You are on page 1of 4

DECADNCIA E PRESCRIO TRIBUTRIA

Para propiciar estabilidade aos negcios jurdicos o nosso ordenamento prev os institutos da decadncia e da prescrio, que se justificam para que as relaes jurdicas no se faam eternas. Assim, perece o direito com a inrcia do titular em conjunto com o transcurso de determinado prazo. Os institutos da Decadncia e da Prescrio se assemelham pelo no exerccio do titular do direito por certo lapso de tempo, isto , eles tm a INRCIA e o TEMPO como fatores operantes comuns. Ambos tm tambm, idntico efeito: extinguem o crdito tributrio. Em contrapartida se distinguem, entre outros fatores, pelo fato de a prescrio admitir a interrupo e a suspenso (art. 174, pargrafo nico do Cdigo Tributrio Nacional) enquanto que a decadncia (art. 173, do Cdigo Tributrio Nacional) no admite esta possibilidade. A inrcia a tendncia do titular de um direito manter-se parado, ou seja, mesmo sabendo da existncia do direito permanecer sem executar qualquer ao na sua busca. O lanamento tributrio um evento significativo que separa, de forma ntida, os prazos decadenciais e prescricionais (leia sobre o tema, no prximo boletim). Assim, antes que ocorra o lanamento tributrio, s podemos cogitar a decadncia, depois de realizado o lanamento, pensaremos no prazo de prescrio. Antes de nos aprofundarmos no tema decadncia e prescrio, vamos detalhar um pouco mais as modalidades de lanamento tributrio: 1. Lanamento de ofcio - art. 149, CTN; 2. Lanamento por declarao - art. 147, CTN; e 3. Lanamento por homologao - art. 150, CTN. Essas modalidades podem ser distinguidas de acordo com a colaborao do sujeito passivo, com vistas celebrao do ato. Na hiptese de lanamento de ofcio, a participao seria inexistente, uma vez que todas as providncias preparatrias so feitas pela a Administrao. O lanamento de ofcio feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaborao do sujeito passivo, devendo, para tanto, ser efetuado com base nas informaes constantes nos registros da administrao, estando previsto no art. 149 do CTN, abaixo transcrito:
Art. 149. O lanamento efetuado e revisto de ofcio pela autoridade administrativa nos seguintes casos: I - quando a lei assim o determine; II - quando a declarao no seja prestada, por quem de direito, no prazo e na forma da legislao tributria; III - quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao nos termos do inciso anterior, deixe de atender, no prazo e na forma da legislao tributria, a pedido

de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prest-lo ou no o preste satisfatoriamente, a juzo daquela autoridade; IV - quando se comprove falsidade, erro ou omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao tributria como sendo de declarao obrigatria; V - quando se comprove omisso ou inexatido, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exerccio da atividade a que se refere o artigo seguinte; VI - quando se comprove ao ou omisso do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado, que d lugar aplicao de penalidade pecuniria; VII - quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefcio daquele, agiu com dolo, fraude ou simulao; VIII - quando deva ser apreciado fato no conhecido ou no provado por ocasio do lanamento anterior; IX - quando se comprove que, no lanamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omisso, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade especial. Pargrafo nico. A reviso do lanamento s pode ser iniciada enquanto no extinto o direito da Fazenda Pblica.

Este artigo elenca o rol taxativo dos casos em que poder valer-se o fisco do lanamento de ofcio, bem como da sua reviso, desde que no esteja extinto o direito da Fazenda Pblica em constituir o crdito tributrio. Em regra os tributos sujeitos ao lanamento de ofcio encontram-se definidos em lei (inciso I do artigo retro), porm, a inobservncia das regras inerentes s demais modalidades de lanamento ensejar o lanamento de ofcio por parte da administrao. Um exemplo clssico o IPTU e o IPVA que se enquadram nessa categoria de lanamento. Na hiptese de lanamento por declarao, colaboram ambas as partes, visando os resultados finais do lanamento. O lanamento por declarao encontra-se previsto no art. 147 do Cdigo Tributrio Nacional.
Art. 147. O lanamento efetuado com base na declarao do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislao tributria, presta autoridade administrativa informaes sobre matria de fato, indispensveis sua efetivao. 1 A retificao da declarao por iniciativa do prprio declarante, quando vise a reduzir ou a excluir tributo, s admissvel mediante comprovao do erro em que se funde, e antes de notificado o lanamento. 2 Os erros contidos na declarao e apurveis pelo seu exame sero retificados de ofcio pela autoridade administrativa a que competir a reviso daquela.

Pela leitura do caput do artigo supracitado nota-se que esta modalidade de lanamento levar em considerao a declarao efetuada pelo sujeito passivo da obrigao tributria, a qual dever conter os fatos jurdicos tributrios. Esta declarao destina-se a registrar os dados fticos que, de acordo com a lei do tributo, sejam relevantes para a consecuo, pela autoridade administrativa do ato de lanamento. Se o declarante indicar fatos verdadeiros, e no omitir fatos que deva declarar, a autoridade administrativa ter todos os elementos necessrios efetivao do lanamento. A retificao, disposta no 1 do artigo 147 do CTN, dever ocorrer at a notificao do sujeito, caso contrrio, a reviso dar-se- por meios prprios (defesas e/ou recursos), haja 2

vista a inexistncia de efeito preclusivo absoluto a este pargrafo. Ou seja, se o sujeito passivo prestou algumas informaes errneas, a qualquer tempo pode retific-las. Porm, se a retificao visa reduzir ou excluir tributo ela s admissvel mediante comprovao de erro em que se fundamente, e antes de notificado o lanamento. Isso porque, se a autoridade administrativa j notificou o sujeito passivo, a partir da cabe a este apresentar defesa administrativa com os recursos cabveis ou ento ir diretamente ao Judicirio, se a tanto o caso aconselhar. No tocante ao 2 do mesmo artigo 147, do CTN cumpre esclarecer que os erros, porventura encontrados, devero ser constatados e retificados de ofcio pela administrao, independente da parte favorecida com a retificao. E, no lanamento por homologao, quase todo o trabalho cometido ao contribuinte, limitando-se o fisco a homologar os atos por ele praticados. O lanamento por homologao o que sustenta as maiores divergncias entre a doutrina e jurisprudncia, haja vista que caber ao contribuinte (sujeito passivo) apurar os dados necessrios constituio do crdito tributrio, tendo o dever de antecipar o pagamento do tributo, sem o prvio exame da autoridade administrativa, nos termos do art. 150, do CTN.
Art. 150. O lanamento por homologao, que ocorre quanto aos tributos cuja legislao atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prvio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.

Parte da doutrina costuma, inclusive, denominar o lanamento por homologao como autolanamento, ou seja, a subsuno do comportamento humano norma tributria material feita pelo prprio sujeito passivo. Ocorre que, o Direito Positivo Brasileiro no admite a existncia do chamado autolanamento, tendo, inclusive, consagrado no art. 142 do CTN que o lanamento ato privativo da autoridade administrativa, assegurando, com isto, um maior controle sobre os administrados, uma vez que nesta modalidade de lanamento cabe ao sujeito passivo da obrigao tributrio a apurao do montante devido. Nas modalidades de lanamento por declarao e por homologao, o contribuinte dever apurar o crdito tributrio, sujeitando-o ao posterior controle da Administrao Pblica, em virtude do carter privativo da atividade de lanamento, sendo que estas se distinguem, basicamente, pelo momento em que se torna devido o crdito tributrio. No lanamento por homologao o contribuinte dever antecipar o pagamento, independentemente do exame prvio da administrao. Diferentemente, no lanamento por declarao o pagamento ocorrer posteriormente ao exame levado a cabo pela Administrao, que dever apurar o dbito e, por conseguinte, notificar o sujeito passivo. Conclui-se, portanto, que o contribuinte, no lanamento por homologao, estar em mora a partir do vencimento do tributo, enquanto que, no lanamento por declarao, o contribuinte s poder ser considerado em mora depois de transcorrido o prazo estipulado na notificao emitida pela autoridade administrativa. 3

Agora, visto o tema lanamento tributrio, voltamos ao estudo da decadncia e da prescrio tributria onde podemos afirmar que a decadncia tributria s ocorre se no for efetuado o lanamento tempestivamente, ou seja, dentro do prazo de 05 (cinco) anos. Efetuado o lanamento dentro do prazo legal, no falamos mais em decadncia. Temos ainda que salientar a existncia de farta jurisprudncia no STJ no sentido de cumulao dos prazos (art. 173, I e art. 150 4, CTN), no lanamento por homologao, contando-se o primeiro prazo a partir do fato gerador e depois, os prximos cinco anos, a partir do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado; apesar de j existir tambm julgados que demonstram a mudana de posio de posio do prprio STJ, sobre o tema. Frisa-se ainda que, apesar de existir posicionamentos doutrinrios contrrios, est garantida a restituio de impostos pagos a maior ou indevidamente, j atingidos pela decadncia. Com relao prescrio tributria, esta ocorre quando o Estado deixa de promover a cobrana do crdito, tambm no prazo de 05 (cinco) anos, contados da constituio definitiva do crdito tributrio. A constituio definitiva do crdito tributrio vai depender do comportamento do contribuinte, pois, se aps o lanamento do dbito, aquele no impugn-lo, o prazo encerrar aps os 05 (cinco) anos previstos, porm, se o contribuinte utilizar-se do prazo de 30 (trinta) dias previsto no art. 15 do Decreto 70.235/72 para protocolar a impugnao administrativa, a constituio do dbito dar-se- a partir da intimao do lanamento, isto , no 31 dia aps a notificao de lanamento. Importante tambm ressaltar que entre o lanamento tributrio efetuado e contestado (impugnado) e at que ocorra a deciso final do contencioso administrativo, independentemente do perodo transcorrido, no h qualquer modalidade de extino de crdito tributrio pelo decurso de prazo, nem decadncia, nem prescrio. Isso porque, com o lanamento e notificao ao sujeito passivo, cessa a inrcia do Fisco, no se falando mais em decadncia e o prazo de prescrio apenas tem seu incio com a constituio definitiva do crdito tributrio, isto , com o trnsito em julgado administrativo.

You might also like