You are on page 1of 8

Associao Brasileira das Indstrias de Equipamentos Contra Incndio e Cilindros de Alta Presso

Manual

de uso
do extintor
de incndio
Clique aqui para download e impresso

EDITORIAL

Toda vez que se resolve falar sobre extintores de incndio, surge uma dvida: falar para quem? Para o profissional que conhece cada detalhe do equipamento ou para o leigo que, muitas vezes, s sabe mesmo que extintor foi feito para apagar fogo? Bem, acreditamos que se deve falar de extintor de incndio para os dois. Por isso, a ABIEX, em parceria com o Corpo de Bombeiros, desenvolveu este Manual de Uso do Extintor de incndio. No esperem encontrar, aqui, nenhuma novidade. Ao contrrio, comeamos, agora, a fazer nossa parte na orientao ao consumidor porque esperamos que, num futuro no muito distante, seja ele o mandatrio de todos os mercados. A Diretoria
LEMBRE-SE: TODO INCNDIO DE PEQUENAS OU GRANDES PROPORES SEMPRE SE INICIA POR PEQUENOS FOCOS, QUE SE COMBATIDOS COM EQUIPAMENTOS ADEQUADOS E EFICIENTES, PODE EVITAR DANOS E SALVAR VIDAS.

PRINCIPAIS CAUSAS DE INCNDIOS


Instalaes eltricas inadequadas; displicncia ao cozinhar; displicncia do fumante (cigarro aceso, fsforo); brincadeira de criana; superaquecimento de equipamentos; uso ou armazenamento inadequado e/ou irregular de GLP em edificaes.

PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NO AGRAVAMENTO DE UM INCNDIO


Tipo, forma e quantidade de combustvel armazenados; ventilao; temperatura.

RECOMENDAES DO CORPO DE BOMBEIROS


Mantenha em dia e regularizada a situao do edifcio em relao aos equipamentos e dispositivos de preveno e combate a incndios (extintores, hidrantes, luz de emergncia, interfones, etc), conforme prev a norma vigente a respeito (Decreto Estadual 46076/01) inclusive mantendo em dia o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros que vlido por 3(trs) anos, exceto nas edificaes destinadas a reunies pblicas, cuja validade de 2(dois) anos. Mantenha revisados os extintores. A recarga deve ser feita de acordo com o estipulado pelo fabricante e normas especficas da ABNT(NBR 12962) e o teste hidrosttico do cilindro do extintor (NBR 13485). Os extintores devem estar sempre sinalizados e desobstrudos. Verifique tambm se os bicos no esto entupidos. Faa testes peridicos de iluminao de emergncia. Os hidrantes tambm devem ser periodicamente testados utilizando, assim, as mangueiras, para que no fiquem demasiadamente enroladas e sem uso, evitando a colagem de suas partes internas. Procure realizar, em edifcios e apartamentos, reviso peridica (pelo menos anual) das instalaes eltricas. No acumule lixo ou materiais combustveis em escadas ou antecmaras de incndio. Evite ligar vrios equipamentos eltricos em uma s tomada. Evite fumar na cama, principalmente quando se sentir cansado. Fique atento para as brincadeiras de criana, mantendo-as longe de fsforos e produtos inflamveis. No acenda velas sobre mveis de madeira, caixas de sapato,prximo de cortinas, tecidos, etc. No deixe panela no fogo sem estar presente ou quando for dormir.

EM CASO DE INCNDIO
Mantenha a calma e chame ou pea algum para chamar o Corpo de Bombeiros (Tel.193), mesmo que seja apenas um princpio de incndio. Em caso de princpio de incndio, tente apagar o fogo com o uso de extintores ou hidrantes (caso esteja sob controle emocional e saiba manuse-los).

EM CASO DE INCNDIO

continuao...

Caso o incndio esteja fora de controle, abandone a edificao (sempre pela escada e nunca pelo elevador) e aguarde o Corpo de Bombeiros. Nunca volte ao prdio em busca de objetos de valor, documentos ou animais de estimao. Tente comunicar o fato ao zelador para que sejam adotadas as seguintes providncias: chamar os elevadores para o trreo e desligar a chave geral, alm de comunicar pelo interfone para que todos os ocupantes abandonem o prdio com calma e pela escada. Caso no consiga sair da edificao em razo do fogo, calor ou fumaa, no tome nenhuma atitude inadequada, mantenha a calma e lembre-se que o Corpo de Bombeiros est a caminho. Portanto, permanea em local seguro, ventilado e o mais visvel possvel.

Como selecionar o extintor correto segundo as classes de fogo abaixo:


TIPO DE EXTINTOR P
BC: No recomendado. ABC - ADEQUADO

GS CARBNICO
No recomendado.

GUA
Satura o material e no permite a reignio. ADEQUADO

ESPUMA
Forma cobertura, satura o material e evita a reignio. ADEQUADO

HALOGENADO

CLASSE A
Materiais slidos (papel,madeira, tecidos)

ADEQUADO

CLASSE B
Lquidos inflamveis e hidrocarbonetos, Gasolinas, leos e tintas.

O p abafa o fogo e interrompe a cadeia de combusto. A cortina criada protege o operador ADEQUADO

No deixa resduos.

Forma um lenol sobre o material e PROIBIDO, porque espalha o evita a reignio. incndio. ADEQUADO ADEQUADO

ADEQUADO No condutor, no deixa resduos e no PROIBIDO, danifica por ser condutor equipamentos de eletricidade.l ADEQUADO

CLASSE C
Incndio onde h a presena da eletricidade, tais como: motor eltrico ligado, etc...

No condutor de eletricidade e protege o operador do calor. ADEQUADO

PROIBIDO

ADEQUADO

CLASSE D

Materiais pirofricos como magnsio, alumnio, titnio, etc. Como os incndios com estes materiais tm caractersticas especficas, so utilizados equipamentos com agentes extintores prprios para cada caso

I M P O R T A N T E : OS EXTINTORES DEVEM SER MANTIDOS AO ABRIGO DE INTEMPRIES E AO FAZER A MANUTENO EXIJA COMPONENTES ORIGINAIS.

TIPOS DE EXTINTORES

GUA - PRESSURIZAO DIRETA


Carga: gua potvel Gs expelente: Nitrognio (N2) Faixa de Operao: 4C a 45C Capacidade extintora mnima: 2A. Recarga: 5 anos (NBR 12962) Inspeo: 12 meses (NBR 12962) Vistoria: 5 anos (NBR 13485) Faixa de operao a faixa de temperatura recomendada para que o extintor instalado em um ambiente possa funcionar corretamente. Norma do extintor: NBR 11715

P - PRESSURIZAO DIRETA

Cargas:

P BC

>

P ABC
Recarga: Observar recomendaes do fabricante (NBR 12962) Inspeo: 12 meses (NBR 12962) Vistoria: 5 anos (NBR 13485)

Gs expelente: Nitrognio (N2) Faixa de Operao:10C a 50C Capacidade extintora mnima: P BC: 20 B:C P ABC: 2-A:20B:C Norma do extintor: NBR 10721

GS CARBNICO (Co2)

Carga: Gs Carbnico Faixa de Operao: 0C a +45C Capacidade extintora mnima:5-B:C

Recarga: 5 anos (NBR 12962) Inspeo: 6 meses (NBR 12962) Vistoria: 5 anos (NBR 13485)

Norma do extintor: NBR 11716

TIPOS DE EXTINTORES

continuao...

ESPUMA MECNICA PRESSURIZAO DIRETA

Carga: gua potvel e concentrado AFFF Gs expelente: Nitrognio (N2) Faixa de Operao: 1C a 49C Capacidade extintora mnima: 2-A:10-B

Norma do extintor: NBR 11751

Recarga:Observar recomendaes do fabricante(NBR12962) Inspeo: 12 meses (NBR 12962) Vistoria: 5 anos (NBR 13485)

SOBRE-RODAS

Capacidade extintora mnima: a) Carga: gua 10-A b) Carga de espuma mecnica: 6-A:40-B c) Carga de Dixido de carbono (Co2): 10-B:C d) Carga de P BC: 80-B:C e) Carga de P ABC: 6-A80-B:C:

VEICULAR (PORTTEIS)

Norma do extintor: NBR 10721

Capacidade extintora mnima para: 1) Automveis , utilitrios, camionetas, caminhonetes, caminho, caminho trator, triciclo de cabine fechada, reboques e semi-reboques com capacidadede de carga til maior que 6 toneladas: 1-A:5-B:C 2) Micro-nibus: 2-A:10-B:C 3) nibus, veculos de transporte inflamvel lquido ou gasoso: 2-A:20-B:C
Os tipos apresentados neste manual so os mais comuns utilizados. Existem ainda os extintores de pressurizao indireta. Maiores informaes na ABIEX.

COMPONENTES DO EXTINTOR

Principais componentes do extintor de pressurizao direta

1. Vlvula de descarga 2. Recipiente 1 3. Tubo sifo 4. Agente extintor 5. Trava de segurana (lacre) 2 6. Gatilho de acionamento 3 7. Ala do gatilho 8. Manmetro (indicador de presso) 9. Mangueira de descarga (acima de 4kg)
Como usar o extintor

9 1 6 7 7 8

At 2 kg com vlvula de metal: levante a ala que ir romper o lacre para destravar o mecanismo e pressione o gatilho at o fim. At 1 kg com vlvula plstica: puxe a trava plstica de segurana rompendo o lacre e pressione o gatilho at o fim. partir de 4 kg: puxe a trava de segurana rompendo o lacre e pressione o gatilho at o fim. Sobre-rodas: leve o equipamento para perto do fogo e desenrole a mangueira. Segure firme o esguicho e abra a vlvula rompendo o lacre.

Ao acionar o gatilho, a diferena de presso entre a parte interna do extintor com a


presso mais alta e a parte externa forara o agente extintor (p ou gua) a subir atravs do tubo sifo at a vlvula de onde expelido para combate ao fogo.

1. No perfure o cilindro. O contedo sob presso


pode provocar acidentes graves

2. No acione o gatilho do extintor desnecessriamente. 3. No tente repressuriz-lo sem equipamentos


adequados.

4. Leia com ateno as orientaes impressas nos


rtulos e manuais do fabricantes.

5. Verifique a data de validade/garantia do extintor.

ROTEIRO DE MANUTENO

Inspeo
Exame peridico que se realiza no extintor por pessoas habilitadas sem troca de agente extintor, com a finalidade de determinar se este permanece em condies originais de operao.

Recarga
Reposio ou substituio da carga nominal de agente extintor e/ou expelente, obedecendo-se as condies de cada tipo/modelo de extintor de Incndio.

Vistoria
Processo de reviso total do extintor, incluindo-se a decapagem, ensaios hidrostticos, troca de carga e pintura do extintor. Quando qualquer extintor sofrer danos trmicos ou mecnicos dever ser imediatamente vistoriado.

RECOMENDAES IMPORTANTES PROCURE SEMPRE PRODUTOS DE EMPRESAS ASSOCIADAS A ABIEX, QUE ATRAVS DE SEUS PROGRAMAS SETORIAIS DE QUALIDADE-QUALINCNDIO, DISPONIBILIZA SOCIEDADE SOMENTE EQUIPAMENTOS CONFIVEIS, PARA QUE EM CASO DE NECESSIDADE, SEUS USURIOS POSSAM CONTAR COM EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA PROTEGER SUAS FAMLIAS E PATRIMNIO. PARA A CONSTRUO CIVIL, RECOMENDAMOS O USO SOMENTE DE EQUIPAMENTOS DE EMPRESAS LISTADAS NO PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE-HABITAT (PBQP-H).

ABIEX - Associao Brasileira das Indstrias de Equipamentos Contra Incndio e Cilindros de Alta Presso
Rua Vergueiro, 3153 - 7 andar - Conj.71 - V.Mariana - So Paulo - Tel.Fax:(11) 5572-5125

www.abiex-incendio.com.br

You might also like