You are on page 1of 5

08/02/13

AES Brasil
AES Eletropaulo

AES Eletropaulo

A- A+

Buscar Por:

A Empresa

Clientes

Fornecedores

Imprensa

Investidores

Sustentabilidade

Fale Conosco

AES Eletropaulo

Clientes

Poder Pblico

Inform aes

Definies Bsicas

voltar

Servios

Definies Bsicas
Tw eet 1 Curtir 7 24

Tire suas dvidas

Consumo
Consumo refere-se energia consumida num intervalo de tempo, ou seja, o produto da potncia (kW) da carga pelo nmero de horas (h) em que a mesma esteve ligada.

Solicite seu servio

Agncia Virtual

Denncia de Fraude

Analisando graficamente o exemplo das lmpadas coloridas de 100 W no perodo de trs horas temos:

Ligao Nova em apartamentos

Cadastro de Rede Subterrnea

Lojas de Atendimento e Rede Conveniada

Iluminao Pblica

Intervalo

Potncia (W)

Tempo de uso (h)

Consumo (Wh)

Demanda (W) 100 200 300

a Outros Servios Informaes b c

100 200 300 Consumo total

1 1 1

100 200 300 600

Demanda mxima

300

Curvas de Demanda de Carga


Quanto voc vai fazer uma nova instalao eltrica, uma reforma na capacidade do sistema, ou mesmo uma mudana nos valores contratados, comum recebermos a solicitao do informe da curva de carga do sistema. Apesar de a determinao correta dos pontos da curva de carga de uma planta industrial somente ser possvel durante o seu funcionamento em regime normal, deve-se idealizar a conformao da curva de demanda de carga em relao ao tempo, a fim de determinar uma srie de fatores que podero influenciar no dimensionamento dos vrios equipamentos eltricos da instalao. As curvas de carga das plantas industriais podem variar em funo do ciclo de operao previsto para os diferentes setores de produo, ou de acordo com o perodo de funcionamento dirio estipulado. No primeiro caso, de interesse da gerncia administrativa manter controlado o valor de demanda de pico a fim de diminuir o custo operacional da empresa. Isso pode ser conseguido por meio de um estudo global das atividades de produo, deslocando-se a operao de certas mquinas para horrios diferentes, evitando a ligao simultnea de equipamentos com demandas altas, e assim diminuindo o valor da demanda de pico que ser usada na conta. A otimizao do perodo de funcionamento dirio estipulado permite tambm a otimizao da curva de carga e dos custos com demandas elevadas com equipamentos e iluminao em horrios crticos.

Demanda Registrada e Demanda Faturada


Demanda a mdia das potncias solicitadas num determinado intervalo de tempo.

www.aeseletropaulo.com.br/clientes/PoderPublico/Informacoes/Paginas/DefinicoesBasicas.aspx

1/6

08/02/13

AES Eletropaulo
Exemplo: Em uma instalao existem trs lmpadas coloridas de iluminao de potncia de 100 W cada. s 18h, voc liga a lmpada vermelha e a deixa ligada. s 19h voc liga a lmpada amarela e mantm a lmpada vermelha acesa. A partir das 20h voc mantm as trs lmpadas acesas. Cada uma destas lmpadas representa uma carga (de uma potncia especifica) que requer e consome energia do sistema de fornecimento eltrico. Neste exemplo, a sua demanda a cada perodo seria a seguinte:

Demanda registrada e Demanda faturvel A cada cinco minutos o medidor realiza a medida da demanda por meio do clculo da integral das medies realizadas neste perodo. A cada 15 minutos registrado a maior valor de integral entre os trs intervalos de cinco minutos.

No exemplo, consideramos que o valor registrado anterior era 30 kW, e as medidas de tempo foram feitas em intervalos de um minuto. Ao final dos primeiros cinco minutos, o valor da integral 42, devido ao impacto do pico de 90 registrado por um minuto. No final dos prximos cinco minutos, o resultado da integralizao 30, e nos prximos cinco minutos o valor da integral 18. A cada 15 minutos assumido o maior valor destas integrais - ou seja, 42. A demanda faturvel ser o valor mximo de demanda dentre todos esses valores registrados nesses intervalos de 15 minutos durante o perodo existente entre as coletas de medio. Ratificando, a demanda faturvel ou o valor de demanda que ser utilizado para o faturamento mensal de sua conta e aparecer no corpo de sua conta ser o valor mximo obtido nas demandas registradas neste perodo entre as medies.

Demanda Mxima Provvel e Demanda contratada As concessionrias em geral estabelecem limites de carga para o abastecimento dos clientes ligados em mdia e alta tenso. Este limite estabelecido para que sejam respeitados os nveis de segurana de operao do sistema eltrico como um todo, e para que todos os equipamentos do sistema de rede externo e do sistema eltrico estejam devidamente dimensionados. O clculo da demanda mxima provvel de uma operao e/ou o levantamento da curva de relao de cargas de um sistema portanto uma atividade bsica e fundamental para a garantia da operao de um sistema eltrico. A demanda mxima provvel a soma das

www.aeseletropaulo.com.br/clientes/PoderPublico/Informacoes/Paginas/DefinicoesBasicas.aspx

2/6

08/02/13

AES Eletropaulo
uma atividade bsica e fundamental para a garantia da operao de um sistema eltrico. A demanda mxima provvel a soma das diversas cargas que sero ligadas simultaneamente em uma instalao, de acordo com as particularidades de uso de cada cliente. No exemplo anterior, considerando que a instalao teria apenas as trs lmpadas, a demanda mxima provvel seria de 300 W. Devem ser tomadas diversas precaues para o clculo desta demanda, j que a mesma dever ser a mesma utilizada em estudos de viabilidade de fornecimento do sistema eltrico e no clculo da demanda a ser contratada. Estim-la muito acima do valor real leva a desperdcio nas contas de energia, mas o risco maior est em estim-la muito abaixo da necessidade da atividade de cada cliente. Neste caso, o cliente pode receber multas por ultrapassagem de demanda contratada, alm de correr riscos de incndio e de quedas de fornecimento pelo subdimensionamento do porte do sistema s suas necessidades.

Demanda faturada A demanda faturada ser o maior valor entre as demandas registradas (demanda faturvel) e a demanda contratada. Exemplo 1: Considerando - Demanda Contratada Ponta - 23 mil kW - Demanda Registrada Ponta - 22.846 kW (- 0,6 %) Teremos: - Demanda Faturada de Ponta - 23 mil kW Exemplo 2: Considerando - Demanda Contratada Fora de Ponta - 23 mil kW - Demanda Registrada F. Ponta Indut - 24.350 kW (+5,9 % - acima da tolerncia de 5%) - Demanda Registrada F. Ponta Capac - 23.486 kW (+2,1%) Teremos: - Demanda Faturada de Ponta - 23 mil kW - Demanda Faturada Fora de Ponta - 23 mil kW (contratada) - Ultrapassagem Demanda Fora de Ponta - 1.350 kW (registrada- contratada) Exemplo 3: Considerando - Demanda Contratada Ponta - 23 mil kW - Demanda Registrada Ponta - 23.846 kW (+ 3,7 % abaixo da tolerncia 5%) Teremos: - Demanda Faturada de Ponta - 23.846 kW (registrada)

Energia Ativa
aquela que efetivamente produz um trabalho til. Sua unidade de medida kWh.

Energia Reativa
a energia necessria ao funcionamento dos equipamentos (transformadores, motores eltricos, fornos a arco, reatores - inclusive aqueles nas luminrias fluorescentes-, etc.). Sua unidade de medida kVArh. A energia reativa existe em duas formas diferentes: - Energia reativa indutiva Energia gerada por aparelhos consumidores normalmente dotados de bobinas, como motores de induo, reatores, transformadores, ou mesmo aqueles que operam em formao de arco eltrico, como os fornos a arco. Este tipo de carga apresenta fator de potncia reativo indutivo.

- Energia reativa capacitiva Energia que pode ser gerada por motores sncronos superexcitados (compensadores sncronos) ou por capacitores. Este tipo de carga apresenta fator de potncia reativo capacitivo.

Energia Total da Carga


a energia total necessria dentro de uma instalao eltrica, ou seja, toda a energia que precisa ser fornecida para o funcionamento de um determinado circuito. uma composio das energias ativas e reativas, e sua unidade de medida kVAh.

Fator de Carga
O Fator de Carga um ndice que permite verificar o quanto que a energia eltrica utilizada de forma racional. a razo entre a demanda mdia, durante um determinado intervalo de tempo, e a demanda mxima registrada no mesmo perodo. O fator de carga varia de 0 a 1 e, quanto maior este ndice, mais adequado e racional o uso da eletricidade. Fc = Dmd (kW ou kVA) / Dmx (kW ou kVA). ou Fc = kWh / kW * n Horas Dentre as prticas que merecem mais ateno no gerenciamento de contas de energia eltrica est a melhoria do fator de carga, que pode ser alcanada conservando nvel o consumo e reduzindo a demanda, ou aumentando o consumo a um nvel adequado demanda.

www.aeseletropaulo.com.br/clientes/PoderPublico/Informacoes/Paginas/DefinicoesBasicas.aspx

3/6

08/02/13

AES Eletropaulo
Os programas de conservao de energia desenvolvidos pela AES Eletropaulo focam na combinao otimizada dessas alternativas, ou seja, a manuteno do nvel de produo da empresa - manuteno do consumo til (kWh) - mas com efetiva reduo de picos de demanda (kW), deslocando a operao de certas mquinas para outros intervalos de baixo consumo na curva de carga da instalao. A otimizao dos sistemas de iluminao e refrigerao do sistema - reduzindo o consumo no operacional ou reativo (kWh ou kvarh)- outra sugesto dos programas de conservao da companhia.

Fator de Demanda
O Fator de Demanda a relao entre a demanda mxima do sistema e a carga total conectada a ele durante um determinado intervalo de tempo. A carga conectada a soma das potncias nominais contnuas dos aparelhos consumidores de energia eltrica. O fator de demanda , usualmente, menor que a unidade. Seu valor somente unitrio se a carga conectada total for ligada simultaneamente por um perodo igual ao do intervalo de demanda. Fd = Dmx (kW ou kVA) / Pinst (kW ou kVA)

Fator de Potncia
A energia reativa fornecida por diversas fontes ligadas ao sistema eltrico, tais como geradores, motores sncronos e capacitores, funcionando de forma individual ou combinada. Os aparelhos utilizados em uma instalao industrial so, em sua maioria, geradores parciais de energia reativa indutiva e no produzem nenhum trabalho til, sendo responsveis pela formao do de seu prprio campo magntico. As prprias linhas de transmisso e de distribuio de energia eltrica so fontes parciais de energia reativa devido sua prpria reatncia. Portanto, a energia reativa geralmente suprida pela fonte geradora, normalmente localizada distncia da planta industrial. Porm, sempre que as fontes de energia reativa ficam em terminais muito distantes da carga, ocorrem perdas na transmisso deste bloco de energia, o que reduz o rendimento do sistema eltrico. Desta forma, melhor que a fonte geradora de energia reativa seja instalada no prprio prdio industrial, aliviando a carga de todo o sistema que, desta forma, pode transmitir mais energia que realmente resulte em trabalho (energia ativa). Essa fonte pode ser obtida por meio da instalao de um motor sncrono superexcitado ou, mais economicamente, pela instalao de capacitores de potncia. De acordo com a Resoluo ANEEL 456, de 30 de novembro de 2000, o fator de potncia um ndice do grau da eficincia com que um determinado sistema eltrico est sendo utilizado. - Esse ndice pode assumir valores de 0 a 1. Valores altos de FP, prximo de 1, indicam o uso eficiente; valores baixos evidenciam mau aproveitamento - Pela legislao atual, o ndice de referncia do FP 0,92 Quando analisado graficamente, o fator de potncia mostra claramente que obtido pela composio da energia ativa com energia reativa. Quanto maior a energia reativa para uma mesma energia ativa, maior ser a energia que dever ser fornecida e maior o fator de potncia neste momento. Veja os exemplos abaixo mostrando relaes entre as potncias ativas de 100 kW e dois diferentes nveis de energia reativa nos casos de fatores de potncia de 0,7 e 0,92. Observe que a potncia total requerida no caso de fator de potncia 0,7 (143KVA) maior que a potncia total requerida para fator de potncia 0,9 (109KVA) para a mesma energia ativa:

www.aeseletropaulo.com.br/clientes/PoderPublico/Informacoes/Paginas/DefinicoesBasicas.aspx

4/6

08/02/13

AES Eletropaulo

Um exemplo consagrado o que associa a energia reativa espuma de um copo de chopp, e a energia ativa ao lquido do chopp.

Exemplo:

Pela representao podemos observar que: Para se aumentar a quantidade de lquido (kW) para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (kVAr). Assim, melhora-se a utilizao desse copo (sistema eltrico). Nessa analogia, o aumento da quantidade de lquido para o mesmo copo de chopp (transformador, condutores, etc.) est associado entrada de novas cargas eltricas, sem necessidade de alterao da capacidade desse copo. Diversas so as causas que resultam num baixo fator de potncia em uma instalao industrial. Relacionamos algumas delas: - Motores de induo trabalhando em vazio durante um longo perodo de operao - Motores superdimensionados para as mquinas a eles acopladas - Transformadores em operao em vazio ou em carga leve - Fornos a arco - Fornos de induo eletromagntica - Mquinas de solda a transformador - Grande nmero de motores de pequena potncia em operao durante um longo perodo Porm, algumas causas resultam num baixo fator de potncia em instalaes comerciais e industriais. Eis algumas delas: - Grande nmero de reatores de baixo fator de potncia suprindo lmpadas de descarga (lmpadas fluorescentes, vapor de mercrio, vapor de sdio, etc.) - Equipamentos eletrnicos (os transformadores das fontes de alimentao interna geram energia reativa) Preste ateno nestas possveis causas e evite multas indesejveis, possibilitando a criao de condies para que os custos de expanso do sistema eltrico que o serve sejam distribudos para a sociedade de forma mais justa.

Sustentabilidade
Conhea a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo AES Brasil e nosso modelo de governana.

Novidades
Confira o Cronograma da Unidade Mvel de Atendimento Ver todas

Patrocnios
As empresas do Grupo AES Brasil patrocinam e apoiam projetos sociais por meio de incentivos fiscais. Saiba mais.

Segurana
Assista a Nossos Vdeos sobre Segurana O valor nmero 1

Eficincia Energtica
Conhea o Programa Manuais de Administrao de Energia

Pesquisa e Desenvolvimento
Conhea o Programa Relao de Projetos Envio de Projetos

Projetos Socioambientais
Projetos Ambientais Projetos Sociais

Trabalhe na AES Eletropaulo


Faa parte desta equipe

www.aeseletropaulo.com.br/clientes/PoderPublico/Informacoes/Paginas/DefinicoesBasicas.aspx

Copyright 2010 AES Eletropaulo - Todos os direitos reservados | Este site melhor visualizado em navegadores Internet Explorer 7.0 ou superior.

5/6

You might also like