You are on page 1of 9

EDMUR PERICLES CAMARGO

O adido do Exrcito brasileiro em Buenos Aires, aos 17 de junho de 1971, produziu a Informao n 17, secreta, posta nesses termos: 1. No dia 15 de junho, por volta das 16:00, esta Adido foi notificado que o terrorista EDMUR PRICLES CAMARGO, banido e asilado poltico no Chile, passaria por Buenos Aires, com destino a Montevidu, viajando em avio LAN/CHILE, sendolhe solicitado verificar da possibilidade de obter das autoridades argentinas sua priso e entrega s autoridades brasileiras. 2. Foi feito, de imediato, contacto com as autoridades da Coordenao da Polcia Federal e por volta das 23:00 horas foi recebida a comunicao de que a Brigada de Represso j tinha montado a operao, mas que a mesma s poderia ser realizada com ordem superior, ficando de ser confirmada a execuo at s 12:30 horas do dia seguinte, 16 de junho, dia de passagem do citado terrorista. 3. Como no tivesse sido recebida nenhuma comunicao at s 13:00 horas do dia 16, este Adido foi at o Aeroporto de Ezeiza, para constatar se o terrorista vinha realmente no vo previsto, tendo oportunidade de constatar que os elementos da Coordenao federal estavam no aeroporto e que detiveram o terrorista Edmur. Entrou-se em contato
1

com as autoridades argentinas, que j tinham o elemento preso, para detalhes de sua entrega s autoridades brasileiras. Por volta das 05:00 do dia 17, chegou na zona militar do Aeroparque um avio da FAB para o qual foi transferido o terrorista, tendo o avio decolado por volta das 06:45. 4. O Adido da Aeronutica e seu substituto, presentemente j em Buenos Aires, com grande eficincia e elevado esprito de colaborao solucionaram todos os problemas referentes autorizao para sobrevo, utilizao da rea militar da Brigada Area, etc. (consulte-se: ACE 41436-71, pg. 47 do arquivo digital Arquivo Nacional).

Com mais detalhes, a Informao n 68, igualmente secreta, datada de 23 de junho de 1971, apresenta-se assim redigida: 2. DADOS COMPLEMENTARES No dia 16 do corrente este Aditar recebeu comunicao, atravs do Posto CAN de Montevidu, que EDMUR estava viajando para o Uruguai, pela LAN-CHILE, com passaporte chileno para

estrangeiros, com o nome de EDMUR PERICLES CAMARGO VILLAA e com a chegada prevista para as 16.30 hs. Atravs contato com a companhia de aviao citada, verificamos que o avio faria escala na Argentina Aeroporto Ezeiza.
2

Feita ligao para a Embaixada do Brasil em Buenos Aires, soubemos que a mensagem tambm havia sido dirigida quele setor. O agente do Itamaraty, que trabalha em

Montevidu, em ligao com um Secretrio de Buenos Aires, deslocou-se para aquela cidade a fim de saber das providncias que ali seriam tomadas, alertando antes seu informante em Montevidu para que acompanhasse EDMUR caso ele

desembarcasse em Carrasco. A polcia argentina prendeu EDMUR no

Aeroporto de Ezeiza e entregou s autoridades brasileiras Foi providenciado de Buenos Aires um avio da FAB que chegou quela cidade s 3.00 hs do dia 17, decolando s 06:hs para o Galeo, levando EDMUR acompanhado do Cel. Lana, adido aeronutico e do Secretrio Nery que seguiu de Braslia no mesmo avio. O agente do Itamaraty conseguiu obter uma carta de apresentao do Gen Arago para um contato de EDMUR em Montevidu, que justamente o seu agente na organizao, para evitar que a Polcia Uruguaia o molestasse ou passa-se a vigi-lo.

Essa Informao n 429 encerra-se com avaliao: 3 COMENTRIO

O motivo da viagem do EDMUR, segundo os documentos que portava era para tratamento de sade (vista). O mdico, Dr. RODRIGUES BARRIOS, elemento conhecido dos asilados brasileiros e foi o mesmo que tratou do Gen Arago quando esteve em Montevidu. Apesar das grandes dificuldades que se tem para acompanhar esse pessoal no Uruguai, no caso presente, parece que a polcia Argentina se precipitou um pouco pois, no momento, em que o fato venha a pblico, ser difcil justificar a entrega e o recebimento de um banido. A relao de passageiros da LAN-CHILE veio com a observao de que EDMUR CAMARGO foi detido pela polcia de Ezeiza.

Com efeito, em poder de Edmur os agentes pblicos apreenderam carta do almirante Cndido Arago, endereada ao Presidente deposto Joo Goulart, por onde se l: Santiago, 16 de junho de 1971 Prezado amigo Presidente Goulart Meu cordial abrao Preliminarmente congratulo-me com o prezado amigo pelo feliz desfecho do lutuoso desastre que o atingiu e do qual felizmente o Sr. saiu ileso mas que, por desgraa vitimou um nosso compatriota.

Espero que o Sr. j se encontre em pleno gozo de sua melhor sade juntamente com Sra. e filhos para satisfao de todos seus amigos. Continuo com muito nimo resignao e esprito de luta resistindo o desgaste do exlio certo de que voltaremos muito em breve para a nossa querida Ptria. Tenho a satisfao de apresentar-lhe o nosso valoroso companheiro Edmur Perez de Camargo para quem peo sua valiosa ajuda para tratamento de vista a que o mesmo vai se submeter a, em Montevidu com o Dr. Rodrigues Barrios. Certo de que o nosso companheiro ter do Sr. O necessrio apoio para sua pretenso, subscreve-se o Amigo certo. Cndido Arago ( consulte-se ACE n 41436-71, aqui j referida ).

O Centro de Informaes do Ministrio das Relaes Exteriores CIEx -, a seu turno, em ndice dedicado s Atividades de asilados e foragidos brasileiros, no Documento pertinente a Edmur Camargo, faz distribuir aos demais rgos da comunidade de informaes CIE; SNI-AC; 2 seo/EME; 2 seo /EMAER; CENIMAR; etc. a Informao n 429, tambm timbrada como secreta, datada de 21 de outubro de 1971:

1. Sumamente preocupado com o desaparecimento do banido EDMUR PERICLES CANARGO

(Gacho), os exilados e refugiados brasileiros no Chile entregaram s autoridades chilenas do

Ministrio do Interior, em agosto/71, um documento cujos pontos principais seriam os seguintes: a) EDMUR PERICLES CAMARGO fez parte do contingente de 70 brasileiros trocados pelo

Embaixador suo e que receberam asilo poltico do Governo chileno; b) EDMUR CAMARGO contraiu grave enfermidade ocular nas prises brasileiras, no tendo obtido, em Santiago, tratamento satisfatrio; c) Por essa razo, solicitou, pelas vias legais, autorizao para viajar ao Uruguai, onde procuraria os servios mdicos do Dr. RODRIGUES BARRIOS com clnica em Montevidu; obteve o necessrio salvo-conduto chileno para efetuar a viagem; d) EDMUR CAMARGO viajou para Montevidu no dia 17/junho/71, em vo regular da empresa LANCHILE, de propriedade do governo chileno e deveria regressar ao Chile, pela mesma companhia, em 10/julho; e) At esta data (agosto/71) EDMUR CAMARGO no mais se comunicou com qualquer de seus companheiros, os quais tm recebido informes ( de companheiros em Montevidu e Buenos Aires ), de que EDMUR CANARGO teria sido preso pelas

autoridades argentinas e brasileiras e entregue ditadura brasileira; f) Manifestam sua estranheza pelo comportamento da empresa LAN-CHILE e do prprio Ministrio do Interior pela falta de explicaes sobre o que teria ocorrido com EDMUR CAMARGO, que se

encontrava sob a proteo oficial do Governo chileno aos demais asilados e ao Comit de Defesa dos mesmos; g) Face ao exposto solicitam providncias urgentes do Governo chileno para que seja posto em liberdade o companheiro EDMUR CAMARGO e possa

continuar, em Montevidu, seu tratamento mdico, para regressar a Santiago, posteriormente. ( consulte-se: ACE 40504 Arquivo Nacional ).

Fica inquestionvel, caracteriza-se pois, e amplamente, com a documentao ora apresentada, a ntima unio dos Estados Ditatoriais militares do chamado Cone Sul no caso, Brasil e Argentina estampando fatos concretos a evidenciarem a denominada Operao Condor, na prtica.

Edmur Pricles Camargo foi arbitrariamente preso pelos rgos da represso argentina, em escala de vo, em Buenos Aires, e na madrugada do dia seguinte imediatamente posto em avio da FAB Fora Area Brasileira -, que o trouxe ao Brasil, tendo desaparecido nas mos dos agentes pblicos do Estado Ditatorial militar brasileiro, desde ento.

Tambm a documentao apresentada demonstra que no mbito do Ministrio das Relaes Exteriores do Brasil, por seu Centro de Informaes CIEx -, operacionalizado foi Setor especfico, adotado o critrio de acompanhamento por identificao do Pas e nome do nacional brasileiro ali vivendo, cuidando exclusivamente de esquadrinhar as atividades de asilados e refugiados brasileiros.

Os diplomatas brasileiros, destacados para esse Setor, como igualmente fez-se cristalino, articulavam-se em atuao estreita e coordenada com os adidos militares brasileiros, sediados nessas unidades nacionais.

O Estado Ditatorial militar subverte, por completo, a razo de ser dos relevantes servios diplomticos, transformando-os na longa manus da espionagem sobre os seus prprios nacionais, para aprision-los e elimin-los.

You might also like