You are on page 1of 4

Os Heris do Evangelho Pouco Conhecidos

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. Se algum se considera alguma coisa, no sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine os prprios atos, e ento poder orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ningum (Gl 6.2-4, NVI). A Igreja designada de corpo de Cristo. Esse corpo formado por muitos membros. Cada um tem sua funo. Por isso, cada membro importante. Somente no nosso interrelacionamento funcionamos plenamente. Se um membro cai, todo o corpo fica deficiente. O corpo de Cristo somente funciona com excelncia quando todos os membros cooperam uns com os outros. O livro de Atos dos Apstolos a histria dos grandes feitos dos apstolos. Mas, lado a lado com esses homens famosos houve muitos outros heris annimos, homens e mulheres pouco conhecidos, que trabalharam nos bastidores e quase no foram notados. Os cinco diconos sem nome: trabalho nos bastidores Mas, irmos, escolhei dentre vs sete homens de boa reputao, cheios do Esprito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste servio; e, quanto a ns, nos consagraremos orao e ao ministrio da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estvo, homem cheio de f e do Esprito Santo, Filipe, Prcoro, Nicanor, Timo, Prmenas e Nicolau, proslito de Antioquia (At 6.3-5). Todos ns conhecemos Estvo e Filipe. Mas havia mais cinco diconos que realizaram um trabalho igualmente importante para a igreja primitiva. Seu ministrio diaconal amoroso e prtico liberou os apstolos de diversas tarefas, permitindo que cumprissem com sua incumbncia de pregar o Evangelho. O trabalho desses homens quase no era percebido, mas tinha grande importncia para o funcionamento do corpo de Cristo. O mesmo se d com aqueles apstolos que no so mencionados outras vezes no decorrer do avano do Evangelho (por exemplo: Tom, Andr, Filipe, Simo, o Zelote, Judas, filho de Tiago, Bartolomeu, Tiago, filho de Alfeu, etc.). O Senhor Jesus havia declarado acerca de todos os Seus discpulos: por eles que eu rogo; no rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque so teus; ora, todas as minhas coisas so tuas, e as tuas coisas so minhas; e, neles, eu sou glorificado. J no estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como ns (Jo 17.9-11). Querido leitor, querida leitora, mesmo que voc no pregue, o trabalho que voc faz nos bastidores importante quando contribui para propagar o Evangelho que outros pregam!

Ananias: obedincia nas coisas pequenas

Mesmo que voc no pregue, o trabalho que voc faz nos bastidores importante quando contribui para propagar o Evangelho que outros pregam! Ora, havia em Damasco um discpulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa viso: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Ento, o Senhor lhe ordenou: Dispe-te, e vai rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele est orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mos, para que recuperasse a vista (At 9.10-12). Ananias no se tornou uma personalidade conhecida como Paulo, Pedro ou Tiago. Mas, por sua obedincia, ele foi a chave que o Senhor usou para introduzir Saulo (Paulo) na obra do Senhor. justamente a obedincia nas pequenas coisas que faz com que a obra do Senhor cresa e se torne grandiosa. Ldia: o valor da hospitalidade Depois de (Ldia) ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e a ficai. E nos constrangeu a isso... Tendose(eles) retirado do crcere, dirigiram-se para a casa de Ldia e, vendo os irmos, os confortaram. Ento, partiram (At 16.15,40). Ldia se converteu, e logo abriu sua casa para Paulo e seus cooperadores. Ali, na sua casa, eles encontravam repouso e restaurao. A partir dela, muitas pessoas vieram a se tornar crists e ali Filipe fundou uma igreja. A hospitalidade tem valor inestimvel, assim como o encorajamento mtuo. Irmos em Cristo tm seus fardos aliviados com essas prticas crists. Jasom: empenho altrusta Os judeus, porm, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam traz-los para o meio do povo. Porm, no os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmos perante as autoridades, clamando: Estes que tm transtornado o mundo chegaram tambm aqui, os quais Jasom hospedou. Todos estes procederam contra os decretos de Csar, afirmando ser Jesus outro rei. Tanto a multido como as autoridades ficaram agitadas ao ouvirem estas palavras; contudo, soltaram Jasom e os mais, aps terem recebido deles a fiana estipulada (At 17.5-9). Jasom os hospedou uma boa acusao, no mesmo? Ele ps sua vida em jogo por causa do Evangelho, sem discursos poderosos, mas simplesmente colocando sua casa disposio dos judeus que haviam se tornado crentes em Jesus. O que arriscamos por Jesus?

O sobrinho de Paulo: coragem exemplar Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele (de Paulo), disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalm, assim importa que tambm o faas em Roma. Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob antema, juraram que no haviam de comer, nem beber, enquanto no matassem Paulo. Mas o filho da irm de Paulo, tendo ouvido a trama, foi, entrou na fortaleza e de tudo avisou a Paulo (At 23.11-12,16).

O Senhor pode usar qualquer pessoa, independentemente de sua idade, crentes jovens ou velhos, mas obedientes e destemidos. O nome desse sobrinho de Paulo no citado no texto bblico. Presume-se que Paulo foi expulso de sua famlia quando se converteu a Jesus (veja Fp 3.8). Mas esse sobrinho, de alguma forma, tinha simpatia por Paulo. Familiares podiam visitar prisioneiros que tivessem a cidadania romana (At 24.23), e o sobrinho fez uso desse privilgio. Deus poderia simplesmente ter arrebatado Paulo, assim como fez com Filipe (At 8.39). Porm, Ele no o fez, para mostrar como importante nossa cooperao na realizao da Sua vontade. Deus poderia ter enviado um anjo, mas usou o sobrinho de Paulo para salvar a vida do apstolo. Esse jovem teve a coragem de revelar um plano assassino. O Senhor pode usar qualquer pessoa, independentemente de sua idade, crentes jovens ou velhos, mas obedientes e destemidos. O jovem que ajudou Paulo foi corajoso por no seguir com a massa e no compartilhar da opinio da maioria. Jlio: interferncia resoluta Quando foi decidido que navegssemos para a Itlia, entregaram Paulo e alguns outros presos a um centurio chamado Jlio, da Coorte imperial. O parecer dos soldados era que matassem os presos, para que nenhum deles, nadando, fugisse; mas o centurio, querendo salvar a Paulo, impediu-os de o fazer; e ordenou que os que soubessem nadar fossem os primeiros a lanar-se ao mar e alcanar a terra (At 27.1,42-43). O centurio Jlio salvou a vida de Paulo quando outros soldados queriam mat-lo. Com isso, o Evangelho chegou a seu destino, a Roma. Voc, ao se empenhar com resoluo e coragem, tambm contribui para que o Evangelho seja difundido, independentemente de seu empenho ser reconhecido por todos ou ocorrer de forma mais escondida. Seja uma pessoa que no concorda com tudo o que o ambiente lhe sussura aos ouvidos, mas faa aquilo que o Esprito Santo o constranger a fazer. Voc importante! Deus pde usar um perseguidor como Paulo... Usou um colrico como Martim Lutero e um melanclico como John Wesley... e uma tetraplgica como Joni Eareckson Tada. [1]

Deus pde usar uma tetraplgica como Joni Eareckson Tada. O corpo humano tem muitos rgos, mas s quando todos eles operam em conjunto que formam o corpo. O corpo de Cristo tambm funciona assim. Os crentes devem evitar dois erros muito comuns: (1) ter orgulho de suas capacidades ou (2) achar que no tm nada a oferecer comunho dos cristos. Ao invs de nos compararmos uns com os outros, deveramos usar os diferentes dons que Deus nos deu para espalhar a boa mensagem do Evangelho... Paulo, ao usar o corpo como analogia, salienta a importncia de cada membro da Igreja. Quando uma parte aparentemente sem importncia deixa de funcionar, o corpo todo fica menos eficiente. Considerar o prprio dom mais importante que o dom de outro sinal de orgulho espiritual. No devemos menosprezar aqueles que parecem menos importantes, e no devemos invejar aqueles que possuem dons mais vistosos. Ao invs disso, deveramos usar os dons que nos foram dados para animar outros cristos a tambm usarem as capacidades que Deus lhes concedeu. Quando no fazemos isso, a comunho dos crentes menos eficiente. (comentrio da edio alem da Bblia Neues Leben) Jovem ou idoso, com mais dons ou menos dons, em pblico ou nos bastidores: voc importante! Norbert Lieth - http://www.chamada.com.br Notas: 1. 50 Bibelworte die die Welt vernderten, Brockhaus, p.156.

You might also like