You are on page 1of 11

Curso de Bioengenharia

Biologia

Esclerose Lateral Amiotrfica

Joo Tiago Magarreiro n 12608 Portalegre, 16 de Dezembro de 2008

Curso de Bioengenharia

Biologia

Esclerose Lateral Amiotrfica

Joo Tiago Magarreiro n 12608 Portalegre, 16 de Dezembro de 2008

ndice

Introduo........................................................................................................................3 Esclerose Lateral Amiotrfica........................................................................................4 O que significa?.............................................................................................................4 Sintomas iniciais............................................................................................................5 Factores de risco............................................................................................................5 Causa.............................................................................................................................6 Curiosidades..................................................................................................................6 Alguns avanos na pesquisa da Esclerose Lateral Amiotrfica ...................................6 Profissionais envolvidos na ELA:.................................................................................6 Casos Particulares...........................................................................................................7 Propostas de Resoluo...................................................................................................9 Concluso.......................................................................................................................10

Introduo
Este trabalho vai ser realizado no mbito do plano de actividades da disciplina de Biologia e vai ser acompanhado por uma apresentao oral feita aos alunos e ao professor. O principal objectivo deste trabalho ficar-se a conhecer a Esclerose Lateral Amiotrfica, que uma doena neurolgica degenerativa que afecta os neurnios motores, ou seja as clulas do sistema nervoso que controlam o movimento dos msculos. Em Portugal existem cerca de 500 pessoas
3

com esta doena e a associao patente no nosso pas para apoiar os portadores desta doena e os seus familiares a Associao Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrfica (APELA). Tambm neste trabalho proponho-me a dar a conhecer como que esta doena ocorre, quais os seus sintomas, definir ao certo o que a ELA, quais os seus tratamentos e se conveniente abordar um ou dois casos particulares. Espero assim com este trabalho satisfazer os objectivos propostos e satisfazer algumas dvidas existentes relativamente a esta doena que desconhecida por grande parte das pessoas.

Esclerose Lateral Amiotrfica

O que significa? Para melhor compreender esta doena h que saber o significado do seu nome:

Esclerose: significa endurecimento.

Lateral: refere-se a uma parte lateral do corpo.

Amiotrfica: fraqueza que resulta na atrofia do msculo, isto o volume do tecido muscular diminui. Os neurnios motores so contraco e relaxamento muscular dos msculos. responsveis pela

Desta forma podemos definir Esclerose Lateral Amiotrfica como a fraqueza muscular por incumprimento da funo dos neurnios motores.

O que ?
A ELA uma doena neurolgica degenerativa que atinge os neurnios motores, que so as clulas do sistema nervoso que controlam o movimento dos msculos. Existem actualmente mais de 70 mil pessoas em todo o mundo que sofrem desta doena. Sintomas iniciais Os sintomas iniciais so: o enfraquecimento muscular, perda de equilbrio, dificuldade em engolir e em falar, alterao na voz e caimbras musculares. Em pouco tempo, os doentes ficam sem a capacidade de se vestir, alimentar, sentar, andar, falar ou simplesmente deixam de fazer tarefas to simples como lavar o cabelo ou pentear-se. Uma vez que os neurnios sensoriais no so afectados, a viso, a audio, o olfacto, o paladar, e o tacto mantm-se funcionais. Tal como estas aptides funcionais, tambm a memria e a inteligncia permanecem activas, o que vai fazer com que os doentes assistam de forma lcida e cruel evoluo da doena e deteriorao das suas capacidades funcionais. Factores de risco Os factores de risco para algum desenvolver a Esclerose Lateral Amiotrfica so: pertencer ao sexo masculino, praticar actividade fsica muito intensa, ter sofrido algum acidente mecnico, ter sido vitima de choque elctrico, etc.

Causa At ao momento, no se conhece a causa especfica desta doena. Existe a possibilidade de vrias causas onde estariam envolvidos, o componente gentico, a idade e algumas substncias do meio ambiente. At agora no se conhece nenhum factor em ligao com a ELA nem como possvel travar o desenvolvimento desta doena. Curiosidades Geralmente os doentes com ELA gostam de estar prximos de pessoas que vivam a vida de forma muito forte, raramente ficam deprimidas e so pessoas especiais e apaixonantes. Alguns avanos na pesquisa da Esclerose Lateral Amiotrfica A partir de algumas pesquisas feitas, chegou-se concluso que a falta de uma protena denominada parvalbumina a chave essencial para este processo de morte celular. Profissionais envolvidos na ELA: Terapeuta da Fala: A actuao de um terapeuta da fala essencial, uma vez que a comunicao oral se vai perdendo durante a doena. O terapeuta da fala juntamente com o doente vo planear novos mtodos de comunicao, entre os quais, fazendo sinais com as plpebras. O terapeuta da fala pode ainda desenvolver mtodos de alimentao uma vez que a deglutio tambm se torna um problema. Fisioterapeuta: Trabalha mais concretamente com a famlia do paciente. Ensina h famlia como deve movimentar o paciente quando este precisar de ajuda, ou para ir casa de banho ou para a higiene pessoal, etc Nutricionista: Este profissional de sade orienta sobre a escolha dos alimentos. Alm disso tambm so teis em fornecer informaes sobre a alimentao que o paciente deve adoptar. Assistente social: til, quer para o apoio emocional do utente, quer para os membros da famlia. A Assistente social fornece informaes sobre ajuda financeira e benefcios sociais.

Casos Particulares
Fao poesia para me sentir viva Aos 57 anos, uma progressiva perda de fora no brao direito fez com que Leide Moreira (residente no Brasil) procurasse um mdico. Depois de vrios exames foi-lhe diagnosticado Esclerose Lateral Amiotrfica. No espao de um ano, todo o seu corpo ficou paralisado. Mantm a conscincia e o movimento dos olhos, com os quais ditou, letra a letra o seu livro Poesias Para Me Sentir Viva. Com a ajuda de uma enfermeira e perante uma tabela que apresenta as letras do alfabeto, olha para o lado esquerdo quando a resposta sim e para o lado direito quando a resposta no.
7

Aps os primeiros sintomas de fraqueza e quando deixou de conseguir fazer tarefas to simples como lavar o cabelo, procurou respostas na net e confrontada com as hipteses de todas as doenas s no queria que se tratasse de ELA. Aps perder os movimentos do corpo, passou a ser alimentada por uma sonda, j no era capaz de engolir. Dois meses volvidos, comeou a respirar com a ajuda de uma mquina e passou a usar uma tabela visual para comunicar.

So Veiga (Vive em Portugal) Excertos retirados do seu site: http://www.saoveiga.com/index.htm Nesta nova vida, ainda mantenho alguns super poderes: mexo o dedo mdio da mo esquerda e a cabea (pescoo includo). que, sendo esta uma doena degenerativa muscular, nada para mexer. Ainda consigo mastigar, engolir, falar e respirar, mas com dificuldade, lenta e alternadamente. Como os msculos intercosteletais se esqueceram para o que servem e no me ajudam a expandir a caixa torcica para respirar, tenho sempre a sensao de que tenho uma placa de beto em cima do peito. Por isso, tenho a respirao assistida, 24h/dia, por uma mquina que parece uma tostadeira, que no mais que um compressor de ar (no oxignio!) e faz o mesmo que uma bomba de encher pneus, um respirador boca-a-boca elctrico ou uns pulmes portteis. Agora, j ningum me v sem uma mscara e um tubo, uma bateria com autonomia para 2 horas (caso falhe a electricidade) e uma mquina ao colo, estranhamente chamada Eclipse. Quando passeio por a, pelo pas, ligo-me aos isqueiros dos carros em viagem (que o meu amigo Meireles deu-me a ideia de investir num conversor 220w/12w) e, nos cafs, no cinema, no teatro, ao ar livre, h sempre uma ficha elctrica por perto e ningum me recusa um pouco de electricidade (). que tratar de mim no nada fcil. S quem me ame muito, muito! Apesar de controlar as minhas necessidades bsicas, preciso que me alimentem, vistam, lavem e me levem sanita. Sou como uma marioneta, mas mais pesada. Durante a noite, quem dorme comigo, tem de acordar de duas em duas horas para me virar, para restabelecer circulaes. Tambm gosto que me leiam tudo e me ajudem a arrumar fotos, recordaes, papeladas, correspondncia. Pago muito mal! S tenho amor, sorrisos e palavras para dar.
8

E graas a um trabalho rduo de investigao na Internet, consegui comprar, por mail, em Barcelona, este aparelho informtico -SmartNAVque me permite controlar todas funes do computador s com o movimento da cabea. No sei o que vocs querem saber mais Tm que perguntar! Fisicamente, sinto-me muito bem, no tenho nenhuma dor, tenho sensibilidade em todo o corpo, tenho apetites, durmo muito, e bem, e acordo e adormeo com facilidade. A minha doena no tem tratamento conhecido e, por isso, no vale a pena sugerirem coisas, que vem na net, que eu sou fantstica demais para ser reduzida a cobaia. Alm de que, realmente, no ligo pvas doena. Adapto-me e, tal como vocs todos, tenho tanta ralao, que at me esqueo dELA. E j me vi na bizarra situao de consolar pessoas tristes minha beira e dar-lhes a energia que no tenho.

Propostas de Resoluo

Extrair-se clulas tronco da medula ssea de um paciente sem

Esclerose Lateral Amiotrfica, reproduzi-las em laboratrio e inject-las na coluna de um paciente com ELA. Esta tcnica deveria ser feita no inicio do prognstico. Clulas-Tronco Tambm conhecidas como clulas me ou clulas estaminais. So clulas que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a clulas semelhantes s progenitoras.

Extrair-se a protena parvalbumina de um paciente sem ELA,

reproduzi-la em laboratrio e inject-la num paciente com Esclerose Lateral Amiotrfica. Esta tcnica dever ser feita no inicio do diagnstico. Protena Parvalbumina uma protena localizada nos msculos inferiores e que til para o tratamento de insuficincia cardaca. Desempenha um papel essencial no processo de relaxamento dos msculos.

Concluso
Com este trabalho penso que os objectivos a que me propus ficaram concludos, ou seja, penso que tanto os colegas a quem eu apresentei o trabalho oralmente, tanto como o professor ficaram a conhecer a Esclerose Lateral Amiotrfica, doena que milhares de pessoas desconhecem. Na minha opinio penso que se devia sensibilizar a conscincia de cada um de ns para esta doena, como para outras doenas desconhecidas. Como esta uma doena que ainda no tem cura, as pesquisas vo continuar a ser feitas e dentro de alguns anos deve-se chegar cura desta doena. Com este trabalho ficou-se a conhecer alguns casos particulares e ficou-se tambm a conhecer de uma forma geral que os doentes com esta doena so pessoas alegres, bem dispostas, e gostam de estar perto de pessoas que vivam a vida de forma intensa.

10

Bibliografia
A informao para este trabalho foi retirada dos seguintes stios de informao na Internet:

http://www.apifarma.pt/uploads/13-APELA.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Esclerose_lateral_amiotr%C3%B3fica" http://www.tudosobreela.com.br/home/index.asp http://www.saoveiga.com/index.htm

11

You might also like