You are on page 1of 14

A CLULA E A ENERGIA

Atividades celulares
As clulas so a unidade fundamental do nosso organismo e em conjunto permitem as seguintes atividades: fabrico de materiais de construo, necessrios para o crescimento e regenerao da matria do nosso corpo; trabalho mecnico, que permite movimentarmo-nos; produo de calor, mantm a temperatura do nosso corpo constante. Para estas atividades as clulas precisam de energia.

Respirao celular
As clulas extraem a energia dos nutrientes energticos, como os glcidos e lpidos, atravs de um processo chamado respirao celular. Neste processo, o sangue fornece os nutrientes e oxignio clula e esta produz energia e liberta dixido de carbono, vapor de gua e outros resduos.

Relao entre a atividade diria e o gasto energtico


Quanto maior for a atividade fsica maior o consumo de energia, por isso maior deve ser o consumo de nutrientes energticos. Alm da atividade fsica, as necessidades energticas dirias de cada pessoa dependem tambm: da idade; do sexo; do estado de sade.

SISTEMA EXCRETOR
Excreo
As clulas produzem substncias que podem ser prejudiciais ao organismo, por isso tm que ser eliminadas. O sistema excretor tem essa funo.

rgos excretores:
Pulmes e vias respiratrias: expulsam dixido de carbono e vapor de gua; Sistema urinrio: produz e expulsa a urina que contm substncias como ureia e cido rico; Pele: produz e expulsa o suor, que tem uma composio semelhante urina.

Sistema urinrio
O sistema urinrio constitudo pelos rins, pelos ureteres, pela bexiga e pela uretra.

Formao da urina
1. O sangue entra nos rins atravs das artrias renais. 2. Os rins filtram o sangue retirando dele substncias nocivas ao organismo e alguma gua, formando assim a urina.

Expulso da urina
1. O sangue, j sem as substncias txicas, sai pelas veias renais. Por sua vez a urina desce pelos ureteres at bexiga. 2. A urina fica armazenada na bexiga at ser expulsa pela uretra.

A pele
A pele formada por duas camadas: epiderme: camada fina e superficial; derme: camada espessa e profunda da pele, rica em vasos sanguneos e glndulas sudorparas.

Formao e expulso do suor


As glndulas sudorparas, na derme, retiram do sangue substncias txicas e gua formando assim o suor. O suor depois expulso pelos poros. A pele, alm da funo excretora, serve para regular a temperatura do corpo.

MPORTNCIA DAS PLANTAS PARA O MUNDO VIVO


Porque so importantes as plantas para o ser humano?
Renovao do ar:
atravs do consumo de dixido de carbono e da produo de oxignio;

Alimentao:
legumes, frutos, sementes, etc

Matria-prima para a indstria:


madeira, cortia do sobreiro, resina do pinheiro-bravo, etc

ALIMENTAO DAS PLANTAS


Como se alimentam as plantas?
As plantas produzem os seus prprios nutrientes que necessitam para as suas funes vitais:

Absoro
Na raz, os pelos absorventes retiram gua com sais minerais dissolvidos, formando a seiva bruta.

Transporte
A seiva bruta sobe pelo caule da planta at s folhas.

Transformao
A clorofila capta a energia do sol que permite a transformao da seiva bruta em seiva elaborada Fotossntese.

Distribuio
A seiva elaborada distribuda por toda a planta.

Como que as plantas produzem matria orgnica?


Fotossntese
Transformao de matria mineral (seiva bruta) em matria elaborada (seiva elaborada), com a ajuda da energia solar.

Dixido de Carbono + gua Glcidos + Oxignio

Clorofila
A clorofila um pigmento que d a cor verde planta e tem como funo captar a energia solar para a realizao do processo de fotossntese.

Onde que as plantas armazenam substncias de reserva?


Quando a matria orgnica produzida em quantidades superiores s necessidades da planta, parte armazenada em diversos rgos: razes, caules, folhas, frutos e sementes. As substncias de reserva so utilizadas em caso de necessidade, por exemplo: Quando as condies do meio so desfavorveis, as plantas podem no conseguir realizar o processo de fotossntese e recorrem s substncias de reserva para sobreviver; Para a reproduo, pois as sementes permitem o desenvolvimento das plantas at serem capazes de produzir os seus prprios nutrientes.

Trocas gasosas
Alm das trocas gasosas que acontecem durante a fotossntese, a planta realiza outras trocas gasosas com o meio: respirao e transpirao. Enquanto a fotossntese ocorre apenas durante a exposio solar, a respirao e a transpirao ocorre durante todo o dia.

Na Fotossntese (durante a exposio solar):


A planta recebe: dixido de carbono A planta liberta: oxignio

Na respirao (ao longo de todo o dia):


A planta recebe: oxignio A planta liberta: dixido de carbono

Na transpirao (ao longo de todo o dia):


A planta liberta: vapor de gua

So os estomas que permitem as trocas gasosas. Os estomas formam um orifcio que abre e fecha o ostolo controlando assim as trocas realizadas entre a planta e o meio.

REPRODUO NAS PLANTAS


Como se reproduzem as plantas com flor?
As plantas com flor reproduzem-se por sementes, que resultam da reproduo sexuada que ocorre quando as clulas sexuais masculinas e femininas se encontram, ou seja, quando o gro de poln, que contm a clula sexual masculina, entra em contacto com o vulo, que contm a clula sexual feminina, dando-se assim a fecundao.

rgos reprodutores das plantas com flores


Os rgos reprodutores masculinos das plantas com flores so os estames, compostos pela anterae pelo filete. na antera que os gros de poln so formados. Ao conjunto de estames de uma flor chama-se androceu. Os rgos reprodutores femininos das plantas com flores so os carpelos, formados pelo estigma, pelo estilete e pelo ovrio. no ovrio que os vulos so formados. Ao conjunto de carpelos de uma flor chama-se gineceu.

Classificao das flores consoante os rgos reprodutores


flor masculina se possui apenas rgos reprodutores masculinos flor feminina se possui apenas rgos reprodutores femininos flor hermafrodita se possui rgos reprodutores masculinos e femininos

Como se formam as sementes?


Para as sementes se formarem existe uma srie de processos que tm de ocorrer: 1. Polinizao 2. Germinao do gro de poln 3. Fecundao 4. Frutificao

Polinizao
Chama-se polinizao ao transporte do gro de poln desde a antera at ao estigma de uma flor. Pode ser: direta se os gros de poln de uma flor caem sobre o estigma da mesma flor ou da mesma planta; cruzada se os gros de poln de uma flor caem sobre o estigma de uma flor de outra planta. Na polinizao cruzada existe um agente de polinizao que o responsvel pelo transporte do gro de poln, tal como o vento, a gua, os insetos, as aves ou o prprio ser humano (polinizao artificial).

Germinao do gro de poln


O estigma possui uma substncia pegajosa que aprisiona o gro de poln que a germina formando um tubo polnico que se desenvolve e desce at ao ovrio, fazendo assim chegar a clula sexual masculina at clula sexual feminina.

Fecundao
unio das clulas sexuais masculina e feminina d-se o nome de fecundao, que ocorre no ovrio.

Frutificao
Aps a fecundao a flor sofre vrias transformaes e d origem ao fruto. O fruto constitudo pelo pericarpo e por uma ou vrias sementes. O pericarpo protege as sementes e geralmente constitudo pelo epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Os frutos podem ser carnudos ou secos, conforme se o pericarpo tem ou no substncias de reserva e gua.

Disseminao
As plantas precisam de espao para se desenvolverem, por isso, as sementes no podem ser depositadas no mesmo local. As diferentes espcies recorrem a diferentes estratgias para espalhar as sementes, com a ajuda do vento, da gua ou dos animais. Ao transporte das sementes at ao local onde vo germinar chama-se disseminao.

Como que uma semente origina uma nova planta? Constituio das sementes
tegumento pelcula exterior amndoa parte interna o cotildones contm substncias nutritivas que permitiro nova planta se desenvolver at comear a fazer o processo de fotossntese o embrio ao germinar dar origem nova planta radcula dar origem raz da nova planta caulculo dar origem ao caule da nova planta gmulas daro origem s folhas da nova planta

Condies necessrias germinao da planta


A germinao o processo pelo qual se forma uma nova planta a partir de uma semente. No entanto, para que a semente germine, so necessrias as seguintes condies: o embrio tem que estar completo os cotildones tm que estar em bom estado as condies do meio (ar, humidade e temperatura) tm de ser adequadas

Como se reproduzem as plantas sem flor?


As plantas sem flor, como os musgos e os fetos, reproduzem-se por esporos. Os esporos formam-se nos esporngios e ao germinarem d origem a uma nova planta. Ao conjunto de esporngios d-se o nome de soro.

A REPRODUO HUMANA
Reproduo sexuada e dimorfismo sexual
A reproduo uma funo dos seres vivos que permite dar origem a outros seres da mesma espcie.

Reproduo sexuada
Na espcie humana a reproduo sexuada, ou seja, nela intervm indivduos de sexo diferente.

Dimorfismo sexual
A espcie humana apresenta dimorfismo sexual, ou seja, possvel distinguir indivduos de sexo diferente pelo seu aspeto exterior.

Caracteres sexuais
Os caracteres sexuais so as caractersticas fsicas que permitem distinguirem indivduos de sexo diferente. Existem dois tipos de caracteres sexuais: primrios: nascena; secundrios: a partir da puberdade (quando o sistema reprodutor comea a funcionar).

Carateres primrios masculinos e femininos:


rgos sexuais

Caracteres sexuais secundrios masculinos:


aparecimento de pelos, sobretudo nas axilas, regio pbica e rosto (barba); alargamento dos ombros; aumento da musculatura; voz mais grave; crescimento do pnis e dos testculos; aparecimento da ejaculao.

Caracteres sexuais secundrios femininos:


aparecimento de pelos nas axilas e na regio pbica; alargamento das ancas aumento da gordura corporal; desenvolvimento dos seios; aparecimento da menstruao.

Sistema Reprodutor
Sistema reprodutor masculino
Constituio do sistema reprodutor masculino: testculos: produzem a clula sexual masculina o espermatozide; canais deferentes: fazem a ligao dos testculos uretra; uretra: canal comum aos sistemas urinrio e reprodutor que expulsa o esperma para o exterior; prstata: produz um liquido pertencente ao esperma; vesculas seminais: produzem um lquido viscoso indispensvel vida dos espermatozides; pnis: rgo externo.

Clula sexual masculina: espermatozide

Sistema reprodutor feminino


Constituio do sistema reprodutor feminino: ovrios: produzem a clula sexual feminina o vulo; trompas de Falpio: fazem a ligao dos ovrios ao tero; tero: onde se desenvolve o novo ser; vagina: onde so depositados os espermatozides.

Clula sexual feminina: vulo

Primeira clula da vida


A primeira clula da vida formada pela unio das clulas sexuais masculina e feminina. Para a sua formao decorrem as seguintes etapas: Ovulao: Um vulo libertado por um dos ovrios para as trompas de Falpio de 28 em 28 dias. Fecundao: Quando o espermatozide se une ao vulo d origem ao ovo ou zigoto. Este processo ocorre nas trompas de Falpio.

Desenvolvimento do novo ser


Perodo embrionrio- primeiras 8 semanas de gravidez
O ovo vai se dividindo em vrias clulas at se fixar na parede do tero, onde o novo ser se vai desenvolver. A este acontecimento d-se o nome de nidao.

Aps a nidao forma-se o embrio e com ele o saco amnitico, a placenta e o cordo umbilical. A placenta funciona como um filtro: permite a passagem dos nutrientes e do oxignio para o embrio e impede a passagem de algumas substncias nocivas. O cordo umbilical faz a ligao entre o novo ser e a placenta. O saco amnitico est cheio de um liqudo -o liqudo amnitico que serve para proteger o novo ser de choques, da desidratao e de mudanas de temperatura.

Perodo fetal- a partir do final das oito semanas


A partir do incio do 3 ms o embrio comea a apresentar forma humana e passa a chamar-se feto. Aps nove meses de gravidez o novo ser est pronto para nascer. Cuidados a ter durante a gravidez Ir a consultas mdicas e realizar ecografias Fazer uma alimentao equilibrada Evitar o tabaco e bebidas alcolicas Praticar exerccio fsico moderado

Parto
O parto o conjunto de fenmenos que tm como finalidade expulsar o feto para o exterior e decorre em trs fases: Dilatao: o tero comea a contrair regularmente, ocorre a dilatao do colo do tero e a rutura do saco amnitico; Nascimento do beb: as contraes tornam-se mais fortes e mais frequentes e empurram o beb para o exterior; Expulso da placenta: aps quinze minutos do nascimento o tero volta a contrair para expulsar a placenta, finalizando assim o parto.

Primeiros anos de vida


Cuidados a ter durante os primeiros anos de vida
A higiene do beb indispensvel para o seu bem-estar e sade; Brincar com o beb ajuda-o a descobrir o que o rodeia; As horas de repouso tambm so indispensveis para o desenvolvimento saudvel do beb; O carinho e amor dados aos bebs so importantes para um desenvolvimento harmonioso. A alimentao nos primeiros meses de vida deve ser feita atravs do leite materno pois possuem anticorpos que protegem os bebs de doenas e bastante nutritivo; A alimentao a partir do quinto ou sexto ms passa a ganhar novos hbitos, sendo que o leite vai sendo substitudo progressivamente por sopas de legumes, cereais e sumos de fruta.

Contracepo
Mtodos contraceptivos
possvel evitar a gravidez com o uso de mtodos contraceptivos tais como: preservativo masculino; preservativo feminino; plula; dispositivo intrauterino.

Menstruao
Uma vez por ms um vulo libertado por um dos ovrios. Nesse perodo o tero vai-se preparando para a gravidez e fica revestido por uma mucosa fofa. No entanto, se no houver fecundao o vulo acaba por morrer e a mucosa fofa vai-se desprendendo do tero o que provoca algum sangramento, a que se chama menstruao.

You might also like