You are on page 1of 70

Exerccios de Pontuao

Nas questes de 01 a 03 use a vrgula, separando o termo intercalado nas oraes abaixo:
1.

"Toda a lei do mercado por natureza flutuante."

Separar partculas e expresses que indicam explicao,correo,continuao,concluso.Entre elas,portanto,destacam-se:isto ,por exemplo,ou seja,ento,pois(no sentido de portanto),portanto,alis e outras.

2.

"Os empregados iriam todos no havia por conseguinte necessidade de ficar escravo nenhum em casa." (Alusio Azevedo)

3.

"Sofia era em casa melhor que no trem."(M.A)

Para separar o adjunto adverbial, quando expresso por vrias palavras e em ordem inversa. Exemplo: "Naquela longnqua regio, habitava o pedreiro." "Eis que, aos poucos, l para as bandas do Oriente, clareia um cantinho do cu."

"Por impulso instantneo, todo o alojamento se ps de p." "Durante o jantar, o assunto foi s esse." (Mrio Palmrio)

Nas questes de 04 a 09, h inverses que devem ser assinaladas com vrgulas. Assinale-as:

Para separar o adjunto adverbial, quando expresso por

vrias palavras e em ordem inversa.


Exemplo: "Naquela longnqua regio, habitava o pedreiro." "Eis que, aos poucos, l para as bandas do Oriente, clareia um cantinho do cu."

"Por impulso instantneo, todo o alojamento se ps de p." "Durante o jantar, o assunto foi s esse." (Mrio Palmrio)

4. Na praia de Jacarape houve um roubo... 5. Em resumo houve um s caso digno de confiana...

6.

"O menino no o vi."

7.

"A roupa guarda-a no corpo."

8.

Vitria 30 de janeiro.

9.

"Naquela longnqua terra encontrei minha gua."

10. (CESCEM) Assinale a alternativa em que no ocorre erro de pontuao.


a)

Cada livro, dele de parte, o estilo traz uma novidade. b) Cada livro dele, de parte o estilo traz, uma novidade

c) Cada livro, dele de parte, o estilo, traz uma novidade d) Cada livro, dele, de parte, o estilo traz uma novidade. e) Cada livro dele, de parte o estilo, traz uma novidade.
Separar partculas e expresses que indicam explicao,correo,continuao,concluso.Entre elas,portanto,destacam-se:isto ,por exemplo,ou seja,ento,pois(no sentido de portanto),portanto,alis e outras.

11. (RJ) "O cavalheiro chega em casa e diz: "Meu filho, vai buscar um pedao de banana para eu acender o charuto. Naturalmente o menino pensar: Papai est malu..." (Manuel Bandeira, poesia e prosa, vol. 1) As reticncias:

a) Indicam um prolongamento da ao verbal. b) Interrompem a orao, deixando-a sem os termos indispensveis. c) Interrompem um discurso indireto, deixando-o solto. d) Interrompem o discurso direto, deixando-o sem sentido. e) Interrompem um vocbulo, omitindolhe uma slaba
OBS.: Os pontos de reticncias podem formar uma linha inteira de pontos para indicar a supresso de palavras ou de linhas omitidas na cpia ou traduo de uma obra. Neste caso, os pontos de reticncias recebem o nome de pontinhos.
AS RETICNCIAS: As reticncias indicam a suspenso do pensamento por vrias razes: a)Indeciso Ex.: Bem...No sei se haver reunio...Talvez...

b)Desejo de que o leitor use a imaginao. Ex.: Naquele momento,ouve-se um grito ao longe... c)Prolongamento da ao.

Ex.: As prateleiras foram ficando vazias...vazias...at que no havia mais o que comer. Obs.: No confunda as reticncias,que tem valor estilstico aprecivel,com os trs pontos,que so empregados como simples sinal tipogrfico,para indicar a supresso de palavras no incio,no meio ou no fim de uma citao. Hoje, mais comum o uso de quatro pontinhos nesses casos de supresso.

Intruses par as questes nmero 12 a 14. Cada um dos perodos seguintes foi pontuado de cinco formas diferentes, leia-os todos e assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta: 12. (BA)

a) A casa, em que predominava a pesada alvenaria daquele tempo, estremeceu.


Para isolar as subordinadas adjetivas explicativas(trata-se de oraes introduzidas pelo pronome relativo ,e que apenas explicam,sem restringir o sentido da orao principal). Ex.: O livro,que uma das fontes de conhecimento,est extremamente caro.(entre vrgulas-orao subordinada adjetiva explicativa). O livro que ganhou o Prmio Nobel de Literatura est extremamente caro.(orao subordinada adjetiva restritiva)-sem vrgula. ATENO: No se usa vrgula entre oraes que completam sintaticamente a orao principal. Ex.: Informo a V.S.a. que hoje dispensaremos os funcionrios s 16:30. Avisei-o de que a reunio fora adiada

Para indicar as oraes subordinadas adjetivas explicativas. Exemplo: "O sol, que uma estrela, o centro do sistema planetrio." "O homem, que mortal, julga-se s vezes eterno." "O homem, que mortal, tem alma imortal."

"Rio, que cantas as mgoas, Que queres com teu cantar, " (Olegrio Mariano)

b) A casa em que predominava a pesada alvenaria, daquele tempo estremeceu. c) A casa em que, predominava a pesada alvenaria daquele tempo, estremeceu. d) A casa em que predominava, a pesada alvenaria daquele tempo, estremeceu. e) A casa, em que, predominava a pesada alvenaria, daquele tempo, estremeceu. 13. (Fund. Carlos Chagas)
a)

Prezados colegas deixamos agora a boa conversa, de lado! b) Prezados colegas deixemos agora, a boa conversa de lado! c) Prezados, colegas, deixemos agora a

boa conversa de lado! d) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa de lado! e) Prezados colegas, deixemos agora a boa conversa de lado!

Para isolar o vocativo. Exemplo: Menino, estude. "Deixe-me, senhora." "Tu, Pilatos, antepuseste a amizade de Csar graa de Deus." (Bluteau)

"D. Glria, a senhora persiste na idia de meter o nosso Bentinho no Seminrio ?" (Machado de Assis) Benevides,venha receber seu prmio.(vocativo)

14. (RS-SP)
a)

Para mim ser admirar-me de estar sendo.

b) Para mim, ser admirar-me de estar sendo.


Separar partculas e expresses que indicam explicao,correo,continuao,concluso.Entre elas,portanto,destacam-se:isto ,por exemplo,ou seja,ento,pois(no sentido de portanto),portanto,alis e outras.

c) Para min ser, admirar-me de estar sendo. d) Para mim, ser, admirar-me de estar, sendo. e) Para mim ser, admirar-me de estar, sendo. 15. (CESCEM) Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta. a) A velhice ridcula porventura, a mais triste e derradeira surpresa da natureza

humana. b) A velhice ridcula porventura a mais triste e, derradeira surpresa da natureza humana. c) A velhice ridcula , porventura a mais triste, e derradeira surpresa da natureza humana. d) A velhice ridcula porventura, a mais triste e, derradeira surpresa da natureza humana. e) A velhice ridcula , porventura, a mais triste e, derradeira surpresa da natureza humana. 16. (AMAM) "Justia falvel, s balana de dois pesos que s no pesam nas conscincias !" (Jos Amrico de Almeida) A vrgula (aps falvel) tem a seguinte

justificativa: a) separar o aposto b) separar o vocativo c) separa os termos da mesma funo, assindticos d) marca a inverso da orao e) separa o adjunto adverbial deslocado de seu lugar normal 17. (UnB) Marque a opo sem erro de pontuao: a) A moa descontente com a resposta, devolveu ao noivo o anel de brilhantes. b) A moa descontente com a resposta devolveu ao noivo, o anel de brilhantes. c) A moa descontente com a resposta, devolveu ao noivo, o anel de brilhantes.

d) A moa descontente com a resposta devolveu ao noivo o anel de brilhantes.


A VRGULA: Ela ser proibida entre sujeito,verbo,complementos verbais e nominais e o 1 adjunto adverbial. Ex.: Os scios desta agremiaao enviaram um abaixo assinado ao Prefeito ontem tarde. Embora este perodo seja longo,seus termos no podem ser separados por vrgula pelas razes ditas acima. Sujeito:Os Scios desta agremiao Verbo:enviaram O.D.:um telegrama O.I.:ao Prefeito Ad. Adverbial:ontem tarde. Todos os funcionrios afastados perdero o benefcio a partir de hoje. Sujeito:Todos os funcionrios afastados Verbo:perdero O .D:o benefcio Ad. Adverbial:a partir de hoje. A ausncia total de vrgulas revela que temos a uma nica estrutura formada de sujeito,verbo,complemento e adjunto adverbial.

Se houver inverso da ordem direta,poderemos isolar ou no o adjunto adverbial deslocado: Ex.: A partir de hoje,todos os funcionrios afastados perdero o benefcio. Todos os funcionrios afastados perdero,a partir de hoje,o benefcio. Obs.:Caso no se queira dar destaque ao adjunto adverbial,a vrgula pode ser retirada.Seu emprego nesse caso facultativo,sobretudo se for uma expresso curta. Ex.: Aqui,trabalha-se muito. Aqui se trabalha muito.

18. (RS-SP) Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta. a) Eu, posto que creia no bem, no sou daqueles que negam o mal.
Para isolar as subordinadas adjetivas explicativas(trata-se de oraes introduzidas pelo pronome relativo ,e que apenas explicam,sem restringir o sentido da orao principal).

Ex.: O livro,que uma das fontes de conhecimento,est extremamente caro. (entre vrgulas-orao subordinada adjetiva explicativa). O livro que ganhou o Prmio Nobel de Literatura est extremamente caro.(orao subordinada adjetiva restritiva)-sem vrgula.

b) Eu posto que creia no bem, no sou daqueles, que negam o mal. c) Eu, posto que creia, no bem, no sou daqueles, que negam o mal. d) Eu, posto que creia no bem no sou daqueles, que negam o mal. e) Eu, posto que creia, no bem, no sou daqueles que negam, o mal. 19. (RS-SP) Assinale a alternativa que corresponde ao perodo de pontuao correta:

a)

Em suma poderia dever algumas atenes, mas, no devia um real a ningum. b) Em suma, poderia dever algumas atenes, mas no devia um real a ningum.

c) Em suma poderia dever algumas atenes mas no devia um real a ningum. d) Em suma poderia dever, algumas atenes, mas no devia um real a ningum. e) Em suma, poderia dever, algumas atenes, mas, no devia um real a ningum.

20. (Fund. Carlos Chagas) Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta: a) Cada qual, busca salvar-se, a si prprio. b) Cada qual busca, salvar-se, a si prprio. c) Cada qual, busca salvar-se a si prprio. d) Cada qual, busca, salvar-se, a si prprio. e) Cada qual busca salvar-se, a si prprio. 21. (CESCEM) Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta: a) A questo, porm, no de po, de manteiga.
Das conjunes coordenativas adversativas,o mas emprega-se sempre no incio da orao;porm,contudo,todavia,no entanto,podem vir ora no incio da orao,ora aps um de seus termos.No 1 caso,pe-se apenas uma vrgula antes da conjuno;no

2 ela vem isolada por vrgulas. Compare: Ex.: Soubemos do ocorrido,porm nada podemos fazer. Soubemos do ocorrido ;nada,porm,podemos fazer. c)a conjuno pois vir entre vrgulas quando significar portanto.Se significar porque,ter apenas vrgula antes. Ex.: Venha,pois,falar com o gerente.=portanto No compareceu,pois no fora convidado.=porque Para isolar certas palavras e expresses explicativas ou corretivas (alis, digo, minto, isto , por exemplo, ou antes, ou melhor, corrijo, a saber, alm disso, com efeito, porm, contudo, pois, entretanto, portanto, todavia).

Exemplo: Li quatro captulos, digo, pargrafos. "O amor, isto , o mais forte e sublime dos sentimentos, tem seu princpio em Deus." "Sair amanh, corrijo, depois de amanh."

"Hoje, porm, domamos os ventos, as ondas, as correntes."

b) A questo porm, no de po de manteiga. c) A questo, porm, no de po de manteiga. d) A questo porm no: de po, de manteiga. e) A questo porm no de po, de manteiga. 22. (CESGRANRIO) Das seguintes redaes abaixo, assinale a que no est pontuada corretamente: a) Os meninos, inquietos, esperavam o resultado do pedido. b) Inquietos, os meninos esperavam o resultado do pedido. c) Os meninos esperavam, inquietos, o resultado do pedido.

d) Os meninos inquietos esperavam o resultado do pedido. e) Os meninos, esperavam inquietos, o resultado do pedido.

Coloque a pontuao, quando for necessrio nos perodos abaixo:


23. Jos venha c.

24. Amely a mais moa da famlia mais esperta. 25. Ao acabar as aulas os alunos se retiraram.

26. Os professores os alunos o diretor e os funcionrios saram.

Monumentos,parques,museus foram objeto de visitas e estudos durante a excurso. (Observe que,entre o ltimo ncleo do sujeito e o verbo,no pode haver vrgula). Enviei-lhe cartas,flores e presentes caros.(o e dispensa a vrgula na enumerao).

27. Vitria 22 de maio de 1999.

Isolar o nome do lugar nas datas: Ex.: So Paulo,1 de maio de 1994. Nas datas ou para separar o local da data.

Exemplo:

Vitria, 25 de fevereiro de 2001. Braslia, 2 de fevereiro de 2001. Belo Horizonte, 12 de Maro de 2001.

28. Estudemos muito e a faculdade nos aceitar.


OBSERVAES: a)Usa-se a vrgula antes da conjuno e quando os sujeitos das oraes coordenadas so diferentes. Ex.: A diferena entre os polticos e os estadistas que os polticos se preocupam com as prximas eleies,e os estadistas,com as prximas geraes. Entre as oraes coordenadas ligadas pela conjuno "e ". Com sujeitos diferentes.

Exemplo: Veio a noite, e o rapaz saiu.

Pedro estuda fsica, e eu, portugus.

29. O candidato estudou e fez tima prova.


Para separar oraes coordenadas,exceto as iniciadas pela conjuno e.

Ex.: Abriu a gaveta,procurou uma caneta,assinou o documento e entregou-o ao rapaz.

30. O Brasil espera que cada um cumpra com seu dever.


ATENO: No se usa vrgula entre oraes que completam sintaticamente a orao principal. Ex.: Informo a V.S.a. que hoje dispensaremos os funcionrios s 16:30. Avisei-o de que a reunio fora adiada. OBSERVAO: No se coloca a vrgula entre sujeito e predicado. No se coloca a vrgula entre predicado e sujeito.

O Brasil,espera...errado

31. Que cada um cumpra com seu dever o Brasil espera.

32. Logo que eles chegaram o secretrio comeou a falar.

Para isolar as oraes subordinadas adverbiais. Entretanto deixar de haver vrgula, quando a conjuno estiver entre dois verbos aproximados... Exemplo: Ele ficou plido, quando viu o policial. Se no chover, iremos fazenda

"Embora me proba, no deixarei de continuar estudando."


"Logo que eles chegaram, o estranho se retirou. " Irei se puder. Como como como.

"Quando tio Severino voltou da fazenda, trouxe para Luciana um periquito." (Graciliano Ramos)

33. Se puder irei visit-lo.

34. Levantar uma pedra de 500 kg uma andorinha s no faz vero. 35. Jos estuda fsica e eu portugus.

36. Os dois irmos Cosme e Damio saram...


OBSERVAO: No se coloca a vrgula entre sujeito e predicado. No se coloca a vrgula entre predicado e sujeito.

37. Antonieta e Antnia as duas irms so lindas.

38. Pergunto que disse ele. 39. Cristo disse amai-vos uns aos outros. 40. Aborrecimentos tristezas nada incomoda.

41. J lhe disse tudo querida. 42. Ela uma menina linda mas 43. Quanta saudade meu amor

44. Jos Joo Jair ningum viu o crime..

45. Na praia do morro houve uma competio linda. 46. Maria quando corre sua me dizia a ela d-me gua gelada.

OS DOIS PONTOS: Os dois pontos anunciam: 1)Uma citao ou a fala da personagem aps os verbos:disse,falou,respondeu,informou e outros. Ex.: Naquele momento,o assessor perguntou:O salo nobre j est pronto para o incio da palestra? 2)Uma enumerao explicativa. Ex.: Apresentaram-se muito interessados:advogados,contadores,economistas.Todos queriam passar pelo processo seletivo.

3)Um esclarecimento,uma sntese. Ex.: No adiantava convoc-los agora:ningum estaria disposto a participar do treinamento durante as frias. O emprego do ponto-e-vrgula depende fundamentalmente do contexto.Podemos estabelecer que,em princpio,ele usado para: a)Separar perodos compostos por oraes que se opem ou que apresentem sucesso de aes contnuas.essas oraes,geralmente,apresentam vrgulas,razo pela qual o ponto-evrgula a pontuao indicada. Ex.: Em casa, agressivo;no trabalho revela-se intransigente;com os amigos,todavia,apresenta-se descontrado. Outro exemplo: Quanto ao processo em pauta,dois pontos devem ser considerados:primeiro,se o ru comparecera ao julgamento;segundo,se seus advogados conseguiro provar que ele inocente. b)Separar os itens dos enunciados enumerativos(leis,decretos,portarias,regulamento). Ex.: Os funcionrios que infrigirem o regulamento interno estaro

sujeitos a: trs dias de suspenso; advertncia por escrito; perda de parte das frias.

47. Os livros de histria de qumica de geografia so timos.

48. Todos foram praia exceto Pedro.

49. O homem que mortal tem a alma imortal.

50. Haveremos um dia brancos e pretos de nos unir.

51. (FCMT-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto s normas de uso da vrgula. Emprega-se a vrgula para... a) intercalar expresses explicativas (isto , saber). b) Separar o verbo do seu objeto direto.
Ela ser proibida entre sujeito,verbo,complementos verbais e nominais e o 1 adjunto adverbial.

c) Separar o local e a data na correspondncia. d) Separar oraes adjetivas explicativas. e) Nenhuma das respostas. 52. (PUC-SP) Pontue corretamente. a) A enorme expanso demogrfica, que comeou no sculo XVIII, surge a mim etnlogo como um fenmeno capital.

b) A enorme expanso demogrfica que comeou no sculo XVIII, surge a mim etnlogo como um fenmeno capital. c) A enorme expanso demogrfica, que comeou no sculo XVIII, surge a mim, etnlogo, como um fenmeno capital. d) A enorme expanso demogrfica, que comeou no sculo XVIII surge a mim etnlogo como um fenmeno capital. e) Nenhuma das respostas. 53. (FUVEST-SP) "Podem acusar-me: estou com a conscincia tranqila". Os dois pontos (:) do perodo acima poderiam ser substitudos por vrgula, explicitando-se o nexo entre as oraes

pela conjuno.
a) portanto b) e c) como d) pois e) embora 54. (ITA-SP) Dadas as sentenas. 1. Quase todos os habitantes daquela regio pantanosa e longe da civilizao, morrem de malria.

2.

Pedra que rola no cria limo.

3. Muitas pessoas observavam com interesse, o eclipse solar.

Deduzimos que: a) Apenas a sentena n 1 est correta. b) Apenas a sentena n 2 est correta. c) Apenas a sentena n 3 est correta. d) Todas esto corretas e) Todas esto incorretas 55. (FUVEST-SP) Aponte a alternativa pontuada corretamente: a) Com as graas de Deus, vou, indo mestre Jos Amaro. b) Com as graas de Deus, vou indo mestre Jos Amaro. c) Com as graas de Deus, vou indo, mestre Jos Amaro.

d) Com as graas de Deus, vou indo, mestre, Jos Amaro. e) Com as graas, de Deus, vou indo mestre, Jos Amaro. 56. (F. C. Chagas-PR) Aponte a alternativa corretamente acentuada: a) Como explicar, que as estruturas lgicas se tornam necessrias, num dado nvel ? b) Como explicar, que as estruturas lgicas se tornam necessrias num dado nvel ? c) Como explicar, que as estruturas lgicas, se tornam necessrias num dado nvel ? d) Como explicar que as estruturas

lgicas se tornam necessrias num dado nvel ? e) Como explicar que as estruturas lgicas, se tornam necessrias num dado nvel ? 57. (FUVEST-SP) Assinale o perodo que est pontuado corretamente: a) Solicitamos aos candidatos que respondam as perguntas a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. b) Solicitamos aos candidatos, que respondam, as perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. c) Solicitamos aos candidatos, que

respondam as perguntas, a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. d) Solicitamos, aos candidatos que respondam as perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. e) Solicitamos aos candidatos que respondam as perguntas, a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. 58. (CESGRANRIO) Das seguintes oraes abaixo, assinale a que no est pontuada corretamente:
a)

Os meninos, inquietos, esperavam o resultado do pedido. b) Inquietos, os meninos esperavam o resultado do pedido.

c) Os meninos esperavam, inquietos, o resultado do pedido. d) Os meninos inquietos esperavam o resultado do pedido. e) Os meninos, esperavam inquietos, o resultado do pedido.

59. (UEL-PR) Assinale o perodo de pontuao correta: a) De que se queixa, se sua vida parece um mar de rosas ? b) De que, se queixa, se sua vida parece um mar de rosas ? c) De que se queixa se, sua vida, parece um mar de rosas ? d) De que, se queixa, se sua vida parece, um mar de rosas ?

e) De que se queixas se sua vida, parece: um mar de rosas ? 60. (UEL-PR) Assinale o perodo de pontuao correta: a) J se vai embora ? Perguntou, ele, ao moo, quando o viu tirar, o casaco, do cabide. b) J ? Se vai embora ? Perguntou ele ao moo quando, o viu tirar o casaco do cabide. c) J se vai embora ? Perguntou ele ao moo, quando o viu tirar o casaco do cabide. d) J se vai, embora, perguntou ele ? Ao moo quando o viu tirar o casaco do cabide. e) J se vai embora, perguntou ele ao

moo ? Quando o viu tirar o casaco do cabide. 61. (FMU-SP) Em: "A menina, conforme as ordens recebidas, estudou". H erro na colocao das vrgulas em: a) a primeira vrgula deve ser omitida b) a segunda vrgula deve ser omitida c) a forma de colocao das virgulas est correta d) nenhuma das respostas 62. (CESCEM-SP) Assinale a alternativa em que o texto abaixo est corretamente pontuado. a) Eram frustradas, insatisfeitas; alm disso, seus conhecimentos eram

duvidosos. b) Eram frustradas; insatisfeitas, alm disso seus conhecimentos eram duvidosos. c) Eram frustradas, insatisfeitas, alm disso seus conhecimentos eram duvidosos. d) Eram frustradas, insatisfeitas; alm disso, seus conhecimentos eram duvidosos. e) Eram frustradas insatisfeitas; alm disso seus conhecimentos eram duvidosos. 63. (FCMSC-SP) Assinale o perodo de pontuao correta: a) Permita-me, portanto cumpriment-lo, por to brilhante desempenho. b) Permita-me, portanto, cumpriment-lo, por to brilhante desempenho.

c) Permita-me portanto, cumprimenta-lo, por to brilhante desempenho. d) Permita-me portanto cumprimenta-lo por, to brilhante desempenho. e) Permita-me, portanto, cumprimenta-lo por to brilhante desempenho. 64. (FMABC-SP) Assinale a alternativa cuja frase est corretamente pontuada: a) O sol que uma estrela, o centro do nosso sistema planetrio. b) Ele, modestamente se retirou. c) Voc pretende cursar Medicina; ela, Odontologia. d) Confessou-lhe tudo, cime, dio, inveja. e) Estas cidades se constituem, na maior parte de imigrantes alemes.

65. (F. C. Cagas-PR) Assinale o perodo de pontuao correta: a) No sei odiar os homens por mais que, deles me desiluda b) No sei, odiar os homens, por mais que deles, me desiluda c) No sei odiar os homens, por mais que deles me desiluda d) No sei, odiar os homens por mais que, deles me desiluda e) No sei odiar, os homens, por mais que deles, me desiluda. 66. (UEMT) Os perodos abaixo apresentam diferenas de pontuao. Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta:

a) O sinal, estava fechado; os carros, porm no pararam. b) O sinal, estava fechado: os carros porm, no pararam. c) O sinal estava fechado; os carros porm, no pararam. d) O sinal estava fechado: os carros porm no pararam. e) O sinal estava fechado; os carros, porm, no pararam. 67. (FUVEST-SP) Explique a diferena de sentido entre estes dois enunciados: a) Os homens, que tm seu preo, so fceis de corromper. b) Os homens que tm seu preo so fceis de corromper.

68. (FUVEST-SP) Do texto abaixo, omitiram-se as vrgulas. Transcreva-o, colocando-as: "Quando eu pedi trs meses depois que casasse comigo Iai Lindinha no estranhou nem me despediu."

69. (F. C. Chagas-PR).Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta. a) Pouco depois, quando chegaram, as outras pessoas a reunio ficou mais animada. b) Pouco depois quando chegaram as outras pessoas a reunio ficou mais

animada. c) Pouco depois quando chegaram as outras pessoas, a reunio ficou mais animada. d) Pouco depois quando chegaram as outras pessoas a reunio, ficou mais animada. e) Pouco depois quando chegaram as outras pessoas a reunio, ficou, mais animada. 70. (F. C. Chagas-PR) Assinale a alternativa em que o texto est corretamente pontuado: a) Bem te dizia eu, que no iriam a bons resultados as tuas paixes. b) Bem te dizia eu que, no iriam a bons resultados as tuas paixes. c) Bem te dizia eu que no iriam a bons

resultados, as tuas paixes. d) Bem te dizia eu que no iriam a bons resultados, as tuas paixes. e) Bem te dizia eu que no iriam, a bons resultados as tuas paixes. 71. (FUVEST-SP) "Ai, flores, ai flores do verde ramo se sabes novas de meu amado? Ai, Deus eu ". Justifique o emprego das vrgulas.

72. Assinale o perodo de pontuao correta: a) Se algum vier com perguntas a que voc no sabe responder, ser mais honesto dizer que vai estudar o assunto. b) Se algum, vier com perguntas a que

voc no sabe, responder, ser mais honesto dizer que vai estudar o assunto. c) Se algum vier, com perguntas a que voc no sabe responder, ser mais honesto, dizer que vai estudar o assunto. d) Se, algum, vier com perguntas, a que voc no sabe responder ser, mais honesto, dizer que vai estudar o assunto. e) Se algum vier com perguntas a que, voc no sabe responder, ser mais honesto dizer, que vai estudar o assunto. 73. (F. C. Chagas-BA) Assinale o perodo de pontuao correta: a) As folhas amarelecidas durante o outono, esto cadas ao p, da rvore. b) As folhas amarelecidas durante o outono esto cadas ao p da rvore.

c) As folhas, amarelecidas durante o outono esto cadas, ao p da rvore. d) As folhas amarelecidas durante, o outono, esto cadas, ao p da rvore. e) As folhas, amarelecidas durante, o outono, esto cadas ao p da rvore. 74. (F. C. Chagas-PR) Assinale a alternativa em que o texto est corretamente pontuado: a) No, o homem que achei no nada disso. b) No, o homem, que achei, no nada, disso. c) No o homem, que achei, no nada disso. d) No, o homem que, achei, no , nada disso.

e) No o homem, que, achei, no, nada disso. 75. (F. C. Chagas-PR) Aponte a alternativa pontuada corretamente: a) Para mim ser admirar-me de estar sendo. b) Para mim, ser admirar-me de estar sendo. c) Para mim ser, admirar-me de estar sendo. d) Para mim ser, admirar-me de, estar sendo. e) Para mim ser, admirar-me de estar, sendo. 76. (UFRS) Assinale o texto de pontuao correta:

a) Eu, posto que creia no bem no sou daqueles que negam o mal. b) Eu, posto que creia, no bem, no sou daqueles, que negam o mal. c) Eu, posto que creia, no bem, no sou daqueles, que negam o mal. d) Eu, posto que creia no bem, no sou daqueles que negam o mal. e) Eu, posto que creia no bem, no sou daqueles, que negam o mal. 77. (UEL-PR) Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta. a) Se houver tempo cuidaremos de tudo. b) Se, houver tempo, cuidaremos de tudo.

c) Se houver tempo, cuidaremos de tudo. d) Se, houver tempo, cuidaremos, de tudo. e) Se houver tempo cuidaremos, de tudo. 78. (FAAP-SP) Pontue adequadamente o trecho: "Os que vivem dependentes do dinheiro sujeitos sua fora encarcerados por ele, no sabem que a mais nobre das condies humanas justamente o desprezo do vil metal (quando a gente no tem esclareo)."

79. (FCMSC-SP) Assinale o perodo de pontuao correta: a) Embora soubessem quem era no abriram a porta. b) Embora soubessem quem era, no abriram a porta. c) Embora, soubessem quem era, no abriram, a porta. d) Embora soubessem, quem era, no abriram a porta. e) Embora, soubessem quem era no abriram, a porta. 80. (F. Objetivo-SP) Quando se trata de trabalho cientfico... duas coisas devem ser consideradas... uma a contribuio terica que o trabalho oferece... a outra

o valor prtico que possa ter.


a)

dois pontos - ponto e vrgula - ponto e vrgula b) dois pontos - vrgula - ponto e vrgula c) vrgula - dois pontos - ponto e vrgula d) ponto e vrgula - dois pontos - ponto e vrgula e) ponto e vrgula - vrgula - vrgula

81. (F. C. Chagas-PR) Assinale a letra que corresponde ao perodo de acentuao correta: a) Quem foi, que me disse, que o Pedro estava procura, de uma gramtica de alemo ?

b) Quem foi que, me disse, que o Pedro, estava procura, de uma gramtica, de alemo ? c) Quem foi que, me disse que o Pedro estava procura, de uma gramtica de alemo ? d) Quem foi que me disse que o Pedro estava procura de uma gramtica de alemo ? e) Quem foi que me disse que o Pedro, estava procura, de uma gramtica, de alemo ?

Para os exerccios 82 a 102, use a vrgula quando necessria.

82. "Meu querido estou doente de desespero." (Dalton Trevisan) 83. "Depois do enterro de Lusa Jorge despediu as criadas." (Ea Queirs) 84. "Desde as primeiras chuvas Dona Incia iniciou seus preparativos de viajem." (Rachel Queiroz) 85. "Para o corao pois no h passado nem futuro nem ausncia." (Rui Barbosa) 86. "Ento tirou o roupo violentamente passou um vestido sem apertar o corpete

vestiu por cima um casaco largo de inverno atirou o chapu para a cabea despenteada saiu desceu a rua tropeando nas saias." (Ea de Queiroz)

87. O pndulo iria de um lado para outro mas nenhum sinal extremo mostraria a marca do tempo" (Machado de Assis) 88. Todos sabemos que as inovaes em quaisquer das atividades humanas especialmente nas artes reas das intimidades profundas e delicadas do sentimento custam a vencer as

resistncias oriundas da tradio e da inrcia.

89. Em lugar do pluralismo partidrio portanto optou-se por oligarquias partidrias pois as outras agremiaes em fase de criao pouco diferem do PDS.

90. "s onze horas a sineta deu o sinal das aulas ". (Raul Pompia) 91. "Em Sertozinho os bia-frias voltaram ao trabalho ontem " (Folha de So Paulo)

92. "Na rea econmica Tancredo Neves receber um pas ainda envolvido na crise." 93. "A premiao foi como devia ser exuberante." (Raul Pompeia)

94)"O povo se apinhava na avenida o dinheiro circulava alegremente as lmpadas de carbureto espargiam sobre o burburinhon focos de luz muito branca " (Rachel de Queiroz) 95. medida porm que se politizaram as Foras Armadas militarizaram-se o

Partido e o Estado soviticos.

96. No h dvida de que o ministro Ermani Galvas profundo conhecedor do mercado internacional est consciente das dificuldades que iremos encontrar.

97. No sei se disse que isso se passava em casa de uma comadre de minha av. 98. "Maria viva quarenta e nove anos e Joo barbeiro de vinte e cinco eram amasiados h seis meses. (Daltom Trevisan)

99. Para pr fim s especulaes o candidato da Aliana deveria revelar de imediato suas intenes no campo da poltica econmica.

100. "No outro dia Sbado matei os carneiros para os eleitores. ". (Graciliano Ramos) 101. "A casa tinha trs quartos duas salas banheiro copa cozinha quarto de empregada poro varanda e a quintal." (Fernando Sabino) 102. "Debruado janelas ele olha a rua. (Fernando Sabino)

103. (CESGRANRIO) Das seguintes redaes abaixo, assinale a que no est pontuada corretamente. a) Os meninos, inquietos, esperavam o resultado do pedido. b) Inquietos, os meninos esperavam o resultado do pedido. c) Os meninos esperavam, inquietos, o resultado do pedido. d) Os meninos inquietos esperavam o resultado do pedido e) Os meninos, esperavam inquietos, o resultado do pedido

104. (U. F. PARAN) Na orao "Pssaro e lesma, o homem oscila entre o desejo de voar e o desejo de arrastar".

(Gustavo Coro) Empregou a vrgula: a) Por tratar-se de antteses b) Para indicar a elipse de um termo. c) Para separar vocativo. d) Para separar uma orao adjetiva de valor restritivo. e) Para separar aposto. 105. (CESCEM) Assinale a alternativa em que o texto est corretamente pontuado. a) Bem te dizia eu, que no iriam a bons resultados as tuas paixes... b) Bem te dizia eu que, no iriam a bons resultados as tuas paixes... c) Bem te dizia eu que no iriam a bons resultados, as tuas paixes... d) Bem te dizia eu que no iriam a bons

resultados as tuas paixes... e) Bem te dizia eu que no iriam, a bons resultados as tuas paixes... 106. CESCEM) Assinale a alternativa em que o texto est corretamente pontuado. a)Eram frustradas, insatisfeitas; alm disso, seus conhecimentos eram duvidosos. b) Eram frustradas, insatisfeitas; alm disso seus conhecimentos eram duvidosos. c) Eram frustradas, insatisfeitas: alm disso, seus conhecimentos eram duvidosos. d) Eram frustradas, insatisfeitas; alm disso seus conhecimentos eram duvidosos. e) Eram frustradas, insatisfeitas, alm

disso, seus conhecimentos eram duvidosos. Respostas Sobre Pontuao 01. "Toda lei do 51. B mercado , 52. C natureza, 53. D flutuante." 54. B 02. "...por 55. C conseguinte, 56. D 03. "Sofia era, 57. A em casa, ... 58. E 04. Na praia de 59. A Jacarape, ... 60. C 05. Em 61. D resumo, ... 62. A 06. O menino, ... 63. E 07. A roupa, ... 64. C 08. Vitria, ... 65. C

09. Naquela longnqua terra, ... 10. E 11. E 12. A 13. E 14. B 15. A 16. B 17. D 18. A 19. B 20. E 21. A 22. E 23. (Jos, ...) 24. Amely, a ...famlia, ...

66. E 67. a) todos os homens b) alguns homens 68. Quando eu pedi, trs meses depois, que casasse comigo, Iai Lindinha no... 69. C 70. D 71. (foram usados para isolar o vocativo) 72. A 73. B

25. Ao acabar as aulas, ... 26. Os professores, os alunos, o diretor. 27. Vitria, 22 de maio de 1999. 28. Estudemos muito, e... 29. Correta. 30. Correta 31. Que cada... seu dever, o.. 32. Logo que eles chegaram, ... 33. Se puder, ...

74. A 75. B 76. D 77. C 78. ..., sujeitos sua fora, ..., esclareo 79. B 80. C 81. D 82. meu querido, 83. depois do enterro de Lusa, 84. desde ... chuvas, 85. para o corao, 86. ...roupo,

34. ...500 kg, violentamente, ... ...faz, vero. o corpete, 35. Jos estuda ...inverno, fsica, e eu, despenteada, portugus. saiu, 36. Os dois 87. ...para outro, irmos, Cosme e mas Damio. 88....humanas, 37. Antonieta e ...artes, Antnia, as duas ...tradio, e... irms, ... 89. ...partidrio, 38. Pergunto portanto, que disse ele. partidrias, pois 39. Cristo disse: 90. ...horas, "amai-vos ..." 91. "Em 40. Aborrecimentos sertozinho, 92. Na rea , tristezas, econmica, nada...

41. J lhe disse tudo, querida. 42. Ela uma menina linda, mas... 43. Quanta saudade! meu amor. 44. Jos, Joo, Jair, ningum... 45. Na praia do morro, houve... 46. Maria, quando corre, sua; me, dizia ela: d-me qua gelada. 47. Os livros de histria, de

93. ...foi, como devia ser, 94. ...avenida, ... circulava, alegremente, ...burburinhos. 95. medida, porm, ...Armadas/ 96. ...Galvas, ...internacional, 97. no 98. Maria, viva, ...anos, e Joo, barbeiro, 99. ...especulaes, . ..revelar, de imediato,

100. No outro dia, Sbado, qumica, de... 101. 48. Todos ...quartos, foram praia, ...salas, cozinha, exceto, Pedro copa, 49. O homem, ...empregada, que mortal, poro, ... tem... 102. ... janela, 50. Haveremos, 103. E um dia, trancos 104. E e apertos, de... 105. D 106. A ______________________________________ ________________

You might also like