You are on page 1of 2

Lngua Portuguesa

ESTER NEGREIROS
www.portalmac.com.br anaestern@yahoo.com

Fenmenos Semnticos II

FICHA 01

POLISSEMIA E HOMONMIA

Resolvendo as dvidas...
Segundo o dicionrio Houaiss a POLISSEMIA um fenmeno comum nas lnguas naturais, so raras as palavra que no a apresentam, difere da HOMONMIA por ser a mesma palavra, e no, palavras com origens diferentes que convergiram foneticamente; as causas da polissemia so: 1) os usos figurados, por metfora ou metonmia, por extenso de sentido, analogia etc.; 2) emprstimo de acepo que a palavra tem em outra lngua.

Os dois conceitos so bem distintos; contudo, quem nem sempre colabora docilmente o material a que eles se aplicam as palavras, as infinitas e misteriosas palavras. Pensa no vocbulo manga: existe alguma relao entre a fruta e a manga da camisa? Ou seja, trata-se de um s vocbulo com dois sentidos, ou so dois vocbulos diferentes com a mesma forma? Quando um vocbulo possui mais de um significado, chamamos isso de polissemia. Quando dois vocbulos diferentes, de origens e significados diversos, terminam convergindo para a mesma configurao fonolgica e ortogrfica, chamamos de homonmia. Um bom exemplo de vocbulo polissmico (do Grego poli, "muitos", e sema, "significado") LETRA, que tem no mnimo trs significados bem conhecidos: (1) um dos sinais grficos do alfabeto; (2) o texto de uma cano; (3) um ttulo de crdito. Para a maioria dos falantes no parece difcil ligar entre si esses trs significados, j que todos eles esto relacionados pela ideia de escrita. Quando, no entanto, no conseguimos estabelecer uma relao satisfatria entre os significados como no caso da MANGA ,

h forte probabilidade de que estejamos diante de um par de vocbulos homnimos. Uma rpida investigao no dicionrio confirma nossa intuio: a fruta vem do Malaio manga, enquanto a parte da vestimenta vem do Latim manica. Um bom dicionrio deveria tentar distinguir os casos de homonmia dos casos de polissemia: manga mereceria dois verbetes diferentes, enquanto os vrios significados de letra seriam relacionados no corpo do mesmo verbete. No entanto, como nem sempre fcil decidir se estamos diante de um ou de outro caso (pensem nos cravos da florista, no cravo que faz par com a canela no doce, nos cravos que pregaram Cristo na cruz, na msica de cravo de Bach e de Scarlatti e nos cravos da pele como classificar?), a maioria dos dicionaristas limita-se a relacionar e definir cada um dos significados: cravo (1) flor...; (2) prego...; (3) instrumento... e assim por diante, porque eles sabem que essa informao basta para o usurio comum. Lamento que seja essa a prtica mais difundida nos dicionrios nacionais, pois ela termina favorecendo a falsa ligao entre termos de origens distintas e deixando solta a criatividade do leitor para imaginar famlias etimolgicas sem fundamento algum. Nota que a tarefa no das mais rduas: enquanto a polissemia est presente em quase todos os verbetes (os lexicgrafos dizem que vocbulos que s tm um significado so rarssimos, geralmente referindo-se a aspectos muito particulares da realidade lembro de glabro, "sem barba ou sem plos", ou de acusma, "alucinao auditiva"), os homnimos no existem em grande nmero e poderiam ser listados exaustivamente.
Disponvel em: <http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/05/13/pol issemia-e-homonimia/> Acesso em: 27 jan. 2013.

Polissemia e homonmia: diferenas Muitos autores afirmam que o estudo da polissemia (pluralidade significativa) gera, quase sempre, o problema da distino entre
1

homonmia e polissemia. A polissemia diz respeito possibilidade que tem o item lxico de variar de sentido, dependendo dos diferentes contextos em que ele venha ocorrer. Vejamos os seguintes exemplos retirados de Borba: A enfermeira tomou a segurar criana pela mo. Os ingleses tomaram as conquistaram Malvinas. S tomo vinho francs. beber A casa do ministro toma ocupar todo um quarteiro. Agora Lucas toma ares de assumir rico. Todavia, ao contrrio das palavras polissmicas, as homonmias comumente provm de classes diferentes, tendo, assim, distribuio tambm diferente. A palavra cobra pode figurar tanto como verbo quanto como nome, dependendo do contexto. Ex.: "Ela cobra a presena de todos na sala de reunio, agora!" ou "Cobra dessa espcie peonhenta". Tem-se aqui o caso de homnimos homgrafos. A polissemia, por sua vez, tratase sempre de uma mesma palavra que est sujeita a vrios empregos, conforme exemplificado no quadro acima.
Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/ homonimia-homofonos-e-homografos.htm> Acesso em: 27 jan. 2013.

Explico: a expresso inicial Quem sabe... indica dvida, hiptese. Sempre que isso ocorrer, o verbo da frase dever ser conjugado em um dos tempos do modo denominado de subjuntivo, que o modo que indica desejo, hiptese, dvida. No tempo presente, que o que ocorre com a msica: Quem sabe ainda..., o verbo ser deve ficar: que eu seja, que tu sejas, que ele seja, que ns sejamos, que vs sejais, que eles sejam. A letra, ento, para se adequar aos padres cultos da lngua deveria ficar da seguinte forma: Quem sabe eu ainda seja uma garotinha... Em outro trecho da msica, ela canta: Quem sabe o prncipe virou um chato... Dessa feita a expresso Quem sabe... no inicia frase no presente, e sim no passado, como indica o verbo virou. Como hiptese, novamente no se poderia usar verbo no modo indicativo. O tempo que indica hiptese atual (sabe) remetendo a ao para o passado o denominado pretrito perfeito composto do subjuntivo, que deve ser assim conjugado: que eu tenha virado, que tu tenhas virado, que ele tenha virado, que ns tenhamos virado, que vs tenhais virado, que eles tenham virado. A frase, ento, deve ser assim estruturada: Quem sabe o prncipe tenha virado um chato...

Para Exercitar
TEXTO I - Quem sabe eu ainda sou uma garotinha... O talento da saudosa Cssia Eller, da qual sou f e tenho todos os discos, lhe deu a credibilidade necessria para cantar o que bem entendesse. Alis, alguns internautas me perguntam se no permitido errar em msicas. A questo no que seja permitido errar; os compositores, poetas, romancistas, contistas, ou seja, os artistas em geral podem usar inadequaes, a que chamamos de licena potica que a liberdade que toma o poeta, algumas vezes, de transgredir as normas da potica ou da gramtica, em benefcio harmonia e/ou melodia da composio. Explicaes dadas, voltemos msica de Cssia Eller: A inadequao da letra da msica Malandragem, composta pelo igualmente saudoso Cazuza, est no uso do verbo ser no tempo denominado de presente do indicativo quando deveria estar no presente do subjuntivo.

01. Assinale a alternativa INCORRETA: I- No fragmento A questo no que seja permitido errar ..., a palavra em negrito est entre aspas no texto, para chamar a ateno do leitor de que no se trata de um erro de fato, mas apenas de um no cumprimento s normas gramaticais. II- O talento da saudosa Cssia Eller, da qual sou f e tenho todos os discos, lhe deu a credibilidade necessria para cantar o que bem entendesse.... O termo negritado significa dizer que a cantora desconhecia as regras de funcionamento da lngua em seu aspecto formal, ou seja, Cssia Eller no subordinava suas composies aos mecanismos frios e normativos da gramtica. III- O texto apresenta uma reflexo supostamente atual e inovadora a respeito da lngua portuguesa, j que estabelece, indiretamente, a diferena entre lngua e gramtica. Porm, possvel perceber a contradio do discurso do texto verbal com os recursos do texto no verbal, confirmando o binmio tradicional de certo e errado defendido pela gramtica normativa. a) I e II b) I e III c) II e III d) I, II e III e) N.D.A.
2

You might also like