You are on page 1of 3

REDENCED - EnfermeirosPT Viana do Castelo www.enfermeirospt.

com Linha Nacional 707 30 30 60

Cuidados pessoa com sonda nasogstrica (SNG)

Entubao Nasogstrica Consiste na introduo de um tubo de plstico ou silicone (sonda) atravs de uma narina at ao estmago, habitualmente com a finalidade de alimentar, hidratar e administrar medicao.

PROCEDIMENTO: CUIDADOS A TER COM A SONDA ANTES DA ADMINISTRAO ALIMENTOS E LQUIDOS


Verificar sempre se a sonda est na posio correcta, de acordo com ensino efectuado pelo seu enfermeiro, antes de a utilizar para administrar lquidos, ou alimentos. Sempre que verificar que a sonda est exteriorizada, contacte um profissional de sade (ex.: enfermeiro). No tente introduzir a sonda, pois poder coloc-la em outro local que no o estmago, o que poder colocar a pessoa em perigo (ex:. asfixia).

PROCEDIMENTO: ADMINISTRAO DE ALIMENTOS POR SONDA NASOGSTRICA


Triturar os alimentos (ex.: varinha mgica) de forma a que adquiram uma consistncia lquida para que a sonda no fique entupida. Verificar se os alimentos a serem administrados esto a uma temperatura adequada (no deveram estar a uma temperatura nem muito quente nem muito fria). Colocar a cabeceira da pessoa elevada, ou sentar a pessoa, antes e depois de administrar a alimentao (aguardar cerca de trinta minutos com a cabeceira elevada depois de administrar a alimentao). Verificar se a sonda est a um nvel correcto, ou seja, se no se encontra exteriorizada. Retirar a tampa da sonda e introduzir uma seringa de alimentao na extremidade da mesma, evitando a entrada de ar (dobre a extremidade da sonda antes e depois de lhe adaptar a seringa de alimentao, para evitar a entrada de ar). Aspirar lentamente o contedo do estmago. Se verificar que o contedo presente no estmago da pessoa superior a 100 ml, voltar a introduzi-lo, esperar cerca de uma hora e repetir o procedimento. Se assim acontecer, a pessoa ainda no digeriu os alimentos anteriormente introduzidos. Se verificar que o contedo gstrico no est a ser assimilado pelo estmago, contacte um profissional de sade (ex.: mdico). Se ao aspirar o contedo gstrico verificar pouco contedo (menos de 100 ml), administrar a alimentao lentamente. Aps administrar os alimentos ou medicao pessoa, introduzir na sonda, com seringa de alimentao, 30ml a 60 ml de gua limpa. Desta forma a sonda ser limpa evitando-se por exemplo o seu entupimento.

www.enfermeirospt.com

vianadocastelo@enfermeirospt.com

707 30 30 60

EXEMPLO DE DIETA COM ALIMENTOS LIQUEFEITOS

PEQUENO ALMOO (8h30) - Papa (Cinco seringas de alimentao x 60ml = 300 ml + 30 ml de gua limpa para lavar a sonda).

MEIO DA MANH (10h30) - Batido de fruta ou iogurte natural com fruta (Trs seringas de alimentao x 60ml = 180 ml + 100ml de gua limpa para lavar a sonda).

ALMOO (13h00) - Sopa de Legumes com carne ou peixe (quatro seringas de 60 ml). - Batido de fruta (1 seringa de 60 ml). (mais 30 ml de gua para lavar a sonda).

LANCHE (16H00) Escolher entre um dos seguintes alimentos, alterando-os durante a semana: - Papa - Batido de fruta - Iogurte Natural com bolacha triturada - Se indicao por um tcnico de sade: Complemento nutricional. (Trs seringas x 60 ml = 180 ml + 60 ml de gua para lavar a sonda).

S 18 HORAS - gua (3 seringas de gua X 60 ml = 180 ml)

JANTAR (20 HORAS) - Sopa de Legumes com carne ou peixe (quatro seringas de 60 ml). - Maa assada triturada (uma seringa de 60 ml). (mais 30 ml de gua para lavar a sonda).

CEIA (22h30 HORAS) - Copo de leite (Duas seringas de alimentao x 60ml = 120 ml + 60ml de gua limpa para lavar a sonda).

www.enfermeirospt.com

vianadocastelo@enfermeirospt.com

707 30 30 60

PROCEDIMENTO: ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS POR SONDA NASOGSTRICA


- Triturar os medicamentos (se no forem lquidos) dissolv-los num pouco de gua e administr-los lentamente, utilizando uma seringa de alimentao. - Depois de administrar os medicamentos, introduzir cerca de 60 ml de gua limpa, de forma a limpar a sonda.

PROCEDIMENTO: CUIDADOS PESSOA COM SONDA


Como Substituir o adesivo que fixa a Sonda Nasogstrica? Cortar o adesivo conforme indicado na Imagem. Utilizar preferencialmente adesivo antialrgico. Remover cuidadosamente o adesivo. Segurar bem na sonda para que no se desloque. Realizar o procedimento da substituio do adesivo preferencialmente com outra pessoa para que a sonda no se exteriorize. Se tal ocorrer, contactar o enfermeiro de referncia. Limpar e secar bem a pele do nariz sempre que substituir o adesivo de fixao da sonda. Quando colocar o novo o adesivo que fixa a sonda ao nariz, evitar que o tubo faa muita presso sobre o seio nasal. O contacto prolongado da sonda pressionando uma determinada poro do nariz poder originar uma ferida. Proceder substituio do adesivo de acordo com as orientaes do seu enfermeiro de referncia. Coloque a parte do adesivo no cortada no dorso do nariz e enrole as duas pontas em torno da sonda, iniciando no ponto cortado mais prximo da narina.

Que outros cuidados pessoa com Sonda Nasgastrica h que ter em conta? Verificar se a sonda est tapada quando no est a ser utilizada. Evitar a entrada de ar na sonda aquando a administrao da alimentao e medicao. Substituir o adesivo sempre que este se encontra molhado ou sujo. Proceder aos cuidados boca da pessoa pelo menos duas vezes por dia. Colocar creme hidratante nos lbios sempre que necessrio. Ter ateno para que a sonda no fique ao alcance da pessoa, nomeadamente quando esta se encontra confusa. Ter ateno sonda durante a mobilizao da pessoa, para que no se exteriorize. (ex.: ficar presa na almofada).

CONTACTAR UM PROFISSIONAL DE SADE (MDICO OU ENFERMEIRO)


Ao verificar nuseas e vmitos (parar de imediato a administrao da alimentao ou gua), diarreia ou dor abdominal que no melhoram. Sempre que a sonda se tiver exteriorizado. Ao verificar dificuldade na introduo dos alimentos.

IMPORTANTE Contactar sempre o seu enfermeiro de referncia para que este lhe ensine e esclarea todas as dvidas relativamente aos cuidados a ter com a sonda e o torne seguro no acto que est a executar.

www.enfermeirospt.com

vianadocastelo@enfermeirospt.com

707 30 30 60

You might also like