You are on page 1of 11

A formao profissional em msica: uma reflexo pensada sob o ponto de vista da construo social da profisso musical

Cntia Thais Morato Universidade Federal de Uberlndia - UFU cintiamorato@yahoo.com.br Resumo: Fao neste texto, uma reviso bibliogrfica com o intuito de fomentar a compreenso da construo social da profisso em msica. O objetivo de tal fomento entender as circunstncias socioculturais e histricas adjacentes formao profissional buscada nos cursos superiores de msica. Uma vez que os alunos matriculados nos cursos de graduao em msica j atuam profissionalmente na rea, o interesse em articular tal reviso surgiu do questionamento das normas socialmente institudas que prevem a necessidade de se estudar e titular para depois se trabalhar. Outrossim, o veto ao Artigo 2 da Lei n 11.769 de 18 de agosto de 2008 (que dispe sobre a obrigatoriedade do ensino da msica na educao bsica) tambm problematiza normas socialmente aceitas pelas quais a atuao profissional deve ser filtrada pela titulao acadmica. No tocante construo social da profisso musical, so abordados aspectos como a precocidade da formao e da profissionalizao, a multiplicidade das atuaes profissionais, alm do modo diferenciado com que a profisso em msica se faz reconhecida mediante outras profisses tidas como de maior prestgio social. A concluso que cheguei sobre a relevncia de tal discusso para a Educao Musical diz respeito ampliao do modo de ver a formao profissional que acontece nos cursos de graduao em msica, ou seja, a formao profissional precisa ser vista para alm do tempo e espao acadmico e para alm das disciplinas curriculares, pois o modo como a profisso construda socialmente tambm norteia essa formao visto que deixa marcas nos alunos marcas que lhes do forma. As marcas dessa dimenso social e histrica da formao profissional em msica repercutem, por sua vez, no modo com que os alunos-profissionais daro continuidade (ou no) a essa construo. Palavras-chave: Formao profissional, profisso em msica, construo social.

1. Introduo
No ano de 2009 defendi minha tese de doutorado cuja pesquisa versou sobre a formao profissional do msico e do professor de msica de alunos universitrios que j atuam profissionalmente enquanto estudam. Uma das perguntas que me instigou foi: se as normas socialmente institudas prevem que primeiro se deve estudar e se formar para depois se trabalhar, o que possibilita que o aluno j atue profissionalmente em msica enquanto cursa a graduao na mesma rea? De volta docncia superior em 2010, ao discutir a Lei n 11.769 de 18 de agosto de 2008 (altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educao, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da msica na educao bsica) com

meus alunos na disciplina Estgio Licenciatura do Curso de Licenciatura em Msica da UFU1, uma onda de revolta se abateu sobre os mesmos quanto ao veto do Artigo 2 da referida Lei, o qual legislava sobre o ensino de msica a ser ministrado por professores com formao especfica na rea2. Refletindo sobre essas questes, uma das alunas questionou: Mas, se todo mundo pode tocar, dar aulas, por que, ou, para que a gente tem que fazer faculdade? (Mariana, aula de Estgio Licenciatura 1, 06/05/2010). Nas reflexes de Mariana havia ainda a inconformidade sobre a falta de compreenso dos colegas universitrios de outras reas a respeito do que os alunos estudam no curso superior de msica. Todas essas problemticas (o veto do Artigo 2 da Lei n 11.769, a ambigidade da necessidade de se cursar a graduao em msica, o desconhecimento do que se estuda na graduao em msica por parte de aspirantes profissionalizao em outras reas) podem ser melhor compreendidas atravs da reviso bibliogrfica que proponho a seguir e que se respalda na busca de um entendimento da profisso musical como uma construo social. Para compreender o modo com que a profisso em msica construda socialmente na contemporaneidade, preciso conhecer os aspectos que lhe so peculiares: a precocidade da profissionalizao que se torna possvel mediante a precocidade da formao musical e a multiplicidade de atuao dos profissionais, particularidades da profisso sob as quais se inscrevem a valorizao da rede social e a estruturao intermitente. Alm disso, preciso ainda entender como a profisso musical se difere do modo com que outras profisses legitimadas socialmente se constroem.

2. Sobre a precocidade da profissionalizao e da formao musical


A precocidade na profissionalizao em msica pode ser entendida de duas maneiras: trabalhar desde tenra idade e trabalhar antes de se diplomar academicamente. O trabalho precoce em msica est vinculado ao modo com que a profisso musical reconhecida socialmente, ou seja, pela valorizao de competncias que se baseiam nas habilidades pessoais do msico o saber fazer , e tem um trajeto histrico que remonta origem dos ofcios artesanais. Segundo Elias (1995, p. 26), na antiga tradio dos ofcios artesanais, era comum o pai assumir o papel de mestre e ensinar ao filho as artes do ofcio, talvez at mesmo desejando que algum dia o filho excedesse sua prpria percia. Para esse autor, o carter de ofcio da profisso de msico marcado por uma agudssima
1 2

Universidade Federal de Uberlndia. As razes do veto podem ser conferidas no endereo eletrnico http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Msg/VEP-622-08.htm, acesso em 29 de maio de 2010.

desigualdade social entre produtor da arte e patrono na sociedade aristocrtica europeia dos sculos XVII e XVIII, onde os msicos tinham o mesmo status dos pasteleiros, cozinheiros e criados na hierarquia da corte (ELIAS, 1995, p. 26). A partir da modernidade, as sociedades complexas reservaram um tempo e um espao especialmente dedicados preparao e aprendizagem de uma profisso os tempos da infncia e juventude e os espaos escolares e acadmicos. Chamado de educao, o sistema que integra esses tempos e espaos acabou sendo naturalizado como nico apropriado para esse aspecto da formao humana. Ponderando-se, no entanto, o contexto da economia produtiva em que se pautou o desenvolvimento das sociedades ocidentais industrializadas, profisses consideradas no lesivas aos seres humanos, pouco produtivas e, portanto, com baixa participao na economia como no caso das profisses artsticas, aqui em discusso a msica seguiram uma trajetria em que puderam ser praticadas e reconhecidas sem que seus profissionais frequentassem obrigatoriamente um espao formal de educao ou se titulassem. Atualmente, afirma Pichoneri (2006):
Ao contrrio da maioria das profisses, onde a educao formal o principal caminho a ser percorrido, para o profissional da msica erudita esta apenas uma das opes de formao possveis, ou apenas uma das etapas que compem essa formao (PICHONERI, 2006, p. 3).

Pichoneri (2006) estudou a relao entre formao e profissionalizao de msicos e musicistas da Orquestra do Theatro Municipal de So Paulo; no entanto, pesquisas como as de Coulangeon (2004), Ravet (2006), Recva (2006) e Requio (2002) permitem afirmar que o mesmo ocorre com a formao e profissionalizao de msicos intrpretes populares que, quando cursam a universidade, significam-na como uma complementao dos seus estudos, uma vez que [a universidade] no garante um saber fazer relacionado ao seu cotidiano profissional ou ao perfil almejado (REQUIO, 2002, p. 110). Esses pesquisadores atestam que os msicos profissionalizam-se cedo, pois iniciam a sua formao antes de ingressar na universidade instituio socialmente reconhecida e legitimada como preparadora da profissionalizao , aprendendo msica com familiares e/ou amigos (GOMES, 2009), participando de conjuntos instrumentais como bandas de baile, bandas de rock (RECVA, 2006), bandas municipais ou marciais (GONALVES, 2007) e

fanfarras (BOZON, 2000), ou ainda, em escolas especializadas3 e/ou com professores particulares (GONALVES, 2007; PICHONERI, 2006). Segundo Ravet (2006), profissionalizao precoce subjazem heranas musicais recebidas: Os msicos cujos pais, ou um deles, tambm so profissionais da msica tm a facilidade de quem foi criado nesse meio e conhece implicitamente suas regras (RAVET, 2006, p. 5). Implicado nessas regras est o saber fazer, modo com que a profisso musical , e se faz, reconhecida socialmente. Como afirma Salgado e Silva (2005):
[...] a primazia da tcnica na realizao musical coloca o msico na ordem mais ampla dos possuidores de um saber tcnico; como esse saber no depende da certificao acadmica, o msico tem mais de um caminho possvel de formao, inclusive o de autodidata (embora o prefixo auto possa enganar), e o da aprendizagem informal. Ora, o saber do autodidata, e de fato o de qualquer tcnico que presta um servio, pode ser colocado prova a qualquer momento, pois na eficincia de realizar um trabalho que reside seu valor (SALGADO E SILVA, 2005, p. 225).

Numa profisso valorizada e legitimada pelo saber fazer, o professor reconhecido pelas habilidades que domina, as quais cr-se poder ser ensinadas. Segundo Requio (2002), que estudou a atividade docente do msico professor, a docncia faculta reconhecimento social profissionalizao em msica, pois confere legitimidade ao conjunto de saberes adquiridos durante a trajetria formativa musical, bem como atividade artstica, mesmo que essa ltima seja irregular e no remunerada no incio. Por isso, ensinar uma atividade percebida como intrnseca atividade profissional do msico, o qual pode conseguir na docncia uma atuao profissional mais regular e, portanto, remunerao mais segura (REQUIO, 2002, p. 46). Ensinando o que sabem, posterga-se a vitrine social da profisso atravs de quem sabe fazer e, por consequncia, da construo do ensino profissionalizante em msica (VASCONCELOS, 2002).

3. Sobre a multiplicidade de atuaes profissionais em msica


O fenmeno atual da multiplicidade de atuaes profissionais em msica pode ser explicado atravs da literatura de sociologia da msica, que nos ajuda a entender porque possvel trabalhar com msica antes de se formar num curso universitrio. Alm de intervir no arquivamento da memria musical, a repercusso que a revoluo tecnolgica provocou no quadro geral da produo e da consequente organizao do trabalho, gerando de certa forma um desaquecimento na oferta de empregos, afetou
3

A formao institucionalizada mais comum dentre os msicos eruditos (COULANGEON, 2004; RAVET, 2006).

tambm a profisso em msica no que diz respeito s mltiplas atuaes profissionais exercidas por uma mesma pessoa. Na ausncia de empregos, as pessoas que possuem algum domnio musical buscam trabalhar com msica, ensinando ou interpretando. Nesse sentido, Coulangeon (2004, p. 23) atesta que, na Frana, a expanso do emprego musical largamente imputvel a um efeito de entretenimento, resultante, de uma parte, do desenvolvimento do ensino musical que encoraja as vocaes no seio das jovens geraes oferecendo-lhes oportunidades de emprego e sustento aos msicos intrpretes e, de outra parte, do crescimento dos crditos pblicos ao domnio musical crescimento que tem sido facultado pela subveno pblica das polticas culturais francesas. Esse contexto que encoraja as vocaes musicais nas jovens geraes tem provocado uma expanso no mercado musical, expanso que se deve principalmente progresso do nmero de msicos intrpretes da msica popular, e dos empregos intermitentes (contratos temporrios) em msica4. Acompanha essa expanso, entretanto, uma jornada de trabalho que permanece modesta, pois, o acmulo dos efetivos de professores e de intrpretes gera uma corrida por postos de trabalhos precarizando os contratos e exigindo das pessoas uma flexibilidade para atuar em vrias atividades musicais (COULANGEON, 2004, p. 21). Para Salgado e Silva (2005), que estudou como os msicos estudantes do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO gerenciam a construo da profisso musical em relao com a atividade universitria, a multiplicidade de atuaes profissionais caracterizada por contextos de trabalho transitrios, instveis e informais, com temporadas de durao mais ou menos curta, e compromissos muitas vezes no formalizados por contrato, mas, em vez disso, tenuemente formados por acordos verbais, promessas ou apostas na possibilidade de sucessos (SALGADO E SILVA, 2005, p. 148). A flexibilidade exigida pelo mercado de trabalho musical atual se caracteriza, entretanto, pela complexidade, e no pode ser vista apenas pelas questes de empregabilidade. Assim, a diversidade de experincias e a necessidade de adaptao geradas por esses contextos transitrios e instveis colocam os msicos-estudantes em contato com valores e estticas que tendem a alargar o horizonte (SALGADO E SILVA, 2005, p. 239), proporcionando-lhes mais autonomia musical. Essa, porm, s poder ser gozada dependendo do maior ou menor grau de institucionalizao do vnculo de trabalho.
4

Segundo Coulangeon (2004, p. 20), de meados da dcada de 1980 para c, o efetivo dos intrpretes da msica erudita, em especial dos msicos permanentes de orquestra, permaneceu estvel na Frana. O mesmo no se pode afirmar do Brasil, cujos cargos efetivos das orquestras tm sido substitudos cada vez mais por contratos terceirizados e temporrios (SEGNINI, 2007).

De acordo com Coulangeon (2006), a multiatividade musical capaz de instaurar um processo de precarizao identitria que pode ameaar as profisses artsticas, pois, devido instabilidade em que vivem, os profissionais podem no conseguir se realizar musicalmente e, por isso, no se sentirem satisfeitos com sua profisso. Por outro lado, a segurana dos cargos estveis em orquestras, por exemplo, pode gerar um efeito contrrio, pois o modo de organizao mais rigidamente estruturado dessas instituies faculta a rotinizao do trabalho musical inviabilizando a autonomia artstica dos profissionais. Tendo visto tratar-se a profisso em msica de uma profisso no regulada pela titulao, mas por rebaixadas barreiras de entrada na mesma (COULANGEON, 2004), e cujo mercado de trabalho, restrito, estrutura-se por meio de cargos basicamente transitrios, instveis e informais (SALGADO E SILVA, 2005), a multiatividade musical configura-se tambm como oportunidade de construo da rede de contatos, que se torna importante baliza para a insero profissional. De acordo com Pichoneri (2006), a rede de contatos constitui-se desde a formao dos msicos, notadamente aquelas que se estabelecem entre professor e aluno ou entre os sujeitos que ocupam esses papis sociais , com o primeiro repassando alunos ao segundo ou colocando-o para substituir-lhe em suas aulas, se for o caso da docncia, ou convidando-o para tocar junto consigo, introduzindo-o no mundo das bandas j profissionalizadas (REQUIO, 2002); e estende-se durante toda a vida profissional, na qual msicos e professores sem contratos empregatcios estveis devem permanentemente se fazer conhecidos para conseguirem se manter em atividade. Este ainda o mtodo mais utilizado por estes profissionais para entrar [e se manter] no circuito do mercado de trabalho, j que este continua sendo restrito e, ao mesmo tempo, competitivo (COLI, 2003, p. 230).

4. A profisso em msica e outras profisses


No que diz respeito precocidade da atuao profissional antes de se diplomar, a principal diferena entre a profisso musical e outras profisses est no modo social com que a funo reguladora da atuao profissional nessas ltimas construda. Pela necessidade de regular a atuao de quem exerce profisses que podem causar leses sociedade (por exemplo, direito, engenharia e as profisses na rea da sade), as sociedades complexas buscaram meios de organizar a formao preparatria para essas profisses. Assim, embora a formao profissional organizada por meio do ensino superior se preocupe em garantir a experincia atravs dos estgios, exige-se que o profissional conclua

primeiro o curso superior para que, de posse da licena delegada pelo rgo regulador de sua profisso, comece a trabalhar. Mas essa uma construo social e, parafraseando Franzoi (2006, p. 26), podemos dizer que o carter mais ou menos [lesivo pleiteado por cada profisso] no dado, mas concebido e articulado como um argumento capaz de justificar a disputa pelo controle do mercado de prestao de servios. Conforme informado por Vargas (2008, p. 83, 86), esse controle exercido pelas associaes profissionais que se responsabilizam, com o aval do Estado, pela regulao das profisses, estendendo-o tambm reproduo dos seus quadros de profissionais controle sobre o qual pesa a garantia e a conservao do poder e do prestgio social de cada profisso. Nesse contexto, junto legislao reguladora, o diploma de nvel superior funciona como o primeiro mecanismo de filtragem do acesso ao mercado de prestao de servios profissionais (FRANZOI, 2006, p. 27). Na complexidade desse processo social de construo das profisses, o controle da reproduo dos quadros profissionais e a disputa pelo mercado de prestao de servios, que resguardam o poder e o prestgio social, relacionam-se com a valorizao da funo produtiva desempenhada por cada profisso, bem como, com a sua participao na economia critrios pelos quais as profisses so reconhecidas em nossa sociedade produtiva e industrializada. assim que se faz comum a associao da profisso de msico com o cio, a no produo, ao no trabalho (VIEIRA, 2009, p. 148), ou, conforme explica Coli (2003):
Diferente da profisso de mdico, engenheiro e advogado, as condies profissionais do msico no gozam do mesmo tipo de prestgio que a sociedade confere queles. Quando se fala de um mdico, logo se manifesta um tipo de respeito. Para o pblico da sociedade de massas, quando se fala do msico, logo se pergunta que trabalho ele faz. As diferenas entre o prestgio obtido por essas profisses so evidentes, porque a atividade do mdico e dos outros reconhecidamente tratada como servio pblico e produtivo, enquanto o entretenimento comumente associado ociosidade (COLI, 2003, p. 235 236).

No Brasil, a associao profissional autorizada legalmente a exercer a regulao nacional das profisses musicais a Ordem dos Msicos do Brasil (OMB). Como condio para o exerccio profissional do msico, a Lei 3.857/1960 exige, alm do registro na OMB, o registro tambm no Ministrio da Educao (art. 16)5, autorizando somente a atuao dos msicos que comprovarem capacidade tcnica tendo formado-se em cursos especficos ou
5

Lei N 3.857, 22 de dezembro de 1960: Cria a Ordem dos Msicos do Brasil e dispe sobre a regulamentao do exerccio da profisso do msico. art. 16. Os msicos s podero exercer a profisso depois de regularmente registrados no rgo competente do Ministrio da Educao e Cultura e no Conselho Regional dos Msicos sob cuja jurisdio estiver compreendido o local de sua atividade. Disponvel em: <http://www.sindmusi.com.br/legislacao/lei_3857.asp>. Acesso em: 07/09/2006.

submetido-se a exame perante banca examinadora, constituda por trs especialistas, no mnimo, indicados pela Ordem e pelos sindicatos de msicos do local e nomeados pela autoridade competente do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social (art. 28, Lei 3.857/60). A legitimao da referida lei no , porm, conferida nem pelos respectivos msicos profissionais que, sem se sentirem representados pela OMB, impetram aes civis pblicas contra a Ordem em diversos Estados do Brasil6; nem pela Justia brasileira, que, por exemplo, em 2004, atravs de ao civil pblica movida pelo Ministrio Pblico Federal, condenou a OMB, pois a exigncia prevista na Lei 3.857/60, [...] no subsiste Carta de 1988 e aos valores que elegeu ou resguardou (Des. Fed. Eduardo Thompson Flores Lenz apud SILVA, 2004, s/p.). De acordo com argumentos presentes nas sentenas citadas pela juza autora desse ltimo processo (SILVA, 2004, s/p.), nem a sociedade legitima a regulao do exerccio profissional em msica por meio da OMB:
O exerccio da profisso de msico independe de inscrio junto ao Conselho, pois a Constituio assegura a livre manifestao do pensamento, de criao, de expresso e de informao, isentando-os de censura prvia. Como manifestao da arte, a msica e o seu autor ou intrprete submetemse fiscalizao da opinio pblica, nada justificando o policiamento administrativo realizado pelo Conselho (Des. Fed. Eduardo Thompson Flores Lenz /PR apud SILVA, 2004, s/p.).

Juntam-se ainda a essa manifestao de indeciso gerada pelo conflito entre a lei, que regula o exerccio profissional atravs da exigncia de uma formao em espaos especficos, outros argumentos que, quando se compara a profisso do msico com o potencial lesivo de outras profisses, isentam o Estado de sua regulao:
O exerccio da profisso de msico prescinde de inscrio junto a conselho de classe, pois, alm de assegurado o direito constitucional livre manifestao do pensamento, isentando-o de censura prvia, inexiste um interesse pblico a justificar o policiamento da atividade, merc da falta de potencialidade lesiva a terceiros (SILVA, 2004, s/p.). A ausncia de potencial ofensivo retira o interesse do Estado em fiscalizar o mau exerccio da profisso de msico (Des. Fed. Francisco Donizete Gomes/SC apud SILVA, 2004, s/p.).

Disponveis em: <http://www.apademp.org.br/juridico/saibamaisprocessos.asp#>, <http://p2.forumforfree.com/omb-ordem-dos-msicos-do-brasil-vt1386-violaoerudito.html/>, <http://www.ajufe.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=9412>, acesso em 07/09/2006; <http://www.juspodivm.com.br/novo/arquivos/jurisprudencias/informativo_406e405.doc>, acesso em 15/05/2009.

As argumentaes acima so confirmadas pelo fenmeno dos alunos que atuam profissionalmente em msica enquanto cursam a graduao na mesma rea, ou seja, por profissionais que so reconhecidos socialmente no mercado de prestao de servios musicais sem terem passado pelo filtro regulador do diploma. Alm disso, a no legitimao social da associao profissional, bem como da legislao por ela instituda para regular a profisso em msica configura-a como uma profisso de pouco prestgio, com fraco poder de aglutinao e controle social.

5. Consideraes finais
Qual a importncia, para a educao musical, de se saber como a profisso musical construda sociamente? Os aspectos abordados nessa reviso bibliogrfica dizem respeito s paisagens socioculturais, histricas e poltico-econmicas nas quais vivem os alunos que cursam a graduao em msica, onde a quase maioria j atua como profissionais. Quais as marcas que esse trabalhar-estudar e que essa contingncia sociocultural e histria esto deixando em suas constituies como profissionais, sejam como professores, msicos, ou em outras demandas profissionais? A formao profissional no se d somente no tempo e espao acadmico, orientada pelas disciplinas curriculares. O modo como a profisso construda socialmente tambm norteia essa formao visto que deixa marcas nos alunos marcas que lhes do forma. Pela via de mo dupla, as marcas dessa dimenso social e histrica da formao profissional em msica acabam repercutindo no modo com que os alunos-profissionais daro continuidade (ou no) a essa construo.

Referncias
BOZON, Michel. Prticas musicais e classes sociais: estrutura de um campo local. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 146 174, 2000. COLI, Juliana Marlia. Vissi DArte Por Amor a uma Profisso: um estudo sobre as relaes de trabalho e a atividade do cantor no teatro lrico. 2003. 359f. Tese (Doutorado), Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Campinas, 2003. COULANGEON, Philippe. Les musiciens interprtes em France: portrait dune profession. Paris: La documentation Franaise, 2004. ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gnio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. FRANZOI, Naira Lisboa. Entre a formao e o trabalho: trajetrias e identidades profissionais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

GOMES, Celson Henrique. Educao musical na famlia: as lgicas do invisvel. 2009. 209f. Tese (Doutorado), Programa de Ps-Graduao em Msica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. GONALVES, Lilia Neves. Educao musical e sociabilidade: um estudo em espaos de ensinar/aprender msica em Uberlndia - MG nas dcadas de 1940 a 1960. 2007. 333f. Tese (Doutorado), Programa de Ps-Graduao em Msica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007b. MORATO, Cntia Thais. Estudar e trabalhar durante a graduao em msica: construindo sentidos sobre a formao profissional do msico e do professor de msica. 2009. 307f. Tese (Doutorado), Instituto de Artes, Programa de Ps-Graduao em Msica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2009. PICHONERI, Dilma Fabri Maro. Msicos de orquestra: um estudo sobre educao e trabalho no campo das artes. 2006, 120 f. Dissertao (Mestrado), Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Campinas, 2006. RAVET, Hyacinthe. Carrires de musicien-nes: les rsultats. Palestra apresentada no Seminrio Internacional Trabalho docente e artstico: fora e fragilidade das profisses. Unicamp, Campinas, 18 a 20 abril 2006. Disponvel em <http://www.fe.unicamp.br/profarte> Acesso em 23/05/2006. RECVA, Simone Lacorte. Aprendizagem do msico popular: um processo de percepo atravs dos sentidos? 2006. 158 f. Dissertao (Mestrado), Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Catlica de Braslia, 2006. REQUIO, Luciana. O msico-professor: saberes e competncias no mbito das escolas de msica alternativas a atividade docente do msico-professor na formao profissional do msico. Rio de Janeiro, Booklink, 2002. SALGADO E SILVA, Jos Alberto. Construindo a profisso musical: uma etnografia entre estudantes universitrios de msica. 2005. 289f. Tese (Doutorado), Programa de PsGraduao em Msica, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2005. SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Criao rima com precarizao: anlise do mercado de trabalho artstico no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, XIII, Recife, 2007. Anais... Disponvel em <http://www.sbsociologia.com.br/congresso_v02/papers/GT29%20Trabalho,%20Precariza %C3%A7%C3%A3o%20e%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas/SBS_enviado.pdf> Acesso em 09/05/2009. SILVA, Daniela Souza de Andrade e. (Juza Federal Substituta da 12. Vara/PE). Processo n. 2003.83.00.013146-6 - 12. Vara. Classe 5024 - Ao Civil Pblica. Partes: Autor: MINISTRIO PBLICO FEDERAL. Ru: ORDEM DOS MSICOS DO BRASIL CONSELHO FEDERAL E OUTRO. PODER JUDICIRIO. JUSTIA FEDERAL DE PRIMEIRA INSTNCIA. SEO JUDICIRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 12 VARA FEDERAL. Recife/PE, 20 de agosto de 2004. Resumo: Ao Civil Pblica n. 2003.83.00.013146-6 Movida pelo MPF contra a Ordem dos Msicos do Brasil e a Unio,

visando a desobrigar os msicos da inscrio obrigatria na OMB e do registro de diploma no Ministrio da Educao, como condies ao exerccio da profisso. Disponvel em <http://www.ajufe.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=9412> Acesso em 07/09/2006. VARGAS, Hustana Maria. Represando e distribuindo distino: a barragem do ensino superior. 2008. 230f. Tese (Doutorado em Educao), Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. VASCONCELOS, Antnio ngelo. O conservatrio de msica: organizao, professores e polticas. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, 2002. 385p. VIEIRA, Alexandre. Professores de violo e seus modos de ser e agir na profisso: um estudo sobre culturas profissionais no campo da msica. 2009. 178f. Dissertao (Mestrado). Programa de Ps-Graduao em Msica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

You might also like