de vdeo. um protocolo da cada de transporte e possui um cabealho simplicado com apenas 4 campos que so: a) Source Port; b) Destination Port; c) Lenght e d) Checksum. Cada um formado por 16 bits. Os campos Source Port e Checksum so opcionais. Na prtica, o capmo quase sempre utilizado, enquanto o campo Source Port pode ser utilizado quando se deseja receber uma resposta. importante lembrar que na comunicao UDP no existem mensagens de confirmao de entrega. O protocolo UDP fornece um servio de pacotes sem conexo que oferece entrega com base no melhor esforo, ou seja, UDP no garante a entrega ou verifica o seqenciamento para qualquer pacote. Um host de origem que precise de comunicao confivel deve usar TCP ou um programa que oferea seus prprios servios de seqenciamento e confirmao. As mensagens UDP so encapsuladas e enviadas em datagramas IP, conforme apresentado na seguinte ilustrao:

5. Conceitos de Portas UDP


O conceito de porta UDP idntico ao conceito de portas TCP, embora tecnicamente, existam diferenas na maneira como as portas so utilizadas em cada protocolo. A idia a mesma, por exemplo, se um usurio estiver utilizando vrios programas baseados em UDP, ao mesmo tempo, no seu computador, atravs do uso de portas, que o sistema operacional sabe a qual programa se destina cada pacote UDP que chega. O lado do servidor de cada programa que usa UDP escuta as mensagens que chegam no seu nmero de porta conhecido. Todos os nmeros de porta de servidor UDP menores que 1.024 (e alguns nmeros mais altos) so reservados e registrados pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA, autoridade de nmeros atribudos da Internet). Cada porta de servidor UDP identificada por um nmero de porta reservado ou conhecido. A tabela a seguir mostra uma lista parcial de algumas portas de servidor UDP conhecidas usadas por programas baseados em UDP padro.

6. Comparao TCP vs. UDP


Geralmente, as diferenas na maneira como UDP e TCP entregam os dados assemelham-se s diferenas entre um telefonema e um carto postal. O TCP funciona como um telefonema, verificando se o destino est disponvel e pronto para a comunicao. O UDP funciona como um carto postal as mensagens so pequenas e a entrega provvel, mas nem sempre garantida. UDP geralmente usado por programas que transmitem pequenas quantidades de dados ao mesmo tempo ou tm necessidades em tempo real. Nessas situaes, a baixa sobrecarga do UDP (pois este no faz as verificaes que so feitas pela TCP) e as capacidades de broadcast do UDP (por exemplo, um datagrama, vrios destinatrios) so mais adequadas do que o TCP.

7. Concluso
Tratam-se dos principais protocolos responsveis por troca de pacotes em redes TCP/IP. Ambos trabalham na camada de transporte do modelo de referncia OSI. O TCP, por sua vez, tm suas vantagens em relao ao UDP, pois prov segurana de entrega, confirmao de entrega dos pacotes, estabele comunicao, a sesso estabelecida antes dos dados serem enviados pelos hosts, ao passo que mais lento, necessitando assim, de maior sobrecarga do sistema. E j o UDP rpido, leve, no exigindo, portanto sobrecarga no sistema, porm no garante entrega dos dados.

You might also like