You are on page 1of 4

1.

CI

RC U

LA

2.
Informaes
Correspondncia e pedidos de esclarecimento devem ser dirigidos a: LNEC | Apoio Organizao de Reunies Av. de Brasil 101 | 1700-066 LISBOA tel.: 21 844 34 83 | fax: 21 844 30 14 | organizacao2cihel@lnec.pt

CongressoInternacional daHabitaonoEspaoLusfono

LNEC Lisboa 2.CIHEL 13 a 15 de maro de 2013 Workshop 11 e 12 maro de 2013


http://2cihel.lnec.pt/

Apresentao

O 2.Congresso Internacionalda Habitao no Espao Lusfono (2. CIHEL) decorrer em Lisboa, no Laboratrio Nacional de Engenharia Civil. A abertura oficial e palestra inaugural tero lugar na tarde de 13 de maro de 2013 e o encerramento a 15 de maro. A 11 e 12 de maro de 2013 realizar-se- um Workshop.

irmos, agora, repetir, em determinadas realidades nacionais e geogrficas, as ms solues que j tero sido desenvolvidas noutros pases e regies, assim como nunca far sentido no dar a devida divulgao s boas prticas de interveno residencial e urbana. Afinal, tal como referiu Antnio Reis Cabrita nas concluses do primeiro congresso: As realidades nos diferentes pases so bem distintas mas a dimenso ontolgica e universal da habitao e a similitude de muitas carncias justificam a utilidade de uma aprendizagem mtua. Alm disso, ela feita neste caso sob a capa de uma lngua comum e de alguma fraternidade cultural que a lngua propicia. O 1. CIHEL teve um perfil informativo sobre um determinado conjunto de temticas habitacionais e urbanas, pretendendo-se, agora, com este 2. CIHEL, cujo ttulo significativamente abre o leque da matria em discusso, para o grande tema Habitao, Cidade, Territrio e Desenvolvimento, uma abordagem mais ampla e diversificada dessas temticas, seja nas suas bases constituintes, seja na sua influncia, desejavelmente positiva, num desenvolvimento equilibrado, mas expressivo, dos respetivos pases.

Direo do 2. CIHEL: Arq. Antnio Baptista Coelho (LNEC e GH); Arq. Antnio Reis Cabrita (LNEC, UCP e GH); Eng. Jorge Grando Lopes (LNEC). Secretariado Permanente do 2. CIHEL: Ana Vaz Milheiro (ISCTEIUL e CIAAM); Anselmo Cani (UEM); Antnio Baptista Coelho (LNEC e GH); Antnio Gameiro (UAN); Antnio Reis Cabrita (LNEC, UCP e GH); Estanislau Silva Ferreira (MIGB); Francisco Oliveira (FAUTL e CIAUD); Joo Filgueiras Lima; Jos Dias; Khaled Ghoubar (FAU-USP e GH); Manuel Correia Fernandes (FAUP e GH); Margarida Louro (FAUTL e CIAUD); Paulo Tormenta Pinto (ISCTE-IUL, CIAAM e GH); Sheila Walbe Ornstein (FAUUSP e Museu Paulista USP); Teresa Madeira (ISCTE-IUL e CIAAM); Vasco Rato (ISCTE-IUL e CIAAM). Comisso Cientfica do 2. CIHEL: a comisso cientfica est em constituio, presidida pelo Arq. Paulo Tormenta Pinto (ISCTE-IUL, CIAAM e GH), ser multidisciplinar e integrar pessoas de diversas entidades e nacionalidades. A 2. circular informativa do 2. CIHEL e, muito em breve, o seu site especfico atualmente em estruturao integraro, oportunamente, a composio completa das referidas comisses, os patrocnios e apoios entretanto mobilizados.

Tema geral

O 2. CIHEL abordar o tema Habitao, Cidade, Territrio e Desenvolvimento, nas suas amplas facetas quantitativas, qualitativas, urbanas, territoriais e ambientais, considerando o seu papel como meio de desenvolvimento socioeconmico dos respetivos pases e quando esto previstas muitas aes de desenvolvimento em vrios dos pases da lusofonia.

Enquadramento

Pretende-se com este 2. CIHEL desenvolver uma abordagem ampla e multifacetada da temtica Habitao, Cidade, Territrio e Desenvolvimento, considerada de grande oportunidade, numa altura em que se desenvolvem planos para elevados nmeros de habitaes e para a reurbanizao de extensas reas em vrios dos pases da lusofonia que se debatem com crticas carncias habitacionais e de ordenamento urbanstico, e privilegiando-se a abordagem do habitar, num sentido amplo e correto, que considere as suas facetas quantitativas, qualitativas, urbanas, territoriais e ambientais, e o seu papel como meio vital de desenvolvimento socioeconmico dos respetivos pases. Est aqui sempre presente a constatao da fortssima capacidade da dinmica da construo/reabilitao habitacional e do crescimento urbano no desenvolvimento de um pas, assim como est presente a ideia de que esta potente ferramenta de crescimento econmico tem obrigatoriamente de ser bem dirigida para que esse desenvolvimento se possa fazer em caminhos social e culturalmente vlidos e adequados a cada contexto nacional, regional e local. E sublinha-se que, por exemplo, no que se refere promoo habitacional, incluindo a destinada a aes de realojamento, no faz qualquer sentido

Organizao e apoios

O Congresso promovido e organizado pelo Laboratrio Nacional de Engenharia Civil (LNEC) com a colaborao do Grupo Habitar (GH) associao tcnica e cientfica sem fins lucrativos com sede no Ncleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU) do LNEC, do Fundo para o Desenvolvimento das Cincias da Construo (FUNDCIC), e com apoio institucional do CIAAM e DAU do ISCTE-IUL, da Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Territrio Instituto do Territrio (IT), Universidade de So Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), Faculdade de Cincias e Tecnologia (FCT-UNL), Grupo de Estudos em Ordenamento do Territrio e Planeamento Urbano (GEOTPU) e o Instituto Superior Tcnico (IST). Outros apoios sero oportunamente divulgados. A estrutura promotora e dedivulgao e organizao do Congresso incluir uma Comisso de Honra, uma Direo, uma Comisso Consultiva, uma Comisso Cientfica, uma Comisso Organizadora Internacional, uma Comisso Organizadora e um Secretariado Geral.

Propostas de comunicaes

13 a 15 de maro: Congresso O programa pormenorizado do 2. CIHEL ser divulgado na 2. Circular do Congresso. 11 e 12 de maro: Workshop Previamente ao Congresso, em 11 e 12 de maro de 2013, decorrer, no Centro de Congressos do LNEC, um Workshop de apresentao e discusso sobre alguns dos temas do Congresso, a realizar com a participao de vrios sectores do LNEC e outros especialistas. O programa do Workshop ser divulgado na 2. Circular, em termos de matrias a tratar e corpo docente. Integrando o Workshop prev-se a realizao de uma visita tcnica de meio dia na zona da Grande Lisboa.

Os interessados em propor comunicaes devero enviar os respetivos resumos e pr-inscries at ao dia 1 de julho de 2012, EXCLUSIVAMENTE, para o seguinte endereo eletrnico do 2. CIHEL: e-mail: comunicacoes2cihel@lnec.pt Datas para entrega das Comunicaes: Envio de resumos de propostas de comunicaes Comunicao da aceitao das propostas Envio do texto final das comunicaes, resumo alargado, dados complementares Seleo final das comunicaes a apresentar (oralmente ou em posters) Entrega da reviso final 1 julho 2012 30 julho 2012 15 outubro 2012 30 outubro 2012* 30 novembro 2012

cidade industriosa; e mundo urbano dinmico ambiente adequado, considerando tambm as estratgias de adaptao e mitigao face a riscos naturais e tecnolgicos. c) Da urbanidade no espao pblico cidade informal Aprofundar as perspetivas de humanizao do mundo urbano, como espao bem habitado e equipado, tendo em conta diversos perfis de infraestruturao e as potencialidades do espao pblico e dos servios urbanos e sociais. Desenvolver os aspetos de anlise, reorganizao, acupuntura urbana e preenchimento positivo da cidade, atendendo a fatores de segurana. Considerar formas mais adequadas de reabitar o centro e reordenar periferias. Apresentar e discutir processos e aes de interveno e reurbanizao na cidade informal, a promoo de um sentimento de pertena e a preveno contra a criminalidade e as incivilidades. d) O habitar nas comunidades rurais A caracterizao do habitar nas comunidades rurais, considerado como padro urbano determinante e vitalizador na organizao das sociedades em desenvolvimento, como processo emergente em contextos j mais estruturados, mas marcados por uma crescente sensibilidade sobre o ambiente, pela reinterpretao de velhos modos de vida e pela perspetiva do regresso ao campo. e) Da habitao de interesse social diversificao tipolgica Visar a discusso do direito, do acesso e do apoio habitao e as prticas mais adequadas aos diversos atores sociais, institucionais e econmicos associados promoo habitacional. Perspetivar uma diversificao e adequao estratgica das solues habitacionais (da habitao vizinhana). Discutir as opes de realojamento mais adequadas. Considerar a relao entre solues habitacionais, modos de vida e exigncias funcionais e de conforto tendo em conta velhas e novas formas de habitar, desejos e necessidades e relaes entre famlia e vizinhana e entre vizinhana e cidade. Ter em conta as inovaes nos modos de vida e o papel e a integrao das novas tecnologias na cidade e no espao domstico. f) Integrar a reabilitao urbana e habitacional Visar a relao entre habitar e reabilitar, considerando a mltipla importncia do construir no construdo e do preenchimento e da densificao no incremento de uma ampla sustentabilidade urbana, abrangendo ainda a questo dos vazios urbanos. Considerar as principais ferramentas da reabilitao urbana e habitacional com destaque para as anlises de habitabilidade. Perspetivar uma reabilitao urbana e habitacional vitalizadora, socialmente integradora, funcionalmente diversificada e valorizadora. g) Sistemas, processos, tecnologias e materiais de construo Apresentar e discutir sistemas, processos, tecnologias e materiais direcionados para a construo nova e para a reabilitao habitacional e urbana, considerando aspetos ligados relao custo-benefcio e, designadamente, escassez de recursos, s tcnicas e meios localmente disponveis e adequao em termos de conforto ambiental; considerar a ligao destas matrias s diversas facetas da sustentabilidade ambiental, econmica e sociocultural.

Exposio tcnica

* com eventual solicitao de revises obrigatrias Procedimentos para o envio dos resumos de comunicaes: Os resumos devem ser enviados, preferencialmente, em portugus em formato [.doc] aceitam-se no entanto resumos em espanhol, francs e ingls (no estando, no entanto, prevista traduo simultnea) , destacando o tema em que se insere o trabalho (Tema A a H). Devem ser seguidas as regras de elaborao e edio do resumo a disponibilizar no site da Conferncia, mas que, desde j, se apontam globalmente em seguida. O contedo e estratgia de apresentao do tema escolhido na comunicao devem ser claros, consistentes, e bem relacionados com a matria geral e as temticas propostas para o 2 CIHEL. O resumo da comunicao deve desenvolver o seu tema no apenas de forma descritiva, mas como uma reflexo crtica fundamentada sobre a temtica tratada. Os resumos podem respeitar a seguinte estrutura: enquadramento do problema, objetivos da comunicao/trabalho, metodologia/mtodos, caso de estudo/trabalho objeto da presente comunicao, resultados/ concluso. Nota importante: no site do 2. CIHEL sero, em breve, divulgadas as normas para o envio: (i) dos resumos; e(ii) do texto final das comunicaes. Enquanto o site no estiver ativo os interessados podero elaborar resumos com um mximo de cerca de 600 palavras (1 pg. A4). Identificao dos autores de resumos de comunicaes e nota curricular: Os autores devem identificar os seus trabalhos de acordo com as normas referidas e devem anexar uma breve nota curricular com o mximo de 150 palavras.

Na semana do 2. CIHEL estar patente no grande trio do Centro de Congressos do LNEC, no Edifcio Manuel Rocha, uma exposio de documentao, servios, instituies, empresas, materiais e equipamentos relativos aos temas tratados no Congresso. Os potenciais interessados em participar nesta exposio devero contactar o Secretariado Geral do Congresso.

Visitas ps-congresso

Considerando-se a existncia de um nmero mnimo de interessados prev-se a realizao de visitas ps-congresso, a ter lugar no sbado 16 de maro.

Temas a desenvolver no 2. CIHEL

Propem-se os oito temas referidos, em seguida, de a) a h). Cada um dos temas poder ser abordado, em termos de comunicao, em uma ou vrias das seguintes facetas: (i) apresentao de avanos e aspetos relevantes nas teorias, conceitos e prticas; (ii) divulgar estratgias e metodologias de interveno (planeamento, anlise e diagnstico, projeto, obra); (iii) discutir as questes econmicas e as ligadas garantia de qualidade e ao enquadramento legal, administrativo e financeiro; (iv) apresentar, analisar e discutir casos de estudo e boas prticas. a) Programas e polticas urbanas e habitacionais Apresentar e discutir programas e polticas urbanas e habitacionais associadas temtica do congresso, considerando as polticas pblicas e sectoriais e a importncia da reabilitao e da gesto, considerando uma realidade marcada, frequentemente, por necessidades crticas e por reduzidos meios de ao, e tendo em conta uma perspetiva associada ao desenvolvimento da sociedade e aos amplos objetivos de sustentabilidade. b) Cidade habitada, territrio e ambiente Desenvolver ligaes entre ambiente, acessibilidades numa perspetiva multimodal, territrio, paisagem e uma cidade viva, que se deseja possa ser dinamizadora de um desenvolvimento sustentvel, coerente e integrado e aliado da paisagem natural. A investigao e a formao sobre a cidade e a evoluo do habitat humano, tendo em conta o novo mundo urbano, de megacidades e megaperiferias. Considerar a cidade como espao de vida, de cultura, de vitalizao territorial, para a competitividade e coeso social e territorial. Ter em conta os equilbrios: cidade-campo; cidade habitada

h) Prticas de investigao e interveno urbana e habitacional Adaptao das comunidades e dos habitantes s propostas urbansticas e arqutetnicas; o desgaste das solues construtivas e a quantificao do investimento na manuteno; a evoluo de usos e necessidades urbanas e domsticas; a relao com os moradores e a respetiva participao; a aplicao de diversos processos de anlise da satisfao, com destaque para Avaliao Ps-Ocupao (APO). A multidisciplinaridade na interveno urbana e habitacional. O logtipo especfico do 2. CIHEL foi realizado, tal como o do 1. CIHEL, no mbito das atividades letivas do Curso Profissional de Tcnico de Design Grfico da Escola Secundria (ES) de Sacavm uma ES que integra, habitualmente, numerosos alunos ligados a diversos pases da lusofonia.

Local e data

Organizao:

O 2. CIHEL realiza-se de 13 a 15 de maro de 2013, no Centro de Congressos do LNEC, Av. do Brasil 101, 1700-066 Lisboa, Portugal.

Inscrio e custo

A inscrio no 2. CIHEL e nas suas atividades complementares ser oportunamente disponibilizada. Os custos de inscrio sero pormenorizados na segunda circular, considerando-se condies especiais, designadamente, para estudantes e associados do GH. Registam-se, em seguida, os custos (IVA includo) para o Congresso e o Workshop, para no estudantes e para inscries realizadas at uma data a definir na 2. Circular: Congresso: 330 euros Workshop: 120 euros. Conjunto Congresso + Workshop: 400 euros. Visita ps-congresso: custos a definir posteriormente. As inscries s sero consideradas quando acompanhadas do pagamento, o qual poder ser efetuado por cheque, em nome FUNDCIC Fundo para o Desenvolvimento das Cincias da Construo, ou por transferncia bancria para o NIB: 001803650020001058222 NIF: 502972076. apoios institucionais: em colaborao com:

Logtipo do 2. CIHEL

Localizao

O 2. CIHEL ser realizado no Campus do LNEC e no seu Centro de Congressos, que conta com um auditrio com cerca de 400 lugares e um conjunto de outras salas que permitem sesses simultneas e atividades complementares. O Campus do LNEC dispe de excelentes acessibilidades proporciona estacionamento fcil, situa-se numa zona central de Lisboa, prxima do Aeroporto da Portela e est a 10 min. a p de uma estao de Metro e integra-se no agradvel e animado Bairro de Alvalade, sendo possvel o alojamento em hotis existentes na proximidade.

Programa e atividades associadas

O programa do 2. CIHEL ser oportunamente divulgado, mas contar com conferencistas convidados e um amplo conjunto de comunicaes estruturadas nos oito temas referidos. Antecedendo o Congresso ter lugar um workshop sobre a mesma temtica, que integra uma visita tcnica na rea da Grande Lisboa. Durante o Congresso e o Workshop ter lugar, no grande trio do Centro de Congressos do LNEC, uma exposio sobre as temticas do 2. CIHEL. Esto tambm previstas visitas ps-congresso, a realizar no sbado (16 de maro). O Congresso, o Workshop e a visita ps-congresso tm inscries e custos especficos e autonomizados.

Informaes

Secretariado geral do 2. CIHEL Av. do Brasil 101, 1700-066 LISBOA tel.: +351 21 844 34 83 fax: +351 21 844 30 14 e-mail: organizacao2cihel@lnec.pt stio: http://2cihel.lnec.pt/

You might also like