You are on page 1of 6

Anlise do sistema hbrido da represa Monjolinho e do sistema ltico do rio Monjolinho na Universidade Federal de So Carlos, Campus So Carlos

rique de Castro Graduando em Bacharelado de Cincias Biolgicas pela UFSCar.

Introduo Em ambientes aquticos as correntezas, e trocas entre a gua e a terrra so fatores importantes para classificar ecossistemas lticos (rios e riachos), lnticos (lagos, lagoas) e hbridos (represas). Ecossistemas lticos raramente apresentam alguma estratificao trmica e qumica, sendo que a concentrao de oxignio mais alta e bem distribuda em rios. Diferenas de intensidade da correnteza, as trocas entre terra e gua, oxigenao, as estratificao qumicas e trmicas vo proporcionar caractersticas especficas e diferenciadas na dinmica e na estrutura das comunidades que esto adaptadas a estes ecossistemas. As represas so o limiar entre rios e lagos, sendo portanto classificadas como hbridas, j que so fortemente influenciadas por aes externas de rios; alm de se apresentarem morfologicamente distintas de rios e lagos; e fontes internas e externas de matria orgnica (Kimel et al., 1990). Os corpos de gua carregam consigo diversos materiais, desde orgnicos a inorgnicos. Entre estes materiais esto substncias txicas usadas na agricultura, areia e minerais do processo lixiviao, dejetos, entre outros, que em grande quantidade podem levar a consequncias fsicas, qumicas e biolgicas, afetando diretamente a qualidade da gua. Diversos fatores afetam a biota de um ecossistema aqutico. A temperatura da gua considerada um dos principais pontos a ser levados em considerao quando se tratar na distribuio geogrfica de plantas e animais. Em guas de reservatrio, as mudanas bruscas de temperatura podem causar efeitos deletrios s comunidades biticas e alterar as caractersticas qumicas da gua (BRANCO; ROCHA, 1977). O pH juntamente com poucos sais mineiras dissolvidos (condutividade eltrica) na gua podem tambm afetar na distriuio das plantas flutuantes. (ESTEVES, 1998; PEREIRA FILHO, 2000).

Em represas, como no caso da represa do Monjolinho (localizada dentro da Universidade Federal de So Carlos, campus So Carlos, So Paulo), a construo de uma barragem implica no imediato aumento do tempo de residncia da gua do antigo ecossistema ltico. Essa mudana crucial no percurso da corrente da gua leva a diversas alteraes nas caractersticas limnolgicas observadas nas reas represadas e a adjacentes a elas. As principais consequncias observadas so as modificaes nos padres de sedimentao, varincia no comportamento da temperatura da coluna de gua, ciclagem de nutrientes, distribuio da biota (AGOSTINHO et al., 1992; TUNDISI et al., 1993 apud THOMAZ et al., 1997). Este trabalho tem a finalidade de obter caractersticas de um ambiente hbrido de uma represa (represa Monjolinho), e de um sistema ltico (rio Monjolinho).

Conhecendo essas caractersticas possvel identificar possveis alteraes ambientais causadas por aes antrpicas e tomar aes para diminuir os efeitos causados.

Objetivos e Hipteses Como objetivo, o presente trabalho visou analisar atravs de mtodos ecolgicos as caracterticas de variveis limnolgicas da represa Monjolinho e do rio Monjolinho dentro da Universidade Federal de So Carlos, campus So Carlos; a fim de diferenciar as caractersticas de um ambiente hbrido e ltico. Os ecossistemas analisados, inicialmente, no so muito distintos j que ambos so aquticos e possuem gua de uma fonte em comum. Entretanto, fatores como profundidade e correnteza diferem substancialmente entre um rio e uma represa. Por ser um rio raso e de pequeno porte espera-se que a temperatura medida seja superior temperatura da represa j que a relao entre profundidade e radiao solar so bem diferentes. Alm disso, o fato de possuir correnteza pode diminuir a presena de algas fotossintetizante, diminuindo, assim, a concentrao de O2 em relao a da represa. De maneira anloga por possuir maior rea e receber mais detritos a taxa de decomposio ser maior na represa, o que influenciar diretamente no pH, turbidez, O2.

Materiais e Mtodos A obteo das variveis foram feitas na represa Monjolinho e no rio Monjolinho, dentro da Universidade Federal de So Carlos (campus So Carlos), no ms de abril. Usando diversos medidores e intrumentos foram determinadas as variveis limnolgicas em diferentes profundidades: pH, condutividade, oxignio dissolvido, temperatura e turbidez. GPS foi necessrio para encontrar as coordenadas geogrficas, alm do Multisensor HORIBA U10 e disco de Secchi. A metodologia do presente trabalho se deu pela escolha de um ponto na represa e na represa Monjolinho, onde foi estabelicida as coordenadas geogrficas. Em seguida, utilizando o Multisensor HORIBA U10 e o disco de Secchi mediu-se as variveis limnolgicas j descritas anteriormente da seguinte forma: 1. Superfcie do lago; 2. A cada intervalo de 10 cm at a profundidade de 0,5m; 3. Medies com intervalos de 25cm a partir de 0,5m at o fundo. A medio da climatologia do dia tambm fundamental, j que h interferncia direta na obteno e interpretao dos dados. As variveis climatolgicas medidas foram a temperatura, velocidade do ar, umidade do ar e luminosidade. Com os dados obtidos foram feitas tabelas e grficos no progama Excel, para uma fcil interpretao dos mesmos.

Fig. 1. Imagem obtida atrav do Google Maps, indicando as coordenadas dos pontos de coleta de dados.

Resultados e Discusso Represa Monjolinho Ufscar Coordenadas: 21 59 7,7 Sul 47 52 55,6 Oeste Climatologia Temperatura (C) Velocidade do vento (m/s) Umidade do Ar (%) 28,9 0 48 Luminosidade 940 Lux

Hidrologia Prof. (cm) 0 10 20 30 40 50 75 100 125 150 MDIAS pH 6,38 6,25 6,21 6,2 6,17 6,19 6,2 6,14 6,21 6,16 6,211 Turbidez 70 cm Cond. (S/cm) 38 38 38 37 37 37 37 37 37 37 37,3 O.D. (mg/L) 3,36 2,77 2,76 2,9 2,6 2,47 2,41 2,66 2,27 2,49 2,669 Profundidade 1,7 metros Temp. (C) 25,8 25,9 25,6 24,9 23,9 23,4 23,3 23,3 23,2 23,1 24,24

Rio Monjolinho Coordenadas: 21 59 8 Sul 47 52 41,1 Oeste Climatologia Temperatura C 29,2 Velocidade do vento (m/s) 0 Umidade do Ar Luminosidade (%) 47 940 Lux

Turbidez Transparente

Profundidade 20 cm

Hidrologia Medida 1 2 3 MDIAS pH 6,44 6,26 6,19 6,297 Cond. (S/cm) 36 37 37 36,667 OD (mg/L) 6,5 6,23 6,23 6,32 Temp. (oC) 23,7 23,7 23,7 23,7

Discusso e Resultados essencial iniciar qualquer discusso salientando que as medies j descritas foram feitas no ms de abril no outono. Isso porque se realizadas em outra poca do ano os resultados esperados seriam consideravelmente diferentes. Por receber maior quantidade de detritos (orgnicos e inorgnicos) a represa possui maior quantidade de ons, conforme medio de condutibilidade. Por outro lado esses mesmos detritos so responsveis pelo menor pH, se comparado ao rio, em decorrncia da decomposio. O dado mais contrastante foi a concentrao de O2 dissolvido, que na represa est abaixo de um ndice considerado prprio segundo resoluo CONAMA 357/05, e no rio est em padres aceditveis. Mais uma vez, os detritos, incluindo esgoto, esto relacionados com essa condio fsico-qumica da gua da represa da Ufscar. Um lago ou represa possui dois componentes biticos: autotrfico e heterotrfico. Estes componentes funcionais esto dispostos em camadas que se sobrepem, com o maior metabolismo autotrfico ocorrendo no estrato superior, onde a energia luminosa esta disponvel, e a atividade heterotrfica, mais intensa, ocorre onde a matria orgnica se acumula nos solos e sedimentos. Esse fator explica a diminuio do pH e da concentrao de O2 dissolvido com o aumento da profundidade.

Concluso Os objetivos foram alcanados plenamente, pois alm realizado as medies com xito, a interpretao dos valores encontrados nos direciona a uma reflexo sobre o estado de preservao desses pequenos, porm importantes ecossistemas aquticos. Se de fato h despejo de dejetos na represa, assim como sugerem os indcios, seria prudente que a Universidade se dispusesse a formular projetos que visem extino ou ao menos diminuio dessa prtica, atendendo uma necessidade ecolgica e tambm social.

Bibliografia ODUM, Eugene P. Ecologia, 1969, p. 28. ESTEVES, F. de A. Fundamentos de limnologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. MOTA, S. Introduo a Engenharia Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 1997. PEREIRA FILHO, W. Influncia dos diferentes tipos de uso da terra em bacias hidrogrficas sobre sistemas aquticos da margem esquerda do reservatrio de Tucuru Par. 2000. STRECK, E. V. et al. Solos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EMATER/RS; UFRGS, 2002.

You might also like