You are on page 1of 3

Raoul Hausmann

Raoul Hausmann (Viena, 12 de Julho de 1886 - Limoges, 1 de Fevereiro de 1971) foi um artista plstico, poeta e romancista austraco. Com o pseudnimo Der Dadasophe exerceu um destacado papel como dadasta, participando dos grupos de Zurique e posteriormente de Berlim. Foi crtico s instituies da Alemanha durante os anos transcorridos entre as duas guerras mundiais.

Notcia biogrfica
Tendo ido viver com seus pais em Berlim com quatorze anos de idade, foi de seu pai que teve os primeiros ensinamentos sobre pintura. Jovem ainda, interessou-se pelo Expressionismo, tendo participado da revista Der Sturm. Afastando-se da pintura, interessou-se por filosofia e literatura, publicando artigos e poemas em revistas culturais. A partir de 1913 publicou trabalhos na revista expressionista Die Aktion. Sendo um seguidor fervoroso do expressionismo, at ento, aproximase do Dadasmo em 1917. Em 1918, ano em que se publicou o primeiro Manifesto Dadasta, foi um dos fundadores do Clube Dad de Berlim, participando dos primeiros saraus Dada na Alemanha. Nesta poca, Hausmann desenvolveu um processo de fotomontagem e imprimiu os seus primeiros poemas de cartaz, ou poemas-pster e produziu seus primeiros poemas fonticos. Em 1919, tornou-se o editor do jornal Der Dada. Em 1919, ainda, escreveu Protesto contra a concepo de vida weimariana. Tendo terminado o movimento Dada no incio dos anos de 1920, em 1926 Raoul Hausmann comeou a escrever o seu romance Hyle. Paralelamente, ele conduziu anlises eletroacsticas e ticas com o Optofone, um dispositivo patenteado em Londres em 1935, que era destinado a produzir ondas sonoras a partir de imagens correspondentes, com a inteno de criar, a partir destes sons, aquilo que chamaria de poemas tico-fonticos ou opto-fonticos. A partir de 1930, comea a trabalhar sistematicamente com fotografia, tendo migrado para Ibiza na mesma dcada em funo da perseguio pelo Nazismo, estando as obras de Hausmann e dos dadastas entre as consideradas arte degenerada por Hitler. Abandonando a Espanha, em funo da entrada das tropas alems que apoiavam o general Francisco Franco, vivendo como um artista banido, Hausmann esteve sempre emigrado at 1944. Da Espanha ele foi para Zurique e para Praga, em seguida. Aps isto, foi para Paris, onde se instalou definitivamente na rua Peyrat-leChteau a Limoges, vivendo no isolamento, at a sua morte em 1971.

A arte
Mais popular pelo seu trabalho plstico, Raoul Hausmann criou colagens experimentais, fotomontagens, esculturas, pinturas, poesia sonora. Amigo de Hugo Ball e Kurt Schwitters, j em 1918, recitou publicamente um poema cujo tema era a palavra inventada e sem significao fmsbwtzu, provavelmente um poema fontico. Em 1919 imprime O fonema kp erioUM, poema claramente fontico. Ambos poemas eram chamados Poema-pster. Hausmann desejava fazer um poema de aspectos sonoros visualizveis em um impresso, atravs de recursos tipogrficos, tendo criado o poema chamado de tico-fontico. Sua obra mais conhecida Der Geist Unserer Zeit - Mechanischer Kopf (A cabea mecnica: o espirito de nosso tempo) (1920), uma espcie de escultura, feita a partir de uma cabea de manequim, na qual o artista acoplou aparelhos de medio, uma mquina de escrever e uma carteira de couro de crocodilo.

Fernando Jos dos Santos Henriques/ Desenho Grfico

You might also like