You are on page 1of 11

1

Democracia, Direito e Poltica: uma anlise da teoria da justia de John Rawls.

Bruno Camilloto Arantes1*

Resumo: A obra A teoria da justia de John Rawls influenciou o pensamento jurdicopoltico-filosfico contemporneo ensejando grande discusso no mundo anglo-saxo e nos principais pases ocidentais. A construo de um pensamento voltado para a fundamentao de uma democracia em meio a uma sociedade pluralista feita com base no tema central da justia. Para Rawls a justia a virtude primeira das instituies sociais pela qual possvel reorganizar a sociedade. Logo, a justia torna-se um princpio bsico de toda e qualquer sociedade. A busca pela justia, na obra de Rawls, tem por fundamento a questo do contrato social e conduz, invariavelmente, teoria da constituio. O presente ensaio visa apresentar uma leitura da teoria da constituio luz da teoria da justia de Rawls buscando avaliar se os princpios da justia apresentados pelo autor norte-americano servem de fundamento a uma democracia constitucional. Palavras chaves: teoria da justia, teoria da constituio e democracia.

Abstract: The book "The theory of justice" by John Rawls thought influenced the legal, political and philosophical discussion in the contemporary great opportunity Anglo-Saxon world and in major Western countries. The construction of a thought turned to the reasons for a democracy in the midst of a pluralistic society is based on the central theme of justice. For Rawls justice is the first virtue of social institutions by which it is possible to reorganize the society. Therefore, justice is a basic principle of any society. The search for justice in the work of Rawls, is based on the question of the social contract and leads, invariably, the theory of the constitution. This essay aims to present a reading of the theory of the constitution's in light of the theory of justice Rawls trying to assess whether the principles of justice submitted by the American author serve as the basis for a constitutional democracy. Keys words: justice, the theory of constitution and democracy

Professor Assistente do Curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto. * Dedico este trabalho ao Professor Newton Bignotto de Souza.

A justia a primeira das instituies sociais (Rawls)

O constitucionalismo contemporneo se afirma como um sistema pblico de normas que pretende organizar a sociedade de uma forma justa. A teoria da constituio, ento, passa a dominar o pensamento jurdico-poltico e a ocupar um lugar de destaque e relevncia no sistema normativo estatal. H, ento, na histria do pensamento jurdico, uma passagem de um sistema normativo privatstico (famlia romano-germnica) para um sistema normativo que priorize as normas de organizao de poder (direito constitucional). Logo, a teoria da constituio se relaciona com temas importantes para a sociedade como a teoria do poder constituinte, a teoria do estado e a teoria da justia.

O pensamento filosfico de John Rawls se destaca na filosofia poltica por ser uma das formas de alicerar as contemporneas democracias constitucionais. Sendo assim, pretendemos demonstrar que o desenvolvimento de uma teoria da constituio adequada ao sistema jurdico brasileiro contemporneo pode ser feita com o aporte terico oferecido por John Rawls nos trs primeiros captulos de sua obra Uma teoria da justia. A preocupao de Rawls com o estabelecimento de princpios que devem gerenciar a estrutura de base da sociedade nos indica que h uma relao entre sua teoria da justia com a teoria da constituio. Logo, podemos nos perguntar se a teoria da justia de Rawls pode estruturar uma teoria da constituio nos moldes democrticos? Como hiptese para a questo, a resposta preliminar nos indica que possvel a fundamentao da teoria da constituio, que se norteie por princpios democrticos, a partir da teoria da justia de Rawls2.

O artigo 3, I, da Constituio da Repblica brasileira de 1988 dispe que objetivo do Estado brasileiro construir uma sociedade livre, justa e solidria. Para o cumprimento desse objetivo, a Constituio consagra em seu texto uma srie de direitos e garantias fundamentais como, por exemplo, liberdade, igualdade e direitos polticos de exerccio do poder. A teoria da justia de Rawls privilegia princpios que serviro de alicerce para a construo de uma teoria da
2

O pensamento poltico de Rawls influencia o mundo poltico ocidental na medida em que rediscute a questo o liberalismo. Nesse sentido a Teoria da Justia o incio do pensamento de Rawls que se desenvolve at sua obra Liberalismo Poltico. No ser nosso objeto acompanhar desenvolvimento do pensamento de Rawls mas, sim, de destacar que o questionamento lanado j na Teoria da Justia pertinente para o pensar sobre o tema da justia no mundo contemporneo.

constituio adequada ao modelo de Estado Democrtico de Direito, quais sejam, (a) Princpio da liberdade igual: a sociedade deve assegurar a mxima liberdade para cada pessoa compatvel com uma liberdade igual para todos os outros; (b) Princpio da igualdade: b.1) Princpio da diferena: a sociedade deve promover a distribuio igual da riqueza, exceto se a existncia de desigualdades econmicas e sociais gerar o maior benefcio para os menos favorecidos; b.2) Princpio da abertura de todos os cargos: as desigualdades econmicas e sociais devem estar ligadas a postos e posies acessveis a todos em condies de justa igualdade de oportunidades. Todos esses princpios informam que o pensamento de Rawls se preocupa com a construo de uma sociedade democrtica.

Historicamente o direito constitucional construdo a partir de trs grandes movimentos: (a) revoluo inglesa onde os ingleses possuem uma compreenso do poder constituinte como um processo histrico de desvelamento da carta poltica (constituio); (b) a revoluo norte americana que impacta a teoria do poder constituinte na medida em que traz o elemento povo para criar a carta poltica. No modelo constitucional norte americano o poder constituinte o instrumento funcional para redefinir a Constituio e estabelecer as regras do jogo entre os poderes e a sociedade; (c) a revoluo francesa que universaliza a idia de homem incorporando, ainda, o pensamento revolucionrio francs com a idia de assemblia constituinte. O pensamento Frances traz cena a idia de nao que passa a figurar no centro do debate poltico. Se o poder constituinte aquele responsvel por criar a norma constitucional, tal poder deve ser exercido por um titular que, no modelo francs, deve ser exercido pela nao (CANOTILHO, 2003).

O pensamento de John Rawls impacta de forma nica o direito na medida em que recupera a noo de Justia e a traz para o centro do debate, ou seja, Rawls restitui o tema da Justia se afastando do pensamento utilitarista clssico que predomina naquele momento3.

Rawls, como muitos outros liberais, defender uma concepo no-consequencialista (deontolgica), isto , uma concepo segundo a qual a correo moral de um ato depende das qualidades intrnsecas dessa ao e no, como ocorre nas posturas

O pensamento utilitarista no possui uma nica vertente. Todavia, para os limites deste trabalho, o pensamento utilitarista ser tratado, daqui para a frente, como aquele que se paute pelo princpio da eficincia em ateno ao princpio da maximizao.

teleolgicas, de suas conseqncias, de sua capacidade para produzir certo estado de coisas previamente avaliado. (GAGARELA, 2008. p. 3-4)

Ao restabelecer o tema da Justia, Rawls busca na idia de contrato social uma fundamentao terica e racional para a escolha de princpios. Logo, desde o incio de sua proposta terica, Rawls j se encontra em dilogo com a teoria da constituio uma vez que a escolha dos princpios que fundamentaro a sociedade ir implicar na sua consagrao na estrutura polticojurdica. O contratualismo, que tema caro para os polticos liberais, insere-se, assim, de forma imprescindvel na teoria da justia de Rawls. O destaque do contratualismo na obra de Rawls pode ser percebido na lio de GARGARELA (2008. p. 14):

Em linhas gerais, poderamos dizer que a especial importncia do contratualismo deve-se ao fato de nos ajudar a responder, de modo interessante, a duas perguntas bsicas de qualquer teoria moral: a) O que a moral exige de ns? E b) Porque devemos obedecer certas regras?

Percebe-se, portanto, que a teoria da constituio prescinde na obra de Rawls da teoria do contrato social. Buscar um acordo original que fundamente o sistema pblico de normas o incio para buscar a construo da carta poltica. Logo, discutir e encontrar os princpios que organizam e instituem a constituio fundamental para se discutir o tema da justia.

Justia, para Rawls, uma virtude primeira e se relaciona com as instituies sociais. Rawls coloca, portanto, o problema da justia anteriormente ao Direito. A construo terica de Rawls deixa claro que a relao entre a Filosofia Poltica e a Filosofia Jurdica deve ser intermediada pela Teoria da Constituio. Isto porque a discusso sobre os princpios escolhidos no momento do contrato social implica, necessariamente, na discusso sobre a estrutura do Estado e do Poder.4

Deve se ressaltar que h, tambm, outro aspecto que merece ateno: a teoria dos regimes. Contudo por questes metodolgicas no se discutir esse tema no presente ensaio.

Uma sociedade justa deve estabelecer como princpio liberdades de cidadania e direitos que no esto sujeitos a negociaes polticas nem ao clculo de interesses sociais5. H, portanto, um momento de deciso que construir aquilo que mais desejvel como idia de justia, isto , a Justia (entendida como o conjunto de princpios escolhidos racionalmente) que se torna elemento estabilizador da convivncia humana. Afasta-se, assim, a corrente do utilitarismo como fundamento das relaes sociais. A sociedade um empreendimento cooperativo que visa o benefcio mtuo e marcada pelo conflito de interesses. Surge, ento, a necessidade de se estabelecer um acordo6 (contrato) para a convivncia social. Tal acordo se revelar como a constituio poltica de cada sociedade.

Rawls desloca o eixo argumentativo da utilidade/interesse (do pensamento liberal-utilitarista) para a temtica da Justia reconduzindo-o, portanto, o tema da Justia para o Direito. Apesar de afastar o pensamento utilitarista clssico, Rawls toma por base de sua teoria as sociedades de mercado contemporneas, ou seja, o pensamento de Rawls marcado pelo pressuposto da sociedade como um conjunto de indivduos que possuem interesses prprios. Todavia, ao trazer o tema da justia para o centro do debate, Rawls o elege como o ncleo da filosofia poltica no aceitando os pressupostos do liberalismo clssico como fundamento de uma teoria social.

Diante dos interesses individuais de determinada sociedade surge a necessidade do estabelecimento de um acordo principial. esse acordo principial que visa estabelecer os princpios da justia social que so compreendidos como o modo de atribuir direitos e deveres dentro da sociedade. Nesse contexto a justia pblica aquilo que constitui como a carta poltica de uma associao humana bem ordenada.

Tendo por tema a justia social, o objeto da justia a estrutura bsica da sociedade. Essa estrutura pode ser compreendida como o modo como as principais instituies sociais

5 6

Novamente surge a preocupao de Rawls em afastar o utilitarismo. Rawls parte do pressuposto de que o acordo original hipottico sem, contudo, apresentar uma verso idealizada do contratualismo. Para tanto ver GARGARELLA (2008, p. 15). Outra questo interessante que possvel pensar a partir do contrato hipottico de Rawls que se retirarmos o arcabouo terico do contrato para onde regressaremos? Isto , Rawls se v as voltas com a crtica de que o contrato hipottico pode ser impraticvel uma vez que s existe em tese. Mas ao retirarmos esse carga conceitual, o que acontecer com as instituies da sociedade? Logo, percebe-se que a construo de Rawls, nesse aspecto, coerente e pertinente para a discusso da justia uma vez que pensa a Justia em relao a uma sociedade com suas instituies de base.

distribuem os direitos e deveres fundamentais e determinam a diviso das vantagens decorrentes da cooperao social.

As instituies mais importantes devem fazer parte da constituio poltica. Certa concepo de justia social nos oferece um padro que nos permite avaliar os aspectos distributivos da estrutura bsica da sociedade. Logo, o conceito de justia rawlsiano pode ser definido pelo papel de seus princpios na atribuio de direitos e deveres e na definio da diviso apropriada das vantagens sociais.

A idia de justia em Rawls se relaciona com a teoria do contrato social na medida em que os princpios de justia constituem o objeto do acordo original. Assim os princpios norteiam o estabelecimento do contrato e a escolha dos princpios feita por detrs do vu da ignorncia7. A justia como equidade comea com a escolha dos princpios primeiros de uma concepo de justia que tem por objetivo a regulao de todas as subseqentes crticas e reformas das instituies.

Rawls afasta o princpio da utilidade dizendo que o mesmo incompatvel com a concepo de cooperao social. Os princpios escolhidos por Rawls so a) igualdade na atribuio de direitos e deveres fundamentais e b) desigualdades sociais e econmicas s sero justas se resultarem em vantagens recompensadoras para todos, em especial para os menos favorecidos. A teoria da justia , ento, parte de uma teoria da escolha racional.

A posio original uma cena criada por Rawls para estabelecer os pressupostos do contrato. O vu da ignorncia uma construo lgico-hipottica que permite, do ponto de vista terico, construir o acordo pela perspectiva da razo.

O vu da ignorncia artifcio terico que impede os indivduos que tem o dever de escolher os princpios bsicos da sociedade de conhecer qual sua situao na realidade (classe social, cor, sorte ou azar, inteligncia, aptides, raa, gerao, etc.), ou seja, a escolha deve ser feita sem que os participantes saibam exatamente quais sero todas as conseqncias de suas escolhas. Isso, segundo, Rawls, os fariam escolher por princpios bsicos que garantissem a todos uma distribuio de direitos e deveres que preservassem as liberdades (civis e polticas) e a igualdade de participao da distribuio dos bens primrios.

O ponto de partida para a construo de uma teoria da justia fundada no contrato , ento, a verificao de quais princpios seriam razoveis adotar numa certa situao contratual. A deciso racional deve levar em considerao os seguintes aspectos: a) conhecimento dos interesses das partes; b) relao entre esses interesses; c) opes de escolha e d) procedimento para tomada da deciso.

A teoria da justia implica a) na interpretao da situao inicial e uma formulao dos diversos princpios disponveis para escolha e b) um argumento que demonstre quais desses princpios seriam, de fato, adotados. O objetivo, ento, apresentar e discutir os princpios para as instituies.

Os princpios da justia social tm por objeto a estrutura de base da sociedade. Logo, a organizao das principais instituies sociais devem se pautar pela cooperao na atribuio (e distribuio) de direitos e deveres dentro da sociedade. As instituies, portanto, correspondem a um sistema pblico de normas que definem cargos e funes com seus direitos e deveres, poderes e imunidades, e exige a) um acordo pblico de normas e b) a obrigatoriedade de suas normas.

H, assim, a presuno de que os princpios da justia so escolhidos no espao pblico onde tais princpios so alados condio de fundamentos da instituio. Justia formal a administrao imparcial e coerente das leis e instituies, sejam quais forem seus princpios. Logo, a justia formal pressupe adeso ao princpio e obedincia ao sistema sendo um aspecto do Estado de Direito que ampara e garante expectativas legtimas. Rawls enuncia dois princpios de justia que nortearam seu arcabouo conceitual, a saber:

a) (...) cada pessoa deve ter um direito igual ao sistema mais extenso de iguais liberdades fundamentais que seja compatvel com um sistema de liberdades para as outras pessoas (RAWLS, 2008, p.73);

b) (...) as desigualdades sociais e econmicas devem estar dispostas de tal modo que tanto (a) se possa razoavelmente esperar que se estabeleam em benefcio de todos como (b) estejam vinculadas a cargos e posies acessveis a todos. (RAWLS, 2008, p.73).

A filosofia poltica sempre se depara com as dificuldades da escolha e a atualizao dos princpios. Isto informa que a escolha dos princpios no neutra e, mais ainda, que determina as formas sociais, isto , a sociedade nasce da escolha de princpios que necessitam de interpretao.

Das possibilidades de interpretao do segundo princpio Rawls escolhe aquela que intitula como Sociedade Liberal Democrtica. Essa interpretao nos diz que as vantagens (que pressupostamente devem estar abertas a todos) distribudas em sociedade devem levar em considerao as diferenas scias onde o indivduo o ator principal da sociedade. Ou seja, Rawls prope um sistema de distribuio dos bens e riquezas sociais mediante uma igualao se chances aos indivduos que compe a sociedade. Afasta-se, assim, da distribuio das vantagens com base no princpio da eficincia que tem por pressuposto a idia de competio. O princpio da eficincia nesta chave hermenutica produz uma sociedade altamente competitiva que prima pelo princpio da igualdade formal. Nesse ponto, a teoria do Direito, em especial a teoria da Constituio, pode ser utilizada como fundamento do direito de igualdade reproduzindo, na realidade, as desigualdades do sistema. Logo, o princpio da eficincia sozinho no fundamento da teoria da justia. Rawls combina o princpio da eficincia com o princpio da diferena que impe o estabelecimento de mecanismos de igualao de chances.

O fundamento de uma teoria da justia em Rawls est alicerado em dois princpios basilares: a) igualdade na atribuio de direitos e deveres fundamentais e b) desigualdades sociais e econmicas s sero justas se resultarem em vantagens recompensadoras para todos, em especial para os menos favorecidos. A teoria da justia , ento, parte de uma teoria da escolha racional. Por isso a interpretao do segundo princpio proposta por Rawls intitulada como Sociedade Liberal Democrtica nos parece constitucionalmente adequada para a fundamentao da teoria da constituio luz da teoria da justia. Isto porque Rawls no interpreta a igualdade dentro dos contornos formais da norma jurdica, ou seja, o princpio da igualdade em Rawls diz respeito a uma igualdade material com aes pblicas para igualao de chances.

Logo, a teoria de Rawls no pode ser considerada formalista, mas, sim, uma teoria poltica que visa fundamentao de uma sociedade que se diga justa de alguma maneira. Nesse sentido, fugindo do propsito inicial deste trabalho, tomamos a liberdade de citar O liberalismo poltico de John Rawls (2000, p. 427) para ilustrar a importncia de seu pensamento na construo de uma sociedade democrtica:

(...) a concepo de justia como equidade se volta para aquele impasse de nossa histria poltica recente que se revela na ausncia de acordo sobre a forma pela qual as instituies bsicas devem ser organizadas para estar em conformidade com a liberdade e igualdade dos cidados enquanto pessoas. Desse modo, a justia como equidade dirige-se no tanto aos constitucionalistas, mas aos cidados de um regime constitucional. Apresenta uma maneira para que eles concebam seu status comum e garantido de cidados iguais e tenta conectar uma determinada forma de entender a liberdade e igualdade como uma concepo especfica de pessoa que penso ser afim s noes compartilhadas e convices essenciais implcitas na cultura pblica de uma sociedade democrtica.

A realidade brasileira marcada por uma histrica m distribuio dos bens, riquezas e cargos pblicos sociedade.8 Por outro lado a Constituio de 1988 traz uma necessria formalizao de liberdades fundamentais e de instituies que tem, por objetivo, a construo de uma sociedade justa (art. 3, I). Logo, a obra de Rawls nos ajuda a pensar a necessidade de efetivao dos preceitos constitucionais uma vez que tais normas so os princpios constitutivos da sociedade. Isto possvel com a interpretao que Rawls faz do segundo princpio.

O pressuposto de Rawls que vivemos numa sociedade de indivduos que possuem interesses diferenciados, ou seja, as sociedades contemporneas so complexas. Nesse sentido:

comum qualificarmos a sociedade atual como uma sociedade complexa, onde as possibilidades de agir so infindveis, na qual s ingenuamente existem informaes

No podemos nos esquecer que historicamente o Estado brasileiro marcado pelo autoritarismo e pelo formalismo jurdico com a supresso dos direitos e garantias fundamentais.

10

simples, em sntese, uma sociedade pluralista e funcionalmente diferenciada. Entretanto, nem sempre se enfrenta ou se problematiza diretamente essa crescente complexidade inerente modernidade, ou seja, o risco de toda deciso e a incerteza quanto ao futuro em uma realidade em si mesma contingencial. (PRATES, 2004, p. 519)

Todavia, apesar da complexidade das sociedades contemporneas, segundo Rawls deve haver algum ponto de encontro entre os indivduos que permita o estabelecimento de uma vida comum9. Cabe, ento, aos indivduos estabelecerem os princpios da convivncia social que formaro os princpios de justia. Assim a escolha dos princpios provoca conseqncias prticas que se ligam questo da igualdade. Logo o tema da justia tratada do ponto de vista de uma teoria da justia social se relacionamento com duas questes: a) desigualdade e b) constituio poltica.

O texto constitucional brasileiro de 1988 traz como princpios fundamentais a estruturao do Estado brasileiro como um Estado Democrtico de Direito. O pensamento de Rawls no pode ser considerado como utpico, ou seja, seus argumentos nos convidam a pensar sobre a realidade social e, mais especificamente, sobre a realidade jurdica. Nesse contexto que a teoria da justia de Rawls pode ser conectada com a teoria da constituio, isto , pode ser fundamento de uma teoria da constituio que vise, no caso brasileiro, a implementao dos direitos fundamentais10 como forma de realizao dos princpios estruturantes escolhidos pelo Poder Constituinte Originrio.

Carlos Henrique Cardin leciona na apresentao da obra O liberalismo Poltico de Rawls (2000; p. 07): A questo que o autor pretende responder diz respeito estabilidade das instituies democrticorepresentativas diante das grandes divergncias existentes na sociedade. Mediante a identificao das estruturas socais em que se apia aquela estabilidade, os social-democratas (liberais) estaro em condies de indicar que caminhos devem ser seguidos, a fim de assegur-la no futuro. 10 Lembramos, ainda, a afirmao de STRECK e MORAIS que o Brasil no passou pelo modelo do Estado Social havendo, portanto, um dficit de legitimidade do Estado Democrtico de Direito.

11

4. Bibliografia.

CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional. 7 ed.; Coimbra, Almedina: 2003. CATTONI, Marcelo. Direito, Poltica e Filosofia. Contribuies para uma teoria discursiva da constituio democrtica no marco do patriotismo constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. PRATES, Francisco de Castilho. Identidade constitucional e interpretao no Estado Democrtico de Direito: a assuno do risco. In OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, coordenao, Jurisdio e hermenutica constitucional no Estado Democrtico de Direito Belo Horizonte, Mandamentos: 2004. RAWLS, John. Uma teoria da justia. Nova traduo baseada na edio americana revista pelo autor, Jussara Simes; reviso tcnica e da traduo lvaro de Vita; 3 ed.; So Paulo: Martins Fontes, 2008. ___________. O liberalismo poltico. Traduo Dinah de Abreu Azevedo. Reviso da Traduo lvaro de Vita; 2 ed, So Paulo: Atica, 2000. ___________. Histria da filosofia moral. Org. Barbara Herman. Trad. Ana Aguiar Cotrim. So Paulo: Martins Fontes, 2005. MAGALHES, Theresa Calvet de. A idia do liberalismo poltico em J. Rawls Uma concepo poltica de justia. In: OLIVEIRA, Manfredo; AGUIAR, Odilon Alves; SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva (org). Filosofia contempornea. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003, p. 251-271. STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, Jos Luiz Bolzan de. Cincia poltica e teoria do estado. 5 ed. rv. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2006.

You might also like