You are on page 1of 13

FACULDADE ASSIS GURGACZ COORDENAO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO DISCIPLINA DE INFORMTICA INDUSTRIAL

INFORMTICA INDUSTRIAL Computador Industrial e Sistemas SCADA

PROF.: JEYSON BERLANDA

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

1. Computadores para Controle de Processos

Os primeiros computadores foram desenvolvidos nos anos 50, os quais eram muito grandes e de custo elevado. Estes computadores foram utilizados principalmente em tarefas administrativas como folha salarial, contabilidade e operaes bancrias. As operaes desempenhadas eram normalmente processos por batelada. Os microprocessadores forma desenvolvidos nos anos 70, iniciando uma dramtica revoluo que resultou em computadores menores e mais baratos. Nos anos 70, muitos sistemas de controle foram desenvolvidos utilizando microprocessadores como controladores. A maior vantagem dos computadores em comparao com a lgica por interligao eltrica, que a funo de controle programada, podendo ser modificada facilmente. Computadores tambm podem facilmente manipular grandes volumes de dados e executar inmeros clculos. Um computador padro, no entanto, no preparado para comunicar com equipamentos industriais. Outra desvantagem o nvel de conhecimento necessrio para o desenvolvimento de programas. Os primeiros sistemas de controle baseados em computadores necessitam de interfaces especiais para manipular os sinais provenientes dos transdutores e atuadores. Estas interfaces normalmente tinham de ser desenvolvidas especialmente para cada planta industrial. Desde ento, diversos fabricantes desenvolvem mdulos de interfaces padres para sinais digitais e analgicos.

1.1 Histrico no Brasil A atividade de pesquisa em computao comeou a ser realizada institucionalmente a partir dos anos 70. Vocaes por especialidades na rea comearam a surgir. Os novos departamentos foram criados mais prximos da Engenharia Eltrica ou da Matemtica. Por exemplo, em 72 o Departamento de Engenharia Eltrica da USP projetou o minicomputador "Patinho Feio" e nos dois anos subsequentes a USP junto com a PUC-Rio desenvolveram, respectivamente, o hardware e o software bsico do G-10 (primeiro computador industrial produzido no Brasil).

1.2 Mtodos de programao Todo programa de computador consiste em um numero de instrues as quais dizem para o computador o que para ser feito quando o programa executado. Como os computadores entendem apenas informaes binrias, as instrues dos computadores so muito diferentes da linguagem verbal utilizada por nos para descrever as aes que queremos que sejam executadas. Em programao, entretanto, vrios artifcios so empregados para transformar nossa descrio verbal na linguagem prpria dos computadores. Estes artifcios so implementados em linguagens de programao, as quais podem ser adquiridas a um custo bem acessvel. 1.3 Cdigo de maquina e assembler Muitos computadores tm um limitado conjunto de instrues que desempenham operaes simples tais como coletar um dado, armazenar o dado, somar nmeros, etc.

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

Atravs da combinao de um grande numero destes cdigos de maquina em extensos programas, o programador pode fazer com que o computador desempenhe funes complexas. Contudo, para que o programa possa funcionar, muito importante que sejam seguidas as regras de como as instrues devem ser usadas e combinadas, normalmente chamado de sintaxe do programa. Como os cdigos de maquinas so binrios ou hexadecimais, a tarefa de programao simplificada atravs do uso de instrues assembler. Cada uma destas instrues tem um nome composto por trs letras (cdigo mnemnico), tal como LDA, para coleta de dados e ADD para soma de dois nmeros. Os programas assembler so escritos atravs de um editor e, antes que os mesmos sejam executados, os cdigos de maquina em hexadecimal. Esta traduo feita por um outro programa chamado de assemblador. Alm da traduo do programa, o assemblador tambm verifica a sintaxe dos programas e calcula os saltos lgicos dentro de um programa. A assemblagem, processo realizado pelo assemblador, de um programa feita para um determinado tipo de computador ou sistema operacional, sendo que existem programas capazes de fazer a assemblagem para outros sistemas operacionais. Algumas desvantagens da programao em assembler consistem basicamente em: Faz-se necessrio o conhecimento do funcionamento de computadores para facilitar a programao; O programa final destinado a um tipo de computador ou sistema operacional, no sendo facilmente portvel para os outros; O problema deve ser devidamente estruturado para facilitar a utilizao do conjunto de instrues de um determinado computador.

Apesar destes pontos contrrios, a linguagem assembler permite um timo desempenho e uma melhor utilizao da memria do computador. Estes fatores podem ser determinantes em determinados sistemas de controle. O assembler chamado de linguagem de baixo nvel, em funo do mesmo ser prximo forma como os computadores processam os dados. Existem programas chamados de depuradores (debuggers), os quais permitem executar o programa passo-a-passo, de forma que possam ser simulados os dados do sistema real sem a necessidade de conexo com a planta industrial, facilitando a depurao de erros.

1.4 Compilao e Interpretao A programao facilitada significativamente quando a mesma feita utilizando-se uma linguagem de alto nvel, a qual traduzida para o cdigo de maquina atravs de um programa chamado de interpretador ou compilador. A diferena entre compiladores e interpretadores que o compilador primeiramente traduz todo o programa para o cdigo de maquina antes do mesmo ser executado, enquanto o interpretador traduz o programa instruo por instruo durante a execuo do programa. Isto significa que os programas compiladores tm um processamento mais rpido. As linguagens de programao de alto nvel mais comuns atualmente so o Pascal e a Linguagem C. Ambas so linguagens compiladas. Um exemplo de linguagem interpretada era o Basic mais antigo. As instrues de uma linguagem de alto-nvel so semelhantes s funes matemticas, sendo, portanto mais intuitivas e fceis de usar. Todas as linguagens de alto-

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

nvel so altamente padronizadas, onde as partes principais de um programa podem ser escritas independentemente do tipo de computador onde ela ser executada. A compatibilizao com o tipo de computador feita pelo programa compilador ou interpretador durante a traduo para o cdigo de mquina. Programas escritos em linguagens de alto nvel so chamados de programas fonte, enquanto o resultado da compilao chamado de cdigo objeto. O programador no necessita conhecer detalhes do tipo de computador ou memria para a programao em uma linguagem de alto nvel. Outra vantagem que o programa gerado pode ser portado para outro tipo de computador, desde que exista o compilador adequado. As desvantagens dos programas escritos em linguagens de alto nvel so o maior consumo de memria e desempenho inferior em relao linguagem assembler.

1.5 Redes de Campo Os barramentos de campo ou Fieldbus, sistemas de troca de dados serial, constituem atualmente tecnologia de ponta para as mais diversas reas de automao. De maneira simples, essa tecnologia se baseia na conexo dos elementos que compe um sistema de automao atravs de um cabeamento comum, formando uma rede de dispositivos, que podem ser acessados individualmente, utilizando mensagens padronizadas por um protocolo. Com essa filosofia pode ser conseguida uma grande reduo no trabalho de projeto, versatilidade na especificao de topologias de ligao (possibilitando redundncia, por exemplo), facilidade de instalao fsica do sistema, entre outras. Isso gera, consequentemente, a diminuio dos custos e viabiliza mais facilmente as implantaes. Pode-se ento imaginar que as vantagens dos sistemas Fieldbus so ilimitadas mas atualmente um grande problema que se enfrenta a existncia de inmeros protocolos concorrentes. Fieldbus Foundation, CEBus, WorldFIP, BitBus, ProfiBUS, Lonworks, BACNet, X10, EIB, CAB, CAN, etc... o projetista ou usurio se encontra num momento onde, com razo, tem-se o receio de fazer investimentos mal sucedidos por conta da no existncia de um padro de fato para as diversas reas da automao. Por outro lado, no possvel esperar por essa padronizao global, as tecnologias existem e precisam ser usadas. Notase, inclusive, que nem mesmo as solues tradicionais, como as baseadas em PCL, atingiram tal grau de padronizao. Cabe ao interessado na automao, analisar as diversas opes e procurar encontrar aquela que atende o maior nmero de necessidades do seu sistema. Tambm no se espera que um nico protocolo seja to abrangente que supra todas as necessidades de todas as reas da automao e do controle, mas que existam formas de integrao entre uma e outra rede a fim de que dados sejam trocados entre elas. No entanto, alguns fabricantes consideram seus protocolos proprietrios de interesse para seus negcios e no produzem conversores de protocolos para outros padres e nem disponibilizam a documentao necessria para que terceiros o faam, mantendo os usurios de seus produtos isolados em suas plataformas.

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

1.6 Controle Distribudo Com o advento dos microprocessadores e microcontroladores, a eletrnica inteligente se tornou muito mais acessvel e barata. Atualmente os sistemas de controle tendem a se tornar complexos, com um grande nmero de variveis, aes e intertravamentos. Consequentemente, um controle centralizado se torna exageradamente complexo, caro e, possivelmente, lento. Dividir o problema em partes menores que podem ser resolvidas individualmente passa a ser ento uma soluo atrativa por muitos motivos: maior facilidade de desenvolvimento, operao e administrao, confiabilidade do sistema como um todo (o mal funcionamento de uma parte no implica, necessariamente, no mal funcionamento de todo o sistema), manuteno simplificada, entre outros. A filosofia SDCD (Sistemas Digitais de Controle Distribudo), j utilizada desde a dcada de 70 com bastante sucesso, tendo como base a utilizao de terminais remotas conectadas aos dispositivos no campo e conectadas entre si a uma via de dados que por sua vez contm um elemento centralizador, que pode ser um CLP, um PC ou outro equipamento dedicado. Com a entrada do conceito de Fieldbus no mercado, o controle distribudo ganha uma nova alternativa : a utilizao de dispositivos inteligentes. Esses dispositivos so dotados de alguma capacidade de processamento, o que, aliado conexo dos dispositivos em rede (Fieldbus), pode levar a uma soluo onde os prprios dispositivos troquem mensagens entre si e o controle do sistema de automao seja de responsabilidade da rede de dispositivos e no mais de um elemento centralizador (CLP, PC, etc...). Saem de cena os sinais de 4-20 mA e outras medidas analgicas : pela rede de dispositivos de campo trafegam dados no formato digital apenas, submetidos ao protocolo que est sendo utilizado. A necessidade de existncia do elemento centralizador fica por conta da superviso e sintonia do sistema, e como j dito, no mais com a finalidade de controle. Os ns do sistema (dispositivos inteligentes conectados ao Fieldbus), tipicamente executam tarefas simples de sensoreamento, monitorao e atuao, mas quando trabalhando juntos podem perfazer tarefas bastante complexas. Essa evoluo nos sistemas de automao similar evoluo da indstria de informtica: a 15 anos tinha-se terminais "burros" conectados a um computador central, hoje o processamento distribudo entre diversos computadores pessoais e os dados so trocados atravs de uma rede.

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

1.7 Sistemas Abertos Com todas as facilidades da comunicao em rede, protocolos padronizados e dispositivos inteligentes, um outro objetivo parece ser atingvel: Sistemas Abertos . Interopervel e intercambivel, um sistema aberto aquele em que seus componentes podem ser adquiridos de um ou outro fornecedor de acordo com um critrio definido, seja preo, qualidade ou qualquer outro e num dado momento, por manuteno, upgrade ou outro motivo, esse componente pode ser trocado por aquele fabricado pelo concorrente sem que quaisquer outras alteraes sejam feitas no sistema, ou seja, partes que exercem funcionalidades especficas so compatveis no que se diz respeito forma como enviam e recebem informaes da rede. Para que isso acontea, o protocolo precisa ser devidamente documentado e aberto, assim como devem existir mecanismos para garantir a compatibilidade de um determinado dispositivo antes que este seja disponibilizado no mercado.

1.8 PC Control Paralelo discusso sobre o uso dos Fieldbus com PLC, caminha a da utilizao de PC's em sistemas de automao. fato que os PLC's tm confiabilidade comprovada, alto MTBF, se adaptam muito bem a ambientes e situaes crticas, possuem grande parque de instalaes de sucesso, etc... So, por outro lado, sistemas fechados, onde peas de expanso ou reposio precisam ser adquiridos sempre do mesmo fabricante e a integrao com outros equipamentos, barramentos de campo ou PLC's, quando no difcil impossvel. fato tambm que os PC's, os sistemas operacionais e softwares desenvolvidos para esses equipamentos tm crescido constantemente em qualidade e melhorado em custos, o hardware padronizado e consequentemente, o problema de manuteno j resolvido, alm de ter melhorias constantes com a manuteno da compatibilidade, o que facilita as

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

atualizaes (upgrades). Talvez, para se atingir parte da robustez de um PLC, se faa necessrio um PC com caractersticas industriais como placas com maiores camadas de ouro nos contatos, gabinetes reforados e com sistema para anular as vibraes, entre outras; o sistema operacional utilizado pode precisar de caractersticas de tempo real ou o controle pode precisar ser feito sob um software do tipo SoftPLC. Fatores como esses podem elevar os custos dos PC's a patamares prximos aos dos PLC's. O que se v no mercado que, na mdia as opinies convergem para o chavo de que "Tudo depende da aplicao" mas possvel verificar tendncias para uma e para outra soluo. Aqueles que defendem os PLC's dizem que em solues onde se precisa de segurana, continuidade no controle e respostas em tempo real no possvel aplicar a soluo do tipo PC Control, enquanto que os que defendem a bandeira dos PC's no controle de sistemas de automao so capazes de afirmar que em qualquer aplicao o PC substitui o PLC. Ponderando sobre as opinies e observando o que de fato existe nos sistemas implantados, percebe-se que cada soluo tem seu lugar, mas naquelas que utilizam barramentos de campo e dispositivos inteligentes, os PC's tornam-se opes muito interessantes, pois, todos os aspectos de confiabilidade e robustez so passados para a esfera do instrumento e da rede e o PC passa a ser mais um elemento de superviso do que de controle (tarefa que os PC's j fazem confiavelmente em sistemas de automao de todos os tipos), podendo at, em alguns casos, ser desligado sem comprometer o funcionamento do sistema.

1.9 O PC nas reas de automao Talvez pela real base instalada, talvez por interesse comercial dos fabricantes ou talvez pela simples dificuldade de mudana de paradigma, algumas reas da automao se comportam de maneira diferente quanto aceitao de sistemas com uma ou outra tecnologia. De maneira geral, na automao industrial e de processos existe grande demanda pela tradicional soluo com PLC's, a utilizao de dispositivos inteligentes discreta e a de PC's de alguma forma vista com algum preconceito enquanto que na automao predial e residencial os fieldbus so usados em larga escala e, consequentemente, os PC's tambm se aplicam com sucesso. Sistemas de automao baseados em PC esto atualmente sendo implementados como: PC industrial com placa co-processadora para as tarefas de PLC / CNC, computador para controle de processo ou sistema de controle combinado com PC. Os PC's no esto executando tarefas de controle diretamente. Estas, so, normalmente realizadas por cartes co-processadores. A soluo puramente baseada em software uma nova proposta na qual o processador realiza toda a tarefa de automao dentro de um sistema com um nico processador. A Proposta desta soluo a seguinte: menos componentes significa menos problemas. No desenvolvimento de placas de PC's industriais (IPC), placas de interface, fontes de alimentao de baixa tenso, controladores de teclado, controladores de UPS e outros mdulos eletrnicos necessrio uma extrema confiabilidade para trabalhar em ambiente industrial agressivo. Tem havido uma reorientao no que diz respeito ao conceito de PC industrial. O painel de operao est sendo separado do computador. O computador est sendo montado

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

dentro do painel eltrico. Esta uma nova proposta que permite muita liberdade de movimento e que tem sido implementada consistentemente com os painis de controle. O painel de operao (controle e display), constituem uma entidade independente que mantida separada do controlador. O PC est protegido dentro do painel eltrico e facilmente acessado. Um encapsulamento para o PC pode ser confeccionado para instalao de seus componentes. O painel de controle tem um perfil elegante com uma grande rea para a interface com o usurio, porm com uma profundidade mnima.

1.10 COMPUTADOR INDUSTRIAL VERSUS CONTROLADOR PROGRAMVEL

A arquitetura de um controlador programvel basicamente a mesma que um computador de propsito geral. Entretanto existem algumas caractersticas importantes que diferem o CP dos computadores. Podemos dizer que todos os CPs so computadores por definio, mas nem todos os computadores so CPs. A diferena est nos mtodos de programao, operao, consideraes ambientais e manuteno. A figura abaixo ilustra uma comparao entre computadores industriais e CP onde podem ser vistos os pontos fortes e os pontos fracos dos computadores industriais.

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

2. SISTEMAS DE SUPERVISO E CONTROLE 2.1 Interface Homem-Mquina Embora existam diversas tecnologias de controle, deve existir o interfaceamento entre o controle com o comando, proporcionando uma melhor integrao do homem com a maquina. Para esta finalidade, utilizou-se com freqncia anunciadores de alarmes, sinaleiros chaves seletoras botoeiras, etc..., que nos permitiam comandar ou visualizar estados definidos com ligado e desligado, alto ou baixo, temperatura elevada ou normal, mas no nos permitia visualizar os valores de alto, quando alto, ou normal quando normal. Surgiram ento os displays e chaves digitais ("thumbweel switchs"). Os displays nos permitiam visualizar os valores das variveis do processo, bem como mudar parmetros pr definidos, como por exemplo, temporizaes atravs das chaves digitais. No entanto, este tipo de interface trazia dois problemas claros, o primeiro a dimenso da superfcie do painel, que por muitas vezes necessitava de ser ampliada, somente para alojar tantos botes, ou informaes que eram necessrias. Com o desenvolvimento das interfaces homem-mquina IHM - com visores alfanumricos, teclados de funes e comunicao via serial com o dispositivo de controle, o qual muitas vezes era um computador pessoal PC estas traziam consigo os seguintes benefcios: - Economia de fiao e acessrios, pois a comunicao com o CP seria serial com um ou dois pares de fio tranados, economizando vrios pontos de entrada ou sada do CP, e a fiao deste com os sinaleiros e botes. - Reduo da mo-de-obra para montagem, pois ao invs de vrios dispositivos, agora seria montado apenas a IHM. - Diminuio das dimenses fsicas do painel - Aumento da capacidade de comando e controle, pois a IHM pode ajudar em algumas funes o CP, com por exemplo massa de memria para armazenar dados, etc. - Maior flexibilidade frente a alteraes no campo. - Operao amigvel - Fcil programao e manuteno. A evoluo seguinte foi a utilizao de interfaces grficas ao invs de alfanumricas. Quando utilizadas, as interfaces grficas, em alguns casos mais simples substituem os sistemas supervisrios, ou quando usadas em sistemas de controle, integradas a sistemas supervisrios, estas alm das funes das IHMs alfanumricas j citadas, executam tambm funes de visualizao que aliviam o sistema supervisrio para que a performance das funes de superviso, alarme, tendncias, controle estatstico de processo entre outras. Logo, os softwares que tem a finalidade de servir como uma Interface Homem Maquina, no tem a finalidade de controlar nenhuma parte da maquina ou processo, ou seja, se ocorrer qualquer problema durante a sua execuo, no prejudicar a automao da mquina ou processo. Normalmente estes softwares apresentam facilidades de configurao, mas esto limitados em segurana de dados, comunicao em rede, comunicao remota, controles de processo, etc. Os softwares que possuem as mesmas funes dos softwares IHM, alm de poderem efetuar controle, distribuir informaes entres estaes via rede com performance e segurana, etc., so os softwares do tipo sistema de superviso, controle e aquisio de dados- SCADA. Estes softwares normalmente so mais robustos e confiveis para aplicaes de grande porte e para aplicaes distribudas em varias estaes.

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

Um exemplo de um IHM bsico esta mostrado abaixo:

Interface Homem-mquina (IHM)

2.2 Software de Superviso e Controle O software de superviso, localizado no nvel de controle do processo das redes de comunicao, o responsvel pela aquisio de dados diretamente dos controladores lgico programveis - CLP para o computador, pela sua organizao, utilizao e gerenciamento dos dados. Poder ser configurado para taxas de varredura diferentes entre CLP's e inclusive, entre pontos de um mesmo CLP. Os dados adquiridos devem ser condicionados e convertidos em unidades de engenharia adequadas, em formato simples ou de ponto flutuante, armazenando-os em um banco de dados operacional. A configurao individual de cada ponto supervisionado ou controlado, permite ao usurio definir limites para alarmes, condies e textos para cada estado diferente de um ponto, valores para converso em unidade de engenharia, etc.. O software deve permitir que estratgias de controle possam ser desenvolvidas utilizando-se de funes avanadas, atravs de mdulos dedicados para implementao de funes matemticas e booleanas, por exemplo. Atravs destes mdulos, poder ser feito no software aplicativo de superviso, o controle das funes do processo. Os dados adquiridos podem ser manipulados de modo a gerar valores para parmetros de controle como "set-point's". Os dados so armazenados em arquivos de dados padronizados. Estes arquivos podero ser acessados por programas de usurios para realizao de clculos, alterao de parmetros e dos seus prprios valores. O software supervisrio visto como o conjunto de programas gerado e configurado no software bsico de superviso, implementando as estratgias de controle e superviso, as telas grficas de interfaceamento homem-mquina, a aquisio e tratamento de dados do processo, a gerncia de relatrios e alarmes. Este software deve ter entrada de dados manual, atravs de teclado. Os dados sero requisitados atravs de telas com campos prformatados que o operador dever preencher. Estes dados devero ser auto-explicativos e possurem limites para as faixas vlidas. A entrada dos dados deve ser realizada por telas individuais, seqencialmente, com seleo automtica da prxima entrada. Aps todos os dados de um grupo ser inserido, esses podero ser alterados ou adicionados pelo operador, que ser o responsvel pela validao das alteraes. A estratgia de superviso e controle desenvolvida com o software bsico de superviso que cria um banco de dados operacional com todos os dados de configurao do sistema. Os dados podem ser referentes a configurao da prpria estratgia ou referentes aos pontos supervisionados (ou controlados). Em ambos os casos, o mtodo e recursos utilizados para entrada de dados deve ser composta por ferramentas do tipo "Windows", com menus dirigidos, preenchimento de campos pr-formatados e mltiplas janelas.

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

10

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

Os dados da estratgia so gerais, afetando todo o banco, como por exemplo, a configurao de impressoras, os tipos de equipamentos conectados, as senhas, etc.. Os dados referentes aos pontos so individuais e abrangem os "TAG" (variveis de entrada/sada - I/O - ou internas), as descries, os limites de alarme, a taxa de varredura, etc.. Alteraes podem ser realizadas com o sistema "on-line" (ligado ou quente). Aps a estratgia configurada, o software bsico deve executar, gerenciar e armazenar o resultado de clculos e operaes realizadas, o estado dos pontos e todas as informaes necessrias neste banco de dados. O conjunto de telas do software de superviso deve permitir os operadores, controlar e supervisionar completamente toda a planta. As telas devero ser organizadas em estrutura hierrquica do tipo rvore, permitindo um acesso seqencial e rpido. A seguir, descrito as principais telas que o aplicativo deve conter: - Telas de viso geral: so telas que apresentaro ao operador uma viso global de um processo, sob visualizao imediata na operao da planta. Nestas telas so apresentados os dados mais significantes operao e objetos que representam o processo. Os objetivos devem ser dotados de caractersticas dinmicas, representando o estado de grupos de equipamentos e reas do processos apresentado. Os dados devem procurar resumir de forma significativa os principais parmetros a serem controlados (ou monitorados) do processo especfico; - Telas de grupo: so telas representativas de cada processo ou unidade, apresentando objetos e dados de uma determinada rea de modo a relacionar funes estanques dos processos. Os objetos devem ser dotados de caractersticas dinmicas representado o estado e/ou condio dos equipamentos da rea apresentada. Os dados apresentados devem representar valores quantitativos dos parmetros supervisionados (ou controlados). As telas de grupo tambm possibilita ao operador, acionar os equipamentos da rea atravs de comandos do tipo abrir/fechar ou ligar/desligar. Alm disso, o operador poder alterar os parmetros de controle ou superviso, tais como "setpoint's", limites de alarme, modos de controle, etc.; - Telas de detalhe: so telas que atendem a pontos e equipamentos controlados (ou monitorados) individualmente. Sero compostas, quando possvel, por objetos com caractersticas dinmicas, representando o estado do equipamento. Os dados apresentam todos os parmetros do ponto supervisionado (ou monitorado). As telas devem possibilitar ao operador alterar os parmetros do equipamento, seus limites, os seus dados de configurao, etc.; - Telas de malhas: so telas que apresentam o estado das malhas de controle. Todas as telas devem apresentar os dados das variveis controladas exibidas, como "setpoint's", limites e condio dos alarmes, valor atual e valor calculado, etc., em forma de grfico de barras e em valores numricos; - Telas de tendncia - histrica e real: so telas normalmente padro do software bsico de superviso. Estas telas apresentam vrias ( em mdia seis) variveis simultaneamente, na forma grfica, com valores coletados em tempo real ("on-line"), na forma de tendncia real e na forma histrica "off-line" - valores de arquivos prarmazenados em disco. Estas tendncias podem ser apresentadas em forma de grficos ou em forma tabular, com os ltimos valores coletados para cada varivel; - Telas de manuteno: so compostas por informaes de problemas, alarmes, defeitos e dados de manuteno das diversas reas referentes ao processo e equipamentos destes, incluindo o prprio sistema de controle. As informaes so do tipo

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

11

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

histrico de falhas, programa de manuteno dos equipamentos (corretiva e preventiva), e informaes gerais dos equipamentos (comerciais, assistncias tcnica, etc.). O histrico de falhas por equipamento ou rea fica armazenado em arquivos no banco de dados do software de superviso, possibilitando o tratamento destas informaes atravs de telas orientativas manuteno, ou atravs de programas de usurio para estatsticas de utilizao e defeitos. O software bsico de superviso possui um mdulo para desenvolvimento de relatrios. Criados em formatos padro, para os relatrios do tipo histricos, permitem ao operador a escolha de quais variveis deseja visualizar. Os dados podem ser apresentados nas telas das estaes com campos de identificao para "TAG", data, hora e descrio do ponto. Os relatrios podero ser solicitados manualmente pelo operador e destinados para impressoras ou terminais de vdeo. Os dados histricos so armazenados em arquivos de modo que podem ser acessados pelos programas de relatrios, para serem trabalhados e apresentados operao. Deste modo, os arquivos podem ser armazenados em meios magnticos para utilizao futura. Dentro deste perfil de aplicativos de superviso, encontram-se vrios fabricantes como: WIZCON e WIZFACTORY- PC Soft International, Inc., RSI - Rockwell Automation, LabVIEW - National Instruments e ELIPSE SCADA - Elipse Software Ltda. O Elipse SCADA um software para criao de aplicativos de superviso e controle de processos nas mais diversas reas, tais como: qumica, automao predial, manufatura, eltrica, segurana, laboratrios de testes, saneamento e mquinas. Desenvolvido em um ambiente avanado, orientado a objetos e de fcil configurao, permite a visualizao e acionamento de variveis, bancos de dados, relatrios, receitas e conectividade com todo tipo de sistemas, inclusive via Internet. Este aplicativo oferece sofisticados recursos que otimizam o tempo de desenvolvimento e a manuteno dos sistemas: - Interface clara, lgica e intuitiva; - Conectividade com a maioria dos equipamentos disponveis no mercado ou mesmo com outros aplicativos Windows; - Biblioteca grfica para criao de telas; Suporte rede e arquitetura cliente/servidor; - Configurao e reconhecimento de alarmes; - Relatrios formatados, graficamente customizados pelo usurio; - Registro de dados em disco e anlise histrica; - Receitas que permitem a programao de valores para o envio ao processo; - Scripts que permitem a criao de rotinas exclusivas, definindo lgicas e criando seqncias de atitudes atravs de uma linguagem de programao interativa, personalizando ao mximo o aplicativo; - Suporte a banco de dados via ODBC (Open Data Base Connectivity) - Access, SQL Server, Oracle, dBase, etc.; - CEP (Controle Estatstico de Processos); - Mdulo matemtico para a formulao de equaes; - Controle de acesso por nvel de usurio; - Acesso remoto via Internet; - Captura, registro e transmisso digital de imagens; - Aquisio de eventos com preciso de 1ms; - Criao de instrumentos virtuais.

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

12

FACULDADE ASSIS GURGACZ Coordenao de Engenharia de Controle e Automao

O aplicativo Elipse SCADA contm vrios aplicativos que possibilitam a adequao do software, ao tamanho e complexibilidade do processo. A verso recomendada para o caso especfico desse projeto o Elipse MMI (MAN MACHINE INTERFACE). Esta verso indicada para aplicaes de mdio porte, onde necessria a coleta de dados e o tratamento de informaes. Este um software de superviso completo com banco de dados proprietrio, relatrios formatados, histricos, receitas, alarmes e controle estatstico de processos. Este aplicativo no possui ODBC, no permite Cliente NetDDE e no Cliente de Rede, isto , no possui aplicaes remotas.

Informtica Industrial - Prof.: Jeyson Berlanda

13

You might also like