You are on page 1of 23

Tcnicas de meditao

Brbara Cruz So Paulo 2010

NDICE
Introduo....................................................................................... 1 Conceitos bsicos..........................................................................2 O que meditao............................................................................2 Para que meditar...............................................................................3 Preparando o ambiente.....................................................................4 A pluralidade dos Eus.......................................................................4 O lugar..............................................................................................5 Ondas a vibraes cerebrais............................................................7 Respirao........................................................................................7 Um toque de oriente.......................................................................8 Sentidos............................................................................................9 Alimentao e jejum........................................................................10 Mantras...........................................................................................11 Chakras...........................................................................................14 Conceitos Bsicos xamanismo...................................................17 Instrumentos de poder....................................................................18 Teoria de Gaia................................................................................18 Plantas de poder............................................................................19 Meditao Xamnica......................................................................19 Anexos............................................................................................20 Bibliografia....................................................................................21

Introduo
A meditao uma atividade milenar praticada por diversas etnias, dentre as prticas mais conhecidas esto as orientais. O significado comum da palavra meditar em grande parte dos dicionrios associado a refletir e pensar, no entanto a pratica da meditao vai muito alm do pensamento podendo tomar dimenses imensurveis. No Hindusmo a palavra utilizada dhyan, no Budismo zen, dentre tantos outros nomes traduzido para o portugus, meditar, palavra que vem do latim, meditare, significa voltar-se para o centro. Apesar da grande parte das meditaes conhecidas serem orientais, existem muitas outras formas de meditar, no estabelecendo apenas um nico padro correto, permitindo a cada um escolher o que mais lhe agrada. A Prtica meditativa acaba sendo uma experincia singular para cada pessoa. Com treino e disciplina passa a ser aprimorada

possibilitando ao individuo o autoconhecimento e permitindo o desenvolvimento de novas vises de mundo. O contedo aqui descrito parcial e superficial, uma vez que as tcnicas de meditao abrangem um universo demasiado grande para que possa ser expresso em trs aulas. parcial devido eu estar fazendo referencia principalmente as idias que considero importantes, e a importncia dessas idias podem ser relativas para cada um de ns. superficial, pois acredito que ainda que eu fosse um profissional no seria capaz de passar esse conhecimento total e no sei dizer se algum neste mundo poderia, uma vez que a prtica da meditao desenvolvida de acordo com o conhecimento, percepo, crena entre outras caractersticas nicas a cada individuo. Dessa forma possvel que algum oriente algum a meditar, ou uma meditao, mas a principal orientao a nossa e conduz para ns.

Conceitos bsicos
O QUE MEDITAO?

Existem diversos conceitos sobre o que meditar e como se medita, no havendo exatamente certo ou errado. Para ilustrar o significado de meditar usaremos a definio do escritor Krishnamurti : A meditao o libertar da mente dos seus pensamentos em todos os nveis. A meditao o expurgo do conhecido. um ato que termina a cada minuto, um ato sem continuidade. Assim, a meditao compreender, estar consciente do processo total da conscincia e nada fazer em relao a ela. A nossa mente consciente foi condicionada para se ajustar ao ambiente. S a meditao pode libertar a mente do conhecido. Ela consiste na compreenso do processo de pensar. A meditao resulta da ateno completa. Assim, meditao compreender, estar cnscio do processo total da conscincia, e nada fazer em relao a ele; quer dizer, morrer instantaneamente para o passado.

PORQUE MEDITAR? A prtica da meditao pode trazer diversos benefcios para o corpo, para a mente e para a integrao de ambos como por exemplo: o Controle do stress e diminuio do nvel de ansiedade o Prticas regulares : Diminuio de resfriados e dores de cabea (efeito nas funes imunolgicas) o Psicoterapia: acesso de lembranas e sentimentos bloqueados o Alteraes neuroendcrinas, conseguidas atravs do relaxamento intenso o Alvio da tenso muscular e preocupao mental o Controle de doenas cardacas e presso sangunea. o Diminuio do uso de remdios para diversas doenas o Melhora da ateno o Promoo do autoconhecimento o Desenvolvimento da empatia o Sensibilidade para compreender e perceber o ambiente externo e interno o Ampliao e percepo da conscincia o Abertura para o Novo o Flexibilidade e tolerncia para o diferente o Nova forma de enxergar o mundo

A PLURALIDADE DOS EUS A integridade humana constituda por diversos Eus, que recebem diferentes nomes de acordo com suas caractersticas. No livro meditando com as fadas de Angel Adamo ele explica esses Eus atravs da to conhecida histria da chapeuzinho vermelho. A chapeuzinho somos ns integrado por todos os Eus, ela deve alimentar a vovozinha (O nosso eu divino), e o lobo mal ( nosso eu terreno, material) a seduz e acaba atrasado-a de forma que ela no consiga levar o alimento, como se no bastasse ele a devora. A meditao o alimento que faz desenvolver nosso ser divino, no entanto o nosso eu material acaba nos prendendo a terra, nos atrapalhando com pensamentos inoportunos, nos seduzindo, distraindo para que no consigamos nos concentrar. E quando no conseguimos controlar esse ser instintivo, acabamos sendo devorados pelo nosso eu material e nossa essncia divina fica reprimida dentro de ns. necessrio que saibamos equilibrar ambas as personalidades para que possamos viver em harmonia com ns mesmo e com o mundo. A meditao um dos caminhos que pode auxiliar nesse equilbrio, no entanto necessrio que controlemos o nosso eu terreno a ponto de conseguirmos o mnimo de concentrao para que consigamos meditar.

PREPARANDO O AMBIENTE Incensos e essncias Existem registros de utilizao de incensos nos tempos mais remotos, desde o antigo Egito. So utilizados por diversas etnias como forma de presentear, reverenciar entidades, bem como energizar e transmutar as energias. Funcionam como purificadores das energias do ambiente e das pessoas.

O incenso esta relacionado ao elemento ar, representa a percepo da conscincia que est presente em toda parte. Para cada caso, existe um tipo especfico e uma essncia a ser utilizada. Existem essncias que auxiliam na concentrao, harmonizao e meditao, seguem alguns exemplos de essncias:

Limpeza: Arruda, alecrim, palha de alho, guin, benjoim, alfazema, mirra e cnfora. Espiritualidade: Mirra, benjoim, rosas, violeta. Calma: Alecrim, ma, jasmim, cnfora, cipreste. Energia: Canela, cravo, almscar, folhas de louro. Estudos: Alfazema, rosas, jasmim, ltus, hortel, menta. Meditao: Mirra, rosas, verbena, violeta, benjoim, sndalo. Amor: Almscar, rosas, pium, sndalo, cravo, canela, absinto. Afrodisaco: madeira, patchouli.

Para prtica meditativa as essncias estimulantes (energticas) e afrodisacas no so indicadas

O LUGAR Qualquer lugar pode e deve ser um lugar para meditar, de acordo com as necessidades e capacidades individuais, no entanto alguns fatores contribuem para que a prtica seja facilitada. So fatores facilitadores no ambiente: Ambiente reservado Ambientes pouco barulhentos (sons desagradveis) Ambientes em que as pessoas j tenham o hbito de meditar Prximo a natureza (maior concentrao de ons negativos que facilitam o estado meditativo)

Alguns templos religiosos/meditao Durante rituais religiosos

A iluminao do ambiente pode facilitar tambm a pratica da meditao, no se recomenda a utilizao de luzes fluorescentes, mas sim a luz ambiente. Algumas pessoas utilizam luzes coloridas sendo que cada cor utilizada de acordo com suas propriedades. As cores mais utilizadas so azul, verde, laranja, amarelo ou violeta. Segue o significados dessas cores:

Laranja -, transmite fora, curiosidade, otimismo, expanso e equilbrio emocional.Simboliza a sabedoria. Usadas em tonalidades mais suaves, representa amor e afetividade. Amarelo - associada ao sol, atrai pensamentos otimistas e auto-satisfao. Essa cor muito boa para a comunicao, criatividade, ateno, bom-humor e socializao. Verde - representa harmonia, equilbrio, esperana, fertilidade e renovao. Acalma e ajuda no processo de cura, principalmente no aspecto emocional. Azul - sugere espiritualidade, ordem, quietude e tranqilidade. Desperta a lealdade, amizade e honestidade. Violeta - com poder de transformao, essa cor limpa e purifica os pensamentos, alm de transmutar a energia negativa em positiva. Sempre muito presente em trabalhos ligados s artes, j que estimulam a conscincia.

OBS: Embora existam todas essas idias e conceitos necessrio respeitar a singularidade de cada ser. Cada indivduo acaba descobrindo o que melhor cabe para o desempenho de sua pratica meditativa.

ONDAS E VIBRAES CEREBRAIS As ondas cerebrais so o meio de comunicao entre nosso crebro, mente e corpo em forma de vibrao eltrica. Nomeadas como ondas Beta, Alfa, Theta e Delta, a qualidade vibratria dessas ondas influencia diretamente na qualidade de vida e na sade de cada um de ns. Os pensamentos vibram em ondas e interferem no mundo ao nosso redor, incluindo pessoas e ambientes. Recebemos e enviamos constantemente mensagens por todo o nosso sistema sensorial, sobretudo pelos nossos pensamentos.

RESPIRAES A respirao uma das importantes formas de absorver energias que temos em nosso corpo. necessrio estar atento e buscar control-la sempre que necessrio. Quando aprendemos a controlar a respirao somos capazes de dar fim a muitas perturbaes da mente e dos sentidos, e temos uma importante ferramenta para prtica da meditao. Pratica meditativa 1: Sentar em posio confortvel em um ambiente agradvel em silncio ou msica que propicie relaxamento. a. Inspirar lentamente durante 10 segundos e expirar durante 10 segundos 5x b. Inspirar lentamente durante 10 segundos reter a respirao durante 10 segundos e expirar durante 10 segundos 5x c. Inspirar lentamente durante 10 segundos reter a respirao durante 10 segundos e expirar durante 10 segundos e reter a respirao com pulmes vazios durante 2 a 3 segundo 5x d. Respirao curta e bem rpida duante 2 a trs MINUTOS e. Esvazia os pulmes, fechar a narina esquerda , inspirar profundamente pela narina direita, e expirar pela narina esquerda e repetir o processo fechando a narina direita. Essa sequencia deve ser repetida por 3 minutos. f. Inspirar profundo e forte rapidamente pelo nariz expilindo com fora pela boca, durante 3 minutos consecutivos Entrar em relaxamento
OBS: AS RESPIRAES e E f NO DEVEM SER FEITAS POR MULHERES GRAVIDAS, PESSOAS COM PROBLEMAS RESPIRATORIOS OU DE CORAO.

Sabemos que as emoes, por exemplo, podem afetar um ambiente, ou mesmo, "criar" um ambiente. Segue cada onda cerebral e o estado mental que cada uma pode manifestar.
Onda Delta Theta Alpha Beta Gamma Freqncia 2-3.9 Hz 4-7.9 Hz 8-12.9 Hz 13-30 Hz 30 + Hz Estado de Conscincias sono profundo, inconscincia profundo sono meditao relaxamento, fase 1 meditativa atividade diria excitao, estado emocional elevado

Um toque de oriente
Os cinco sentidos
Nosso corpo como a carruagem e nossos sentidos so como os cavalos, nossa conscincia (inteligncia, alma) o passageiro. Quando o passageiro no toma as rdeas dos sentidos permite seu corpo ser levado por eles, e torna-se escravo dos sentidos e da matria. Nessa imagem podemos ver 5 cavalos representando os sentidos, e Krishna (Deus hindu) toma as rdeas dos cavalos que conduziam a carruagem de Arjuna. Quando somos capazes de controlar nossos sentidos percebemos o que so apenas desejos e o que a real necessidade, podendo controlar as paixes e o apetite. Assim permitimos nossa essncia divina aflorar-se, e podemos nos livrar de vcios e apegos mundanos, abrindo caminhos para que possamos perceber novos caminhos e conhecer o desconhecido.

10

Usando os sentidos
Nossos sentidos (em destaque os cinco principais) so os canais por onde recebemos as informaes do meio externo. Na busca pelo equilbrio interior esbarramos nos sentidos e na significao das percepes atravs deles. Cabe aqui uma breve explanao de como estes sentidos podem interferir nessa busca. A viso o resultado da atividade de 20% de impulsos da retina e 80% de elaborao cerebral, sendo o sentido que mais consome energia cerebral. Por isso, recomendvel que meditemos de olhos fechados. O tato o meio pelo qual podemos perceber a matria, mas esta percepo pode nos ancorar objetividade do mundo material impedindo um aprofundamento na subjetividade do Ser. A audio se mostra como forma de recepo de opinies e interpretaes, e enquanto ouvimos no conseguimos falar. A audio de mantras durante a meditao ajuda a silenciar a mente inquieta. O olfato est relacionado memria. Recomenda-se o uso de incensos durante a prtica de meditao, dessa forma o aroma suave das fragrncias utilizadas harmonizam nossos registros mnemnicos trazendo tona o que convir durante a prtica. O paladar relacionado ao apetite e este saciedade material. A alimentao leve, ou mesmo o jejum, so indicados para melhor concentrao e relaxamento sem cair no sono. O controle dos nossos sentidos auxilia na prtica de meditao pois ao relaxarmos nossa mente e nos privarmos das percepes do meio externo, criamos uma vacuidade que pode ser preenchida pela harmonia interior, resultando a mdio prazo em aprimoramento dos sentidos, clareza mental e discernimento para resoluo de conflitos do dia-a-dia.

11

Alimentao e Jejum
Pois vosso corpo o que comeis, e vosso esprito o que pensais.

vem e o que contem nele, ou os seus efeitos dentro do nosso organismo. E o mais importante se esses alimentos realmente suprem as necessidades bsicas do nosso corpo. Uma dieta saudvel parte essencial para um corpo e mente saldveis, que por sua vez possibilitam uma melhor interao com

A alimentao tem papel fundamental na sade fsica e mental. Na busca pelo equilbrio, revendo nossos hbitos dirios, cedo ou tarde, perceberemos a importncia de repensar nossa dieta. Muitas so as tradies que recomendam a absteno de carnes, ovos e condimentos muito fortes como alho ou cebola, bem como comer apenas comidas feitas pelas suas prprias mos ou por algum que conhea. importante levar em considerao que a alimentao serve principalmente como fonte energtica para o nosso corpo, e para mant-lo saudvel, ento necessrio ponderar se os alimentos que escolhemos so adequados para suprir essas necessidades e no apenas por um simples prazer. Devido a grande indstria alimentcia estamos sempre comendo produtos que muitas vezes no nos atentamos para saber de onde

a pratica meditativa. O jejum serve como forma de purificao de nosso corpo e controle do nosso apetite dentre outras qualidades que so atribudas por algumas filosofias. No entanto necessrio verificar o jejum que se adqua ao local em que vive, sua atividade diria e seu organismo de forma que no cause nenhuma debilitao.

E que vosso jejum compraza sempre aos anjos de Deus. Assim que tomardes conta de quanto haveis comido, quando vos sentis saciados, comei sempre menos de uma terceira parte disso. (Evangelho dos Essnios)

12

Mantras
O cocheiro deve manter as rdeas o tempo todo sob seu controle; de outra maneira, os cavalos dos sentidos iro conduzi-lo para dentro da trincheira da transmigrao (reencarnao). Um nico momento de descuido conduz a queda do caminho. Finalmente, deve-se cruzar o caminho do rio da iluso (Maya) e, pelo uso da ponte da meditao, e do repetir silencioso do canto dos nomes do Senhor, ou um maha mantra*, tranqilizam as ondas da mente, alcanando a costa do xtase. Aqueles que no podem controlar os sentidos no estaro aptos para alcanar a auto-realizao, a meta do nascimento humano

Um mantra no nem uma "palavra mgica" nem um "encantamento". um instrumento da representao e concentrao mentais e por isso um recurso do poder mental (mas no de foras sobrenaturais). A raiz man significa "pensar", enquanto o sufixo tra exprime um instrumento, um recurso de acionamento. O efeito do mantra no depende, por conseguinte, de sua entonao este outro mal-entendido amplamente divulgado , mas sim da atitude mental, das associaes conscientes e inconscientes que so criadas atravs da intuio e dos exerccios a ela ligados. (Lama Anagarika Govinda, Reflexes Budistas)

Existem diversas melodias para cada mantra, no entanto ele no precisa ser cantado, pode apenas ser entoado. Cada slaba de cada palavra dentro do mantra tem significado completo e abrangente, e cada mantra possui seu significado e direcionamento. Segue, abaixo, alguns dos mantras mais difundidos e as respectivas tradues, no nos detendo nas tradues de cada silaba, seno, apenas na significao e propsito de cada mantra.

13

Maha Mantra
Hare Krishna, Hare Krishna Krishna Krishna, Hare Hare Hare Rama, Hare Rama Rama Rama, Hare Hare

Gayatri Mantra
. OM BHUR BHUVAH SVAH TAT SAVITUR VARENYAM BHARGO DEVASYA DHEEMAH DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT

"Imploramos ao grande e adorado Surya, pela manifestao em "D-me a Vontade Divina, D-me a Vontade Divina, Vontade Divina, Vontade Divina, D-me, D-me. D-me Alegria, D-me Alegria, Alegria, Alegria, D-me, D-me." nossas vidas do fogo da vontade divina, o fogo da iluminao cristica, que consome toda a ignorncia. Meditamos nesta Luz de inspirao csmica, que vm de Deus, para que possamos seguir o caminho correto do nosso plano divino, com o grande despertar da nossa conscincia no Grande Um.

Num estudo mais aprofundado o mantra se revela como sendo a representao do Sol Espiritual ou a Luz da Conscincia.Sem essa Luz no haveria o que ser sustentado ou preservado

14

OM
n O mantra o OM composto de trs letras a-u-m que simbolizam os trs vedas principais e os trs nveis de conscincia segundo a concepo hindu. n

Om Namah Shivaya
Eu invoco/ confio/ honro e me curvo luz do Senhor Shiva Shiva um dos Deuses hindus que integra a trade Shiva, Brahma e Vishinu. "Namah" significa prostraes, "Shivaya Namah" significa: eu me tambm smbolo monossilbico da Trimutri (a trade prostro ante o Senhor Shiva (a alma o servo de Shiva). "Shiva" representa a alma universal, "Aya" denota a identidade entre a alma individual e a alma universal.

hindusta, composta de Brahma, Vishnu e Shiva). n Considerado um dos mais importantes mantras, e seu valor est contido tanto na prpria idia que representa como no seu poder fontico ou vibracional.

"Na" denota o poder oculto do Senhor que faz a alma se mover pelo mundo "Mah" a amarra que prende a alma na roda das vidas e mortes. "Shi" o smbolo do Senhor Shiva, "Va" a Sua graa e "Ya" a alma individual. Se a alma se enreda em "Na" e "Mah" ela ronda interminavelmente pelo mundano, se ela se associa com "Va" ela vai em direo a Shiva. "Namah Shivaya" forma o corpo do Senhor Shiva e o mantra propicia que "eu me refugie no corpo do Senhor Shiva".

Pratica 2 : Audio e entoao dos mantras

15

Chakras
A palavra "chakra" vem do snscrito e significa "roda de luz". Chakras so pontos de energia de diferentes vibraes, representando diferentes aspectos do corpo e do esprito. Existem diversos chakras, vamos tratar dos 7 principais.

da fecundao. O equilbrio, a realizao, a fora da construo. Relacionado a matria

Svadhisthana Chakra Umbilical


segundo chakra, tambm chamado esplnico, sacro ou do bao, responsvel pela energizao geral do organismo, e por ele penetram as energias csmicas mais sutis, que a seguir so

Muladhara - Chakra Bsico


o primeiro chakra (conhecido como Chakra Base ou Raiz), est situado na base da espinha dorsal ligado a terra e a materia Relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Definio: o centro da energia vital. a base, a raiz, a fora

distribudas pelo corpo Relacionado a criatividade e o poder de seduzir e atrair

16

Manipura Plexo Solar

Anahata Chakra Cardiaco


O quarto chakra situa-se na direo do corao. Relaciona-se principalmente com o timo e o corao.

O terceiro chakra localiza-se acima do umbigo ou do plexo solar, e est relacionado com as emoes. Lembramos que a localizao desse chakra onde a maioria das pessoas sente dor, ou senes estranhas em momentos em que existe alteraes sentimentais. Ligado ao poder pessoal, capacidade de escolha e imposio de limites.

Sua energia corresponde ao amor e devoo, como formas sutis e elevadas de emoo. Na tradio catlica, este chakra simbolizado pelo corao luminoso de Cristo. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altrusta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egosmo e de cultivar maior dedicao ao prximo.

17

Vishuda Chakra Laringeo


O quinto chakra fica na frente da garganta e est ligado tireide. Relaciona-se com a capacidade de percepo mais sutil, com o entendimento e com a comunicao. Quando desenvolvido, de forma geral, indica fora de carter, grande capacidade mental e discernimento.

Sahasrara Chakra Coronrio


situa-se no alto da cabea e relaciona-se com o padro energtico global da pessoa. representado na tradio indiana por uma flor-de-ltus de mil ptalas na cor violeta. Atravs dele recebemos a Luz Divina. Caracteriza-se por dinamizar a capacidade espiritual e a

Ajna Terceiro olho


O sexto chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Na tradio hindusta, est ligado capacidade intuitiva e percepo sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Conscincia da observao

conscincia superior do ser humano.

18

Conceitos Bsico Xamanismo


A palavra xam, deriva de sman que o ttulo dado aos curandeiros de determinada regio na Sibria. O termo xamanismo foi adotado por antroplogos para identificar essa e outras prticas ancestrais de curandeirismo, filosofia e espiritualidade no mundo todo, com base na ligao do homem com o mundo espiritual atravs da natureza. Ao pensar em xamanismo provvel que muitos se lembrem dos povos indgenas, pois estes so os grandes responsveis por manterem vivas as prticas ancestrais de cura. Acontece que essas prticas tm origem no perodo paleoltico, tendo ainda representantes no Tibet, Amricas Central, do Sul e do Norte, na frica, Austrlia, Indonsia, China, Malsia, Patagnia, Bali, e vrios pontos da Europa, sendo difundidas por todo o planeta por esses povos e mantidas por muitas geraes. O xam tem conhecimento e sabe usar os poderes das plantas, dos minerais, dos animais e de outros elementos da natureza, como a gua, a terra, o fogo e o ar. Atravs de transes, ao adentrar um mundo de realidade no ordinria guiados pelo som de um instrumento de poder e/ou sob o efeito de alguma planta de poder, o xam busca vises sobre a cura de algum enfermo e decises a serem tomadas em sua comunidade. Em todas essas culturas chamadas genericamente xamnicas tido como premissa bsica o reconhecimento de que todos somos partes do todo, e que tudo est interligado. Essa viso se mostra como eficiente forma de harmonizao interior, social e at planetria

19

Instrumentos de poder
Atravs dos elementos da natureza os xams confeccionam seus instrumentos de poder, objetos que facilitam o contato com o plano espiritual. So objetos como tambor, marac, cachimbo, filtro de sonhos, dentre outros.

fungos como brugmansia suaveolens, psilocybe cubensis, salvia divinorum, e outras. Filtro de sonhos- Em muitos casos, feitos com cips, cordas, sementes e penas. utilizado pelo seu poder de limpeza de ambientes, favorecendo durante o transe ou o sono, o contato com o mundo superior. Pratica 3: Induo atravs de toques do tambor xamnico

Tambor- Construdo com madeira e couro, dito que carrega o esprito da rvore e do animal que foram usados para sua confeco. Segundo pesquisas do antroplogo Michael Harner, o som do tambor (freqncias baixas) atua diretamente no Sistema Nervoso Central, alterando a conscincia e induzindo viagem interior.

Teoria de Gaia
Teoria desenvolvida por James Lovelock, baseada nos estudos de Lynn Margulis, consiste na idia que Terra um ser vivo e responde aos estmulos que ns provocamos a ela. Ns como seres vivos dentro dela estamos todos conectados ( como clulas em um corpo) e devemos estar em harmonia para que ela possa estar saudvel. Trata-se de uma grande rede de trocas que devemos compreender para que possamos entrar na grande corrente do fluxo universal (Harmonia) A teoria ratifica o que nossos ancestrais tinham por realidadade, somos todos partes de um todo.

Marac- Geralmente construdo com cabaas e sementes, porta a fora e poder das sementes que o compe. Tem por funo a limpeza energtica de ambientes e cura de doenas.

Cachimbo- Construdo em madeira ou pedaos de pedras e ossos, o cachimbo a forma utilizada em vrias partes do mundo para limpeza energtica do enfermo, selar decises importantes, induzir realidade no ordinria, e transporte entre o mundo intermedirio e o superior. Comumente se usa o tabaco mapacho (nicotina rstica), e em menor escala outras plantas e

20

produzida em maior escala durante o nascimento, a morte, os

Plantas de Poder
Plantas com efeito no sistema nervoso central, utilizadas a milnios por xams e proscritas por estes aos enfermos. Tem a funo de induo e auxilio jornada xamnica (transe xamnico). Nem todos os curandeiros se utilizam dessas plantas, mas uma parte considervel em vrias partes do mundo o fazem. No Brasil, as mais conhecidas so a jurema (mimosa hostilis), a ayahuasca (bebida feita com o cipo banisteriopsis caapi e as folhas da psychotria viridis), e o tabaco (nicotiana rustica). Outras plantas de poder so o peyote (lophophora williamsii), a wachuma (algumas variedades da espcie echinopsis),a iboga (tabernanthe iboga), e os cogumelos amanita muscaria, tradicionalmente cultivadas e utilizadas no Mxico e EUA, Bolvia e Peru, frica e Sibria respectivamente.

sonhos e a meditao.

Meditao Xamanica
De acordo com as crenas xamnicas existe uma realidade invisvel alm do mundo fsico que acessado por meio da jornada xamnica (transe). Essa realidade recebe vrios nomes, dentre eles: tempo de sonho, outro mundo, outra dimenso. Quando meditamos buscamos acessar essa outra realidade que o xams penetram em seu transe, e acessar seus mundos podendo utilizar-se dos meios xamnicos ou atravs dos meios que preferir. Percebemos ento que apesar de diversos tipos de meditao todos conduzem para uma conscincia diferente que permite o autoconhecimento atravs do relacionamento com nosso eu interior, e a conexo com todo universo ao nosso redor. Fica ento o convite para que estude as praticas que mais lhe causou interesse, de forma que possa atingir a conscincia ampliada que possibilita a pratica da meditao e o seus benefcios para o corpo, a mente e o esprito.

Dimetiltriptamina Conhecida como DMT ou a molcula da


alma, o principio ativo da ayahuasca e da jurema. uma substancia endgena, que segundo estudos de Rick Strassman, responsvel pela experincia espiritual do humano, sendo

20

Anexo I Alguns locais que ministram curso de meditao:

Anexo II Indicao de filmes:

Brahma Kumaris : www.bkumaris.org.br Temblos Budistas: Ex: http://www.templozulai.org.br Templos Hare Krishna: Ex: http://campanhaparanovotemplovrinda.blogspot.com/ Casa Jaya: http://www.casajaya.com.br Fraternidade Saint German: http://www.saintgermain.org.br

Filme: Quem Somos Ns? (What the Bleep Do We Know!?) Direo: Betsy Chasse , Mark Vicente , William Arntz Filme: Minzy a Chave do universo Direo: Robert Shaye Filme: Palavras de Amor Direo: David Siegel, Scott McGehee Filme: Avatar Direo: James Cameron

21

Bibliografia
BORDEAUX, Edmond Szekely. O Evangelho Essnio da Paz. Ed. Pensamento Baghavad Gita: Livros Sagrados, Quinta edio I.K. TAIMN. Gayatri: O mantra sagrado da ndia, 1991 LEADBEATER, C. W.. Os chakras, The Theosophical Publishing House, Adyar, Madras 20, ndia, 1952 INGERMAN Sandra.A Jornada Xamnica Um guia para principiantes. SP: So Paulo, 2009 STRASSMAN Rick. DMT: The Spirit Molecule: A Doctor's Revolutionary Research into the Biology of Near-Death and Mystical Experiences. Park Street , 2001 RATSCH Christian. A enciclopedia das plantas psicoativas Etnofarmacologia e aplicaes. Park Street, 2005 http://www.universomistico.org http://www.xamanismo.com.br http://www.circulosagrado.com/ http://somostodosum.ig.com.br http://www.sistemanervoso.com GOLEMAN, Daniel. A meditao uma arte CONSTANZO, Linda. Fisiologia ANGEL, Adamo. Meditando com as fadas

You might also like