You are on page 1of 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Componente de Fsica
2.1.3 Microfone e altifalante
O microfone um dispositivo que, quando inserido num circuito elctrico fechado, permite transformar vibraes mecnicas, resultantes de ondas de presso sonoras sobre uma membrana elstica, em corrente elctrica alternada. O altifalante, por sua vez, inserido num circuito elctrico fechado, transforma corrente elctrica alternada em vibraes mecnicas reconstruindo o sinal sonoro. Adiante ser explicado o mecanismo de funcionamento destes dois dispositivos.

2.1.3.1 Campo elctrico e linhas de campo elctrico Uma carga elctrica em repouso gera sua volta um campo elctrico, o qual detectado quando se colocar num ponto do espao, a uma dada distncia, outra carga, dita de prova, e esta ltima ficar sujeita aco de uma fora elctrica, atractiva ou repulsiva, dependendo do sinal de ambas as cargas. O campo elctrico , pois, revelado atravs das foras que actuam sobre as cargas elctricas. Se, num mesmo ponto de um campo elctrico, colocssemos, sucessivamente, cargas elctricas de valor diferente e medssemos as respectivas foras, chegaramos concluso que a fora que o campo exerce sobre uma carga directamente proporcional a esta.

O quociente da fora que actua sobre a carga colocada num dado ponto do campo por esta carga, para qualquer ponto do campo, no depende da carga e pode ser considerado como caracterstica do campo, tal que: r r Fe E= q A esta caracterstica chamamos vector campo elctrico ou simplesmente campo elctrico. A unidade SI o newton por coulomb, N / C , ou N C 1 .

O vector campo elctrico em qualquer ponto do campo encontra-se orientado segundo o segmento que une esse ponto com a carga:

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 1 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Radial e centrfugo se q0 f 0

Radial e centrpeto se q0 p 0

Para pontos igualmente distanciados da carga geradora do campo, o vector campo elctrico, que directamente proporcional ao mdulo desta carga, tem a mesma intensidade; esta diminui medida que a distncia aumenta, sendo inversamente
r 1 proporcional ao quadrado da distncia, i.e., E 2 . r

Se um corpo se encontrar sujeito aco de um sistema de foras a fora resultante r r r r igual soma das foras, tal que Fr = F1 + F2 + ...Fn , conforme sabemos.

O campo elctrico actua sobre as cargas elctricas com uma determinada fora. Ento, vrios campos, associados a vrias cargas geradoras, e em repouso, que no exeram nenhuma influncia uns sobre os outros, num ponto do espao, distanciado de todas estas cargas, tm uma influncia resultante daquela que cada um teria individualmente, pois so directamente proporcionais s foras que exerceriam sobre uma carga de prova que fosse colocada nessa ponto.

Assim, num dado ponto do espao, diferentes cargas, q1 , q2 ,, qn , associadas a r r r campos elctricos, E1 , E2 ,, En , criam um campo elctrico resultante nesse ponto igual a: r r r r E = E1 + E2 + ... + En

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 2 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Podemos visualizar o campo elctrico atravs das suas linhas de campo. Estas no tm existncia real, como pensava Faraday, mas apenas ajudam a representar duma forma mais clara a distribuio do campo no espao e no so mais reais que os meridianos e os paralelos do globo terrestre. Estas linhas representam a unio de todos os pontos de tangencia do vector campo elctrico.

Todavia podemos fazer com que se tornem visveis. Colocando p de licopdio, smola de trigo, ou cristais de quinino num lquido viscoso, como leo de rcino, e mergulhando neste elctrodos a diferente potencial, nas proximidades iro formar-se cadeias ao longo das linhas de campo, como resultado da electrizao das partculas. Assim:

Linhas de campo de uma esfera com carga positiva ( se a esfera estivesse carregada negativamente s era alterado o sentido das linhas )

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 3 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Linhas de campo de duas esferas com cargas de diferentes sinais

Linhas de campo de duas esferas com cargas do mesmo sinal ( se as esferas estivessem carregadas positivamente s era alterado o sentido das linhas )

Linhas de campo para um campo elctrico uniforme, i.e., constante, entre as placas paralelas

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 4 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

O campo elctrico cujo vector igual em todos os pontos do espao, diz-se uniforme.

Numa regio limitada do espao, o campo elctrico pode ser considerado quase uniforme, se a variao do vector campo elctrico, no interior desta regio, for insignificante. As linhas de campo elctrico no so linhas fechadas: comeam nas cargas positivas e terminam nas cargas negativas, mesmo que estas estejam colocadas algures no infinito! So linhas contnuas e que no se intersectam, sendo a densidade destas linhas maior onde o campo elctrico seja mais intenso.

2.1.3.2 Campo magntico e linhas de campo magntico

No espao que rodeia as cargas elctricas em repouso cria-se um campo elctrico. No espao que rodeia as correntes elctricas, cargas elctricas em movimento, cria-se um campo magntico. Um campo magntico pode tambm ser criado por manes.

Como constatar a presena de um campo magntico?

Aproximando um imane de limalha de ferro, separada por um plano de papel ou vidro, esta espalha-se formando um espectro, como representa a figura seguinte.

Se colocarmos nas proximidades de uma agulha magntica, que se orienta de acordo com a componente horizontal do campo magntico terrestre, um fio condutor e se o fizermos atravessar por corrente elctrica, constatamos um desvio na orientao da agulha magntica, o que nos leva a concluir da existncia de outro campo magntico.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 5 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Para alm do campo magntico ser gerado pela aco da corrente elctrica, tambm este manifesta a sua aco, atravs de uma fora, fora magntica, sobre a corrente elctrica. Um campo magntico, por sua vez, tambm pode induzir corrente elctrica num circuito. Se colocarmos em movimento de vaivm um imane no interior de uma bobina, um ampermetro colocado no circuito detecta a passagem de corrente elctrica, a qual alterna de sentido.

O campo magntico, semelhana do campo elctrico, caracteriza-se por uma grandeza vectorial: o vector induo magntica, vector campo magntico, ou simplesmente
campo magntico.

Observando a disposio espacial da limalha de ferro, na presena de um campo magntico de um imane, somos levados a concluir que cada limalha que se encontra sob a aco deste campo magnetizase e comporta-se como uma pequena agulha.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 6 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Recorrendo a agulhas magnticas, em vez da limalha, a disposio espacial destas seria idntica e formar-se-ia o mesmo padro. A orientao das agulhas daria a orientao do vector induo magntica. Nestas, a ponta colorida representa o plo norte magntico da agulha e a extremidade oposta o plo sul magntico. Colocando a agulha entre as barras magnetizadas de um imane em U, verifica-se que a agulha se orienta de forma a que o seu plo norte magntico aponte para o plo sul magntico do imane.

J nas proximidades de um fio condutor rectilneo atravessado por corrente elctrica


estacionria, i.e., de intensidade constante, pequenas agulhas magnticas suspensas de

fios orientam-se espacialmente formando crculos concntricos, no ponto em que o fio intersecta o plano das agulhas, com o sentido indicado. Invertendo o sentido da corrente, as agulhas invertem o sentido da sua orientao. O modo como as agulhas se dispem mostra a direco e o sentido do vector induo r magntica, B . A unidade SI desta grandeza o tesla, T .

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 7 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

s linhas cujas tangentes tm o mesmo sentido que o vector induo magntica, em cada ponto do espao, chamamos linhas de campo magntico.

semelhana das linhas de campo elctrico, as linhas de campo magntico, ou linhas de induo magntica, traam-se de modo a que a sua densidade seja tanto maior quanto mais intenso for o campo. Voltando a pegar em algo j atrs referido, a passagem de corrente elctrica por um condutor gera, em volta deste, um campo magntico. Dependendo da forma do condutor teremos linhas de campo diferentes. Dependendo do sentido da corrente elctrica que atravessa o condutor teremos diferente orientao das linhas de campo e, consequentemente, do vector induo magntica. As figuras seguintes representam o espectro magntico obtido com limalha de ferro e o esquema indicativo da orientao das linhas de campo:

Linhas de campo magntico de um condutor rectilneo que atravessa perpendicularmente um plano horizontal.

As linhas so circulares, concntricas, e o sentido o da mo direita que se fecha,

indicando o polegar o sentido da corrente elctrica que atravessa o condutor rectilneo.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 8 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Linhas de campo magntico nas proximidades e interior de uma espira circular. A linha que atravessa o centro da espira pode ser considerada, num curto espao, como rectilnea. Aqui o sentido da mo direita que se fecha o sentido da corrente que atravessa a espira e o polegar d informao sobre a orientao das linhas de campo.

Linhas de campo magntico nas proximidades e interior de um solenide. Se o comprimento do solenide, conjunto de espiras circulares ligadas entre si, for muito superior ao seu dimetro, o campo no seu interior pode ser considerado uniforme ( as linhas de campo so paralelas e a sua densidade a mesma em qualquer regio no seu interior ). Tambm aqui o sentido da mo direita que se fecha coincide com o sentido da corrente elctrica que atravessa o solenide e o polegar d a orientao das linhas de campo. Solenide em corte transversal

As linhas de campo magntico so linhas fechadas, no tm princpio nem fim, e convencionou-se que o seu sentido seria o do plo norte magntico para o plo sul magntico, qualquer que seja o formato destas linhas que, semelhana das linhas de campo elctrico, tambm no so reais, representando apenas pontos de tangencia do vector induo magntica. Um campo com linhas de campo fechadas um campo rotacional. O campo magntico um campo rotacional.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 9 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

2.1.3.3 Fluxo magntico atravs de uma e de vrias espiras condutoras r O vector induo magntica, B , tangente em todos os pontos s linhas de campo magntico, caracteriza o campo magntico em cada ponto do espao.

Pode ser introduzida uma grandeza, funo da intensidade da induo magntica, i.e., r funo de B , no s num ponto, mas em todos os pontos da superfcie limitada por um circuito plano e fechado, uma espira condutora. Analisemos a espira condutora, conforme representa a figura seguinte, de rea de r r superfcie S , imerso num campo magntico uniforme, ou seja, B = k , e em que a r normal n ao plano do condutor forma o ngulo com o sentido do vector induo r magntica B .

Toma a designao de fluxo magntico, , o fluxo que passa atravs da superfcie S e r cuja intensidade igual ao produto da intensidade do vector induo magntica, B ,
r pela rea S e pelo co-seno do ngulo formado pelo vector B e o vector normal r superfcie n . Assim: r = B S cos

A componente do vector induo magntica segundo a direco da normal ao r r plano da espira condutora permite escrever Bn = B cos .

r Deste modo o fluxo magntico pode tambm ser calculado como = Bn S .

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 10 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Em concluso, o fluxo magntico pode ser interpretado como a grandeza proporcional


ao nmero de linhas de induo magntica, i.e., linhas de campo magntico, que atravessam a superfcie de rea S .

Quanto maior for o nmero de linhas de campo magntico que passam atravs da rea da superfcie plana delimitada pela espira, maior a induo magntica no interior da espira e maior a corrente elctrica induzida.

r Se analisarmos a expresso = B S cos , em que , como j foi referido, o ngulo


r r formado entre si pelos vectores B e n (um vector normal superfcie plana delimitada

pela espira, com um sentido atribudo), podemos constatar que: r = 0 , cos = +1 = B S , i.e., o fluxo magntico positivo e assume o seu valor mximo (situao em que a superfcie delimitada pela espira condutora perpendicular s linhas de campo magntico, tendo o vector induo magntica a mesma direco e sentido que o vector normal);

= 90 ou = 270 , cos = 0 = 0 , i.e., o fluxo magntico nulo


(situao em que a superfcie delimitada pela espira condutora tem a orientao das linhas de campo magntico, no existindo, por isso mesmo, nenhuma linha de campo que atravesse a espira condutora); r = 180 , cos = 1 = B S , i.e., o fluxo magntico negativo e assume o seu valor mnimo (situao em que a superfcie delimitada pela espira condutora perpendicular s linhas de campo magntico, tendo o vector induo magntica a mesma direco, mas sentido oposto ao do vector normal).

Nota: Se a superfcie no for plana e a induo magntica no for constante, a

superfcie delimitada pelo circuito tem de ser obrigatoriamente decomposta em r r elementos de superfcie, admitidos planos, para os quais B = k . O fluxo magntico que atravessa um elemento de superfcie calculado como r = B S cos e o fluxo magntico total calculado como o somatrio de todos os fluxos magnticos elementares.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 11 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Se tivermos vrias espiras condutoras iguais dispostas, com a mesma orientao, num campo magntico uniforme, o fluxo magntico total calculado como a soma dos fluxos magnticos que atravessam cada uma das espiras, tal que: r = B S cos = N em que N o nmero de espiras. A unidade SI de induo magntica o tesla (T ) , de rea o metro quadrado (m 2 ) e de fluxo magntico o weber (Wb ) .

2.1.3.4 Induo electromagntica

O campo elctrico criado por cargas elctricas e o campo magntico por cargas elctricas em movimento, ou seja, pela corrente elctrica. Existe uma interligao estreita entre os campos elctrico e magntico: O campo magntico varivel, em funo do tempo, cria um campo elctrico, pois induz uma corrente elctrica; O campo elctrico varivel, em funo do tempo, gera um campo magntico.

Michael Faraday descobriu o fenmeno que se tornou o fundamento da estrutura dos geradores de todas as centrais elctricas, as quais transformam energia mecnica em energia elctrica, com a produo de corrente elctrica alternada. Todas as outras fontes, produtoras de corrente elctrica contnua, contribuem insignificantemente para o total de energia produzida. Faraday pensou do seguinte modo: se a corrente elctrica era capaz de magnetizar um pedao de ferro (electromane), no poderia um imane dar origem a uma corrente elctrica? A questo mais difcil de compreender residia no facto de apenas um imane mvel ou um campo magntico varivel, em ordem ao tempo, poderem ser fontes de corrente elctrica numa bobina. Um imane em repouso no interior de uma bobina no consegue induzir nela corrente elctrica.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 12 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

A corrente induzida num circuito fechado quando varia o nmero de linhas de


induo magntica, linhas de campo, que atravessam a rea limitada pelo circuito. Quanto mais rapidamente variar o nmero de linhas de induo magntica, tanto maior ser a corrente de induo gerada. indiferente a causa que provoca a

variao do nmero de linhas de induo magntica:

Variao da intensidade da corrente numa bobina vizinha

Colocao de duas bobinas no mesmo ncleo de ferro, uma ligada a uma pilha electroqumica, outra ligada a um ampermetro.

Estabelecendo, e de seguida interrompendo o primeiro circuito, o ampermetro acusa a passagem de corrente elctrica no segundo circuito.

Montagem experimental do esquema supra indicado

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 13 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Movimento de um imane potente no interior de uma bobina

Montagem experimental

Quando um imane possui um movimento de vaivm no interior de uma bobina, o ampermetro a ela ligado indica a passagem de corrente elctrica, a qual alterna o sentido ao longo do tempo consoante o sentido do movimento do imane.

Assim, a induo electromagntica consiste na produo de corrente elctrica num circuito fechado, quando nele ocorre uma variao do fluxo magntico que atravessa a superfcie definida pelos condutores. A corrente produzida por induo electromagntica diz-se corrente de induo ou
corrente induzida, o circuito elctrico que percorrido pela corrente diz-se circuito induzido e o campo magntico responsvel pela induo campo indutor.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 14 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Fora electromotriz induzida num circuito

A figura seguinte ilustra um condutor mvel rectilneo colocado sobre um condutor fixo em forma de U tal que, em contacto, fecha o circuito, sendo considerado uma espira rectangular condutora com um lado mvel.

Este circuito est inserido numa zona do espao em que existe um campo magntico r uniforme, caracterizado pelo vector induo magntica B , o qual induz no condutor uma corrente de intensidade I , com o sentido atribudo pela regra da mo direita, devido ao movimento do condutor rectilneo. Este condutor mvel rectilneo desloca-se sobre o condutor fixo com velocidade
constante, i.e., em movimento rectilneo uniforme, no sentido indicado, induzindo

ento uma corrente no circuito. Quando um fio condutor, percorrido por uma corrente elctrica estacionria, est colocado num campo magntico uniforme fica sujeito aco de uma fora magntica. Se o fio condutor em causa for rectilneo, de comprimento l , e percorrido por uma
I , quando imerso num campo magntico uniforme r caracterizado pelo vector induo magntica B , a fora magntica a que fica sujeito

corrente de intensidade

dada pela Lei de Laplace, tal que as caractersticas desta fora so:

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 15 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

r r Direco perpendicular ao plano definido por I l e B

Sentido dado pela regra da mo direita, a seguir ilustrada

r r r r Intensidade - Fm = I l B sen , sendo o ngulo formado por I l e B

r r Como aqui o ngulo formado por I l e B de 90 , temos: r r Fm = I l B

Colocando a mo direita de modo correcto, de acordo com o ilustrado, conclumos

porque que o condutor mvel estar sujeito a uma fora magntica como a representada na figura seguinte.

Todavia, se o condutor mvel est animado de movimento rectilneo uniforme em sentido contrrio ao da fora magntica, tal implica que tenha que estar a ser exercida sobre ele uma fora externa, com sentido oposto ao da fora magntica, e igual intensidade, em que a resultante das foras exercidas sobre o condutor nula, ou seja:

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 16 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

r r r r r r r r r Fm + Fext = 0 Fm = Fext Fm = Fext Fext = I l B

Ento, o condutor rectilneo mvel sofre um deslocamento escalar x , quando o condutor passa da posio 1 para a posio 2, como mostra a figura seguinte

em que esta fora exterior, que constante, realiza trabalho, o qual mede a quantidade de energia recebida pelo sistema, que aqui o circuito, transformando energia mecnica em energia elctrica. Deste modo:
r r r r r r r r W ( Fext ) = Fext r W ( Fext ) = Fext r cos 0 W ( Fext ) = Fext x
1 2 1 2 1 2

r r Como Fext = I l B , temos que:


r r W ( Fext ) = I l B x
1 2

Ora, como l x = A , i.e., a rea da superfcie varrida pelo condutor mvel rectilneo, temos:
r r W ( Fext ) = I B A
1 2

O fluxo magntico foi apresentado como o produto da intensidade da induo magntica pela rea plana delimitada por uma espira, tal que: r = B S cos

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 17 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

r sendo o ngulo referenciado como aquele entre os vectores induo magntica, B , e r normal ao plano da espira, n .

r r Se o ngulo em causa for nulo, temos = B S = B A

Ento, qualquer variao na rea delimitada pela espira traduz-se, para um campo magntico uniforme, numa variao de fluxo magntico, tal que: r r = B S = B A

Logo, o trabalho realizado pela fora exterior sobre o condutor mvel rectilneo ser:

r W ( Fext ) = I
1 2

Mas o que a intensidade da corrente elctrica?

A intensidade da corrente elctrica dada como a quantidade de carga que atravessa a seco recta de um condutor filiforme e homogneo por unidade de tempo, tal que:

I=

q t

Ento, o trabalho realizado pela fora exterior sobre o condutor mvel rectilneo poder ser apresentado como:
r q W ( Fext ) = t 1 2

Da expresso anterior conclumos que:


r W ( Fext )
1 2

Ao quociente

chamamos fora electromotriz (f.e.m.), a qual representa a energia t

transformada e utilizada para realizar trabalho por unidade de carga, pelo que a

fora electromotriz de um gerador representa a energia que este consegue disponibilizar.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 18 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

r W ( Fext ) , ou seja, = , expresso que traduz a Lei de Faraday, a qual Assim, = t q

enuncia que:
A fora electromotriz induzida num circuito, atravessado por um fluxo magntico varivel, directamente proporcional variao do fluxo magntico e inversamente proporcional ao intervalo de tempo durante o qual ocorre essa variao.

Assim, a fora electromotriz induzida numericamente igual variao do fluxo magntico por unidade de tempo. Todavia, na expresso =
tem de se incorporar o sinal pois o sentido da corrente t

induzida tal que se ope variao de fluxo magntico. Isto , a corrente induzida na espira cria ela prpria um campo magntico que se ope variao do fluxo magntico do inicialmente existente. Por isso:

A unidade SI da f.e.m. o volt (V ) .

Caso a variao de fluxo magntico no seja uniforme, a fora electromotriz induzida no constante e procede-se ao clculo da fora electromotriz instantnea, considerando uma variao de fluxo num intervalo de tempo muito pequeno, tendendo para zero, no qual esta variao de fluxo possa ser considerada constante, tal que:

= lim

t 0

Funcionamento de um microfone e de um altifalante

Um microfone constitudo por um imane fixo, uma espira mvel e uma membrana oscilante. Uma onda sonora bate na membrana oscilante e pe-a a vibrar, o que faz com que a espira mvel seja aproximada e afastada do imane fixo, i.e., leva a que a espira tenha um movimento de vaivm relativo ao imane, o que faz com que ocorra uma variao de fluxo magntico na espira.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 19 de 20

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Esta variao de fluxo magntico cria uma fora electromotriz induzida com valores proporcionais aos valores dos deslocamentos da espira. Quanto maiores forem os deslocamentos da espira, maior vai ser o mdulo da fora electromotriz induzida. Assim, um microfone, inserido num circuito, transforma ondas mecnicas sonoras em corrente elctrica alternada. Um altifalante constitudo por um imane fixo, uma bobina e uma membrana oscilante. A corrente elctrica alternada que produzida no microfone, fruto da fora electromotriz induzida, atravessa a bobina e esta, um solenide, passa a ter um movimento de vaivm relativamente ao imane fixo, provocando a oscilao da membrana. Assim, o altifalante, inserido num circuito, transforma a corrente elctrica alternada em ondas mecnicas sonoras, sendo a frequncia da corrente alternada igual frequncia das ondas sonora. Entre o microfone e o altifalante colocado um amplificador.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 20 de 20

You might also like