You are on page 1of 18

ARTIGO DE INVESTIGAO

Superviso em Ensino Clnico de Enfermagem: a perspectiva dos Enfermeiros Cooperantes


Supervision in Nursing Clinical Placements: the Perspective of Cooperating Nurses
Joo Filipe Simes * Isabel Alarco ** Nilza Costa ***

Resumo
O presente estudo enquadra-se na rea da Superviso da Formao Inicial de Enfermeiros, incidindo na representao dos enfermeiros cooperantes sobre a superviso em ensino clnico de enfermagem. Constituiu-se como um estudo exploratrio de natureza qualitativa. Os participantes foram 30 enfermeiros cooperantes, de diversos servios onde decorreram estgios clnicos de trs Escolas Superiores de Enfermagem em 2002. A colheita de dados foi efectuada atravs da narrao de episdios significativos relativos superviso de alunos de enfermagem, tendo-se procedido anlise de contedo das referidas narraes. Subjacente a este processo, est a tcnica dos incidentes crticos que foi utilizada como norteadora da construo do nosso instrumento de colheita de dados. Os resultados evidenciaram os seguintes aspectos: episdios de valor tendencialmente negativo; carcter complexo e difcil do processo de orientao e avaliao; valorizao, nos alunos, das competncias atitudinais e de mobilizao de conhecimentos para a prestao de cuidados de sade; falta de preparao terica dos alunos; valorizao, nos enfermeiros cooperantes, das competncias analticas, avaliativas e interpretativas e nos docentes, das competncias formativas, analticas e avaliativas; referncia formulao de questes reflexivas, anlise de casos e demonstrao como estratgias de superviso; valorizao do tempo de permanncia dos supervisores e do ambiente clnico e psicolgico como condies para a superviso; desarticulao entre teoria e prtica; referncia superviso como um momento privilegiado de reflexo e de comunicao; necessidade de valorizao e responsabilizao dos enfermeiros cooperantes, no processo de superviso.

Abstract
The present study fits in the area of Supervision of Initial Nurses Education, focusing on the perspectives of cooperating nurses about the supervision in nursing clinical placements. An exploratory study of qualitative nature was developed. The participants were 30 cooperating nurses, of several services where the clinical teaching of three High Schools of Nursing took place, in the year of 2002. Data were gathered through the narratives of significative episodes related with the supervision of nursing students, followed by content analysis of each narrative. The critical incident technique underlies the construction of the data gathering instrument. The results showed the following aspects: episodes with negative orientation; complex and difficult character of supervision and evaluation processes; valuing by the students, of attitudinal and knowledge mobilization competences for health care; lack of theoretical preparation of the students; valuing, in cooperative nurses, of analytical, evaluative and interpretative competence, and of formative, analytical and evaluative competence in teachers; reference to formulation of reflexive questions, analysis of cases and demonstration as strategies of supervision; valuing of contact time of the supervisors and of clinical and psychological environment as conditions to supervision; disarticulation between theory and practice; reference to supervision as a privileged moment of reflection and communication; need to value cooperating nurses role in the supervision process.

superviso, ensino clnico de enfermagem, episdios significativos


Palavras-chave: * Mestre em Superviso, Assistente do 2. Trinio da Universidade de Aveiro, Escola Superior de Sade. ** Doutorada em Didctica, Professora Catedrtica (Aposentada) da Universidade de Aveiro, Departamento de Didctica e Tecnologia Educativa. *** Doutorada em Fsica (Ensino), Professora Catedrtica da Universidade de Aveiro, Departamento de Didctica e Tecnologia Educativa.

supervision, nursing clinical placements, meaningful episodes


Keywords:

Recebido para publicao em 17-01-07. Aceite para publicao em 21-06-07.

II. Srie - n.6 - Jun. 2008

pp.91-108

Introduo
O presente artigo enquadra-se na rea da Superviso da Formao Inicial de Enfermeiros. Incide na representao dos enfermeiros cooperantes sobre a superviso em ensino clnico de enfermagem. o resultado final de um estudo realizado na Universidade de Aveiro no mbito do Mestrado em Superviso. No caso concreto da formao em enfermagem, consideramos ensino clnico todo o ensino que realizado numa instituio de sade quer seja junto do utente, de um grupo de utentes ou simplesmente de contacto com a organizao institucional e que essencial para a formao do estudante de enfermagem. Em qualquer uma destas realidades o ensino clnico envolve diversos intervenientes, cada um desenvolvendo, no processo, papis diferentes e interagindo entre si: o aluno, o docente, o enfermeiro cooperante, o utente, a equipa de sade, e a sociedade em geral. No presente trabalho centrmo-nos em trs destes actores: o aluno, o enfermeiro cooperante e o docente. Estes fazem parte integrante de duas instituies: as instituies de sade e a escola. na confluncia destas duas e nesta relao triangular que surge o ensino clnico e a superviso. Este contexto tem-nos motivado algumas reflexes e preocupaes neste domnio e, de algum modo, a tela inspiradora e activadora deste trabalho. Ponderar sobre esta realidade conduziu-nos finalidade central que orienta esta pesquisa: conhecer a experincia vivenciada pelos enfermeiros cooperantes, enquanto supervisores em ensino clnico de enfermagem. O presente artigo encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira, emergem as proposies que orientaram o nosso estudo. Na segunda parte, apresentamos as opes metodolgicas e os significados da experincia de supervisionar. Finalizamos o nosso artigo com uma exposio sumria das principais concluses e que podero, no s servir como espao de reflexo no domnio da superviso em ensino clnico mas, ainda, como incentivo e ponto de partida para investigaes futuras nesta rea.
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

1. Fundamentao
O ensino clnico envolve fundamentalmente trs actores cada um desenvolvendo, no processo, papis diferentes que interagem entre si: o aluno, o docente e o enfermeiro cooperante. O docente, no papel de supervisor, como um facilitador da aprendizagem, o enfermeiro cooperante, como facilitador da integrao no servio e actualmente, cada vez mais, como supervisor da prpria aprendizagem dos alunos na prtica. Finalmente, o aluno, sujeito activo, responsvel pela sua formao que vai adquirindo autonomia para agir e responder aos desafios e exigncias da profisso. Como o presente estudo se baseia na anlise da superviso neste contexto debrumo-nos sobre esta experincia, analisando criticamente a rede de interaces evidenciada no ensino clnico. A formao em enfermagem caracteriza-se pela alternncia entre perodos de ensino na escola com aulas tericas, terico-prticas e prticas e perodos de ensino clnico em diferentes instituies de sade. O aluno confronta-se com situaes novas relacionadas com o tipo de trabalho pois, estando habituado a desenvolver as tcnicas na escola com modelos e situaes fictcias, passa a cuidar de pessoas em situao real. Consideram-se os perodos de ensino clnico como momentos fundamentais, associados ao ensino desenvolvido na escola. sem dvida no ensino clnico que os alunos, para alm de poderem pr em prtica e aprofundar conhecimentos adquiridos na escola, so confrontados com as situaes reais do trabalho de enfermagem. Constituem, por isso, momentos importantes de aprendizagem e de desenvolvimento individual e profissional. Os conhecimentos adquiridos na escola no so suficientes no sentido de desenvolver competncias e criar a auto-confiana necessria prestao de cuidados. S o ensino clnico lhes proporcionar a consolidao e o desenvolvimento de novos conhecimentos, ou seja, permitir desenvolver um saber contextualizado (Carvalhal, 2003). Pensamos, tal como Espadinha e Reis (1997), que no ensino clnico que o estudante comea a compreender o

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

92

porqu de determinados conhecimentos tericos pela experincia que vai adquirindo. A realidade dos cuidados de enfermagem comea, realmente, a ser interiorizada, a partir da realidade que ele observa nos servios. Para Quinn, o ensino clnico em contexto hospitalar constitui a verdadeira formao em enfermagem, considerando que o local onde a prtica real de enfermagem aprendida em oposio natureza idealista da escola (1988, p. 395). O mesmo autor considera que os alunos podem aplicar os princpios de enfermagem e desenvolver competncias prticas neste domnio como, por exemplo, a capacidade de trabalho em equipa, tomada de decises e competncias de comunicao, entre outras. A directiva 453/CEE, transportada para o direito interno pelo DL n. 320/87 de 27 de Agosto e que serviu de base Portaria 799 D/99 de 18 de Setembro, refere, no ponto 3 do artigo 3. referindo-se estrutura curricular, que a durao do ensino clnico de enfermagem deve ser de, pelo menos, metade da carga horria total do curso, pelo que o ensino clnico foi, e , a componente com maior carga horria do ensino de enfermagem. A este propsito refere-se a opinio de Dubar que nos diz que a nica formao que lhes (aos profissionais) interessa a formao prtica, directamente ligada ao trabalho, que parte dos problemas concretos e permite resolv-los propiciando-lhes um benefcio tangvel. A formao vlida aquela que desenvolve saberes prticos, teis para o trabalho e adquiridos directamente pelo seu exerccio (1997, p. 49). neste sentido que se compreende que a realidade dos cuidados de enfermagem comea, realmente, a ser interiorizada, a partir da realidade que o aluno observa nos servios, integrando-a com conhecimentos anteriormente adquiridos. Assim, atravs de uma atitude reflexiva, o estudante dever dar conta da distncia existente entre um mundo em que se enunciam as verdades (segundo a lgica didctica) e um mundo em que se exige eficcia (em nome da lgica produtiva) (Carvalhal, 2003). O ensino clnico surge como um momento privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens ligadas profisso, para a

consolidao dos conhecimentos adquiridos e para a reflexo sobre as prticas, contrariando o academismo de uma formao centrada na escola e o voluntarismo de uma formao realizada nos servios de sade e desligada da reflexo e da curiosidade intelectual. Considerando que parte dos saberes em enfermagem se constituem para a aco, o ensino clnico ocupa parte central da sua elaborao. Mais do que aprendizagem, implica necessariamente um trabalho de conceptualizao da prtica. O estudante, ao encontrar-se inserido num ambiente vivo que actua sobre ele e sobre o qual ele reage, aprende a interiorizar os elementos scio-culturais do meio, integrando-os na estrutura da sua personalidade por influncia de experincias com agentes significativos e aprende a adaptar-se a este ambiente. aqui que ele vai construindo o seu saber profissional (Martin, 1991). Este saber construdo atravs de interaces com profissionais de sade e pela anlise das prticas quotidianas dos enfermeiros, relacionando-as com os saberes tericos. Franco (2000:37) refere que o processo de colaborao entre as instituies de sade e as escolas se reveste de particular interesse no ensino clnico de enfermagem para a consolidao dos conhecimentos tericos, uma vez que a anlise das situaes reais permite a consciencializao gradual dos diferentes papis que o enfermeiro chamado a desenvolver e das competncias requeridas para o seu desempenho. Mas tambm na prtica clnica, atravs das inter-relaes com os profissionais de enfermagem e outros que, para alm de uma aprendizagem real e efectiva, se constri a identidade profissional. A este propsito Jacob (s.d. citado em Espadinha e Reis, 1997, p. 31), considera que as experincias adquiridas nos estgios so um elemento chave em toda a formao profissional, j que no ensino clnico de enfermagem que o aluno tem oportunidade de questionar as diferenas entre o que aprendeu na escola e a forma de pr em prtica os seus conhecimentos. Podemos assim concluir que o ensino clnico contribui para a socializao do estudante de
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

JOO FILIPE SIMES, et al.

93

enfermagem, processo complexo que lhe permite desenvolver conhecimentos, hbitos e identidade profissional (ele aprende a pensar e a ver-se como um enfermeiro) e , tambm, uma via para o desenvolvimento de valores. Apoia-se em hbitos de vida e crenas que interagem nos cuidados de enfermagem, onde a influncia recproca. Estes valores fundamentais so, para Collire (1989), os que permitem conservar qualquer prtica. Deve-se, por isso, permitir ao estudante, em ensino clnico, imitar, rejeitar e experimentar por ele prprio, as prticas, os comportamentos profissionais e os conhecimentos adquiridos porque em ensino clnico que o estudante forma, de modo particular e progressivo, o seu sistema de valores, as suas normas de comportamento profissional, o seu sentido tico, em funo das suas prprias caractersticas, das dos utentes, da estrutura e das concepes de cuidados de enfermagem em vigor (Martin, 1991).

significativos. Embora este fosse um objectivo algo ambicioso, gostaramos que esta reflexo provocasse transformaes socioprofissionais relativamente superviso em ensino clnico. Pelas razes apontadas poderemos dizer que o estudo se enquadra, tambm, no paradigma da teoria crtica. Relativamente ao experiencialismo crtico pensamos que as incurses mais relevantes para este trabalho so quando Alarco (2001), na sua definio, se refere importncia da mediao do factor humano na investigao, existncia de redes de interaco entre as partes e o todo, o consciente e o inconsciente e a relao entre particular e universal. Ao utilizarmos a narrao de episdios significativos enfatizmos o factor humano nas narrativas dos enfermeiros cooperantes, a experincia que tiveram e como a percepcionaram e a relao entre o particular de cada enfermeiro e o menos particular de um grupo de enfermeiros, no contexto do ensino clnico de enfermagem.

2. Metodologia
2.1. Paradigma Investigativo O presente estudo enquadra-se no paradigma construtivista e da teoria crtica realizando algumas incurses no paradigma do experiencialismo crtico (Alarco, 2001). O paradigma construtivista caracteriza-se pela relevncia dada ao papel que o investigador tem no processo de investigao visando este a compreenso da realidade (Alarco, 2001). No estudo que realizmos pretendemos compreender a realidade da superviso em ensino clnico elegendo para tal uma metodologia de trabalho que privilegia a interpretao dada pelos investigadores na anlise da narrao dos episdios significativos dos enfermeiros cooperantes. Pretendamos, tambm, que os enfermeiros cooperantes reflectissem sobre o ensino clnico, ou seja, que compreendessem e criticassem as relaes existentes em ensino clnico e que analisassem a sua aco supervisiva atravs da narrao de episdios
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

2.2. Problemtica e objectivos: questes orientadoras A superviso entendida como um processo mediador nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento do formando e do supervisor podendo, de acordo com a natureza da interaco criada, ser facilitado ou inibido. Para que este processo apoie e estimule cada um a progredir e a criar o seu estilo pessoal de interveno fundamental que as interaces se desenvolvam num ambiente de confiana e de interajuda afectiva e cognitivamente estimulante (Alarco, 1991). O supervisor deve, assim, procurar estar atento s necessidades formativas, s motivaes, s capacidades e competncias profissionais do formando, de forma a adequar a sua interveno e comunicao. Neste sentido, considermos fundamental conhecer as representaes (Moscovici, 1978) dos enfermeiros cooperantes, para que se possa compreender o significado das experincias vividas por estes e definir estratgias que forneam o suporte adequado nestas situaes, reflectindo acerca da prtica da superviso sob o ponto de vista

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

94

desses, j que esta uma rea pouco explorada no nosso pas. Partindo deste quadro de referncia, emergiram diversas preocupaes que orientaram os passos desenvolvidos ao longo da pesquisa e que se prenderam com a importncia que os enfermeiros cooperantes atribuam Superviso em ensino clnico, a comunicao entre as escolas de enfermagem e os servios onde decorrem os ensinos clnicos, a comunicao e a relao entre os diversos actores implicados no processo de superviso, a relao Teoria-Prtica, a formao dos enfermeiros cooperantes para o exerccio da superviso e as condies proporcionadas pelas escolas e instituies de sade. Reflectindo nesta encruzilhada de interaces entre supervisores e alunos, foi definido o tema que constituiu o nosso objecto de estudo: Superviso em Ensino Clnico dos futuros profissionais de Enfermagem A Perspectiva dos Enfermeiros Cooperantes. Deste modo, com a concretizao desta pesquisa pretendamos, a partir de relatos de situaes concretas, experienciadas e reflectidas: Compreender os processos de superviso em ensino clnico dos futuros profissionais de enfermagem, atravs das representaes que os Enfermeiros Cooperantes tm destes; Caracterizar a superviso em Ensino Clnico nos seus aspectos positivos e negativos a partir das perspectivas dos Enfermeiros Cooperantes; Sistematizar as caractersticas que devem ser mantidas e as que devem ser alteradas; Propor linhas orientadoras para a Superviso em Ensino Clnico. Neste artigo, consideramos apenas os dois primeiros objectivos.

enfermeiros cooperantes da superviso em ensino clnico dos futuros profissionais de enfermagem, de diversos servios em que ocorreu ensino clnico de enfermagem das instituies de sade da rea de influncia das escolas superiores onde ministrado o curso superior de enfermagem. A necessidade de determinar os critrios de incluso dos participantes que iriam constituir a populao do estudo, tendo em considerao o foco de investigao proposto, levou-nos a tomar uma srie de decises. Assim, a amostra ficou constituda por 30 enfermeiros especialistas, como enfermeiros cooperantes de diversos servios em que ocorria ensino clnico de enfermagem das instituies de sade da rea de influncia de 3 escolas superiores onde ministrado o curso superior de enfermagem.

2.4. O processo de recolha de dados: a narrao de episdios significativos Conforme anteriormente se referiu, escolhemos a narrao de episdios significativos como norteadora do processo de colheita de dados. Subjacente a este processo, esteve a tcnica dos incidentes crticos. Mais especificamente, fundamentmonos numa variao desta tcnica. Optou-se pela designao de episdios significativos, para acentuar a dimenso reflexiva. Ao escolher a terminologia episdio significativo tentmos acentuar a reflexo sobre a vivncia de uma situao episdica que fosse relevante para a pessoa, quer positiva quer negativamente. Para a narrao utilizmos um Guio de narrao de episdios significativos. Este guio foi elaborado conjuntamente com duas investigadoras (Belo, 2003 e Fonseca, 2004), tambm na altura mestrandas em Superviso, que desenvolveram os seus trabalhos de investigao nesta mesma temtica, mas tendo como incidncia populaes diferentes da do presente estudo: alunos e docentes. No incio do guio agregmos um texto introdutrio, onde apresentmos e justificmos o mbito do estudo e solicitmos a descrio do
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

2.3. Populao estudada e definio da amostra Como se pretendia inquirir enfermeiros que colaborassem directamente na superviso em ensino clnico, a populao deste estudo foi constituda por enfermeiros especialistas, como

JOO FILIPE SIMES, et al.

95

episdio significativo. Nele inclumos a definio de episdio significativo, instrues gerais para o preenchimento do instrumento e a definio de alguns termos chave. Construmos o guio de narrao em torno de 2 blocos temticos. O primeiro bloco destinava-se caracterizao geral da amostra, sendo o segundo destinado narrao e reflexo do episdio significativo. Na construo das frases orientadoras, que constituem o 2. bloco temtico, procurmos que estas incidissem sobre experincias, opinies e sentimentos. Este guio encontra-se dividido em trs partes: caracterizao geral do episdio significativo; reflexo sobre o episdio significativo; importncia formativa do episdio.

Com o objectivo de alguma aproximao aos dados, e numa fase mais interpretativa, transformmos as unidades de registo em indicadores. A apresentao das categorias, subcategorias, indicadores e frequncia absoluta das unidades de registo referentes s categorias e reas temticas em anlise encontra-se organizada em diversas grelhas de anlise que apresentamos de seguida.

3. Resultados
3.1. Caracterizao da amostra Verificmos que relativamente ao gnero, a amostra dos enfermeiros cooperantes maioritariamente constituda por elementos do gnero feminino (73,33%). Quanto idade, constatmos que 66,67% tm idades entre 31-40 anos; com idades entre 41-50 anos e os 24-30 anos situam-se 30,00% e 3,33% respectivamente. De acordo com a anlise dos dados, verificmos que as trs especialidades mais representadas so: enfermagem mdico-cirrgica (30,00%), enfermagem de reabilitao (23,33%) e enfermagem comunitria (16,67%). Relativamente formao especfica em superviso, verificou-se que 76,67% dos enfermeiros no possuem formao especfica em superviso e que dos enfermeiros cooperantes que responderam afirmativamente, apenas um frequenta cursos especficos nesta rea. Relativamente ao tempo de servio na profisso, verificmos que 60,00% dos enfermeiros referiram, como tempo de servio na profisso, entre 15 a 19 anos. No que respeita colaborao na superviso em ensino clnico, 33,33% referiram entre 6 a 10 anos. Apenas 3,33% eram enfermeiros cooperantes h menos de um ano.

2.5. Tratamento da informao: anlise de contedo Para o tratamento da informao recolhida, aplicmos a tcnica de anlise de contedo temtica, seguindo o percurso metodolgico sugerido por Rodrigues (1999). Definiu-se uma matriz temtica, construda na interaco entre os elementos emergentes das narrativas e os temas identificados na literatura da especialidade. Aps diversas reformulaes surgiram as seguintes reas temticas: Desenvolvimento de competncias em ensino clnico de enfermagem; A relao em contexto de superviso em ensino clnico; Estratgias de superviso utilizadas em ensino clnico; Condies de trabalho para a superviso em ensino clnico; Representaes dos enfermeiros cooperantes sobre o processo de superviso em ensino clnico de enfermagem. Para cada rea temtica foi elaborado um conjunto de categorias. Por constatarmos que as categorias eram muito abrangentes, optmos pela elaborao de sub-categorias, por forma a facilitar a compreenso das diversas unidades de registo.
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

3.2. Anlise interpretativa dos dados A anlise dos dados recolhidos atravs das narrativas dos episdios significativos ir ser apresentada em dois momentos: a caracterizao geral dos episdios e a anlise por rea temtica.

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

96

Relativamente caracterizao geral dos episdios e fazendo uma anlise mais abrangente das narraes, verificmos que: Os enfermeiros cooperantes narraram episdios em que o aluno e eles prprios so os protagonistas. A 24 (80%) das narraes de episdios significativos atribumos uma valorao negativa; a 5 (16,67%) atribumos valorao positiva e a 1 (3,33%) atribumos valorao negativa e positiva simultaneamente. Os episdios, na sua globalidade, desenvolvem-se a partir de variadas temticas: prestao de cuidados de enfermagem pelo aluno (9); avaliao (4); orientao de alunos (4); morte (3); agresso (3); aprendizagem (2); autonomia (2); relao (2); acusao infundada (1). Iniciamos agora a anlise por rea temtica e comeamos pelo tema Desenvolvimento de competncias em ensino clnico de enfermagem.

Definiu-se competncia como: aco (acto; actividade) resultante da mobilizao reflectida e eficaz de saberes numa situao inerente ao ensino clnico e sub-dividiu-se esta rea temtica em desenvolvimento de competncias: a) do aluno; b) do enfermeiro cooperante e c) do docente.

Desenvolvimento de competncias no aluno em ensino clnico de enfermagem

Para o aluno como supervisado do ensino clnico elaboraram-se as categorias, sub-categorias e indicadores apresentados no quadro 1. Realizada a anlise desta rea temtica, podemos concluir que os enfermeiros cooperantes valorizam, no aluno, sobretudo o desenvolvimento de competncias atitudinais e a mobilizao de competncias cognitivas para a prestao de cuidados. Consideram fundamental a integrao de conhecimentos tericos na prtica profissional.

QUADRO 1 Desenvolvimento de competncias no aluno em ensino clnico


Categoria Cognitivas Sub-Categoria Domnio de conceitos e mtodos especficos Capacidade de resoluo de problemas Indicador Integrao de conhecimentos tericos na prtica profissional Identificao das necessidades do utente/famlia/grupo Tomada de deciso Total da Categoria Relao emptica Adaptao da linguagem Colheita de dados Registos de enfermagem Total da Categoria Abertura e disposio para o trabalho de equipa Responsabilidade pessoal e profissional Envolvimento emocional Aceitao das dificuldades Aceitao acrtica Participao na avaliao do ensino clnico Total da Categoria Cumprimento de normas e critrios do servio Competncias motoras, de destreza e habilidades manuais Planeamento de cuidados, estabelecimento de prioridades e avaliao de actividades tcnicas especficas Total da Categoria Total da rea Temtica Frequncia Absoluta das Unidades de Registo 9 2 2 13 3 2 1 1 7 2 7 2 1 2 2 16 1 2 3 39

Comunicacionais Desenvolver competncias interpessoais e sociais Aplicao do processo de enfermagem Atitudinais Desenvolvimento de atitudes profissionais Capacidade crtica Tcnicas

JOO FILIPE SIMES, et al.

Revista Referncia - II - n.6 - 2008

97

Referem que os alunos de enfermagem no se encontram preparados teoricamente para enfrentar a prtica clnica, no valorizam o estado dos doentes, negligenciando os cuidados de que estes necessitam. Recomendam que se deve entrosar a teoria e a prtica, assim como estimular a auto-confiana, a determinao do aluno, o desenvolvimento de competncias comunicacionais e a aco teraputica ao realizarem a colheita de dados. Afirmam que os alunos, talvez por alguma insegurana e inexperincia, envolvem-se emocionalmente com os doentes, trazendo este envolvimento repercusses negativas para o estabelecimento da relao teraputica; tambm aceitam acriticamente as decises dos outros abstendo-se de argumentar, mesmo que no concordem com as decises tomadas e, perante a necessidade de executar determinado procedimento, por vezes ficam to nervosos que falham a tcnica e s com a repetio e acrscimo de auto-confiana conseguem ultrapassar este obstculo.

Desenvolvimento de competncias no enfermeiro cooperante como supervisor do ensino clnico de enfermagem.

Para o enfermeiro cooperante, como supervisor do ensino clnico, elaboraram-se as categorias, sub-categorias e indicadores apresentados no quadro 2. Realizada a anlise desta rea temtica, podemos concluir que os enfermeiros cooperantes atribuem importncia s capacidades que os enfermeiros possuem ou que necessitam de desenvolver para o conhecimento das metodologias, estratgias e contedos da formao. Alm da observao e interpretao das aces dos alunos, tambm tm que ser capazes de se auto-supervisionar, necessitando para tal de desenvolver a capacidade de aprendizagem, a reflexo e a responsabilidade. No acto de introspeco, necessitam de ter a capacidade de anlise e avaliao. Tambm atribuem importncia capacidade de comunicao assertiva como contributo para a formao dos novos enfermeiros e consideram a gesto de emoes como uma competncia desenvolvida ou a desenvolver para melhorar a comunicao

QUADRO 2 Desenvolvimento de competncias no enfermeiro cooperante como supervisor do ensino clnico


Categoria Formativas Sub-Categoria Conhecimento das metodologias, estratgias e contedos da formao Indicador Frequncia Absoluta das Unidades de Registo 1 2 1 4 5 3 2 10 4 2 4 2 1 13 4 3 7 0 34

Mobilizao e gesto de saberes Identificao de necessidades Estimulao e motivao da aprendizagem Total da Categoria Interpretativas Leitura da realidade Saber experiencial humana e do contexto Responsabilidade Aprendizagem contnua Total da Categoria Analticas Desempenho e Formao dos alunos e avaliativas desenvolvimento Ateno Processo de avaliao do aluno Situaes Papel dos enfermeiros cooperantes Formao em enfermagem Total da Categoria Comunicacionais Comunicao interpessoal Capacidade de comunicao assertiva Gesto de emoes Total da Categoria Tcnicas Total da Categoria Total da rea Temtica

Revista Referncia - II - n.6 - 2008

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

98

interpessoal. No se referiram ao desenvolvimento de competncias tcnicas.

A relao em contexto de superviso em ensino clnico

Desenvolvimento de competncias no docente como supervisor do ensino clnico de enfermagem

Para o docente, como supervisor do ensino clnico, mantiveram-se as mesmas categorias de anlise do enfermeiro cooperante, como podemos observar no quadro 3. Aps a anlise desta rea temtica, podemos concluir que os docentes so apontados por no coordenarem os contedos programticos com as prticas, ou por no possurem a destreza exigvel para a prtica de cuidados. Os docentes orientadores de estgio no vem o aluno de forma holstica, por vezes, encontram-se alheios s situaes dos alunos, havendo necessidade de recorrer s informaes dos enfermeiros cooperantes em ensino clnico. Por outro lado, os docentes, pelo conhecimento prvio que tm dos alunos, encontram-se em vantagem para definir as necessidades destes, conseguindo seleccionar a melhor metodologia, estratgia e contedos de formao. O processo de avaliao do aluno pelo docente revela-se fulcral.

Relao foi definida como: conexes e influncias que se estabelecem intra, interpessoal e interinstitucionalmente, cujo significado essencial o de estar-com, com intencionalidade formativa. Implica tambm a relao que alunos, docentes e enfermeiros cooperantes estabelecem com os doentes e que constitui uma componente formativa. Partindo da leitura das narraes dos enfermeiros cooperantes elaboraram-se as categorias, sub-categorias e indicadores apresentados no quadro 4. Realizada a anlise das respostas, podemos concluir que os enfermeiros cooperantes se referiram maioritariamente s relaes interpessoais em contexto da superviso. Os supervisores sentem necessidade de apoiar os alunos em situaes crticas; a omisso de informao relevante pode surgir aquando de incompatibilidade de personalidades entre o enfermeiro cooperante e o aluno, ou at mesmo por medo. Alguns alunos reagem com violncia/agressividade s crticas ao seu desempenho, contudo os enfermeiros cooperantes tambm revelam algum descontrolo verbal perante atitudes imaturas dos seus alunos.

QUADRO 3 Desenvolvimento de competncias no docente como supervisor do ensino clnico


Categoria Formativas Sub-Categoria Conhecimento das metodologias, estratgias e contedos da formao Indicador Mobilizao e gesto de saberes Identificao de necessidades Estimulao e motivao da aprendizagem Total da Categoria Frequncia Absoluta das Unidades de Registo 5 3 1 9 0 1 2 1 4 0 2 2 15

Interpretativas Leitura da realidade humana e do contexto Analticas e avaliativas Desempenho e desenvolvimento

Total da Categoria Orientao Processo de avaliao do aluno Abertura Situaes Total da Categoria Comunicacionais Comunicao interpessoal Total da Categoria Tcnicas Nvel de actualizao Total da Categoria Total da rea Temtica

JOO FILIPE SIMES, et al.

Revista Referncia - II - n.6 - 2008

99

Os enfermeiros cooperantes encontram necessidade de conhecer as personalidades dos alunos a fim de evitar determinados episdios marcantes para ambos e referem que o dilogo e apoio entre docentes e enfermeiros cooperantes proporciona satisfao e constitui uma base de confirmao da avaliao dos alunos. Reconheceram, ainda, que nem sempre verificada comunicao e concordncia entre os enfermeiros cooperantes e docentes e que, na maioria dos casos, no existe comunicao entre escola e instituies de sade, nem dedicao por parte da escola aos seus alunos e s suas obrigaes nos campos de estgio (por vezes satisfatria). A comunicao entre escola e instituies de sade deveria ser, na opinio dos enfermeiros cooperantes, de maior partilha de conhecimentos e metodologias, deveria permitir

estabelecer um vnculo mais profundo com os alunos, com articulao efectiva entre ambos, formativa e comunicativa.

Estratgias de superviso utilizadas em ensino clnico de enfermagem

Partindo do pressuposto de que estratgia entendida como plano de aco pelo qual se escolhe, organiza e gere as actividades, com vista a atingir um objectivo, elaboraram-se as categorias, sub-categorias e indicadores apresentados no quadro 5. Aps a anlise desta rea temtica, podemos concluir que, perante uma situao problema, os enfermeiros cooperantes consideram importante a clarificao, interpretao, confronto e avaliao

QUADRO 4 A relao em contexto de superviso em ensino clnico


Categoria Relao interpessoal Sub-Categoria Enfermeiro cooperante | Aluno Indicador Apoio Traio Omisso Violncia / Agressividade Conhecimento do outro Arrogncia Companheirismo Dificuldades na relao Imaturidade Aproximao Enganosa Dilogo e apoio Descrdito Apoio Desvalorizao Conflito Agressividade Assdio sexual Agressividade Apreenso Compaixo Defesa Conhecimento do outro Total da Categoria Total da Categoria Como ? Como deveria ser? Total da Categoria Total da rea Temtica Frequncia Absoluta das Unidades de Registo 4 1 3 2 2 1 1 4 1 4 1 2 3 1 3 1 1 1 1 1 1 1 1 41 0 11 11 22 63

Enfermeiro coop. ou aluno e/ou doente

Enfermeiro coop. | Docente

Enfermeiro coop. | Equipa de enfermagem

Aluno | Aluno Aluno | Mdico Famlia do doente | Aluno Equipa de enfermagem | Aluno

Relao intrapessoal Escola | Instituies de sade Relao Interinstitucional

Revista Referncia - II - n.6 - 2008

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

100

QUADRO 5 Estratgias de superviso utilizadas em ensino clnico


Categoria Sub-Categoria Indicador Frequncia Absoluta das Unidades de Registo 3 8 1 4 2 2 1 1 22 2 2 2 6 3 5 8 0 36

Formulao de Clarificao e interpretao Descrio questes reflexivas Anlise da situao Confronto Na prtica de cuidados Com a teoria Reconstruo Reformulao de objectivos Atitude perante a morte Avaliao Crtica construtiva Aceitao Total da Categoria Anlise de casos Lidar com a Morte Cuidados ao utente Relao com os utentes Total da Categoria Demonstrao Colaborao Exemplificao Total da Categoria Auto-superviso Total da Categoria Total da rea Temtica

da situao para posterior reconstruo e aplicao de estratgias com o objectivo de encontrar solues. Reconhecem a necessidade de uma descrio da situao permitindo uma percepo reflectida, seguida de uma anlise, pretendendo definir o objecto de ateno e reflexo. Referem a realizao de reunies de estgio com a equipa responsvel pelo ensino clnico, com vista clarificao da situao, permitindo o debate de questes relevantes para a superviso do aluno. O confronto do estudante com o seu saber surge aquando da solicitao de contedos tericos, atravs do questionamento e leva reconstruo que permite reorganizar uma determinada prtica e melhorar o projecto profissional do aluno no que respeita a objectivos e actividades. A avaliao foi indicada pelos enfermeiros cooperantes como estratgia promotora de reflexo. Tambm a anlise de casos permite a aprendizagem reflexiva atravs da anlise detalhada de situaes profissionais. E as demonstraes constituem um processo estratgico valioso, dado que os alunos aprendem colaborando, ou apenas observando a exemplificao do seu supervisor.

Condies de trabalho para a superviso em ensino clnico de enfermagem

Por condies de trabalho entenderam-se as circunstncias, meios ou requisitos necessrios ou existentes numa instituio, para que o objectivo seja atingido. Elaboraram-se as categorias, sub-categorias e indicadores apresentados no quadro 6. Realizada a anlise desta rea temtica, podemos concluir que os enfermeiros cooperantes valorizam o ambiente clnico e a permanncia do enfermeiro cooperante e do docente como condies essenciais para a superviso em ensino clnico. Quanto disponibilidade do docente, os enfermeiros cooperantes referem que h falta de docentes e falta de tempo; no entanto, em alguns casos ainda h acompanhamento dirio. A sobrecarga de servio assinalada como conduzindo a uma superviso deficitria e levando a que seja mais fcil fazer do que ajudar e orientar a fazer, falta de apoio e impossibilidade de questionamento imediato. A programao do ensino clnico considerada problemtica.

JOO FILIPE SIMES, et al.

Revista Referncia - II - n.6 - 2008

101

QUADRO 6 Condies de trabalho para a superviso em ensino clnico


Categoria Sub-Categoria Indicador Presente para apoio/orientao Ausente para apoio/orientao Presente para apoio/orientao Ausente para apoio/orientao Total da Categoria Recursos humanos Solicitaes profissionais Distribuio de alunos Desfasamento teoria/prtica Sequencialidade nos ensinos clnicos Total da Categoria Apoio Total da Categoria Total da rea Temtica Frequncia Absoluta das Unidades de Registo 1 1 2 1 5 2 3 4 3 2 14 1 1 20

Tempo de Enfermeiro cooperante permanncia dos supervisores em Docente ensino clnico Ambiente clnico

Ambiente psicolgico

Representaes dos enfermeiros cooperantes sobre o processo de superviso em ensino clnico de enfermagem

Representao foi definida como: uma construo mental resultante de um processo, pelo qual o sujeito desenvolve uma imagem relativa aos fenmenos (mundo representante) do meio ambiente (mundo

representado). Da anlise das narraes dos enfermeiros elaboraram-se as categorias, sub-categorias e indicadores apresentados no quadro 7. Realizada a anlise desta rea temtica, podemos concluir que os enfermeiros cooperantes entendem que a superviso em ensino clnico um momento privilegiado de reflexo e de

QUADRO 7 Representaes do processo de superviso em ensino clnico de enfermagem


Categoria Conceito de superviso Relevncia do processo de superviso Muito importante Pouco importante Sub-Categoria Processo Produto Total da Categoria Controlo e apoio do percurso formativo Desenvolvimento de competncias e aptides profissionais Total da Categoria Definio de objectivos de estgio Relao da teoria com a prtica Formao Observao contnua Alunos rotulados Total da Categoria Enfermeiro cooperante Docente Parcerias Total da Categoria Positivas Negativas Total da Categoria Total da rea Temtica Indicador Frequncia Absoluta das Unidades de Registo 6 7 13 1 2 3 1 1 2 1 1 6 7 1 2 10 4 4 36

Factores que Facilitadores influenciam o processo de Dificultadores superviso

Responsabilidade Atribuio do processo de superviso Caractersticas do supervisor

Revista Referncia - II - n.6 - 2008

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

102

comunicao, devendo ser contnua e orientada para o desenvolvimento pessoal, profissional e da sociedade humana. Todos os que participam no processo de superviso devem ser competentes profissionalmente e ver o aluno holisticamente. Consideram que a superviso visa o desenvolvimento de competncias no aluno e deve promover neste uma atitude de confiana e de responsabilidade pela qualidade do ensino, mas reconhecem que existe um desfasamento entre teoria e prtica no processo de superviso em ensino clnico de enfermagem. Valorizam a superviso que consideram demasiado importante para ser deixada ao acaso. Referem que a definio de objectivos pela instituio de formao, a relao da teoria com a prtica, a vigilncia contnua dos alunos e a formao inicial e contnua dos enfermeiros fundamental para um processo de superviso sustentado. Entendem que a responsabilidade pelo processo de superviso , ou deveria ser, dos enfermeiros cooperantes, embora alguns reconheam que a responsabilidade no processo de superviso deve ser partilhada entre docente, alunos, enfermeiros cooperantes e equipa de enfermagem. Quanto ao perfil do supervisor entendem que este deve encaixar num modelo de competncias nas diferentes vertentes do conhecimento cientfico, tcnico e scio-relacional e sentir-se responsabilizado pela formao dos alunos. Para finalizar a anlise interpretativa dos dados recolhidos atravs das narrativas apresenta-se a distribuio das unidades de registo segundo a rea temtica. Podemos verificar, pelos elementos da tabela 1, que as reas temticas mais referidas pelos enfermeiros so o desenvolvimento de competncias e a relao em contexto de superviso.

4. Discusso dos resultados


Com base nos resultados obtidos procuramos abordar nesta seco alguns dos principais pontos de discusso que este estudo suscita. Iniciamos esta discusso por algumas consideraes mais abrangentes para, de seguida, nos centrarmos em cada uma das reas temticas enunciadas anteriormente. Apesar de discutirmos separadamente os principais pontos emergentes da anlise interpretativa, temos conscincia de que estes se cruzam e se interrelacionam entre si. Os enfermeiros cooperantes narraram episdios em que o aluno e eles prprios foram os protagonistas, dando tambm relevncia a episdios em que intervm os doentes e a equipa de enfermagem do servio. Esta relevncia deve-se ao facto de estes ltimos protagonistas estarem sempre presentes no processo de superviso em ensino clnico. No entanto, surpreendente que os docentes no sejam muito referidos nas narraes dos episdios, o que nos leva a questionar o papel que os enfermeiros cooperantes lhes atribuem. Cerca de 80% das narraes referem-se a episdios que deixam transparecer uma conotao negativa, razo pela qual lhe atribumos valorao negativa, contra 16,67%, aos quais atribumos valorao positiva. Na interpretao deste resultado deve, contudo, ter-se em conta a opinio de Carpenter (2000), que refere que as experincias negativas tendem a ser enfatizadas. A maioria dos episdios relacionam-se com a prestao de cuidados de enfermagem pelo aluno, referem erros do foro tcnico ou terico e so encarados de forma negativa pelos profissionais. Os enfermeiros consideram estas situaes como

TABELA 1 Distribuio das unidades de registo segundo a rea temtica


Freq. Abs. % U.R. Desenvolvimento de competncias em ensino clnico de enfermagem 88 35,77 Relao em contexto de superviso em ensino clnico 63 25,61 Estratgias de superviso utilizadas em ensino clnico 36 14,64 Condies de trabalho para a superviso em ensino clnico 23 9,35 Representaes dos enfermeiros cooperantes sobre o processo de superviso em ensino clnico de enfermagem 36 14,63 Total 246 100,00 rea temtica

JOO FILIPE SIMES, et al.

Revista Referncia - II - n.6 - 2008

103

graves pois acarretam, ou poderiam acarretar, consequncias para os doentes. Tambm deram realce avaliao e orientao em ensino clnico, processos considerados de difcil gesto e execuo, pelo que poderemos concluir que so duas questes significativas para os enfermeiros.

Desenvolvimento de competncias em ensino clnico de enfermagem

Tal como na literatura consultada, os enfermeiros cooperantes referiram-se ao desenvolvimento de competncias nos diversos actores envolvidos neste processo. Verificmos que os enfermeiros valorizam no aluno, essencialmente, o desenvolvimento de competncias atitudinais e a mobilizao de competncias cognitivas para a prestao de cuidados. Esta valorizao no est de acordo com a opinio de Carvalhal (2003) pois esta autora refere que, para uma aprendizagem profissionalizante, alm das componentes cognitivas, afectivas e relacionais, o futuro profissional de enfermagem ter que ter sempre presente as componentes psicomotoras. Os enfermeiros escrevem tambm que os alunos, perante a urgncia de determinado procedimento, o adiam ou referem no estar preparados teoricamente para o executarem. A este propsito, Costa (1998) refere que a prtica se aprende na prtica. Contudo, para o aluno praticar necessita primeiro de dominar a teoria. Como referem Usher e Bryan (1992:87), a teoria no se projecta como um conhecimento generalizado e abstracto aplicado prtica, mas como teoria situacional que, em simultneo, penetra e emerge da prtica. A par da interactividade entre a teoria e a prtica, os alunos necessitam de desenvolver competncias comunicacionais, aprendendo a relacionar-se com os utentes e com os profissionais. Esta necessidade de aprendizagem referenciada nos episdios pois, talvez por alguma insegurana e inexperincia, os alunos envolvem-se emocionalmente com
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

os doentes, originando este envolvimento, repercusses negativas para o estabelecimento da relao teraputica. Relativamente ao desenvolvimento de competncias no enfermeiro cooperante os participantes neste estudo atribuem importncia s capacidades ou ao desenvolvimento destas com o objectivo de conhecer as metodologias, estratgias e contedos da formao o que aponta para uma interligao entre as escolas de formao e os centros de estgio. Referem a flexibilidade no processo de ensino/ aprendizagem, a capacidade de identificar as necessidades dos alunos e a capacidade de estimular e motivar para a aprendizagem como elementos importantes para a superviso em ensino clnico. Os enfermeiros cooperantes narram episdios que nos indicam que, no acto de introspeco, necessitam de ter a capacidade de anlise e avaliao do desempenho e desenvolvimento dos processos de formao e de avaliao dos alunos, das suas atitudes e das do aluno, dos factores que influenciam a avaliao e de situaes relacionadas com o papel dos enfermeiros cooperantes e com o processo de formao em enfermagem. A este propsito, julgamos fundamental que o supervisor analise e avalie constantemente as suas prticas supervisivas para que, atravs desta capacidade auto-crtica, consiga reformular ou at mesmo melhorar a sua interaco com o formando. Quanto ao desenvolvimento de competncias no docente os resultados mostraram-nos que os enfermeiros cooperantes, na sua maioria, referem que os docentes so apontados por no coordenarem os contedos programticos com as prticas, por no possurem a destreza exigvel para a prtica de cuidados e por no possurem uma viso holstica do aluno. A este propsito, Figueiredo (1995) e Franco (2000) salientam que os docentes esto afastados da prtica clnica e, por isso, fazem um ensino desinserido da realidade, ou demasiado terico para a realidade. No entanto alguns enfermeiros referem que os docentes, pelo contacto prvio com os alunos, se encontram em vantagem para definir as necessidades destes, seleccionar a melhor metodologia, estratgia e contedos de formao,

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

104

reconhecendo que so mais competentes no planeamento da formao e na avaliao dos alunos. Este resultado confirma a necessidade de se proceder a uma definio mais clara dos papis de cada um no processo supervisivo.

Relao em contexto de superviso em ensino clnico

Se recorrermos ao enquadramento terico deste estudo, facilmente verificamos que a maioria dos autores, que j realizaram estudos no mbito do ensino clnico, referem que a relao muito importante no desenvolvimento de competncias dos alunos. No entanto, o desenvolvimento de competncias e consequente superviso no se alicera somente na relao, pois tem que existir um fundamento cientfico e tcnico subjacente. Nos episdios significativos, os enfermeiros cooperantes referiram-se maioritariamente s relaes interpessoais em contexto da superviso. Actualmente a relao encarada, por muitos enfermeiros, como a pedra angular da superviso, e quando questionados sobre a superviso em ensino clnico, normalmente associam esta prtica relao que estabelecem com o aluno, ou seja, comunicao interpessoal. Porm, as situaes problemticas na relao interpessoal no se limitam relao supervisor supervisado, aparecendo referncias, nas narraes, a dificuldades sentidas pelos alunos na relao com os utentes, o que suscita nestes sentimentos de insegurana, sendo necessrio melhorar a auto-determinao dos alunos atravs do dilogo. Os enfermeiros referiram tambm que o dilogo e apoio entre docentes e enfermeiros cooperantes proporcionam satisfao e constituem uma base de confirmao da avaliao dos alunos. Mas reconhecem que esta realidade nem sempre verificada, o que faz com que os primeiros se sintam desacreditados na sua opinio, face opinio dos segundos. A este respeito Figueiredo (1995) refere que h falta de comunicao efectiva entre os enfermeiros docentes e os enfermeiros dos servios. Alm desta desacreditao por parte dos docentes, os enfermeiros referem que a equipa de

enfermagem desvaloriza o seu trabalho enquanto supervisor, podendo resultar no aumento de tenso entre alguns elementos. As referncias negativas no terminam aqui. Ao debruarem-se acerca da comunicao entre Escolas e Instituies de Sade, os enfermeiros referem que, na maioria dos casos, esta no existe, nem dedicao por parte da escola aos seus alunos e s suas obrigaes nos campos de estgio. Por vezes esta comunicao referida como satisfatria, mas nunca como boa. Franco (2000) aponta, como uma das provveis razes deste afastamento, a desarticulao real entre a teoria e a prtica. A este propsito, Abreu (2003) sugere que um dos caminhos a seguir poder ser o estabelecimento de parcerias entre escolas e instituies de sade, de cujo processo ambas beneficiaro.

Estratgias de superviso utilizadas em ensino clnico

Verificmos que, na narrao dos episdios significativos, os enfermeiros referiram diversas estratgias muito semelhantes s enunciadas por Carvalhal (2003). Referem que, perante uma situao problema, os enfermeiros necessitam de clarificar, interpretar, confrontar e avaliar a situao para posteriormente reflectirem, reconstrurem e aplicarem as estratgias com o objectivo de encontrar solues. Os resultados encontrados vo ao encontro da opinio de Martin (1991). Este autor considera que, para promover a apropriao de saberes no estudante, indispensvel explorar situaes de cuidados, de trabalho e pedaggicos, de modo a permitir ao estudante o desenvolvimento e o exerccio das suas faculdades mentais perante casos reais, levando a que passe da apreenso concreta de uma situao para a representao abstracta e conceptual. Ao longo das narrativas surgiram referncias a prticas reflexivas e ao melhoramento do projecto profissional do aluno no que respeita a objectivos e actividades. Na nossa opinio, esta reconstruo s pode surgir aps a anlise detalhada com o aluno, o que implica que este consiga delinear o seu percurso profissional discutindo e argumentando as
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

JOO FILIPE SIMES, et al.

105

linhas que o orientaram quando questionado pelo supervisor. Esta estratgia benfica na medida em que d ao aluno alguma liberdade de programar o seu percurso. No processo de Superviso tambm foram referenciadas, como estratgias, a anlise de casos e as demonstraes. Consideramos que tanto a anlise de casos como as demonstraes so estratgias eficazes no ensino prtico. Atravs da anlise de casos o aluno consegue desenvolver o seu raciocnio e perceber a fundamentao para a execuo das intervenes de enfermagem. Atravs das demonstraes os enfermeiros cooperantes conseguem transmitir aos alunos as tcnicas necessrias para o seu exerccio, necessitando, a par destas demonstraes, de fundamentar teoricamente cada procedimento, evidenciando assim, junto dos alunos, que as tcnicas no so desprovidas de conhecimento cientfico.
Condies de trabalho para a superviso em ensino clnico

Os enfermeiros, como se vem constantemente limitados pelo factor tempo, elaboram eles mesmos a resposta, limitando desta forma a aprendizagem do aluno. No por isso de estranhar que, como j foi referido, por vezes no valorizem a capacidade estratgica dos alunos. Na realidade, para orientar estudantes em ensino clnico, tendo por base uma formao reflexiva, necessrio mais tempo para a reflexo, discusso e anlise do que se vai desenvolvendo ao longo da prtica clnica.

Representaes dos enfermeiros cooperantes sobre o processo de superviso em ensino clnico de enfermagem

Os enfermeiros valorizam o ambiente clnico e a permanncia do enfermeiro cooperante e do docente como condies essenciais para a superviso em ensino clnico, pois s com uma articulao permanente e eficaz entre o docente e o enfermeiro cooperante se conseguir reunir as condies ideais para a superviso em ensino clnico. Quanto disponibilidade do docente, os enfermeiros cooperantes destacam que h falta de docentes e falta de tempo. Relativamente disponibilidade dos enfermeiros cooperantes, a sobrecarga de servio conduz a uma superviso deficitria, levando a que seja mais fcil fazer do que ajudar e orientar a fazer. A falta de apoio e impossibilidade de questionamento imediato referido como consequncia da falta de tempo com que os enfermeiros se deparam nos seus turnos. Esta uma realidade que se vive actualmente nos servios, pois a reduo de profissionais e consequente sobrecarga de trabalho leva a que os enfermeiros no tenham tempo para aguardar que o aluno reflicta e desenvolva o seu plano de aco.
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

Nas narrativas dos enfermeiros verificmos que no surgiu uma definio completa de superviso. No entanto, atravs da leitura da globalidade das narraes conseguimos aperceber-nos de que os enfermeiros, na sua maioria, tm uma concepo do que a superviso. Verificmos que as ideias referidas pelos enfermeiros no divergem em muito das que surgem na literatura da especialidade: no entanto utilizam por vezes indiscriminadamente os termos superviso e orientao. Eles referem que a superviso em ensino clnico um momento privilegiado de reflexo e de comunicao, devendo ser contnua e orientada para o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento da sociedade humana. Pela anlise das narrativas, dos referentes tericos e da prpria experincia profissional, podemos concluir que o processo de superviso subjectivo, e que actualmente no existe uma linha orientadora comum para a superviso em ensino clnico de enfermagem, guiando-se cada supervisor pelas suas concepes e experincias anteriores. Como sugesto para a resoluo desta situao problemtica que se vive actualmente, os enfermeiros cooperantes afirmam que a definio de objectivos pela instituio de formao, a relao da teoria com a prtica, a vigilncia contnua dos alunos e a formao inicial e contnua dos enfermeiros fundamental para um processo de superviso sustentado. Concordamos com a sua opinio.

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

106

Os enfermeiros so de opinio de que o perfil do supervisor deve encaixar num modelo de competncias nas diferentes vertentes do conhecimento cientfico, tcnico e scio-relacional e de responsabilizao pela formao dos alunos. Embora dito por outras palavras, esta opinio est de acordo com a de Carvalhal (2003), pois esta autora refere que o papel do supervisor acompanhar um indivduo ou grupo, no sentido de motivar e incentivar, dialogar, esclarecer e encaminhar para uma meta previamente determinada.

5. Concluses
O estudo realizado permite realar que a superviso em ensino clnico fundamental para o crescimento profissional e pessoal do futuro enfermeiro. Para proporcionar aos alunos de enfermagem um ambiente facilitador da aprendizagem e uma superviso centrada na pessoa fundamental que a comunicao entre os actores e instituies intervenientes no ensino clnico seja melhorada. Para tal, e seguindo a premissa de que o ensino deve ser o impulsionador da mudana, devem ser reconhecidas as capacidades dos enfermeiros cooperantes para a superviso dos futuros profissionais de enfermagem. Embora no presente estudo os enfermeiros afirmem que participam na superviso em ensino clnico, reconhecem que esta participao deve ser mais activa e mais valorizada, ou seja, deve constituir um processo dinmico que tem como finalidade comunicar de uma forma eficaz, com o intuito de um maior empenho e desempenho das partes envolvidas, desde o planeamento at avaliao. Para se conseguir a mudana no sentido de uma articulao efectiva necessrio que os enfermeiros cooperantes participem na elaborao do planeamento do ensino clnico e em outras actividades que possam facilitar a integrao da teoria na prtica e que se faam reunies entre todos os intervenientes no ensino clnico, incluindo o aluno, para planear as actividades a desenvolver

no processo, e, ainda, para detectar as necessidades de formao. ainda necessrio que se realizem aces de formao em superviso, de acordo com as necessidades sentidas pelos enfermeiros cooperantes. Os resultados do estudo levantam novas interrogaes e sugerem novas pistas de investigao. Entre outros aspectos, torna-se evidente a importncia de investigar a relao mais directa entre as escolas promotoras de formao e as instituies de sade onde se realizam os ensinos clnicos. Este trabalho abriu ainda outras perspectivas de estudo acerca deste assunto que tem sido pouco trabalhado, apesar de se saber que a superviso em ensino clnico contribui para o desenvolvimento global do aluno. fundamental que todos os intervenientes em ensino clnico orientem a formao dos seus alunos na aquisio de concepes de cuidados consentneos com o paradigma de formao emergente, tornando os alunos o centro e motor de todo o ensino em enfermagem. Assim, torna-se pertinente um estudo mais aprofundado das implicaes que as relaes interpessoais tm na autonomia do futuro profissional e das estratgias de superviso e em que medida podem influenciar a construo do conhecimento dos alunos. Pensamos tambm que seria importante estudar como que os enfermeiros cooperantes podem ajudar o aluno a ultrapassar situaes problema e quais as estratgias a utilizar nos campos de ensino clnico para lidar com a morte/sofrimento. Para finalizar resta-nos acrescentar que atravs deste estudo verificmos que a superviso desempenha, hoje, uma funo muito importante na rea da construo do conhecimento profissional no aluno de enfermagem. Esta funo tem vindo a consolidar-se e a diferenciar-se, mas ainda existe um longo percurso a construir que certamente o ser, tambm, pela via da investigao. Poder- -se- afirmar que s atravs do entrosamento dos contributos supervisivos de todos os intervenientes em ensino clnico, poderemos alcanar a meta to referenciada neste estudo: a formao de futuros profissionais de enfermagem competentes a todos os nveis.
Revista Referncia - II - n.6 - 2008

JOO FILIPE SIMES, et al.

107

Bibliografia
ABREU, W. (2003) Superviso, qualidade e ensinos clnicos: que parcerias para a excelncia em sade? Coimbra: Formasau. ALARCO, I. (2001) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed. BELO, A. P. (2003) Superviso em ensino clnico de enfermagem: perspectiva do aluno. Aveiro: Universidade de Aveiro. Departamento de Didctica e Tecnologia Educativa. Tese de mestrado. CARPENTER, J. (2000) Critical incident technique: method at a glance [Em linha]. [Consult. Set. 2003]. Disponvel em WWW: <URL: http://medir.ohsu.edu/~carpentj/cit.html>. CARVALHAL, R. (2003) Parcerias na formao. Papel dos orientadores clnicos: perspectivas dos actores. Loures: Lusocincia. COLLIRE, M. (1989) Promover a vida: da prtica das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem. Lisboa: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. COSTA, M. A. (1998) Enfermeiros: dos percursos de formao produo de cuidados. Lisboa: Fim de Sculo. DUBAR, C. (1997) Formao, trabalho e identidades profissionais. In CANRIO, R., org. Formao e situaes de trabalho. Porto: Porto Editora. ESPADINHA, A.; REIS, M. (1997) A colaborao escola/ servios. Nursing. Ano 10, n. 114, p. 31-34.

FIGUEIREDO, M. B. (1995) Do ensino prtica. Enfermagem em Foco. N. 5, p. 16-19. FONSECA, M. J. (2004) Superviso em ensinos clnicos de enfermagem: perspectiva do docente. Aveiro: Universidade de Aveiro. Departamento de Didctica e Tecnologia Educativa. Tese de mestrado. FRANCO, J. J. S. (2000) Orientao de alunos em ensino clnico de enfermagem: problemticas especficas e perspectivas de actuao. Investigao em Enfermagem. N. 1, p. 32-50. MARTIN, C. (1991) Soigner pour apprendre-acuerir un savoir infirmire. Giromagny: L.E.P. MOSCOVICI, S. (1978) A representao social da psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar. QUINN, F. M. (1988) The principles and practice of nurse education. 2nd ed. London: Chapman and Hall. RODRIGUES, M. . (1999) Metodologias de anlise de necessidades de formao na formao contnua de professores: contributos para o seu estudo. Lisboa: Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao. Tese de doutoramento. SIMES, J. F. F. L. (2004) Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes. Aveiro: Universidade de Aveiro. Departamento de Didctica e Tecnologia Educativa. Tese de mestrado. USHER, R.; BRYAN, I. (1992) La educacin de adultos como teoria, prtica y investigacin. El triangulo cautivo. Madrid: Morata.

Revista Referncia - II - n.6 - 2008

Superviso em ensino clnico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes

108

You might also like