You are on page 1of 12

O SAGRADO MISTRIO DA ROTINA

Rev. Edilson Botelho Nogueira, 25/5/2012, VII Congresso Misso Vida Eclesiastes 1.4-11

A inspirao para essa mensagem nasceu da leitura do extrato do livro The Quotidian Mysteries: Laundry, Liturgy and Women's Work, de Kathleen Norris, publicado por Richard Foster. A ideia da autora mostrar que todas as tarefas cotidianas esto ligadas ao propsito de Deus para a nossa vida. Desde o dia em que nascemos, somos imersos numa eterna rotina que nos acompanhar at o ltimo dia na terra. Rotina a repetio de uma ao, de um trabalho, uma sequencia invarivel de processos, diria, semanal, mensal, anual. Quando somos bebs, a nossa rotina mamar, sujar as fraldas, tomar banho, trocar as fraldas, dormir, acordar com fome, mamar novamente, sujar as fraldas, e por ai vai. Quando chegamos a infncia, tempo de estudar, nossa rotina levantar, escovar os dentes, tomar caf, pegar os cadernos, ir para a escola, aula, recreio, aula, volta pra casa, almoo, fazer a tarefa ou os trabalhos, brincar, tomar banho, ver tv, dormir, levantar, etc. Na idade adulta, levantamos, lavamos o rosto, escovamos os dentes, a dona de casa vai pra cozinha, pe gua na chaleira ou na cafeteira, faz o caf, arruma a mesa, acorda as crianas, leva ao banheiro, escova os dentes, troca a roupa, leva pra mesa, toma o caf, verifica o material de escola, pe as crianas no carro, leva pra escola, volta pra casa ou vai para o escritorio. O Marido, pega o carro, moto, vai pra o trabalho, sempre pelo mesmo caminho, coloca o crach, senta na cadeira do escritrio, liga o computador, coloca os papis em cima da mesa, comea o expediente. Todos ns estamos rodeados da rotina. Quando Deus fez um pacto com No, ele estabeleceu uma rotina csmica: Enquanto durar a terra, no deixar de haver sementeira e ceifa, frio e calor, vero e inverno, dia e noite. Gnesis 8:22.
1

Deus estabeleceu uma monotonia no universo o dia precede a noite, o vero precede o inverno, a semeadura precede a colheita. Por incrvel que parea, Deus se diverte com a monotonia das coisas. Gilbert. K. Chesterton escreveu no seu livro Universo Mgico: possvel que Deus diga toda manh para o sol: outra vez e toda tarde para a lua: outra vez. Talvez no seja uma necessidade automtica que produza todas as margaridas iguais; talvez Deus faa cada margarida separadamente, mas nunca se canse de faz-las toda vez. Talvez ele tenha o apetite permanente da infncia, ns envelhecemos mas nosso pai mais jovem que ns. Mas ns vemos a rotina de um ponto de vista bem diferente como uma canseira entediante: trabalhar, descansar, trabalhar, descansar. Cinco ou seis dias por semana, fazemos as mesmas coisas, numa interminvel repetio. O nosso texto mostra justamente isso a rotina do sol, a rotina do vento, a rotina dos rios, a rotina dos olhos, a rotina dos ouvidos, a rotina dos processos at que conclui: H alguma coisa de que se possa dizer: V, isto novo? No! J foi nos sculos que foram antes de ns. Eclesiastes 1:10. A pergunta se Deus dono de todas as coisas, se todos os dias so de Deus, por que temos que gastar tanto tempo em nossa vida em coisas que aparentemente no tem nada de espiritual nelas? Se Deus queria realmente que ns nos ocupssemos com ele o tempo todo, por que determinou que ns fizssemos as mesmas coisas, todos os dias, que aparentemente nos separam dele? Como possvel encontrar Deus no meio da rotina? Primeiro, precisamos entender o propsito da rotina diria. 1. A Rotina Sinal de Cuidado. A rotina da vida humana direcionada ao cuidado, e esse cuidado tem duas dimenses o cuidado com o corpo e o cuidado com o mundo nossa volta. O cuidado dirio ou rotineiro o antidoto criado por Deus para enfrentar uma lei no universo conhecida como Entropia.

Enunciada por Rudolf Clausius e pelo fsico ingls Lord Kelvin, a 2a lei da termodinmica afirma que o calor sempre flui de um corpo quente para um corpo mais frio. Explicao simples: Quando voc pe um cubo de acar numa xcara de caf, o acar se dissolve. Uma vez dissolvido, voc no ver mais os cristais de acar voltarem a formar o cubo. Se voc abrir um frasco de perfume em um quarto fechado, voc sentir o cheiro agradvel se espalhando pelo quarto. Isso ocorre por que as molculas de perfume chocam-se entre si, escapando da garrafa, e, aos poucos, vo se chocando tambm com as molculas de ar no quarto, e o perfume vai se difundindo. voc quebra um ovo e prepara uma omelete. Jamais voc ver a omelete se transformar de volta em um ovo. Se isso acontecesse, voc veria o tempo retroceder. O que une esses trs exemplos que todos eles passaram de um estado organizado (o cubo, o perfume no frasco, o ovo) para um estado desorganizado. A entropia o grau de desordem que todo sistema apresenta quando no sofre a ao de um trabalho. Assim, se voc nunca lavar seu carro, ele vai enferrujar. Se voc nunca pintar sua casa, ela vai se deteriorar. Se voc nunca cuidar do seu corpo, ele vai entrar em colapso e morrer. A desordem sempre tende a crescer, a ordem sempre tende a decrescer. A entropia no s atinge o cosmos, o mundo nossa volta, mas tambm a alma do homem, com outro nome hamartia (pecado). Muitos antroplogos afirmam que o homem evoluiu de um estgio politesta para um monotesta. Mas a Escritura afirma o contrrio o pecado levou o homem de uma cultura monotesta para o politesmo. H uma rotina para enfrentar a Hamartia arrependimento, confisso, converso, santificao.

por isso que temos a rotina de todos ler a Bblia, fazer orao, preparar aulas para a EBD, estudo bblico, ensaio de coral, louvor, sermo de domingo, viglia de orao, misses, comemoraes de datas especiais, etc. Depois que o pecado entrou no mundo, e pelo pecado a morte, Deus estabeleceu rotinas para lidar com a entropia/hamartia processo de desordem no universo. Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do den para o cultivar e o guardar. Gnesis 2:15, RA. Isso muito importante porque muita gente pensa erradamente que o trabalho uma maldio de Deus por causa do pecado. No . O trabalho existiu desde o primeiro dia do homem. O jardim estava l para ser cultivado e guardado. Cultivado porque Deus queria um trabalho do homem na terra pra que ela produzisse frutos. Guardado para que os animais no destrussem o trabalho do cultivo. Animais no eram evanglicos nessa poca. Isso rotina, todo o dia, Deus espera que o homem trabalhe e mantenha o que foi feito. O que mudou depois da queda foi que, o trabalho que antes era diverso, virou meio de sustento.
E a Ado disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da rvore que eu te ordenara no comesses, maldita a terra por tua causa; em fadigas obters dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzir tambm cardos e abrolhos, e tu comers a erva do campo. No suor do rosto comers o teu po, at que tornes terra, pois dela foste formado; porque tu s p e ao p tornars. Gnesis 3:17-19.

Observe que a entropia, ou processo de envelhecimento e morte faz parte do sistema do corpo humano ele veio do p, parece gente enquanto a morte no domina, mas depois volta ao p. L no Jardim do den, a rvore da Vida impedia o avano da entropia, mas agora, sem ela as coisas vo seguir o seu curso normal. Antes o homem trabalhava, mas comia de graa, tudo era dado sem restrio. Depois do pecado, o suor do rosto regaria a terra, que amaldioada teria que ser preparada e semeada pra dar algum fruto. Mas cultivar e guardar seria mais trabalhoso por causa dos cardos e espinhos.
4

Isso nos leva a pensar que Deus criou a rotina no universo e a estendeu ao ser humano para que ele exercesse um trabalho sobre o cosmos, combatendo a entropia. Pela mesma razo, Enos, filho de Seth, comeou a rotina de INVOCAR O NOME DO SENHOR. Muito tempo depois, os Sacerdotes em Israel fariam o trabalho de jardineiros de alma, tirando cardos e abrolhos do corao do povo, fazendo rotineiramente o servio de limpeza espiritual, mesmo que simbolicamente. A Carta aos Hebreus diz: Ora, todo sacerdote se apresenta, dia aps dia, a exercer o servio sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifcios, que nunca jamais podem remover pecados; Hebreus 10:11. Qual a sua rotina? Que processo de morte voc interrompe? Portanto, a primeira boa notcia de hoje, que o nosso Deus inventou rotinas para atrasar o avano natural do envelhecimento, desordem e morte do corpo humano e do mundo nossa volta. Jesus mostrou isso claramente quando disse aos fariseus que o criticavam por curar pessoas no Sbado: Meu Pai trabalha at agora, e eu trabalho tambm. Joo 5:17, RA. E foi mais enftico ainda quando afirmou necessrio trabalhar enquanto dia porque a noite vem quando ningum pode trabalhar. (Joo 9.4) Por isso dona de casa, pai de famlia, vocs filhos na fase de escola, vejam as rotinas como uma bno de Deus para impedir o caos em nossa vida. A rotina de lavar as roupas, lavar a loua, limpar a casa, uma forma de imitarmos o nosso Deus que renova todos os dias a sua misericrdia para conosco. A rotina de cultivar a terra, de ir para o escritrio, para a fbrica, para o comrcio, fazer as mesmas coisas, ano a ano, uma forma de imitar um Deus que trabalha at agora para que a sua glria seja reconhecida. A rotina de estudar, fazer trabalhos, fazer provas, passar de ano, por mais de 20 anos consecutivos, maneira que nos preparamos para sermos cultivadores e guardies do mundo em que vivemos. A rotina de reunir semanalmente com a igreja de CRISTO, as reunies de orao, a confisso de pecados, o partir do po, ouvir a pregao da Palavra de
5

Deus, o antidoto para uma natureza pecaminosa, o poder para manter o velho homem morto. Bem, se voc concorda com essa perspectiva do cotidiano = cuidado, vamos a questo seguinte: Se a rotina estabelecida por Deus toma a maior parte do nosso tempo, ser que ela no nos afasta de Deus? Se Deus queria que buscssemos em primeiro lugar o seu Reino, por que nos deixa ocupados diariamente com coisas to triviais e nada espirituais? 2. A Rotina nos desafia a ver o Reino de Deus em cada tarefa diria. A questo agora a seguinte o que Deus tinha em mente quando criou a rotina diria? Era pra me afastar dele ou para me aproximar? Jesus tambm tinha uma rotina: Jesus ensinava todos os dias no templo, mas noite, saindo, ia pousar no monte chamado das Oliveiras. Lucas 21:37. Que rotina era essa? Levantar de manh bem cedo, orar, lavar o rosto, comer uma fruta, ir para o templo, abrir os rolos da Lei, dos profetas e dos salmos, ensinar ao povo at a 6a hora (meio dia), as vezes comer alguma coisa ao meio dia, voltar a ensinar at o fim da tarde, sair para o monte das oliveiras, orar, dormir. E fazer tudo de novo no dia seguinte. Algum pode dizer: bem pastor, mas ensinar no templo uma coisa, outra lavar banheiro, corredor, limpar mesa por mesa, esvaziar o lixo, como eu fao na minha firma. Por trs desse raciocnio existe a ideia de que tudo que fazemos no templo espiritual, o que fazemos fora mundano. Pergunto a voc quando os zeladores da igreja esto na 2a feira limpando as cadeiras, aspirando o p do carpete, lavando os banheiros, recolhendo os clices de vinho quebrados pelas crianas na noite de domingo, esse trabalho santo ou mundano? Algum pode dizer santo, na casa de Deus, mas e se eles estivessem fazendo o mesmo trabalho num salo de festa, essa rotina seria mais mundana do que a feita no templo da igreja presbiteriana? claro que no.

Isso nos leva a um extraordinrio princpio da f crist nossa misso encontrar o Reino em cada rotina da vida diria. Jesus disse .... se algum no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus. Joo
3:3.

Quando Deus opera em ns o milagre da regenerao, o novo nascimento, a primeira evidncia que passamos a ver o Reino de Deus. No apenas vemos que somos perdoados de nossos pecados, justificados pela f e feitos cidados do cu, membros do corpo de Cristo, mas agora, com a mente de Cristo, com olhos espirituais, passamos a enxergar o mundo por outro aspecto. Se a rotina do trabalho a proviso de Deus para enfrentar a entropia, envelhecimento e morte do corpo e do mundo, a rotina no mundo de Deus passa a ser um sacerdcio. Quando uma dona de casa lava a loua aps o almoo, ou pe a roupa suja na mquina de lavar, ou varre a casa, lava as janelas, os banheiros, varre o quintal, ela associa essa rotina rotina de Cristo em limpar todos os dias o nosso corao com o sangue de Cristo. E se Cristo dissesse gente, nesse fim de semana no haver perdo nem purificao, o expediente s retorna na 2a feira? Como ficaria a nossa vida se depois de pedirmos perdo tivssemos que esperar a portaria do hospital de Deus abrir na 2a feira? No porque a dona de casa canta louvores enquanto limpa a casa que encontra o reino de Deus e glorifica o Senhor, mas porque Deus gosta de um mundo limpo. Toda limpeza do ambiente em que vivemos tem a ver com natureza santa de Deus. Quando um agricultor, todos os anos, limpa a terra, prepara as sementes, lana na terra, e espera a chuva para regar a plantao... ...no somente porque ele ora todos os dias quando sai pra trabalhar que glorifica a Deus, mas porque Deus se alegra em mandar chuva em terra que foi cultivada com semente. A alegria de Deus est em fazer a terra brotar a semente, as rvores darem seu fruto, todos os anos, por milhares de vezes como quem se diverte com a
7

alegria de uma criana de novo trigo, de novo melancia, de novo uva, de novo milho. Releia a sua rotina e veja onde est o Reino de Deus nela. Releia o seu trabalho porque h muito do corao de Deus nele. Vou explicar mais claramente. Abra comigo em xodo 31. Quero que acompanhe a leitura que vou fazer: DISSE TAMBM O SENHOR a Moiss: "Sabe o que fiz a BezaleI, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Jud? Chamei Bezalel pelo nome e o enchi do Esprito de Deus. Dei a ele estes dons: habilidade, inteligncia e conhecimento artstico para desenhar e trabalhar em ouro, em prata, em bronze. Tambm para preparar jias, fazer gravaes em madeiras e para fazer toda espcie de trabalhos de arte. Escolhi um companheiro para BezaleI. Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de D. Alm disso, dei a todos os que trabalham nessas coisas, capacidade especial para fazerem tudo o que mandei. Faro o Tabernculo, a arca do Testemunho, o assento da misericrdia - em cima da arca - e todos os utenslios, do Tabernculo. Faro a mesa e seus utenslios, o lustre de ouro e seus utenslios. Faro o altar do incenso e o altar das ofertas queimadas, e seus utenslios todos. Faro a bacia e o suporte dela. Faro as belas roupas sagradas que Aro e os filhos dele usaro para servirem como meus sacerdotes. Faro o leo da uno e o incenso aromtico especial para o Santurio. Agora, eles vo fazer todas essas coisas seguindo as instrues que dei a voc. xodo 31.1-11 (BV) Certa ocasio eu fui a uma loja para gravar uma mensagem em cartes de prata que demos dois oficiais de nossa igreja. Havia vrios funcionrios gravando em metal ouro, prata, bronze. Dentro da loja havia um calor insuportvel. Mas por causa daquela rotina eu pude sair dali com uma homenagem muito especial. A rotina desses artfices de Jud e D era diferente? Claro que no. Havia calor, suor, bater peas, forno para derreter materiais, costurar e confeccionar roupas, lidar com odores e perfumes e essncias, tudo para agradar a Deus. E por que? Porque cada habilidade dada por Deus para uma rotina reflete o prazer de Deus em confrontar a entropia, o envelhecimento e a morte no universo depois do pecado do homem. O trabalho, a rotina parte da redeno de uma terra amaldioada por nossa causa, seres humanos. Onde est a importncia disso? simples.
8

Quando voc encontrar o Reino de Deus na sua rotina, quando associar suas tarefas dirias ao processo redentivo de Deus, voc vai reencontrar a diverso no trabalho. Certa criana achou uma moeda no cho de uma agencia dos correios e correu pra me e disse: olha me, achei uma moeda... A me ocupada com o funcionrio do guich resmungou qualquer coisa e voltou a conversar com o atendente. A menina pegou a moeda, foi pra outro canto da agencia, jogou no cho, apanhou de novo e disse: olha me achei outra! E fez isso por cinco vezes, com a mesma moeda, e dizendo com a mesma alegria como se fosse uma novidade achei mais uma... Ns temos que reaprender a alegria das rotinas porque nelas est o Reino de Deus. O Apstolo Paulo afirma: Portanto, quer comais, quer bebais ou faais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glria de Deus. 1 Corntios 10:31, RA. Por isso donas de casa, bendito seja o sacerdcio de vocs que todos os dias representam Deus perante o mundo, colocando ordem na casa, limpeza e beleza no lar, benditos os garis de rua, os lixeiros, o frentistas de postos, que com seu trabalho entediante, fazem o mundo sobreviver entropia e destruio iminente. Ningum v, mas Deus v. isso que importa. Filhos, vo para o seu quarto hoje e vejam onde a entropia est sem controle. Qual foi a ltima vez que voc arrumou seu armrio? Sua estante? Seu escritrio? Algum pode dizer sbado que vem eu fao. Mas no faz nunca. Voc perdeu o prazer do trabalho, prazer da rotina de manter a ordem. H alguma coisa errada quando nos acostumamos sujeira, desordem, ao improviso. Perdemos de vista o Reino pelo qual somos cidados e responsveis. Deus conta conosco como agentes de REDENO DA ROTINA. Nossas mos so como instrumentos de sacerdcio perante Deus, para livrar o mundo da entropia. Mas, quem trabalha, espera ansiosamente o perodo de frias.
9

Mas depois de um longo perodo de frias, no fazendo nada, comeamos a sentir falta do que estressante e entediante, sentimos saudade da rotina. A rotina do no fazer nada tambm cansa. Isso faz com que nossos olhos se voltem para um tempo muito especial preparado por Deus, quando todas as rotinas sero substitudas por um Descanso Final. A carta aos Hebreus diz Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim
de que ningum caia, segundo o mesmo exemplo de desobedincia. Hebreus 4:11, RA.

Haver um dia em que todas as rotinas cessaro, pelo simples motivo de que Deus ter consumado totalmente a redeno da criao, nunca mais haver necessidade de trabalho para conter a entropia, porque a morte j no existir. 3. COMO POSSO ME TORNAR UM AGENTE DE REDENO DA ROTINA? JESUS disse: Pois o prprio Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos 10:45. Para existir um Agente de Redeno da Rotina, preciso haver antes um corao de servo. O Apstolo Paulo escreve: Tende em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, no julgou como usurpao o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhana de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente at morte e morte de cruz. Pelo que tambm Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que est acima de todo nome, Filipenses 2:5-9. Um agente de Redeno da Rotina nasce no preciso momento em que ele tomado pelo mesmo sentimento que houve em CRISTO JESUS. Observem Paulo diz que CRISTO a si mesmo se humilhou. Isso maravilhoso, porque Deus o Pai no humilharia o Deus Filho. Deus o Esprito Santo no humilharia o Deus filho. Deus o Filho teria que humilhar a si mesmo se quisesse ser com um de ns. Ningum obriga JESUS a nada.

10

Humilhar outros fcil, mas pecado. Humilhar a si mesmo difcil, mas virtude. Quando JESUS lavou os ps dos apstolos disse: Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os ps, tambm vs deveis lavar os ps uns dos outros. Joo 13:14, RA. Diante disso h trs princpios a seguir: 1. Use o poder que voc tem para o bem sirva a Deus, sirva aos homens. 2. Faa isso enquanto tempo, e o tempo de Deus hoje.

3. Faa isso por amor, mesmo que no sinta nada no corao. C. S Lewis em seu livro OS QUATRO AMORES escreveu: Amar ser vulnervel. Ame qualquer coisa e seu corao ir certamente ser espremido e possivelmente partido. Se quiser ter a certeza de mant-lo intacto, no deve d-lo a ningum, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em passatempos e pequenos confortos, evite todos os envolvimentos, feche-o com segurana no caixo do seu egosmo. Mas nesse esquife - seguro, sombrio, imvel, sufocante esse corao ir mudar...vai se tornar inquebrvel, impenetrvel, irredimvel...O nico lugar fora do cu onde voc pode manter-se perfeitamente seguro contra todos os perigos e perturbaes do amor o inferno. Quero terminar essa mensagem com duas pequenas estrias. Conta-se que o famoso violinista Nicolo Paganini deixou em seu testamento que seu extraordinrio violino fosse enviado a sua cidade natal, Genova, com a nica condio de que NINGUM MAIS O TOCASSE. Assim foi feito, e anos mais tarde o violino foi comido pelos carunchos porque havia pouca humidade na madeira. O instrumento tornou-se imprestvel, apenas relquia histrica. No final do Sculo 19, William Booth fundou o Exrcito da Salvao na Inglaterra. Gente de todas as partes do mundo queriam fazer parte da misso. Um pastor americano Rev. Samuel Brengle, viajou dos Estados Unidos para Londres a fim de servir no Exrcito da Salvao.

11

Mas quando chegou l, foi surpreendido com a declarao de William Booth: voc passou tempo demais sendo seu prprio chefe...no sei se vai se adaptar na misso. E mandou que o Rev. Brengle fosse limpar as botas dos recrutas da misso. Indignado, Brengles disse: Eu no atravessei o Atlntico para limpar botinas de estagirios... Naquela noite, Brengle teve um sonho onde via o SENHOR JESUS lavando os ps dos seus apstolos no cenculo... Ao acordar disse: SENHOR, tu lavaste os ps deles...eu engraxarei as suas botas. Qual ser o seu estilo de vida? De um violino que ningum pode tocar? Ou de engraxate de botas? Pois o prprio Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos 10:45, RA.

12

You might also like