You are on page 1of 31

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 1

FRATERNIDADE RAMATS DE CURITIBA


CURSO PREPARANDO-SE PARA O TERCEIRO MILNIO 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

O PERISPRITO 2 parte: CORPO MENTAL


O perisprito no apenas um organismo estruturado com a substncia do mundo astral invisvel, mas ainda interpenetrado pela essncia mais sutil do plano mental, que tambm impregna profundamente toda a intimidade do orbe terrqueo, e o pe em contato direto com a Mente Constelatria (o Logos Solar), que responsvel pelo progresso e sustentao csmica do sistema em que vivemos.

O corpo mental, integrante do perisprito, um veculo autnomo de conscincia e tem uma atuao independente, uma ao separada em seu prprio plano, o plano mental. O corpo mental subdivide-se em dois veculos independentes: corpo mental abstrato: abrange os trs subplanos superiores do plano mental (atmico, sub-atmico e super-etrico) e geralmente considerado como integrante do corpo causal.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 2

corpo mental concreto: compreende os quatro subplanos inferiores do plano mental (etrico, gasoso. lquido e slido) e pode ser simplesmente chamado de corpo mental. viso espiritual, e aos clarividentes, o corpo mental se apresenta como um ovide de vrios matizes, com brilhos e reflexos mutveis, de grande movimentao. A parte superior do ovide mais longa do que a parte inferior, e no seu centro est reproduzida a forma do veculo fsico denso (a forma do corpo humano).

A matria de que se compe o corpo mental muito mais sutil que a astral, mais refinada e sutilizada, apresentando luminosidade prpria ntima. PRINCIPAIS FUNES DO CORPO MENTAL: Serve como veculo do Eu Superior para expressar pensamentos concretos. Expressa esses pensamentos concretos por meio do corpo fsico, atuando por intermdio do corpo astral, do crebro etrico e do sistema crebro-espinhal. Desenvolve os poderes da memria, da imaginao, do raciocnio e da conceituao. Serve como veculo de conscincia no plano mental, medida que avana a evoluo do ser. Assimila a experincia adquirida em cada vida encarnada e transmite sua essncia ao Ego (Eu Superior) que mora no corpo causal, a trade superior. O corpo mental, funcionando como um todo, pode atuar como veculo independente de conscincia, sendo possvel ao esprito fazer grandes deslocamentos no espao atravs desse veculo.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 3

Atravs do corpo mental, atuando de forma independente como veculo de conscincia, o tempo e o espao desaparecem, so absorvidos, podendo o homem atuar livremente em dimenses superiores. Por essa razo, abalizados cientistas j concluram que a telepatia, faculdade prpria do corpo mental, independe da distncia e no pertence ao sistema fsico de espao e tempo; existe, para eles, um espao psicolgico que faz desaparecer as distncias quando dois crebros entram em perfeita sintonia mental.

1. A AO E NATUREZA DO PENSAMENTO
O homem, ao pensar, imprime impulsos vibratrios no seu corpo mental resultando, simultaneamente, na produo de ondas mentais e de formas-pensamentos. O pensamento uma vibrao da mente que, embora sutilssima, constituda de matria do plano mental.

um fenmeno anlogo ao da luz, pois se propaga em ondas, as quais vo se enfraquecendo medida que aumenta a distncia que percorrem. Entretanto, o pensamento muitssimo superior ao fenmeno da luz, porque ele uma vibrao de matria mais quintessenciada, e a sua produo exige mltiplos fenmenos fisiolgicos do corpo humano; por exemplo, a conteno cerebral, exigida pela funo de pensar, faz afluir para o crebro fsico maior volume de sangue. Para que se possa compreender o sutil mecanismo do pensamento humano, deve-se inicialmente verificar como ele se processa. Quando se formula um pensamento concreto, qualquer que seja, imediatamente forma-se na mente a imagem correspondente a esse pensamento. Isso se verifica devido grande plasticidade da matria mental que, muito mais do que a matria astral, pode ser modelada em detalhes pela emisso de energia mental, de forma imediata. O homem, ao formular pensamentos, produz vibraes na matria de seu corpo mental, que tendero a se propagar no meio ambiente que lhes prprio (o plano mental), como ocorre com quaisquer outras classes de vibraes.

Enquanto a onda mental apenas desperta sensaes semelhantes onde recai, j a forma-pensamento transmite a idia mais completa porque, alm de fortemente sobrecarregada da substncia mental de quem a emite, agrega-se facilmente ao campo do pensamento de outra pessoa e ali perdura a sua ao contagiante. O corpo mental do homem, ao ser tocado por uma forma-pensamento alheia, tende a produzir na sua mente um pensamento semelhante ao que surge, tanto quanto seja o grau de sua receptividade. Sem dvida, o poder e a ao dominante das ondas mentais e formas-pensamentos projetadas por algum, variam conforme a fora de vontade de quem as emite, enquanto tambm se enfraquecem tanto quanto mais longe estiverem de sua fonte original. Os pensamentos, quando vitalizados por uma pessoa de vontade forte e experimentada, podem ser guiados to seguramente quanto um operador distncia maneja o seu controle remoto. A onda de devoo, emitida por pessoa contrita em sua f, tambm desperta noutra pessoa propcia a tal sentimento, um estmulo de devoo, que ser to forte quanto seja a fora da onda mental e a sensibilidade do seu receptor; da mesma forma, uma onda mental de natureza especulativa, tambm aviva na pessoa receptora, impulso para transaes comerciais PRODUTO DO CORPO MENTAL CARACTERSTICAS . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO ondas mentais formas-pensamentos

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 4

transmitem mais propriamente os sentimentos, as divagaes e reminiscncias de especulaes propriamente psquicas. recortam figuras ntidas ou configuram smbolos de uma natureza mais objetiva e compreensvel para os clarividentes.

Atravs da onda mental, h casos em que o vidente bem desenvolvido chega a ver a pessoa que a transmite, enquanto a forma-pensamento s se impe por sua prpria imagem. O ser humano absorve e esparge energias radiantes em todas as faixas vibratrias no Cosmo; por exemplo, no plano fsico, em forma de calor ou eletricidade animal; no etrico, na espcie de foras imponderveis vitalizantes impregnadas de ter-fsico e qumico, projetadas pelo duplo etrico. O pensamento propaga ondas mentais, que agem e reagem noutros seres, afetando-lhes o carter da vontade e do temperamento. Funcionando como usina criadora de foras em todos os campos da vida oculta, o homem tambm um receptor e transformador energtico, absorvendo e transformando a carga que recebe de fora, devolvendo-a depois conforme a sua mentalidade moral e emotiva. H uma interpenetrao incessante entre todas as criaturas, que se processa atravs de suas expresses mentais, etricas e eltricas. Nada existe completamente separado, pois tudo interligado por imensurvel rede de vibraes, que pulsam conforme as influncias e reaes recprocas entre os homens. A mente humana, portanto, assemelha-se a poderosa estao receptora e emissora, criando em torno do homem uma atmosfera boa ou m, que varia de acordo com a sua conduta e os seus pensamentos. O metabolismo nas trocas uricas faz-se por afinidade eletiva ou em simpatia com as vibraes provindas de foras mentais, astrais, etricas ou eletromagnticas emitidas por outros seres, pois a mente humana vibra em absoluta sintonia com a natureza substancial das energias que lhe vm do exterior. Assim, entre bilhes de encarnados e desencarnados em intercmbio incessante atravs do pensamento superfcie da Terra, a aura do orbe parece o centro de imenso oceano etrico, vaporoso e cintilante, alimentado pelas fabulosas energias que transmitem e refletem as formas-pensamentos dos homens, lembrando verdadeiros cardumes de peixes fantasiosos, coloridos ou ptreos. As mais absurdas e inconcebveis configuraes mentais flutuam, atritam-se e encorpam-se, para projetarse em vrias direes, arrastando inapelavelmente formas semelhantes. um turbilho de ondas mentais propagando-se em todos os sentidos e de formas-pensamentos entrecruzando-se e buscando pouso incessante na multiplicao das mentes que compem a conscincia coletiva da humanidade. H, na aura do planeta, uma riqueza de cores formosas e fascinantes, porm que jamais se misturam ou se fundem massa de tons escuros, repulsivos, irascveis e pegajosos do submundo mental. De conformidade com as leis transcendentais que regem o mundo mental: PRINCPIOS QUE REGEM A PRODUO DOS PENSAMENTOS: aspecto COR FORMA NITIDEZ DA FORMA DURAO DA FORMA determinado pela qualidade do pensamento natureza do pensamento preciso do pensamento tempo, intensidade e preciso do pensamento

As cores do pensamento so fundamentais e jamais desmentem a sua cromosofia peculiar; assim, o pensamento de amor ou de paz, de dio ou de guerra, possui sempre a mesma tonalidade colorida, quer seja produzido por um europeu, asitico, africano ou latino. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 5

Isso acontece porque a Mente Divina, em qualquer latitude csmica do Espao, fundamenta a mesma cor do pensamento e interpenetra todos os interstcios da mente humana. As ondas do pensamento projetam-se lenta ou violentamente, fraca ou fortemente, construtiva ou destrutivamente, segundo os sentimentos e as emoes que as geraram.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 6

Os pensamentos de amor, candura, tolerncia, comiserao, piedade, jbilo, nimo ou renncia, impregnam-se de fluidos vitais de um elevado energismo, manifestando-se cores clarssimas e fascinantes, como o rosa, azul-celeste, verde-seda, amarelo-translcido, carmim e lils, que ainda se tornam mais belas quando agregadas a outros pensamentos semelhantes. No entanto, quando so gerados por sentimentos de clera, cime, inveja, vingana, avareza, dio, luxria, egosmo, irascibilidade, crueldade, desespero maledicncia ou desnimo, poluem-se durante a sua trajetria, incorporando outros produtos mentais inferiores e degradantes, que lhe aumentam o teor original.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 7

NATUREZA DAS FORMAS-PENSAMENTOS sublimes e benfeitoras subvertidas e alimentadas por energias inferiores

ASPECTO lmpidas, translcidas e formosas obscuras, ptreas e oleosas

Infelizmente, devido graduao primria da humanidade terrena em geral, ainda predominam na aura humana as cores escuras, viscosas e densas, como resultado de pensamentos nebulosos e prprios das mentes mal desenvolvidas. No estado presente de evoluo humana, a maioria dos pensamentos dos homens ainda esto centralizados neles mesmos, porque so fundamentalmente egostas e s circulam em torno dos seus prprios autores ou pensadores, formando-lhes uma espcie de couraa ao redor do seu corpo mental. Quando tais pensamentos so mrbidos, odiosos, tristes ou colricos, eles criam preocupaes aos seus prprios autores, pois lhes avivam os estados emotivos de melancolia, inquietao e desespero, justificando-se a velha lenda de que o feitio sempre se volta contra o prprio feiticeiro. Sem dvida, os pensamentos hericos, decididos, animosos e confortantes, tambm incentivam as mentes sob tal vibrao, pois influem incessantemente na propagao de idias semelhantes. No entanto, os produtos mentais vigorosos, que depois geram vinganas, crimes ou suicdios, so verdadeiros enfeitiamentos mentais que chegam a impelir outras criaturas a cometer iguais desatinos. Atualmente, j no se ope dvida de que os pensamentos so elementos to poderosos como so a luz, o calor, a eletricidade e outras manifestaes de energias mais inferiores. No futuro, tal qual acontece noutros planetas de vida humana superior, as criaturas sero educadas de modo a se utilizarem do pensamento, assim como hoje se ensina nas escolas as crianas a bem se utilizarem das mos. O pensamento, usado inconsciente e tolamente, arma que se volta contra o seu prprio autor, pois ele realmente fora que germina, condensa-se e revigora-se, retornando fonte de que lanado. Os pensamentos, alm de nutridos pela substncia mental, tambm impregnam-se do fludo astralino que, no momento, nutre sentimentos semelhantes no corpo astral.

Assim, em qualquer ponto do Universo, a cor clara e lmpida sempre decora os pensamentos de amor puro: COR DO PENSAMENTO branco prateado azul celeste amarelo-ouro chispante TIPO DE EMOO OU SENTIMENTO ASSOCIADO fundamenta os sentimentos messinicos identifica a elevada emoo religiosa esforo mental para produzir raciocnios elevados e benfeitores humanidade

O pensamento concreto regula-se pela assim chamada Lei de Afinidade, que pode ser expressa como pensamento atrai pensamento na razo direta de sua intensidade ou freqncia vibratria. Bons pensamentos atraem pensamentos que lhes so afins, ao passo que maus pensamentos atraem outros maus pensamentos.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 8

Quando o esprito pensa, ele agita todos os campos de foras que baixam vibratoriamente, at atingirem o seu perisprito e o corpo fsico; assim, projeta em todas as direes as energias benfeitoras ou malvolas, criadoras ou destrutivas, segundo a natureza dos seus pensamentos e sentimentos. Os bons pensamentos, sublimes e altrustas, so de vibrao muito rpida e sutil, alimentados por um combustvel difano, que no deixa resduos no perisprito. Quando atrados por outras mentes afins, eles tambm ativam os sentimentos e as emoes superiores; mas tratando-se de pensamentos mais raros, s influem em seres de boa estirpe sideral. As idias, sugestes e criaes mentais sobre o amor, a paz e o bem, em verdade, so energias extraordinrias e de qualidade incomum, que adubam o crescimento sadio do esprito humano. H pensamentos cientficos, religiosos e teosficos que influem preferencialmente em certo setor da atividade humana. Os pensamentos malvolos, vingativos, colricos e odiosos, imantam-se de magnetismo inferior e sobrecarregam-se de fluido mental, astralino e etrico de baixa vibrao, agindo to eficaz e rapidamente na atmosfera terrena, que justificam realmente o velho rifo: O mal se propaga mais facilmente que o bem!

Enquanto a energia difana utilizada pelos bons pensamentos volatiliza-se do perisprito, absorvida pelo ter superior, a substncia mental e astralina necessria para sustentar e mover os pensamentos daninhos e pecaminosos adere fortemente vestimenta perispiritual, formando escrias que, mais tarde, produzem sofrimento ao serem drenadas para a carne, manifestando-se posteriormente na forma de doenas fsicas, ou desintegradas nos charcos teraputicos do astral inferior.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 9

O homem aquilo que pensa! O seu esprito, quando escravo das manifestaes desregradas, faz da mente apenas o instrumento de sua relao egosta com o mundo inferior e, depois da morte, submerge-se num mar de magnetismo viscoso e aderente. Entretanto, sob a lei de que os humildes sero exaltados, eleva-se aos nveis anglicos todo aquele que usa o poder mental para aniquilar as paixes do mundo animal, em vez de hostilizar o prximo! O pensamento elevado volatiliza-se no perisprito, tal qual a eletricidade que abastece um fogo eltrico, ao passo que um pensamento malvolo deixa resduos no perisprito, como acontece num fogo alimentado a lenha.

2. AS ONDAS MENTAIS
A mente humana assemelha-se a poderosa estao receptora e emissora, criando em torno do homem uma atmosfera boa ou m, que varia de acordo com a sua conduta e os seus pensamentos. Conforme a lei de repercusso vibratria, as vibraes do corpo mental do homem, originadas quando este se pe a pensar, propagam-se pela matria mental que o rodeia, assim como a vibrao da campainha se dissemina pelo ar atmosfrico no ambiente onde acionada. A atmosfera e o ter, que interpenetram todas as coisas do macro e do microcosmo, tambm esto impregnados de substncia mental proveniente da prpria Mente Csmica e respondem prontamente a quaisquer impulsos vibratrios da mente humana. Esses impulsos mentais vibratrios produzem uma espcie de ondulaes, semelhana das ondas produzidas pelas pedras lanadas sobre a superfcie da gua, e que se propagam em todas as direes e muitas dimenses, assim como acontece com a irradiao da luz do sol ou de uma lmpada.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 10

As ondas mentais, que se formam e se expandem em todas as direes, so multicolores e opalescentes, mas se debilitam medida que se difundem maior distncia, lembrando o fenmeno que acontece comumente com as bolhas ou bolas de sabo, que vo se diluindo conforme o seu tempo de vida. As ondas mentais lembram as ondas geradas pela pedra jogada sobre a superfcie da gua, mas no so muito precisas na sua ao porque logo se desfazem onde incidem, sem produzir uma idia completa na sua trajetria ou objetivo final. Como toda a onda vibratria, a onda mental possui trs caractersticas: CARACTERSTICAS DE UMA ONDA MENTAL: Intensidade ou freqncia vibratria; Alcance da onda vibratria mental; Durao da onda vibratria mental. A intensidade depende da classe de pensamento; se ele for elevado e altrustico, ter maior potncia vibratria, fazendo vibrar os subplanos mais sutis da matria mental que constitui o plano mental. J os pensamentos mais grosseiros faro vibrar com menos intensidade de potncia os subplanos mais baixos, pois os pensamentos altrusticos e nobres tm sempre maior poder ou potncia do que os indignos e torpes. O alcance da onda vibratria mental depende exclusivamente da fora mental do seu criador. Pensamentos indignos e torpes podem ter um alcance muito grande, quando o emissor da onda mental persiste, pelo poder da concentrao nesse objetivo, ou quando tem grande fora mental. A durao da onda vibratria mental depende da clareza e preciso da imagem mental criada. Pensamentos vagos, imprecisos, tero menor durao, ou menor tempo de atuao na matria do mundo mental, do que aqueles bem claros e precisos, que perduraro por bastante tempo no plano mental, na forma de vibrao ondulatria. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 11

3. AS FORMAS-PENSAMENTOS
O pensamento produz uma srie de vibraes no corpo mental e este ento projeta uma poro de si mesmo, em perfeita conexo com a matria mental circundante.

Desse fenmeno, gera-se uma forma-pensamento simples e pura, cuja configurao, radiao, brilho e colorido, perduram tanto quanto seja a fora ou a convico de quem a emite. A forma-pensamento, tambm conhecida por elemental ou elemental artificial, lembra uma entidade vivente, temporria, mas dotada de intensa atividade e animada pela idia-mater que a gerou. um produto da prpria alma, mas nutrida pela essncia elemental vivificante e eletrnica do corpo. Quando maligna, a forma-pensamento move-se implacavelmente para se impor sobre a pessoa escolhida para vtima, e alimenta-se pela fora do dio, inveja, clera, despeito, cime ou vingana, que encontra em sua trajetria at arremessar-se no seu alento vital selvtico.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 12

to obstinada como a semente lanada no seio da terra que germina, malgrado a sufocao do solo, a ao destruidora dos vermes, que tudo fazem para devor-la. A forma-pensamento constitui-se de matria sutilssima, embora para alguns seja um produto fantasioso, pois, alm de sobrecarregada de substncia mental e astralina, fortemente vitalizada pelo ter-fsico que se escoa pelo duplo-etrico humano, tambm se impregna da eletricidade e do magnetismo biolgico da criatura.

Eletrizando-se no seu curso benfico ou malfico, a forma-pensamento atinge o objetivo qual dardo criador ou destrutivo, valendo conforme a inteno e o poder de quem a projeta.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 13

O pensamento, a vontade, o desejo so foras reais, talvez ainda mais poderosas do que a dinamite ou a eletricidade; sob tal influncia, a matria astral plstica faz-se compacta e toma forma, sob o alimento incessante das mesmas vibraes, pensamentos, etc. Ento se produz um ser ou manifestao que adquire vida, animado de uma fora boa ou m, conforme os pensamentos emitidos, influindo vigorosamente em todos os que passam a subordinar-se sua influncia. O pensamento to real quanto o ar que rodeia os seres na vida material.

Comumente, a sua forma sutil, invisvel e de aparncia nebulosa, lembra um vapor dgua que varia de cor, densidade e de conformao caracterstica, em perfeita sincronia com o temperamento e o poder do homem que pensa. Quando os pensamentos so emitidos com veemncia e nutridos por aquela f que remove montanhas da enunciao evanglica, eles ento absorvem boa quantidade de prna ou fluido vital, que mais lhes fortifica a contextura benfica ou malfica que lhes deu origem, multiplicando-lhes a ao em curso para determinado objetivo. Assim, o pensamento de amor sobre a criatura que nos tem feito mal como que um refrigrio, que lhe cai na mente apaziguando-lhe a raiva, o desespero, e ajudando-a sensibilizao espiritual superior; entretanto, a energia mental dosada pelo dio como a ave feroz que voa num mpeto destrutivo. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 14

A fora do pensamento e o vigor da emoo tambm determinam a forma mental e o seu tempo de vida como uma entidade separada do ser; no entanto, ela se deforma numa configurao instvel e sem qualquer tom de beleza, manifestando-se como ndoas repugnantes e mrbidas, quando interpreta desejos, paixes e emoes predominantes do mundo animal.

H mdiuns e ocultistas bem desenvolvidos, ou clarividentes inatos, que podem ver os pensamentos; outros os sentem e, no futuro, a cincia poder pesar e identificar os pensamentos atravs de instrumentao de elevada preciso. Quando um homem pensa num objeto concreto, como uma casa, um livro, um pssaro ou uma paisagem, ele tambm constri uma diminuta imagem de tal objeto na substncia de sua mente ou corpo mental. Assim, quando o pintor, o cientista ou o escultor imaginam alguma criao para o futuro, eles projetam para alm de si uma forma-pensamento do que pretendem criar no mundo exterior da matria. Sob a lei de afinidade e correspondncia vibratria, essas formas-pensamento vagueiam at encontrar um campo mental semelhante e ento passam a atuar com insistncia at incorporar outras formaspensamento afins. Isso explica as razes de certos acontecimentos desairosos que por vezes acontecem na Terra, quando certas descobertas ou invenes surgem simultaneamente em mais de um crebro humano, dando azo a mtuas censuras de plgios. O novelista, o poeta e o escritor, no s criam os seus personagens quando eles os imaginam, como ainda os impregnam de sua fora e vivncia mental; depois, os movimentam em suas obras como bonecos vivos, comandando-os pela mente criadora a seu bel-prazer, daqui para ali. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 15

Embora se trate de imagens ou personagens criados mentalmente, de existncia fsica fictcia e podendo durar muito pouco tempo no campo espacial da mente do orbe, eles ficam sob a dependncia do potencial da matria mental de quem os criou.

As imagens ou formas-pensamentos criadas pelos homens, s vezes, so to vigorosas e perfeitas que, em certos trabalhos espiritistas, umbandistas ou esotricos, onde o ambiente mental e psquico se torna hipersensvel, os videntes mal desenvolvidos chegam a confundi-las com espritos desencarnados, o que no passa de um fenmeno de ideoplastia mental. Em trabalhos de hipnotismo, possvel conduzir-se o sujet a ver numa folha de papel as formaspensamentos criadas simultaneamente pelo hipnotizador e que, ento, lhes parecem objetos fsicos e reais. H personagens criados pelos seus autores, sob tal vitalidade e incessante nutrio mental, que permanecem na esfera da vida de todos os povos e destes ainda recebem mais alimento mental, espantando certos espritos recm-desencarnados, que ficam boquiabertos revendo, vivos no Espao, os personagens de um mundo de fadas! A existncia de uma forma-pensamento depende precipuamente da vitalidade mental ali acumulada e da fora de impulso de quem lhe deu origem. H formas-pensamentos que tm a durao de uma bolha de sabo, enquanto outras persistem meses, renovando-se mental e continuamente pela adeso ou incorporao de outras formas-pensamento semelhantes. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 16

4. AS EGRGORAS
H profunda tendncia dos pensamentos emitidos por certas pessoas de se atrarem e se combinarem a outros pensamentos de natureza semelhante, resultando um aumento de fora, alm da produzida pela fonte original. Assim, os pensamentos misturam-se e combinam-se entre si, deixando a sua marca caracterstica nos lugares onde so aglomerados, compondo uma egrgora ou aura constante do que ali se pensa freqentemente. A egrgora uma composio astral gerada por uma coletividade, pois o pensamento, o desejo e a vontade so foras to reais e mesmo superiores s mais potentes energias da Natureza; debaixo dessa influncia, a matria astral, altamente plstica, faz-se compacta e toma forma. Ento essa egrgora se torna um campo de influncia coletiva, impelindo os que dela se interessam, para realizaes positivas no mesmo gnero. Egrgora uma forma astral gerada e alimentada, mental e sentimentalmente, por uma coletividade, pela persistncia de motivos, costumes, devoes ou ideais num mesmo ponto ou objetivo.

Assim, a egrgora uma forma mental coletiva alimentada pelos pensamentos semelhantes; ela nasce, cresce e amplifica-se conforme a alimentao incessante de pensamentos sob o mesmo diapaso mental. Os pensamentos emitidos por diversas pessoas visando incessantemente a mesma finalidade, num certo ambiente, terminam por dar-lhe uma cor ou tom mental, facilmente reconhecido pelas pessoas mais sensveis. Os lugares, assim como as pessoas, conservam as peculiaridades e caractersticas, boas ou ms, depressivas ou vitalizantes, agradveis ou desagradveis, que so produto da soma dos pensamentos ali entretidos durante muito tempo. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 17

H grande diferena entre o ambiente sedativo, inspirativo e acolhedor da quietude de uma igreja, em contraste com a atmosfera nauseante, mrbida e coercitiva de um matadouro! As pessoas que penetram numa igreja ou templo religioso, embora no sejam proslitos de tais religies, no conseguem fugir a um estado de esprito reverente, pacfico e altamente emotivo, que ali se exsuda da soma dos pensamentos e sentimentos das pessoas freqentadoras, causando impresses mentais superiores.

No entanto, ningum sentiria a mesma emoo no ambiente de um matadouro, embora possa estar enfeitado com as flores mais belas. O ar ambiental do mais esttico e moderno hospital modifica o pensamento do visitante logo entrada, no pela sua funo material, mas devido atmosfera mental triste, melanclica e de dolorosa expectativa, que se emana dos enfermos tomados por suas dores e apreenses negativas. O ambiente de uma penitenciria provoca repulsa, depresso e estmulos inferiores contundentes, devido ao aglomerado mental pernicioso que ali emitido incessantemente por facnoras, tarados, ladres, viciados e malfeitores. H aldeias, cidades e naes que despertam nas criaturas suave simpatia ao sentirem a sua atmosfera mental; outras, no entanto, embora mais progressistas e fascinantes, desagradam-nas primeira vista, porque sentem a composio hostil dos pensamentos dos seus moradores. As cidades novas so estimulantes e otimistas, assim como a juventude; mas as metrpoles envelhecidas e condenadas ao desaparecimento breve traem a sua imanncia mental pessimista. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 18

As pessoas costumam dizer que gostaram do ar desta ou daquela cidade, deste ou daquele povo e, inadvertidamente, esto realmente se referindo ao esprito ou egrgora mental da mesma. Esse ar peculiar, agradvel ou desagradvel, como o calor que persiste num aposento mesmo depois de extinto o fogo; ou como o perfume que continua fragrante na sala, aps retirarem o frasco ou as flores que ali estiveram.

5. A AURA DAS COISAS E DOS SERES


Todas as coisas e seres criados por Deus so centros de energia condensada e comprimida, conforme as concepes einsteinianas; porm, essa energia condensada no seu estgio material da vida, um estado anti-natural, pois ela forceja continuamente por retornar ao seu plano original de energia livre, onde realmente ela se manifesta em sua plenitude integral. Deste modo, o mundo exterior ou fsico desmaterializa-se segundo a segundo, ante a fuga incessante dessa energia, inerente aura de cada objeto, planta, ave, animal ou homem, variando apenas quanto ao tempo ou prazo de sua liberao.

H minerais, como o rdio (radium), que se extinguem mais cedo no cenrio fsico, pois, decorrido certo tempo, ele ser apenas energia desintegrada e perder a sua forma transitria no mundo fsico, mas continuar a existir, ainda mais vivo e poderoso, no seu verdadeiro reino oculto do Cosmo. Todas as substncias, coisas e seres tm a sua aura de irradiao oriunda dos seus princpios elementares constitutivos, pois a expansividade e a fuga energtica constituem seu determinismo de vida.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 19

A matria, de maneira figurada, uma coisa anormal, pois todas as formas do mundo palpitam em alta tenso, e no passam de prises transitrias de energia, que se esfora incessantemente para retornar ao seu plano vibratrio de origem.

O contedo ntimo de qualquer objeto, forma ou ser, no mundo fsico, vibra numa reao rebelde e constante para fugir da sua condio incmoda e anormal de matria! um esforo expansivo e incessante para regresso sua autenticidade energtica.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 20

Por isso, os hindus aconselham o homem a libertar-se de Maya, a grande iluso representada pelo mundo material, efmero e instvel, onde os mais atraentes aspectos e fascinantes prazeres no passam de formas transitrias a caminho de sua dissoluo em energia. A desintegrao atmica somente a libertao prematura da energia, prisioneira da condio matria; isto , graas interveno violenta da cincia humana no campo de fora nuclear, ento acontece de modo apressado aquilo que seria feito em longo prazo! A configurao exterior do Cosmo apenas energia comprimida, que escapa ou se sublima sem descanso, para retornar sua fonte real.

Disso resulta uma aura esferide ou ovalada que se irradia de tudo, ultrapassando sempre o espao ocupado pelas coisas e pelos seres vivos. A aura lembra a chama que se evola esfericamente do pavio da vela, o calor irradiado de uma estufa, o perfume evolado de uma flor ou a luz de uma lmpada. A aura somente a irradiao de um ncleo, veculo ou corpo central, que gera ou mobiliza as energias em incessante desgaste.

O homem um esprito ou ncleo espiritual que centraliza em si todos os tipos de foras imanentes dos diversos planos da vida. O corpo fsico a vestimenta transitria de menor importncia no conjunto do homem, pois a energia que ali se condensa, na forma de matria, forceja incessantemente a sua fuga e libertao para retornar ao seu plano de origem.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 21

Essa energia, aprisionada em todas as formas do mundo, produz, na sua exsudao permanente, as diversas auras que se compem das radiaes dos objetos e seres. a polarizao resultante do impulso centrfugo da energia condensada, tentando readquirir a sua vivncia normal, ou estado de absoluta liberdade.

5.1. A AURA HUMANA


A aura humana mostra-se, viso do clarividente, semelhante a um enorme ovo evanescente, resultante da prpria irradiao psquica do indivduo. A sua forma caracterstica, comumente oval, circunda o homem at 80 a 90 centmetros em torno de seu corpo. A aura humana no o prprio indivduo, mas apenas sua irradiao; a sntese dos eflvios de vrios princpios energticos que funcionam em diversos planos vibratrios, inclusive a soma das radiaes resultantes do desgaste e resduos do prprio duplo etrico.

A aura humana resulta do amlgama ou da fuso de sete princpios fundamentais que compem o homem e variam na sua massa de luz, cor, energia e odor, conforme seja o carter, temperamento e a graduao espiritual do ser; ainda se fundem no todo urico do homem outras emanaes provenientes do prprio corpo fsico, como o seu magnetismo, calor, odores e a eletricidade biolgica. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 22

5.2. A AURA DA SADE OU AURA DO DUPLO-ETRICO


A aura da sade, configurada pelos eflvios prnicos ou vitais, funde-se com a prpria aura fsica revestida de calor e odor humano, especificidade magntica e eletrizao do homem, formando o conjunto mais compacto viso perispiritual. Ademais, ela irradia tambm as exsudaes dos prprios minerais organognicos em atividade no corpo carnal, como ferro, nquel, cdmio, fsforo, flor, cobre, titnio, clcio e outros, inclusive o que se pode chamar de transmigrao nervosa. H, ainda, uma cintilao que vai do alumnio fosco, por vezes rosado, at o tom de prata ou nquel, que se exorna diretamente do duplo etrico e dos chacras, ou centros de foras que interligam o perisprito sensibilidade humana. Essa aura da sade, a mais grosseira do homem, mostra-se numa cor branco-azulada de gua clara, em sua manifestao comum, algo metlica e brilhante. Tem o aspecto do ovo vaporoso e estriado, cuja casca semelhante a uma crina eriada de agulhas cintilantes, retas e claras quando h sade e vitalidade, porm retorcidas, enroscadas ou obscuras, como cabelos encrespados, nas zonas enfermias do corpo humano. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 23

Lembra uma veste de pele de marta onde, por exemplo, em vez de pelos existam agulhas finssimas, em tom de alumnio brilhante.

A aura da sade desprende partculas radioativas impregnadas de ter-fsico, que permanecem longo tempo no local onde so projetadas, assinalando a pista da pessoa ou animal que por ali transitou, e que os ces farejam, pondo-se no encalo de fugitivos ou desaparecidos. Entretanto, como a gua absorve a eletricidade, os ces perdem o faro do fugitivo que atravessa a gua corrente. A aura do duplo-etrico, tambm conhecida por aura prnica ou vital, distinta da aura do corpo fsico e, quando saudvel, lembra a aparncia de uma chispa eltrica gigantesca, de cor rsea-plida, suave, mas brilhante, incolor e vaporosa.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 24

As pessoas com muito prna ou vitalidade vendem sade, conforme o velho ditado popular, mas tambm so facilmente vampirizadas em suas energias vitais quando cumprimentam outras criaturas mais enfraquecidas, ou quando se gesticulam em demasia, movendo os braos em direo aos ouvintes, praticando uma espcie de passe, inconscientemente. Assim como a cincia j assinala e examina a aura do corpo-fsico do homem, que lhe irradia o eletromagnetismo, o calor e o odor, no futuro ela tambm conseguir identificar a presena do ter-fsico do duplo-etrico do homem e as suas quatro funes, a saber: qumica, vital, luminosa e refletora.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 25

5.3. AS CORES DA AURA HUMANA


As cores e os eflvios coloridos da aura so resultantes dos pensamentos e sentimentos humanos; so campos vibratrios, segundo as revelaes emotivas e metais dos seres, que podem revelar aos clarividentes o estado de esprito da criatura naquele momento. Os sentimentos amorosos e pacficos, o desejo ardente de proteger e servir o prximo, criam uma aura benfica protetora matizada de cores agradveis, ntidas, claras e quentes. As formas-pensamentos e as ondas mentais de alta vibrao espiritual, alm de se revelarem no mais belo colorido viso transcendental, transformam-se em verdadeiros guardies luminosos em torno do ser. Os pensamentos e sentimentos movem-se revestidos de cores inerentes sua origem boa ou m: . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 26

COR PREDOMINANTE NA AURA lils-rseo suave, refulgente e imantador azul-claro atraente verde-seda, brilhante e afvel amarelo puro com franjas douradas

SITUAO CARACTERSTICA me devotando-se amorosamente aos filhos em estica vigilncia pessoa mergulhada em ardente desejo de orao pessoa emitindo impulsos de simpatia pessoa emitindo raciocnios elevados

Da decorre a necessidade de o homem dominar o corpo mental e o astralino, a fim de evitar a criao de formas-pensamentos degradantes e ofensivas, porque elas vagueiam em busca de outras mentes afins e depois retornam centuplicadas em sua fora perniciosa de origem. A projeo mental insistente de uma certa cor sobre outra pessoa pode despertar-lhe estmulos e associaes de idias que geram tal cor.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 27

6. O CORPO CAUSAL
Tambm denominado de morada da Trade Superior, o corpo causal assim chamado por ser a causa da formao dos veculos ou corpos mais inferiores do homem. COMPOSIO DA TRADE SUPERIOR corpo tmico (atman) ou corpo espiritual corpo bdico ou intuicional corpo mental abstrato O corpo mental abstrato possibilita ao homem ter pensamentos e idias abstratas, sem forma associada, pois a matria dos trs subplanos superiores do plano mental, que constituem esse veculo de conscincia, receber as vibraes mais sutis que compem essa qualidade de pensamentos ou idias. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 28

Quando se pensa em uma casa, imediatamente a matria mental nos seus quatro subplanos inferiores, devido sua grande plasticidade, modelar essa forma concreta; porm, ao se pensar casa algo necessrio para abrigar o homem, se est pondo em vibrao a matria mental abstrata dos trs subplanos superiores, idia abstrata, que incapaz de tomar qualquer forma.

O corpo bdico, mais sutil e refinado do que o mental abstrato, o veculo de conscincia superior pelo qual o homem pode realizar os ideais mais sublimes e impessoais; a via natural daquilo que se conhece por intuio. o veculo que faculta ao homem ter o conhecimento global de todas as coisas, sem o recurso do raciocnio ou do intelecto, atributos relativos ao corpo mental. O corpo tmico, o mais refinado e sutil de todos, o veculo da Centelha Divina que habita em todos os seres, a morada verdadeira do Ego Superior, o veculo da Divina Mnada. Ao contrrio dos quatro corpos inferiores j mencionados (fsico, etrico, astral e mental concreto), o corpo causal imperecvel durante toda a evoluo humana, em suas mltiplas existncias. O nome corpo causal se deve ao fato de nele residirem as causas que se manifestam como efeitos nos planos inferiores. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 29

O corpo causal constitudo de matria dos trs subplanos mais sutis do plano mental, e no se encontra em atividade no homem normal; somente em criaturas muito evoludas espiritualmente, como os Mestres, tal veculo se acha plenamente desenvolvido, podendo servir de veculo separado de conscincia.

Todo o grande trabalho desenvolvido durante tempos sem conta, antes do aparecimento do Corpo Causal, tem por finalidade desenvolver a matria dos planos fsico, astral e mental concreto, para que possam ser habitaes adequadas para o Esprito Divino, que os ocupar com homem. PRINCIPAIS FUNES DO CORPO CAUSAL: serve de veculo do Ego, Eu Superior ou Eu Verdadeiro; por isso, o corpo causal tambm chamado de Corpo de Manas, o aspecto-forma do homem real, da individualidade. serve de germe e de receptculo de todas as experincias vividas pelo homem nas diversas . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 30

encarnaes; como germe, ele ir projetar as qualidades e defeitos que iro exteriorizar-se nas prximas encarnaes.

Fontes bibliogrficas:
1. O Evangelho Luz do Cosmo Maes, Herclio. Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 3 ed. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Freitas Bastos, 1987. 2. A Sobrevivncia do Esprito Maes, Herclio. Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 5 ed. So Paulo, SP. Ed. Freitas Bastos, 1987. 3. Elucidaes do Alm Maes, Herclio. Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 6 ed. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Freitas Bastos, 1991. 4. Magia de redeno Maes, Herclio. Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Freitas Bastos, 1989. . 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MILNIO

8. O Perisprito 2 parte: Corpo Mental 31

5. Umbanda, essa desconhecida Feraudy, Roger. 1 ed. Porto Alegre, RS. Ed. FEEU, 1984.

. 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

You might also like