You are on page 1of 12

A cor e a luz como dispositivos do espao espiritual de Barrgan

Maria Joo Duro


Professora Auxiliar, Coordenadora do LabCor mjdurao@fa.utl.pt

Arquitecta Nict Flores, A expresso plstica de Barragn revela uma tendncia introspectiva e religiosa, desde a visita ao palcio de Alhambra at construo da Casa Gilardi, confirmada no seu discurso de aceitao do Pritzker, ao colocar a pergunta de se a arte e a gloriosa histria da mesma alguma vez pode ser entendida sem a espiritualidade religiosa e sem um fundamento mtico:

Fig.1 Museu Nacional de Antropologia, Cidade do Mxico, Figura antropomrfica. (Foto: Maria

Joo Duro)

Cmo comprender el arte y la gloria de su historia sin la espiritualidad religiosa y sin el trasfondo mtico que nos lleva hasta las races mismas del fenmeno artstico? Sin lo uno y lo otro no habra pirmides de Egipto y las nuestras mexicanas; no habra templos griegos ni catedrales gticas ni los asombros que nos dej el renacimiento y la edad barroca ().

A inteno do presente artigo consciente da complexa e interactiva implicao dos factores culturais explicitados na construo artstica visa restaurar alguns dos significados (segundo Barragn) desaparecidos de um modo alarmante das publicaes dedicadas arquitectura, mas acolhidos com amor na sua alma: beleza, inspirao, magia, fascnio, sortilgio, serenidade, silncio, intimidade, espanto. A investigao feita no mbito de um ps-doutoramento1 e insere-se na problemtica dos modos de interna e externamente percepcionar e representar a realidade vivenciada sob a forma de corpos vibrantes. Nesta perspectiva, a informao captada pelos sentidos exteriores torna-se o imprescindvel auxlio para a actualizao dos sentidos interiores, com vista criao artstica. O primado da experincia caber, necessariamente, viso, pois que a prpria Divindade do Gnesis (I, 1-31) viu observou, aperfeioou e avaliou o intencional formar-se da Sua criao. E desde o incio ela precisou de luz para viabilizar a Sua obra (ib.,3), actualizando as qualidades do difano, e, com elas, afirmando as cores, nas dimenses fsica e psquica. A mestria da cor em Barragn transporta-nos a esse universo de beleza sagrada, que ressoa em eco nas profundezas da psique, preterindo de todo a condio de mero elemento decorativo. Os ambientes de Barragn - profanos ou religiosos - vitalizam-se com a energia que jorra de constantes e inesperadas fontes msticas de luz e de cor, seja no recolhimento penumbroso dos espaos fsicos interiores, seja forte luz dourada do dia, evocando memrias da arquitectura ancestral mexicana. O corpo humano, segundo as notas e os desenhos de Calatrava, entendido como estrutura dobrvel, com variadssimas configuraes, posturas e posies, traduzidas nas estruturas edificadas e, de um ponto de vista simblico, metafrico e analgico, requerem o contexto das variveis espao-tempo, luz, sombra, reflexos, materialidades e movimentos. Tal entendimento comunica-se nos seus dispositivos de viso e de luz, patentes, por exemplo, em estruturas como a do Hemispheric de Valncia ou o Olho , que reflectem a cor ambiente, em constante mudana natural, que designo de exosqueltica. Ao contrrio, a cor em Barragn afirma-se antes como endosqueltica, com a provvel inteno de provocar o alheamento dos rudos externos e internos que impeam a descida ao centro do corao. Tal a impresso que o guia da visita casa-estdio procura criar logo de incio, na penumbra da entrada, que o dourado de uma tela iluminada pela luz do dia lateralmente aviva. A cor encontra-se no mago de todas as pulsaes e transforma-se no som da respirao corporal e da conscincia transcendente.
1 Programa de ps-doutoramento na University of Salford, Manchester, U.K, sob responsabilidade de Marcus Ormerod e Rivka Oxman (Faculdade de Arquitectura, Technion, Haifa) com bolsa da Fundao para a Cincia e Tecnologia, Portugal.

A Iniciao aos Jardins Enchants


Colour is the most sacred element of all visible things. John Ruskin

procura das suas razes tnicas e culturais ibricas, Barragn foi tocado pela experincia da beleza dos jardins do Alhambra e pelo trabalho de Ferdinand Bac, ao ponto de Pauly2 considerar uma iniciao essa primeira viagem Europa. O seu trabalho revela, de modo constante, a procura interior da forma que permita a Barragn apropriar-se de cada objecto de modo a, transformando as partes, transformar o todo. Os seus jardins aspiram magia sobre quem os experimenta e traduzem qualidades de encantamento prprias do paraso terreno dos jardins do Generalife, concebidos por reis granadinos para retiro de paz, repouso e meditao, entre vegetao e pedra, cu e terra, no recolhimento de estveis ptios murados e vivas fontes de gua purificadora. Tambm os volumes geomtricos dos espaos exteriores e os ideais estticos do sublime foram adoptados por Barragn para materializar a focalizao do lugar central. Os jardins enchants de Ferdinand Bac - jardins secretos mouriscos que constituem espaos de intimidade e ptios abertos circundados de sebes influenciaram a concepo dos jardins e do terrao da casa-estdio de Barragn, cuja arte sempre se inspira na espiritualidade religiosa, visando por ela e nela atingir a dimenso transcendental.

2 Pauly D., Barragn-Space, and Shadow, Walls and Colour, Birkhuser: Basel, Boston, 2002.

Fig.2 Jardim da casa-estdio (Foto: Ren Burri, Luis Barragn, Phaidon Press)

A casa-estdio est situada em Tacubaya, ou Acozcomaz, no idioma azteca nahuatl, que significa lugar onde se junta a gua. A gua, matria imaterial da arquitectura, encontra-se sempre presente em todos os projectos de Barragn. Esse microcosmo habitacional funciona como lugar da sua memria introspectiva e, a um tempo, corpo vivo em mutao, conjugando a direccionalidade com a centralidade. De fachada andina, a casa nega-se ao ser para um mundo exterior apenas e desenvolve-se para a interiorioridade da transcendncia, assim encorajando a meditao mstica [dos ltimos fins], nas palavras do prprio Barragn, que, nas estaes oportunas da viagem, a presena de um Cristo crucificado ou de quadros como o da Anunciao e do Imperador Divino confirmam. Esse sentido de interiorizao foi percebido por Louis Kahn quando visitou a casa-estdio, pois afirma: A sua casa no apenas uma casa. a casa. Para tal sntese de um absoluto, muito contribuiu o carcter do eterno conferido aos materiais tradicionais. Barragn confere ao corpreo a misso transcendente de representar o esprito na matria. Para ele, quanto mais profunda a interioridade do ente (ens), mais profunda se espera a sua anulao existencial, por humildade lcida, o que significa que o corpo h-de falar mais do que acontece na alma do mstico: Quanta ms intimidade posee un ser, maior sera su nulificacion, es decir su cuerpo nos ablar mas de su alma. Nisso consiste o sublime, seja a experincia do espao ou a energia arrebatadora o factor por que o indivduo se diminui. A arte faz-nos ver, ouvir, pensar e sentir a realidade a um nvel mais profundo, ao criar formas no de imitao mas de revelao interior. A pintura, por exemplo, ritualiza num processo alqumico3 o modo por que se opera a transformao psquica. Francis Bacon considera que a sombra nas suas pinturas se deve a ela se ter escapado do corpo e Deleuze, analisando a pintura Scream, de Bacon4, observa que a totalidade do corpo se escapa pela boca, e regista a massa de cores que ferem e as arestas do corpo recortadas, em contraste com a lisura da lamela, uma camada fina, sem volume, onde os corpos se dissipam em Triptych.

As Cores enquanto Linhas de Memria


Ninguna Arquitectura de Barragn es perenne (). Hay un reencuentro de la inocencia, una conquista del Estado de Gracia para que no se pierda de Memoria . lvaro Siza 5

3 Duro, M. J., Sketching the Ariadnes Thread for Alchemical Linkages to Painting. FABRIKART-Arte, Tecnologa, Industria, Sociedad, 8, 2008. 4 Deleuze, G., Francis Bacon: Logique de la Sensation, Ed. De la Diffrence: Paris, 1984 5 Ruiz Barbarin, A., Luis Barragn frente al espejo, Coleccin Arquia/Tesis, nm. 26, Edicin Fundacin Caja de Arquitetos: Barcelona, 2008.

Tal como o desenho, que, na inesquecvel expresso de Matisse, atravs de linhas de memria torna visvel aquilo que invisvel, a casa-estdio de Barragn revela-se atravs da cor, nada sendo oferecido directamente e nada sendo bvio: cada compartimento de memrias tem de ser descoberto, na surpresa da fluidez dos espaos que nos transportam materializados com luz e sombra. lvaro Siza

criou a imagem do itinerrio em que se sente deslizar, levado pela casa6. a luz que guia os nossos impulsos e movimentos, desde o momento em que o corpo puxado para a luz que se desprende e emerge das escadas. O glorioso amarelo dourado manifesta-se como a primeira cor acessvel aos olhos, na casaestdio, articulando as restantes cores em constelaes de infinitas estrelas, e cada matiz e cada tom se revela em mirades de constelaes. Fascinante na sua complexidade, o trabalho de Barragn define a trajectria de uma procura de simplicidade asctica e sublime. Assim como a linha Ur, primordial, origina um mundo de projeces que cineticamente se convertem atravs do corpo do esboo do desenho, uma experincia mnemotcnica do itinerrio vai transformando as analogias da cognio com os indcios de quanto que visvel. O itinerrio do espao-corpo do estdio condutor da conscincia desperta em nosso corpo, revela o impacto mgico dos efeitos semiticos da cor endosqueltica.

Fig.3 Vestbulo da casa-estdio

Fig.4 Casa-estdio (http://degine.blogspot.com)

(http://degine.blogspot.com)

6 ibidem 7 Aristteles, De Anima (419-420), Edies 70: Lisboa, 2001. 8 Duro, M. J., O Difano e o , Ar-Cadernos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Tcnica de Lisboa, 6, pp. 144-147, 2006.

Entre o nosso corpo iluminado e o objecto iluminante situa-se o mistrio da cor. Para Aristteles, o olho no v forma: o que o olho v cor. No satisfeito com as doutrinas de Demcrito, Empdocles ou Plato, Aristteles introduziu a noo de difano, uma vez que a existncia do meio era necessria7. O difano no um corpo tridimensional, no tem qualidade prpria, sendo, por natureza, semelhante gua e ao ar: est mesmo neles contido, sem contudo a eles se identificar. O difano, enquanto acto do fenmeno luminoso, permite que as cores sejam perceptveis pelo olho corporal o meio, o intermedirio entre aquilo que se encontra entre um objecto percepcionado e o sujeito que percepciona de tal forma, que so interdependentes.8

As cores usadas por Barragn no representam, por si apenas, qualquer outra realidade que no a de si prprias: tm vida prpria, ainda que inspiradas na memria de uma civilizao onde o uso das cores era simblico: por exemplo, o branco simbolizava a mudana e o preto a morte; o amarelo simbolizava a vida e o sol; o azul simbolizava os cus, a gua e a chuva; o verde, simbolizava a vegetao e o carmesim a cor do sol nascente, e bem assim a comida-sangue do deus-sol Huitzilopochtli. Por outro lado, nesse contexto histrico e cultural, eram-lhes destinadas localizaes cosmolgicas: assim, para o povo maia, o branco encontrava-se no norte, o amarelo no sul, o vermelho no oriente e o preto no ocidente, enquanto o mundo era visto como um todo em azul esverdeado. Todavia, Barragn soube, com mestria de intuio artstica, conferir-lhes a magia de condutoras mudas do seu processo alqumico prprio, provocando ressonncias em espritos gmeos inquietos na procura da Beleza.

Experimentao com Luz e Cor No Mxico, a cor sempre foi caracterizada por uma constante exuberncia patente nos costumes quotidianos, profanos e divinos. A riqueza da cor extraordinria, provindo os pigmentos e as tintas de insectos, conchas, pedras, vegetao ou terra: so visveis o violeta e o rosa mexicano; os cambiantes do verde, do jade e do salva; o vermelho, desde o carmesim, o magenta, o fcsia, o buganvlea, o carmim ao escarlate; o azul, desde o anil, o azul-verde, o cobalto, o indigo, o verde-azulado, o cobalto, o safira, o turquesa - banhados em luz dourada. Barragn confere luz e cor a qualificao e a transformao dos espaos, com a liberdade do pintor, experimentando solues diferentes, at que o resultado incorpore emoo e beleza. Como exemplo dessa abordagem experimental encontram-se as escadas da Casa de Barbara Meyer, que foram alteradas nove vezes, at ter sido em definitivo adoptado o branco. Mas o processo de experimentao emprica envolvia diversas pessoas, entre as quais os interessados na casa, sem dispensar o avalizado olhar de pintores amigos. Os testes feitos no prprio local e o tempo que demoravam produziam uma maturao que Barragn pretendia fosse direccionada para a emoo.

Fig.5 Piscina interior da Casa Gilardi (Esq.) Foto: Ren Burri ; (Dir.) Armando Salas Portugal/

Barragn Foundation.

A casa Gilardi tambm foi sujeita a muitas dessas experimentaes, em particular a piscina e o corredor que a ela conduz, inundado de uma atmosfera sentida como solar e espiritual. Tal ambincia foi fisicamente conseguida com a colocao de vidros amarelos na parte posterior das aberturas do corredor, um expediente usado em janelas e portas da sua casa-estdio. De forma semelhante, ele pintou as paredes do ptio central, visveis do interior da casa, na paleta mexicana de rosa e violeta, alm das cores das flores da jacarand, por serem visveis a partir do interior da casa, assim concorrendo para uma experincia emocional do espao. A rvore centralizadora - um eixo do mundo (axis mundi) gera cor, luz e sombra em todos os volumes da casa, durante todas as estaes, ligando permanentemente o Paraso, que est em cima, com o sector homlogo que est em baixo, o jardim terreno. Barragn, que passava meses a contemplar as composies cromticas que criava, explicava a sua escolha criativa final como um pintor, justificando-a pelo prazer esttico e pelo equilbrio compositivo. Assim, a coluna rosa na piscina foi pensada no para cumprir uma funo arquitectnica estrutural, mas para trazer luz ao espao e melhorar as propores. Com o uso da cor na casa Gilardi, Barragn concilia a arquitectura internacional com a vernacular, integrando no acto criativo as tradies da arquitectura mexicana e da mediterrnica com as orientaes do movimento moderno. Johannes Itten, Wassily Kandinsky, Josef Albers so referncias imediatas das experincias cromticas e das interaces que Barragn explora para nossa subsequente descoberta, enquanto nos movimentamos ao longo da piscina. As interaces estendem-se quer s de natureza referente profundidade de cor e forma como s que envolvem planos de cor em termos de volumetria adjacente e de justaposio de tons. As mltiplas composies cromticas resultam da quantidade e da qualidade de luz incidente nos volumes e no espelho da superfcie reflectora da gua. Um rasgo de luz entra por cima e, tal como sucede no Mxico o sol intenso originar contornos rgidos e escuros entre a luz e as sombras coloridas, a piscina cria formas intrigantes com a luz natural, bem como com as sombras e os reflexos de ambos na membrana de gua, que estende as paredes em profundidade espacial e imaginativa. Esta estranheza e a sensao de mistrio atraiu Barragn escola surrealista, nomeadamente s pinturas misteriosas de De Chirico, Magritte e Delvaux.

Canais da Luz , da Cor e da Espiritualidade


Slo recuerdo la emocin de las cosas y se me olvida todo lo dems. Grandes son las lagunas de mi memoria. Luis Barragn

A casa-estdio de Barragn foi um laboratrio de experimentao de luz e de cor em que a luz amarela invade a atmosfera localizada por todo o lado, filtrada por vidros. O movimento do nosso corpo, atravs dos interiores silenciosos e as sequncias espaciais, preparam-nos para alteraes perceptuais que so sempre indirectas e lentas, magicamente reveladas atravs da percepo sensorial. Mathias Goeritz considerou emotivo o trabalho de Barragn e colocou os valores espirituais por ele indiciados acima de todas as funes, comparando Barragn a Le Corbusier, o qual afirmou ser a emoo um veculo determinante da criao potica. Segundo Barragn, a beleza consiste numa fonte de espiritualidade que resulta da mistura das cores com as quais Deus pintou as penas do quetzal, o firmamento, as rvores, o papagaio guacamaya e o jaguar, de acordo com os Maias e com a experincia que ele encontrou no silncio dos mosteiros em Assis, onde o som dos sinos, aliado ao passivo sentimento de solido, impulsionou o seu olhar escrutinador da sombra e da luz mstica. Por forma a criar ambincias de meditao espiritual, o estudo da cor e da luz essencial, tal como no seu projecto para a Capela das Capuchinhas, em que a ideia de semiescurido se torna um factor de concentrao muito influente.9 Barragn deveu, ainda, a sua inspirao artstica s divisrias verticais de Kiesler, com diferenas nas alturas interiores e noutras divisrias, que se estendiam ou retraam com facilidade. De facto, a Space House de Kiesler tinha a possibilidade de expanso e contraco, caractersticas que fundamentaram o seu conceito de habitao e de psicofuno. Por outro lado, a Endless House de Kiesler composta de superfcies que fluem umas nas outras, com as qualidades de um corpo vivo, - as cores e a luz a respirarem pesadamente e levemente.

Fig.6 Casa-estdio (Foto: Luisa Lambri)

9 Salvat, J., Luis Barragn: Riflessi messicani. Colloqui di modo (entrevista). Modo, Milan, 45, Dec. 1981.

A fachada da casa-estdio, sbria, despretensiosa, esconde um espao interior onde interagem diferentes fontes de luz natural, desde uma luminosidade altamente controlada at sombra. A habitao energizada atravs de solues de iluminao que conferem tons diferentes de profundidades de sombra que envolvem volumes geomtricos numa atmosfera ensopada de silncio. Os interiores so descobertos gradualmente, medida que os espaos so acedidos e o nosso corpo com eles interage enquanto fazemos a peregrinao pelos espaos de cobertura de madeira estranhamente flutuando e por escadas que parecem desafiar a gravidade. A pele das divisrias filtra a luz, as superfcies espelhadas reflectem a luz e projectam-na, duplicando a fisicalidade do espao e, consequentemente, a luz e a cor. O controlo da luz que entra na biblioteca, por exemplo, permitiu uma leitura profunda da obra proustiana Em Busca do Tempo Perdido, considerando-se as notas que Barragn tirou a partir das vrias edies de que ia dispondo. Cada quarto da casa-estdio revela memrias e sonhos atravs de livros, tapearias, pinturas tais como a pintura dourada de Goeritz, o anjo de Chucho Reyes e a Visitao esculturas e esferas de vidro multicor, materiais translcidos, pedra vulcnica, madeira da cobertura e do mobilirio por ele desenhado, a textura das tapearias, as divisrias translcidas e construdas com pele... As pinturas em si no acrescentam apenas estratos de tinta e cor, mas tambm reminiscncias bblicas, mitolgicas e simblicas. At a sua disposio dos objectos conducente ao bem-estar espiritual dos observadores, com o recurso a materiais como a luz, as penumbras, a transparncia (na sua relao com a abertura e o fechamento), as texturas, a unidade e a integridade. Uma das muitas composies de interaces cromticas de Albers, exposta na parede junto da janela, recebe luz, e, consequentemente, apresenta-se diferente ao longo do dia e do ano como que a confirmar o carcter efectivo das afirmaes de Albers sobre as interaces de cor. No Mxico, a luz intensa carrega a paisagem de luz gritante e as paredes de cores vivas apagam-se por excesso de luz e as casas protegem-se do sol, com ptios interiores que canalizam a luz para os interiores. Barragn confessa que, em criana, costumava observar o jogo das sombras nas paredes e reflectir sobre o modo como, medida que o sol enfraquecia, a aparncia das coisas mudava, tornando-se os ngulos mais fechados e as linhas rectas adquirindo maior evidncia10. Assim como qualquer corpo em mutao interna sujeita a foras exteriores, as casas tm de se adaptar luz, procurando sombras. Fragmentos do movimento do espao-tempo, a cor e a luz funcionam como vasos de sangue que fluem da aorta para os capilares formando um contnuo em que se ramificam e dividem,

10 Lus Barragn entrevista a Elena Poniatowska, Dirio Novedades, Cidade do Mxico, Nov. 28 e Dez. 5, 1976.

num padro que fractal. De modo semelhante, na casa-estdio, a entrada da luz controlada por janelas de tipologias diversas, tamanhos e funes diferentes: por exemplo, a janela do quarto de hspedes, desenhada em concordncia com o nmero de ouro, deixa entrar um rasgo de luz em forma de cruz este, um smbolo recorrente em toda a casa. A passagem entre a sala de estar e o jardim faz-se atravs de um rasgo lateral em relao ao vidro transparente da janela que prepara a mudana do corpo para o espao de um estranho jardim, com profundidade variada de verdes e configuraes espaciais simbolicamente calculadas. A janela no viabiliza acesso fsico ao jardim, apenas permitindo a sua contemplao em repouso e a qualquer hora. Esta grande abertura traz o jardim para o interior, tornando-o omnipresente, apesar de a sua visibilidade s ser possvel a partir de certos ngulos.

Fig.7 Terrao da casa-estdio (Esq.) Ren Burri, Luis Barragn, Phaidon Press; (Dir.) www.architectureweek.com

De qualquer modo, a casa e o jardim formam um todo. Sobre a biblioteca, o terrao faz-se eco de outras presenas, que se misturam na imaginao com as sombras projectadas nas paredes, a resguardar o seu espao do olhar pblico, profano. Umas escadas douradas conduzem ao terrao, qual tenda que tem o cu por nica cobertura, na soledade de um paraso escondido e que permite elevar os pensamentos da terra e baixar os do cu, na intuio da presena divina e no desejo esperanoso da ptria verdadeira do mstico. Barragn alterou a configurao do terrao, elevando os muros da tradio pr-hispnica. Experimentando cores e texturas nunca de si antes usadas, constri mais um desses lugares sagrados a partir da memria dos frescos que adornam os templos, palcios e tmulos.

Concluso Barragn inspira-se numa cultura que mescla a realidade com a imaginao e obtm como resultado uma obra atpica: espaos interiores, ptios, jardins e terraos esto espiritualmente carregados de bem-estar emocional. As suas experincias com a cor e a luz processam-se em conjugao com as relaes entre o interior e o exterior, e por isso as suas habitaes funcionam como dispositivos sensoriais que controlam o impacto efectivo que a luz tem na cor espacial, construdos, reconstrudos, transformados, continuamente crescendo como um corpo exposto luz e procura da sua sombra, fsica e junguiana. Composies de cor so usadas para testar interaces de cor-luz-sombra e caractersticas qualitativas de profundidade espacial como mediaes emocionais e espirituais das dimenses corpreas. Nesses laboratrios de cor, a experimentao envolve o movimento do nosso corpo atravs de sequncias magicamente descobertas. O processo criativo de Barragn foi uma procura transcendente, uma procura labirntica de memrias e ressonncias intuitivas. As cores da obra de Barragn emergem por si prprias, seguindo uma tendncia intrnseca que as faz ascender conscincia, movidas por uma energia corprea e inteligente, ao longo de um processo cujos vectores cruzam a dinmica criativa da natura naturans com a aparente fixidez da natura naturata. Barragn tinha conhecimento de uma energia inerente cor e a convico de que a cor que fora o carcter de qualquer coisa a revelar-se ao observador atento; por isso, usou a cor em toda a sua extenso para sincretizar culturas e integrar o corpo nas suas dimenses fsicas e metafsicas, em busca da serenidade possvel para o corpo e o esprito, conforme um mstico a concebe e espera: imperfeita e vulnervel na dimenso terrena, integral e eterna na dimenso celeste. Temos o seu trabalho para o testemunhar e as suas palavras para o sublinhar:
La serenidad es el gran y verdadero antdoto contra la angstia y el temor, y hoy, la habitacin del hombre debe propiciarla. En mis proyectos y en mis obras no ha sido otro mi constante afn, pero hay que cuidar que no la ahuyente una indiscriminada paleta de colores. Al arquitecto le toca anunciar en su obra el evangelio de la serenidad.

Bibliografia ARISTTELES, De Anima (419-420), Edies 70: Lisboa, 2001. DELEUZE, G., Francis Bacon: Logique de la Sensation, Ed. De la Diffrence: Paris, 1984. DURO, M. J., Sketching the Ariadnes Thread for Alchemical Linkages to Painting. FABRIKART-Arte, Tecnologa, Industria, Sociedad, 8, 2008.

DURO, M. J., O Difano e o , Ar-Cadernos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Tcnica de Lisboa, 6, pp. 144-147, 2006. ITTEN, J., The Art of Color, Reinhold Publishing Corporation: New York, 1961. KIESLER, F., Inside the Endless House, Simon and Schuster: New York, 1966. PAULY D., Barragn-Space, and Shadow, Walls and Colour, Birkhuser: Basel, Boston, 2002. PONIATOWSKA, Elena Lus Barragn (entrevista). Dirio Novedades, Cidade do Mxico, Nov. 28 e Dez. 5, 1976. RUIZ BARBARIN, A., Luis Barragn frente al espejo, Coleccin Arquia/Tesis, nm. 26, Edicin Fundacin Caja de Arquitetos: Barcelona, 2008. SALVAT SALVAT, J., Luis Barragn: Riflessi messicani. Colloqui di modo (entrevista). Modo, Milan, 45, Dec. 1981.

You might also like