You are on page 1of 12

Histria A 12 Ano 4 de maio

O FIM DO MODELO SOVITICO De 1985 a 1991, a Histria Mundial sofreu modificaes profundas: a Guerra Fria terminou de forma inesperada, as democracias populares europeias aboliram o comunismo, as duas Alemanhas fundiram-se num s Estado e a URSS desintegrou-se, deixando os Estados Unidos da Amrica sem concorrente ao lugar de superpotncia mundial. A ERA GORBATCHEV Uma nova poltica Em maro de 1985, Mikhail Gorbatchev eleito secretrio-geral do Partido Comunista da Unio Sovitica. O nvel de vida da populao baixava, o atraso econmico e tecnolgico, relativamente aos EUA, aumentava e s com muitas dificuldades o pas conseguia suportar os pesados encargos decorrentes da sua vasta influncia no Mundo. Perestroika: reestruturao profunda do funcionamento do Deste modo, Gorbatchev inicia uma modelo sovitico empreendido poltica de dilogo e aproximao ao Ocidente, por Gorbatchev, a partir de 1985. propondo aos Americanos o reincio das Tendo um carter marcadamente conversaes sobre o desarmamento. Incapaz econmico, a perestroika assumiu de igualar o arrojado programa de defesa tambm um vertente poltica (a nuclear da Administrao Reagan 1, o lder glasnost) que procurou reconciliar sovitico procura criar um clima internacional o socialismo e a democracia. estvel que abrande a corrida ao armamento e Embora no pretendesse pr em permita URSS utiliza os seus recursos para a causa o regime, o fracasso econmico da perestroika e a reestruturao interna. torrente de contestao interna Para ganhar o apoio popular para o que a acompanhou acabaram plano de renovao econmica perestroika por conduzir ao colapso do bloco (reestruturao), Gorbatchev, inicia, ao mesmo sovitico e da prpria URSS, no tempo, uma ampla abertura poltica, conhecida incio dos anos 90. como glasnost (transparncia). A perestroika prope-se a descentralizar a economia, estabelecendo a gesto autnoma das empresas, que de a em diante, se vm privadas, tanto das apertadas diretivas dos planos quinquenais, como dos chorudos subsdios que suportavam a sua falta de rentabilidade. Paralelamente, incentiva-se a formao de um setor privado parcial, como forma de estimular a concorrncia e compensar a escassez crnica dos bens de consumo. Enquanto isso, a glasnost apela denncia da corrupo, crtica (a censura abolida) e participao efetiva dos cidados na vida poltica.
Documento B, pgina 13 Perestroika significa: - Ultrapassar o processo de estagnao, eliminar os bloqueios, criar sistemas fiveis e eficazes para acelerar o progresso social e econmico e dar-lhe um maior dinamismo; - Iniciativa de massas: desenvolvimento completo da democracia, autonomia socialista, encorajamento da iniciativa e das atitudes criativas, mais transparncia, crtica e autocrtica em todos os domnios da sociedade; - Renncia a uma gesto fundada na imposio e nos mtodos administrativos; - Desenvolvimento prioritrio do domnio social, desejando melhores condies de vida, trabalho, lazer, educao e cuidados mdicos; - Pr em prtica os princpios da justia social, respeitando o trabalho honeste e altamente qualificado.

Anunciado em 1983, o projeto era inigualvel por qualquer outra potncia, quer a nvel oramental quer a nvel tecnolgico.
1

Histria A 12 Ano 4 de maio

O colapso do bloco sovitico H muito reprimida, a contestao ao regime imposto por Moscovo alastrou e endureceu, comeando a abalar as estruturas do poder. Confiante no clima de concrdia que estabelecera com o Ocidente, Gorbatchev passou a olhar as democracias populares como uma obrigao, da qual a URSS s ganhava em libertar-se. A soberania limitada foi posta de lado e os antigos pases-satlites da URSS puderam escolher o seu regime poltico. No ano de 1989, uma vaga democratizadora varre o leste: os partidos comunistas perdem e pouco depois, realizam-se as primeiras eleies livres do ps-guerra, que promovem a elaborao de novos textos constitucionais. A cortina de ferro levanta-se: as fronteiras com o Ocidente so abertas e, em 9 de novembro de 1989, cai o Muro de Berlim. Depois de negociaes entre os dois estados alemes e os quatro pases que ainda detinham direito de ocupao, a Alemanha reunifica-se em 1990, reencontrando a unidade perdida. No ms seguinte anunciado o fim do Pacto de Varsvia e, pouco depois, a dissoluo do COMECON. O fim da URSS A dinmica poltica desencadeada pela perestroika tornaram-se j incontrolvel, levando como consequncia, ao fim da prpria URSS. Mosaico de povos, culturas e religies o extenso territrio das Repblicas Soviticas desmembra-se, devido a uma exploso de reivindicaes nacionalistas e confrontos tnicos. O processo inicia-se nas Repblicas Blticas: Em 1988, a Estnia assume-se como Estado soberano no interior da URSS, com o direito de emitir passaportes prprios e a vetar as leis aprovadas pelo Parlamento sovitico; em 1990, a Litunia, por sua vez, assume o seu direito de deixar a Unio acontecendo o mesmo com a Letnia. Com estes acontecimentos, Gorbatchev tenta parar o processo pela fora, intervindo militarmente nos Estados Blticos (incio de 1991), retirando o lder sovitico da vanguarda reformista e o apoio dos mais ousados passa para um ex-colaborador de Gorbatchev, Boris Ieltsin. Eleito, como independente, presidente da Repblica da Rssia em junho de 1991, Ieltsin refora o seu prestgio em agosto ao encabear a resistncia a um golpe de Estado dos saudosistas do Partido, que pretendiam retomar o poder e parar as reformas em curso. Aps o golpe, o novo presidente toma a medida extrema de proibir as atividades do partido comunista. No outono de 1991, a maioria das repblicas da Unio declara a sua independncia e a 21 de dezembro nasce, oficialmente a CEI (Comunidade de Estados Independentes), qual aderem 12 das 15 repblicas que integravam a Unio Sovitica. Quatro dias depois, Gorbatchev abandona a presidncia de uma URSS, que efetivamente, j desaparecera.
OS PROBLEMAS DE TRANSIO PARA A ECONOMIA DE MERCADO A perestroika tinha prometido aos Soviticos uma melhoria acentuada e rpida do nvel de vida. No entanto, ao contrrio do previsto, a reconverso econmica foi um fracasso e a economia deteriorou-se rapidamente. O fim da economia planificada encerrou os subsdios estatais s empresas, que se viram na necessidade de se tornarem lucrativas ou enfrentarem a falncia. Assim, muitas unidades desapareceram e outras extinguiram numerosos postos de trabalho. Simultaneamente o descontrolo econmico e a liberalizao dos preos (os bens de primeira necessidade deixaram tambm de ser subsidiados pelo Estado) desencadearam uma inflao galopante, que a subida dos salrios no acompanhou.

Histria A 12 Ano 4 de maio

O desemprego, o atraso nos pagamentos das penses e dos salrios dos funcionrios pblicos, bem como a rpida perda de valor do rublo significaram o fim das poupanas de muitas famlias soviticas, que rapidamente se virem sem meios de subsistncia. Em contrapartida, a liberalizao econmica enriqueceu um pequeno grupo, que, em pouco tempo, acumulou grandes fortunas. Muitos dos antigos gestores estatais apoderaram-se do controlo das empresas, que foram privatizadas, de forma pouco transparente, por preos ridculos. Outros, canalizaram fundos pblicos para investimentos privados no estrangeiro e outros ainda dedicaram-se extorso ou ao mercado negro. De forma geral, a riqueza passou para as mos de antigos altos funcionrios. Os pases de Leste viveram tambm, de forma dolorosa, a transio para a economia de mercado. Privados dos subsdios que recebiam da Unio Sovitica em conjugao com a reduo das trocas na rea do antigo COMECON e com uma produo alicerada em indstrias e equipamentos atrasados, os antigos satlites da URSS sofreram uma brusca regresso econmica. Com exceo da RDA, que recebeu grandes subsdios da Alemanha Ocidental, a transio fez-se precipitadamente e com poucas ajudas externas. Tal como na Rssia, o caos econmico instalou-se e as desigualdades agravaram-se. Este quadro genrico esconde grandes disparidades regionais e nacionais. Os pases que iniciaram reformas mais drsticas e que beneficiaram de uma relativa estabilidade poltica (Repblica Checa, Hungria, Polnia) captaram importantes investimentos estrangeiros e grandes fluxos tursticos. A, o nvel de vida ultrapassou rapidamente o antigo padro comunista e as previses de crescimento econmico mantm-se animadoras, devido, em parte, ao forte estimulo que constitui a sua recente adeso Unio Europeia. OS PLOS DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO Profundamente desigualitrio, o mundo atual concentra a maior parte da sua riqueza e da sua capacidade tecnolgica em trs plos de intenso desenvolvimento: os Estados Unidos, a Unio Europeia e a zona da sia-Pacfico. A HEGEMONIA DOS ESTADOS UNIDOS A prosperidade econmica Terra das oportunidades desde o seu nascimento, a Amrica glorifica, ainda hoje, o esprito de iniciativa individual e a imagem do multimilionrio bem-sucedido. A livre empresa continua no centro da filosofia econmica do pas e o Estado incentiva-a, assegurando-lhe as condies de uma elevada competitividade: a carga fiscal ligeira, os encargos com a segurana social diminutos e as restries ao despedimento ou deslocao de mo de obra quase no existem. Ptrias de gigantescas multinacionais, os Estados Unidos vivem tambm de uma densa rede de pequenas empresas, algumas de grande dinamismo e esprito de inovao. Estes milhes de empresas proporcionaram a maior parte dos postos de trabalho do pas. Com interesses econmicos em todo o mundo, recetores de importantes investimentos estrangeiros e um mercado consumidor incontornvel, os Estados Unidos so, hoje, o eixo da economia mundial.

Histria A 12 Ano 4 de maio

Os setores de atividade Marcadamente ps-industrial2, a economia apresenta um claro predomnio do setor tercirio (cerca de 75%). Em conformidade, a Amrica , hoje, o maior exportador de servios do Mundo, sobretudo na rea dos seguros, transportes, restaurao, cinema e msica. O predomnio do setor tercirio no impede os setores agrcola e industrial, que ocupam um lugar cimeiro no conjunto das economias desenvolvidas. Altamente mecanizadas3, sabendo rentabilizar os avanos cientficos, as unidades agrcolas e pecurias americanas tm uma elevadssima produtividade. De tal forma que as grandes empresas no desdenham o investimento na agropecuria, como o caso da Boeing, que tambm se dedica criao de gado e da CocaCola, proprietria de vinhedos e pomares de citrinos. Apesar de algumas dificuldades geradas pela concorrncia externa (sobretudo a UE) os Estados Unidos, mantm-se os maiores exportadores de produtos agrcolas do mundo. Pelo seu dinamismo, a agricultura americana alimenta ainda um conjunto vasto de indstrias, desde a produo de sementes e maquinaria agrcola at embalagem, comercializao e transformao dos seus produtos. Responsvel por um quarto da produo mundial, a indstria americana sofreu uma reconverso profunda: os setores tradicionais, como a siderurgia e o txtil entraram em declnio e decaiu tambm a importncia econmica da zona nordeste, o Manufacturing Belt. Esta zona, que se mantm o centro financeiro da Amrica (Nova Iorque, Chicago), alberga as sedes sociais das grandes empresas e algumas das mais prestigiadas universidades americanas. No entanto, o declnio da velha indstria e a deslocalizao de alguns ramos para as regies do Sul relegou-a para o segundo lugar da hierarquia industrial, em favor do Sun Belt, uma extensa faixa sudoeste assim chamada em virtude do seu clima. Em crescimento acelerado, a regio do Sun Belt beneficia de uma situao geogrfica privilegiada para os contactos com o Pacfico e a Amrica Latina e do dinamismo das indstrias da alta tecnologia que a se instalaram (eletrnica, aeronutica, aeroespacial, entre outras). Novos laos comerciais Numa tentativa de contrariar o predomnio comercial da Unio Europeia, Clinton procurou estimular as relaes econmicas com a regio do Sudoeste Asitico, revitalizando a APEC (Cooperao Econmica sia-Pacfico), criada em 1989. J no mesmo sentido, o presidente impulsionou a criao da NAFTA (Acordo do Comrcio Livre da Amrica do Norte), que estipulava a livre circulao de mercadorias, servios e capitais entre o Mxico, Estados Unidos e Canad e que possibilitava aos EUA obterem mo de obra mais barata e como vantagem para os outros pases o aumento de trocas, embora consequentemente ficassem dependentes. Entretanto, o projeto de criao de uma rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), que pretendia abranger todo o continente americano e que tinha objetivo de entrar em vigor em 2005 no se chegou a realizar dado que foi entravado pela oposio de um largo nmero de organizaes latino-americanas, receosas de uma dependncia crescente face aos EUA.

2 3

Economia que se alicera sobre a alta tecnologia e os servios que garantem um nvel de vida elevado. Libertando mo de obra para o setor tercirio.

Histria A 12 Ano 4 de maio

O dinamismo cientfico-tecnolgico Tal como nos tempos da Guerra Fria, os Estados Unidos so, hoje, a nao que mais gasta em investigao cientfica, disponibilizando verbas que excedem o conjunto dos seus parceiros do G84. O Estado Federal tem um papel decisivo no fomento da pesquisa privada, quer atravs do seu financiamento, quer das gigantescas encomendas de sofisticado material militar e paramilitar. O avano americano fica, tambm, a dever-se criao precoce de parques tecnolgicos os tecnopolos que associam universidades prestigiadas, centros de pesquisa e empresas, que trabalham de forma articulada. Um dos mais famosos situase em Silicon Valley, na Califrnia, e foi o bero da Internet. A hegemonia poltico-militar No incio dos anos 90, o fim da Guerra Fria trouxe ao mundo a esperana de uma poca nova, de paz e cooperao entre as naes. Deste modo, George Bush (pai), presidente dos Estados Unidos defendia a criao de uma nova ordem mundial orientada pelos valores que, em 1945, tinham feito nascer a ONU. atravs desta nova ordem, que se pretende criar, que as Naes Unidas aprovam uma operao militar multinacional com o fim de repor a soberania do Kuwait, pequeno pas petrolfero do Golfo Prsico, invadido em agosto de 1990, pelo Iraque. Esta Tempestade do Deserto foi o primeiro conflito mediatizado (janeiro de 1991) e deveu-se ao facto do Kuwait ter ultrapassado as quotas de exportao do petrleo, pondo em causa a hegemonia do Iraque, que pretendia dominar a exportao do petrleo. Utilizaram-se, deste modo, armas sofisticadas, a aviao bombardeou pontos importantes em Bagdad, atacou Israel que se encontrava como apoiante dos EUA (capitalismo), pretendendo-se com isto criar confuso com as foras ocidentais. O exrcito do Iraque, embora o quatro maior do mundo, tivera sido derrotado pelos EUA. A Guerra tivera sido dividida em duas etapas: primeiro area e a segunda terrestre, semelhante Segunda Guerra Mundial com a guerra das trincheiras. Com o fim da guerra o Kuwait recupera a sua soberania, havendo muitas perdas no Iraque. Este primeiro conflito ps-Guerra Fria inaugurou a poca de hegemonia mundial americana. O fim da URSS deixou os Estados Unidos sem rival de vulto na cena poltico-militar: O Japo, pouco despende com a defesa e a Unio Europeia no consegue encontrar uma verdadeira poltica externa comum. Assim, o poderio americano afirmou-se, apoiando pelo gigantismo econmico e pelo investimento macio no complexo industrial. nica superpotncia, os EUA tm sido considerados, os polcias do Mundo, em virtude do papel preponderante e ativo que tm desempenhado na geopoltica do Globo. Assim: - Multiplicaram a imposio de sanes econmicas (interdio de venda de produtos tecnolgicos, alimentares) como recurso para punir os infratores que violam os direitos humanos, represso poltica, suporte de organizaes terroristas ou agresses militares; - Reforaram o papel da OTAN que, com o fim do comunismo na Rssia e a dissoluo do Pacto de Varsvia, teria, partida, perdido a sua razo de existir. Contrariando a sua vocao defensiva, a OTAN atribuiu a si prpria, desde 1991, a funo de velar pela segurana da Europa recorrendo, sempre que necessrio, interveno militar armada;

Grupo internacional que rene os pases mais industrializados e desenvolvidos economicamente.


4

Histria A 12 Ano 4 de maio

- Assumiram um papel militar ativo, encabeando numerosas intervenes armadas pelos motivos mais dspares, desde as causas humanitrias ao combate do terrorismo ou destituio de regimes repressivos. A UNIO EUROPEIA A consolidao da Comunidade: do Ato nico moeda nica Embora o Tratado de Roma abrisse perspetivas para uma completa integrao econmica e, at, de uma futura unio poltica, o primeiro grande objetivo da CEE foi a unio aduaneira, que se concretizou em 1968. Unio aduaneira: livre circulao A CEE foi criando um conjunto de de mercadorias e a adoo, pelos instituies progressivamente mais elaboradas e estados-membros de uma mesma atuantes, ao mesmo tempo que alargava o estrutura tarifria para o comrcio mbito da sua interveno na esfera com o exterior. econmica e social. Os estados-membros acordaram o estabelecimento de uma poltica agrcola comum, de aes concertadas de combate ao desemprego, de ajudas s regies menos favorecidas, de um sistema monetrio A eliminao das barreiras fsicas europeu5, entre outras medidas. circulao (fim dos controlos Apesar destes avanos, no incio dos anos fronteirios internos) foi 80, a Comunidade enfraqueceu e havia uma estabelecido pelo Acordo de descrena nas suas potencialidades e no seu Schengen (1985) entre a Blgica, futuro, sendo que s em 1985, graas ao do os pases Baixos, Luxemburgo, novo presidente da Comisso Europeia, Jacques Frana e a Alemanha. Mais tarde, aderiram ao Acordo os restantes Delors, a Comunidade reencontra a dinmica pases da Unio, exceo da perdida. Irlanda e Reino Unido. Com o objetivo de relanar o projeto europeu, Delors concentrou-se no avano da unio econmica levando em 1986, atravs dos esforos do novo presidente, assinatura do Ato nico Europeu, que previa, para 1993, o estabelecimento de um mercado nico onde, para alm de mercadorias, circulassem, livremente, pessoas, capitais e servios. A fim de viabilizar este acordo, Delors fez publicar um Livro Branco, que enumerava as medidas a tomar e os seus prazos e mandou realizar um estudo econmico sobre os cursos da no-Europa, cujos resultados foram publicados em 1988. Este livro e as perspetivas econmicas assim abertas mobilizaram os governos, empresas e sindicados para o projeto de mercado nico, que se concretizou na data prevista. Em 1990, aproveitando esta dinmica, comeam as negociaes com vista ao aumento das competncias da Comunidade, que se pretendem ver alargados setores at a reservados aos governos nacionais: moeda, poltica migratria, poltica externa e defesa. Estas negociaes resultam no Tratado da Unio Europeia ou Tratado de Maastricht, em 1992. Este Tratado, que entre em vigor em 1993, ao mesmo tempo que o Mercado nico, estabelece uma Unio Europeia formada em trs pilares: o comunitrio, de cariz econmico e o mais desenvolvido; o da poltica externa e de segurana comum (PESC) e o da cooperao nos domnios da justia e dos assuntos internos. Estes pilares organizam-se num quadro institucional nico, embora funcionem de forma diferenciada, j que o nvel de atuao muito mais profundo na economia do que nos dois outros domnios. Maastrich representou um passo em frente no caminho da Unio, j que alm de reforar os laos polticos permitiu a definio de um objetivo: adoo da moeda nica. Para a concretizao da unio A 1 de janeiro de 1999, 11 pases, ao monetria estabeleceram-se qual se junta mais tarde a Grcia, inauguram critrios de convergncia das
economias dos pases aderentes.
5

Estes critrios limitam a taxa de Este sistema teve como objetivo estabilizar as taxas de cmbio entre as moedas europeias.

inflao, o dfice das finanas pblicas, a flutuao das taxas de cmbio e das taxas de juro a longo prazo da a entrada da Grcia na UE mais tarde, dado que no consegui concretizar estes critrios.

Histria A 12 Ano 4 de maio

oficialmente o euro que entra, ento, nos mercados de capitais. Na mesma altura, comea tambm a funcionar um Banco Central Europeu, supranacional, que define a poltica monetria da Unio. Trs anos mais tarde, estes pases adotam oficialmente o euro abdicando de um smbolo maior de soberania e identidade nacionais, em favor do ideal da Europa Unida. O euro completou a integrao das economias, sendo o primeiro pilar consolidado, em que a Europa conseguiu o seu objetivo de ombrear com os gigantes econmicos mundiais: a CE tornou-se a maior potncia comercial do mundo, com um PIB conjunto semelhante ao dos Estados Unidos; o seu mercado interno apresenta um elevado nvel de consumo e uma mo de obra muito qualificada; possui, tambm, uma densa rede de transportes e comunicaes. No final do sculo, a Comunidade enfraqueceu em relao aos EUA: registou um crescimento econmico mais fraco, um alto nvel de desemprego e, com a populao mais velha do mundo, uma preocupante falta de dinamismo demogrfico.

Da Europa dos 9 Europa dos 25 Em meados dos anos 70, a Grcia, Portugal e Espanha, transformaram-se em democracias, no tardando a sua adeso CEE, sendo a da Grcia em 1981 e a dos pases ibricos em 1985. A entrada destes novos membros colocou CEE o seu primeiro desafio: este grupo de pases era bastante atrasado relativamente aos restantes membros. Esta disparidade obrigou canalizao de verbas muito avultadas do oramento da Comunidade, que foram entregues aos trs governos com o intuito de fomentar as respetivas economias6. Em 1992, o Conselho Europeu de Lisboa recebeu as candidaturas da ustria, Finlndia, Sucia e Noruega cuja solidez econmica contribuiria para o reforo da Comunidade. Aps trs anos efetiva-se a adeso da ustria, Finlndia e Sucia, estando a Europa nesta altura a quinze. Os desejos de adeso dos pases de Leste eram olhados com apreenso, limitando-se a Comunidade no incio a implementar planos de ajuda s economias em transio. Mais tarde, os ideais que presidiram construo europeia revelaram-se determinantes: o princpio de integrao das novas democracias aceite e, preparando-o, a Cimeira de Copenhaga realizada em 1993 que definia os critrios que deveriam condicionar as entradas na Unio: instituies democrticas, respeito pelos Direito do Homem, economia de mercado vivel e aceitao de todos os textos comunitrios.
A 1 de maio de 2004, a Europa enfrenta o desafio de unir o Leste e o Oeste, o Norte e o Sul. Menos de trs anos depois, em janeiro de 2007, a UE acolhe dois outros pases de leste: Bulgria e Romnia, cuja integrao tinha sido adiada por no estarem cumpridas as condies revistas, sendo que a Turquia viu a sua adeso adiada e objeto de larga polmica.

As dificuldades de construo de uma Europa poltica Os Europeus tm-se dividido no que toca ao futuro do seu continente: h os que se opem Euroceticismo: doutrina poltica a toda e a qualquer forma de unio europeia, os que assenta na descrena ou desconfiana da Unio Europeia. que a defendem exclusivamente num quadro de Para os eurocticos o modelo colaborao entre estados soberanos (unionistas)

econmico-social encaminha-se para uma federalizao dos 6 Visando promover as regies mais desfavorecidas, a Comunidade criou, em 1974, a FEDER (Fundo Europeu Estados, sendo necessrio de Desenvolvimento Regional) que veio a ser complementado com o Fundo de Coeso, destinado ao defender a soberania nacional e a investimento nos transportes e no ambiente. independncia decisria das instituies prprias das Naes 7 europeias.

Histria A 12 Ano 4 de maio

e os que apostam na criao de uma espcie de Estados Unidos da Europa, com um governo federal nico e supranacional (federalistas). O pas que mais tem rejeitado a ideia de uma Europa federal o Reino Unido. No entanto, o euroceticismo e a resistncia a todas as medidas que impliquem transferncias de soberania no so exclusivas da Inglaterra. Existem, tendo-se expressado aquando a ratificao do Tratado de Maastricht: os Dinamarqueses rejeitaram-no, num primeiro referendo, e s vieram a aceit-lo depois de introduzida uma clusula que os deixa fora da zona euro, os Suecos acabaram igualmente por se demarcar da moeda nica, e nos restantes pases a aprovao do Tratado suscitou grandes polmicas e dividiu a opinio pbica. A confuso provocada pelo Tratado explica-se, em grande parte, pelo avano que este acordo deu unio poltica. Alm de ter introduzido a meda nica, criou a cidadania europeia e alargou a ao comunitria a questes como o direito de asilo, a poltica de imigrao e a cooperao nos assuntos internos (polcia, por exemplo). Reforou tambm os mecanismos para a criao de uma poltica externa e de Cidadania europeia: criada pelo tratado da defesa comum. Unio Europeia exprime-se pelo direito de voto nas eleies europeias e autrquicas na A forma relutante como muitos zona de residncia do cidado, europeus vm a Unio resulta, em parte, independentemente deste se situar no seu da fraca implantao popular do pas de origem. Estabelece ainda o direito de sentimento europesta. Apesar das apresentar propostas (coletivas) Comisso medidas tomadas para a tornar Europeia, enderear peties ao Parlamento quotidiana e presente (smbolos, Europeu, apresentar queixas e beneficiar de programas de intercmbio e projetos proteo diplomtica, nos pases terceiros, escolares, escolha anual de uma cidade por parte das embaixadas ou consulados de europeia da cultura, entre muitos outros), qualquer dos estados-membros, caso no existam delegaes do pas de origem. a Europa aparece ainda como uma realidade longnqua e abstrata cujo funcionamento pouco diz ao cidado comum. Como prova existem as eleies para o Parlamento Europeu, que apesar de todos os esforos tm uma participao muito inferior s eleies nacionais. Novas perspetivas As dificuldades de uma unio poltica viram-se acrescidas pelos sucessivos alargamentos da Comunidade, que obrigam a conjugar os interesses de pases muito diferentes e a rever o funcionamento das instituies concebidas para um nmero de membros bem mais reduzido. Esta reforma institucional, altamente A reforma institucional obrigar polmica tem vindo a ser adiada. Nos dois reduo do nmero de membros tratados aps Maastricht (Amesterdo em 1999 e em rgos-chave, como a Nice em 2001) no se conseguiram introduzir mais Comisso e o Conselho Europeu, do que pequenos ajustes. onde, atualmente, todos os pases Assim, face pequenez dos resultados e se encontram permanentemente representados. evidente descoordenao da poltica exterior, o Conselho Europeu de Laeken decidiu convocar, para 2002, uma Conveno Sobre o Futuro da Europa que se encarregou de apresentar propostas sobre trs matrias: aproximar os cidados do projeto europeu e das instituies europeias; estruturar a vida poltica e o espao pblico europeus numa Unio alargada; fazer da Unio um fator de estabilizao e uma referncia na nova ordem mundial. Desta Conveno resultou um projeto de constituio europeia que previa entre outras solues inovadoras, a criao de um ministro dos Negcios Estrangeiros da Europa, responsvel pelas posies em matria de poltica externa e o prolongamento do mandato do presidente do Conselho Europeu que passaria de seis meses a dois anos. Motivo de esperana para os europeus, mas tambm de grande controvrsia, a Constituio foi negada pela Frana e Holanda. 8

Histria A 12 Ano 4 de maio

No decurso da presidncia portuguesa da Unio, em dezembro de 2007, os lderes europeus assinaram, um novo documento na esperana de pr fim ao impasse em que se encontrava a construo europeia. Recuperando muitas das propostas da Constituio, o Tratado de Lisboa ampliou ainda, significativamente, o direito de participao dos cidados na poltica comunitria, no intuito de aproximar os europeus das suas instituies. Embora mais consensual, o novo tratado foi recusado pela Irlanda. O ESPAO ECONMICO DA SIA-PACFICO Nos anos 50, a sia vivia ainda das suas atividades tradicionais. Nos anos 90, tinha-se tornado um plo de desenvolvimento intenso, capaz de concorrer com os Estados Unidos e a Unio Europeia. A economia desta regio desenvolveu-se em trs fases consecutivas: em primeiro lugar emergiu no Japo, depois em conjunto os quatro drages (Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e Taiwan) e finalmente nos pases do Sudeste, Tailndia, Malsia e Indonsia, seguidos pela Repblica Popular da China.

Os quatro drages O sucesso do Japo serviu de incentivo e de modelo primeira gerao de pases industriais do Leste asitico. Tal como o seu vizinho nipnico, estes pases tinham poucos trunfos em que se apoiar: careciam de terra arvel, de recursos mineiros e energticos, bem como de capitais. Enfrentavam ainda, os problemas de sobrepopulao. Em contrapartida, no faltava vontade poltica, determinao e capacidade de trabalho. Tendo como objetivo o crescimento econmico, os governos procuraram atrair capitais estrangeiros, adotaram polticas protecionistas, concederam grandes incentivos exportao e investiram fortemente no ensino. Compensando a escassez de capitais, a industrializao asitica explorou uma mo de obra abundante e disciplinada, capaz de trabalhar longas horas dirias por muito pouco dinheiro. Esta mo de obra esforada e barata permitiu produzir, a preos imbatveis, txteis e produtos de consumo corrente, que inundaram os mercados ocidentais. Com o capital assim arrecadado, desenvolveram-se outros setores como automvel, construo naval e as novas tecnologias. Da concorrncia cooperao Apesar do seu enorme xito, os Novos Pases Industrializados (NPI) da sia confrontavam-se com dois problemas: excessiva dependncia face s economias estrangeiras em termos financeiros, energtico e sobretudo na esfera comercial e a intensa rivalidade que os separava, j que concorriam com os mesmos produtos, nas mesmas zonas. Quando a economia ocidental abrandou, nos anos 70, os pases asiticos foram induzidos a procurar mercados e fornecedores mais prximos da sua rea geogrfica. Voltaram-se ento para os membros da ASEAN7, organizao econmica que aglutinava alguns pases do Sudoeste Asitico. Agarrando a oportunidade, as duas partes deram incio a uma cooperao regional estreita: o Japo, a Coreia do Sul e Taiwan iniciaram a exportao de bens manufaturados e tecnologia para os pases do Sudeste e comearam a investir fortemente na explorao das suas reservas petrolferas. Obtiveram em troca, os produtos primrios que pretendiam. Este intercmbio permitiu a emergncia de uma segunda gerao de pases industriais na sia: Tailndia, Malsia e a Indonsia, sobretudo, desenvolveram a sua

Nascida em 1967 agrupava a Tailndia, Malsia, Indonsia e as Filipinas, cujas economias se encaixavam perfeitamente na do Japo e nas das quatro novas potncias: eram ricos em matrias-primas, nos recursos energticos e nos bens alimentares de que os cinco necessitavam.
7

Histria A 12 Ano 4 de maio

produo, apoiada numa mo de obra ainda mais barata, em virtude do seu maior atraso. A regio comeou, assim, a crescer de forma mais integrada. O Joo e os quatro drages produzem mercadorias de maior qualidade e preo, a ASEAN dedica-se a bens de consumo, de preo e qualidade inferior, destinados, em grande parte aos mercados americano e asitico. O crescimento asitico alterou a balana de economia mundial, mas em contrapartida o crescimento teve custos ecolgicos e sociais: a sia tornou-se a regio mais poluda do Mundo e a sua mo de obra permaneceu, maioritariamente, pobre e explorada.

A questo de Timor Quando em 1949, a Holanda concedeu a independncia Holanda, a pare leste da ilha de Timor no se integrou no novo pases, j que era um territrio administrado pelos Portugueses e que estes no pretendiam descolonizar. Em 1974, a Revoluo dos Cravos agitou tambm Timor-Leste, que se preparou para encarar o futuro sem Portugal. Na ilha, onde ainda no tinham surgido movimentos de libertao, nasceram trs partidos polticos: a UDT (Unio Democrtica Timorense) que defendia a unio com Portugal num quadro de autonomia; a APODETI (Associao Popular Democrtica Timorense) favorvel integrao do territrio na Indonsia; e a FRETILIN (Frente Revolucionria de Timor-Leste Independente) com um programa independentista, ligado aos ideais de esquerda. Em 1975, verificaram-se confrontos entre os trs partidos, cuja violncia Portugal no conseguiu conter. Demasiado absorvido pela descolonizao dos grandes territrios africanos, Portugal decidiu retirar-se de Timor sem reconhecer, formalmente, a legitimidade de um novo governo. A 7 de dezembro de 1975, reagindo contra a tomada de poder pela FRETILIN, o lder indonsio Suharto ordena, em nome da sua cruzada anticomunista, a invaso do territrio. Face ao sucedido, Portugal corta, de imediato, relaes diplomticas com a Indonsia e apela s Naes Unidas, que condenam a ocupao de Timor-Leste por parte de Portugal e continuam a considerar Timor-Leste como um territrio no autnomo, sob o domnio portugus. Os factos, porm, contrariavam estas decises: os indonsios, que impuseram o seu poder atravs do terror e da barbrie, anexaram formalmente Timor-Leste em 1976. Apesar de consumada, a anexao de Timor permaneceu ilegtima luz do direito internacional e do entendimento da maioria dos seus habitantes. Refugiados nas montanhas, os guerrilheiros da FRETILIN encabearam a resistncia contra o invasor, que se viu obrigado a aumentar sucessivamente o contingente militar estacionado no territrio. Numa das muitas aes de represso sobre os timorenses, a 12 de novembro de 1991 em Dli, as tropas ocupantes abrem fogo sobre uma multido desarmada, que homenageava, no cemitrio de Santa Cruz, um independentista assassinado. O massacre fez cerca de trs centenas de mortes e centenas de feridos. No ano seguinte, a priso do lder de Resistncia, Xanana Gusmo, amplamente noticiada. Com a ajuda dos meios de comunicao social, Timor mobiliza a opinio pblica mundial e, em 1996, a causa ganha ainda mais fora com a atribuio do Prmio Nobel da Paz ao bispo de Dli, Dr. Ximenes Belo, e ao representante da Resistncia timorense, Ramos Horta. No fim da dcada, pressionada pelo mundo em geral e pelos seus parceiros da ASEAN em particular, a Indonsia aceita, finalmente, que o povo timorense decida o seu destino atravs de um referendo, marcado para o dia 30 de agosto de 1999. Entretanto, encapotadamente, d o seu apoio organizao de milcias armadas que iniciam aes de violncia e de intimidao no territrio.

10

Histria A 12 Ano 4 de maio

O referendo, supervisionado por uma misso das Naes Unidas, a UNAMET, deu uma inequvoca vitria independncia, mas desencadeou uma escalada de terror por parte das milcias pr-indonsias. A UNAMET foi obrigada a evacuar os seus elementos e o povo timorense viu-se merc da destruio, torturas, assassinatos e deportaes efetuadas pelas milcias, com a cumplicidade das autoridades indonsias. A 20 de maio de 2002, numa cerimnia solene que contou com as presenas de Portugal, Indonsia, EUA e a ONU, entre outras, nasce oficialmente a Repblica Democrtica de Timor-Leste. Pouco depois, Timor torna-se o 191 membro das Naes Unidas. A independncia no trouxe, porm, a paz e a prosperidade desejadas, havendo em 2006 uma crise poltico-militar e com uma onda de violncia aparentemente incontrolvel. MODERNIZAO E ABERTURA DA CHINA ECONOMIADE MERCADO O fracasso econmico do maosmo obrigou a China a repensar o seu modelo de desenvolvimento. Aps a morte de Mao, em 1976, o xito das novas economias asiticas induziu os dirigentes chineses a abolirem a antiga poltica coletivista, virada para a autarcia, em prol da modernizao do pas. A China integrou-se nos sistemas

A era Deng A misso de mudar a face da China foi assumida por Deng Xiaoping, um comunista da velha guarda que Mao afastara durante a Revoluo Cultural. Seguindo uma poltica pragmtica, simultaneamente arrojada e cautelosa, Deng dividiu a China em duas reas geogrficas distintas: o interior, essencialmente rural, permaneceria resguardado da influncia externa; o literal abrir-se-ia ao capital estrangeiro, integrando-se plenamente no mercado internacional. No entanto, a China camponesa no acompanhar o surto de desenvolvimento do pas. O sistema agrrio foi, no entanto, profundamente reestruturado: em cerca de quatro anos as terras foram descolectivizadas e entregues (em regime de arrendamento a longo prazo) aos camponeses, que puderam comercializar os excedentes, num mercado livre. Face a estas medidas, a produo agrcola chinesa cresceu 50 %. Quanto indstria, sofreu uma modificao radical: a prioridade indstria pesada foi abandonada em favor dos produtos de consumo e a autarcia em favor da exportao. A estratgia de desenvolvimento do setor assentou no sistema de Porta Aberta, atravs da qual passaria a tecnologia e o capital estrangeiros. Em 1980 as cidades de Shenzhen, Zuhai, Shantou e Xiamen foram consideradas Zonas Econmicas Especiais, dotadas de uma legislao ultraliberal, favorvel aos negcios. As empresas de todo o Mundo foram convidadas a estabelecer-se nestas reas, que atravs de contratos de parceria com as empresas locais, quer pela simples abertura de filiais. Em 1983, foram oficializados 188 contratos de parceria equitativa com multinacionais estrangeiras da rea da construo, turismo, txteis e explorao de petrleo. No ano seguinte, o Governo acrescentou aos quatro parasos fiscais a ilha de Hainan e abriu 14 novas cidades ao investimento externo. Em 1978, a China celebrou, finalmente, o tratado de paz com o Japo, pondo fim inamizade da Segunda Guerra Mundial e, no ano seguinte, reatou as relaes diplomticas com Washington, interrompidas desde a proclamao da Repblica Popular. O pas integrou-se nos circuitos econmicos mundiais: em 1980, aderiu ao FMI e Banco Mundial e em 1986 candidatou-se ao GATT. Com mais de um milho de habitantes, a competitividade do pas alicera-se numa massa inesgotvel de trabalhadores mal pagos e sem regalias sociais, que flui nos campos. Neste pas socialista, as desigualdades entre o litoral e o interior e entre os ricos e os pobres cresceram exponencialmente. O poder comunista mantm-se nas rdeas
11

Histria A 12 Ano 4 de maio

do poder, como partido nico e em 1986, grandes mobilizaes em favor da liberalizao poltica foram reprimidas. A integrao de Hong Kong e Macau A aproximao da China ao Ocidente favoreceu as negociaes para a integrao dos dois enclaves que se encontravam, ainda, em mos europeias: Hong Kong sob a administrao britnica e Macau sob administrao Portuguesa (1557). Depois de vrios anos de negociaes, os Ingleses acordaram, em 1984, a transferncia da soberania de Hong Kong para a China, a partir de 1 de julho de 1997. O acordo institua uma Regio Administrativa Especial, com um elevado grau de autonomia por um perodo de 50 anos aps a transferncia dos poderes. Garantiu-se o funcionamento democrtico das instituies polticas do territrio, que inclusive, conservou uma moeda prpria, totalmente conversvel. Poucos anos depois (1987), celebrou-se um acordo semelhante entre Portugal e a China, com vista integrao de Macau, que ficou marcada para o dia 20 de dezembro de 1999. A transferncia da soberania de Macau foi mais serena, dado tratar-se de um territrio mais pequeno e menos desenvolvido e por estar provado o cumprimento genrico, por parte da China, do acordo estabelecido com os Ingleses.

12

You might also like