You are on page 1of 100

RECURSOS HDRICOS

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL


2012 - 2015

RECURSOS HDRICOS

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL


2012-2015
Junho de 2012

IV

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

PREFCIO

H uma tnue linha que separa o mar da terra: a costa. A nossa, com uma dimenso aproximada de 980 km e com cerca de 350 praias comea em Vila Real de Santo Antnio e termina em Caminha, ligando-nos indissociavelmente ao nosso passado. Faz parte do nosso presente e depende de ns como se ligar ao nosso futuro. O Plano de Ao de Proteo e Valorizao do Litoral 2012-2015 uma reviso do Plano de Ao do Litoral 2007-2013, atualizando-o sob vrias perspectivas. Constitui-se como o instrumento determinante para uma poltica integrada e coordenada para o Litoral, favorecendo a proteo ambiental e a valorizao paisagstica das zonas costeiras, enquadrando a sustentabilidade e a qualificao das atividades econmicas. Um novo modelo de governana e uma capacidade de execuo elevada so os seus alicerces. A nossa costa relativamente linear, mas muito diversa morfologicamente. Essa riqueza onde se alternam extensos areais, com enormes arribas, com costa baixa mas rochosa, e com inmeras reentrncias das quais se destacam os esturios, as rias e as lagunas do-lhe uma diversidade e beleza mpares. Esta diversidade confere tambm costa portuguesa a necessidade de uma gesto que seja objecto de uma ateno muito cuidada. Este Plano potenciando a interao entre o planeamento e a gesto e uma maior eficcia de atuao ser crucial para que os portugueses continuem a sua longa relao com a costa de modo sustentado. As trs reas prioritrias de ao deste plano so a defesa costeira e zonas de risco; estudos, gesto e monitorizao; e planos de interveno e projetos de requalificao as quais do conta das linhas mestras que vo contribuir para um litoral essencialmente melhor compreendido, melhor defendido e onde a grande prioridade so as aes que promovem a defesa de pessoas e de bens. H uma tnue linha que separa um bom plano dum mau plano: a sua exequibilidade. Foi nisso que apostmos.

Assuno Cristas
Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

VI

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

NOTA INTRODUTRIA

O litoral representa uma importante faixa do territrio portugus, cuja preservao importa promover, no s devido aos valores naturais e paisagsticos que nele encerra, como tambm devido ao facto de nele se concentrar trs quartos da populao portuguesa e de contribuir para 85 por centro do Produto Interno Bruto nacional. neste contexto que surge o Plano de Ao de Proteo e Valorizao do Litoral (PAPVL) 2012-2015, que resulta de um intenso processo de anlise e reviso do Plano de Ao para o Litoral 2007-2013, baseado em critrios tcnico-cientficos e ambientais. O presente plano no se esgota, porm, no balano efetuado sobre as intervenes j executadas, antes porm procede a uma atualizao das situaes de risco, priorizando-as atendendo aos valores em causa - com particular enfoque na salvaguarda de pessoas e bens. Procura ainda imprimir uma necessria dinmica renovada, designadamente atravs de uma ferramenta de monitorizao e de avaliao contnua, de forma a que possamos alcanar uma maior taxa de execuo relativamente ao passado. O PAPVL 2012-2015 concretiza-se, finalmente, no seio de uma estratgia integrada de qualificao, valorizao e proteo das zonas costeiras, a qual visa dotar num futuro prximo o litoral portugus de padres de qualidade ambiental, paisagstica e segurana ajustados sua fruio, de forma equilibrada e sustentada. Nesta viso de futuro que queremos para o litoral, e cientes dos desafios colocados pelas alteraes climticas, destacamos a importncia de contribuirmos para evoluo do conhecimento existente, mediante o estudo dos processos e dinmicas costeiras. Este plano preconiza uma viso modernista na medida em que pretende integrar a temtica das alteraes climticas e os riscos associados, atravs de estudo das dinmicas costeiras e da modelizao matemtica dos factores de risco com cartografia atualizada LiDAR, as intervenes no litoral e a sua articulao com os instrumentos de gesto territorial, nomeadamente a nova gerao de planos de costa. Ultrapassada esta importante fase de planeamento, tempo de passar ao.

Pedro Afonso de Paulo


Secretrio de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Territrio

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

VII

VIII

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

NDICE
01 APRESENTAO 03 1. INTRODUO
07 2. CONSIDERAES GERAIS 09 3. TIPOLOGIAS DE INTERVENO 13 4. GESTO DOS RISCOS COSTEIROS 19 5. CRITRIOS DE REAVALIAO E PRIORIZAO DAS INTERVENES 23 6. SNTESE DOS INVESTIMENTOS 31 7. MONITORIZAO E AVALIAO DO PLANO 33 8. QUADROS DAS AES DO PAPVL 2012-2015 35 47 53 67 8.1. Defesa Costeira e Zonas de Risco 8.2. Estudos, Gesto e Monitorizao 8.3. Planos de Interveno e Projetos de Requalificao 8.4. Aes Polis
PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015 IX

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

APRESENTAO

O Plano de Ao de Proteo e Valorizao do Litoral 2012-2015 constitui um instrumento de extrema importncia para o pas, dado nortear e concretizar toda uma poltica e viso estratgica ao nvel das intervenes a desenvolver no litoral portugus no horizonte temporal definido. O documento agora desenvolvido consiste na reviso do Plano de Ao 2007-2013 e consubstancia uma aposta na sustentabilidade e racionalidade das opes de interveno face aos recursos financeiros disponveis, atribuindo prioridade mxima s aes destinadas salvaguarda do risco para pessoas e bens. O Plano de Ao 2007-2013 no teve at data o desenvolvimento que urgia por motivos e constrangimentos de ordem diversa, tendo-se traduzido numa baixa taxa de execuo fsica e financeira face aos objetivos inicialmente consagrados. O Plano agora revisto pretende dar novo impulso s principais aes nele contidas, de forma a garantir a plena concretizao da estratgia e dos objetivos prosseguidos, com vista a dotar o litoral portugus de um conjunto de intervenes ambientalmente equilibradas e devidamente ajustadas resoluo dos problemas de forma a permitir uma utilizao racional, sustentvel e segura da orla costeira nacional. No sentido de serem atingidos os objetivos do presente plano colocou-se uma grande enfase na sua governana, tendo sido criada uma Comisso de Acompanhamento. Aspetos como o acompanhamento e monitorizao bem como a avaliao das componentes fsicas e financeiras do plano sero realizadas de forma peridica e participada. O MAMAOT atribui a maior importncia prossecuo das aes previstas no PAPVL 2012-2015, as quais devero ser implementadas numa perspetiva de sustentabilidade e racionalidade das opes, num panorama de conteno financeira e em que a prioridade das intervenes assentar necessariamente na salvaguarda do risco para pessoas e bens.

Nuno Lacasta
Presidente do Conselho Diretivo da APA, I.P.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Praia do Rei do Cortio, bidos


2

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

1. INTRODUO

As zonas costeiras assumem uma importncia estratgica em termos ambientais, econmicos, sociais, culturais e recreativos, concentrando cerca de 3/4 da populao e contribuindo com 85% do PIB. A atratividade intrnseca do litoral e consequente aumento da procura para diferentes usos e ocupaes, justifica plenamente o desenvolvimento de medidas especficas que fomentem o aproveitamento das suas potencialidades, designadamente atravs de um conjunto de aes de valorizao dos seus recursos scio-econmicos, a par da proteo dos ecossistemas e valores naturais dos ambientes litorais, contribuindo, de uma forma geral, para a melhoria da qualidade de vida das populaes. As aes constantes no Plano de Ao de Proteo e Valorizao do Litoral 2012-2015, consistem num conjunto de intervenes consideradas prioritrias, maioritariamente previstas nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) em vigor, obedecendo a uma estratgia de qualificao, valorizao e proteo das zonas costeiras, com vista a dotar a orla costeira de condies de fruio pblica assentes em padres de qualidade ambiental e paisagstica, e assegurar a salvaguarda de pessoas e bens face aos riscos inerentes dinmica desta faixa costeira. O Plano de Ao para o Litoral 2007-2013 foi aprovado por Despacho do Senhor Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional de 9 de Outubro de 2007, constituindo-se como um plano plurianual de intervenes a realizar no litoral com base na identificao de aes prioritrias de mbito nacional e outras medidas de interveno de mbito regional com metas e responsabilidades. Este Plano identificava as aes prioritrias a levar a efeito, no esgotando por isso todas as intervenes a desenvolver no litoral previstas nos Programas de Execuo dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira em vigor. O Plano de Ao para o Litoral 2007-2013 foi revisto na ntegra, sendo agora designado por Plano de Ao de Proteo e Valorizao do Litoral (PAPVL) 2012-2015. De forma a uniformizar a abordagem que identifique as caractersticas das diversas aes, foram consideradas tipologias prioritrias de interveno tipificadas, a saber:

- Defesa Costeira e Zonas de Risco - Estudos, Gesto e Monitorizao - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

A reviso do Plano contemplou a incluso de uma srie de intervenes no previstas anteriormente, mas consideradas hoje de carcter urgente, dada a evoluo entretanto ocorrida em determinados troos costeiros e consequente gerao de situaes de conflito de uso, bem como a racionalizao e otimizao do processo de seleo das prioridades de interveno, tendo por base as aes destinadas salvaguarda de pessoas e bens localizados nas zonas de risco. As aes elencadas encontram-se organizadas em funo do respetivo POOC em vigor, sendo que este conjunto dos nove instrumentos de gesto territorial est a ser reequacionado, numa abordagem de elaborao/reviso, convergindo num nico instrumento de gesto territorial para cada troo costeiro sob gesto de cada um dos departamentos regionais da Agncia Portuguesa do Ambiente, I.P., (ARH norte, ARH centro, ARH tejo, ARH alentejo, ARH algarve) . Entende-se assim levar a cabo uma abordagem integrada de ordenamento e gesto do territrio da orla costeira. Decorreram j cerca de 14 anos sobre a data de publicao do POOC mais antigo (troo de costa Cidadela-Forte de S. Julio da Barra) e cerca de seis anos sobre a data de publicao do mais recente (troo de costa Sintra-Sado). Urge por isso hoje estabelecer modelos de planeamento e ordenamento mais dinmicos e flexveis, transparentes e participados, suportados em ferramentas de apoio deciso e numa gesto partilhada, a construir mediante parcerias e modelos de organizao em rede. No presente PAPVL 2012-2015 identificam-se os POOC que iro inciar ao processo de reviso e quais os custos associados. A gesto do PAPVL 2012-2015 suportada numa ferramenta de gesto de projetos, desenvolvida para o efeito, a qual permitir o acompanhamento da execuo fsica e financeira de cada ao do plano. Sero ainda identificados um conjunto de indicadores para acompanhamento e monitorizao da execuo do plano, bem como previstos mecanismos de avaliao da eficcia das medidas implementadas. Paralelamente implementao deste plano sero desenvolvidos estudos de dinmica costeira que consideraro, para alm da situao atual, os impactos das alteraes climticas e respetivas medidas de adaptao. Tais estudos so sobremaneira importantes para apoiar a adoo de medidas de mdio e longo prazo.

Praia da Zambujeira do Mar, Odemira

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Arco litoral Sado-Sines, Grndola

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

2. CONSIDERAES GERAIS

O litoral portugus enfrenta atualmente, numa extenso considervel, uma ameaa significativa decorrente dos fenmenos de eroso costeira, galgamento/inundao, instabilidade das arribas e movimentos de massa de vertente. Cerca de 1/4 da sua extenso mostra tendncia para eroso ou eroso confirmada, independentemente de se tratar costa baixa ou alcantilada, rochosa ou arenosa (Andrade et al, 2006). A perda de territrio e propriedade e a destruio ou danificao das infraestruturas existentes (de proteo costeira ou edifcios) em determinados pontos da orla costeira, bem como a ocorrncia irregular e descontnua de movimentos de massa nas arribas em praias com uso balnear, tm contribudo para o aumento das situaes de risco para as pessoas e bens instalados nestas reas, por vezes com implicaes graves no que se refere sua segurana. A gesto dos riscos inerentes evoluo do litoral ser uma questo de ainda maior importncia num futuro cada vez mais prximo devido aos impactos das alteraes climticas, designadamente a subida do nvel mdio do mar e a modificao do regime de agitao martima, da sobre-elevao meteorolgica e da precipitao. Neste cenrio, segundo os dados constantes do Projeto SIAM II - Alteraes Climticas em Portugal. Cenrios, Impactos e Medidas de Adaptao (2006), so expectveis alteraes no balano sedimentar que se podem traduzir no estabelecimento ou variao da intensidade da eroso e na modificao da frequncia e intensidade das inundaes costeiras. Os impactos dessas alteraes ao nvel econmico, social e ambiental sero variveis e iro depender fortemente das caractersticas geolgicas, morfolgicas e padres de ocupao existentes na faixa costeira nacional. Os aspetos supra-referidos justificam a prossecuo, e eventual reformulao e/ou reforo, das aes de interveno desenvolvidas no passado, de forma a garantir uma poltica de proteo e valorizao do recurso litoral que se revele adequada e eficaz na resoluo dos problemas j identificados, ambientalmente equilibrada e devidamente ajustada aos recursos financeiros disponveis.

Andrade, C., Pires, H. O., Silva, P., Taborda, R., & Freitas, M. C. (2006) Zonas Costeiras. In: Santos, F. D. e Miranda, P. (Eds). Alteraes Climticas em Portugal. Cenrios, Impactos e Medidas de Adaptao. Projecto SIAM II, Gradiva, pp. 169-208.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Cabo da Roca, Sintra

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

3. TIPOLOGIAS DE INTERVENO

Tendo por base as prioridades definidas nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira atualmente em vigor e a dimenso nacional da gesto costeira, fundamental estabelecer um conjunto de critrios para a definio das intervenes de diferentes mbitos que, a nvel nacional, devero ser consideradas como prioritrias. Considerouse que as prioridades de interveno devero ter por base critrios de ordem tcnica, consubstanciados no conhecimento tcnico-cientfico adquirido decorrente de estudos especficos do litoral (desenvolvidos nas Universidades e nos organismos do MAMAOT com competncias no litoral), e ainda atendendo aos resultados disponveis no mbito de programas de monitorizao do litoral promovidos de forma pontual em alguns troos costeiros. Ao referido dever somar-se o conhecimento prtico da realidade decorrente da vasta experincia detida, nos servios e organismos com competncias especficas no litoral, ao nvel da avaliao, comportamento e grau de sucesso das aes j efetuadas, permitindo assim melhorar e otimizar futuras intervenes que vierem a ser desenvolvidas. Foram ainda tidas em considerao na elaborao do PAPVL determinadas medidas de mbito especfico definidas na Estratgia de Gesto Integrada da Zona Costeira Nacional , publicada atravs da Resoluo do Conselho de Ministros n. 82/2009, de 8 de setembro, nomeadamente as relacionadas com situaes de risco para pessoas e bens e respetivas medidas de salvaguarda.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

3.1. Aes de interveno prioritria


Atendendo ao enquadramento dado pelos documentos tcnicos considerados, aos resultados e conhecimento resultante de programas de monitorizao localizados, j desenvolvidos ou em curso, e s aes definidas nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira em vigor, so consideradas como prioritrias, por ordem decrescente, as seguintes tipologias de interveno: Defesa Costeira e Zonas de Risco sempre que sejam detetados riscos passveis de porem em causa a segurana de pessoas e bens localizados na faixa costeira; Estudos, Gesto e Monitorizao de forma a suportar e fundamentar tecnicamente as aes e intervenes previstas e garantir a sua adequabilidade face aos processos e mecanismos evolutivos presentes na faixa costeira; Planos de Interveno e Projetos de Requalificao intervenes de requalificao e valorizao da orla costeira previstas em Plano de Ordenamento da Orla Costeira, designadamente planos de praia e aes enquadradas em Unidades Operativas de Planeamento e Gesto, e ainda outras integradas nas operaes Polis. A definio de prioridades implica que sejam definidos sub-critrios que permitam, no mbito das intervenes prioritrias, racionalizar e otimizar o processo de seleo, e que concorram para concretizao plena dos objetivos consagrados. Desta forma, para as aes de interveno devem ser considerados os seguintes sub-critrios, por ordem decrescente em termos de prioridade:

Defesa costeira e zonas de risco


1. Intervenes destinadas a garantir a segurana de pessoas e bens (proteo de patrimnio construdo e/ou natural de importncia relevante), com vista eliminao, reduo ou controlo do risco; 2. Intervenes de manuteno/reabilitao de obras de defesa/proteo costeira;

Estudos, Gesto e Monitorizao


1. Monitorizao da evoluo dos sistemas costeiros. Avaliao e mapeamento da exposio das principais unidades do litoral inundao e eroso em diferentes cenrios de foramento climtico com quantificao de parmetros fsicos territoriais (superfcie afetada/perdida, cotas mximas de inundao), quantificao de impactos diretos (econmicos e sociais) e identificao de locais de risco requerendo ateno/interveno prioritria; 2. Avaliao de cenrios de atuao em determinados troos costeiros (abandono/recuo versus proteo), suportados por anlises de custo-benefcio; 3. Inventariao, cartografia e avaliao dos recursos e reservas sedimentares (areias) na plataforma continental dado o carter estratgico que assumem ao nvel da proteo e valorizao das zonas costeiras (e.g. alimentaes artificiais); 4. Outros estudos tcnicos de interesse nacional, regional ou local de suporte tomada de deciso.

10

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Planos de Interveno e Projetos de Requalificao


1. Planos abrangendo zonas de risco, designadamente onde se verifique eroso/recuo da linha de costa ou fenmenos de instabilidade de arribas; 2. Requalificao de reas urbanas degradadas em Domnio Hdrico associadas utilizao de praias ou a atividades produtivas; 3. Requalificao de reas naturais degradadas.

Foz do Ancora, Caminha

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

11

Guia, Cascais

12

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

4.GESTODOSRISCOSCOSTEIROS

Na anlise do risco deve ser contemplada o produto de trs fatores de risco: Risco = Vulnerabilidade X Exposio X Perigosidade em que: vulnerabilidade - exprime a suscetibilidade de determinada zona do litoral ser afetada pelo evento; exposio - representa o conjunto de pessoas e bens expostos a um perigo natural; no presente caso, traduz o nmero de pessoas e bens potencialmente afetados pelo efeito do fenmeno; perigosidade - o produto da intensidade do fenmeno pela sua probabilidade de ocorrncia. expectvel que os fenmenos erosivos e a frequncia e intensidade de inundaes costeiras aumentem no futuro devido aos impactos das alteraes climticas, em particular no troos de maior vulnerabilidade (e.g. arribas talhadas em materiais brandos, restingas/barreiras e zonas hmidas associadas, e sistemas praia/duna deficitrios em areia). No ser possvel prevenir a ocorrncia da totalidade das situaes de risco, podendo no entanto ser desenvolvidas aes que permitam gerir e controlar esses riscos, de forma a reduzir os seus impactos sobre as pessoas e bens localizados na faixa costeira. Existem uma srie de aproximaes possveis para gerir o risco, as quais podem ser consideradas individualmente ou combinadas, e que envolvem geralmente a remoo ou isolamento da fonte geradora de risco, a interrupo da ligao entre a fonte e o recetor, ou a remoo do recetor. De uma forma genrica, podem ser consideradas quatro aproximaes conceptuais para a gesto do risco: a) Remoo do risco eliminao da possibilidade da situao de risco ocorrer. Pode ser efetivado atravs da remoo/anulao da fonte de perigo ou atravs da remoo dos potenciais vtimas do fenmeno (pessoas e bens); b) Reduo do risco reduzir a probabilidade que o risco ocorra, reduzir as suas consequncias ou a combinao de ambos; c) Desenvolvimento de planos de contingncia em situaes de incerteza no planeamento da estratgia ou de esquemas de atuao (em fenmenos difceis de prever o seu comportamento/evoluo em antecipao), permitindo providenciar diferentes tipos de respostas em funo das ocorrncias futuras; e de monitorizao destinados a despoletar determinadas aes ou respostas de acordo com a estratgia previamente delineada; d) Aceitao do risco em situaes em que o risco pode ser considerado aceitvel porque: (a) pouco provvel que ocorra; (b) o seu impacto baixo; (c) a combinao do impacto e probabilidade aceitavelmente baixa; ou (d) a anlise

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

13

custo/benefcio demonstra que mais vantajoso aceitar o risco (em situaes que os impactos decorrentes do risco so simples, bem compreendidos e localizados). A estratgia para a gesto do risco no litoral e respetivas aproximaes devem ser ajustadas convenientemente ao contexto geolgico e morfolgico da faixa costeira portuguesa e ao padro de ocupao e usos nela existente. A opo por uma ou outra aproximao deve assentar no conhecimento tcnico disponvel, decorrente de estudos tcnicos prvios e da experincia acumulada, dos resultados das aes de monitorizao j desenvolvidas e em curso em alguns troos costeiros, e ainda, crescentemente, em anlises de custo/benefcio.

Azenhas do Mar, Sintra

14

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

4.1 Gesto do risco (mitigao e controlo) em litoral de arriba


Em litoral de arriba devem ser consideradas globalmente as quatro aproximaes conceptuais de gesto do risco j definidas e respetivos critrios de escolha. Na faixa costeira portuguesa, a evoluo das arribas litorais processa-se fundamentalmente atravs da ocorrncia de movimentos de massa de vertente de diferentes tipos e dimenses. Estes eventos de recuo processam-se de modo no uniforme no tempo e no espao e de formas distintas, caso se tratem de arribas talhadas em materiais resistentes (recuo descontnuo e irregular) ou brandos (recuo linear e paralelo). A ocorrncia de movimentos de massa de vertente fonte geradora de risco considervel para a ocupao existente na base (utentes das praias/uso balnear e infraestruturas de apoio praia) e no topo das arribas (edificaes), resultando por vezes em acidentes com consequncias graves para a vida humana. De forma a salvaguardar a segurana de pessoas e bens localizados nas reas de risco, tem sido efetuado um conjunto de intervenes especficas (com carter mais ou menos artificializador em funo dos objetivos de proteo a atingir e usos presentes) em determinados troos costeiros limitados por arribas (em contextos urbanos e/ou associadas a praias com uso balnear intensivo), com o objetivo de anular, minimizar ou atenuar os fenmenos de instabilidade presentes. O conhecimento entretanto adquirido ao longo dos ltimos anos sobre as intervenes j realizadas, nomeadamente sobre o seu comportamento e grau de sucesso, a par com os resultados disponveis no mbito dos trabalhos de monitorizao sistemtica desenvolvidos em alguns troos de arriba, permitem avaliar com maior objetividade a tipologia das intervenes que se pretendem vir desenvolver, incluindo as j programadas nos Plano de Ordenamento da Orla Costeira em vigor. Neste contexto, dever proceder-se, caso se revele necessrio, aos devidos ajustamentos tcnicos das solues anteriormente propostas com vista otimizao das solues de interveno a considerar, ajustadas s especificidades de cada local, com o objetivo ltimo de promover o uso sustentvel, seguro, ambientalmente compatvel, durvel e economicamente sustentvel da orla costeira com arribas. Em funo do potencial e dos mecanismos de instabilidade identificados em cada caso e consequente diagnstico da situao de risco (avaliado em funo do cenrio e tipo de ocupao presente grau de exposio), previamente efetuado no mbito de projetos especficos e/ou dos resultados de trabalhos de monitorizao, devem ser definidas as respetivas solues de interveno, devidamente ajustadas aos objetivos de proteo (grau de reduo do risco) que se pretendem atingir. Devem, sempre que tcnica e financeiramente se revele adequado, e face aos objetivos/grau de proteo que se pretendem atingir, ser privilegiadas as intervenes de maior aceitabilidade ambiental e menos impactantes do ponto de vista paisagstico, desde que garantidamente cumpram os objetivos de segurana e durabilidade previamente definidos. Sero tambm sempre priviligiadas as aes com melhor relao custo-eficcia.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

15

As intervenes pesadas, de carter excessivamente artificializador, apenas devero ser equacionadas em contextos muito especficos, em que o objetivo principal seja garantir o grau de proteo mxima, i.e., eliminar ou reduzir o risco ao mnimo possvel. So exemplo as zonas de risco associadas a reas urbanas ou fortemente urbanizadas e/ou a determinadas praias urbanas de uso intensivo. O quadro 1 sintetiza o tipo de intervenes a considerar em litoral de arriba, impactos associados e contextos de

aplicao e sintetiza o tipo de intervenes a considerar em litoral de arriba, impactos associados e contextos de O quadro 1 usos. aplicao e usos.

QUADRO 4.1 Tipologia das intervenes a considerar no litoral


Tipo de intervenes Exemplos Genricos Pregagens e beto projetado Muros de suporte/ estruturas de conteno Redes de malha hexagonal de encaminhamento Redes de malha hexagonal pregadas Minimizao (intermdias) Redes tensionadas Barreiras dinmicas Reperfilamento do talude Mantas geossintticas Drenagem superficial Corretivas (ligeiras) Saneamento de blocos Alimentao artificial de praias Informativas (incidncia na componente antrpica) Placas de sinalizao Guardas/vedaes Elevado Elevado Elevado Impacto ambiental e paisagstico Grau de proteo (reduo do risco)

Custo

Contextos de aplicao e usos

Estabilizao (pesadas)

reas urbanas em zonas de risco e/ou praias urbanas de uso intensivo

Reduzido a intermdio Reduzido a intermdio Intermdio Reduzido a intermdio Intermdio a elevado Reduzido a intermdio Reduzido Reduzido

Intermdio Intermdio Elevado Intermdio a elevado Varivel Intermdio Reduzido Intermdio a elevado (efeito localizado e temporrio) Moderado a elevado Reduzido Reduzido a intermdio

Moderado Moderado Moderado a elevado Moderado a elevado Reduzido a moderado Moderado Reduzido Reduzido Moderado a elevado Reduzido Reduzido Todas as praias e arribas Praias urbanas periurbanas seminaturais e naturais Praias urbanas periurbanas e seminaturais

Reduzido Reduzido Reduzido

16

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

4.2. Gesto do risco (mitigao e controlo) em litoral arenoso


Em litoral arenoso, devem ser consideradas globalmente as quatro aproximaes conceptuais de gesto do risco j definida, e respetivos critrios de escolha. Determinados troos costeiros arenosos, limitados por dunas e/ou na dependncia de barreiras/restingas e zonas estuarinas/lagunares, apresentam uma tendncia evolutiva marcada pela eroso, materializada pela perda de rea emersa de territrio (amputamento e recuo dos sistemas dunares frontais, reduo da largura e perda volumtrica da praia emersa), so tambm frequentes os episdios de galgamento e inundao costeira, por vezes com risco elevado para as populaes e bens instalados nestas reas. Em determinados troos costeiros, designados de importncia estratgica por motivos sociais, econmicos, culturais e recreativos, foram sendo construdas uma srie de infraestruturas de defesa costeira, destinadas a fixar a posio da linha de costa e garantir a proteo das pessoas e do patrimnio construdo. Noutros locais, por motivos de ordem vria (dinmica/processos costeiros, sociais, ambientais, recreativos, econmicos), foi determinada a opo de manuteno da linha de costa atravs de solues de alimentao artificial, com resultados e grau de sucesso variveis. O cenrio de alteraes climticas em curso poder contribuir para o agravamento dos problemas existentes em alguns segmentos da faixa costeira nacional, sendo expectveis alteraes no balano sedimentar que se podero traduzir no estabelecimento ou variao da intensidade da eroso e na modificao da frequncia e intensidade das inundaes costeiras. Neste contexto, importa equacionar cenrios de interveno futura, de forma a providenciar respostas adaptativas face aos riscos j identificados e expectveis (atendendo ao cenrio de alteraes climticas em curso), que cumpram os objetivos de proteo e valorizao consagrados. De uma forma global devero ser considerados os seguintes cenrios de atuao: A Nenhuma interveno ativa: a deciso de no investir na criao ou manuteno de defesas costeiras aceitando a evoluo da linha de costa natural (recuo/abandono); B Manter a linha: manter ou aumentar o nvel de proteo providenciado pela linha de costa natural ou defesas atravs de: i) construo ou melhoria das infraestruturas pesadas de proteo/defesa costeira (espores, estruturas aderentes, paredes); ii) execuo e/ou manuteno peridica de operaes de alimentao artificial de praia. C Realinhamento gerido: gesto dos processos costeiros para adaptar ou realinhar a configurao natural da linha de costa, tanto para o mar como para terra, de forma a criar uma futura posio da linha de costa sustentvel e compatvel com as alteraes expectveis num futuro pr-determinado. Os cenrios de atuao considerados apresentam benefcios e desvantagens, custos financeiros, impactos e riscos bastante diferenciados. A opo por qualquer um dos cenrios dever resultar da devida ponderao e avaliao dos valores em presena no segmento costeiro considerado e dos objetivos estratgicos designados para o mesmo, incluindo uma anlise custo/benefcio que pondere os efeitos sociais, econmicos, ambientais, culturais e recreativos inerentes opo selecionada.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

17

Quarteira, Loul

18

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

5. CRITRIOS DE REAVALIAO E PRIORIZAO DAS INTERVENES

No mbito do presente Plano de Ao, foram definidas como prioritrias as aes inseridas na tipologia Defesa Costeira e Zonas de Risco. De forma a facilitar o processo de seleo, foram definidos um conjunto de critrios de suporte hierarquizao e priorizao das intervenes, tendo por base uma anlise do Grau de Risco, sustentada na anlise individual e ponderao de cada uma das suas componentes: Vulnerabilidade (suscetibilidade ao fenmeno) Exposio (Pessoas e bens expostas ao fenmeno) e Perigosidade (Severidade (intensidade do fenmeno) X Probabilidade (frequncia do fenmeno)). A anlise de cada uma das componentes deve atender tipologia dos riscos presentes, caso se trate de litoral de arriba ou litoral arenoso. A anlise do Grau de Risco foi tambm efetuada para a hierarquizao e priorizao de determinadas aes previstas nas intervenes dos tipos Estudos, Gesto e Monitorizao e Planos de Interveno e Projetos de Requalificao, designadamente nos casos em que lhes est associada uma componente de salvaguarda do risco.

5.1. Intervenes em arribas


Em litoral de arriba so analisados os seguintes aspetos para a avaliao global de risco: A - Componente antrpica Usos e tipo de ocupao em risco: reas urbanas ou urbanizveis (ocupao permanente ou temporria) praias Uso balnear ndice de ocupao (elevado, mdio, baixo), permanncia (poca balnear, parcial/todo o ano) apoios de praia (poca balnear, parcial/todo ao ano) reas adjacentes de fruio pblica (paredes, passeios marginais) circulao e permanncia de pessoas (poca balnear, parcial/todo o ano) apoios de praia (poca balnear, parcial/todo ao ano)

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

19

B - Componente geodinmica Avaliao da suscetibilidade ocorrncia de movimentos de massa de vertente (mecanismos e potencial de instabilidade verificados, baseado na anlise das caractersticas geolgicas, geomorfolgicas e geotcnicas da arriba) Intensidade do fenmeno (dimenso e rea afetada pelo fenmeno com base no historial de registos/estudos/ monitorizao existentes) Frequncia local/sectorial do fenmeno em locais com litologia homognea (registo/historial das ocorrncias dos movimentos de massa)

5.2. Intervenes em litoral arenoso


Em litoral arenoso so analisados os seguintes aspetos para a avaliao global de risco: A - Componente antrpica Usos e tipo de ocupao em risco: Pessoas (moradores permanentes ou temporrios existentes nas reas ou espaos urbanos/urbanizados e outras reas de circulao fruio/pblica) Bens patrimnio construdo reas ou espaos urbanos/urbanizados com carcter permanente ou temporrio; patrimnio natural/valores sensveis) obras de proteo/defesa costeira B - Componente geodinmica Avaliao da suscetibilidade e vulnerabilidade eroso/recuo do local e aos fenmenos de galgamento e inundao costeira Intensidade do fenmeno (extenso da rea afetada pelo fenmeno erosivo/recuo e por episdios de galgamento e inundao costeira com base no historial de registos/estudos/monitorizao existentes) Frequncia do fenmeno (frequncia temporal dos fenmeno erosivo/recuo e dos episdios de galgamento e inundao costeira com base no historial de registos/estudos/monitorizao existentes)

20

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

5.3. Gradao do risco e prioridades de interveno


Da anlise efetuada, resulta o efeito e o peso que cada uma das componentes (A Antrpica e B Geodinmica) desempenha na gradao do risco. As prioridades de interveno, em determinadas situaes, so definidas em funo do risco, aplicando-se a seguinte frmula: P = (GxA) 0.5 em que: G classificao da componente geodinmica (1- baixo; 2-mdio; 3-elevado; 4-muito elevado) A classificao da componente antrpica (1- baixo; 2-mdio; 3-elevado; 4-muito elevado) P prioridade de interveno, com valores de 1 a 4, sendo: Baixa - [1-1.5] Mdia - [1.5-2.5] Elevada - [2.5-3.5] Mxima - [3.5-4]

Praia da Vieira, Marinha Grande

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

21

Praia de Paredes de Vitria, Alcobaa

22

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

6. SNTESE DOS INVESTIMENTOS INVESTIMENTOS 6. SNTESE DOS

O PAPVL 2012-2015 contempla o conjunto de aes em curso ou previstas a partir do ano de 2012, tendo-se O PAVPL 2012-2015 contempla o conjunto de aes em curso ou previstas a partir do ano de 2012, tendo-se distinguido as seguintes tipologias de interveno: Defesa Costeira e Zonas de Risco; Estudos, Gesto e Monitorizao O PAVPL 2012-2015 contempla o conjunto de aes Defesa Costeira e Zonas de do ano de 2012, tendo-se distinguido as seguintes tipologias de interveno: em curso ou previstas a partir Risco; Estudos, Gesto e e Planos de Interveno e Projetos de Requalificao. Para cada uma das tipologias de interveno foram definidos distinguido as e seguintes Interveno e Projetos de Requalificao. Paraecada uma das tipologias de interveno Zonas de Risco; Estudos, Gesto e Monitorizao Planos de tipologias de interveno: Defesa Costeira quatro nveis de prioridade, tendo por base o grau de risco em presena e a necessidade de o reduzir, minimizar ou Monitorizao equatro nveis de prioridade, tendo por base o grau de risco em presena e a tipologias de de o reduzir, foram definidos Planos de Interveno e Projetos de Requalificao. Para cada uma das necessidade interveno controlar. foram definidos quatro nveis de prioridade, tendo por base o grau de risco em presena e a necessidade de o reduzir, minimizar ou controlar. minimizar ou controlar. Os quadros e grficos que se apresentam de seguida visam sintetizar as intervenes previstas e as respetivas Os quadros e grficos que se apresentam de seguida visam sintetizar as intervenes previstas e as respetivas prioridades, por regio, bem como os custos associados, de forma a apoiar a tomada de deciso numa perspetiva Os quadros por regio, bemse apresentam de seguida visam sintetizar as tomada de deciso numa as respetivas prioridades, e grficos que como os custos associados, de forma a apoiar a intervenes previstas e perspetiva de de racionalizao dos recursos financeiros disponveis e sustentabilidade das opes. prioridades, por regio, bem financeiros disponveis e sustentabilidade das tomada racionalizao dos recursos como os custos associados, de forma a apoiar aopes. de deciso numa perspetiva de racionalizao dos recursos financeiros disponveis e sustentabilidade das opes. O PAPVL 2012-2015, contempla 303 aes. O seu custo total incluindo as aes previstas nos Programas Polis, O PAVPL 2012-2015, contempla 303 aes. O seu custo total incluindo as aes previstas nos Programas Polis, de de 416.893.541,49 . Destas 153 so de prioridades mxima e elevada (Quadro 6.1). O PAVPL 2012-2015, contempla 303 aes. O seumxima e elevada (Quadro 6.1). 416,893,541.49 . Destas 153 so de prioridades custo total incluindo as aes previstas nos Programas Polis, de 416,893,541.49 . Destas 153 so de prioridades mxima e elevada (Quadro 6.1).
QUADRO 6.1 - Custos Totais do PAVPL 2012-2015 por prioridade de interveno QUADRO 6.1 - Custos Totais do PAVPL 2012-2015 por prioridade de interveno Prioridade N. de Aes Custo Total
Prioridade Mxima Mxima Elevada Elevada Mdia Mdia Baixa Baixa Total Total N. de Aes 55 55 98 98 132 132 18 18 303 303 Custo Total 149.043.143,59 149.043.143,59 116.735.115,65 116.735.115,65 135.312.619,98 135.312.619,98 15.802.662,27 15.802.662,27 416.893.541,49 416.893.541,49 Executado Executado 16.721.215,98 16.721.215,98 1.286.128,89 1.286.128,89 1.497.034,67 1.497.034,67 1.135.019,00 1.135.019,00 20.639.398,54 20.639.398,54 No executado No executado 132.321.927,61 132.321.927,61 115.448.986,76 115.448.986,76 133.815.585,31 133.815.585,31 14.667.643,27 14.667.643,27 396.254.142,95 396.254.142,95

O custo das intervenes do PAVPL 2012-2015, excluindo as aes Polis, estimado em 184.655.140,26 (Quadro O custo das intervenes do PAPVL 2012-2015, excluindo as aes Polis, estimado em 184.655.140,26 (Quadro O custo das intervenes do de 44% 2012-2015, excluindo as aes Polis, estimado em 184.655.140,26 (Quadro 6.2) correspondendo a cerca PAVPL do custo total, apresentado no quadro anterior. 6.2) correspondendo a cerca de 44% do custo total, apresentado no quadro anterior. 6.2) correspondendo a cerca de 44% do custo total, apresentado no quadro anterior.
QUADRO 6.2 - Custos Totais do PAVPL 2012-2015 por prioridade de interveno (exluindo aes polis) QUADRO 6.2 - Custos Totais do PAVPL 2012-2015 por prioridade de interveno (exluindo aes polis) Prioridade N. de Aes Custo Total Executado Prioridade N. de Aes Custo Total Executado Mxima 41.581.869,70 31 8.006.231,96 Mxima 41.581.869,70 31 8.006.231,96 Elevada 81.665.151,46 75 552.084,99
Elevada Mdia Mdia Baixa Baixa Total Total 75 64 64 3 3 173 173 81.665.151,46 61.204.266,10 61.204.266,10 203.853,00 203.853,00 184.655.140,26 184.655.140,26 552.084,99 305.454,86 305.454,86 - - 8.863.771,81 8.863.771,81 No executado No executado 33.575.637,74 33.575.637,74 81.113.066,47 81.113.066,47 60.898.811,25 60.898.811,25 203.853,00 203.853,00 175.791.368,45 175.791.368,45

Nos grficos 6.1 e 6.2 so identificados dados relativos ao nmero e percentagem de aes, excluindo aes Polis, Nosregio e respetivosso identificados dados relativosaes transversais, consideradas de mbito nacional. Polis, por grficos 6.1 e 6.2 custos. Existe um conjuntos de ao nmero e percentagem de aes, excluindo aes por regio e respetivos custos. Existe um conjuntos de aes transversais, consideradas de mbito nacional. PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015 23

Nos grficos 6.1 e 6.2 so identificados dados relativos ao nmero e percentagem de aes, excluindo aes Polis, por regio e respetivos custos. Existe um conjuntos de aes transversais, consideradas de mbito nacional.

GRAFICO 6.1 - Nmero e percentagem de aces por regio (excluindo aes Polis) GRAFICO 6.1 - Nmero e percentagem de aces por regio (excluindo aes Polis)

5 5 2% 2% 77 77 25% 25% 38 38 13% 13% 64 64 21% 21% 56 56 18% 18% Nacional Nacional Norte Norte Centro Centro Tejo Tejo Alentejo Alentejo Algarve Algarve

63 63 21% 21%

GRAFICO 6.2 - Custos e percentagem de custos por regio GRAFICO 6.2 - Custos e percentagem de custos por regio

8,65 M; 8,65 M; 2% 2% 148,47 M; 148,47 M; 36% 36% 87,31 M; 87,31 M; 21% 21% 46,08 M; 46,08 M; 11% 11% 27,29 M; 27,29 M; 6% 6% 99,09 M ; 99,09 M ; 24% 24% Nacional Nacional Norte Norte Centro Centro Tejo Tejo Alentejo Alentejo Algarve Algarve

Os quadros 6.3, 6.4. e 6.5 sintetizam os custos Totais por tipologia ee prioridade de interveno. Os quadros 6.3, 6.4. e 6.5 sintetizam os custos Totais por tipologia e prioridade de interveno. 6.3, 6.4. e 6.5 sintetizam os custos totais por tipologia prioridade de interveno.

QUADRO 6.3 - Custos Totais das aces de Defesa Costeira e Zonas de Risco por prioridade de interveno QUADRO 6.3 - Custos Totais das aces de Defesa Costeira e Zonas de Risco por prioridade de interveno
Prioridade Prioridade Mxima Mxima Elevada Elevada Mdia Mdia Baixa Baixa Total Total N. de Aes N. de Aes 33 33 36 36 26 26 3 3 98 98 Global Global 134.901.743,88 134.901.743,88 54.637.486,24 54.637.486,24 21.371.613,72 21.371.613,72 203.853,00 203.853,00 211.114.696,84 211.114.696,84 Executado Executado 15.946.947,84 15.946.947,84 960.791,39 960.791,39 203.511,32 203.511,32 - - 17.111.250,55 17.111.250,55 No executado No executado 118.954.796,04 118.954.796,04 53.676.694,85 53.676.694,85 21.168.102,41 21.168.102,41 203.853,00 203.853,00 194.003.446,29 194.003.446,29

24

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

QUADRO 6.4 - Custos Totais das aces relativas a Estudos, Gesto e Monitorizao por prioridade de interveno
Prioridade N. de Aes Global Executado No executado 5.995.952,50 7.946.007,96 No executado 1.050.000,00 5.995.952,50 586.254,64 7.946.007,96 15.578.215,10 1.050.000,00 586.254,64 15.578.215,10

11 511.366,00 6.507.318,50 Mxima QUADRO 6.4 - Custos Totais das aces relativas a Estudos, Gesto e Monitorizao por prioridade de interveno 6 - 7.946.007,96 Elevada Prioridade Mdia Mxima Baixa Elevada Total Mdia Baixa Total N. de Aes 3 11 3 6 23 3 3 23 Global 1.050.000,00 6.507.318,50 871.077,00 7.946.007,96 16.374.403,46 1.050.000,00 871.077,00 16.374.403,46 Executado - 511.366,00 284.822,36 - 796.188,36 - 284.822,36 796.188,36

QUADRO 6.5 - Custos Totais das aces relativas a Planos de Interveno e Projetos de Requalificao por prioridade de interveno
Prioridade N. de Aes Global Executado No executado 11 262.902,14 7.371.179,07 7.634.081,21 Mxima QUADRO 6.5 - Custos Totais das aces relativas a Planos de Interveno e Projetos de Requalificao por prioridade de interveno 56 325.337,50 53.826.283,95 54.151.621,45 Elevada Prioridade Mdia Mxima Baixa Elevada Total Mdia Baixa Total N. de Aes 103 11 12 56 182 103 12 182 Global 112.891.006,25 7.634.081,21 14.727.732,27 54.151.621,45 189.404.441,18 112.891.006,25 14.727.732,27 189.404.441,18 Executado 1.293.523,35 262.902,14 850.196,64 325.337,50 2.731.959,63 1.293.523,35 850.196,64 2.731.959,63 No executado 111.597.482,90 7.371.179,07 13.877.535,63 53.826.283,95 186.672.481,55 111.597.482,90 13.877.535,63 186.672.481,55

Os quadros 6.6, 6.7 e 6.8 sintetizam os custos das aes por prioridade de interveno, excluindo as aes Polis.
QUADRO 6.6 - Custos das aces de Defesa Costeira e Zonas de Risco por prioridade de interveno (excluindo aes Polis)
Prioridade N. de Aes Custo Total Executado No executado

21 7.954.091,96 27.070.459,24 35.024.551,20 Mxima QUADRO 6.6 - Custos das aces de Defesa Costeira e Zonas de Risco por prioridade de interveno (excluindo aes Polis) 31 433.670,12 37.195.096,12 37.628.766,24 Elevada Prioridade Mdia Mxima Baixa Elevada Total Mdia Baixa Total N. de Aes 14 21 3 31 69 14 3 69 Custo Total 11.107.127,29 35.024.551,20 203.853,00 37.628.766,24 83.964.297,73 11.107.127,29 203.853,00 83.964.297,73 Executado 90.274,86 7.954.091,96 - 433.670,12 8.478.036,94 90.274,86 - 8.478.036,94 No executado 11.016.852,44 27.070.459,24 203.853,00 37.195.096,12 75.486.260,79 11.016.852,44 203.853,00 75.486.260,79

QUADRO 6.7 - Custos das aces relativas a Estudos, Gesto e Monitorizao por prioridade de interveno (excluindo aes Polis)
Prioridade N. de Aes Custo Total Executado No executado

9 52.140,00 52.140,00 5.757.318,50 Mxima QUADRO 6.7 - Custos das aces relativas a Estudos, Gesto e Monitorizao por prioridade de interveno (excluindo aes Polis) 6 - - 7.946.007,96 Elevada Prioridade Mdia Mxima Baixa Elevada Total Mdia Baixa Total N. de Aes 3 9 0 6 18 3 0 18 14.753.326,46 52.140,00 52.140,00 Custo Total 1.050.000,00 5.757.318,50 7.946.007,96 14.753.326,46 1.050.000,00 Executado - 52.140,00 - 52.140,00 - No executado - 52.140,00 - 52.140,00 -

QUADRO 6.8 - Custos das aces relativas a Planos de Interveno e Projetos de Requalificao por prioridade de interveno (excluindo aes Polis)
Prioridade N. de Aes Custo Total Executado No executado 1 800.000,00 - 800.000,00 Mxima QUADRO 6.8 - Custos das aces relativas a Planos de Interveno e Projetos de Requalificao por prioridade de interveno (excluindo aes Polis) 38 36.090.377,26 118.414,87 35.971.962,39 Elevada Prioridade Mdia Mxima Baixa Elevada Total Mdia N. de Aes 47 1 0 38 86 47 Custo Total 49.047.138,81 800.000,00 - 36.090.377,26 85.937.516,07 49.047.138,81 Executado 215.180,00 - 118.414,87 333.594,87 215.180,00 No executado 48.831.958,81 800.000,00 - 35.971.962,39 85.603.921,20 48.831.958,81
25

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Total

18

14.753.326,46

52.140,00

52.140,00

QUADRO 6.8 - Custos das aces relativas a Planos de Interveno e Projetos de Requalificao por prioridade de interveno (excluindo aes Polis)
Prioridade Mxima Elevada Mdia Baixa Total N. de Aes 1 38 47 0 86 Custo Total 800.000,00 36.090.377,26 49.047.138,81 - 85.937.516,07 Executado - 118.414,87 215.180,00 - 333.594,87 No executado 800.000,00 35.971.962,39 48.831.958,81 - 85.603.921,20

Seguidamente efetuada uma anlise por regio do nmero de aes, e respectiva percentagem por prioridades (Grfico 6.3a, 6.3b, 6.3c, 6.3d, 6.3e, 6.3f) e por tipologia de interveno (Grfico 6.4a, 6.4b, 6.4c).

GRAFICO 6.3a - Nmero e percentagem de aes de mbito nacional por prioridade de interveno

GRAFICO 6.3b - Nmero e percentagem de aes da regio norte por prioridade de interveno

1 20% 4 80%

5 8%
Prioridade Mxima Elevada Mdia Baixa

10 16% 30 48% 18 28%

Prioridade Mxima Elevada Mdia Baixa

GRAFICO 6.3c - Nmero e percentagem de aes da regio centro por prioridade de interveno

GRAFICO 6.3d - Nmero e percentagem de aes da regio tejo por prioridade de interveno

3 5% 15 26% 19 34% 20 35%


Prioridade Mxima Elevada Mdia Baixa

20 32%

11 17%

Prioridade Mxima Elevada Mdia Baixa

32 51%

GRAFICO 6.3e - Nmero e percentagem de aes da regio do alentejo por prioridade de interveno

GRAFICO 6.3f - Nmero e percentagem de aes da regio do algarve por prioridade de interveno

2 5%

3 8% 11 28%
Prioridade Mxima Elevada Baixa

8 10% 43 57%

12 16%

26

Mdia PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

23 59%

13 17%

Prioridade Mxima Elevada Mdia Baixa

GRAFICO 6.3e - Nmero e percentagem de aes da regio do alentejo por prioridade de interveno

GRAFICO 6.3f - Nmero e percentagem de aes da regio do algarve por prioridade de interveno

2 5%

3 8% 11 28%
Prioridade Mxima Elevada Mdia Baixa

8 10% 43 57%

12 16%

23 59%

13 17%

Prioridade Mxima Elevada Mdia Baixa

GRAFICO 6.4a - Nmero, e percentagem, de aes de defesa costeira e zonas de risco por regio

Defesa Costeira e Zonas de Risco Norte 21 21% 10 10% 24 25% 19 19% 24 25% Centro Tejo Alentejo Algarve

GRAFICO 6.4b - Nmero, e percentagem, de aes relativas a estudos, gesto e monitorizao

Estudos, Gesto e Monitorizao Norte 5 22% 5 22% 2 9% 5 22% 4 17% 2 8% Centro Tejo Alentejo Algarve

GRAFICO 6.4c - Nmero, e percentagem, de aes relativas a planos de interveno e projetos de requalificao

Planos de Interveno e Projetos de Requalificao


PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

51

36

Norte

27

GRAFICO 6.4c - Nmero, e percentagem, de aes relativas a planos de interveno e projetos de requalificao

Planos de Interveno e Projetos de Requalificao Norte Centro 35 19% 37 20% Tejo Alentejo Algarve

51 28% 23 13%

36 20%

Costa Nova, Ilhavo

28

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

29

Praia de Vale Furado, Alcobaa

30

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

7. MONITORIZAO E AVALIAO DO PLANO

Com vista monitorizao e avaliao da execuo do PAPVL 2012-2015, criada uma Comisso de Acompanhamento, com pontos focais de cada uma das regies hidrogrficas que tem por misso promover um acompanhamento detalhado das componentes fsicas e financeiras do plano. Ter como instrumento de trabalho uma ferramenta de gesto de projetos, a funcionar em rede de forma colaborativa, e sero adotados um conjunto de indicadores de realizao apoiados em mtricas identificadas para o efeito. A avaliao global da execuo do Plano ser efectuada semestralmente, sendo no entanto de referir que atravs da ferramenta de gesto de projetos, ser possvel acompanhar a execuo do plano de forma contnua ao longo do tempo. Os indicadores a ser utilizados possibilitaro um acompanhamento do que foi executado no mbito do PAPVL, no s de forma global (N. de aes executadas e investimento associado), como tambm por prioridades (% de aes executadas por prioridade - Mxima, Elevada, Mdia, Baixa e % de investimento executado por prioridade - Mxima, Elevada, Mdia, Baixa), e ainda direcionado para o problema que se pretende solucionar (Extenso de faixa costeira dunar intervencionada com vista minimizao do risco de eroso costeira, Extenso de faixa costeira de arribas intervencionada com vista minimizao do risco associado s arribas e N. de praias requalificadas).

Plataforma de Gesto do PAPVL 2012-2015

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

31

32

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

8. QUADROS DAS AES DO PAPVL 2012-2015

Praia de Albufeira, Albufeira

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

33

34

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

8.1 DEFESA COSTEIRA E ZONAS DE RISCO

Trafaria - S. Joo da Caparica, Almada

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

35

36

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Plano de Ao de Proteo e Valorizao do LItoral 2012-2015

CAMINHA VIANA DO CASTELO ESPOSENDE

BRAGA

VILA REAL

BRAGANA

Defesa Costeira e Zonas de Risco Prioridade Mxima Prioridade Elevada Prioridade Mdia Prioridade Baixa

PVOA DE VARZIM VILA DO CONDE MATOSINHOS PORTO VILA NOVA DE GAIA ESPINHO OVAR MURTOSA AVEIRO LHAVO VAGOS MIRA CANTANHEDE

VISEU GUARDA

FIGUEIRA DA FOZ

COIMBRA

POMBAL MARINHA GRANDELEIRIA NAZAR ALCOBAA CALDAS DA RAINHA PENICHEBIDOS LOURINH

CASTELO BRANCO

SANTARM PORTALEGRE

TORRES VEDRAS MAFRA SINTRA CASCAIS LISBOA OEIRAS ALMADA SETBAL SESIMBRA

VORA

APA I ARH
Norte Centro Tejo Alentejo Algarve
ODEMIRA GRNDOLA

SANTIAGO DO CACM SINES

BEJA

CASTRO MARIM SILVES TAVIRA LOUL VILA REAL DE SANTO ANTNIO PORTIMO LAGOS LAGOAALBUFEIRA VILA DO BISPO FAROOLHO

ALJEZUR

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

37

38
Investimento () Candidaturas Executado QREN FPRH PIDDAC 2012 No executado Prioridade Observaes Contrapartida Nacional Valor Global Fundos Comun. (FEDER+FC) Aes Tipo de interveno Obra de defesa / proteo costeira 68.388,00 423.612,00 492.000,00 492.000,00 POVT a submeter Aprovada 120.000,00 Mxima Aprovada - FPRH Obra de defesa / proteo costeira 147.600,00 344.400,00 492.000,00 492.000,00 POVT a submeter A submeter Mxima Obra de defesa / proteo costeira 258.300,00 602.700,00 861.000,00 861.000,00 POVT a submeter A submeter Mxima Obra de defesa / proteo costeira 332.100,00 774.900,00 1.107.000,00 1.107.000,00 POVT a submeter Submetida aguarda aprovao Mxima Intervenes a desenvolver pela ARH Norte, podendo ser complementadas pelo INAG. A lanar em 2012 Obra de defesa / proteo costeira 960.000,00 960.000,00 POR Centro a submeter Mxima Processo erosivo intenso, entre espores, com perda de terreno e destruio de algumas construes do parque de Campismo de Cortegaa. . Obra de defesa / proteo costeira 800.000,00 800.000,00 A submeter A submeter Mxima 400.000,00 400.000,00 POR Centro a submeter Mxima Perda de areal colocando em situao de risco apoios de praia, invases das guas do mar na zona urbana consolidada adjacente Obra de defesa / proteo costeira 100.000,00 300.000,00 400.000,00 400.000,00 A submeter Aprovada 100.000,00 Mxima Forte eroso a sul do promontrio, com diminuio da duna e risco de galgamento perigando infraestruturas Obra de defesa / proteo costeira 1.125.300,00 2.625.700,00 3.751.000,00 3.751.000,00 POVT-120233-FCOES000047 Mxima Obra a lanar em 2012

QUADRO 8.1 - Defesa Costeira e Zonas de Risco

APA | ARH

POOC

Concelho

Entidade Responsvel

Cdigo Ao

Caminha

APA ARH NORTE

P1-1

Obra de Defesa aderente em Moledo Caminha

Viana do Castelo

APA ARH NORTE

P1-2

Reabilitao da estrutura aderente a Norte e Sul do esporo n1 de Castelo de Neiva

Norte

POOC Caminha Espinho

Viana do Castelo

APA ARH NORTE

P1-3

Reabilitao dos espores n1,2,3 a sul do quebra-mar de Castelo de Neiva

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Vila do Conde

APA/ ARH NORTE

P1-4

Defesa aderente da Ponta da Gafa, Mindelo Vila do Conde

POOC Ovar Marinha Grande

Ovar

APA ARH CENTRO / CM OVAR

P1-5

Proteo e estabilizao dunar na Praia da Cortegaa

POOC Ovar Marinha Grande

Ovar

APA

P1-6

Reabilitao de troos das defesas aderentes de Esmoriz, Cortegaa e Furadouro

Centro

POOC Ovar Marinha Grande

Ilhavo

APA

P1-7

Proteo e Recarga de areias na Praia da Alimentao Barra a sul do Molhe artificial de Sul do Porto de praias Aveiro

POOC Ovar Marinha Grande

Leiria

APA ARH CENTRO

P1-8

Reforo de dunas e proteo marginal na Praia do Pedrogo a sul do promontrio e reabilitao de acessos

POOC Ovar Marinha Figueira da Foz Grande

APA

P1-9

Espores e obras aderentes da Cova Gala, Lavos e Leirosa Figueira da Foz

QUADRO 8.1 (Cont.) - Defesa Costeira e Zonas de Risco


Investimento () Candidaturas Executado QREN FPRH PIDDAC 2012 No executado Prioridade Observaes Contrapartida Nacional Valor Global Fundos Comun. (FEDER+FC) Aes Tipo de interveno

APA | ARH

POOC

Concelho

Entidade Responsvel

Cdigo Ao

POOC Ovar Marinha Grande 529.907,62 1.236.451,12 1.766.358,74 30.588,80 1.735.769,94 POVT-120233-FCOES000016

Marinha Grande

APA

P1-10

Estudo / Estabilizao das Projeto / arribas de So Pedro Obra de de Moel Marinha minimizao Grande do risco em arribas

Mxima

Autorizada a adjudicao pela Sr MAOT em 2011.03.18 (prazo de execuo 270 dias) Aguarda despacho de autorizao de despesa do MEF

POOC Alcobaa Mafra 17.712,00 411.600,00 960.400,00 1.431.040,00 59.040,00 1.372.000,00 41.328,00 POVT-120233-FCOES000025

Peniche

APA

P1-11

Estudo / Projeto / Obra de Arriba da Ponta da minimizao Consolao Peniche do risco em arribas

Mxima

Concurso da obra em lanamento Inicio da Obra em 2012 /2013

POOC Alcobaa Mafra 7.591,50 537.817,50 1.818.030,00 25.305,00 1.792.725,00 17.713,50 1.254.907,50

Peniche

APA

P1-12

Arribas envolventes Praia de S. Bernardino Peniche

Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas POVT-120233-FCOES000016

Mxima

Em curso ajuste directo para reformulao do projecto Em preparao o lanamento do concurso para execuo da obra. Prev-se o incio da obra no 2 semestre de 2012.

POOC Alcobaa Mafra 8.530,50 210.110,00 729.545,00 28.435,00 19.904,50 490.777,00

Lourinh

APA

P1-13

Arribas da Praia da Areia Branca Lourinh

Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 701.110,00

POVT-120233-FCOES000016

Mxima

Obra em Adjudicao Adjudicao dependente de parecer do MEF. Inicio da obra em 2012

Tejo 12.119,70 398.550,00 1.368.899,00 28.279,30 929.950,00 40.399,00

POOC Alcobaa Mafra

Mafra

APA

P1-14

Arribas da praia da Calada Mafra

Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas

1.328.500,00

POVT-120233-FCOES000025

Mxima

Concurso para Obra em lanamento. A coordenar com a execuo da ao A-PRC.48 Obra prevista para 2012

POOC Alcobaa Mafra 184.500,00

Mafra

APA/ ARH TEJO

P1-15

Interveno de Obra de minimizao do risco minimizao na arriba (160 m) da do risco em Praia do Sul / Baleia arribas Mafra

184.500,00

POVT a submeter

A submeter

Cabimentado 184.500,00

Mxima

POOC Sintra Sado

Sintra

APA/ ARH TEJO

P1-16

Projecto / Estabilizao da Obra de Arriba Norte (ncleo minimizao urbano) Azenhas do do risco em Mar arribas

3.150.000,00

3.150.000,00

POVT a submeter

Submetida aguarda aprovao Outubro 2011

Mxima

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015


Obra de defesa / proteo costeira 3.686.752,98 8.602.423,62 12.289.176,60

POOC Sintra Sado

Almada

APA

P1-17

Alimentao artificial da praia de S. Joo, Costa da Caparica Almada

7.590.034,16

4.699.142,44

POVT-120233-FCOES000001

Mxima

39

O total do investimento de 16.959.184,10 dos quais 4.670.007,50 no elegiveis da responsabilidade da APL No h verba em OE h necessidade de reforo da candidatura para concluir a obra como previsto. Obra realizada por fases (1 e, 2 concludas, falta realizar a 3) Iniciada em: 2007 Concluso prevista para 2013

40
Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global QREN FPRH PIDDAC 2012 Executado No executado Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Candidaturas Aes Tipo de interveno Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 196.848,00 180.290,00 16.558,00 POVT Aprovada 137.793,70 Aprovada 54.087,00 Mxima Obra de minimizao do risco em arribas 235.153,86 235.153,86 Submetida aguarda aprovao A cabimentar Mxima Estudos / Monitorizao 800.000,00 800.000,00 Submetida ao Cabimentada A submeter PO21 100.000,00 Mxima Estudo / Projeto / Obra de defesa / proteo costeira 537.480,00 1.254.120,00 1.792.000,00 1.792.000,00 POVT-120233-FCOES000015 Mxima 35.024.551,20 7.954.091,96 27.070.459,24 Estudo / Projeto / Obra de defesa / proteo costeira 1.065.408,60 2.485.953,40 3.551.362,00 3.551.362,00 POVT-030133-FCOES000049 Elevada Obra de defesa / proteo costeira 310.000,00 (FPRH) / 110.000,00 (guas de Gaia) 150.000,00 150.000,00 A submeter Aprovado Elevada Obra de defesa / proteo costeira 24.600,00 24.600,00 24.600,00 A submeter Elevada

QUADRO 8.1 (Cont.) - Defesa Costeira e Zonas de Risco


Observaes

APA | ARH

POOC

Concelho

Entidade Responsvel

Cdigo Ao

Alentejo

POOC Sintra Sado

Setbal

APA/ ARH ALENTEJO

P1-18

Arribas da praia do Creiro e Portinho da Arrbida Setbal

Restantes aes transferidas para C-Planos de praia , A-PRC.52 Total Inclui obra de sustentao do sop, reparao da muralha, reforo do sop (2012); Parcialmente executada, componente por executar ser concluda em 2012 1trimestre

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Burgau Vilamoura

Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimo APA/ Lagoa, Silves, ARH ALGARVE Albufeira e Loul

P1-19

Gesto de riscos costeiros

Gesto de riscos costeiros Candidatura submetida ao FPRH. Transferida verba em Dez 2011 e devolvida em Janeiro de 2012. Feito novo pedido em Jan2012

POOC Burgau Vilamoura

Algarve

Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, APA/ Portimo Lagoa, Silves, ARH ALGARVE Albufeira e Loul

P1-20

Acompanhamento tcnico

Acompanhamento tcnico Concepo em curso

POOC Burgau Vilamoura

Lagos

APA

P1-21

Arribas e alimentao artificial da praia D. Ana Lagos

Nova candidatura para obra Alimentao artificial: consignao da obra em 16.11.2009. Suspensa em 30.11.2009 por motivo de erro de projeto. Em curso processo para reinicio da obra, de acordo com o quadro legal Reformulao do projeto em 2012

Total Prioridade Mxima

POOC Caminha Espinho

Esposende Espinho

APA/ ARH DO NORTE

P1-22

Intervenes integradas de proteo e conservao da zona costeira entre Esposende e Espinho

Norte

POOC Caminha Espinho

Vila Nova de Gaia

CM VILA NOVA DE GAIA GUAS DE GAIA ARH DO NORTE

P1-23

Desassoreamento do quebra-mar destacado da Aguda e recarga de areias da Praia da Granja Vila Nova de Gaia

POOC Caminha Espinho

Esposende

APA/ ARH NORTE

P1-24

Estabilizao dunar na praia da Couve Apulia

Obra a realizar com fundos prprios

QUADRO 8.1 (Cont.) - Defesa Costeira e Zonas de Risco


Investimento () Candidaturas Executado QREN FPRH PIDDAC 2012 No executado Prioridade Observaes Contrapartida Nacional Valor Global Fundos Comun. (FEDER+FC) Aes Tipo de interveno

APA | ARH

POOC

Concelho

Entidade Responsvel

Cdigo Ao

Norte A submeter

POOC Caminha Espinho 24.600,00 2.600,00 24.600,00

Esposende

APA/ ARH NORTE

P1-25

Recarga de Areia Praia de Ofir

Obra de defesa / proteo costeira Elevada

Obra a realizar com fundos prprios

POOC Ovar Marinha Grande 180.000,00 720.000,00 900.000,00 900.000,00 POVT-120233-FCOES000039

Ovar

APA/ ARH CENTRO

P1-26

Proteo da marginal na frente martima da Praia do Furadouro - Fase 2 da Construo de uma estrutura longitudinal aderente, incluindo proteo Dunar Obra de defesa / proteo costeira

cabimentao 2012 em 16.02.2012 900.000,00

Elevada

Inicio de procedimento de concurso publico. Forte eroso a sul do promontrio, com diminuio da duna e risco de galgamento perigando infraestruturas

POOC Ovar Marinha Grande 400.000,00 1.600.000,00 2,000,000.00 2.000.000,00

Ovar

APA/ ARH CENTRO / CM DE OVAR

P1-27

Plano de interveno de proteo da Praia da Maceda Obras de defesa Submersa

Estudo / Projeto / Obra de defesa / proteo costeira

A submeter

Elevada

Perda continuada de terrenos de pinhal costeiro

POOC Ovar Marinha Grande 100.000,00 400.000,00 500.000,00

Ovar

APA/ ARH CENTRO / CM DE OVAR

P1-28

Proteo e Requalificao da Praia da Maceda Ovar Obra de defesa / proteo costeira

500.000,00

A submeter

Elevada

Centro

POOC Ovar Marinha Grande 1.000.000,00

Vagos e Mira

APA

P1-29

Reabilitao dos enraizamento dos espores do Areo, Poo da Cruz e Sul de Mira Obra de defesa / proteo costeira

1.000.000,00

POVT a submeter

Elevada

No tem candidatura

POOC Ovar ADMIN. PORTO Marinha Aveiro e Ilhavo AVEIRO Grande

P1-30

Transposio de sedimentos da Barra de Aveiro para a Barra e Costa Nova, conforme AIA/DIA Aveiro e lhavo Estudo / Obra de defesa / proteo costeira

1.750.000,00

1.750.000,00

Elevada

Colocao de dragados da obra de construo do molhe Norte nas praias a Sul, com procedimento de AIA concludo com DIA favorvel condicionada emitida a 16.06.2008. Em curso: Responsabilidade da APA para execuo da soluo estudada.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015


Obra de defesa / proteo costeira 170.000,00 Obra de defesa / proteo costeira 325.000,00

POOC Ovar Marinha Figueira da Foz Grande

APA/ ARH CENTRO

P1-31

Demolies, remoo de estruturas e valorizao de espaos degradados Figueira da Foz

170.000,00

POR CENTRO AVL-2010-09013-4232

cabimentao 2012 em 31.01.2012 170.400,00

Elevada

Complementar A-PRC.36 Bar Costa j demolido (falta a requalificao da rea com novos acessos praia) Plano de pormenor de Costa de Lavos em curso

POOC Ovar APA/ Marinha Figueira da Foz ARH CENTRO / Grande CM F FOZ

P1-32

325.000,00

POVT a submeter

Elevada

41

Proteo marginal na frente maritima da Praia da Tamargueira e Costa de Lavos, Figueira da Foz

Destruio de acesso praia e da proteo marginal com aumento de instabilidade das estruturas de suporte e defesa

QUADRO 8.1 (Cont.) - Defesa Costeira e Zonas de Risco


Investimento () Candidaturas Executado QREN FPRH PIDDAC 2012 No executado Prioridade Observaes Contrapartida Nacional Valor Global Fundos Comun. (FEDER+FC) Aes Tipo de interveno

42
Obra de defesa / proteo costeira 150.000,00 150.000,00 POR Centro a submeter Elevada Estudo / Projeto /Obra de defesa / proteo costeira 17.694,90 436.050,00 1.512.483,00 58.983,00 1.453.500,00 41.288,10 1.017.450,00 POVT-120233-FCOES000025 Elevada Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 150.000,00 150.000,00 POVT a submeter A submeter Elevada 4.627.514,86 10.797.534,68 15.425.049,54 187.224,98 15.237.824,56 POVT-120233-FCOES000046 (Projecto) Valor candidatado 376.233,24 Elevada Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 15.000,00 171.900,00 35.000,00 401.100,00 623.000,00 623.000,00 POVT-120233-FCOES000025 Elevada Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 623.745,02 1.455.405,04 2.183.586,50 19.624,29 2.163.962,21 POVT a submeter Submetida Outubro de 2011 Elevada 197.989,30 461.975,04 759.588,64 19.624,29 739.964,35 POVT a submeter Submetida aguarda aprovao Abril de 2011 Elevada Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 46.189,19 107.774,79 168.588,27 19.624,29 148.963,98 POVT a submeter Submetida aguarda aprovao Abril de 2011 Elevada Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 10.055,25 23.462,25 53.141,79 19.624,29 33.517,50 POVT a submeter Submetida aguarda aprovao Abril de 2011 Elevada

APA | ARH

POOC

Concelho

Entidade Responsvel

Cdigo Ao

Centro

POOC Ovar Marinha Grande

Marinha Grande

APA / ARH CENTRO

P1-33

Reforo do muro de suporte na Praia da Vieira incluindo recarga de areia

Efeito erosivo com perdas de areia no suporte ao muro marginal , correndo-se o risco do colapso desta infraestrutura e de apoios de praia existentes

POOC Alcobaa Mafra

Nazar

APA

P1-34

Escarpa do Stio da Nazar - Nazar

Projecto Concluido. Incio da obra em 2012

Estimativa para Projeto: 150.000,00 Obra:Sem estimativa dependente da realizao do projeto Calendarizao a definir

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Alcobaa Mafra

Peniche

APA / ARH TEJO

P1-35

Arriba da Praia da Berlenga - Peniche

Lagoa de bidos bidos

POOC Alcobaa Mafra

Caldas da Rainha Obidos

APA

P1-36

Estudo / Projeto / Obra de (Dragagens e defesa recuperao/ da margem sul da requalificao Lagoa-2 fase)

Est concludo o EIA e o parecer do LNEC. Em preparao o concurso para o projecto de execuo. A obra ser iniciada em 2013. Antigo PIC 9

POOC Alcobaa Mafra

Torres Vedras

APA

P1-37

Arribas da praia de Porto Novo Torres Vedras

Caderno de encargos pronto para lanar projeto

Tejo

POOC Sintra Sado

Sintra

APA / ARH TEJO

P1-38

Arribas da praia da Adraga - Sintra

Calendarizao das obras a definir.

POOC Sintra Sado

Sintra

APA / ARH TEJO

P1-39

Estudo / Projeto / Arribas da praia de S. Obra de minimizao Julio - Sintra do risco em arribas

POOC Sintra Sado

Sintra

APA / ARH TEJO

P1-40

Arribas da praia do Magoito - Sintra

POOC Sintra Sado

Sintra

APA / ARH TEJO

P1-41

Arribas da praia da Aguda - Sintra

QUADRO 8.1 (Cont.) - Defesa Costeira e Zonas de Risco


Investimento () Candidaturas Executado QREN FPRH PIDDAC 2012 No executado Prioridade Observaes Contrapartida Nacional Valor Global Fundos Comun. (FEDER+FC) Aes Tipo de interveno

APA | ARH

POOC

Concelho

Entidade Responsvel

Cdigo Ao

Tejo 123.000,00 123.000,00 A submeter

POOC Cidadela S.J. da Barra POVT a submeter Cabimentado 123.000,00

Cascais

ARH / ARH TEJO

P1-42

Interveno de Estudo / reparao do muro Projeto / de proteo Obra de adjacente ao acesso minimizao Praia da Bafureira - do risco em Cascais arribas Elevada

Projeto em curso por privado

POOC Sintra Sado 37.868,95 54.098,50 36.493,00 17.605,50 POVT aprovada Aprovada 16.229,55

Sesimbra

APA / ARH ALENTEJO

P1-43

Estudo / Projeto / Arribas da Praia da Obra de Califrnia - Sesimbra minimizao do risco em arribas

Elevada

Inclui aes em arribas executadas em 2010. Aes sequentes inseridas em candidatura global citada em A PNA.21

POOC Sintra Sado 186.696,00 186.696,00 POVT a submeter

Setbal

APA / ARH ALENTEJO

P1-44

Reparao do Quebra-mar da Praia da Figueirinha

Estudo / Projeto / Obra de defesa / proteco costeira

A submeter

Cabimentado 62.000,00

Elevada

Projeto concludo

POOC Sines Burgau 200.000,00 200,000,00

Sines

APA / ARH ALENTEJO

P1-45

Alentejo 82.472,00 72.472,00

Projeto / Arribas da Praia da Obra de Ilha do Pessegueiro - minimizao Forte do risco em arribas

POVT aprovada 140.000,00

Aprovada 60.000,00

Cabimentado 70.000,00

Elevada

POOC Sado Sines

Grndola

APA / ARH ALENTEJO

P1-46

Recuperao da duna Obra de primria da Praia da recuperao/ Aberta Nova,1 e 2 requalificao fases - Grndola

10.000,00

POVT aprovada 57.400,00

Aprovada 24.600,00

Elevada

Por executar, pequenas aes de manuteno Candidaturas POVT e FPRH aprovadas citadas na A PNA. 21

POOC Sines Burgau 311.000,00

Odemira

APA / ARH ALENTEJO

P1-47

Arribas da Praia da Zambujeira do Mar

Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas

311.000,00

POVT 217.700,00

Aprovada 93.300,00

Cabimentado 100.000,00

Elevada

Inserida em candidatura global POVT+FPRH aprovadas. Dependente da avaliao geotcnica

POOC Sines Burgau

Sines

APA / ARH ALENTEJO

P1-48

Projeto / Arribas da Praia da Obra de Samouqueira - Cerro minimizao de guia do risco em arribas

170.500,00

170.500,00

POVT aprovada 119.350,00

Aprovada 51.150,00

Cabimentado 80.000,00

Elevada

POOC Sines Burgau 750.000,00

Vila do Bispo

APA / ARH ALGARVE

P1-49

Alimentao artificial da praia da Mareta

Obra de defesa / proteco costeira

1.750.000,00

2.500.000,00

2.500.000,00

POVT a submeter

Elevada

Alimentao artificial da praia da Mareta. Conceo em curso

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015


Obra de minimizao do risco em arribas 12.000,00 18.000,00 30.000,00 Obra de defesa / proteco costeira 2.500.000,00

Algarve

POOC Burgau Vilamoura

Portimo

APA / ARH ALGARVE

P1-50

Saneamento da arriba na praia do Vau

30.000,00

PO21 aprovado

Cabimentada 50.000,00

Elevada

Saneamento da arriba na praia do Vau Candidatura aprovada. Projeto em elaborao

POOC APA / Burgau Lagoa Albufeira ARH ALGARVE Vilamoura

P1-51

2.500.000,00

POVT a submeter

Elevada

Alimentao artificial das praias de Carvoeiro, Praia Nova e Cova Redonda, Castelo e Coelha

Alimentao artificial das praias de Carvoeiro, Praia Nova e Cova Redonda Conceo em curso

43

44
Investimento () Candidaturas Executado QREN FPRH PIDDAC 2012 No executado Prioridade Contrapartida Nacional Valor Global Fundos Comun. (FEDER+FC) Aes Tipo de interveno Obra de minimizao do risco em arribas 20.000,00 A cabimentar 30.000,00 50.000,00 50.000,00 PO21 aprovado Elevada 37.628.766,24 433.670,12 37.195.096,12 200.000,00 200.000,00 POR Centro a submeter Mdia Estudo / Projeto / Obra de defesa / proteco costeira 200.000,00 200.000,00 POVT a submeter Obra de defesa / proteco costeira 72.000,00 168.000,00 240.000,00 240.000,00 Mdia Mdia Obra de defesa / proteco costeira 216.000,00 504.000,00 720.000,00 720.000,00 POVT a submeter Mdia 15.000,00 162.300,00 591.000,00 35.000,00 378.000,00 591.000,00 Mdia 207.300,00 483.700,00 691.000,00 691.000,00 POVT a submeter Mdia 177.300,00 413.700,00 591.000,00 591.000,00 POVT a submeter Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 18.000,00 163.950,00 42.000,00 382.550,00 606.500,00 606.500,00 POVT a submeter Mdia Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas 11.985.49 27.966.14 39.951.63 19.624.29 20.327.34 Submetida Mdia

QUADRO 8.1 (Cont.) - Defesa Costeira e Zonas de Risco


Observaes

APA | ARH

POOC

Concelho

Entidade Responsvel

Cdigo Ao

Algarve

POOC Burgau Vilamoura

Albufeira

APA / ARH ALGARVE

P1-52

Saneamento da arriba do tunel de acesso praia de Albufeira

Projeto em curso

Total da Prioridade Elevada

POOC Ovar Marinha Grande

Mira

APA / ARH CENTRO

P1-53

Reforo do Cordo Recuperao dunar sul da Praia de dunar Mira e Poo da Cruz

Efeito erosivo do cordo dunar, formando uma zona de grande fragilidade quer no cordo dunar quer em infraestruturas de defesa existentes. A probabilidade

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Centro

POOC Ovar Marinha Grande

Ovar

APA

P1-54

Prolongamento da defesa aderente a norte do esporo norte da Vagueira

POOC Ovar Marinha Grande

Murtosa

APA

P1-55

Esporo Sul da Torreira - Murtosa

No tem candidatura

POOC Ovar Marinha Grande

Marinha Grande

APA

P1-56

Esporo da Praia da Vieira Marinha Grande

No tem candidatura. Obra a lanar em 2012/2013

POOC Alcobaa Mafra

Lourinh

APA

P1-57

Estudo / Projeto / Arribas junto ao forte Obra de do Paimogo minimizao Lourinh do risco em arribas

No tem candidatura

APA

Arribas em Porto das Barcas Lourinh

Tejo

POOC Alcobaa Mafra

Lourinh

P1-58

No tem candidatura. Estudo a iniciar em 2012

APA

Estudo / Projeto / Obra de minimizao Arribas em Ponta da do risco em arribas Corva Lourinh

POOC Alcobaa Mafra

Lourinh

APA

P1-59

Arribas em Porto Dinheiro Lourinh

A coordenar com a execuo da ao OMB.4 Elaborao de projecto e concretizao das obras (articulao da ARH Tejo com o INAG) Estudo a iniciar em 2012

POOC Sintra Sado

Sintra

APA / ARH TEJO

P1-60

Arribas da praia Grande do Rodzio Sintra

QUADRO 8.1 (Cont.) - Defesa Costeira e Zonas de Risco


Investimento () Candidaturas Executado QREN FPRH PIDDAC 2012 No executado Prioridade Observaes Contrapartida Nacional Valor Global Fundos Comun. (FEDER+FC) Aes Tipo de interveno

APA | ARH

POOC

Concelho

Entidade Responsvel

Cdigo Ao

POOC Sintra Sado 97.968,02 228.592,06 326.560,08 19.624,29 306.935,79 Submetida Mdia

Sintra

APA / ARH Tejo

P1-61

Arribas da praia das Azenhas do Mar Sintra

Tejo

Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas

POOC Sintra Sado 128.404,68 299.610,91 428.015,58 19.624,29 408.391,30 Submetida

Sintra

APA / ARH Tejo

P1-62

Arribas da praia Pequena Sintra

Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas

Mdia

POOC Sado Sines 23.000,00 4.305,00 18.695,00

Santiago do Cacm

APA / ARH Alentejo

P1-63

Projeto / Arriba da Praia Fonte Obra de do Cortio Santiago minimizao do Cacm do risco em arribas POVT aprovada 16.100,00

Aprovada 6.900,00

Mdia

Por executar, pequenas aes de manuteno; interveno a reprogramar

Alentejo 100.100,00 27.097,00 73.003,00

POOC Sines Burgau

Sines

APA / ARH Alentejo

P1-64

Relocalizao de acessos das praias Obra de de Morgavel , recuperao/ Franquia e Farol requalificao Sines

Aprovada Cabimentado 100.100,00 20.000,00

Mdia

Componente no executada aguarda reintegrao do FPRH atribudo; ao a reprogramar

POOC Burgau 1.860.000,00 4.340.000,00 6.200.000,00

Portimo

APA

P1-65

6.200.000,00

POVT a submeter

Mdia

Algarve

Estudo / Arribas e Projeto / alimentao artificial Obra de das Praias Careanos, minimizao Amado e Trs do risco em Castelos Portimo arribas

POOC Burgau Vilamoura Obra de recuperao/ requalificao 150.000,00 11.107.127,29

Lagoa

APA / ARH Algarve

P1-66

Percurso dos 7 Algares Lagoa

150.000,00

PO21 a submeter 90.274,86 11.016.852,44

Mdia

Percurso dos 7 Algares Lagoa. Calendarizao a definir

Total da Prioridade Mdia

Norte

POOC Caminha Espinho Obra de Demolio

Vila Nova de Gaia

APA / ARH NORTE / CM Vila Nova de Gaia

P1-67

Madalena Vila Nova de Gaia Limite poente em DPM

20.000,00

20.000,00

Baixa

Aes a concretizar no mbito da ao PIB.3

Alentejo

POOC Sintra Sado

Setbal

APA / ARH Alentejo

P1-68

Arribas da praia de Galpos - Setbal

Estudo / Projeto / Obra de minimizao do risco em arribas

100.000,00

100.000,00

Baixa

A executar na sequncia da A-PNC.5 Estudo Includo na A PNA.21

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015


83.853,00 203.853,00 83.964.297,73

Algave

POOC Vilamoura Vila Real de Sto Antnio

guas do Algarve

Silves, Albufeira e Loul

P1-69

Intervenes no mbito da Gesto de Gesto, Lagoas Costeiras Salgados, Dunas requalificao Douradas e Garro monitorizao Silves, Albufeira e Loul

83.853,00

Baixa

Projecto elaborado Obra a ser executada pela empresa guas do Algarve

45

Total da Prioridade Baixa

0,00 8.478.036,94

203.853,00 75.486.260,79

Total

46

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

8.2 ESTUDOS, GESTO E MONITORIZAO

Praia de Valmito, Lourinh

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

47

48

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Plano de Ao de Proteo e Valorizao do LItoral 2012-2015

CAMINHA VIANA DO CASTELO ESPOSENDE PVOA DE VARZIM VILA DO CONDE MATOSINHOS PORTO VILA NOVA DE GAIA ESPINHO OVAR MURTOSA AVEIRO LHAVO VAGOS MIRA CANTANHEDE

BRAGA

VILA REAL

BRAGANA

Estudos, Gesto e Monitorizao Prioridade Mxima Prioridade Elevada Prioridade Mdia

VISEU GUARDA

FIGUEIRA DA FOZ

COIMBRA

POMBAL MARINHA GRANDELEIRIA NAZAR ALCOBAA CALDAS DA RAINHA PENICHEBIDOS LOURINH

CASTELO BRANCO

SANTARM PORTALEGRE

TORRES VEDRAS MAFRA SINTRA CASCAIS LISBOA OEIRAS ALMADA SETBAL SESIMBRA

VORA

APA I ARH
Norte Centro Tejo Alentejo Algarve

GRNDOLA

SANTIAGO DO CACM SINES

BEJA

ODEMIRA

ALJEZUR LAGOS VILA DO BISPO

CASTRO MARIM SILVES TAVIRA LOUL VILA REAL DE SANTO ANTNIO PORTIMO LAGOAALBUFEIRA FAROOLHO

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

49

50
Investimento () Candidaturas Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Aces Tipo de interveno Fundos Comun. (FEDER+FC) Valor Global Contrapartida Nacional Estudos / Monitorizao 1.171.859,05 2.734.337,76 3.906.196,81 3.906.196,81 POVT Aprovada Elevada Estudos 1.019.131,84 2.377.974,31 3.397.106,15 3.397.106,15 POVT Aprovada Elevada Estudos 180.000,00 180.000,00 POVT Aprovada Elevada Estudos 30.000,00 30.000,00 24.000,00 27.225,00 370.750,00 70.000,00 70.000,00 56.000,00 63.525,00 370.750,00 POVT Aprovada Elevada Estudo / Projeto 800.000,00 800.000,00 Mdia Estudo Monitorizao 20.000,00 20.000,00 20.000,00 POVT a submeter Elevada Estudo Monitorizao 500.000,00 500.000,00 POR Norte submetida e no aprovada Mxima Estudo 215.018,55 501.709,95 716.728,50 716.728,50 POVT a submeter Mxima Estudo 21.586,50 50.368,50 71.955,00 71.955,00 POVT Aprovada Elevada

QUADRO 8.2 - Estudos, Gesto e Monitorizao


Observaes

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Todos os POOC

APA

Todos os concelhos do litoral

P2 - 1

Sistema Nacional de Informao e Monitorizao do Litoral

Cobertura Aerofotogrfica, desenvolvimento do modelo digital de terreno, produo de ortofotos e cartografia na faixa costeira de Portugal Continental, em elaborao: Cobertura aerofotogrfica concluda em 2008. Incio dos trabalhos de cartografia MDT e ortofotomapas em Maio de 2011 e concluso prevista para final de 2012 (Contrato assinado, falta dotao no OE para 2012)

Todos os POOC

IGP, EPRL, APA, CCDR, ICNB, DGOTDU

Todos os concelhos do litoral

P2 - 2

Elaborao de SIG de apoio a aces sobre reposio da legalidade em toda a costa continental

Em implementao

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Norte / Centro / Tejo / Todos os POOC Alentejo / Algarve

IGP, EPRL, APA, CCDR, ICNB

Todos os concelhos do litoral

P2 - 3

Estudo da evoluo e dinmica costeira

Contribuem para a concretizao desta aco: A-PNC.2, A-PNC.3, A-PNC.4, A-PNC.5, A-PNC.6, A-PNC.14, A-PNC.16, A-PNC.17, A-PNC.20 e A-PNC.24

Todos os POOC

APA

Todos os concelhos do litoral

P2 - 4

Medidas da ENGIZC: M6 promover a gesto integrada dos recursos minerais; M7 Identificar e caracterizar as reas de risco e vulnerveis e tipificar mecanismos de salvaguarda; M8 (Re)avaliar a necessidade de intervenes pesadas de defesa costeira atravs da aplicao de modelos multicritrio; e Assessoria tcnica. Todos os concelhos

Todos os POOC

APA/ARHs

Todos os concelhos do litoral

P2 - 5

Desenvolver um programa de informao e sensibilizao sobre a zona costeira todos os concelhos

Calendarizao a definir

POOC Caminha Espinho

APA/ ARH NORTE

Todos os concelhos do litoral

P2 - 6

Avaliao e acompanhamento das situaes de risco todos os concelhos

Contribuem para a concretizao da PIC 5. A-PNC.5 contribui igualmente para a PIA.41 e PIA.42.

POOC Caminha Espinho

APA/ ARH NORTE

Todos os concelhos do litoral

P2 - 7

Elaborao / Reviso do POOC Caminha Espinho

Norte

POOC Caminha Espinho

APA/ ARH NORTE/ POLIS LITORAL NORTE

P2 - 8

Estudo de vulnerabilidade e risco s aces directas e indirectas do mar sobre a zona costeira e anlise e desenvolvimento de intervenes de defesa costeira inovadoras

Contribui para a concretizao da PIC 5 Em execuo: 71.6728,50 (componente ARH do Norte Integrada na aco A PNA.1 )

Povoa do Varzim, Vila do Conde, Matosinho, Vila APA / POLIS DO Nova de Gaia, Espinho, LITORAL NORTE E Ovar, Murtosa, Aveiro, POLIS DO Ilhavo, Vagos, Mira, LITORAL RIA DE Cantanhede, Figueira da AVEIRO Foz, Pombal, Leiria e Marinha Grande

P2 - 9

Demarcao da margem das guas do mar na RH do Norte e do Centro

QUADRO 8.2 (Cont.) - Estudos, Gesto e Monitorizao


Investimento () Candidaturas Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Observaes Aces Tipo de interveno Fundos Comun. (FEDER+FC) Valor Global Contrapartida Nacional

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Centro 45.000,00 105.000,00 150.000,00 150.000,00

POOC Ovar Marinha Grande

APA/ ARH do Centro

Todos os concelhos do litoral

P2 - 10

Avaliao e acompanhamento das situaes de risco todos os concelhos Estudo Monitorizao

POVT a submeter

Mxima

Todos os POOC

APA/ARH Tejo

Todos os concelhos do litoral 288.000,00 672.000,00 960.000,00 960.000,00

P2 - 11

Avaliao e acompanhamento das situaes de risco todos os concelhos Estudo Monitorizao POVT-03-0133FCOES-000034

Mxima

Em implementao

Tejo Estudo Monitorizao 1.494.450,00 1.494.450,00

POOC Alcobaa Espichel

APA/ARH Tejo

Alcobaa, Nazar, Peniche, Caldas da Rainha, bidos, Lourinha, Torres Vedras, Mafra, Sintra, Cascais, Almada, Sesimbra

P2 - 12

Elaborao / Reviso do POOC Alcobaa - Espichel

POR Centro Submetida e no Candidatura aprovada POR ao FPRH Lisboa no recusada submetida (no abriu eixo de candidatura)

Mxima

Estudo Monitorizao 52.140,00 52.140,00

Aprovada 36.498,00

Aprovada 15.642,00

Mxima

Parcialmente executada Contribui para a concretizao da PIC-5 A-PNC5 e contribui igualmente para a PIA 41 E PIA 42

Todos os POOC

APA/ ARH Alentejo Estudo 49.000,00

Todos os concelhos do litoral

P2 - 13

Avaliao e acompanhamento das situaes de risco todos os concelhos

49.000,00

POVT Aprovada 34.300,00

Aprovada 14.700,00

Aprovada 14.700,00

Mxima

Inserida em candidatura global POVT+FPRH aprovadas. Cabimentao DGO autorizada em 2011, aguarda-se emisso de paracer 30.000,00 POVT Aprovada 21.000,00 Aprovada 9.000,00 Mxima Inserida em candidatura global POVT+FPRH aprovadas. A executar na sequncia da avaliao geotcnica

Monitorizao

30.000,00

Alentejo Estudo 150.000,00

POOC SintraSado

APA/ ARH Alentejo

Sesimbra

P2 - 14

Estudo da evoluo da dinmica costeira nas praias da Califrnia Baia do Portinho da Arrbida e definio de medidas de minimizao

150.000,00

POR Alentejo a submeter

Candidatura ao FPRH recusada

Mdia

Contribui para a concretizao da PIC 5

POOC Espichel Odeceixe

Todos os concelhos do litoral

P2 - 15

Elaborao / Reviso do POOC Espichel Odeceixe

Estudo Monitorizao

800.000,00

800.000,00

POR Alentejo Candidatura Submetida e no ao FPRH recusada aprovada

Mxima

POOC SinesBurgau Estudo

APA/ ARH Alentejo / POLIS Litoral Sudoeste

P2 - 16

Estudo do trnsito sedimentar na Foz do Rio Mira

100.000,00

100.000,00

POR Alentejo a submeter

Candidatura ao FPRH recusada

Mdia

Contribui para a concretizao da PIC 5

Todos os POOC

APA/ ARH Algarve

Todos os concelhos do litoral

P2 - 17

Estudo Monitorizao

470.000,00

470.000,00

PROMAR a submeter

Cabimentado 50.000,00

Mxima

Algarve

Demarcao dos limites do leito e da margem das guas do mar nos sistemas estuarino lagunares do litoral meridional do Algarve

POOC Odeceixe Vilamoura

APA/ ARH Algarve

Todos os concelhos do litoral

P2 - 18

Elaborao / Reviso do POOC Odeceixe Vilamoura

Estudo Monitorizao

535.000,00 14.753.326,46 52.140,00

535.000,00 14.701.186,46

PO 21 Aprovada

A Cabimentar

Mxima

PO 21 aprovada - sem execuo por no haver contrapartida nacional (86.000,00 )

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Total

51

52

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

8.3 PLANOS DE INTERVENO E PROJETOS DE REQUALIFICAO

Santa Cruz- Torres Vedras

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

53

54

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Plano de Ao de Proteo e Valorizao do LItoral 2012-2015

CAMINHA VIANA DO CASTELO ESPOSENDE

BRAGA

VILA REAL

BRAGANA

Planos de Interveno e Projetos de Requalificao Prioridade Mxima Prioridade Elevada Prioridade Mdia

PVOA DE VARZIM VILA DO CONDE MATOSINHOS PORTO VILA NOVA DE GAIA ESPINHO OVAR MURTOSA AVEIRO LHAVO VAGOS MIRA CANTANHEDE

VISEU GUARDA

FIGUEIRA DA FOZ

COIMBRA

POMBAL MARINHA GRANDELEIRIA NAZAR ALCOBAA CALDAS DA RAINHA BIDOS

CASTELO BRANCO

PENICHE

SANTARM PORTALEGRE

LOURINH TORRES VEDRAS MAFRA SINTRA CASCAIS LISBOA OEIRAS ALMADA SETBAL SESIMBRA

VORA

APA I ARH
Norte Centro Tejo Alentejo Algarve
ODEMIRA GRNDOLA

SANTIAGO DO CACM SINES

BEJA

CASTRO MARIM SILVES TAVIRA LOUL VILA REAL DE SANTO ANTNIO PORTIMO LAGOS LAGOAALBUFEIRA VILA DO BISPO OLHO FARO

ALJEZUR

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

55

56
Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 339.108,31 1.017.324,92 1.356.433,23 1.356.433,23 Elevada Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Candidaturas Observaes Tipo de interveno Obra Recuperao / Requalificao Em curso Obra Recuperao / Requalificao 3.000.000,00 3.000.000,00 Elevada Demolies e realojamento Projecto / Obra Recuperao / Requalificao 217.500,00 (FPRH) / 54.375,00 (CM VC) 271.875,00 271.875,00 Mdia Em execuo Projecto / Obra Recuperao / Requalificao 47.140,73 141.422,20 188.562,93 188.562,93 Elevada Em curso Plano de Urbanizao / Projecto / Obra Recuperao / Requalificao 33.000,00 (autarquias) 99.000,00 132.000,00 132.000,00 POR Norte Aprovada Elevada PU em elaborao Plano de Urbanizao 30.000,00 90.000,00 120.000,00 120.000,00 POR Norte submetida Elevada Obra Recuperao / Requalificao 252.000,00 1.008.000,00 1.260.000,00 1.260.000,00 POR Norte submetida Elevada 22.140,00 66.420,00 88.560,00 88.560,00 POR Norte submetida Mdia Plano de Pormenor Projecto / Obra Recuperao / Requalificao 42.500,00 127.500,00 170.000,00 170.000,00 POR Norte Aprovada Elevada PP em elaborao

QUADRO 8.3 - Planos de Intervencao e Projetos de Requalificacao

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Caminha Espinho

CM CAMINHA

Caminha

P3-1

Plano de Praia de Forte do Co Caminha

POOC Caminha Espinho

CM VILA DO CONDE

Vila do Conde

P3-2

UOPG 8 - Zona piscatria de Vila Ch Vila do Conde

POOC Caminha Espinho

CM VILA DO CONDE / ARH NORTE

Vila do Conde

P3-3

Reabilitao e valorizao da rede hidrogrfica Sul Rio Onda Vila do Conde

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Caminha Espinho

CM ESPOSENDE

Esposende

P3-4

Valorizao paisagstica e ambiental da rea de Suave Mar Esposende

Norte

POOC Caminha Espinho

CM POVOA DO VARZIM

Pvoa do Varzim

P3-5

UOPG 6 Aguadoura Pvoa do Varzim

POOC Caminha Espinho

CM POVOA DO VARZIM

Pvoa do Varzim

P3-6

UOPG n. 7 Faixa poente da Marginal A Aver-o-Mar Pvoa do Varzim

POOC Caminha CM MATOSINHOS Matosinhos Espinho

P3-7

UOPG n. 9 Zona piscatria de Angeiras Matosinhos

POOC Caminha CM MATOSINHOS Matosinhos Espinho

P3-8

Plano de UOPG n. 10 Faixa Urbanizao litoral Pampelido Projecto / Memria Cabo do Obra Mundo Recuperao / Matosinhos Requalificao

POOC Caminha Espinho

CM ESPINHO

Espinho

P3-9

UOPG 16 Aglomerado de Paramos Espinho

QUADRO 8.3 (Cont.) - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao


Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Observaes Candidaturas Tipo de interveno

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Caminha Espinho 1.479.784,80 1.973.046,40 1.973.046,40 POR Norte Aprovada Mdia

CM VILA NOVA DE GAIA

Vila Nova de Gaia

P3-10

UOPG 13 Litoral da Madalena Vila Nova de Gaia

Norte

Plano de Urbanizao Projectos Obras de Demolio

Inclui aces previstas em PIA.8 PU em elaborao. 493.261,60 provenientes de outras fontes de financiamento. Os proprietrios da parcela 26 apresentaram junto do Supremo Tribunal Administrativo um pedido de suspenso de eficcia de delimitao da ACRRU da zona envolvente do parque de campismo municipal situado nas freguesias de Canidelo e Madalena. A 06.04.2009 foi aprovado em reunio de cmara desistir da expropriao da P26, notificando o STA dessa desistncia e pedindo a extino da estncia. A 30.06.2009 o STA notificou a C. M. de V. N. de Gaia de um despacho a favor da extino da estncia, que permitir continuar com o processo de expropriao.

POOC Caminha Espinho 1.355.326,04 3.858.219,68 5.213.545,72 5.213.545,72

CM VILA NOVA DE GAIA

Vila Nova de Gaia

P3-11

Requalificao da marginal atlntica litoral de salgueiros Vila Nova de Gaia Projecto / Obra Recuperao / Requalificao

Mdia

Em execuo

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Pormenor 64.300,00 64.300,00

CM ILHAVO

lhavo

P3-12

UOPG da rea de Equipamento da Barra Sul lhavo

Elevada

Substitui OMB.3. Responsvel pela elaborao CM Ilhavo. Em elaborao

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Pormenor 0,00 0,00

CM ILHAVO

lhavo

P3-13

UOPG da rea de Equipamentos da Frente Martima da Costa Nova - lhavo

Elevada

Substitui OMB.3. Responsvel pela elaborao CM Ilhavo. Custo zero para a ARH do Centro

POOC Ovar Marinha Grande 336.857,02

ARH CENTRO

lhavo

P3-14

Requalificao da frente marginal da Praia da Barra e valorizao de espaos Projecto / Obra Recuperao / Requalificao

336.857,02

POR Centro AVL_2010_09 _013_4232

Cabimentao 2012 em 30.01.2012 336.857,00

Elevada

Em adjudicao. Complementar interveno A PRB.30

Centro

POOC Ovar Marinha Grande 50.000,00 150.000,00 200.000,00

ARH CENTRO

Vagos

P3-15

Requalificao da zona norte da Praia da Vagueira

Obra Recuperao / Requalificao

200.000,00

POR Centro AVL_2009_04 _009_1774

Elevada

POOC Ovar CM FIGUEIRA DA Marinha FOZ Grande Plano de Pormenor

Figueira da Foz

P3-16

UOPG do Areal da Figueira da Foz Figueira da Foz

80.000,00

80.000,00

Elevada

Substitui OMB.3 Concurso de ideias para a valorizao da praia e zona marginal em curso

POOC Ovar CM FIGUEIRA DA Marinha FOZ Grande 220 000,00

Figueira da Foz

P3-17

Requalificao da Praia da Costa de Lavos e Reposio da Legalidade Figueira da Foz Projecto / Obra Recuperao / Requalificao

660 000,00

880.000,00

880.000,00

Mdia

Substitui OMB.3. Responsvel pela elaborao CM Figueira da Foz Concurso de ideias para a valorizao da praia e zona marginal em curso

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015


Obra Recuperao / Requalificao 150.000,00 Plano de Pormenor 30.000,00

POOC Ovar Marinha Grande

ARH CENTRO

Pombal

P3-18

Requalificao da Praia do Osso da Baleia Pombal

150.000,00

Mdia

Projecto em elaborao

57

POOC Ovar Marinha Grande

CM LEIRIA

Leiria

P3-19

UOPG da Frente Martima de Pedrogo Leiria

30.000,00

Elevada

Substitui OMB.3. Responsvel pela elaborao CM Leiria Em execuo

58
Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Candidaturas Observaes Tipo de interveno Obra Recuperao / Requalificao 75.000,00 225.000,00 300.000,00 300.000,00 Mdia Execuo prevista em 2012 Obra Recuperao / Requalificao 226.607,92 679.823,77 906.431,69 906.431,69 POR CENTRO AVL-2009-04009-1774 Cabimentao 2012 em 01.01.2012 492.793,00 Mdia Obra Recuperao / Requalificao 572.400,00 572.400,00 POR CENTRO a submeter Aprovada 337.000,00 Elevada O estado dos actuais passadios no permitem uma fruio adequada s praias e algumas situaes perigam a segurana de pessoas Projecto Obra Recuperao / Requalificao 1.500.000,00 1.500.000,00 Mdia Termos de referncia a definir pela ARH do Tejo e projecto a desenvolver pela C.M. Calendarizao a definir Projecto Obra Recuperao / Requalificao 800.000,00 800.000,00 Mdia Projecto a elaborar pela ARH do Tejo. Termos de referncia elaborados pela ARH Tejo - Estimativa para Projecto: 60.000,00 Projecto Obra Recuperao / Requalificao 600.000,00 600.000,00 Mdia Termos de referncia a elaborar pela ARH do Tejo Projecto a ser desenvolvido pela C.M. Calendarizao a definir Projecto Obra Recuperao / Requalificao 700.000,00 700.000,00 Elevada Termos de referncia a elaborar pela ARH do Tejo Projecto a ser desenvolvido pela C.M. Calendarizao a definir Projecto Obra Recuperao / Requalificao 100.000,00 100.000,00 Mdia Termos de referncia a elaborar pela ARH do Tejo Projecto a ser desenvolvido pela C.M. Calendarizao a definir

QUADRO 8.3 (Cont.) - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Ovar Marinha Grande

APA/ ARH CENTRO

Leiria

P3-20

Ncleo de educao de Pedrgo Leiria

POOC Ovar Marinha Grande

CM MARINHA GRANDE/APA/ ARH CENTRO

Marinha Grande

P3-21

Requalificao da zona marginal da foz do rio Lis na praia da Vieira Marinha Grande

Centro

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Ovar Marinha Grande

APA/ ARH CENTRO

Ovar, Murtosa, Mira, Cantanhede, Figueira da Foz, Pombal, Leiria e Marinha Grande

P3-22

Reabilitao, desmonte e construo de passadios em praias do Litoral Centro

POOC Ovar Marinha Grande

CM MARINHA GRANDE/APA/ ARH CENTRO

Marinha Grande

P3-23

Plano de Praia das Pedras Negras Marinha Grande

POOC Ovar Marinha Grande

APA/ ARH TEJO

Marinha Grande

P3-24

Plano de Praia da Praia Velha Marinha Grande

Tejo

POOC Ovar Marinha Grande

CM MARINHA GRANDE/APA/ ARH TEJO

Marinha Grande

P3-25

Plano de Praia da Concha Marinha Grande

POOC Ovar Marinha Grande

CM MARINHA GRANDE/APA/ ARH TEJO

Marinha Grande

P3-26

Plano de Praia de S. Pedro de Moel Marinha Grande

POOC Ovar Marinha Grande

CM MARINHA GRANDE

Marinha Grande

P3-27

Plano de Praia das Valeiras Marinha Grande

QUADRO 8.3 (Cont.) - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao


Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Candidaturas Observaes Tipo de interveno

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Alcobaa Mafra 412.492,92 Obra e fiscalizao 1.697.484,18 Elevada 47.512,50 1.649.971,68 POR Centro submetida 1.237.478,76 Obra e fiscalizao

APA/ ARH TEJO

Alcobaa

P3-28

Plano de Praia da Praia da Lgua Alcobaa

Projecto Obra Recuperao / Requalificao

Projecto elaborado pela CCDR/ARH j concludo. Apresentada candidatura ao POR Centro para obra e fiscalizao Projecto 47.512,50 Obra e fiscalizao 1.649.971,68

POOC Alcobaa Mafra 1.000.000,00 1.000.000,00

APA/ ARH TEJO

Nazar

P3-29

Praia do Norte Nazar

Projecto Obra Recuperao / Requalificao

Mdia

Termos de referncia a elaborar pela ARH Tejo Projecto a desenvolver pela ARH do Tejo Calendarizao a definir - Estimativa para Projecto: 60.000,00 - Obra:Sem estimativa dependente da realizao do projecto

POOC Alcobaa Mafra 4.200.000,00 4.200.000,00

CM CALDAS DA RAINHA/APA/ ARH TEJO

Caldas da Rainha

P3-30

Praia do Mar / Foz do Arelho Caldas da Rainha

Projecto Obra Recuperao / Requalificao

Mdia

Termos de referencia elaborados pela ARH Tejo Projecto/estudo prvio desenvolvido pela CM e aprovado pela ARH do Tejo Projecto: 200.000,00 Obra: 4.000.000,00

Tejo

POOC Alcobaa Mafra 2.000.000,00 2.000.000,00

CM PENICHE/ APA/ ARH TEJO

Peniche

P3-31

Praias do Baleal Norte, Baleal Sul e Baleal Campismo Peniche Projecto Obra Recuperao / Requalificao

Mdia

Termos de referncia a elaborar pela ARH do Tejo Projecto a desenvolver pela C.M. Calendarizao a definir

POOC Alcobaa Mafra 404.505,12 Obra 1.213.515,35 Obra 1.618.020,47

CM PENICHE / APA/ ARH TEJO

Peniche

P3-32

Plano de Praia da Praia do Medo/Super Tubos Peniche (inclui tambm a Paria do Molhe Leste) Projecto Obra Recuperao / Requalificao

1.618.020,47

POR Centro Aprovada

Elevada

Projecto concludo pela CCDR em 2007. CM: Comparticipao Nac. da obra Vai ser submetido pedido ao POR a alterao de beneficirio da candidatura da CM para ARH Tejo

POOC Alcobaa Mafra 366.831,54 Obra 2.132.924,62 1.102.494,62 Obra

APA/ ARH TEJO

Peniche

P3-33

Plano de Praia das Praias da Consolao/Consola o Norte Peniche Projecto Obra Recuperao / Requalificao

48.033,37

2.084.891,25

POR Centro Aprovada (obra)

Elevada

Obra 1.467.326,16 Projecto 48.033,37 obra e fiscalizao 2.084.891,25

POOC Alcobaa Mafra Projecto: 25.000,00 Projecto: 75.000,00

APA/ ARH TEJO

Lourinh

P3-34

Plano de Interveno de Porto Dinheiro Lourinh Estudos Projectos Obra Recuperao / Requalificao

1.100.000,00

1.100.000,00

POR Centro a submeter

Elevada

A coordenar com a execuo da aco PIA.28 Elaborao de projecto e concretizao das obras (articulao da ARH Tejo com o INAG)

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015


Projecto Obra Recuperao / Requalificao 383.437,49 Obra e fiscalizao 1.150.312,48 Obra e fiscalizao 1.556.618,97 22.869,00

POOC Alcobaa Mafra

CM LOURINH/ APA/ ARH TEJO

Lourinh

P3-35

Plano de Praia da Praia do Peralta Lourinh

1.533.749,97

POR Centro a submeter

Elevada

Projecto elaborado pela ARH do Tejo. Projecto 22.869,00 Obra e fiscalizao 1.533.749,97

59

60
Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Candidaturas Observaes Tipo de interveno Projecto Obra Recuperao / Requalificao 750.000,00 750.000,00 Mdia Projecto Obra Recuperao / Requalificao Projecto: 28.750,00 1.115.000,00 1.115.000,00 Projecto: 86.250,00 POR Centro a submeter Elevada Estudos Projectos Obra Recuperao / Requalificao 2.000.000,00 2.000.000,00 POR Centro a submeter Elevada Projecto Obra Recuperao / Requalificao Projecto 18.750,00 1.075.000,00 1.075.000,00 Projecto 56.250,00 POR Centro a submeter Elevada Projecto Obra Recuperao / Requalificao 1.500.000,00 1.500.000,00 Mdia Projecto Obra Recuperao / Requalificao 800.000,00 800.000,00 Mxima Projecto Obra Recuperao / Requalificao 500.000,00 500.000,00 POR Centro a submeter Elevada Projecto Obra Recuperao / Requalificao 840.000,00 1.960.000,00 2.800.000,00 2.800.000,00 POVT aprovada Elevada Obra em curso

QUADRO 8.3 (Cont.) - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Alcobaa Mafra

CM LOURINH

Lourinh

P3-36

Praia da Areia Sul Lourinh

Termos de referncia elaborados pela ARH do Tejo Projecto a desenvolver pela CM

APA/ ARH TEJO/CM/ ICNB

POOC Alcobaa Mafra

CM TORRES VEDRAS/ APA/ARH TEJO

Torres Vedras

P3-37

Praia Azul Torres Vedras

Termos de referencia elaborados pela ARH Tejo Projecto/estudo prvio desenvolvido pela CM e aprovado pela ARH Tejo Inteno de submeter Candidatura ao POR Centro para projecto de execuo Estimativa para Projecto: 115.000,00

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Alcobaa Mafra

CM TORRES VEDRAS/ APA/ARH TEJO

Torres Vedras

P3-38

Plano de Interveno da Assenta Norte Torres Vedras

Sem estimativa de custos. Inclui a realizao de estudo especifico geotcnico de intervenes em arriba da responsabilidade da ARH do Tejo

Tejo

POOC Alcobaa Mafra

APA/ ARH TEJO

Torres Vedras

P3-39

Plano de Praia da Praia do Navio, Mirante, Piso e Fsica Torres Vedras

Projecto a elaborar pela ARH do Tejo. Projecto 75.000,00

POOC Alcobaa Mafra

CM BIDOS/ APA/ ARH TEJO

Obdos

P3-40

Plano de Praia da Praia d El Rei bidos

Projecto em elaborao por privados Termos referncia elaborados pela CCDR/ ARH Tejo Calendarizao a definir

POOC Alcobaa Mafra

CM MAFRA/ APA/ ARH TEJO

Mafra

P3-41

Praia do Porto da Calada Mafra

Projecto a desenvolver na sequncia e em articulao com a PIA.30. Calendarizao a definir

POOC Alcobaa Mafra

APA/ ARH TEJO

Mafra

P3-42

Praia de S. Loureno Mafra

Termos de referncia a elaborar pela ARH do Tejo Projecto a desenvolver pela ARH do Tejo Calendarizao a definir Estimativa para Projecto: 50.000,00

POOC Alcobaa Mafra

CM MAFRA/ APA/ ARH TEJO

Mafra

P3-43

Praia de Ribeira de Ilhas Mafra

QUADRO 8.3 (Cont.) - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao


Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Observaes Candidaturas Tipo de interveno

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Alcobaa Mafra 700.000,00 700.000,00 Elevada POR Lisboa a submeter

APA/ ARH ARH TEJO

Mafra

P3-44

Praia do Matadouro Mafra

Projecto Obra Recuperao / Requalificao

Termos de referncia elaborados pela ARH Tejo Projecto a desenvolver pela ARH Tejo Estimativa para Projecto: 30.000,00 Obra:Sem estimativa dependente da realizao do projecto

POOC Sintra Sado Projecto: 24.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00 Projecto: 24.000,00

APA/ ARH TEJO/CM

Sintra e Mafra

P3-45

Praia de S. Julio Sintra e Mafra

Projecto Obra Recuperao / Requalificao POR Lisboa a submeter Elevada

Projecto a elaborar pela ARH do Tejo. Projecto: 48.000,00

POOC Sintra Sado 200.000,00 200.000,00

APA/ ARH TEJO/CM

Sintra

P3-46

Praia da Samarra Sintra

Projecto Obra Recuperao / Requalificao

Mdia

Calendarizao a definir

POOC Sintra Sado Projecto: 24.000,00 1.500.000,00 1.500.000,00 Projecto: 24.000,00

APA/ ARH TEJO/CM /ICNB

Sintra

P3-47

Praia do Magoito Sintra

Projecto Obra Recuperao / Requalificao POR Lisboa a submeter

Elevada

Foi integrada na UOPG3, para o qual a C.M. est desenvolver os trabalhos com vista elaborao de Plano de Pormenor. Projecto do plano de praia a desenvolver pela ARH do Tejo em articulao com os trabalhos do PP. Obra:Sem estimativa dependente da realizao do projecto

Tejo 600.000,00

POOC Sintra Sado

APA/ ARH TEJO/CM/ ICNB

Sintra

P3-48

Praias da Aguda, Azenhas do Mar e Mas Sintra

Projecto Obra Recuperao / Requalificao 600.000,00

POR Lisboa a submeter

Elevada

Foi integrada no Plano de Pormenor. que abrange a UOPG 4 e 5, para o qual a C.M. est desenvolver os trabalhos com vista sua elaborao.

POOC Sintra Sado 2.500.000,00

APA/ ARH TEJO/CM/ ICNB

Sintra

P3-49

Praias Grande / Pequena Sintra

Projecto Obra Recuperao / Requalificao

2.500.000,00

POR Lisboa a submeter

Elevada

Foi integrada na UOPG6, para o qual a C.M. est desenvolver os trabalhos com vista elaborao de Plano de Pormenor. Calendarizao a definir

POOC Sintra Sado 300.000,00

APA/ ARH TEJO/CM/ ICNB

Sintra

P3-50

Praia da Adraga

Projecto Obra Recuperao / Requalificao

300.000,00

POR Lisboa a submeter

Elevada

Calendarizao a definir

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015


Projecto Obra Recuperao / Requalificao 1.100.000,00 550.000,00 Projecto Obra Recuperao / Requalificao

POOC Sintra Sado

CM SINTRA

Sintra

P3-51

UOPG 1 Pedreira da Samarra Sintra

1.100.000,00

Mdia

Obra a ser executada por particular, sob supervisionamento da DRE e em articulao com o ICNB. Foi interditada a extraco dos inertes e foi feito o enchimento da pedreira, permitindo a estabilizao dos taludes. Foram executadas plantaes mas sem sucesso, prevendo-se a nova plantao para Outubro

POOC Sintra CM SINTRA/ Sado APA/ARH TEJO

Sintra

P3-52

UOPG 2 Casal dos Pianos/Lomba dos Pianos Sintra

550.000,00

Mdia

Calendarizao a definir

61

QUADRO 8.3 (Cont.) - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao


Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Fundos Comun. (FEDER+FC) Observaes Candidaturas Tipo de interveno

62
Projecto Obra Recuperao / Requalificao 2.120.000,00 2.120.000,00 Elevada Projecto Obra Recuperao / Requalificao 945.956,92 Elevada 945.956,92 1.891.913,84 1.891.913,84 POR Lisboa aprovada Em execuo Projecto Obra Recuperao / Requalificao 600.000.,00 600.000,00 Mdia Calendarizao a definir Plano de Pormenor 72.000,00 72.000,00 144.000,00 144.000,00 POR Lisboa Aprovada Mdia Projecto Obra Recuperao / Requalificao 700.000,00 700.000,00 Mdia Projecto Obra Recuperao / Requalificao 34.020,00 51.030,00 1.635.050,00 85.050,00 1.550.000,00 POVT a submeter A submeter Mdia Projecto Obra Recuperao / Requalificao 1.000.000.00 1.000.000,00 Mdia Calendarizao a definir Projecto Obra Recuperao / Requalificao 1.000.000,00 1.000.000,00 Mdia Calendarizao a definir Projecto Obra Recuperao / Requalificao 35.601,00 35.601,00 1.125.703,00 71.203,00 1.054.500,00 POVT a submeter A submeter Mdia Obra Recuperao / Requalificao 175.000,00 525.000,00 700.000,00 700.000,00 Mdia Obra Recuperao / Requalificao 260.000,00 390.000,00 650.000,00 650.000,00 Mdia Projecto Obra Recuperao / Requalificao 14.732,00 44.195,00 758.927,00 58.927,00 700.000,00 POR Alentejo aprovada Mdia

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Sintra Sado

CM SESIMBRA

Sesimbra

P3-53

Praia da Lagoa de Albufeira Sesimbra

Projecto elaborado pela C.M. de Sesimbra Calendarizao da obra a definir

POOC Sintra Sado

Tejo

CM SESIMBRA/ APA/ ARH TEJO

Sesimbra

P3-54

Praia do Moinho de Baixo Sesimbra

POOC Sintra Sado

APA/ ARH TEJO

Sesimbra

P3-55

Praia das Bicas Sesimbra

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

CM ALMADA / POOC Sintra CCDRLVT / ICNB Sado /APA/ ARH TEJO

Almada

P3-56

UOPG 17 Fonte da Telha - Almada

Estudo de caracterizao e diagnstico e PP em elaborao pela C.M.

POOC Sintra CM DE SETBAL /APA/ Sado ARH ALENTEJO

Setbal

P3-57

UOPG 21 Portinho da ArrbidaAlpertuche - Setbal

Projecto de valorizao da praia elaborado, (no inclui a estao arqueolgica). Algumas intervenes esto includas no mbito da ao PIA.41. Transferido para C Plano de Praia

POOC Sintra Sado

APA/ ARH ALENTEJO

Setbal

P3-58

Praia do Portinho da Arrbida Setbal

Obra sujeita a candidaturas Total inclui 85.050,00 - projeto (concludo); 1.000.000,00 obra valorizao; 550.000,00 - ponte-cais

POOC Sintra Sado

APA/ ARH ALENTEJO

Setbal

P3-59

Praia de Galapinhos Setbal

POOC Sintra Sado

APA/ ARH ALENTEJO

Setbal

P3-60

Praia de Galapos Setbal

Alentejo

POOC Sintra Sado

APA/ ARH ALENTEJO

Setbal

P3-61

Praia da Figueirinha Setbal

Projecto concludo em 2010, com financiamento POVT Obra sujeita a candidaturas Total inclui 71.203,00 - projeto (concluido); 1.054.000,00 - obra

POOC Sado Sines

APA/ ARH ALENTEJO

Sines

P3-62

Plano de Praia do Norte Guia Sines

Projeto concluido Ser necessrio acordar a cedncia de um terreno privado ou eventual expropriao do mesmo.

POOC Sado Sines

APA/ ARH ALENTEJO

Sines

P3-63

Requalificao da Praia do Norte Cto Mosqueiro- Sines

Projeto concludo Peas concursais preparadas, Sem calendarizao definida

POOC Sado Sines

APA/ ARH ALENTEJO

Grandola

P3-64

Gal Fontainhas Grndola

Obra sem calendarizao definida Projeto 58.927,00 Obra: 700.000,00

QUADRO 8.3 (Cont.) - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao


Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Candidaturas Observaes Tipo de interveno

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Sines Burgau 500.000,00 500.000,00 Mdia

ARH ALGARVE

APA/

Aljezur

P3-65

Praia de Monte Clrigo - Aljezur

Obra Recuperao / Requalificao

POOC Burgau Vilamoura 2.000.000,00 Mdia 2.000.000,00 POVT a submeter

ARH ALGARVE

APA/

Lagos

P3-66

Requalificao da Ponta da Piedade Lagos

Obra Recuperao / Requalificao

Em parceria pblico/privada (ARH, CM e privados)

POOC Burgau Vilamoura Obra Recuperao / Requalificao 3.200.000,00 3.200.000,00 POVT a submeter

ARH ALGARVE

APA/

Lagos

P3-67

Requalificao da Meia Praia Poente Lagos

Mdia

Parceria ARH, CM, IPTM e REFER Projecto em apreciao pela entidades exteriores ARH.

POOC Burgau Vilamoura Obra Recuperao / Requalificao 300.000,00 300.000,00

ARH ALGARVE

APA/

Lagoa

P3-68

Projecto de Requalificao do Algar Seco Lagoa

A cabimentar

Elevada

Interveno parcial em execuo pela Cmara Municipal de Lagoa

POOC Burgau Vilamoura Obra Recuperao / Requalificao 250.000,00 250.000,00

IPTM

Lagoa

P3-69

Plano de Praia do Pintadinho - Lagoa

Mdia

Projecto em elaborao pela CCDR Algarve Prev-se a sua execuo em parceria com privado

POOC Burgau Vilamoura 500.000,00 500.000,00

IPTM

Lagoa

P3-70

Plano de Praia Obra Grande Ferragudo - Recuperao / Lagoa Requalificao

Elevada

Calendarizao a definir

Algarve Obra Recuperao / Requalificao 250.000,00 250.000,00 Mdia Em execuo parcial por privado Englobada na A-PRB.49

POOC Burgau Vilamoura

CM ALBUFEIRA/

ARH ALGARVE

APA/

Albufeira

P3-71

Plano de Praia da Gal Albufeira

POOC Burgau Vilamoura Obra Recuperao / Requalificao 100.000,00

ARH ALGARVE

APA/

Albufeira

P3-72

Plano de Praia da Praia Manuel Loureno Leste Albufeira

100.000,00

A cabimentar

Mdia

Estudo prvio elaborado

POOC Burgau Vilamoura Obra Recuperao / Requalificao 26.448,20 185.137,40 + 52 896,40 (PIT) 264.482,00

ARH ALGARVE

APA/

Albufeira

P3-73

Plano de Praia do Castelo Albufeira

264.482,00

POR Algarve a submeter e PIT

Elevada

Obra suspensa por providncia cautelar de privado

POOC Burgau Vilamoura

ARH ALGARVE

APA/

Albufeira

P3-74

Plano de Praia da Praia dos Arrifes Albufeira

Obra Recuperao / Requalificao

250.000,00

250.000,00

Elevada

Projecto elaborado por privado e aprovado pela ARH Algarve. Em execuo por privado

POOC Burgau Vilamoura Obra Recuperao / Requalificao

ARH ALGARVE

APA/

Albufeira

P3-75

Plano de Praia dos Alemes - Albufeira

150.000,00

150.000,00

Mdia

Calendarizao a definir

APA/

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015


Obra Recuperao / Requalificao 2.000.000,00

POOC ARH ALGARVE Burgau Vilamoura CM SILVES / ARH ALGARVE

Silves

P3-76

Requalificao da frente de mar de Armao de Pra nascente - Silves

2.000.000,00

Mdia

Aguarda aquisio de terreno

63

QUADRO 8.3 (Cont.) - Planos de Interveno e Projetos de Requalificao


Investimento () Contrapartida Nacional Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Fundos Comun. (FEDER+FC) Prioridade Observaes Candidaturas Tipo de interveno

64
Projecto Obra Recuperao / Requalificao 250.000,00 250.000,00 Mdia Calendarizao a definir Projecto Obra Recuperao / Requalificao 5.000.000,00 5.000.000,00 Mdia Plano de Pormenor / Obra Recuperao / Requalificao 58 380,00 (anlise custo beneficio) 58.380,00 58.380,00 Elevada Obra Recuperao / Requalificao 250.000,00 250.000,00 Mdia Calendarizao a definir Obra Recuperao / Requalificao 250.000,00 250.000,00 Mdia Obra Recuperao / Requalificao 500.000,00 500.000,00 Mdia Projecto em elaborao Obra Recuperao / Requalificao 500,000,00 500.000,00 Mdia Obra Recuperao / Requalificao 250.000,00 250.000,00 Mdia Calendarizao a definir Obra Recuperao / Requalificao 1.000.000,00 1.000.000,00 Mdia Calendarizao a definir Obra Recuperao / Requalificao 500.000,00 500.000,00 Mdia Calendarizao a definir
85.937.516,07 333.594,87 85.603.921,20

APA | ARH

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Aces

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Tavira

P3-77

Plano de Praia do Barril Tavira

CM LOUL/

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Loul

P3-78

UOPG 1 Quarteira Desenvolvimento do Projecto de Interveno e Requalificao Loul

Projecto de execuo em preparao pela CM Loul

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

CM de Loul CCDR Algarve

ARH ALGARVE

APA/

Loul

P3-79

UOPG II Vale de Lobo Loul

Parceria pblico-privada. Plano de Pormenor e projecto de interveno em elaborao. Elaborada anlise custo-benefcio

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Loul

P3-80

Plano de Praia do Forte Novo Loul

Algarve

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Loul

P3-81

Plano de Praia de Almargem Loul

Projecto em elaborao por privado

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Castro Marim P3-82

Plano de Praia da Alagoa Castro Marim

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Castro Marim P3-83

Plano de Praia do Cabeo Castro Marim

Projecto em desenvolvimento por privados, abrangendo parte das componentes do Plano de Praia. Calendarizao a definir

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Vila Real de Santo Antnio

P3-84

Plano de Praia da Lota Vila Real de Santo Antnio

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Vila Real de Santo Antnio

P3-85

Plano de Praia de Monte Gordo Vila Real de Santo Antnio

POOC Vilamoura Vila Real de Santo Antnio

ARH ALGARVE

APA/

Vila Real de Santo Antnio

P3-86

Plano de Praia de Santo Antnio Vila Real de Santo Antnio

Total

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

65

66

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

8.4 AES POLIS

Costa da Caparica - Costa Polis, Almada

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

67

68

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Plano de Ao de Proteo e Valorizao do LItoral 2012-2015

Aces integradas no Programa Polis


Aces Polis: Prioridade Mxima Prioridade Elevada Prioridade Mdia Prioridade Baixa

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

69

70

QUADRO 8.4 - Defesa Costeira / Zonas de Risco - Aes Polis


Investimento () Candidaturas No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Observaes Aes Valor Global Executado Tipo de interveno

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

POOC Caminha Espinho 2.085.452,00 11.005,20 2.074.446,80 A submeter POVT Mxima

Polis do Litoral Norte

Esposende

PP1-1

UOPG 3 S. Plano de Pormenor Bartolomeu do Mar Projetos Demolies Esposende Obras

Plano de Pormenor em elaborao pelo Municpio de Esposende. Projeto de expropriaes concludo.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 2.760.000,00 21.874,00 2.738.126,00

Polis do Litoral Norte

Esposende

PP1-2

Reestruturao e consolidao de estruturas martimas de defesa costeira Ofir/Pedrinhas Esposende POVT aprovada para projeto - Obra a submeter em 2012

Mxima

Projeto de execuo em elaborao. Incio de obra previsto: para 2012.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Norte

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 900.000,00 6.100,80 893.899,20

Polis do Litoral Viana do Castelo Norte

PP1-3

Reestruturao e consolidao de estruturas martimas de defesa costeira esporo da Pedra Alta Viana do Castelo POVT aprovada para Projeto - Obra a submeter em 2012

Mxima

Adjudicada a elaborao do Projeto de execuo, com concluso prevista: para 2012.

POOC Caminha Espinho Projeto Demolio Obras 11.600.000,00 100.157,10

Polis do Litoral Norte

Esposende

PP1-4

Reestruturao dos ncleos de Pedrinhas-Cedovm - Esposende

11.499.842,90

POVT - Obra a submeter em 2012

Mxima

Projeto de expropriaes concludo. DUP aguarda resoluo de expropriar.

POOC Ovar Polis Litoral Ria Marinha de Aveiro Grande 552.000,00

Ovar

PP1-5

Plano de Reordenamento e Interveno reestruturao das frentes martimas de Plano de Pormenor Projetos Esmoriz/Cortegaa Obras Ovar

552.000,00

POVT candidatura efetuada em 2010

Mxima

Plano de Interveno da responsabilidade do INAG concludo Plano de Pormenor em concurso Financiamento POVT

Centro

POOC Ovar Polis Litoral Ria Marinha de Aveiro Grande

Ilhavo , Vagos e Mira

PP1-6

Proteo e recuperao do sistema dunar entre Costa Nova e Mira lhavo, Vagos e Mira Estudo Projetos Obras

9.197.940,00

106.626,43

9.091.313,57

POVT aprovada para Projeto - Obra a submeter em 2012

Mxima

Algarve

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real de Formosa Santo Antnio

Faro

PP1-7

UOPG III Ilha de Faro Plano de Pormenor Reestruturao e Plano de requalificao da Ilha Interveno de Faro e espaos Obras terrestres contguos Faro

27.434.944,68

360.654,55

27.074.290,13

POVT a submeter

Mxima

Em elaborao o Plano de Pormenor

QUADRO 8.4 (Cont.) - Defesa Costeira / Zonas de Risco - Aes Polis


Investimento () Candidaturas No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Observaes Aes Valor Global Executado Tipo de interveno

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real de Formosa Santo Antnio

Faro e Olho

Renaturalizao e recuperao dunar Ilhotes (Ramalhete, Cobra, Coco; Altura, Ratas, entre Coco e Ratas) e Ilha Deserta Faro e Olho Mxima

PIR concludo.

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real de Formosa Santo Antnio Renaturalizao e recuperao dunar na Ilha de Faro (rea de DPM) Faro Estudos planos Projetos Obras Demolio 26.631.825,00 2.917.988,00 23.713.837,00 POVT a submeter

Faro

Mxima

PP1-8

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real de Formosa Santo Antnio

Olho

Renaturalizao e recuperao dunar ncleo da Fuseta (Ilha da Armona) Olho

Mxima

Parcialmente executada efetuadas demolies e reperfilamento. Recuperao dunar em Projeto.

Algarve

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real de Formosa Santo Antnio

Faro

Renaturalizao e recuperao dunar ncleos de Hangares e Farol (Ilha da Culatra) Faro

Mxima

POOC Loul, Faro, Vilamoura Polis Litoral Ria Olho, Tavira e Vila Real de Formosa Vila Real de Santo Santo Antnio Antnio Estudo Projeto Obras 10.336.355,00 8.093,00

PP1-9

Recuperao dunar e lagunar - Loul, Faro, Olho, Tavira e Vila Real de Santo Antnio

10.328.262,00

POVT a Submeter

Mxima

Recuperao dunar e lagunar - Loul, Faro, Olho, Tavira e Vila Real de Santo Antnio Estudo concluido. Necessidade de processo de AIA

POOC Loul, Faro, Vilamoura Polis Litoral Ria Olho, Tavira e Vila Real de Formosa Vila Real de Santo Santo Antnio Antnio Estudos Projetos Obras

PP1-10

Alimentao artificial de praias, transposio de barras, recuperao dunar e lagunar Loul, Faro, Olho, Tavira e Vila Real de Santo Antnio 4.163.644,00

3.914.430,00

249.214,00

Capital Social PLRF + POVT

Mxima

Alimentao artificial de praias, transposio de barras, recuperao dunar e lagunar - Loul, Faro, Olho, Tavira e Vila Real de Santo Antnio Empreitadas em curso

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Aljezur

PP1-11

Reordenamento e reestruturao do ncleo da Amoreira Monte Clrigo Aljezur

Projetos Obras

1.000.000,00

8.919,80

991.080,20

POVT a Submeter

Mxima

Reordenamento e reestruturao do ncleo da Amoreira Monte Clrigo Aljezur Projeto em elaborao.

71

72

QUADRO 8.4 (Cont.) - Defesa Costeira / Zonas de Risco - Aes Polis


Investimento () Candidaturas No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Observaes Aes Valor Global Executado Tipo de interveno

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Algarve

POOC Sines Burgau 3.215.032,00 537.007,00 2.678.025,00

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo, Aljezur, Odemira e Sines Projetos Obras Aprovada 774646,25 Aprovada 331991,25 Mxima

PP1-12

Proteo de Sistemas dunares e arribas Vila do Bispo, Aljezur, Odemira e Sines

Intervenes correspondentes a Odemira e Sines inseridos em candidatura global, que aguarda aprovao do POVT; financiamento FPRH aprovado Componente executada: 122.812,00 - Polis 414.195,00 - ARH Alentejo 2.376.000,00 (Polis) 1.106.337,50 (ARH do Alentejo)

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Total da Prioridade Mxima 99.877.192,68 7.992.855,88 91.884.336,80

Centro 7.577.720,00 40.437,21 7.537.282,79

POOC Ovar Polis Litoral Ria Marinha de Aveiro Grande Projetos Obras

Ovar, Murtosa, Mira e lhavo

PP1-13

Transposio de sedimentos para optimizao do equilbrio hidrodinmico Canais de Ovar, Murtosa, Mira e lhavo Ovar, Murtosa, Mira e lhavo POVT aprovada para Projeto - Obra a submeter em 2012

Elevada

Execuo da empreitada prevista para 2012-2013

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real de Formosa Santo Antnio 2.280.000,00 141.533,00

Faro

PP1-14

UOPG IV Ilha da Culatra (ncleo da Culatra) Reestruturao e requalificao do ncleo da Culatra (Ilha da Culatra) e espaos terrestres contguos Faro Estudos Planos Plano de Praia (ncleo da Culatra) Projetos Obras

2.138.467,00

POVT a submeter

Elevada

PIR em elaborao (a concluir em Julho 2012)

Algarve Plano de Interveno Plano de Praia Obras

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real de Formosa Santo Antnio

Olho

PP1-15

UOPG V Ilha da Armona (ncleo da Armona) Reestruturao do ncleo da Armona (Ilha da Armona) e espaos terrestres contguos Olho

4.446.000,00

145.998,00

4.300.002,00

POVT a submeter

Elevada

PIR em elaborao (a concluir em Julho 2012)

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP1-16

Reordenamento e reestruturao da Ponta de Sagres Vila do Bispo

Projetos Obras

1.280.000,00

32.409,13

1.247.590,87

POVT a submeter

Elevada

Reordenamento e reestruturao da Ponta de Sagres Vila do Bispo Projeto em fase de contratao. Empreitada em 2012

QUADRO 8.4 (Cont.) - Defesa Costeira / Zonas de Risco - Aes Polis


Investimento () Candidaturas No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Observaes Aes Valor Global Executado Tipo de interveno

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Algarve 1.425.000,00 166.743,93 1.258.256,07

POOC Sines Burgau Elevada

Polis Litoral Sudoeste

Aljezur

PP1-17

Reordenamento e reestruturao do ncleo de Arrifana Aljezur Projetos Obras POVT a submeter

Os Projetos desenvolvidos incidem residualmente sobre a reduo do risco, sendo principalmente ordenamento Reordenamento e reestruturao do ncleo de Arrifana Aljezur Projeto em elaborao

Total da Prioridade Elevada 17.008.720,00 527.121,27 16.481.598,73

POOC Caminha Espinho 415.745,45 415.745,45

Polis Litoral Norte

Esposende

PP1-18

Reforo do cordo dunar Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas Barca/Dunas de Belinho/Cepes Esposende Estudo Projeto Obras

Mdia

Adjudicada a elaborao do Projeto de execuo. Incio de obra previsto: para 2012

POOC Caminha Espinho 981.660,00 981.660,00

Polis Litoral Norte

Esposende

PP1-19

Reabilitao da zona interior do Nucleo de Ofir - Esposende

Estudo Projeto Obras

Tem Candidatura

Mdia

Norte Projetos Obras 223.200,00 7.852,00

POOC Caminha Espinho

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP1-20

Reestruturao e consolidao de estruturas martimas de defesa costeira embocadura do Rio Neiva Viana do Castelo

215.348,00

POVT aprovada para Projeto - Obra a submeter em 2012

Mdia

Projeto de execuo em elaborao.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras

Polis Litoral Norte

Caminha

PP1-21

Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas Camarido Caminha

66.519,27

66.519,27

Mdia

Projeto de execuo, concludo

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Caminha Espinho

Polis Litoral Norte

Caminha

PP1-22

Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas rochedos de Santo Isidro Caminha Projetos Obras

296.224,25

296.224,25

Mdia

Projeto de execuo, concludo

73

74

QUADRO 8.4(Cont.) - Defesa Costeira / Zonas de Risco - Aes Polis


Investimento () Candidaturas No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Observaes Aes Valor Global Executado Tipo de interveno

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 44.496,00 44.496,00 Mdia

Polis Litoral Norte

Caminha

PP1-23

Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas dunas do Caldeiro, Gelfa e Forte de Co Caminha

Adjudicada a elaborao do Projeto de execuo.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 80.340,00 80.340,00

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP1-24

Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas Montedouro - Viana do Castelo

Mdia

Adjudicada a elaborao do Projeto de execuo.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 134.836,00 134.836,00

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP1-25

Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas Areosa Viana do Castelo

Mdia

Adjudicada a elaborao do Projeto de execuo.

Norte

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 2.475.932,73

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP1-26

Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas Rodanho. Dunas da Amorosa Viana do Castelo

2.475.932,73

Mdia

Adjudicada a elaborao do Projeto de execuo.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP1-27

Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas Pedra Alta, Foz do Neiva - Dunas da Amorosa Viana do Castelo 2.117.492,73

2.117.492,73

Mdia

Adjudicada a elaborao do Projeto de execuo.

POOC Caminha Espinho

Polis Litoral Norte

Esposende

PP1-28

Recuperao, Proteo dos sistemas dunares e renaturalizao de reas degradadas Restinga de Ofir Esposende

Projetos Obras

2.858.040,00

31.609,77

2.826.430,23

POVT aprovada para Projeto - Obra a submeter em 2012

Mdia

Em preparao procedimento concursal para contratao de equipa projectista

QUADRO 8.4 (Cont.) - Defesa Costeira / Zonas de Risco - Aes Polis


Investimento () Candidaturas No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Observaes Aes Valor Global Executado Tipo de interveno

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Algarve 570.000,00 73.774,69 496.225,31 Mdia

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real de Formosa Santo Antnio POVT - Obra a submeter em 2012 10.264.486,43 113.236,46 8.633.213,61 118.517.185,50 10.151.249,97 127.150.399,11

Tavira

PP1-29

Reestruturao do ncleo da Ilha de Tavira e espaos terrestres contguos Tavira

Estudos Planos Projetos Plano de Praia Obras Demolies

Total da Prioridade Mdia

Total

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

75

76

QUADRO 8.5 - Estudos, Gesto e Monitorizao


Investimento () Candidaturas No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Prioridade Observaes Aes Tipo de interveno Valor Global Executado

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Aco

Centro Estudos 750.000,00 459.226,00 290.774,00 POVT Aprovado Mxima

Aveiro gueda, Albergaria-aVelha, Aveiro, POOC Ovar Polis Litoral Ria Estarreja, lhavo, Marinha Grande Aveiro Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos

PP2-1

Estudo da evoluo e da dinmica costeira e estuarina Ria de Aveiro gueda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, lhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos

Em curso

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

Alentejo Estudos Planos 120.000,00 21.771,00 98.229,00

POOC Sado Sines POR Alentejo a submeter

Polis Litoral Sudoeste

Santiago do Cacm

PP2-2

Estudo de caracterizao da qualidade ecolgica do sistema lagunar Santo Andr Sancha Santiago do Cacm

Baixa

Estudo em elaborao.

POOC Loul, Faro, Olho, Vilamoura Vila Polis Litoral Ria Tavira e Vila Real Real de Sto Formosa de Santo Antnio Antnio Estudos Planos 250.000,00 778,30 249.221,70 POR Algarve a submeter

PP2-3

Plano de mobilidade e ordenamento de circulao na Ria Formosa- Loul, Faro, Olho, Tavira e Vila Real de Santo Antnio

Baixa

Plano em elaborao ( a concluir no 1 Sem 2012)

Algarve Estudos planos 501.077,00 262.273,06

POOC Loul, Faro, Olho, Vilamoura Vila Polis Litoral Ria Tavira e Vila Real Formosa Real de Sto de Santo Antnio Antnio

PP2-4

Valorizao das actividades econmicas ligadas aos recursos da Ria Formosa - Loul, Faro, Olho, Tavira e Vila Real de Santo Antnio 238.803,94

Candidatura Submetida ao PROMAR

Baixa

Plano em elaborao (a concluir no 1 Sem de 2012) Financiamento PROMAR

POOC Loul, Faro, Olho, Vilamoura Vila Polis Litoral Ria Tavira e Vila Real Formosa Real de Sto de Santo Antnio Antnio Minimizao de riscos inerentes hidrodinmica da Ria Formosa Estudos planos

PP2-5

POVT a submeter

Mxima

175.572,00 (Valor includo na ao PP1-11)

Total

1.621.077,00

744.048,36

877.028,64

QUADRO 8.6 - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Observaes Candidaturas

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 559.200,00 153,90 559.046,10 POR Norte a submeter Mdia

Polis Litoral Norte

Caminha

PP3-1

Valorizao e dinamizao do pinhal do Camarido Caminha

Em avaliao.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 247.200,00 200,00 247.000,00 POR Norte a submeter Mdia

Polis Litoral Norte

Caminha

PP3-2

Valorizao e dinamizao do pinhal do da Gelfa Caminha

Em avaliao.

POOC Caminha Espinho 45,000,00 18.949,30 26.050,70 POR Norte a submeter

Polis Litoral Norte

Caminha

PP3-3

Valorizao paisagstica e ambiental da rea de Cmboas Caminha Estudos Planos

Mdia

Em curso.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 9.158.268,21 176.307,53 8.981.960,68 POR Norte a submeter

Polis Litoral Norte

Caminha

PP3-4

Requalificao da frente ribeirinha de Caminha Caminha

Mdia

Projeto de execuo em elaborao, com concluso prevista no 2 trimestre 2012.

Norte Projetos Obras 3.077.142,86 95.023,02 2.982.119,84

POOC Caminha Espinho

Polis Litoral Norte

Esposende

PP3-5

Requalificao e revitalizao da frente ribeirinha de Esposende Esposende 196.636,36 196.636,36

POR Norte a submeter

Mdia

Projeto concludo. Em fase de execuo da obra. Concluso prevista:3 trimestre 2012

POOC Caminha Espinho Projetos Obras Plano de Praia de Afife Viana do Castelo Projetos Obras 674.743,64 311.584,36

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-6

Plano de Praia da nsua Viana do Castelo

POR Norte a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Caminha Espinho

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-7

674.743,64

POR Norte a submeter

Elevada

Projeto de execuo em elaborao.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 561.818,19

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-8

Plano de Praia de Arda/Bico Viana do Castelo

311.584,36

POR Norte a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-9

Plano de Praia Pa/Carreo Viana do Castelo

561.818,19

POR Norte a submeter

Mdia

Em avaliao.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Caminha Espinho Projetos Obras

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-10

Plano de Praia da Amorosa/Chaf Viana do Castelo

303.381,81

303.381,81

POR Norte a submeter

Elevada

Projeto de execuo em elaborao.

POOC Caminha Espinho

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-11

Plano de Praia da Pedra Alta Viana do Castelo

Projetos Obras

36.518,19

36.518,19

POR Norte a submeter

Elevada

Projeto de execuo em elaborao.

77

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Observaes Candidaturas

78

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 509.828,00 220,00 509.608,00 Mdia

Polis Litoral do Norte

Viana do Castelo

PP3-12

Reordenamento e reestruturao do ncleo da Praia do Carreo Viana do Castelo Projeto aprovado- Obra a submeter ao POVT em 2012

Projeto concludo.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 2.000.000,00 47.954,78 1.952.045,22 Mdia

Polis Litoral do Norte

Viana do Castelo

PP3-13

Reordenamento e reestruturao do ncleo da Praia da Amorosa Viana do Castelo Projeto aprovado- Obra a submeter ao POVT em 2012

Projeto de execuo em elaborao.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 1.500.000,00 36.794,68 1.463.205,32

Polis Litoral do Norte

Viana do Castelo

PP3-14

Reordenamento e reestruturao do ncleo da Praia da Pedra Alta Viana do Castelo Projeto aprovado- Obra a submeter ao POVT em 2012

Elevada

Projeto de execuo em elaborao

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 30.360,00 220,00 30.140,00 POR Norte a submeter

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-15

Valorizao paisagstica e ambiental da rea de Porto da Vinha Viana do Castelo

Baixa

Em avaliao

Norte

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 162.360,00 162.360,00

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-16

Valorizao paisagstica e ambiental da rea de Rodanho Viana do Castelo

POR Norte a submeter

Mdia

Em avaliao

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 2.500.000,00 27.972,13

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-17

Requalificao da frente ribeirinha da Praia do Norte/Coral Viana do Castelo

2.472.027,87

POR Norte a submeter

Elevada

Projeto de execuo em elaborao.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 3.500.000,00

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-18

Requalificao da frente ribeirinha do Castelo de Santiago da Barra Viana do Castelo 640,78

3.499.359,22

POR Norte Aprovada

Mdia

Projeto concludo.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras

Polis Litoral Norte

Viana do Castelo

PP3-19

Requalificao da frente ribeirinha do ncleo de Cabedelo Viana do Castelo

2.500.000,00

33.134,00

2.466.866,00

POR Norte a submeter

Mdia

Projeto de execuo em elaborao, com concluso prevista no 2 trimestre 2012.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras

Polis Litoral Norte

Esposende

PP3-20

Plano de Praia de Rio de Moinhos Concelho de Esposende Plano de Praia de Cepes/Suave Mar Esposende Projetos Obras

131.690,19

131.690,19

POR Norte a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Caminha Espinho

Polis Litoral Norte

Esposende

PP3-21

25.394,19

25.394,19

POR Norte a submeter

Elevada

Projeto de execuo em elaborao.

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Observaes Candidaturas

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 71.350,91 71.350,91 Baixa POR Norte a submeter

Polis Litoral Norte

Esposende

PP3-22

Plano de Praia da Ramalha Esposende

Em avaliao.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 6.988.800,00 227.817,60 6.760.982,40 Baixa POR Norte a submeter

Polis Litoral Norte

Esposende

PP3-23

Norte

Ecovia do Litoral, Rotas e percursos complementares Caminha, Viana do Castelo e Esposende

Adjudicada a elaborao do Projeto de execuo. Incio Obra previsto no 1 trimestre de 2013.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 1.321.800,00 249.043,18 1.072.756,82 POR Norte a submeter

Polis Litoral Norte

Esposende

PP3-24

Percursos de informao e sensibilizao ambiental do Parque Natural Norte Esposende

Baixa

Alguma da obra j est executada. Em avaliao.

POOC Caminha Espinho Projetos Obras 2.051.428,57 19.845,79 2.031.582,78 POR Norte Aprovada

Polis Litoral Norte

Esposende

PP3-25

Requalificao e revitalizao da frente ribeirinha de Fo Esposende

Mdia

Projeto de execuo concludo.

POOC Ovar Marinha Grande 3.497.400,00 166.522,50 3.330,877,50

Polis Litoral Ria de Aveiro

Ovar e Espinho

PP3-26

Requalificao e valorizao do Stio da Barrinha do Esmoriz Ovar e Espinho Estudos Planos Projetos Obras

Projeto aprovado- Obra a submeter ao POVT em 2012

Maxima

Projeto em curso. Execuo da empreitada prevista para 2012-2013

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia Esmoriz/Barrinha Ovar Projetos Obras 125.937,90

Polis Litoral Ria de Aveiro

Ovar

PP3-27

125.937,90

POR Centro a submeter

Mxima

Execuo de empreitada prevista para 2012-2013

Centro Plano de Praia de Cortegaa Ovar 375.537,90 Projetos Obras

POOC Ovar Marinha Grande

Polis Litoral Ria de Aveiro

Ovar

PP3-28

375.537,90

POR Centro a submeter

Mxima

Execuo de empreitada prevista para 2012-2013

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia do Furadouro Projetos Obras Plano de Praia da Maceda Projetos Obras

Polis Litoral Ria de Aveiro

Ovar

PP3-29

615.537,90

615.537,90

POR Centro a submeter

Mxima

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Ovar Marinha Grande

Polis Litoral Ria de Aveiro

Ovar

PP3-30

141.537,90

141.537,90

POR Centro a submeter

Mxima

POOC Ovar Marinha Grande

Polis Litoral Ria de Aveiro

Ovar

PP3-31

Requalificao e valorizao do ncleo piscatrio martimo de Furadouro Ovar

Projetos Obras

708.499,72

708.499,72

Mdia

Projeto para concurso Financiamento FEP

79

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Observaes Candidaturas

80

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Ovar Marinha Grande Projetos Obras 708.499,72 Mdia 708.499,72

Polis Litoral Ria de Aveiro

Murtosa

PP3-32

Requalificao e valorizao do ncleo piscatrio martimo de Torreira Murtosa

Projeto para concurso Financiamento FEP

POOC Ovar Marinha Grande Projetos Obras Mdia

Polis Litoral Ria de Aveiro

Ovar

PP3-33

Requalificao e valorizao do ncleo piscatrio martimo de Esmoriz Ovar

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Ovar Marinha Grande Projetos Obras 1.062.749,55 1.062.749,55

Polis Litoral Ria de Aveiro

Vagos

PP3-34

Requalificao e valorizao do ncleo piscatrio martimo de Vagueira Vagos

Mdia

Projeto para concurso Financiamento FEP

POOC Ovar Marinha Grande Projetos Obras

Polis Litoral Ria de Aveiro

Mira

PP3-35

Requalificao e valorizao do ncleo piscatrio martimo da Praia de Mira Mira

Mdia

Centro

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia da Torreira Murtosa 181.605,73 181.605,73 Projetos Obras

Polis Litoral Ria de Aveiro

Murtosa

PP3-36

POR Centro a submeter

Elevada

Execuo de empreitada prevista para 2012-2013

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia da Gaivina Murtosa 98.676,35 Projetos Obras

Polis Litoral Ria de Aveiro

Murtosa

PP3-37

98.676,35

POR Centro a submeter

Baixa

Em avaliao.

POOC Ovar Marinha Grande Projetos Obras 125.841,86

Polis Litoral Ria de Aveiro

Murtosa

PP3-38

Plano de Praia de Muranzel Murtosa

125.841,86

POR Centro a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Ovar Marinha Grande Praia de S. Jacinto Aveiro Obra 225,.572,04

Polis Litoral Ria de Aveiro

Aveiro

PP3-39

225.572,04

POR Centro a submeter

Baixa

Em avaliao.

POOC Ovar Marinha Grande Projetos Obras

Polis Litoral Ria de Aveiro

Aveiro

PP3-40

Requalificao dos espaos de usufruto pblico da reserva natural das Dunas de S. Jacinto Aveiro

845.204,77

63.143,45

782.061,32

POR Centro Aprovado

Mdia

Em avaliao.

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia da Barra lhavo

Polis Litoral Ria de Aveiro

Ilhavo

PP3-41

Projetos Obras

464.811,30

464.811,30

POR Centro a submeter

Mxima

Execuo de empreitada prevista para 2012-2013

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Candidaturas Observaes

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia de Areo Vagos 141.157,19 141.157,19 Elevada Projetos Obras POR Centro a submeter

Polis Litoral Ria de Aveiro

Vagos

PP3-42

Execuo de empreitada prevista para 2012 - 2013

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia da Vagueira Vagos 222.716,59 222.716,59 Maximo Projetos Obras POR Centro a submeter

Polis Litoral Ria de Aveiro

Vagos

PP3-43

Execuo de empreitada prevista para 2012-2013

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia de Labrego Vagos 62.576,05 62.576,05 Projetos Obras POR Centro a submeter

Polis Litoral Ria de Aveiro

Vagos

PP3-44

Mdia

Em avaliao.

Centro

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia da Praia Nova/Poo da Cruz Mira Projetos Obras 87.372,99 87.372,99 POR Centro a submeter

Polis Litoral Ria de Aveiro

Mira

PP3-45

Baixa

Em avaliao.

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia de Mira/Barrinha Mira Projetos Obras 212.894,31 212.894,31 POR Centro a submeter

Polis Litoral Ria de Aveiro

Mira

PP3-46

Elevada

Execuo de empreitada prevista para 2012-2013

POOC Ovar Marinha Grande Plano de Praia de Mira Sul - Mira 104.619,72 104.619,72 Projetos Obras

Polis Litoral Ria de Aveiro

Mira

PP3-47

POR Centro a submeter

Mxima

Execuo de empreitada prevista para 2012-2013

POOC Ovar Marinha Grande Projetos Obras 1.285.982,00 Projetos Obras 96.379,64

Polis Litoral Ria de Aveiro

Mira

PP3-48

Requalificao e valorizao da Barrinha e Lagoa de Mira Mira

Mxima 1.189.602,36 POR Centro a submeter Mxima

Projeto em curso Execuo da empreitada prevista para 2012 Financiamento POR-C

POOC Ovar Marinha Grande

Polis Litoral Ria de Aveiro

Mira

PP3-49

Requalificao e valorizao do Lago do Mar Mira

POOC Sintra Sado

CostaPolis

Almada

PP3-50

Praias Urbanas Costa de Caparica Almada

Tejo

Estudos e Plano de Pormenor Projetos Obras

Elevada 6.000.000,00 6.000.000,00

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Sintra Sado

CostaPolis

Almada

PP3-51

Praias de Transio Costa de Caparica Almada

Estudos e Plano de Pormenor Projetos Obras

Elevada

81

82

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Candidaturas Observaes

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

Tejo

POOC Sintra Sado 6.000.000,00 Elevada 6.000.000,00

CostaPolis

Almada

PP3-52

Praias Equipadas Costa de Caparica Almada

Estudos e Plano de Pormenor Projetos Obras

POOC Sado Sines 1.056.000,00 1.056.000,00 POR Alentejo Aprovada

Polis Litoral Sudoeste C.M. Santiago do Cacm Demolio Projetos Obras

Santiago do Cacm

PP3-53

Reestruturao e renaturalizao da Lagoa de Santo Andr Santiago do Cacm

Mdia

Candidatura ao POR Alentejo (elaborao do Projeto) aprovada

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Sines Burgau Projetos Obras 1.347.692,00 8.177,39 1.339.514,61 POR Alentejo a submeter

Polis Litoral Sudoeste

Sines

PP3-54

Plano de praia da Samouqueira, Porto Covinho e Praia Grande de Porto Covo Sines Plano de Praia da Ilha do Pessegueiro Sines Projetos Obras 553.286,63 15.615,81 537.670,82 POR Alentejo a submeter Requalificao e valorizao do Portinho de Porto Covo Sines Projetos Obras 1.991.579,00 1.991.579,00 Plano de Praia do Malho Odemira 1.978.652,00 105.793,15 Plano de Praia do Almograve Odemira Projetos Obras 391.608,00 12.569,47 Plano de Praia dos Alteirinhos Odemira Projetos Obras 223.776,00 1.357,81 379.038,53 Projetos Obras 1.872.858,85 POR Alentejo a submeter

Elevada

Projeto em Outubro de 2011 empreitada em Junho de 2012 Financiamento POR-Alent.

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Sines

PP3-55

Elevada

Projeto em elaborao empreitada em Abril de 2012 Financiamento POR-Alent.

Alentejo

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Sines

PP3-56

Mdia

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-57

POR Alentejo a submeter POR Alentejo a submeter

Elevada

Projeto em elaborao empreitada em Julho de 2012 Financiamento POR-Alent. Elevada Projeto em elaborao empreitada em Dez de 2012 Financiamento POR-Alent.

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-58

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-59

222.418,19

POR Alentejo a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Sines Burgau Projetos Obras 111.888,00

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-60

Plano de Praia Norte de Odeceixe (Zona fluvial) Odemira

3.085,55

108.802,45

POR Alentejo a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Sines Burgau Projetos Obras

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-61

Reordenamento e reestruturao do troo litoral compreendido entre o Cabo Sardo e a Entrada da Barca Concelho de Odemira

1.100.100,00

40.311,50

1.059.788,50

POVT Aprovada

Mdia

Em fase de contratao de Projeto. Financiamento POVT.

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Observaes Candidaturas

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Sines Burgau Projetos Obras 289.665,00 15.388,05 274.276,95 Mdia

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-62

Qualificao e valorizao da actividade piscatria Lapa das Pombas (Almograve) Odemira

Projeto em curso Financiamento previsto por via do PROMAR

Alentejo

POOC Sines Burgau Projetos Obras 276.780,25 5.713,35 271.066,90

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-63

Qualificao e valorizao da actividade piscatria Porto das Barcas ou Portinho do Canal (Vila Nova de mil Fontes) Odemira Mdia

Projeto em curso Financiamento previsto por via do PROMAR

POOC Sines Burgau Projetos Obras 2.234.489,50 2.234.489,50 POR Alentejo a submeter

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-64

Requalificao e valorizao de Vila Nova de Mil Fontes Odemira

Mdia

Projeto em Setembro de 2011 empreitada em Julho de 2012

POOC Sines Burgau Projetos Obras 1.465.510,50 1.465.510,50 POR Alentejo a submeter

Polis Litoral Sudoeste

Odemira

PP3-65

Requalificao e valorizao da Zambujeira do Mar Odemira

Elevada

POOC Sines Burgau Projetos Obras 5.760.000,00 547,58 5.759.452,42

Polis Litoral Sudoeste

Sines, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo

PP3-66

Ecovia do Litoral Sudoeste Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo

POR Algarve e POR Alentejo a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Sines Burgau Projetos Obras 2.304.000,00

Polis Litoral Sudoeste

Sines, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo

PP3-67

Ciclovias de acesso s praias Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo

2.304.000,00

POR Algarve e POR Alentejo a submeter

Mdia

Em avaliao.

Algarve

POOC Sines Burgau Projetos Obras 2.068.799,99

Polis Litoral Sudoeste

Sines, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo

PP3-68

Estruturas de apoio a desportos de natureza Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo Estruturas de apoio ao auto caravanismo Projetos Obras Centros de sensibilizao e divulgao do Parque Natural Projetos Obras 748.800,00

7.801,96

2.060.998,03

POR Algarve a submeter

Baixa

Em avaliao.

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Sines, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo

PP3-69

748.800,00

POR Algarve e POR Alentejo a submeter 615.000,00 311.518,00 303.482,00 POR Algarve e POR Alentejo a submeter

Elevada

Projeto em concluso.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Sines, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo

PP3-70

Baixa

Em avaliao.

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Aljezur

PP3-71

Qualificao e valorizao da actividade piscatria Portinho do Forno Aljezur

Projetos Obras

2.000.000,00

30.788,61

1.969.211,39

Mdia

Projeto em curso Financiamento previsto por via do PROMAR

83

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Mdia Em avaliao. Tipo de interveno Prioridade Observaes Candidaturas

84

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Sines Burgau Plano de Praia da Amoreira Aljezur 111.888,00 7.161,00 104.727,00 Plano de Praia de Vale Figueiras Aljezur Projetos Obras 111.888,00 3.978,44 107.909,56 Mdia POR Algarve a submeter Projetos Obras POR Algarve a submeter

Polis Litoral Sudoeste

Aljezur

PP3-72

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Aljezur

PP3-73

Em avaliao.

POOC Sines Burgau Projetos Obras 719.999,99 7.293,90 712.706,09 POR Algarve a submeter

Polis Litoral Sudoeste

Aljezur

PP3-74

Estruturas de apoio a actividades de descoberta da natureza Centro de interpretao do Portinho do Forno, no Pontal da Carrapateira Aljezur Baixa

Em avaliao.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Sines Burgau Projetos Obras 1.200.000,00 1.200.000,00 POR Algarve a submeter

Polis Litoral Sudoeste

Aljezur

PP3-75

Centro de investigao e sensibilizao da biodiversidade do PNACV Aljezur

Baixa

Em avaliao.

POOC Sines Burgau Projetos Obras 77.203,00 77.203,00

Polis Litoral Sudoeste

Villa do Bispo

PP3-76

Plano de Praia do CastelejoVila do Bispo

POR Algarve a submeter

Mdia

Em avaliao.

Algarve

POOC Sines Burgau Projetos Obras 2.000.000,00 2.000.000,00

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP3-77

Qualificao e valorizao da actividade piscatria Porto da Baleeira (Sagres) Vila do Bispo

Mdia

Projeto em curso Financiamento previsto por via do PROMAR

POOC Sines Burgau Obra 559.441,00 3.394,52

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP3-78

Plano de Praia da Mareta Vila do Bispo

556.046,48

POR Algarve a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Sines Burgau Obra 120.719,00

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP3-79

Plano de Praia do Martinhal Vila do Bispo

732,49

119.986,51

POR Algarve a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Sines Burgau Obra

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP3-80

Plano de Praia das Furnas Vila do Bispo

631.872,00

3.834,00

628.038,00

POR Algarve a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP3-81

Plano de Praia da Boca do Rio Vila do Bispo

Obra

170.680,00

5.266,82

165.413,18

POR Algarve a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP3-82

Plano da Ingrina Vila do Bispo

Projetos Obras

200.000,00

10.135,49

189.864,51

POR Algarve a submeter

Mdia

Em avaliao.

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Observaes Candidaturas

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Sines Burgau Projetos Obras Mdia 1.208.154,00 Projetos Obras Mdia 1.208.154,00 POR Algarve a submeter

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP3-83

Requalificao e valorizao do Burgau Vila do Bispo

Projeto em Setembro de 2011 empreitada em Agosto de 2012

POOC Sines Burgau

Polis Litoral Sudoeste

Vila do Bispo

PP3-84

Requalificao e valorizao de Salema Vila do Bispo

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria - Vila Real Formosa de Santo Antnio Plano de Praia do Garro Nascente Loul Projeto Obras

Loul

PP3-85

Mdia

Em avaliao.

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria - Vila Real Formosa de Santo Antnio Plano de Praia do Anco Loul Projeto Obras

Loul

PP3-86

Mdia

Em avaliao.

Algarve Plano de Praia dos Cavacos Olho 1.395.984,00 1.395.984,00 Projeto Obras

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria - Vila Real Formosa de Santo Antnio

Olho

PP3-87

POR Algarve a submeter

Mdia

Em avaliao.

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria - Vila Real Formosa de Santo Antnio Plano de Praia da Fuzeta Mar Olho Projeto Obras

Olho

PP3-88

Mdia

Em avaliao.

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria - Vila Real Formosa de Santo Antnio Plano de Praia da Fuzeta Ria Olho Projetos Obras

Olho

PP3-89

Mdia

Em avaliao.

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real Formosa de Santo Antnio Parque ribeirinho de Olho (Poente) Olho

Olho

PP3-90

Projetos Obras

3.524.103,00

85.366,00

3.438.737,00

POR Algarve a submeter

Mdia

Projeto de execuo em curso (a concluir em Maio 2012)

85

86

QUADRO 8.6 (Cont.:) - Planos de Interveno e Projectos de Requalificao - Aes Polis


Investimento () Aces Valor Global Executado No executado QREN FPRH PIDDAC 2012 Tipo de interveno Prioridade Candidaturas Observaes

Regio hidrogrfica

POOC

Entidade Responsvel

Concelho

Cdigo Ao

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real Formosa de Santo Antnio Parque ribeirinho de Faro (Poente) Faro Projetos Obras 3.384.830,00 204.444,59 3.180.385,41 Mdia POR Algarve a submeter

Faro

PP3-91

Projeto concludo Processo de contratao de empreitada em curso

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real Formosa de Santo Antnio Parque ribeirinho do Ludo - Faro 1.300.000,00 46.502,00 1.253.498,00 Projetos Obras POR Algarve submetida

Faro

PP3-92

Baixa

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real Formosa de Santo Antnio Projetos Obras 500.000,00 25.348,00 474.652,00 POR Algarve a submeter

Tavira

PP3-93

Requalificao paisagstica da ligao Pedras Del Rei Santa Luzia Tavira

Mdia

Projeto de execuo em curso (a concluir em Maio 2012)

Algarve

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria - Vila Real Formosa de Santo Antnio 3.750.600,00 150.569,00 3.600.031,00

Tavira

PP3-94

UOPG VI Plano de Reestruturao Interveno do ncleo do Stio Projetos das Quatro guas Obras Tavira

POVT a submeter

Mdia

Projeto de execuo em curso (a concluir em Maio 2012)

POOC Loul, Faro, Vilamoura Polis Litoral Ria Olho, Tavira, Vila Vila Real Real de Santo Formosa de Santo Antnio Antnio Estudos planos Projetos Obras 250.000,00

PP3-95

Trilhos de descoberta dos valores naturais e patrimoniais da Ria Formosa Loul, Faro, Olho, Tavira e Vila Real de Santo

250.000,00

POR Algarve a submeter

Mdia

Em preparao regulamento para concurso de ideias em colaborao com o INCB e UALG.

POOC Vilamoura Polis Litoral Ria Vila Real Formosa de Santo Antnio Percurso pedonal Lacm-Manta Rota - Vila Real de Santo Antnio Projetos Obras 681.199,00 103.466.925,11

Vila Real de Santo Antnio

PP3-96

25.348,00

655.851,00

POR Algarve a submeter

Mdia

Projeto de execuo em curso (a concluir em Maio 2012)

Total

2.398.364,76 101.068.560,35

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

87

TTULO PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015 AUTOR APA, I.P. EDITOR Agncia Portuguesa do Ambiente, I.P. FOTOGRAFIA Foto da capa: APA, I.P. APA, I.P. Fernando Guerra |FG + SG Fotografia de Arquitetura DISTRIBUIO Agncia Portuguesa do Ambiente, I.P. Av. Almirante Gago Coutinho, n 30 1049-066 Lisboa 1 EDIO Junho 2012 ISBN xxx-xxx-xxxxx-x-x DEPSITO LEGAL xxxxxx/xx

88

PLANO DE AO DE PROTEO E VALORIZAO DO LITORAL 2012-2015

You might also like