You are on page 1of 16

Apostila

Creo Preps 5
Wagner Sabor Junior So Paulo, abril de 2006.

Dedicatria Dedico este material aos meus amigos de trabalho que me ensinaram a trabalhar com o Preps e que me incentivaram a criar essa apostila. Dedico tambm ao Mrio, por ceder o tempo e o espao para que eu pudesse desenvolver esse material.

Apostila Creo Preps 5


Esta a janela de abertura do Preps.

Aps escolher o modo de trabalho adequado, a janela do programa aparecer desta forma:

Para iniciar um novo trabalho, clique em File, New Job e escolha entre dois modos de trabalho:

Esta primeira janela em destaque, chamada File List, onde sero inseridos os arquivos, dependendo do modo de trabalho escolhido. Nesta apostila, trabalharemos com o modo PDF - PDF. Nesta segunda janela em destaque, chamada Run List, ser feita a configurao do posicionamento de cada pgina em relao ao Traado, tanto vertical quanto horizontalmente, alm de inverses na orientao da pgina e rotaes, caso necessrias.

Em Mixed Files - PostScript, voc poder inserir arquivos PS, PDF, TIFF, EPS e outros menos usuais, e a sada ser dada em um arquivo PS. Em PDF - PDF, voc poder apenas inserir arquivos PDF e a sada tambm ser em formato PDF.

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

Na terceira janela em destaque, chamada Signature List ser onde ser colocado o Traado e sero feitas suas configuraes:

A janela do programa ir apresentar-se desta forma, com as pginas do arquivo que voc inseriu em uma mesma linha.

Aps exta pequena explicao da funo de cada janela, comecemos o nosso trabalho. Para tal, clique em Add Files... no canto superior direito da primeira janela. Abre-se uma caixa de dilogo, conforme este modelo abaixo: Selecione o diretrio no qual encontra-se seu arquivo

Caso sejam inseridos mais de um arquivo, o Preps colocar as pginas destes em uma segunda linha, terceira e assim sucessivamente, tantos quanto forem os arquivos que voc inserir. A ordem dos arquivos seqencial, medida que estes forem inseridos, e sero consideradas partir do TOTAL DE PGINAS DE TODOS OS ARQUIVOS que forem inseridos no Preps, para identificao no Traado. Na segunda parte, aps inseridos os arquivos necessrios, devemos arrumar sua orientao. Se, no fechamento do arquivo, configurou-se para que a rea de impresso ficasse CENTRALIZADA, basta apenas um clique em um dos arquivos na janela central, depois segurar Ctrl+A (Cmd+A, no Mac) para selecionar todos os arquivos da Run List e depois dar um clique-duplo em qualquer dos arquivos selecionados, para abrir esta janela:

PDF que ser imposicionado. Lembre-se que este arquivo dever estar em COMPOSITE, com MARCAS DE CORTE e SEGUINDO AS NORMAS DE FECHAMENTO DE ARQUIVOS. Clique em Abrir.

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

Conforme falado anteriormente, se foi observada a Impresso Centralizada no fechamento do arquivo, basta clicar em Centered que os arquivos sero centralizados de maneira mais rpida. Para verificar a centralizao, basta selecionar apenas uma pgina na Run List, clicar nela com o boto esquerdo do mouse e depois com o direito, para abrir esta janela de Preview:

Para visualizar o alinhamento da pgina, basta dar um zoom no canto inferior esquerdo do Preview: Verifique como fica o alinhamento das marcas de

Clicando no boto Preview na parte central a direita da tela, visualizaremos a pgina assim:

corte do arquivo fechado com as Linhas-guia Azuis do Preps. Esta a forma correta a se deixar o arquivo. Caso no obtenha este resultado, na janela anterior, onde aplica-se a opo Centered, deve-se selecionar a opo Set To e selecionar uma medida, tomando como base as Rguas e Linhas-guia do Preps: Caso seja necessrio, pode-se fazer alteraes nas dimenses do arquivo, tanto redues quanto

Para dar um Zoom, basta clicar, segurar e arrastar na rea desejada, lembrando ainda que a qualidade da imagem somente a ttulo de preview.

ampliaes, o que no recomendado. Aps o posicionamento correto das pginas no Preps, partiremos para o desenho do Traado, que abrigar as pginas de acordo com a imposio desejada. Nesta apostila, o Traado desenhado foi utilizado para tirar provas digitais do trabalho, montadas duas a duas, de acordo com a paginao da revista.

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

Clique em File, New Template. Abrir a janela de desenho do Traado. Nesta janela, temos algumas configuraes. Em Template Name colocaremos o nome do trabalho, do cliente, do formato da imposio ou algum outro nome que facilite sua localizao. Em Binding style, selecione o tipo do acabamento, conforme a explicao a seguir. Flat Work

Perfect Bound O estilo Perfect Bound usado quando os cadernos so sobrepostos, isto , lombada quadrada (costura ou cola).

Saddle-Stitched O estilo Saddle-Stitched usado para trabalhos onde os cadernos so encaixados (lombada canoa-grampo) usado tipicamente para revistas.

O estilo Flat Work usado para acabamentos sem dobra como embalagens, cartazes, arquivos repetidos. No modo Flat Work podemos combinar pginas de tamanhos e orientaes diferentes.

Come and Go O estilo Come and go usado para produzir dois pequeno livros com lombada quadrada entre si.

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

Depois, clicando em OK, aparece uma nova janela, onde selecionaremos algumas opes relativas a Assinatura.

Cut and Stack O estilo Cut and Stack usado para trabalhos impressos em sada em demanda para produzir duas metades de um trabalho simultaneamente. O Preps imposiciona a primeira metade em um lado e a segunda metade do outro. As folhas so cortadas e a metade direita empilhada na metade esquerda para termos um livro completo. Em Signature name, escolha um nome para a sua assinatura (imposio). Deixe habilitada a opo Make signature available for Auto Select, para poder utilizar a opo Auto Select, para que o Preps escolha mais tarde o nmero de cadernos baseado no nmero de pginas. Agora, configure o Estilo de Impresso (Press Sheet Information). So eles: Sheetwise

A opo Partial Signature Placement utilizada quando o operador utiliza a opo Auto Select para selecionar os cadernos. No caso, deve-se colocar qual ser a Assinatura que ser a parcial. No caso de uma revista com 72 pginas, onde temos 4 cadernos frente e verso de 16 pginas e um tira e retira de 8 pginas, o caderno T/R ser o 4 caderno.

um dos estilos mais comuns, em que chapas diferentes so usadas para imprimir frente e verso. Mquinas rotativas tambm usam este estilo, porm, imprimem os dois lados na mesma passada de mquina.

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

Work and Turn No estilo Work and Turn, ambos os lados da impresso esto na mesma chapa. A imposio dividida pela metade no centro vertical, ento as imagens da frente da imposio esto em uma metade da chapa e as imagens do verso esto na outra metade. Depois que um lado impresso, o papel girado pelo eixo vertical e ento o outro lado impresso usando a mesma pina. Depois de impresso, o papel cortado pela metade. Este estilo de impresso tambm conhecido como Tira/Retira. Work and Tumble No estilo Work and Tumble, ambos os lados da Perfector O estilo Perfector usado para mquinas com reverso. Este modelo de impressora imprime ambos os lados do papel em uma nica passada. Depois que o primeiro lado impresso o papel gira em seu eixo horizontal, mudando a pina para o lado oposto, ento o prximo lado poder ser impresso. Para este estilo de impresso, o verso da folha de impresso automaticamente rotacionado 180 graus. Single-Sided

impresso esto na mesma chapa. A imposio dividida pela metade no centro horizontal, ento as imagens da frente da imposio esto em uma metade da chapa e as imagens do verso esto na outra metade. Depois que um lado impresso, o papel girado pelo eixo horizontal e ento o outro lado impresso usando pinas diferentes. Depois de impresso, o papel e cortado pela metade. Este estilo de impresso tambm conhecido como Duas Pinas.

O estilo Single-Sided usado para materiais de um lado s. Este Work Stile usado para embalagens, etiquetas e cartazes.

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

O estilo Single-Sided tambm usado para criar imposies Tira/Retira e Duas Pinas, pois nas opes Work and Turn e Work and Tumble no se pode editar os espaos entre as pginas. Nesse dois estilos os intervalos so divididos entre as pginas, j na opo Single-Sided os espaos so editveis. Em Width e Height, coloque o tamanho da pgina,

Dentro do retngulo verde (Assinatura), temos as pginas, no exemplo, frente e verso, pois foi escolhido o modo Sheetwise. Para criar a Imposio, clique em Template, Create Imposition.

Aparecer a seguinte janela: horizontal e vertical, respectivamente. Em Distance from sheet edge to punch center, escolha a distancia do centro da marca de punch borda do papel. Em Position of side guides, coloque a posio das linhas-guia e escolha a referncia em relao pagina. Em Length of center marks, coloque o comprimento das marcas de centro. Depois de feitas as configuraes, clique em OK para dar seqencia. Aparece ento esta janela: Na primeira opo, Finished Page Size, coloque o tamanho da pgina individual, sem montagem (formato fechado). Em Number of Imposed Pages, coloque o nmero de pginas, horizontal e verticalmente, conforme a imposio desejada. Em Page Orientation, escolha a orientao das pginas e a montagem das pginas entre elas, no caso de Tira/Retira, ou p-com-p, ou cabea-com-cabea. Em Length of fold mark, coloque o comprimento das marcas de dobra. Depois, clique em OK.

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

A janela se apresentar assim:

Segure o Shift e clique em todas as pginas, conforme a figura anterior. Depois clique em Template, Modify Template Page, Add Crop Marks. Aparecer esta janela: Em Distance from page corner, selecione a distncia

Para configurar os espaos entre as pginas (Gutters), clique com o boto esquerdo do maouse sobre o espao, depois com o direito, para abrir esta janela: O Preps divide o espaamento na metade, sendo

desejada do incio da marca de corte ao canto da pgina. Deixe habilitada a opo Place crop marks on outside of imposition para que o Preps NO coloque as marcas de corte dentro dos espaos da imposio, deixando o traado mais limpo. Agora, coloque as marcas de cor, cruzes de registro, marcas de texto, conforme a necessidade. Para tal, clique

que se voc quer colocar um espao de 5mm entre as pginas, deve-se colocar 2,5 mm para cada lado, esquerdo e direito. Em Show fold marks in gutter, deixe habilitado se voc desejar que as marcas de dobra apaream no espaamento. Esta configurao deve ser feita em cada espaamento onde houver ou no dobras. Depois, coloque as marcas de corte nas pginas. em Template, Add Smart Marks e depois selecione o tipo adequado. Vamos utilizar aqui Custom Mark.

10

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

coordenadas em relao ao ponto de referncia que foi configurado. Escolhe-se tambm se a marca ficara apenas na frente (Front), atrs (Back) ou em ambos os lados (Both). Selecionando Bring to front, as marcas sero trazidas para a frente, no importa o que estiver atrs, portanto cuidado para no coloc-las muito prximas da rea de mancha nem dentro da mesma. Selecionando Mirror on back, as marcas ficaro espelhadas no verso. Na opo abaixo, escolhe-se a partir de qual assinatura as marcas comearo a aparecer. Coloca-se as marcas de cor, de acordo com o desejado, as cruzes de registro e as marcas de texto necessrias. No final deste exemplo, o traado ficar assim:

Aqui, podemos definir um nome para a marca, preenchendo o campo Name. Em Image File, escolha a marca desejada. As marcas esto na pasta de instalao do Preps, dentro da pasta Marks. Caso voc deseje, pode editar suas prpias marcas e salvlas nesta pasta, em formato PDF ou EPS. Elas estaro disponveis na lista Image File. Nas duas figuras na janela, o quadradinho vermelho indica os pontos de referncia do posicionamento das marcas. O primeiro, Image anchor indica o ponto de referncia da marca, o segundo, Template anchor a referncia em relao ao item selecionado na lista ao lado, em destaque na figura anterior. Pode ser aplicada uma rotao na marca, na opo

Image Rotation. Em Horizontal e Vertical Offset, escolhemos as


Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

11

Agora, configuremos a disposio das pginas no traado:

Em Bleed Margins, atribua os valores de sangria, que podem ser deixados no padro Automatic ou ser estabelecidos individualmente (Top, Bottom, Left e Right). Aps, clique em OK e OK novamente na janela anterior. Nossa imposio ficou assim, depois de todas as configuraes.

Clique primeiro com o boto esquerdo e depois com o direito para aparecer a seguinte janela:

Depois, clique em File, Save Template, escolha o diretrio padro do Preps e clique em Save.

Escolha o nmero da pgina da frente (Front) e do verso (Back), lembrando-se da forma como o Preps entende a numero das pginas. Em Page orientation, pode-se mudar a orientao da pgina (Up, Down, Left e Right). Clicando em Additional Settings, abre-se outra janela:

Em Signature List, clique no boto Signatures para inserirmos o Traado no Trabalho.

Em Page Rotation, pode ser aplicada alguma rotao na pgina, mais precisa, alm de se poder escolher qual o ponto de referncia da rotao, no campo Arround.

12

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

Aparece a janela Signature Selection. Clique em Binding Style e selecione o tipo de acabamento que foi escolhido na confeco do Traado.

Depois de tudo configurado corretamente, vamos ao prximo passo, que a configurao da Impressora. Clique em Setup, Device Setup. Na janela que aparece, clique sobre a sua Impressora PostScript e depois em Device Configuration. Partimos

Localize o Traado pelo nome que foi salvo e clique nele. Aqui, clique na opo Auto Select para que o Preps selecione automaticamente o nmero de cadernos necessrios, com base na quantidade de pginas que foram inseridas no File List. Podem tambm ser adicionadas as Assinaturas uma a uma no trabalho, desde que estas sejam feitas quando se est fazendo o Traado e tendo o trabalho pginas em formatos diferentes (no o caso de montagens editoriais, como no nosso exemplo).

do pressuposto que j exista uma Impressora PS instalada em seu sistema (caso no exista, instale uma). Na janela Device Configuration, selecione a resoluo de sada adequada em Resolution, a lineatura, em Line Screen, a angulao dos pontos de retcula, em Screen

Angle e o formato dos pontos de retcula, em Halftone Spot Shape.

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

13

Definidas as Configuraes de Sada da Impressora PS, devemos definir o TAMANHO do Arquivo de Sada, que tanto pode ser um fotolito para uma sada em CTF ou uma chapa, para sada em CTP. Para tal, clique em Custom Size, o penltimo boto da esquerda. Abre-se esta janela:

Em Page size, procure pelo nome do seu formato e clique nele para definir o formato de sada. Clique em OK nesta janela e em OK novamente na janela anterior. Agora salve seu trabalho, clicando em File, Save Job, ou pressionando Ctrl+S (Cmd+S, no Mac). Escolha um diretrio e defina um nome para seu trabalho. Agora, o arquivo deve ser fechado. Para tal, clique em File, Print ou Ctrl+P (Cmd+P, no Mac). Aparecer esta janela: Bastam apenas duas configuraes nesta janela,

Voc pode escolher entre algum tamanho prdefinido pelo Preps ou clicar em Add... e definir um tamanho personalizado. Clique em Add... e aparecer esta janela: Em Name, d um nome para seu formato. Em Width

e Height, defina a largura e a altura do seu formato de sada, respectivamente. Em Orientation, deixe sempre configurado em 1. Clique em OK para voltar janela anterior.

ambas na guia General. A primeira, clicando em Device, selecione sua Impressora PS. A segunda, clicando em Send to, clique em PDF File ou PS File, para que seja gerado um arquivo PDF ou PS. Escolha um nome para seu arquivo, um diretrio e clique em Salvar. Depois de clicar, espere o Preps fechar

o arquivo e depois s abri-lo no Acrobat para conferir o resultado final.

14

Creo Preps 5 - Wagner Sabor Jr

You might also like